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  1. Antes de mais nada gostaria de deixar claro que sou apenas um aprendiz na classe e estou tentando transmitir o que tenho aprendido sobre a build, por favor caso note algo destoante ou tenha alguma sugestão não deixe de comentar abaixo ou me mandar uma PM. Este guia visa abordar as várias perguntas sobre esta modalidade da classe assim como também preencher algumas lacunas nos guias atuais sobre a build. Por gentileza tenha certeza de ter lido a seção Perguntas Frequentes antes de enviar sua dúvida, esta seção assim como todo o guia estará em constante atualização. Este guia não irá abordar: MVPs e GdE diretamente. Sumário Atributos Habilidades Habilidades de Espadachim, Cavaleiro e Lorde Habilidades de Cavaleiro Rúnico Equipamentos Combox E.X.C Botas Temporais Mascotes e Consumíveis Locais e Dicas de Up 01 ~ 99 100 ~ Job 14 Job 14 ~ Base 121 127 ~ 145 145+ Perguntas Frequentes Tópicos Importantes Introdução à construção de Sopro do Dragão Os Cavaleiros Rúnicos por natureza são uma classe tank, ou seja, que aguentam apanhar bastante. As construções de sopro possuem um DPS médio para alto, distribuído numa rápida sequência de sopros que leva MVPs e mobs com muita facilidade. Por contar com vantagens elementais (fogo e água) os Cavaleiros Rúnicos de Sopro são muito versáteis contra MVPs e no up em geral, sendo uma das classes mais rápidas, fáceis e baratas de se upar. Dependem de poucos consumíveis e sua resistência natural aliada à uma Espada Solar tornam o up super tranquilo e efetivo, principalmente nos calabouços dos feudos. Atributos Começando com a parte mais importante da build. Basicamente o que geralmente se busca nesta build por ordem de importância: Cast rápido Alto HP Alta quantidade de SP ASPD para spammar o Sopro Capacidade de carga para consumíveis Algumas variações da build podem colocar o Alto HP como prioridade dando lugar ao rápido cast. Vale lembrar que esta é uma escolha pessoal. Sendo assim, os atributos podem ficar em algo como: FOR: 1~50 AGI: 60~80 VIT: 100~120 INT: 100~110 DES: 80~120 SOR: 1 A escolha dos atributos vai depender de sua preferência assim também com o seu orçamento para montar o personagem. Eu pessoalmente recomendo colocar 120 de DES logo após virar RK garantido assim a extinção do cast fixo de 0,5s do Sopro com as botas temporais. Um atributo muitas vezes subestimado pelos jogadores é a INT, além que te permitir soprar mais e aumentar a recuperação por itens de SP, vale lembrar que o SP Máximo influencia no dano do Sopro (ver fórmula abaixo). Habilidades Antes de explicar a parte importante da árvore de skills para esta build, vamos primeiro dar uma olhada na fórmula do Sopro: Dano = [(HP atual ÷50) + (SP Máx. ÷4)] × [(Nv. da habilidade × Nv. de base) ÷ 150] × [95 + (Nv. de Adestrar Dragão × 5)]% Logo de cara dá pra perceber que o dano do sopro é diretamente influenciado não só pelo nível da habilidade assim também como o nível de Adestrar Dragão. Habilidades pré-RK Logo mais vou falar sobre o up enquanto Lorde, mas já que estamos falando de habilidades eu vou destacar habilidades importantes para abrir enquanto Espadachim e Lorde. Vigor Obrigatória pra qualquer evolução de Espadachim, dispensa comentários. Golpe Fulminante Pode ser usado como skill principal para o up até virar Lorde, necessário nível 10 para abrir Impacto de Tyr. Aumentar Recuperação de HP Necessário nível 10 para abrir Relaxar. Perícia com Espada de Duas Mãos Necessário nível 1 para abrir Rapidez com Duas Mãos. Rapidez com Duas Mãos Indispensável para pegar um bom ASPD no end-game usando uma espada de duas mãos como Tae Goo Lyeon por exemplo. Necessário nível 10 para abrir Impacto de Tyr. Relaxar Skill muito útil para recuperar HP, altamente recomendada. Frenesi Não vai ser usado como parte da build mas é bom ter, principalmente porque só custa um ponto de job e pode ser usado em situações de emergência. Dedicação Um dos efeitos da habilidade é ativar Vigor, tem preferência por ser spammável mas deve ser usada com cautela pois também reduz sua DEF em até 25%. Perfurar em Espiral Esta habilidade vai ser essencial para seu up como Lorde visto que Agilidade é um atributo no qual você provavelmente só vai investir pontos no late-game. Habilidades como RK Bom, aqui o bicho realmente pega pois você como RK vai precisar de pelo menos 13 pontos de Job pra ter dano necessário para upar com o Sopro. A minha recomendação é seguir a seguinte ordem: Adestrar Dragão A primeira coisa que deve ser feita é colocar esta habilidade no nĩvel 5. Sopro do Dragão Com o Sopro de fogo no nível 8 (dependendo dos seus equips talvez menos) você já conseguirá upar tranquilo em Nifflheim ou nos Calabouços. Sopro de Gelo Pode ir investindo aos poucos e sem pressa, não será necessário nas rotas de up nem tão cedo. Perícia em Runas Recomendo colocar nível 5 assim que terminar de investir nos sopros pois a Runa Uruz vai ajudar bastante com a recuperação de SP. Equipamentos Antes de começar a falar sobre os equipamentos eu gostaria de ressaltar que existe uma diferença abismal entre os equipamentos no Thor e no Valhalla. Além disso os equipamentos serão listados por ordem de mais caro > mais acessível, portanto se você estiver com o orçamento limitado vá na última opção. Legenda Destacado em azul as opções voltadas para redução de pós-conjuração. Destacado em vermelho as opções para recuperação de HP e SP. Destacado em roxo as opções para redução de conjuração fixa ou variável. Destacado em laranja as opções de aumento de dano físico a distância. Destacado em verde as opções de aumento de VIT ou HP. Itens com • após o nome possuem mais de um bônus. Topo Boneca da Succubus Chapéu Chique com Pena com refinamento entre +11 e +15 com Carta Kiel Tiara dos Corações Alados com maior refinamento possível com Carta Kathryne Keyron ou Carta Kiel Elmo de Vanargandr +9 com Carta Kiel Olho da Cecil com maior refinamento possível Chifres Majestosos Malignos Chapéu de Moranguinho (caso use Morango Cristalizado) Tiara de Runas Chapéu de Rideword Orelhas Marrons de Fiera Livro Amaldiçoado Recomendações: Meio Óculos ou Óculos Escuros (caso use lenço infame) com Carta Kiel Máscara Esquisita com Carta Kiel Diadema do Paraíso Máscara Dourada Óculos Retrofuturistas Orelhas de Kardui Nadadeiras Verdes Recomendações: Baixo Lenço Infame •• Familiar de Combate Fone Descolado Morango Suculento Echarpe do Paraíso Hálito de Verme com Rosto •• Rabo de Gato Pergaminho de Tengu Presas Vampíricas Recomendações: Armadura Armadura da Khalitzburg com maior refino possível (ideal múltiplos de 3) Armadura Eclipse •• com maior refino possível e Carta Tao Gunka Cota do Dragão Malgino +9 ou +12 Armadura Tatenashi com maior refino possível com Carta RSX ou Cornutus Colete E.X.C com diagramas de A-HP Armadura Eclipse Desgastada •• com carta elemental ou cartas de HP Couraça de Boitatá com Carta PecoPeco, Carta elemental ou Carta Tao Gunka Túnica Gloriosa Recomendações: Arma +9 Tae Goo Lyeon Com 2 Cartas Esqueleto Arqueiro ou 2 Cartas Mosca Caçadora e 2 Pedras de Mira Apurada Espada Solar com Mira Apurada +10 Maça da Valquíria Mágica (ou qualquer outra arma de 4 slots) com: 4 Cartas Esqueleto Arqueiro 4 Cartas Arqueiro Imortal 1 Carta Drácula e 3 Cartas Mosca Caçadora (pode substituir a Mosca Caçadora por Carta Atiradora de Elite Cecil) Pique ou Main Gauche com 4 Moscas Caçadoras ou 4 Cartas Esqueleto Arqueiro Recomendações: Escudo +12 Escudo de Sleiporing Escudo de Nero, Fotia ou Anemos (pela resistência a propriedades e por serem indestrutíveis) Escudo do Dragão Broquel Evoluído +7 Escudo do Fogo (combo com Bracelete Suntuoso) +7 Escudo da Água (combo com Bracelete Suntuoso) Escudo de Bradium Escudo da Valquíria com Carta Hodremlim, Carta Alice ou Carta de redução de dano racial Recomendações: Botas Botas Ancestrais •• +12 ou mais com Carta Soldado Atirador Sapatos Convergentes com Carta Ferus Verde, Carta Verit ou Carta Soldado Atirador Botas Aladas•• com refinamento +7 Botas Temporais DES com Carta Soldado Atirador, Carta Verit e/ou encanto de Mira Apurada Sapatos Divergentes Recomendações: Capa Bata de Etran +8 com Carta Alliot ou +12 com Carta Deviling Asas de Arcanjo Caído com encantos de Mira Apurada e Carta Menblatt ou Raydric Motor E.X.C com diagramas situacionais (ver abaixo) Pele da Rainha Verme com encantamentos de VIT e Carta Menblatt ou Raydric Pedaço de Pele do Guardiao Recomendações: Acessórios Grilhões de Hdrodvitnir (combado com o Elmo de Vanargandr) Morango Cristalizado •• Anel Revigorante Lágrima de Valquíria •• Pó de Fada •• Bracelete da Valquíria Mágica •• Anel do Especialista Bracelete Suntuoso (combado com o Escudo do Fogo e/ou Escudo da Água) Selo de Ur com encantos de SP Recomendações: Combo E.X.C Como descrito acima na lista de equipamentos, o Combo E.X.C é uma ótima opção para Cavaleiros Rúnicos de Sopro, além dos bônus naturais dos equipamentos, com ou sem refino, os diagramas adicionam uma imensa versatilidade a estes equipamentos, abaixo vamos ver os melhores encantamentos para estes equipamentos. Nota: Vale lembrar que estes equipamentos não são encantáveis em Malangdo, apenas em Verus usando os Diagramas obtidos a partir de Tanque Velho, mais informações aqui. Diagrama de A-HP: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, dá +5% de HP. Definitivamente melhor opção para aumentar o DPS. Diagrama de C-Mental: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, aumenta recuperação de SP em 100% se refinado +7 e em 50% se refinado abaixo disso. É impressionante a quantidade de SP recuperada usando 3 desses. Diagrama de C-Físico: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, aumenta recuperação de HP em 100% se refinado +7 e em 50% se refinado abaixo disso. A recuperação não reflete tanto, só use se não tiver como por 3 C-Mental. Diagrama de A-SP: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, dá +3% de SP. Não aumenta muito o dano no sopro mas se você não tiver nada melhor pode usar. O Colete E.X.C figura como uma das melhores armaduras para RKs de Sopro, se não a melhor, quando equipada com os Diagramas de A-HP. Os bônus no refino +9 e level 130 com 3 Diagramas de A-HP são: +10 de VIT e +27% de HP. Botas Temporais As botas temporais vieram pra mudar o meta dos RKs de sopro quase que completamente, onde antigamente o mais usado eram as convergentes deu lugar às Botas Temporais DES pela redução de cast fixo com 120 de destreza. Quase que por via de regra é recomendado o uso das Botas Temporais DES, além disso é importante notar que apesar de você poder slotar a bota temporal para colocar uma carta Soldado Atirador, o encanto de Mira Apurada 4 não requer refino, é barato e na maioria dos casos vai aumentar mais seu dano. Agora vamos falar um pouco sobre os encantos especiais das temporais: Instinto (+200 DES): Muito interessante para pegar cast instantâneo, porém tem a desvantagem de perder 250 de SP por ativação. Histeria (+200 VIT): De longe o melhor encanto já que durante a o efeito o sopro não recebe a penalidade da redução de dano. Como RKs mobam bastante, e apanham bastante, o efeito desta bota ativa muito. Apesar do seu HP não encher quando o efeito ativa, você soprar logo em seguida para enchê-lo e assim matar o resto do mob com apenas um sopro de HP cheio. Ânimo (Esquiva Perfeita): Eu pessoalmente não recomendo mas pode ser interessante pra quem esteja apanhando muito, a desvantagem do efeito é perder 2k de HP e 200 de SP por ativação. Mascotes e Consumíveis Às vezes alguns detalhes podem fazer a diferença no seu desempenho de end-game ou até mesmo durante o up, então vou listar aqui alguns mascotes e consumíveis que podem facilitar e muito a sua vida como Cavaleiro Rúnico. Mascotes Abaixo segue uma pequena lista de mascotes que podem ser úteis e seus respectivos bônus de lealdade alta. Succubus: 2% de chance de converter 5% do dano causado em HP Incubus: SP máximo +5% Loli Ruri: HP máximo +3%. Chance de usar Cura nv. 1 no jogador ao sofrer ataques físicos. Golem: Adiciona 250 ao HP. Medusa: VIT +1 e tolerância a petrificação +5%. Ninfa Perversa: Adiciona 30 ao SP e regeneração natural de SP +5%. Bebê Selvagem: Adiciona 50 ao HP e VIT +1. Bongun: VIT +1 e Tolerância a atordoamento +1%. PecoPeco: Adiciona 150 ao HP e retira 50 do SP. Rocker: Adiciona 25 ao HP e renegeração natural de HP +5%. Consumíveis Eles podem fazer uma diferença e tanto em cenários de MVP e GdE, podendo deixar o sopro com cast instantâneo e aumentando bastante o DPS. Pílula de HP: HP máximo +5% e recuperação natural de HP por 1 hora. Pílula de SP: SP máximo +5% e recuperação natural de SP por 1 hora. Poção Grande de HP: HP máximo aumentado em (2500 + (10/3)*[Nível Base]) por 500 segundos. Poção Grande de SP: SP máximo aumentado em ([Nível Base/10] + 5)% por 500 segundos. Coquetel Uivante: INT +20 por 5 minutos. Carne ao Vinho: VIT +20 por 5 minutos. Chá Gelado de Siroma: DES +20 por 5 minutos. Coquetel Sopro do Dragão: INT +10 por 20 minutos. Cozido Imortal: VIT +10 por 20 minutos. Tônico de Hwergelmir: DES +10 por 20 minutos. Palitos de Cassis: INT +15 por 30 minutos. Palitos de Chocolate: VIT +15 por 30 minutos. Aumenta a recuperação de HP por itens de cura em um valor aleatório entre 11% a 33% por 10 minutos. Palitos de Limão: DES +15 por 30 minutos. Locais de Up Uma consideração que eu gostaria de fazer é que caso você não tenha pressa, quando RK até o 124 compensa muito esperar os feudos abrirem pois a velocidade do up lá é sinistra, principalmente no Valhalla que os mapas geralmente ficam vazios. Base 01 ~ Base 99 Base 100 ~ Job 14 Job 14 ~ Base 127 Base 127 ~ Base 145 Base 145+ Perguntas Frequentes A Carta Tao Gunka é essencial para RKs de Sopro? É possível reduzir pós-conjuração sem Kiel? Qual a melhor FAW para o meu RK? Vale a pena sacrificar VIT para usar as Botas Temporais DES já no nível 100? Quando devo começar a investir pontos em AGI? Vale a pena usar Tae Goo para upar? Quais consumíveis posso usar no meu RK? Tópicos Importantes Abaixo eu vou deixar uma pequena lista de tópicos e discussões principalmente relacionados a itens novos para a construção de sopro, assim caso você tenha interesse pode ver toda a discussão a respeito e entender o motivo do item ser bom ou não: Pó de Fada - Discussão Óculos Retrofuturistas - Discussão Laço Infame e Morango Cristalizado - Discussão Escudos do Festival de Brasilis Armadura Eclipse e Botas Ancestrais
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  2. Como a chegada de novos equipamentos no último ano acabaram por fazer os guias existentes desatualizados eu decidi fazer este pequeno guia para sentinelas full tempestade enquanto o Dioni não libera o guia completo dos sentinelas. Este guia tem objetivo de ser o mais objetivo possível então vou incluir apenas atributos e equipamentos de up, assim excluindo os temas: MVP, Árvore de Skills e Locais de Up. Equipamentos Estou começando com os equipamentos porque foi o motor de mudança do meta no último ano. Vou listar os equips pela ordem de mais caro/difícil de conseguir > mais barato/mais fácil então se seu orçamento for apertado vá sempre na última opção. Topo Chapéu Chique com Pena com maior refinamento possível (preferível +11) Elmo do Xogunato Tiara de Outono (preferível +9) Olho da Cecil O chique é até agora o melhor da lista, por ter os mesmos bônus de ATQ do Xogunato mas também por dar bônus de dano a distância e combar com o Pedaço de Pele do Guardião. Pode ser usado sem refinamento ou no +4 caso tenha um Pedaço de Pele do Guardião bem refinado, ao contrário prefira as outras alternativas. Cuidado se for optar pelo Xogunato, pelo preço pode não compensar. O olho da Cecil é a opção mais barata. Para leech ou up podem ser usados: Boneca da Succubus Elmo de Vanargandr com bom refino Chifres Majestosos Malignos Chapéu de Rideword Livro Amaldiçoado Tiara de Runas Tiara de Runas também ocupa meio e nos meus testes ativa bem mais que o Rideword. Cuidado com o Livro Amaldiçoado pois ele só passa a equivaler ao Rideword no refino +8, mas ao contrário das demais opções pode ser dropado dentro do jogo. Meio Diadema do Serafim Aqui não tem muito o que discutir, Serafim ainda é superior a qualquer outra opção e é o que torna o up com a build viável, requer 120 de INT para ter todo se potencial. Ele é praticamente obrigatório, então apesar de ter outras alternativas no meio não vou incluir para não confundir quem estiver lendo. Sobre o combo do tengu, apesar de ter menos dano do que com Serafim ele pode ser usado apesar de não compensar muito pelo preço e requerer 120 de FOR o que para níveis mais baixos é complicado. Baixo Orbes Arcanos Familiar de Combate Balão de Pouring Natalino Máscara de Fugitivo Cuidado com os Orbes Arcanos pois pelo preço pode não compensar, o Familiar de Combate custa cerca de um terço do valor dele. Para leech ou up pode ser usado também: Pergaminho de Tengu Vacina da Cura Presas Vampíricas (apenas caso vc costume ir com peso acima do 50%) O Biscoito de Coração não permite que seu cast seja interrompido, isso também pode ser feito com uma Carta Fen num acessório. A desvantagem da Carta Fen é que ela aumenta seu tempo de cast em 25%. Armadura Armadura da Khalitzburg Malha das Asas da Luz bem refinada A malha das Asas da Luz é mais barata então vocẽ pode ter várias com respectivas cartas de redução elemental e também são encantáveis, sendo a melhor opção além de dar bônus para Tempestade se você estiver usando o set completo. Para up ou leech: Cota do Dragão Maligno +9 ou +12 Malha das Asas das Sombras +9 (se usada em conjunto com Botas Aladas) A Cota do Dragão Maligno pode ser usada neste caso para substituir os equipamentos de recuperação de HP/SP no topo/baixo deixando eles livres para aumentar mais seu dano. Atente para este ponto pois a recuperação da Cota deve superar o que você teria no topo e o que você terá no topo deve superar o bônus da Malha da Luz/Khalitzburg. Mão Arco Gigante +9 Besta Grande com maior refinamento possível Arco Élfico O Arco Gigante só compensa se for usar o combo gigante inteiro. Cuidado se optar pela besta grande pois o preço pode não compensar. O Arco Élfico é a opção mais barata porém a menos versátil pois você perde a vantagem elemental visto que ele requer o uso de Flechas Élficas, é possível contornar este problema com conversores elementais. Capa Asas de Arcanjo caído +9 com encanto de Mira Apurada Pedaço de Pele do Guardião com maior refinamento possível Sobrepeliz das Asas da Luz As asas de Arcanjo caído para tempestade só compensam se você tiver o combo Gigante mas não tenha o Chapéu Chique com Penas. A pele do Guardião só compensa se você tiver o Chapéu Chique com Penas. O Sobrepeliz das Asas da Luz é a opção mais barata mas requer o set da luz completo. Lembrando que é recomendável deixar sua capa limpa até a chegada das cartas de Eclage. Sapatos Botas Gigantes +7 ou +9 Sapatos das Asas da Luz As Botas Gigantes requerem refinamento +7 para o combo mas podem ser refinadas até o +9 para usar com a Carta Soldado Atirador. Para up ou leech: Botas Aladas Acessórios Proteção do Gigante Pó de Fada (combo com Mira Apurada nas Asas de Arcanjo Caído, Malha das Asas da Luz ou Botas Temporais) Anel do Capiroto Pingente da Voragem Broche das Asas da Luz Proteção dos Gigantes é parte opcional do combo Gigante mas altamente recomendado, inclusive você pode usar dois deles se optar por 120 de FOR. Anel do Capiroto tem um combo interessante com as essências de FOR e pode ser usado tanto em conjunto com a Proteção dos Gigantes quanto como o Pingente da Voragem. O Broche das asas da luz é obrigatório para fechar o set da luz. Acessórios para Combo Gigante: 2x Proteção dos Gigantes com Carta Scaraba Dourado (caso tenha 120 de FOR) 1x Proteção dos Gigantes com Essência de FOR2 + 1 Anel do Capiroto com Essência de FOR1 O Pingente da Voragem pode ser usado junto com o Capiroto tendo também uma essência de FOR2 mas só no caso de você não usar o combo Gigante. Para finalizar o combo do Capiroto você pode colocar uma Essência de FOR3 no topo ou na bota. Para leech ou up pode ser usado: 2x Amplificador de Som Atributos Esta é uma parte bem sensível do guia pois depende bastante do seu estilo de jogo, abaixo vou dizer quais os valores você pode tomar como sugestão para sua build. FOR: 1 ~ 120 AGI: 1 ~ 70 VIT: 30 ~ 100 INT: 80 ~ 120 DES: 100 ~ 120 SOR: 1 ~80 Força Deve ter um valor alto caso você opte pelo combo gigante, caso não, o único propósito deste atributo é para ajudar a carregar mais itens. Agilidade Só recomendo investir pontos em AGI caso não vá usar o combo Gigante, assim você poderá pegar 183 de ASPD com consumíveis (Buffs VIP, Cozido de Drosera, Bala de Guaraná, Poção do Despertar e Suco Celular). Caso use o combo gigante deixe em 1 se a esquiva não lhe fazer falta. Vitalidade Atributo que varia muito de acordo com sua forma de jogo e se pode arcar com certos custos. Caso queira deixar a FOR em 120, você pode reduzir pontos de Vitalidade mas é altamente recomendável ter uma carta Orc Herói para suprir a falta de VIT. Inteligência Caso vá usar o Diadema de Serafim, é praticamente obrigatório ter 120 de INT. É recomendável inclusive guardar pontos de atributo antes de virar sentinela para já ter 120 de INT logo após o teste de classe. Caso não possa usar Serafim, ainda sim é necessário uma quantidade alta de pontos por ajudar com o SP. Destreza Este é o atributo diretamente relacionado com seu Dano/Precisão. Se for usar o Combo Gigante você pode deixar sua DES em 100 ou 110 para investir mais pontos em FOR mas recomendo usar Benção de Tyr para suprir a perda de precisão. Sorte Só recomendo investir pontos em sorte se em algum momento vá usar uma build de Esquiva Perfeita ou se estiver com pontos sobrando e queira aumentar sua resistência a status negativos.
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  3. Introdução [Contém spoilers do Manhwa, caso tenha interesse leia antes do tópico] Liza Kahn Himmelmez (Ou Hime-Chan para os íntimos) é uma Valquíria-Necromante responsável por quase toda desgraça que acontece nesse jogo Suas habilidades incluem Transmutação Humana, Controle sobre os Mortos, Dominação de Veneno, Alquimia, Distorção da Realidade e Poderes Arcanos Ficou conhecida por ser uma das necromantes mais poderosas que já caminhou por Rune-Midgard. Até hoje nunca foi explicado como ela pode ser ao mesmo tempo uma Valquíria e uma Necromante, na mitologia o trabalho das Valquírias era guiar os guerreiros mortos para o Valhalla ou para Hel Se refere como Filha da Morte, e tem o poder de absorver a alma dos inimigos Uma das generais mais fortes da Deusa Freya, sua arrogância é justificada por sua efetividade, todos que se opuseram ao seu exército sucumbiram, apenas para se juntar a sua legião de mortos vivos. Talvez sua única fraqueza seja seu excesso de confiança História Lendas antigas dizem que o mundo foi criado pelo gigante Ymir Odin, o mais sábio dos Deuses, assassinou Ymir e seu corpo criou Midgard, a terra dos humanos O sangue de Ymir tornou-se os mares, sua carne tornou-se a terra e seus ossos tornaram-se montanhas Porém a fonte de todo o poder, o objeto que dava vida a esse reino era o Coração de Ymir Após a primeira chegada do Ragnarök, 1,000 anos atrás, a localização do Coração foi esquecida pelo mundo, mas poucos ainda conheciam seu paradeiro O que trouxe sua localização de volta da escuridão foi a crescente guerra entre Deuses, Demônios e Humanos A Deusa Freya, líder das Valquírias, procura pelo Coração de Ymir para controlar Midgard pelos próximos 1,000 anos Após descobrir que sua localização era abaixo da cidade de Prontera, Freya enviou a Necromante Himmelmez e a bruxa Bijou tomarem posse do objeto Varinha/Florete de Hela e o Manto das Trevas Invasão a Glast Heim No ano 729 D.G Himmelmez atacou Glast Heim enquanto o rei Schmitz estava ausente. Sua missão era originalmente adquirir o fragmento do Coração de Ymir para a Deusa Freya, mas escolheu usar esse poder para tentar se tornar uma Deusa Completa Quando confrontada pelo Sábio Varmuth e o Comandante Heinrich, ela transformou todos os membros das Cavaleiras de Khalitzburg e da Ordem dos Cavaleiros Brancos em hordas de mortos-vivos, criando um espaço dimensional entre o santuário e o primeiro andar da cavalaria Enquanto Varmuth e Heinrich estão enfrentando a horda de Zumbis, o último soldado vivo confronta Himmelmez no Santuário, o Cavaleiro Rúnico Geraldão Geralt Como punição por sua heresia, ela o tortura até a chegada dos aventureiros Ao ver seu último soldado nas mãos da Necromante, Heinrich implora para que Himmelmez deixe-o ir, dizendo que sangue demais já foi derramado Nesse momento Hime-Chan zomba dos aventureiros e transmuta Geralt no monstro Amdarais Antes de desaparecer ela diz a Heinrich que eles se encontrarão novamente e some juntamente com o Fragmento do Coração, deixando para trás o cavaleiro transmutado, que eventualmente é morto pelos aventureiros Como consequência as 7 famílias reais fogem para Prontera, abandonando Glast Heim (que na época era considerada a capital do reino de Rune-Midgard), o Rei Schmitz é deposto tornando Grenholm Von Gaebolg o novo rei. "A criação do mundo perfeito ... através da destruição total do antigo. Quão poético." Arsenal Varinha de Hel: Sua arma principal, uma varinha que pode também se transformar em uma espada O veneno que ela transmite só pode ser curado pelo Anel de Mimir, era usado para matar lentamente seus inimigos e transformá-los em mortos-vivos para seu uso pessoal. Manto das Trevas: Protege seu usuário de ataques físicos, transformando-se em várias armas. As vinhas nas costas podem se transformar em um escudo, e também em diversas armas Anel de Mimir: uma poderosa joia, é a única coisa que pode curar o veneno da Varinha de Hel Sussurro Sombrio: Uma fortaleza voadora gigante, habitada por uma legião de monstros Horda de Mortos vivos: Hime pode transmutar facilmente humanos ou seres inferiores em mortos vivos e exercer controle sobre eles O olho de Mimir Criações Origem da Maldição: A fonte da corrupção usada para causar a queda de Glast Heim, transformando as Cavaleiras de Khalitzburg e os Cavaleiros Brancos em monstros mortos-vivos Amdarais: Mesmo após ser transmutado, Geralt ainda tinha consciência e tentou se impedir de atacar seu comandante Stephen Jack Ernest Wolf: Golem usado durante a invasão de Prontera, chefe da instância Sussurro Sombrio Cavaleiro Imortal: Um dos lacaios que pode ser encontrado dentro das salas secretas no Sussurro Sombrio, antes de ser transmutado era conhecido como Liel, o Berseker Fantasma Imortal: Um dos lacaios que pode ser encontrado dentro das salas secretas no Sussurro Sombrio, antes de ser transmutado era conhecido como Nazohina, o Arquimago Bijou: Mesmo não sendo verdadeiramente uma de suas criações, Himmelmez teve grande influencia na sua transformação Amdarais, o MVP que toma 1kk de dano pra qualquer skill Morte Pela vontade do destino, os únicos com poder e coragem para se opor as forças de Freya estavam em Prontera no momento da invasão Chaos, a reencarnação do deus Balder e Loki, mestre dos Assassinos entram na fortaleza voadora para enfrentar Himmelmez Enquanto isso Fenris Fenrir, a Arcana e a Arcebispa Iris Irine vão as catacumbas de Prontera, onde está localizado o Coração de Ymir Lá elas travam uma violenta batalha contra a bruxa Bijou, que teria matado ambas se não fosse impedida por Sarah Irine Apesar de Sarah e Iris serem irmãs, a intenção da Valquíria nunca foi salvar sua irmã, ela apenas eliminou Bijou após descobrir seu plano para ajudar Himmelmez a roubar a Jóia Em seguida Sarah segue para a fortaleza voadora, onde elimina Himmelmez, dessa vez salvando Loki e Chaos que estavam prestes a serem mortos Chaos já estava praticamente morto pelo veneno, e Loki mesmo mostrando grande resistência se provou inferior a Hime em combate Apesar de serem inimigos, Sarah entrega o Anel de Mimir para Chaos Hime após ser derrotada Curiosidades ✧ Hime é uma das 12 valquírias, juntamente com Randrigs e Sarah Irine (as outras ainda não apareceram na história do jogo) ✧ Na tradução inglesa do Manhwa, sua arma foi traduzida como Varinha de Hela ✧ Em sua descrição a Varinha tem 70% de chance de transmutar o alvo em Morto-Vivo (e também da atq+ 6) ✧ O segundo andar da Cavalaria de Glast Heim não fazia parte do castelo, foi criado pela magia da Hime e permaneceu existindo após a queda da cidade ✧ Mesmo após sua morte suas transmutações jamais voltaram a ser humanos ✧ Especula-se que a Bijou trocou parte de seu corpo por poder para ajudar Himmelmez em seus planos ✧ Ela e sua aprendiz foram mortas pela mesma pessoa (Sarah) ✧ Existe um item no jogo chamado [Olho de Dullahan] cuja imagem e efeito são idênticos ao Anel de Mimir ✧ Mímir é uma figura na mitologia nórdica conhecida por seu conhecimento e sabedoria, foi decapitado durante a Guerra de Æsir-Vanir. O deus Odin carrega a cabeça de Mímir e ele recita conhecimento e conselhos secretos para ele No fim, Hime pede perdão a Bijou e suas almas descansam juntas no inferno Fontes Instância: A Maldição de Glast Heim Instância: Sussurro Sombrio Instância: Salão de Ymir Ragnarök (Manhwa) Capitulo 7 Browiki Ragnarok Wiki Vozes na minha cabeça Bônus Round
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  4. *Introdução* [Pode skipar se quiser XD] Olá, sou o Yukki xd Esta semana estava pensando em fazer um novo personagem crítico, que é de onde saem minhas raízes(uma porrada de GX critico no IRO coff coff). Comecei este ano no BRO, a uns 6 meses acho, e minha classe preferida sempre foi e sera GX.Como já tenho varios criticos, decidi fazer uns de Loki, então minha primeira escolha para classe critico foi... RENEGADO, ao qual já esta quase full. Então quis fazer mais uma classe me baseando em dano critico, então escolhi, entre Ranger(Saturado, classe mainstream) e Rebellion...O REBELLION REBELION CRÍTICO METRALHADORA~LANÇA GRANADAS Aproveitei os mapas especiais e reset, e o criei e upei esta semana até o nivel que almejava, o 145(Assim podendo farmar todas as instancias com exceção de OGH sombria, preguiça de pegar 160 e tbm muita vontade de resetar pra critico e-e). BUILD~Status Meu foco é ter como Metralhadora e Lança granadas como armas. Porém quero ter a lança granadas como arma principal para MVPar Itens FAW: MA321 Menblat e Cenere Bota: Instinto/MA4 Armas: Esperando Exploradores para slotar e por AK e Lança Granadas com AK ou GT Finalmente novas armas! Atualmente fiz a +12 lança granadas ancestral com AK e GT(O teste que fiz ela estava apenas com AK), e farei a +11~+12 metralhadora ancestral AK+WK Todos os insurgentes críticos ao qual vejo usam o mesmo alt+q(sem farpar os jogadores), não que esteja errado já que critico é uma build que realmente se limita a certos itens(como esquilo, combo comodo ou pombinho), porém, todos usam 2 lenços do Insurgente, e uma mochila heroica ou faw Fatal(ambos com carta cenere, ou petal). Oque quis fazer foi mudar isso, eu acho o escalamento de dano critico já bastante saturado, com multiplicadores presentes em varios itens da build, então alterei um dos Lenços para um pó de fada com GS, e optei pela FAW MA 321. Vocês: -a mais yukki pq fez essa troca? Eu: a Simples Estou tirando uma porcentagem de chance de castar lança missil(5% de chance), 15% de critico, 10% de Aspd e 5% de atk da arma para ganhar 2DES 17% de dano a distancia 15% de pos conjuracao e Impacto Explosivo(20% de dano fisico a mais). Com isso tanto o dano de skills quanto do critico aumentarão muito mais que entupir o personagem de escalamentos criticos, e também, aumentara o dano do lança missil, coisa que o escalamento critico não faria. Status(level 145) Atualmente uso este status 120 SOR padrão para combos 100 DEX pelo escalamento de dano e Pó de Fada 100AGI pois vou precisar MUITO disso nessa build 21 FOR porque sim(peso e um quebradin de atk) Minha meta 175 é 40~50FOR 100AGI 110DEX 120SOR VIT 80~90 ASPD Agora vamos falar sobre aspd Metralhadora: Fúria Selvagem+Bala de guaraná=193 Era de se esperar conseguir facilmente este aspd com poucos consumiveis. Agora, o problema ao qual eu já esperava ter. Lança-Granadas: É uma arma que reduz drasticamente o ASPD da classe, por isso os 100 de AGI Mesmo potando Drosera+Bala de Guarana+Furia Selvagem+Suco Celular+Hiper açucarado+ a skill Furor, estou alcançando apenas 184 de aspd. Eu já imaginava que isso aconteceria, então estou pensando em mudar a FAW MA 321 com menblat para uma FAW MA 321 com cenere, e se persistir, Mudar a Bota para Instinto+AA4. EDIT A build foi atualizada.(Informações já adicionadas ao topico) As alterações foram feitas para portar a lança granadas com o incrivel 193 ASPD A faw foi alterada para uma FAW 321 com Cenere. Ao potar: Bala de Guarana+Suco Celular+Furia Selvagem+Hiper Açucarado+Skill Furor Agora falta apenas o teste de dano Atualizarei o post quando o fizer. Testarei no stefan, Amdarais e talvez um outro MVP como rainha verme. TESTES Constantemente estarei tentando fazer testes, quem tiver dicas, ideias ou qualquer coisa do tipo, esteja livre para falar, irei recebelas, e se possivel, tentarei por em pratica. Teste 1: Bijoou(Feito no level 145) bijou.rrf Primeiro teste foi feito na Bijoou. Buffs/Consumiveis(Sem contar os buffs das skills): Vips 1 e 3 Bala de guarana Furia Selvagem Suco Celular Hiper Açucarado Aegis Bem, me impressionei bastante com o dano, de verdade, eu não esperava ter tirando esse dano, 129k crit e 550k+ no lança missil. Logo após terminar a Bijoou e ter visto o replay, notei que havia esquecido de usar Impacto Explosivo, que aumentaria meu dano físico em 20%(ZzZzZzZZz Sou mto batata), ou seja, eu poderia ter alcançado um dano bem melhor XD. Teste 2: Stefan(Feito no level 145, farei novamente dia 01/10 para ver a diferença de dano) stefanzin.rrf Dessa vez o teste foi no stefan(que era meu objetivo desde o inicio kkkk, mas como bijoou vem no caminho e-e foi ela). Fui com uma amiga para acelerar a subida, ja era tarde e eu tava morrendo de sono kkkk Ela mobava e eu dava labareda.Mas Enfim. Buffs/Consumiveis(Sem contar os buffs das skills): Vips 1 e 3 Bala de guarana Furia Selvagem Suco Celular Hiper Açucarado Aegis O dano critico comparado a bijoou foi um pouco menor(é de se esperar, é um Boss level 160 com mais def e etc), mas o da lança missil foi bem maior, chegando a 630k de dano por lança missil. Teste 3: Amdarais Sombrio(level 165, arma nova ainda n completa, pois possuia apenas AK) Nota: Levando em conta que 193ASPD você da 7 ataques por segundo, neste momento dei 4.631.141 de dano em 1 segundo e alguns poucos milesimos. O dano foi otimo, mesmo estando apenas level 165 e a arma tendo apenas uma cavaleiro do abismo, o dano foi otimo! 189k no critico e mais de 1kk no autocast de lança missil! Em minha opnião foi uma das coisas mais linda que vi no ragnarok em quesito classe de dano critico, sem ter de usar cartas MVPS impossiveis para alguns(como eu). Foram cerca de 15 segundos mais ou menos para derrotar o amdarais sombrio(43kk de vida)! Teste 4: Amdarais sombrio REWORK Dessa vez fiz o Amdarais sombrio ocupando dos dois slots de carta da arma amdarais final.rrf O dano subiu bastante, e fiquei muito satisfeito com a build e seu resultado XD 220k no critico e 1kk200k no autocast do Lamnçar-Missil.
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  5. Não sei se é de conhecimento de todos, mas existem Sprites Alternativas do visual das Terceiras classes a mais ou menos 3 anos. (Não tenho certeza, mas acredito que existam desde 2014, mas geralmente encontro informações a respeito somente a partir de 2016) As sprites, assim como as atuais, contam com 3 cores disponíveis, a Básica e 2 alternativas. E a gente sabe que existe um atraso gigantesco de conteúdo entre nosso servidor e os servidores Japoneses/Coreanos, mas já não passou da hora de trazer um conteúdo meramente estético como esse pro nosso servidor também? A Gravity sempre usou do caráter sociável do jogo como ponto positivo, o que é de fato uma das melhores coisas que o Ragnarok proporciona, um ambiente sociável e amigável, mas muito disso se da justamente pela forma como as pessoas se identificam e criam um certo carinho pelo próprio personagem. Estar satisfeito com a aparência do seu personagem favorito e sentir que ele representa parte da sua personalidade é essencial para que isso acontece e, convenhamos, o visual das Terceiras Classes básico é, de longe, muito inferior ao visual de todas as demais evoluções do jogo (Que realmente conquistaram os jogadores e fizeram do Ragnarok o jogo que é hoje). É um material relativamente pequeno, imagino que bastante fácil de introduzir ao jogo, o que não tomaria nem muito tempo nem muito dinheiro da Warp Portal mas que, por outro lado, com toda a certeza retornaria o investimento rapidamente. Conteúdos "supérfluos" como esse são os que literalmente movem a grande maioria dos MMORPG da atualidade, não seria diferente com o Ragnarok que por sua vez, tem uma infinidade de visuais que são inseridos semanalmente. Já vi muita gente pedir por esse conteúdo, em vários canais, e a staff sempre nega, tem um motivo pra isso? Realmente NÃO DA pra trazer esse conteúdo? A Gravity simplesmente nega? Não parece fazer sentido um conteúdo minúsculo desse levar anos e mais anos pra chegar aqui. Gostaria de encontrar mais pessoas que se sentem inconformadas com a situação e que partilham da mesma espera angustiante desse conteúdo. Será que não tem nada que possamos fazer??? Exemplo das sprites:
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  6. O topico mais antigo que eu achei foi esse de 2016 mas deve ser mais antigo o Asgard e o Odin já vinham capengando a um tempão
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  7. ia abrir um tópico pra isso agora. Estou precisando do mesmo e o que mais me impressiona é que no iRO da pra remover de equipamentos do meio pelo mesmo npc. Isso é complicado.. pq ate isso eles nerfaram aqui no bRO, ai vc tem uma carta mvp em um equipamento meio bem bosta e faz oq? perde a carta.. isso desanima de jogar e ai já basta a quantidade de item nerfado, a quantidade de problema que o server tem, lag, dc, bicho ruim que estão aparecendo ai tanto no Valhalla quanto no Thor. Atualmente eu já aceitei o p2w, mas pelo menos pensem nos players também.. tragam as coisas do jeito que elas deveriam vir.
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  8. achei top que vc quotou o tópico inteiro pra falar isso xD Mas sim, o tópico está bom, só reveja as traduções. O sapato do combo do bzb reduz a conjuração variável por refino e varia de acordo com o nível.
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  10. como eu disse, o combo é o menos importante, usar o manto já é suficiente
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  11. Pra GC Full é melhor focar só em inteligência mesmo. O combo grifo é bom, mas o combo infame ainda se sai melhor. Se for pra fazer um RG com FOR alta acho que uma boa opção seria a Onu que ia dar pra ignorar todo DEFM. Aí o dano ia subir bem. Boa ideia. Não havia pensado nas luvas! Fiz o teste hoje e não compensa eu trocar minha Armadura do Herói Sábio por Vestido Abissal.
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