Ir para conteúdo

Erratas sobre ditados populares


Sublimis

Posts Recomendados

No nosso cotidiano fazemos uso do mesmo, mas sequer questionamos o real significado. Há expressões seculares que são utilizadas de geração em geração, e mal sabemos que estamos ensinando algo errado para nossos descendentes ou para nossos próximos.Um bom exemplo disso é o famoso ditado que é sempre utilizado (em piadas ou contos comuns) e que sempre foi visto aos olhos de todos de uma forma diferente. O ditado,“Quem tem boca vai à Roma” da a entender que quem comunica-se bem ou que questiona por informações, chegará à algum lugar, mas o ditado original não tem bem esse sentido. “Quem tem boca vaia Roma” é o termo originalmente utilizado. Há boatos e relatos de que o ditado fora feito com base na época de Nero.Outros ditados populares também foram modificados com o passar do tempo e com a famosa prática da comunicação interpessoal, transformando assim todo um contexto de um ditado popular, em algo turvo de seu significado original, como por exemplo “Quem não tem cão, caça com gato”. O termo original é “Quem não tem cão, caça como gato”, ou seja, caça sozinho. Os gatos, quando correm atrás de suas presas (que geralmente são ratos) sempre estão sozinhos, não precisando de companhia.Existem outras centenas de ditados que foram modificados com o passar do tempo, e toda essa mudança só nos faz crer que qualquer tipo de comentário ou fofoca pode mudar muito o contexto de uma frase.

Esse post foi retirado de uma postagem minha em um blog o qual faço parte (http://geekcomm.com/?p=1661#more-1661).PS: A ideia desse post foi homenagear uma amiga minha, a qual conversou comigo sobre esse assunto durante quase uma tarde inteira. Obrigado, Opheliac, você me inspirou. ?

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...