Ir para conteúdo

Candidato é aprovado em Medicina com média 589.38 (ENEM) em uma Universidade Federal.


Shidoku

Posts Recomendados

O enem é uma fraude, burro, é quem não se aproveita dela.O real teste de inteligência não está na prova e em suas questões em si, mas sim, como você fará para entrar.O Brasil está formando um exército de profissionais em calotagem, corrupção e aproveitadores.HUE! HUE!

aiin vose nao podi falar mal do brasel acim pq lah fora tem ruim acim tbeimVão dizer isso pra você.
Link para o comentário
Share on other sites

Achei esse tópico ofensivo, por favor delete-o.

 

isso ai é pura inveja do individuo

A uma cotradição entre sua opnião e o motivo do tópico existir.Releia essa frase:"Entrou como cotista (negro) mas o indivíduo NÃO é negro. Isso só mostra mais ainda como esse sistema é falho..."

Como alguém poderia invejar uma atitude desprezível daquela realizada pelo individuo?

Quem inveja isso é pior do que o cara.

Link para o comentário
Share on other sites

isso ai é pura inveja do individuo
Eu, felizmente, não tenho inveja nem disso, nem de ninguém, champz. Já tenho a minha graduação e me sinto BASTANTE realizado com a carreira que escolhi seguir. Se você não consegue 'sacar' a idéia do tópico, eu te ajudo: o assunto central aqui é o falho sistema de ações afirmativas do SiSU.
Link para o comentário
Share on other sites

Por isso que eu nem vou perder meu tempo estudando pra isso. Vou fazer por fazer só.

 

justamente, vou fazer o mesmo, estudar nao da xp =D

 

e teve um amigo meu que se matou estudando, deixou de jogar rag, praticamente nao saia de casa, quando foi fazer o enem..... preciso nem falar o resultado ¬¬,

mas os colegas de classe dele que tinha mais, digamos, mais inteligência ($$$$$$$)  tiraram notas tipo entre 600 e 700. 

Link para o comentário
Share on other sites

E para ser negro no Brasil basta se auto-declarar e NINGUÉM poderá dizer o contrário.

 

Mas todos aqui devem saber disso, cara. E é exatamente por isso que o sistema é falho. Cria ações afirmativas que, na prática, tem seus critérios "desobedecidos" pelo beneficiado.

 

Pra não dizer que é 100% assim, existem raras exceções (mas são raras mesmo), onde a Universidade analisa o fenótipo do candidato (UFMA).

 

IMO? Para a concessão de uma cota racial, além da auto-declaração (e da pontuação dentro do corte, é claro), eles deveriam implementar uma rigorosa análise fenotípica no candidato.

Link para o comentário
Share on other sites

E para ser negro no Brasil basta se auto-declarar e NINGUÉM poderá dizer o contrário.

 

Mas todos aqui devem saber disso, cara. E é exatamente por isso que o sistema é falho. Cria ações afirmativas que, na prática, tem seus critérios "desobedecidos" pelo beneficiado.

 

Pra não dizer que é 100% assim, existem raras exceções (mas são raras mesmo), onde a Universidade analisa o fenótipo do candidato (UFMA).

 

IMO? Para a concessão de uma cota racial, além da auto-declaração (e da pontuação dentro do corte, é claro), eles deveriam implementar uma rigorosa análise fenotípica no candidato.

 

 

 

 

Concordo com você. Mas, convenhamos, você atribuir a alguém uma etnia diferente daquela que a pessoa se identifica é algo muito subjetivo e "perigoso"...

 

Sabe? Estabelecer um "padrão étnico" e um órgão/instituição se instituir de poder para definir quem se encaixa e quem não se encaixa nesse modelo é algo que considero MUITO perigoso...

 

Análise fenotípica é muito subjetivo... E o limiar entre o negro e o pardo? Entre o pardo e o branco? 

 

Eu sou a favor das cotas sociais E raciais. Mas com as cotas sociais como um condicionante para a cota racial. Negro egresso de escola particular não teria direito.

signgeeralrag2.png.7034e7641ca5e50ae6a92554c0b97403.png

Link para o comentário
Share on other sites

Segundo alguns materiais que lí, negro ou descendente de negro entram pela mesma porta ou seja, ser negro não é necessáriamente ter a pele escura (what?) mas o sangue - genetica-  e todo o seu passado... e pensando por esse lado, bom, é perigoso sim tentar meter o bedelho nisso. Um primo meu tem a pele clara mas seu pai é moreno e seu avô ja tem a pele mais escura, mas ele é aos olhos da sociedade, branco.Se alguém disser que ele NÃO é negro acho que em testes (sei lá nao manjo dessa parte o Danny que me corrija) ele poderia comprovar sua linhagem...

 

Bjus

Link para o comentário
Share on other sites

você atribuir a alguém uma etnia diferente daquela que a pessoa se identifica é algo muito subjetivo e "perigoso"...

 

Para esse detalhe, bastaria a criação e o sancionamento de uma lei federal determinando um padrão étnico-racial nesses processos seletivos. Acho difícil alguém recorrer se tal lei existisse. Sei que parece arbitrário, mas... É tão óbvio essa identificação racial. E solucionaria o rombo feito no sistema de ação afirmativa para os negros. 

 

Análise fenotípica é muito subjetivo... E o limiar entre o negro e o pardo? Entre o pardo e o branco? 

 

Ao meu ver, não é tão subjetivo não. Características como - pele preta (e não marrom como os pardos), lábios grossos, nariz achatado, cabelos crespos, é que definem a verdadeira etnia preta. Havendo proximidade, seria um mestiço ou outra raça, mas diferente de negro, claro.

 

E seguindo a "lógica" atual dessas ações afirmativas, se um albino se auto-declarar negro, ele conseguirá a cota sem muitos problemas, certo? Isso é o que mais revolta.

 

Segundo alguns materiais que lí, negro ou descendente de negro entram pela mesma porta ou seja, ser negro não é necessáriamente ter a pele escura (what?) mas o sangue - genetica-  e todo o seu passado... e pensando por esse lado, bom, é perigoso sim tentar meter o bedelho nisso. Um primo meu tem a pele clara mas seu pai é moreno e seu avô ja tem a pele mais escura, mas ele é aos olhos da sociedade, branco.Se alguém disser que ele NÃO é negro acho que em testes (sei lá nao manjo dessa parte o Danny que me corrija) ele poderia comprovar sua linhagem...

 

Mas "mexer" na parte genética do indivíduo seria desnecessário nesse caso (acredito que o fenótipo ainda é o mais convincente - e óbvio - nessa situação) e tornaria o certame muito burocrático. E com uma lei determinando um padrão étnico-racial para os vestibulandos, ninguém poderia ir contra.

Link para o comentário
Share on other sites

Para esse detalhe, bastaria a criação de uma lei federal determinando um padrão étnico-racial para esses processos seletivos e ninguém poderia recorrer a isso. Sei que parece arbitrário, mas... É tão óbvio essa identificação. E solucionaria esse rombo feito no sistema de ação afirmativa para negros. 
Só que a vida não funciona assim.
Ao meu ver, não é tão subjetivo não. Características como - pele preta (e não marrom como os pardos), lábios grossos, nariz achatado, cabelos crespos, é que definem a verdadeira etnia preta. Havendo proximidade, seria um mestiço ou outra raça, mas diferente de negro, claro.
E seguindo a "lógica" atual dessas ações afirmativas, se um albino se auto-declarar negro, ele conseguirá a cota sem muitos problemas, certo? Isso é o que mais revolta.
mano, MANO, explica direito essa sua frase.
E com uma lei determinando um padrão étnico-racial para os vestibulandos, ninguém poderia ir contra.
Uma lei não pode determinar o padrão.
Link para o comentário
Share on other sites

O autor do tópico perdeu a razão quando falou : ''Entrou como cotista (negro) mas o indivíduo NÃO é negro". Para ser considerado "negro" o que conta, de fato, não é só,digamos, a aparência. E sim de modo geral, se você tem 'sangue', ou descende de alguém negro(pai,mãe).Cito-lhe um exemplo : Sua mãe é uma india, e possui a tal carteira da FUNAI, se você conseguir provar tal coisa, você poderá,sim, concorrer como cotista, visando, que de alguma forma você é índio(a), e não só pelos aspectos físicos, pele "vermelha", cabelos lisos, etc. ^^

Link para o comentário
Share on other sites

O autor do tópico perdeu a razão quando falou : ''Entrou como cotista (negro) mas o indivíduo NÃO é negro". Para ser considerado "negro" o que conta, de fato, não é só,digamos, a aparência. E sim de modo geral, se você tem 'sangue', ou descende de alguém negro(pai,mãe).Cito-lhe um exemplo : Sua mãe é uma india, e possui a tal carteira da FUNAI, se você conseguir provar tal coisa, você poderá,sim, concorrer como cotista, visando, que de alguma forma você é índio(a), e não só pelos aspectos físicos, pele "vermelha", cabelos lisos, etc. ^^

 

Ok! Seguindo sua "lógica", um caucasiano descendente de pais negros será um 'negro' de pele branca.

 

Pera aí, né?

 

A cota, pelo que entendi, é destinada (ou pelo menos deveria ser) a um candidato que seja afrodescendente (genótipo) E negro (fenótipo). 

Link para o comentário
Share on other sites

Você sabe o que é caucasiano amigão? é um termo teórico, não biológico. Se for falar alguma coisa, tem que ter pelo menos fundamentos.até mais.@edit Ah,sim, lembrando que se o tal individuo tem pai e mãe negros, de duas uma, ou ele sofre de uma doença génetica, ou tem coisa errada por aí ^^

Link para o comentário
Share on other sites

Vocês falam, sem base alguma, a prova do ENEM é bem elaborada, isso ninguém tem o direito de contestar, já a REDAÇÃO, ai sim é outro caso.Quanto ao "selecionar que é negro, e fazer a prova" todos nós podemos fazer isso, eu posso, você pode, mas o que pouca gente sabe, gente sem fundamento algum, sai falando o que não pesquisa, é que, caso a pessoa que se "portou" como negro, e não tenha nenhum vínculo, e nada para provar que é NEGRO, ele simplesmente não faz a inscrição e acaba passando por um vechame. Volto a repetir, se você entrar em um sistema de cota, no qual não te pertence, e tiver nota suficiente para passar, seu nome sairá na lista de aprovados? SIM, mas conseguirá fazer a inscrição? NÃO!

Link para o comentário
Share on other sites

Volto a repetir, se você entrar em um sistema de cota, no qual não te pertence, e tiver nota suficiente para passar, seu nome sairá na lista de aprovados? SIM, mas conseguirá fazer a inscrição? NÃO!

 

O indivíduo em questão que se aproveitou desse sistema, além de ter sido aprovado, conseguiu fazer sua matrícula. E aí?

 

 

Fonte UOL Vestibular.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...