Ir para conteúdo

Mini Manual do Slender - Aproveite seu livro.


Slender-Man

Posts Recomendados

Olá, tudo bem? (voz do apresentador do Domingo Espetacular)Pois bem, chego aqui em mais alguns daqueles meus tópicos da série "Não sei se existe mas to postando" e "Guias relativamente uteis do Slender". No episódio de hoje, falarei sobre livros e o cotidiano deles, mas antes, queria expor uns erros que se cometem ao adquirir livros. Vamos a eles? :D1 - Folhear o livro rapidamenteAaaah...! Que clássico costume mundial, folhear um livro rapidamente. Pouca gente nota, mas isso faz com que você perca parte do interesse num livro. Dessa forma você se da um aviso interno sobre a estrutura e o design do livro.2 - Folhear rapidamente A PROCURA DE IBAGENS ou ilustrações(Perdão, não posso perder o costume de falar IBAGENS) Eis um erro. Lembro-me quando peguei o livro "Harry Potter" nas mãos pela primeira vez. Não perdi tempo ao ver aquela belíssima capa cheia de ilustrações que aparecem no decorrer do livro, peguei-o e folhiei rapidamente a procura de gravuras! Passei página por página, ignorando todo o livro, até achar alguma IBAGEM... e nada. Naquele instante, fiquei decepcionado e pensativo : "Como uma pessoa consegue ler TUDO aquilo?" (na época, considerava um livro grande). Isso me leva a terceira regra...3 - Ver a última folha numerada do livro pra saber quantas páginas temDigamos que seu interesse num livro possua um número equivalente a 100. Pode-se dizer que ao fazer isso (o erro 3) você arranca cerca de 40 pontos de interesse, isso se você ja não cometeu os outros erros anteriores. Pior ainda é no caso de você ler a última página inteira. Lembro-me de quando lançou o último livro da saga "Harry Potter", lembro do dia de lançamento, corri até a pilha de livros (organizada num formato similar ao Coliseu), peguei um livro e abri-o. Contei quantas páginas tinha e li a última página com a história... me decepcionei.SPOILER ACERCA DISTODescobri que Harry e Gina tiveram um filho, e a página final narrava a ida de Alvo Severos (filho de H e G) à entrada da plataforma 9 3/4, além do fato da cicatriz de Harry voltar a doer.Fiquei aturdido e perdi meu interesse, que na época era altissimo, pelo livro. "Conhecia o final mesmo, para que saber o resto da história? *fück that shit face*"4 - Julgar um livro pela capa... ou título!Esse é um dos erros mais cometidos, senão um dos mais famosos! E, além é claro, de ser um dos mais comentados pelos familiares que isso é um erro que deve ser corrigido. Cheguei a ler a uns meses atrás "A Mansão Hollow", de Aghata Cristie. Era um livro surrado pelo tempo e o desgaste da umidade, além de ter sido folheado muitas vezes aparentemente. Peguei o livro de forma despretenciosa, sabia que minha madre gostava muito de ler Aghata e que talvez ela voltasse com o hábito de ter essa coleção. De uns tempos pra cá, quando mudei para a floresta, passei a ler com mais frequência, afinal, não temos TV. Infelizmente, julguei o livro pelo estado dele, mal pudia acreditar que aquela velha obra poderia conter uma história intrigante acerca de um assassinio tomado numa casa. Outro livro que julguei pela capa, também da mesma autora, foi "O caso dos 10 negrinhos"... Oh God... Why?5 - É caro...Ha...! Também pensava assim quando lançaram Harry Potter. Não posso apontar com um erro isso, os livros de fato tem seu momento de maior valor e tem também seus momentos de desvalorização, tudo depende da época em que lançam e se as vendas vão bem, além claro, da moda que se gera quando se lança um livro.Um caso aqui que citarei, e que poderei ser atacado, é o do livro/papel higiênico reserva : "Crepúsculo". Quando lançou, teve-se seu alto preço (conside alto 49,90 pra cima). Se analisarmos daqui a 30 anos, será um livro totalmente desvalorizado. A não ser, é claro, que voltem a publica-lo (deus queira que não D:).Uma boa nesses casos de livros caros, é o pegar emprestado de amigos, ou se for um livro importante mas de pouco interesse, a internet sempre ajudara :D@LivroLivreA uns tempos atras, eu fazia parte de um projeto chamado "Projeto Aprendiz". Ele visava transformar jovens em comunicadores, além de leva-los a palestras sobre educação da comunicação. Era bem legal, você conhecia diversos tipos de pessoas, participava de projetos sociais, além claro, de aprender mais sobre as formas de comunicação da mídia, jornais e outros veículos.Dentro do projeto, havia um (se não me engano ainda há) chamado "Livro Livre". Era simples, se você tem um livro, mas não o lê, você o deixa numa via pública para alguém ler e assim a pessoa obteria um livro considerado livre. Colocava-se claro uma etiqueta indicando que o livro não pertencia a ninguém e que deveria ser lido por muitos. Cheguei a "libertar" um livro num restaurante e acompanhei o movimento dele pela cidade.Hehehe.... outro dia encontrei o livro num ônibus, fiquei emocionado e orgulhoso por aquilo ter dado certo ;)Para quem tiver interesse nesse ato, deixo aqui o link do site do Livro Livre, é um projeto incentivador a leitura, além claro, de fazer com que o livro que você adquiriu a tempos atras possa ser feliz ao ser lido novamente :DLivro Livre | O mundo é uma grande biblioteca.Um grande abraço a todos! Qualquer dúvida, PM! o/

De volta. Provisoriamente.[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

 Muito boas as dicas, slender :)

Tem um projeto que eu conheço também, que é acompanhar uma criança que não goste de ler. Aprender mais sobre ela, conhecer seus gostos, e ir recomendando livros que ela poderia gostar. Acho bem legal a iniciativa, e ajuda a relembrar também o seu próprio tempo de criança.

O primeiro livro que indiquei foi também o primeiro que li (O mistério da borboleta atíria)

Link para o comentário
Share on other sites

1 - Folhear o livro rapidamente
Gosto de folhear para ver as fontes utilizadas, se há algum recurso utilizado de maneira criativa. Mas admito que em muitos casos, já perdi um pouco do interesse após uma breve folheada.

2 - Folhear rapidamente A PROCURA DE IBAGENS ou ilustrações
Hahaha... ibagens são interessantes em conjunto com a terceira regra do Slender sobre livros, para casos em que você é OBRIGADO a ler um livro. Bem, todo mundo que já prestou vestibular foi obrigado a ler algum livro. Você vê que o livro tem X páginas, mas Y são de imagens... claro que muitas vezes isso só ajuda a coisa a ficar pior ainda...

 

3 - Ver a última folha numerada do livro pra saber quantas páginas tem
Nem sempre saber a quantidade de páginas chega a ser um problema... embora possa bater um desespero, você já está na página 200 de um livro de 300 páginas, e ainda há um zilhão de questões a serem esclarecidas, hahaha... quanto a saber o final da história... bem, é de um filme, mas vou citar aqui Lisbela e o Prisioneiro, algo mais ou menos assim: "o importante não é saber O QUE acontece no final, mas sim COMO ACONTECE até o final"... haha... afinal, Titanic todo mundo sabia que o navio iria afundar, e mesmo assim uma porrada de gente assistiu...

4 - Julgar um livro pela capa... ou título!
Esse é o mais clássico dos erros, fato. Uma capa bonita pode esconder uma história podre, e uma capa sem grandes atrativos pode esconder uma história fantabulosa. Mas sério, acho que, se você gosta do gênero, não existe livro ruim da Agatha Christie.

5 - É caro...
A maioria desses livros mais pop ficam baratos depois de um tempo (comprei Crônicas de Nárnia - que é um calhamaço, pela bagatela de R$ 9,90 no Submarino). Uma outra alternativa, é procurar livros em sebos, ou mesmo emprestá-los de uma biblioteca.Lembrando que praticamente todas as obras de domínio público podem ser encontrados em formato digital na internet. Recomendo os sites Domínio Público e o Project Gutemberg.

@LivroLivreCheguei a "libertar" um livro num restaurante e acompanhei o movimento dele pela cidade.Hehehe.... outro dia encontrei o livro num ônibus, fiquei emocionado e orgulhoso por aquilo ter dado certo ;)
Que legal, não conhecia isso não. Em Campinas, tinha um projeto em que você pegava um livro ou revista nos terminais de ônibus, e você podia devolver em qualquer outro terminal. Não sei se deu muito certo, sempre quando vejo o expositor que fica na rodoviária, só tem uns livros didáticos ou revistinhas de Testemunhas de Jeová...

O primeiro livro que indiquei foi também o primeiro que li (O mistério da borboleta atíria)

Não seria "O caso da borboleta Atíria"? Haha, esse também foi o primeiro livro que li até o final (na primeira série), embora o primeiro livro que eu ganhei tenha sido "O pequeno príncipe"... Coleção Vaga-Lume FTW!!

Link para o comentário
Share on other sites

O primeiro livro que indiquei foi também o primeiro que li (O mistério da borboleta atíria)
Não seria "O caso da borboleta Atíria"? Haha, esse também foi o primeiro livro que li até o final (na primeira série), embora o primeiro livro que eu ganhei tenha sido "O pequeno príncipe"... Coleção Vaga-Lume FTW!!

UAHUADSHUADSAS  droga, udsahdausha que gafe XD

Coleção vagalume owna tanto quanto caminho suave (Alguém já usou esse livro?) UDSAHUSHDSAHUDSA ):

 

@Topic

Um livro muito bom que as pessoas discriminam, é Trilogia do Phillip Pullman, Fronteiras do Universo.

E aí tem outra dica: Se você um fanático religioso, não leia certos livros só pra achar polêmica! ):

 

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

Hmm... esperava uma resposta que seria divergente à minha em relação ao tópico, mas também me ausentei de dar melhores explicações em relação ao início desse tópico.Queria deixar meio que claro lá em cima a respeito dos erros mais comuns que se comete ao obter um livro em mãos. Não que isso inclua todos, foi mais para dar pequenas dicas do que se deve evitar. Errar é humano nesses casos, aprender com os erros leva a inteligência, mas observar os erros alheios para não comete-los o torna sábio (acho que era mais ou menos assim a frase, mas entenderam o que quis dizer?)O intuito disso é para ajudar mesmo! Lembro-me quando lia algumas páginas de um livro e ja me entediava, isso porquê logo antes eu cometia esses mesmos erros e meu interesse era exterminado.Hehehe, nada aqui pra polêmitizar, apenas explicando um pouco o porquê do tópico ;)@SeboAgradeço a existência desse locais. Posso comprar a coleção da Aghata sem problemas, além de terem aqueles livro vélhos que gosto de manusear \o/

De volta. Provisoriamente.[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...