Ir para conteúdo

Apenas para refletirmos um segundo...


S t o r M~*

Posts Recomendados

Raciocínio simples: o ser humano tende a priorizar  o seu próprio bem - estar  . Pode até ser uma conclusão um tanto naturalista, mas a vejo como verdade incontestável.

 O fato é que são poucas as pessoas capazes de se posicionar a favor de algo que caminhe  no sentido oposto aos seus interesses próprios, em nome do mais correto.  Até porque o próprio conceito de" mais correto" pode ser relativizado ( não entremos neste mérito, porém).  Creio que para um sujeito ser capaz de aplicar esse juízo de valores,  por vezes  tendo de priorizar  o bem estar alheio, e/ou o  mais moralmente ético, em detrimento de seus próprios interesses,   é necessário,  antes de mais nada, esclarecimento . E é daí que podemos concluir o porquê de, invariavelmente, as ações humanas, as ações  das pessoas no dia a dia,  os próprios posicionamentos dos nossos colegas forenses aqui no fórum, serem mais pautados pelo egoísmo: poucos são realmente esclarecidos. E o pior é que  mesmo das pessoas  devidamente esclarecidas  não foge a  possiblidade de um julgamento moralmente incorreto- influenciado por essa tendência intrínsica à todos de priorizar o bem estar próprio- já que na decisão que cada um  toma ante à algo ainda conta a presença ou ausência de humildade e  de autruísmo intrínsicas em cada personalidade.

Resumindo então: o pessoal que vem aqui no fórum , pensa e age de maneira egoísta, sem ser capaz de reconhecer uma evolução da Lug, por exemplo, o faz, se não por serem pessoas insuficientemente esclarecidas, por serem pessoas mais egoístas  do que autruístas, além de não serem pessoas humildes o suficiente.

 

Obs: ah sim, desculpa Sobek.

Gostei do que você escreveu, ótima reflexão. Mas gostei mesmo da parte do Só Beck [/s]

Link para o comentário
Share on other sites

Ultimamente tenho pensado numa categorização de nossa espécie. é algo que tenho pensado e desenvolvido até ter uma base ciêntífica apropriada.

Enfim... trato de imaginar os humanos com duas categorias: pastores e ovelhas. usei os termos comumente utilizados na bíblia porque imagino que a mesma pretendia passar essa idéia, mas foi desfigurada com interpretações e traduções. suposições apenas...

Os do tipo ovelhas, compõe a grande maioria das pessoas de uma organização, que se permite influênciar em busca da aceitação social. os pastores seriam os formadores de opinião, os que guiam e aconselham sobre os caminhos das ovelhas. isso ocorre muito na nossa política (tive um bom convívio na política, ainda mais em um estado tão influênciado pela política [e ladroagem] como o acre é). sempre os formadores de opinião simplesmente definem o candidato vencedor a poucos dias da votação... isso é fato! a maioria das pessoas preferem delegar sua capacidade de análise a outrem (por medo da rejeição social) e assim são influênciados.

Nessa linha. penso que em nossa comunidade falte mais formadores de opinião (no qual só vi um que se destaca até hoje: Green Korn) e falta também uma linguagem mais apropriada para que se chegue no entendimento do "povo".

são suposições minhas, com alta influência do meu convívio político.

Gente me perdoe o livro, espero que leiam e comentem [/aiai]

Link para o comentário
Share on other sites

Quantos tópicos assim deram resultado...

 

Assim como é dificil o Brasil votar consciente em ano de Copa do Mundo, é difícil eu competir com o Decote da Sabrina =]

Êêêê meu Brasil...

 

As I told, A gente merece o nosso bRO do jeito que tá...

Verdade... =(

O que eu quis dizer com meu post eh que, por mais que a gente crie tópicos desse tipo, a consciencia do brasileiro em si já eh um lixo. Salvar a comunidade do bRO eh quase como salvar o Brasil.

Se a gente merece o bRO do jeito que está, a culpa é da comunidade, preguiçosa, egoista e mesquinha. Eu sinceramente cansei de lutar por um bRO melhor. Axo que daqui nao passa entende.

Mas entendo seu topico. E desejo boa sorte pra quem ainda deseja ajudar essa comunidade. =]

Link para o comentário
Share on other sites

Isso não se reflete só no bRO, mas no bRAsil também...

 

 

 

E, na verdade, se querem saber duma coisa, eu temo pelo mundo. Temo mesmo...

 

Porque essa geração niilista miguxa mimada que vem aí vai tomar conta das coisas, estar nos cargos altos... E isso me apavora =/

 

 

 

 

 

 

 

E só não falo o que penso da comu pq seria apedrejada - e, como toda generalização, porque seria falha.

Link para o comentário
Share on other sites

 Uma coisa interessante é : as pessoas estão mudando sim, mas são pouquissímas que estão, infelizmente como a própria evolução, tudo é devagar, por isso não espere resultados imediatos, pense só, este número de pessoas daqui do forúm que pensam deste jeito é pequeno, mas um dias teremos filhos ( eu acho) e assim pregaremos nossas idéias e assim por diante.

 Eu tenho esperança na humanidade por mais que eu a odeie, eu ainda quero acreditar que um dia o mundo não será mais assim, mas até lá vou ter morrido xD, mas pelo menos fiz a minha parte [/s]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu lembrava de já ter citado isso em algum lugar, pesquisei e achei: http:///forum/Ragnarok/forums/2/234222/ShowPost.aspx#233583

O problema do egoísmo é quando ele se torna comum para a maioria das pessoas, e os que tentam lutar contra são discriminados, desacreditados.

Mesmo quando tentamos praticar algo bom, fazemos porque "me faz sentir-se bem".

Discordo aí. Na minha opinião seria porque "Me faz sentir-me bem ver os outros felizes", e eu não vejo egoísmo num ato que seja bom para todas as partes. Nem todos os atos precisam ser "sacrifícios" para não serem chamados de egoístas. [/hmm]

Link para o comentário
Share on other sites

O ser humano é egoísta =/ no fundo todos os nossos atos são voltados para nós mesmos. Como você mesmo disse há algum tempo atrás, eu ajudo os outros porque EU me sinto bem depois.

 

É complicado lutar contra um instinto básico. E quem faz isso normalmente é taxado de idiota.

Agreed. Hobbes FTW.

 

Apesar disso, como eu gostaria que fosse fácil lutar contra esse instinto.

Link para o comentário
Share on other sites

Apesar de eu ser pessimista e acreditar piamente que a humanidade está totalmente mergulhada em um niilismo generalizado que esvazia os ideais e objetivos de vida de quem tenta ser diferente, o pessimismo contamina mais do que o otimismo estimula. Logo, o pessimismo agudo é um dos males no mundo hoje. Quem tenta mudar alguma coisa se sente um tolo, com tanta gente (inclusive eu) alertando que não vai dar certo.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...