Ir para conteúdo

Sumo/Sacerdote ME depois do Renewal


Mr.Ribeiro

Posts Recomendados

Olá pessoas, tenho uma noviça T. no Thor e queria alguns toques sobre Sumos Exorcistas '-'Antes de virar trans, eu era full ME (99 dex / 9x int / 3x vit), upava muito bem antes do renewal, com ótimo cast e dano consguia solar sossegado, ou upar em lugares mais difíceis com mobbers. Com a chegada do renewal, o cast do ME tá absurdo! E o dano, ligeiramente reduzido... ao passo que upar solo ficou bem mais difícil e em grupo não vale a pena (até o cast acabar, o mobber já mata quase todos os monstros do mob antes de mim x_x).Mas enfim, eu simplesmente amo ME e vou sofrer muito se tiver que fazer um sumo FS XD ... battle priest até dá pra engolir... mas queria saber se ainda vale a pena criar um ME e se eu preciso usar equips específicos pro ME ser efetivo.Desde já, valeu a ajuda!  x_x Quero começar a upar logo sem medo da build ser fail >_

Link para o comentário
Share on other sites

Kyrie Eleison esta aguentando bem os Moobs e sobre o Cast Gigantesto de Magnus Exorcismus ainda temos Suffragium & Sacramentum
O que torna os exorcistas dependentes de Arcebispos com Sacramento (que ainda estão raros devido aos requisitos do mesmo). Fora que Sacramento na build obriga a abrir mão de Adoramus ou outras habilidades úteis. Exorcistas só terão espaço mesmo na classe final, porquê para segundas classes é inviável.

<center>

[sIGPIC][/sIGPIC]</center>

Link para o comentário
Share on other sites

ME está completamente inútil atualmente, eu tinha grandes esperanças de ser um Sumo ME antes do renewal, tava até juntando os equipamentos.

Escudo Mágico, que era a habilidade de defesa, agora está uma bela porcaria, no lvl 7 dura meio cast de santuário lvl 7 (sacer 99/50, 99int/dex e 2k de SP) num mob de 5 deviruchis na torre de geffen, ou seja, exorcista perdeu sua única defesa, pois ele não tem vit pra fazer KE algo considerável.O cast de ME tá com cerca de 5 segundos no fixo, completamente inviável para o up. Se você quer ser exorcista, você tem duas opções1) Virar um quando for arcebispo, sacrificar Adoramus e Judex pra pegar Sacrament2) Ter sempre um arcebispo com Sacrament e Suffragium quando você for upar

upar solo como sacer ou sumo = inviável, ser exorcista sem sacrament = inviável. 

Adeus, queridos exorcistas, terei sempre boas lembranças de vocês.

Link para o comentário
Share on other sites

Hmm... muito obrigado pela ajuda de todos! Ser um Sumo/Sacer "independente" sempre foi uma das coisas que eu mais gostava de ser ME... mas pelo visto, não tem mais jeito u_u ...pelo menos ta bem mais fácil pegar PT pra jogar agora XD Bom, por enquanto vou botar só int na novicinha T. (já ta por volta de 80+20, o resto 1, no lv 5x) e por enquanto, acredito que vou me render ao FS mesmo x_x ...mas caso eu mude de idéia, meto um pouco de dex e luk e soco o ME XD

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que seja cedo demais para descartar de vez os ME's.Afinal de contas, tudo mudou e a galera meio que nem sabe direito como serão as builds top. E por causa do grande aumento no cast do ME já o acham inútil...O que eu vi é que talvez dê para fazer algumas mudanças na forma de upar o ME (pelo menos enquanto Sumo). Uma coisa que antes do renewall o pessoal chiava horrores para fazer agora pode ser uma boa idéia: botar Kyrie Eleison 10. Pra isso, pode manter o SW e fazer o Meditatio rodar. Com o combo KE+SW acho que dá para segurar enquanto "o download carrega".Só isso? Lógico que não. Deverão haver também mudanças nas táticas de combate. Uma idéia seria colocar um santuário para afastar os bichos por um tempinho, ganhando tempo para fazer o download.Desculpem-me, mas não consigo aceitar que sacer ou sumo de ME tenha se tornado um inútil.

Link para o comentário
Share on other sites

Desculpem-me, mas não consigo aceitar que sacer ou sumo de ME tenha se tornado um inútil.
Concordo em grande parte, eu ainda procuro o que eu possa fazer para manter meu ME sem modificar a build dele para outra coisa.O Cast do ME é aceitável caso você tome a premissa que a Gravity criou o cast fivo para fazer com que os jogadores de classes de alta conjuração upassem com os outros e bem é o que tem acontecido.Se você visitar agora lugares como magma 2 e juperos você provavelmente encontrará grupos formados de 12 pessoas e agindo em grupo para uparem todos juntos usufruindo do bônus de 200% (mais detalhes) de experiência, mas se você for em Nifflehein 2, onde seria o melhor lugar para se upar em conjunto um sacerdote/sumo/AB ME na faixa do lv 95+, não há nenhum grupo deste tipo, sem contar também que o mapa é horrivel para se mobar os monstros.Então, infelizmente, nos so teriamos chances de grupo real com nossos ABs ME quando alcançarmos o nível 120 e começarmos a ir grupos no segundo andar da ilha esquecida. E ah! se um Arcano ou um Feiticeiro com Agni + Onda Psíquica estiver no grupo perca toda e qualquer esperança de upar como ME naquele grupo e procure então vaga como suporte sem Canto Candidus e Epiclesis alta.Enfim... Ainda acho que ME merecial algo mais do que um TJ sagrado que dá agidown e sim algo mais devastador ou no mínimo do nível de um Meteoro Escarlate do elemento Sagrado.
Link para o comentário
Share on other sites

Concordo em grande parte, eu ainda procuro o que eu possa fazer para manter meu ME sem modificar a build dele para outra coisa.O Cast do ME é aceitável caso você tome a premissa que a Gravity criou o cast fivo para fazer com que os jogadores de classes de alta conjuração upassem com os outros e bem é o que tem acontecido.Se você visitar agora lugares como magma 2 e juperos você provavelmente encontrará grupos formados de 12 pessoas e agindo em grupo para uparem todos juntos usufruindo do bônus de 200% (mais detalhes) de experiência, mas se você for em Nifflehein 2, onde seria o melhor lugar para se upar em conjunto um sacerdote/sumo/AB ME na faixa do lv 95+, não há nenhum grupo deste tipo, sem contar também que o mapa é horrivel para se mobar os monstros.Então, infelizmente, nos so teriamos chances de grupo real com nossos ABs ME quando alcançarmos o nível 120 e começarmos a ir grupos no segundo andar da ilha esquecida. E ah! se um Arcano ou um Feiticeiro com Agni + Onda Psíquica estiver no grupo perca toda e qualquer esperança de upar como ME naquele grupo e procure então vaga como suporte sem Canto Candidus e Epiclesis alta.Enfim... Ainda acho que ME merecial algo mais do que um TJ sagrado que dá agidown e sim algo mais devastador ou no mínimo do nível de um Meteoro Escarlate do elemento Sagrado.
adoramus para dar dano em 1judex dano em mob
Link para o comentário
Share on other sites

Enfim... Ainda acho que ME merecial algo mais do que um TJ sagrado que dá agidown e sim algo mais devastador ou no mínimo do nível de um Meteoro Escarlate do elemento Sagrado.
E ainda pra completar, ao menos no Sakray o efeito de diminuir agilidade não funcionava. :/

E os exorcistas IMO "perderam o encanto" quando vimos de perto as novas magias sagradas (e acho que o mesmo vale pros Fs... mas não vem ao caso). Judex tem uma "área" tão ridícula que nem de magia de área dá pra chamar, e Adoramus, passei uns 30 minutos tentando matar outro Arcebispo de brincadeira com ela e não deu certo. :pNem mesmo com o Conjunto do Julgamento de Bifrost eu acho que valerá a pena, me atrevo a dizer. E eu sou suspeito, não gostei da forma como os sacerdotes foram modificados na renovação e principalmente das "novas velhas habilidades" dos Arcebispos. Esperava bem mais. =/

<center>

[sIGPIC][/sIGPIC]</center>

Link para o comentário
Share on other sites

Desculpem-me, mas não consigo aceitar que sacer ou sumo de ME tenha se tornado um inútil.
Concordo em grande parte, eu ainda procuro o que eu possa fazer para manter meu ME sem modificar a build dele para outra coisa.O Cast do ME é aceitável caso você tome a premissa que a Gravity criou o cast fivo para fazer com que os jogadores de classes de alta conjuração upassem com os outros e bem é o que tem acontecido.Se você visitar agora lugares como magma 2 e juperos você provavelmente encontrará grupos formados de 12 pessoas e agindo em grupo para uparem todos juntos usufruindo do bônus de 200% (mais detalhes) de experiência, mas se você for em Nifflehein 2, onde seria o melhor lugar para se upar em conjunto um sacerdote/sumo/AB ME na faixa do lv 95+, não há nenhum grupo deste tipo, sem contar também que o mapa é horrivel para se mobar os monstros.Então, infelizmente, nos so teriamos chances de grupo real com nossos ABs ME quando alcançarmos o nível 120 e começarmos a ir grupos no segundo andar da ilha esquecida. E ah! se um Arcano ou um Feiticeiro com Agni + Onda Psíquica estiver no grupo perca toda e qualquer esperança de upar como ME naquele grupo e procure então vaga como suporte sem Canto Candidus e Epiclesis alta.Enfim... Ainda acho que ME merecial algo mais do que um TJ sagrado que dá agidown e sim algo mais devastador ou no mínimo do nível de um Meteoro Escarlate do elemento Sagrado.
MEs estão inúteis, por que até mesmo em nameless é melhor ter um feiticieiro/arcano para matar, que é mais rápido.O problema, no fim das contas, é ter ponto suficiente paraa SW 10 e KE 10. KE é baseado no HP, como nossa vit é baixa em relação aos FS, estamos em grande desvantagem aqui. SW está aquele lixo que tá atualmente. mesmo com os dois no lvl 10, não acho que iriam durar o cast de de um ME lvl10 com um mob decente lá na torre de geffen ou nieflheim, e santuário pra empurrar não adianta, o cast está um pouco alto e não dura tanto tempo assim.

No mais, só vejo MEs sendo realmente BONS quando forem AB 12x e upando com outro AB com Sacrament ou sacrificando Adoramus/Judex para pegar Sacrament. E, convenhamos, upar tudo de novo do 99 ao 150 só pra ter uma roupa diferente e um buff a mais é lastimável, pra não dizer vergonhoso

Link para o comentário
Share on other sites

Pode até ser, mas não independente em nível satisfatório... antes do renewal, quando tava encrencado um SW me resolvia todos os meus problemas, e, caso os atacantes não fossem demônio ou morto-vivo era só telar. Agora, pra não falar no cast do SW, não tá eficiente como antes...ainda acho que, se é pra upar em Partys, um FS é mais viável. E sem querer fazer flame (até porque me dói muito dizer isso XD) pelo que parece, realmente ME já era, pelo menos por enquanto... só se tiver muita grana pra bancar os melhores equips possíveis pra build ME. Espero que com o tempo apareça alguma solução x_x ... como to parando de jogar por um tempo, vou deixar minha Suma parada com todos atributos e skills resetados... quando voltar, com sorte encontro equips novos que ajudem ou sei lá .-. como dizem, a esperança é a última que morre kkkk

Link para o comentário
Share on other sites

É possível ter os buffs em área, Sacramentum, Judex e Adoramus maximizados na build '-'

A questão que estou vendo é que querem que o exorcista também vire O FS, O Battle... cada um na sua né gente. Segue a build de skills que pretendo ter no meu AB

Sumo-Sacerdote

Kyrie Eleison 10

Magnificat 1

Meditação 3

Assumptio 5

Lex Divina 5

Rec. SP 5

Lex Aeterna 1

Impositio Manus 3

Ressucitar 1

Esconjurar 3

Magnus Exorcismus 10

Aspersio 4

Santuário 7

Escudo Mágico 10

Graça Divina 1

Arcebispo

Clementia 3

Ancilla 1

Praefatio 5

Oratio 5

Expiatio 1

Sacramentum 5

Epiclesis 1

Judex 5

Adoramus 10

Gemini Lumen 5

Sopro Divino 3

Renovatio 1

Curatio 1

Canto Candidus 3

Considerações: Exorcista é exorcista, se você quer ser bom em suporte você faça um sacerdote FS então. Não era possível ter todos os buffs quando High Priest era o job máximo, não vai ser diferente agora, pois continuo sem um Magnificat alto, sem Suffragium e sem Gloria. Buffs você pega para atuar como um pseudo-FS quando a party não necessita de um ME. E, se você quer atuar como damage dealer, procure parties que vão para lugares onde você possa usar suas habilidades exorcistas... não vá para lugares onde você não faz nada. Aí não vai ser bom nunca mesmo. Se você ficar focando em ter todos os buffs, e ainda ter habilidades de ataque, então suplique para que a Gravity libere mais skillpoints para as classes. Deixe o suporte pro arcebispo que se especialize nisso, você causa dano.

Sobre as Habilidades de High Priest: KE 10, Assumptio 5 e SW 10. Diferente de antes da renovação? Sim, você tem que sacrificar uma coisa para ter outra... eu sacrifiquei Meditatio para ter KE, e acho que vale a pena pelos testes que fiz. O resto é o básico, Santuário em 7 (não necessita mais, não pra exorcista) e pré-requisitos para se ter Magnus Exorcismus.

Sobre as Habilidades de Arcebispo: Se você quer atacar, então tenha habilidades de ataque: Judex, se você consegue segurar o mob, você pode ir spammando para ir causando dano adicional ao ME e Adoramus mata o remanescente. Buff essencial é Sacramentum, que está lá na Build, além de Renovatio, que também está lá. Daqui você pode fechar Curatio no max (ou lvl 4 se não me engano) ou pegar Canto Candidus... Eu preferi a segunda opção pra facilitar quando eu precisar agir como um pseudo-FS, visto que o delay de Curatio Max vai ser tenso. Oratio não está tudo isso, então não investi. Prefatio você vai jogando com KE (por causa do delay). Silentium, num primeiro momento, achei o máximo, mas analizando... quando precisei mutar? Somente quando upava nos Anubis, e isso o Lex Divina fazia o trabalho muito bem.

Quanto a build, se você colocar em torno de 11x de INT, 10x de DES e 8x de SOR é possível colocar 8x de VIT (isso sem contar buffs e bonus de classe e equipamentos, estou falando puramente nos pontos que você distribui)... com equips bons (que não necessitam ser os tops) é possível atingir 3~4 secs de cast buffado, o que não é muito diferente do atual, além de um dano razoável. Vai tudo do planejamento de seu up, não somente tacar os pontos no status que você "sorteia" na hora.

Sei lá, eu ainda acho que Arcebispo Exorcisa será uma boa classe na minha opinião, e acho que não falei muita bobagem acima :p

Lembrando que eu prefiro e jogo PvM, não gosto de WoE e PvP. Mas, se você gosta destas modalidades, então acho melhor investir em um FS, não em um exorcista... será mais útil pro seu clã.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Sei lá, eu ainda acho que Arcebispo Exorcisa será uma boa classe na minha opinião, e acho que não falei muita bobagem acima :p

Lembrando que eu prefiro e jogo PvM, não gosto de WoE e PvP. Mas, se você gosta destas modalidades, então acho melhor investir em um FS, não em um exorcista... será mais útil pro seu clã.

É uma razoável, mas como você mesmo disse, faz seus sacrifícios. Só que IMO, ME perdeu o sentido se ser para Sumos e Sacerdotes. O Dano é menor que muitas outras classes mesmo em mapas que ME poderia ter vantagem, e no caso nas segundas-classe, há quase que obrigação de se upar com sacramentum ligado o tempo todo pra poder viabilizar qualquer coisa.

<center>

[sIGPIC][/sIGPIC]</center>

Link para o comentário
Share on other sites

 

É uma razoável, mas como você mesmo disse, faz seus sacrifícios. Só que IMO, ME perdeu o sentido se ser para Sumos e Sacerdotes. O Dano é menor que muitas outras classes mesmo em mapas que ME poderia ter vantagem, e no caso nas segundas-classe, há quase que obrigação de se upar com sacramentum ligado o tempo todo pra poder viabilizar qualquer coisa.

Claro toda build exige sacrifícios, no Ragnarok não é possível ter todas as skills.

Quanto a manter Sacramentum ligado o tempo todo, pensa comigo: se você tem benção e agi up (ou alguém na party que possua as skills), não é uma obrigação tê-las ativas? Não facilita o up? Pra mim vale o mesmo pra Sacramentum e Renovatio... Buffs não devem ser poupados, IMO.

É como dizer que um caster não gostaria ou necessitaria ter Bragi ativo mesmo tendo um bardo na party. O mesmo vale para Sacramentum de novo...

E, quanto ao dano do Magnus Exorcismus... aí depende da estruturação da sua build e também dos equipamentos que se usa.

 

Acho que ficou claro o que eu escrevi, espero não ter ficado confuso  .-.

Sempre vou defender essa classe, não adianta :p

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Quanto a build, se você colocar em torno de 11x de INT, 10x de DES e 8x de SOR é possível colocar 8x de VIT (isso sem contar buffs e bonus de classe e equipamentos, estou falando puramente nos pontos que você distribui)... com equips bons (que não necessitam ser os tops) é possível atingir 3~4 secs de cast buffado, o que não é muito diferente do atual, além de um dano razoável. Vai tudo do planejamento de seu up, não somente tacar os pontos no status que você "sorteia" na hora.
Este aqui meu amigo é o grande problema, mesmo com 170 DES e INT junto de Sacramento a conjuração mínima é de 1,5 segundos eu quando estava nas ultimas salinhas especiais estava conjurando meu ME em exatos 0,8 segundos de cast, com muito menos esforço para alcançar esse tempo do que pegar o job 47 e ter dinheiro para comidas para fechar os 170 dos atributos.Eu mesmo testei excessivamente o ME no beta, adoramus, judex, o próprio ME e comparado a novamente um HW nos perdemos em cast e dano para os mesmos em qualquer que seja o local do grupo. E se subirmos o nível comparando um AB ME com um Arcano de TV (que possui as 4 elementais básicas) o ME fica ridiculo!Vamos analizar, um Adoramus no nível 10 com o char 150 causa exatos 2250% de dano. Agora vamos pegar um Arcano com Meteoro Escarlate que causa 2800% de dano e pode aumentar se ele estiver com esferas de fogo. E ah! o Meteoro Escarlate pega em área e tem um cast em pequeno. Sem contar que pode ser aumentado o dano em 50% com amplificação mistica, indo para exatos 4200% de dano, ainda sem contar o Invocar esfera de fogo na brincadeira.Serio, pra que eu como lider do grupo, interessado em XP chamaria um ME para meu grupo se eu posso ter m arcano mais versátil e que causa mais dano? Somente se for o caso de este ME ser meu amigo ou caso eu precisasse de mais um meio suporte no grupo. Infelizmente.Eu to lá com meu sumo que era ME como AB totalmente resetado.esperando por algo que o faça interessante, caso contrário ele ficará assim até eu pensar em outra build para o mesmo...
Link para o comentário
Share on other sites

credo meu isso n pode ser verdade a build exorcista era a mais legal dos sacerdotes e agora.. só FS mesmo que vai valer a pena, queria saber qual a idade minima pra trabalhar na gravity, acho que 5 anos pra fazer tanta bestera isso pq a "renovação era para equilibrar o jogo"

 

q raivacai em depressao depois dessas noticias vo ter mais um char abandonado

 

Link para o comentário
Share on other sites

Ruuma Wellan, sua build está muito parecida com a minha, tanto em status quanto em skills omg :0

Btw, fiz alguns testes e Sacrament + set de Corrida + 10x de dex, deixa o cast de ME aceitável e relativamente barato (e fica ainda melhor com raffine).

E só pra constar, mesmo uma build puramente exorcista, como "pseudo-FS" em WoE ainda consegue ser bem útil (lógico, não tanto quanto um puramente FS, mas afinal, heals e buffs são sempre bem vindos e Clementia e Canto Candidus dá pra pegar de boa, mesmo com build exorcista =D)

----

E Kyrie, é verdade, lamentavelmente não dá mais pra se ter os menos de 1 seg de cast. Mas levando em consideração que o cast de todas as classes se modificou (e ficou mais lento) com o novo sistema dos 20% de conjuração fixa, pra mim não ficou tão pior que os outros assim.

Agora é claro, deve mesmo ser muito mais vantajoso pra um lider de grupo colocar um Warlock na party que um AB ME. Mas afinal MEs sempre foram, em sua maioria, criaturas solitárias, independentes, alternativas; que sempre preferiram upar solando felizes que dependendo de uma party. Logo, sob esse contexto, as builds MEs continuam sim bastante viáveis.

----

Comentário bôbo: Entendi porque o nome de Adoramus é Adoramus, eu adorei mesmo a skill =x

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...