Ir para conteúdo

Vitimismo reverso


Lucas090

Posts Recomendados

  • Replies 77
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Caro GFSmelo, mesmo que o senhor não leia, eu irei lhe responder apropriadamente, pois um debate é feito justamente disso, de duas pessoas com idéias contrárias apresentados seus fatos e argumentos.

 

Ninguém vira intelectual ou dono da verdade só ouvindo o que lhe agrada (caso contrário, até o nazismo é justificado).

 

Diante do tamanho do texto, lhe responderei ponto-a-ponto.

 

Eu disse que tenho preguiça, não que não terei o cuidado de ler o que foi dito tentando compreender de onde partem as ideias todas. Só acho, sinceramente, uma perda de tempo fazer um comentário longo sobre uma matéria de um site em um fórum de Ragnarok, você me desculpe. Acho que é fácil entender isso, né?

 

No instante que o senhor se dignificou a responder o que foi dito por mim, não poderia ter essa preguiça, não importa o local em estejamos.

 

Isso só demonstra que o senhor não teve um verdadeiro interesse de compreender o que foi dito por mim antes de responder.

 

Eu falei que discordava daquilo que eu encontrei no seu post, especificamente, que pode, em maior ou menor grau, aparecer também na matéria estendida disponibilizada no link que você indicou, MAS minha discordância se deu com relação aquilo dito por você

 

A sua palavra chave inicial foi "Discordo de tudo."

 

Essa simples frase se relaciona a TUDO que apresentei, inclusive o link e pelos estudos apresentados, e não apenas ao que eu disse.

 

E note-se que eu não envolvi o processo de seleção, e sim o RENDIMENTO DAS PROFISSÕES e suas características para demonstrar a diferença de salário.

 

Como eu disse, a questão da mulher no mercado de trabalho e esse quadro mais geral de desigualdade salarial entre gêneros ficam muito reduzidos quando alguém aparece com um dado que diz que, comparando homens e mulheres com o mesmo grau de instrução, da mesma camada social e ocupando cargos semelhantes, o que se percebe é uma diferença mínima entre os sálarios, sendo que, em certos casos, a mulher ganha mais. É uma apresentação distorcida de uma realidade mais complexa.

 

Sério cara? Comparar pessoas com mesmo grau de instrução e mesmo cargo significa distorção?

 

Uma máxima do direito é "Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais".

 

Ou seja, pessoas de mesma situação tem de ser tratadas de forma igual, e pessoas de situações diferentes, de forma diferente.

 

Não se pode tratar um minerador da mesma forma que uma secretária.

 

Assim como não se pode tratar uma neurocientista da mesma forma que um lixeiro.

 

As profissões são diferentes, os riscos são diferentes. Comparar mesmos cargos é mais útil que o universo quase infinito de profissões.

 

O que me deixa PERPLECTO é a recorrência desse tipo de argumento: "Não se esqueça que o talento natural, tanto do homem (como força física) quanto da mulher (como lábia), é resultado de milhares de anos de evoluções, e SEMPRE EXISTIRAM EXCEÇÕES.

 

Não existe profissão certa para uma pessoa por causa de sua cor, raça, religião, sexo, etc. O que existe é profissões que mais bem se adaptam, mas que não são obrigadas a seguí-las, como é o caso da vídeo."

 

Lábia como talento natural da mulher? Só existe um tipo de mulher nesse mundo, a versão ocidental herdeira da tradição judaico-cristã? O resto é exceção? Pelo amor de Deus, né, usar isso como um argumento pra trabalhar a ideia de que o quadro que temos hoje de ocupação de funções no mercado de trabalho tem algo de natural, de que é um processo natural das condições intrínsecas de cada sexo é ridículo...

 

Eu não acredito no que li... Sério mesmo que o senhor escreveu isso?

 

Sabia que a ciência já comprovou, cientificamente, que a mulher tem melhor capacidade comunicativa que um homem? Pode pesquisar.

(http://www.cpaqv.org/filonto/diferencashomemmulher.pdf)

 

Não importa que local no mundo você esteja, seja Brasil, Havai, Uganda, Paquistão, Alemanha. Isso é uma característica. A diferença fica no comportamento cultural (o famoso meio em que vive), onde, por exemplo, em países sobre a lei Sharia, tem momentos que elas não podem nem falar sem autorização do marido.

 

Veja que estou lhe mostrando fatos BIOLÓGICOS, e eu nem entendi daonde o senhor tirou essa história de "versão" religiosa. Ou o exemplo biológico apresentado no homem é algo exclusivo da "versão ocidental herdeira da tradição judaico-cristã"?

 

E por que seria ridículo dizer que certos grupos, por suas características, tendem a pender para um lado? É um fato. Tanto que dependendo da profissão, é raro ver alguns membros de certos grupos.

 

 

As mulheres, no Brasil mesmo, do séc. XIX, do início do séc. XX, dos anos 50, dos anos 60, 70, 80, das últimas decadas, de SEMPRE, elas são muito diferentes entre si e, com muita frequência, fogem, com suas personalidades, seus modos de vida, suas interações sociais, dessa construção ou dessa imagem que é feita delas.

 

Fato, mas isso não ocorreu apenas no Brasil, e sim no mundo inteiro. Estamos em uma constante evolução, sendo que nos últimos tempos o ritmo tem se acelerado cada vez mais. Nós até vimos no vídeo essa mulher engenheira. Mas é recente a exploração delas nestas áreas.

 

Quanto à questão do palestrante...

 

...

 

Preguiça. Sério mesmo que você tirou um tempo pra responder tuuuudo isso? Ó, pra facilitar: o meu exemplo foi infeliz, tem mais uns mil para usar no lugar, pronto. Cargos de liderança, que tal? Política...Já que a lábia é uma característica natural, fruto da evolução do sexo feminino... Nada mais justo que, historicamente, as mulheres terem se aproximado muito mais dessas funções, não é?

 

Eu sei que não, só estou querendo mostrar que a linha de raciocínio simplesmente não fecha. Ela é simplória, parte de generalizações bestas, né, enfim...

 

Eu acho que não vou voltar mais nesse tópico, então nem precisa responder, vou acabar não vendo.

 

O senhor fez uma pergunta, e depois reclama que foi respondida?

 

Quer usar outras profissões, mande bala. Mas ANALISE o histórico, os riscos, as causas. É fácil.

 

Cargos de lideranças? - Claro que existe um preconceito por conta da gravidez, muitos vezes por machismo, mas também deve se considerar a necessidade do(a) empregador(a) da mulher na data X e ela estar de licença-maternidade.

 

Política? - Sabia que a mulher só ganhou o direito de ser votada no Brasil em 1988? É um cargo novo para elas, e que estão lentamente começando a se integrar e gostar destes cargos e serem aceitas ocupando-os. É preciso incentivar a participação delas, mas de forma definitiva (eu mesmo já ajudei prefeita a se eleger e reeleger). Cotas neste caso só prejudicam.

 

Sabia que nas eleições municipais, a maior parte das candidatas estão lá só pra cumprir a cota de mulheres? Nem mesmo elas votam em si, por que não estavam lá dedicadas a se elegerem.

 

No caso de cota parlamentar, contraria-se o sistema democrático.

 

Vejo com bons olhos mulher na política, mas prefiro que isso avance aos poucos, de forma natural e definitiva, do que que se criar regras, gerando preconceitos.

 

Por fim, colocarei até uma outra opção:

 

Chefia em cargo militar - O militarismo segue uma hierarquia e disciplina, com tempo de serviço necessário para atingir os postos mais altos. Sabe quando a mulher começou a fazer parte dessas forças? 1980 Marinha, 1981 Aeronáutica, 1992 Exército . Sabe quanto tempo normalmente leva para um Aspirante virar Oficial-General? 30~38 anos.

 

Em 2012 tivemos a primeira oficial-general (32 anos depois), a Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes.

 

Sinceramente, foi o senhor que usou generalizações, até mesmo fatos que eu não citei (e não contrários) para discordar.

 

A Hela usou muitos bons argumentos, e mesmo não concordando com alguns, ela conseguiu me pôr para pensar e refletir, tanto que eu entrei na discussão não por conta dela, mas sim por outro, que levou a tona algo que eu já tinha melhores conhecimentos.

 

Novamente, sei que o senhor pode não ler isto, mas sinto-me na obrigação de lhe responder.

Editado por Kenshin3
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...