Ir para conteúdo

(Possíveis) Soluções: Tela Azul


heru ~

Posts Recomendados

Olá!

Desde muito sempre o, nosso amado e odiado anti-cheat, GameGuard sempre deu conflito com alguma coisa. Atualmente muitos jogadores vêm enfrentando problemas em conciliar o uso do Windows em suas máquinas e jogar Ragnarök sem que a terrível Tela Azul da Morte (BSOD) apareça. Visando (tentar) solucionar esses problemas vim aqui de novo fazer um compilado de algumas dicas que podem (ou não) resolver esses problemas.

 

IMPORTANTE¹: Como nem todos os problemas são oficialmente solucionados, muitas das soluções partiram de jogadores e reunidas aqui, ou seja, não são soluções minhas, é bom frisar, apenas estou compilando tudo aqui de modo que fique mais fácil para os jogadores as encontrarem. Caso novas soluções apareçam e se mostrem eficientes tentarei trazer pra cá também. Não colocarei os nomes de quem já ajudou, porque vi muita gente ajudar ao longo das últimas semanas e esquecer alguém seria, no mínimo, rude de minha parte.

 

IMPORTANTE²: Obviamente não estarão listadas soluções que podem prejudicar seu SO ou seu jogo, mas é sempre bom manter uma pasta do seu bRO atualizado como backup para eventuais problemas!

 

Dito isso vamos à parte do porquê o GG implica com várias coisas e o que se sabe a respeito;

• O GameGuard esconde seus processos, gasto de memória, fecha aplicações definidas pela empresa contratante como trapaças, bloqueia algumas funções DirectX e Windows APIs, e se auto-atualiza periodicamente. (fonte: wikipedia) Ou seja, ele funciona como um rootkit, controla seu computador sem precisar da sua permissão, se infiltrando sem ser notado.

• Por alguma razão, certos programas vêm sendo o alvo do GG há algum tempo, temos como exemplos o Media Player Classic, alguns navegadores e alguns antivírus como o Avast. O fato do GG "implicar" com esses programas, considerando-os como uma ameaça (ou simplesmente porque talvez foi mal programado/feito), pode fazer desde o seu jogo não iniciar, o programa alvo não funcionar/não iniciar ou iniciar e fechar imediatamente, até uma tela azul no seu PC que é, atualmente, a maior queixa por aqui.

 

 

[TABLE=class: wikitable, width: 714]

[TR]

[TH=bgcolor: #000000]

RESOLVENDO: Tela Azul (Vale para W10 e outras versões)

[/TH]

[/TR]

[/TABLE]

[TABLE=class: wikitable, width: 714]

[TR]

[TH]Se, ao iniciar o jogo, seu computador BSOD e você usa o Avast:

[/TH]

[/TR]

[/TABLE]

 

1. Se o antivírus for, em algum nível, necessário:

  1. Faça um teste, desative o antivírus temporariamente e execute o jogo, se não voltar a dar a ocorrência de tela azul já se sabe que o problema é realmente com o antivírus e você poderá jogar, apenas deixe os módulos desativados enquanto estiver jogando.
  2. Se fez o teste, desativou o antivírus e, ainda sim, continuou dando o problema, experimente criar uma nova conta de usuário Windows com poderes de Administrador, onde o Avast não estará instalado. De preferência uma conta onde apenas esteja o jogo para evitar novos problemas e, inicialmente, testar se dará certo. Caso o jogo rode sem problemas você pode tentar reinstalar seus outros programas que não estiverem nessa conta (navegadores etc) e tentar ver se continua sem dar problemas.
  3. Se nenhuma das soluções anteriores funcionaram e você não quer se abdicar de jogar, o recomendado é trocar para um outro antivírus. Mesmo que o Avast seja seu preferido, enquanto não houver atualização do GameGuard, com ele vai ser impossível conseguir jogar, infelizmente.

2. Se o antivírus não for uma preferência ou uma prioridade: desinstale. Provavelmente seu problema terá sido resolvido.

 

Muitos dos atuais problemas têm sido causados pela incompatibilidade entre GG e ele. Há outros antivírus gratuitos por aí como o AVG, Norton, Panda, Malwarebytes etc. Você pode ver uma lista dos melhores e verificar um comparativo com o que de melhor cada um pode oferecer clicando aqui. Ou aqui, onde há uma outra lista de diversos antivírus gratuitos. Se o antivírus é algo que você preza muito e nenhuma das soluções apresentadas resolveram o seu problema, infelizmente, o caminho mais rápido para evitar futuras dores de cabeça (até a compatibilidade ser resolvida) é usando algum outro.

 

Vale salientar que caso nenhuma das soluções apresentadas acima tenha solucionado seu problema, mesmo com e/ou sem antivírus, cogite seguir os passos seguintes.

 

[TABLE=class: wikitable, width: 714]

[TR]

[TH]Se, ao iniciar o jogo, seu computador dá BSOD e você não tem problema ou não usa o Avast:

[/TH]

[/TR]

[/TABLE]

 


    Primeira Opção:
     

  1. Abra o "Menu Iniciar" e digite msconfig, tecle "ENTER".
  2. Clique na Aba "Serviços" e marque a caixa "Ocultar serviços Microsoft", isso irá impedir que você altere algum serviço do Windows que seja essencial para o PC.
  3. Clique no botão "Desativar tudo". (Assim você desativa tudo que não é essencial para que o Windows inicie, depois você pode retornar lá e ativar novamente, caso já tenha descoberto qual serviço causou a incompatibilidade. Isso é temporário e serve apenas para que você identifique o problema.)
  4. Clique na "Aba Inicialização de Programas".
  5. Desmarque todos os itens.
  6. Clique no botão "OK" e reinicie o computador.
  7. Uma vez feito isso, inicie o jogo normalmente e verifique se o problema foi solucionado, em caso positivo está na hora de verificar qual programa causou o problema. Para isso você precisará repetir o processo acima, a diferença vai ser que você precisará reativar um serviço ou programa por vez. A cada reativação você precisará reiniciar o seu computador e rodar novamente o jogo para testar até encontrar o problema. Essa é uma solução bem chata e demorada, mas resolve muitos dos casos em geral. Esteja com paciência e atenção para fazê-la.

     

    [*]Segunda Opção:

     

    1. Abra o "Painel de Controle".
    2. Dê um duplo clique sobre o ícone "Sistema".
    3. Clique em "Configurações avançadas do sistema"
    4. Em "Inicialização e Recuperação" clique no botão "Configurações".
    5. Desabilite a opção "Reiniciar automaticamente".
    6. Clique em "OK" e depois em "OK" novamente.

    Depois de fazer isso, tente abrir o jogo novamente e veja se o erro persiste.

    Caso queira algo a mais para tentar reparar, logo após fazer os passos acima, tente fazer os passos abaixo para corrigir algum arquivo do sistema que possa estar corrompido.

     

    1. Clique em "Iniciar", logo após clique em "Computador".
    2. Clique com o botão direito em "C:" (ou a unidade em que o Windows esteja) e logo após, clique em "Propriedades".
    3. Clique na guia "Ferramentas" e logo após clique em "Verificar Agora".
    4. Marque as opções abaixo:

        [*] Clique em "Iniciar".

        [*] Ao ser informado que o Windows não pode efetuar a verificação no momento, clique em "Agendar verificação de disco".

        [*] Clique em "Iniciar", após clique em "Todos os Programas", logo após clique em "Acessórios" e por fim clique com o botão direito em "Prompt de Comando" e clique em "Executar como Administrador".

        [*] Na janela do Prompt de Comando, digite SFC /SCANNOW e pressione "ENTER".

        NOTA: Entre o SFC e /SCANNOW existe um espaço.

        [*] Aguarde a conclusão do comando, reinicie o computador.

        [*] Após reiniciar, aguarde a conclusão da verificação.

        [*] Após o sistema iniciar, verifique se o erro persiste.

         

        [*]Terceira Opção:

        Se, ainda sim, o erro da tela azul persistir, baixe o
        BlueScreenView
        , ele lhe dará todas as informações referentes às BSOD que seu computador vem sofrendo. Tendo as informações detalhadas mas, ainda sim, você não saiba como prosseguir, você pode procurar na internet alguma solução, ou, aqui mesmo no fórum, abrir algum tópico com essas informações obtidas pelo programa, possivelmente tendo esses detalhes alguém poderá instruí-lo melhor.

         

         

        OBS: Apesar do compilado tratar de problemas com tela azul, muitos outros problemas ao jogo podem estar relacionados ao fato do GG estar conflitando com o Avast, assim como incompatibilidades gerais. Então, mesmo não sofrendo com BSOD, considere seguir os passos dados (com exceção da solução do BlueScreenView) e verifique se o erro em questão persiste. Outro ponto a ser observado é que o mesmo problema que está ocorrendo com o Avast, eventualmente, pode ocorrer com qualquer outro antivírus, então, se for o caso, poderá seguir os mesmos passos relacionados ao Avast, mas com o seu antivírus.

         

         

        OBS²(não referente aos problemas com o jogo, mas é que achei importante salientar, porque sim e ponto): À formatação do tópico que teve como referência e inspiração o [Guia] Avançado de Ninjas Ninpou by: Katsuye.

         

         

        SCXUWfr.gif EDIÇÃO: Solução temporária que o Fox deixou, mas que não engloba e/ou não cita W8x e W10: Solução temporária para incompatibilidade com o Avast - Tela azul.

    5. "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente"
    6. "Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los"
Editado por heru ~

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Ia jogar a mensagem aqui mas não tenho link. Procura como resolver problemas de incompatibilidade do Rag com o Windows 8(aqui no fórum!), eu acredito muito que deve resolver seu problema.

@Odin || Masher Defender - Redentor Lanceiro || Lord Knight Lans - RK Híbrido || Masher Merc - Futuro Mecha Híbrido

Link para o comentário
Share on other sites

Ia jogar a mensagem aqui mas não tenho link. Procura como resolver problemas de incompatibilidade do Rag com o Windows 8(aqui no fórum!), eu acredito muito que deve resolver seu problema.

Moço, você leu o tópico?

 

Eu formatei meu pc e instalei o windows 10, usei um programa para bloquear todas as atualizações do windows e desativei o windows defender...

 

Resolveu.

Que bom que seu problema resolveu, queria poder colocar isso no compilado, mas não é recomendado manter seu Windows desatualizado mesmo que tenha muita gente que o faça e não veja como um problema. O triste é que tenha tido que recorrer a isto por um problema do jogo que já deveria ter sido resolvido, mas ao menos solucionou o seu problema né.

 

@Tópico

Editado com o link para o tópico oficial de solução temporária que o Fox deixou.

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Visitante
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar Novo...