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Guia do Bom Clérigo [HP & AB]


Goran

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Olá pessoas! Espero que este guia ajudem vocês a construir nossa queria classe que foi, digamos, pisoteada pela Gravity.Sacerdotes: dando L.E.R. nos usuários desde 2002!Aproveitem e opinem! Também, lembrem-se: guia de classe não é receita de bolo.Ah, e eu também não sou advinha, favor especificar o que você acha que deve retirar ou adicionar '-'

Prêmio Ragnataliano

“O Sumo Sacerdote Você é o que existe de mais supremo entre o céu e a terra. Um porto seguro para os aventureiros desamparados. A salva-guarda nas batalhas, o pacificador dos espíritos. E todos eles sabem disso, pois depositam suas vidas em suas mãos sem hesitar. Pois você é a representação de Deus caminhando entre os homens.”Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/ragnarok/guia-do-jogo/personagens/transclas-se-2-1/sumo-sarcedoteGuia de Mudança de Classe"O ArcebispoOs desastres causados pelo retorno do Imperador Morroc fizeram com que mais pessoas buscassem a religião e o auxílio dos deuses, aumentando as forças da Igreja. Como o mal ainda ameaçava o mundo, um grupo de sumo sacerdotes embarcou em uma perigosa peregrinação sagrada até o Templo de Odin em busca de orientação divina. Apenas um retornou com vida, e em suas mãos ele carregava o Cálice Sagrado, ainda com um pouco da água da Fonte de Mimir. Para decifrar os segredos do Cálice e protegê-lo de qualquer mal, a Igreja formou um grupo especial de sacerdotes, chamados de Arcebispos, cujos milagrosos poderes aumentaram ainda mais graças ao contato com a relíquia."Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/hotsite-renovacao-ragnarok/classes-3/classes/arcebispoGuia de Mudança de ClasseComo dá para ver, nossa função é proteger os fracos e oprimidos, promover a paz e servir como escudos do Mal.Sumário1. Builds 1.1 Serventia dos Atributos 1.2 Sumo-Sacerdotes 1.2.1 Full Support 1.2.2 Full WoE 1.2.3 Exorcista 1.2.4 Battle 1.3 Arcebispos 1.3.1 Full Support 1.3.2 ME/Adoramus 1.3.3 Battle2. Skills 2.1 Sumo Sacerdote  2.1.1 Full Support/WoE 2.1.2 Magnus Exorcismus 2.1.3 Batalha 2.2 Arcebispo 2.2.1 FS 2.2.2 ME/Adoramus 2.2.3 Battle3. Equipamentos 3.1 Escudos 3.2 Vestimentas 3.3 Sapatos 3.4 Capas 3.5 Equip p/ Cabeça 3.6 Acessórios 3.7 Armas 3.7.1 Build Suporte e Woe 3.7.2 Build Exorcista ME/Adoramus 3.7.3 Build Battle4. Onde Upar5. Dicas: Como Agir? 5.1 Upando 5.2 Magnus Exorcismus !! 5.3 WoE 5.4 Adoramus !! 5.5 Judex !!6. Links Úteis7. CréditosI - BuildsObs: São somente exemplos, faça sua build de acordo com suas necessidades.Obs²: Os valores dados são somente os de base. Isto não inclui bônus de job ou buffs.Informações Importantes

Imunidade a status: 100 pontos em atributo X. Exceto pelos status exclusivos de Classe 3, marcados com um asterisco (*).Cast: 80% variável, 20% fixo. Para eliminar o cast variável, DES*2 + INT = 530 (?).Delay e Cooldown são coisas diferentes.Feche seus Atributos em função dos bônus de JOB e de seus buffs. Cuidado com as diferenças de bônus de JOB entre Sumo-Sacerdotes e Arcebispos.

1.1 - Serventia dos Atributos"Aaah, mas pra que serve essa coisa chamada INT, Yu?" Calma, calma, jovem nilli. Você saberá agora.

ForçaEsse atributo serve exclusivamente para você carregar mais coisas, ou para atacar, caso você seja voltado para batalha. Caso esta não seja a realidade, valores baixos servem justamente para você carregar umas poções, mastelas, morangos e limões... Ou você pensou que a Cura vai dar conta de tudo? (T.T)1 FOR = +1 Ataque1 FOR = +30 Peso2 FOR = +1% Ataque da ArmaOferece resistência a Exílio* e Tornado* (-0,04 segundos de duração por ponto em FOR).

AgilidadeBom, essa... "coisa", vai te ajudar a esquivar de um mob pequeno ou te dar resistência a Sono (lembre-se de que Sono é diferente de Sono Profundo). Claro, também aumenta sua ASPD. Esse atributo só presta quando for maior 8x.1 = +1 Esquiva

5 = +1 Defesa por AtributoOferece resistência a Sono, Sangramento e Queimadura*.

VitalidadeSabe aquela barrinha verde embaixo de você? Pois é, ela vai te agradacer quando você colocar pontos aqui. A VIT aumenta seu HP, sua DEF, concede resistência a status e... bem, aumenta sua recuperação de HP [/...] FS's devem tê-la, no mínimo, em 95 (quando Arcebispos), já que fecharia em 100 com o bônus do job 50 (novamente, quando Arcebispos).1 VIT = +1% Máx HP

1 VIT = +2% Recuperação HP

2 VIT = +1 Defesa por Atributo

5 VIT = +1 Defesa Mágica por AtributoOferece resistência a Atordoamento e Envenenamento.

InteligênciaEssa é sua nova melhor amiga. Aumenta sua Cura, seu SP, sua regeneração de SP [/o.o] diminui seu cast, faz seu escudo cor-de-rosa viver mais, aumenta seu ATQM, sua DEFM e ainda faz com que você nem congele (quer dizer, você até pode congelar, mas tudo depende da situação .-.)! Valores altos (mas nunca, never, jamé em 120, é um desperdício). Seu mundo gira aqui, colega.1 INT = +1% SP

1 INT = +2% Recuperação de SP

2 INT = +3 Ataque Mágico por Atributo

2 INT = +1 Defesa Mágica por AtributoOferece resistência a Congelamento, Silêncio, Cegueira, Medo* e Oblivion Curse (veneno de Sicário)*.

DestrezaBasicamente, reduz seu cast. Aumenta a precisão também, mas os battles gostam mais disso. Geralmente valores médio-altos já bastam. Se você for Exorcista, vai querer mais pontos aqui, mas daí vai da preferência de cada um.1 DES = +1 Precisão

5 DES = +1 Defesa Mágica por Atributo

5 DES = +1 Ataque Mágico por Atributo

5 DES = +1 Ataque

SorteEssa aqui é tipo: OMG. Faz de tudo um pouco, mas vamos nos concentrar no mais importante: aumenta sua resistência a Petrificar e Maldição, aumenta o ATQM e te dá pontos de crítico. Vossa lei, senhor FS: 70 no mínimo, 100 no máximo. Battle: crítico te ama, fecha em múltiplo de 3, ok? Exorcistaaaaa: seu ATQM fecha aqui, Beinhê.3 SOR = +1 Ataque Mágico

3 SOR = +1 Ataque

3 SOR = +1 Precisão

5 SOR = +1 Esquiva

10 SOR = +1 Esquiva Perfeita

10 SOR = +3 CriticoOferece resistência a Maldição, Caos e Petrificamento.

1.2 - Sumo-SacerdotesNúmero de Habilidades:38Total de Pontos de Habilidades:233Bônus no Job 70FORAGIVITINTDESSOR+7+8+7+12+9+2Bônus de JobStatus\Quantia+1+2+3+4+5+6+7+8+9+10+11+12FOR5122131384560AGI38192942556568VIT4223050515867INT1711202324344757616670DES131626283743465662SOR40491.2.1- Full Support~80 Vit80~99 Int30~60 Dex1.2.2- Full WoE

80~99 Vit~99 Int40~70 Dex1.2.3- Exorcista~99 int70~90 Dex~40 Vit

1.2.4- BattleAbra um tópico.1.3 - ArcebisposNúmero de Habilidades:19Total de Pontos de Habilidade:104Bônus no Job 50FORAGIVITINTDESSOR+5+4+5+8+6+0

Bônus de JobStatus\Quantia+1+2+3+4+5+6+7+8FOR1819242846AGI26273839VIT310113445INT1782232404149DES51415364450SOR

 

1.3.1- Full Support/WoE1~30 For1 ou 80~ Agi90~100 Vit90~120 Int40~80 Dex60~100 Sor1.3.2- Exorcista1~10 For40~ Vit90~120 Int80~100 Dex80~100 Sor1.3.3- Battle70~100 For80~120 Agi20~50~ VitInt variável40~60 Des60~90~ Sor

 

II – Habilidades

Fórmulas ImportantesCura: ( [(Nível de Base + INT) / 5] × 30 ) × (1+(Modificadores/100)) × (Nível de Cura*0.1) + MATQ de Status + MATQ de Equipamento - [(MATQ de Arma × Nível da Arma) / 10]HP do Escudo Mágico: 7000 × (1 + 0.1 × Nível de Classe ÷ 50) + 300 × Nível de Escudo Mágico + 65 × INT + SP MáximoRedução de dano por DEF de Equipamentos: Dano Antes = (Dano Depois*[600/(600+DEF)] 

Calculadoras de Habilidadeshttp://irowiki.org/~himeyasha/skill4/index.htmlhttp://ragnatales.com.br/calculadoras

Como Funciona Esta Seção1. Primeiramente, ela está dividida entre habilidades para Sumo-Sacerdotes e Arcebispos.2. Primeiro são descritas as habilidades das classes. No caso da parte de HPs, somente as skills trancedentais são abordadas.3. Segundo: após a descrição, são sugeridas as builds de habilidades.4. Na sugestão de habilidades, estas estão dispostas na ordem que devem ser pegas, mas lembre-se: são apenas sugestões.

2.1 - Sumo-Sacerdotes

 Assumptio

 

Dobra sua DEF e DEFM.Não pode ser usada dentro de castelos, mas se você conjurá-la antes de entrar, o efeito manter-se-á. Não pode ser usada junto com Kyrie Eleison, as habilidades se anulam. Não reduz o dano fixo de Gloria Domini, Campo Gravitacional e das cartas: A Carroça, A Torre e O Diabo.

Nível  Cast    Delay  DuraçãoCusto de SP11 seg1.1 seg20 seg20 SP21.5 seg1.2 seg40 seg30 SP32 seg1.3 seg60 seg40 SP42.5 seg1.4 seg80 seg50 SP53 seg1.5 seg100 seg60 SP

 

Essa é um must, com certeza. Não vire sumo-sacerdote simplesmente para ignorar essa habilidade. Mesmo com "nerf" que sofreu com o renewal, continua excelente para tankar um mob (vide Dicas: Como Agir?!, seção 5.1: Upando).  MeditatioAumenta o SP Máximo, a regeneração de SP e o HP recuperado pela skill Curar.

NívelRegeneração de SP (%)SP Máx (%)Aumenta na Cura (%)1+3+1+22+6+2+43+9+3+64+12+4+85+15+5+106+18+6+127+21+7+148+24+8+169+27+9+1810+30+10+20

 

Ok, essa, diferentemente de Assumptio, não é exatamente necessária, mas é excelente. Jamais dir-te-ei: pegue essa skill! É totalmente relativa à sua build. Se você for Full Suporte, obviamente TERÁS que tê-la. Se fores Battle, por outro lado, pft, tenha se quiseres gastar menos SP. Claro, o aumento do SP, em si, é um belo atrativo, mas tudo depende de você. Você. VOCÊ. Aliás, sabe aqueles pontinhos que você precisa, mas não sabe de onde tirar? Meditatio mandou um oi. BasílicaProtege todos os personagens dentro do alcance da habilidade contra qualquer ataque, mas também os impede de os realizar. A área 5x5 precisa ter todas as células vazias para que a skill funcione. A skill falha se tiver algum monstro ou enfeite de terreno que não seja possível pisar em cima. Não pode ser usada em castelos. Não afeta monstros do tipo Boss (isso não se limita a MvPs). Proteger Terreno cancela as células de efeito em que estiver em cima se a habilidade for usada daquela. Gasta 1 Gema Azul, 1 Gema Amarela, 1 Gema Vermelha e 1 Água Benta.

Só não ganha de Retardar Veneno em questão de inutilidade. N-Ã-O pegue esta habilidade.

 Riqueza de Espírito

Reduz permanentemente o consumo de SP das skills.

NívelCusto de SP1-4%2-8%3-12%4-16%5-20%

Só serve mesmo pra Battle High Priest. Se não fosse pelos pré-requisitos, talvez tivesse serventia para builds não-melee.

2.1.1 – Full Support/WoE

Nv 10 Kyrie EleisonNv 3 MagnificatNv 5 Aumentar Recuperação de SPNv 3 Impositio ManusNv 3~5 AssumptioNv 4 AspersioNv 5 Lex DivinaNv 1 Lex AeternaNv 1 Graça DivinaNv 4 RessucitarNv 8~10 MeditatioNv 7 SantuárioNv 7~10 Escudo MágicoNv 1, 3 ou 5 Glória2.1.2 – Magnus ExorcismusNv 10 Kyrie EleisonNv 3 MagnificatNv 4~5 Aumentar Recuperação de SPNv 3 Impositio ManusNv 4 AspersioNv 5 Lex DivinaNv 1 Lex AeternaNv 1 Graça DivinaNv 1~4 RessucitarNv 7 SantuárioNv 3 EsconjurarNv 1~10 Escudo MágicoNv 10 Magnus ExorcismusNv 3~5 AssumptioNv 3~5 GlóriaNv 0~10 Meditatio2.1.3 - BatalhaNv 10 Kyrie EleisonNv 5 Impositio ManusNv 3 MagnificatNv 4 AspersioNv 10 Perícia com MaçaNv 5 GlóriaNv 3~4 Aumentar Recuperação de SPNv 3~5 AssumptioNv 3~7 SantuárioNv 1 Graça DivinaNv 0~1 RessucitarNv 0~10 Escudo MágicoNv 5 Lex DivinaNv 1 Lex Aeterna2.2 - ArcebisposInformações pertinentes

O tempo de Cast (Cast Time) é dividido em fixo e variável. Na maioria das habilidades, o fixo corresponde a 20% do total e só pode ser reduzido por equipamentos/habilidades. Os efeitos que diminuem o cast fixo NÃO acumulam, o maior prevalece.Delay é o tempo em que você não pode usar nenhuma habilidade. Cooldown é o tempo em que você não pode usar uma habilidade específica.O nome das habilidades está seguido, entre colchetes, da quantidade de níveis que possui.Os tempos de cast e cooldown estão todos em segundos.Textos em azul são comentários pertinentes à habilidade acima.Este tópico contem imagens dos efeitos gráficos das habilidades.

 

 Judex [5]

Tipo: Ofensiva

 

Cast Time: 2.4 + 0.6

 

Custo de SP: 20~32

 

Pré-Requisitos: Esconjurar

1

 

Um ataque mágico que causa dano do tipo Sagrado de [ATQM

× 3~4 × (Base Level / 100)] em um alvo e em todos os alvos em uma área de

3x3 células.Serve mais como pré-requisito e para completar o dano de um ME/Adoramus, quando falta só um pouco de HP para o alvo morrer. Talvez tenha alguma utilidade em FS que não querem ser suporte para todo o sempre-empre-empre, apesar de que pode ser um belo estrago na build. Mãs, para 4fun ou eusótenhoABprabuffarmeuaprendiz pode ser uma skill lecal. O dano da skill é cerca de um terço do de Adoramus.

 

 

 Adoramus [10]

Tipo: Ofensiva

 

Cast Time: 1.6 + 0.4

 

Cooldown: 2

 

Custo de SP: 20~56

 

Pré-Requisitos: Magnus

Exorcismus 1, Judex 5, Criar Ancilla 1

 

Acerta um alvo único com um poderoso dano Sagrado

[ATQM × 6~15 × (Nível de Base / 100)] que também causa o efeito de Cegueira e Diminuir

Agilidade. Consome 1 Gema Azul em seu uso. Se um sacerdote ou evolução estiver do

lado do usuário o custo da gema é anulado, porém o sacerdote que está ajudando

também gastará parte do SP.Adoramus é mais indicado para builds exorcistas por motivos óbvios. Caso o motivo óbvio não pareça tão óbvio, então eu explico: Adoramus causa dano, exorcistas focam em causar dano, Adoramus ? Exorcistas. O dano desta habilidade supera uma wave (onda) de Magnus Exorcismus e, ao contrário deste, atinge qualquer alvo, não só demônios e mortos-vivos. Um tanto quanto útil para mobs não-capeta-jr. e, dependendo, para PvP/WoE, no entanto, é necessária uma mão cheia de dedos para matar jogadores.

 

 

 

 Criar Ancilla [1]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 0.8 + 0.2

 

Custo de SP: 30%

 

Pré-Requisitos: Clementia 3

 

Cria uma pedra mágica especial chamada Ancilla,

que recupera 15% do SP máximo quando utilizada. Só é possível carregar no

máximo 3 Ancillas ao mesmo tempo no inventário. Consome 1

Gema Azul.É bom ter Ancillas no inventário para emergências relacionadas ao SP.

 

 

 

 Gemini Lumen [10]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 3.2 + 0.8

 

Custo de SP: 55~100

 

Pré-Requisitos: Aspersio

1

 

Por 90~360 segundos,

há 25% de chance de inflingir um dano físico de ATQ × 1.1~2 ou dano mágico de ATQM ×2.2~4 extra a

cada ataque físico.Soberbo para Arcebispos de Batalha. O dano extra ajuda e muito. Para outras builds, só serve como pré-requisito.

 

 

 

 Gênese [5]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 5 + 0

 

Cooldown: 10

 

Custo de SP: 54~78

 

Pré-Requisitos: Lauda

Ramus 2

 

Remove efeitos ativos sobre um monstro ou membro

do grupo com chance de 40~80% de sucesso. Não remove

efeitos de remoção total, proteção química total, máscaras e espíritos.Encontra-se bugada com chance de 100% em todos os níveis. Mas, mesmo não bugado, nível 1 é mais que suficiente; a única real serventia dessa habilidade é tirar status negativos horríveis que atrapalham de verdade.

 

 

 

 Oratio [10]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 1 + 2

 

Cooldown: 2

 

Custo de SP: 36~62

 

Pré-Requisitos: Praefatio

5

 

Reduz a resistência a Sagrado de todos os inimigos

num raio de 15 células ao redor do usuário em 2~20%, com uma

chance de 45~90%.Todas as builds podem usufruir de Oratio. "Revela" inimigos na WoE/PvP, aumenta o dano de battles e exorcistas e um FS que não participa da Guerra pode usá-lo como parte do suporte. Quando pega, ela deixa sua marca: um círculo com uma estrela de seis pontas azul, volúvel e bem espalhafatosa flutuando em cima da cabeça dos afetados. Imagem

 

 

 

 Silentium [5]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 1.6 + 0.4

 

Cooldown: 15

 

Custo de SP: 24~40

 

Pré-Requisitos: Gênese 1

 

Conjura Lex Divina nos inimigos a 4~8 células ao

redor do usuário.Tem mais utilidade em builds FS voltadas exclusivamente para o PvM, exorcistas e, talvez, battles. E ou você a tem em nível 5 ou nem a coloque na build.

 

 

 

 Eucaristia [10]

Tipo: Passiva

 

Pré-Requisitos: Epiclesis

1, Expiatio 1

 

Aumenta em o poder de ataque e reduz o dano

sofrido contra monstros do tipo Demônio e monstros com propriedade Sombrio em 1~10%. Só ABs de batalha apreciam esta habilidade de forma completa.

 

 

 

 Canto Candidus [3]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 3.2 + 0.8

 

Custo de SP: 145~175

 

Pré-Requisitos: Aumentar Agilidade 1

 

Conjura a habilidade Aumentar Agilidade em 3~15 células ao

redor do usuário em todos os membros do grupo  de uma só vez.Estupidamente e altamente recomendada em nível 3. TENHA.

 

 

 

 Clementia [3]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 3.2 + 0.8

 

Custo de SP: 200~240

 

Pré-Requisitos: Benção 1

 

Conjura a habilidade Bênção em 3~15 células

ao redor do usuário em todos os membros do grupo  de

uma só vez.Estupidamente e altamente recomendada em nível 3. TENHA.

 

 

 

 

 

 Curatio [5]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 0.8 + 0.2

 

Cooldown: 3~15

 

Custo de SP: 70~190

 

Pré-Requisitos: Renovatio

1

 

Cura 2~3.2 vezes o valor normal de cura.O nível 5 tem um cooldown muito grande. Nível 1 é o único que vale a pena. (Aprenda a curar: Curatio > Curar > Curar > Repete.)

 

 

 

 Epiclesis [5]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 1.4

+ 0.6

 

Cooldown: 60

 

Custo de SP: 300

 

Pré-Requisitos: Criar Ancilla 1, Sopro Divino 1

 

Invoca uma Árvore Sagrada da Vida de 5x5 por 18~30 segundos,

ressuscitando os aliados e recuperando 3~5% HP

e 2~4% SP

a cada 3 segundos. Aumenta o HP Máx 5~25% em

Monstros do Tipo Morto-Vivo e Demônio que se aproximarem da árvore receberão

dano do tipo Sagrado. Consome 1 Ancila e 1 Água Benta.É boa quando usada em conjunto com Santuário 7, fora isso, esperar 3 segundos para recuperar o HP pode ser... incoveniente. Tenha-a em níveis ímpares. Epic + Sanc recupera o HP absurdamente rápido.

 

 

 

 

 Expiatio [5]

Tipo: Ativa

 

Cast Time: 1.6 + 0.4

 

Custo de SP: 35~55

 

Pré-Requisitos: Oratio 5,

Gemini Lumen 5

 

Concede à sua arma poder sagrado que permite

ignorar 5~25% da

defesa física do inimigo por 30~150 segundos.Auto-buff. Só vale a pena para battles.

 

 

 

 

 

 Lauda Agnus [4]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 0.8 + 0.2

 

Cooldown: 3

 

Custo de SP: 50~80

 

Pré-Requisitos: Graça

Divina 1

 

Cura os status dos efeitos Congelar, Petrificar e

Cegueira com 35~50%  de

chance todos os membros do grupo além de dar um bônus na vitalidade de 5~8 por

um minuto.Singularmente ótima. O bônus é um grande fator que faz valer a pena tê-la em níveis altos.

 

 

 

 Lauda Ramus [4]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 0.8 + 0.2

 

Cooldown: 3

 

Custo de SP: 50~80

 

Pré-Requisitos: Lauda

Agnus 2

 

Cura os status dos efeitos Sono, Atordoar e

Silêncio com 35~50% de chance de todos os membros do grupo além de dar

um bônus na sorte de 5~8 por um minuto.Singularmente ótima. O bônus é um grande fator que faz valer a pena tê-la em níveis altos.

 

 

 Praefatio [10]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 2.4

+ 0.6

 

Cooldown: 13~40

 

Custo de SP: 60~150

 

Pré-Requisitos: Kyrie Eleison 1

 

Conjura a habilidade Kirye Eleison em 18 células

ao redor do usuário em todos os membros do grupo  de

uma só vez. Bloqueia o equivalente a 30% do HP do protegido ou

até 7~16 golpes por 2 minutos.Nível 5 somente. O que mata nessa habilidade é o cooldown gigantesco, ainda mais no nível 10. Nv 5. Nv 5. Nv 5.

 

 

 Renovatio [1]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 0 + 3

 

Cooldown: 1

 

Custo de SP: 30

 

Pré-Requisitos: Sopro Divino 3Por 90 segundos, recupera 3% HP a cada 5 segundos.

Causa dano de Nível de Base × 12.5 a Mortos-Vivos a cada 5 segundos. É divertida, serve como pré-requisito.Ícone da Habilidade: 

 

 

 

 

 Sacramentum [5]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 1.6 + 0.4

 

Custo de SP: 100~180

 

Pré-Requisitos: Epiclesis 1, Expiatio 1

 

Por 60~180 segundos, reduz o cast fixo do alvo em 10~50%.Simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L. Mais voltada para o suporte, é claro.Ícone da Habilidade: 

 

 

 

 Sopro Divino [3]

Tipo: Suporte

 

Cast Time: 1.6 + 0.4

 

Cooldown: 1~3

 

Custo de SP: 130~160

 

Pré-Requisitos: Curar 1

 

Conjura a habilidade Cura em 3~15 células ao

redor do usuário em todos os membros do grupo de uma só vez.Estupidamente e altamente recomendada em nível 3. TENHA.

 

2.2.1 - FShttp://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbqmoqnkeInafcAkBabkfdsrCgScHcYOuhttp://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbqmoqnkeInafcAkBabkbqsrEnscHcYSe você for mais voltado para o PvM, Silentium 5 é uma boa escolha.2.2.2 - ME/Adoramushttp://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20kkdAsXdAhEbfmoqxkbHAaS1kBsNkbdnrCgNsUcY2.2.3 - Battlehttp://irowiki.org/~himeyasha/skill4/acb.html?20gXakrkdKhEaSsOsNkabNaf2OafkbfNrCgKcHcY

III - Equipamentos/Cartas3.1- Escudos Obs: Não use escudos enquanto você bate num oponente, caso seja battle, por que eles diminuem em 5 pontos sua ASPD. Broquel [1] - DEF 40. Broquel de Pedra [1] - DEF 45, -5% de dano de oponentes de tamanho Grande. Travessa de Orleans [1] - DEF 75, 2% de chance de refletir ataques mágicos. Escudo das Valquírias [1] - DEF 80, DEFM 5. Resistência a Água, Fogo, Morto-vivo e Sombrio +20%. Basicamente, um dos (senão o) melhores escudos do jogo. Escudo Farpado [1] - DEF 85, DEFM 2. [+ Chifre do Bisão => +10% de ASPD e reflete 5% do dano recebido de volta ao oponente.] Provavelmente, este aqui, junto com Chifre do Bisão, pode >>>talvez 2% de chance de conjurar Esconjurar no atacante ao receber dano físico, aumenta em 20% o dano causado por Magnus Exorcismus].Cartas: Nos escudos usam-se cartas de redução de dano por raça, porém o uso de cartas por redução de tamanho é mais viável (principalmente no servidor Thor). Carta Executor - Reduz o dano recebido por oponentes Grandes em 25%. DEF +1.Carta Tirfing - Reduz o dano recebido por openentes Médios em 25%. DEF +1. (Não funciona contra jogadores)Carta Mysteltainn - Reduz o dano recebido por oponentes Pequenos em 25%. DEF +1.Carta Hodremlin - +15% de resistência a todos os tamanhos. 0,3% de chance de ganhar 30 de Esquiva Perfeita por 10 segundos ao ser atacado. Bem que podia ter uma carta MvP com o mesmo efeito, mas com 30% de resistência... enquanto isso, essa é a carta para escudo mais genérica do jogo.Carta Alice - Reduz o dano recebido de monstros Chefes em 40%, mas aumenta o dano recebido de monstros normais e jogadores em 40%. Lembre-se de que não precisa ser MvP para ser Chefe.Carta Sapo de Thara - Reduz o dano recebido por oponentes Humanóides em 30%. Principalmente para PvP e WoE, já que Tirfing não funciona contra jogadores.Carta Besouro-Ladrão Dourado - Torna o usuário imune a magias e dobra o custo de SP das skills. Arcano? Feiticeiro? Quiçu!?3.2- VestimentaArmadura de Corrida [1] - DEF 20, reg HP +5% [+ Sapatos de Corrida e Anel de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay].Manto de Seda [1] - DEF 20, DEFM 10.Paletó [1] - DEF 40.Manto Sagrado [1] - DEF 50, DEFM 5.Armadura das Valquírias [1] - DEF 55, All Stats +1, 50% de resistência a Silêncio.Batina [1] - DEF 57, DEFM 5, -15% de dano recebido de Demônios, +10% de resistência ao elemento Sombrio. Indicado para builds exorcistas.Manto de Diabolous [1] - DEF 57, DEFM 5, SP +150, delay -10%, Cura +6%, [+ Anel de Diabolus = ATQ +3%, ATQM +3%]. Robe Puente [1] - DEF 42, reduz o cast fixo em 3% e aumenta a efetividade de itens e habilidades de cura (usados em/por você) em 5%. Pessoalmente, eu usaria esta armadura junto com um Sapato das Valquírias. Bata de Orleans [1] - DEF 15, aumenta o cast variável em 15% e torna-o interruptível. Se você vai usar, por favor, encante. Armadura de Odin [1] - DEF 53. Essa aqui é a rainha dos combos, viu? São muuuuuitos e estão todos aqui http://db.irowiki.org/db/item-info/2353/ Armadura Camaleônica (?) [1] - DEF 55, +7 HP a cada Lv, +1 SP a cada dois Lvs, 1% de chance de ficar imune a magias por 2 segundos quando atacado por estas e, em nosso caso, DEFM +5. Roupa de Baixo [1] - DEF 22 [+ Camiseta => +10 de Esquiva e +5 de AGI.]Cartas:Carta Peste – 3% de chance de Petrificar o oponente ao receber um ataque físico. A chance é de 6% se o usuário tiver 77 ou mais de INT (base).Carta Peco-Peco – Max HP +10%.Carta Pasana – Encanta a vestimenta com propriedade Fogo, DEF+1.Carta Bathory – Encanta a vestimenta com propriedade Sombrio.Carta Ghostring - Encanta a vestimenta com a Propriedade Fantasma. Rec HP -25%.Carta Angeling – Abençoa a vestimenta com propriedade Sagrado. Enquanto o Affection Robe não chega, ficamos com o Poring Alado.Carta Cavalo-Marinho – Imunidade a Congelamento, +5% de resistência a ataques de Água. Se você tiver 100 de INT, você ganha imunidade a Congelamento quando este provém de oponentes com nível igual ou menor ao seu.Carta Porcellio - DEF -5, ATQ +25Carta Hatii – 50% de chance de congelar o inimigo ao receber dano físico.Carta Tao Gunka - +100% Max HP, -50 DEFM e DEFM.3.3- SapatosSandálias Elegantes [1] - DEF 7, DEFM 10.Sapato [1] - DEF 10.Sapatos De Corrida [1] - DEF 10, AGI +1, reg de SP +5% [+ Armadura de Corrida e Anel de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay].Sapatos Da Maré [1] - DEF 13, Resistencia a Água +5% [+ Cachecol de Lã = +10% de HP, reg de HP +5%].Sapatos Divergentes - DEF 13, HP/SP +20%, diminui bonus de HP/SP mas aumenta DEF proporcionalmente ao refino. NÃO REFINE ESTE SAPATO. Sapato das Valquírias [1] - DEF 13, +5 HP a cada nível de base (em nosso caso). Sapatos da Árvore da Vida - DEF 16, DEFM 3, recupera 30 HP a cada segundo, aumenta a efetividade de itens e skills de recuperação em 5% (usados em/por você), VIT +2, HP +10%, HP Reg +5%. Botas Pretas de Couro [1] - DEF 16, AGI +1, se for +9 ou mais: AGI +2. [+ Insígnia do Cavaleiro => Esquiva +10] Essa bota é digna para builds de Batalha. Grilhões - DEF 18 [+ Bola de Ferro Ensanguentada => +50 ATQ] Isso pesa 300, mesmo assim, junto com a bola de ferro, é uma das melhores opções para Battles.CartasCarta Matyr: Max HP + 10%, AGI + 1.

Carta Verit : Max HP/SP + 8%.Carta Sohee: Max SP + 15%, Rec SP + 3%.Carta Eggyra: Rec SP + 15%.Carta Ferus Verde - VIT +1, +10% Max HPCarta Acidus Dourado - +4% Max HP e SP. Se o sapato estiver refinado até, no máximo, +4, +4% Max HP e SP, +5% Reg HP e SP. Uma verit diferente.Carta Eddga - Garante o status Vigor permanente no usuário, -25% Max HP.Carta Amon Rá - 3% de chance de usar Kyrie Eleison nível 10 no usuário ao receber dano físico, se sua INT básica for 77 ou maior, a chance é de 10%. +1 All Stats.3.4- CapasSobrepeliz [1] - DEF 8.Mushika [1] - DEF 10, DEFM 3, 2% de chance de usar Cura (no nível aprendido) ao receber ataque físico.Manto das Valquírias [1] - DEF 10, +5 de esquiva perfeita para Noviços, Magos, Arqueiros e evoluções, bonus de esquiva a cada refino (Refino*2). Esta capa só é indicada caso seja refinada.Cachecol de Lã [1] - DEF 11, DEFM 4 [+ Sapatos da Maré = +10% de HP, reg de HP +5%].Manteau de Diabolus [1] - DEF 15, HP +100, reduz o dano Neutro recebido em 5%, +10% de dano físico ao Imperador Morroc. [+ Botas de Diabolus = HP Máx +6%]. O Pedaço de Pele do Guardião, aliado com os Sapatos Divergentes, supera os bônus do Conjunto de Diabolus.Robe da Donzela Celestial [1] - DEF 18.Pedaço de Pele do Guardião [1] - DEF 25, DEFM 3, -7% de dano recebido de todos os elementos, SP máx + [(Base Level / 3) + (Upgrade * 10)]. Há 1% de chance de recuperar 1% do dano causado na forma de SP. Insígnia do Cavaleiro [1] - DEF 13, AGI +2. [+ Botas Pretas de Couro => +10 de Esquiva]CartasCarta Raydric: -20% dano Neutro recebido.Carta Nuvem Tóxica: -10% dano recebido à distância, -10% dano Neutro recebido.Carta Deviling - +50% de resistência a ataques Neutros. Aumenta o dano recebido de outros elementos em 50%. Isso sim que é faca de dois gumes, nem pense em usar isso em WoE, ok?Carta Sussurro - +20 de Esquiva, aumenta o dano Fantasma recebido em 50%.

3.5- Equipamento para CabeçaBoina Alada - DEF 1, DEFM 1, -10% de dano de oponentes Humanóides. Para WoE, este é um dos melhores Chapéus, vindo logo atrás do Laço de Noiva.Chifres Pontudos [1/0] - DEF 12.Chifres de Succubus - DEF 7, DEFM 10, INT +1 .Maçã de Guilherme Tell - DEF 1, DES +3.Lacinho Meigo [1] - DEF 2, -5% de dano da raça Maldito e Demônio, INT +2. A melhor carta a ser combinada com este chapéu, é a Carta Batedor.Diadema de Câncer - DEF 6, DEFM 1, INT +2, +5% de resistência a Água. [+7 = DEFM +1, ATQM +2, +3% Rec. HP com itens, +3% de efetividade com Cura e Santuário].Máscara da Morte [1] - DEF 3, DEFM 10, Int+4, Cast Time -10%.Olhos Biônicos - DEF 2, ATQ +3%, ATQM + 3%, DES + 1.Boneca de Lif [1] - DEF 2, INT + 1, A DEFM aumenta de acordo com o refinamento do equipamento.Tiara de Pluma [1] - DEF ?, todos os atributos +2, 5% de resistência contra todas as propriedades, recupera 2% de HP e 1% de SP a cada 10 segundos.Benção de Thor - DEF ?, esquiva +5, todos os atributos +1.Chapéu de Pesar de Thanatos - DEF ?, todos os atributos +2, 5% de resistência contra todas as propriedades, recupera 1% de HP e SP a cada 10 segundos.Laço de Noiva - DEF ?, todos os atributos +2, -10% de dano recebido por humanóides, 20% de chance de usar Cura nv 5 quando receber dano físico (se tiver Cura em nv 10, será conjurada Cura nv 10).Óculos Pretos - DEF ?, DEFM 2, INT +1.Máscara Colorida - DEF ?, DEFM +2, INT +1, +1% ATQM.Asas de Sígrun - DEF ?, INT +1 para Mago/Noviço e evoluções, Espiritualista e Ninja.Máscara do Exterminador - DEF ?, VIT + 1, +1% de dano causado em monstros da raça Humanóide, -1% de dano recebido por monstros da raça Humanóide.CartasCarta Árvore Maldita: Se o Equipamento para Cabeça seja +0/+1/+2/+3/+4/+5, +5 DEFM.

Carta Batedor - +15% de tolerância a ataques da propriedade Morto-Vivo e Sombrio. Combos: http://db.irowiki.org/db/item-info/4311/Carta ArchAngeling - +300 HP, +100% Rec HP e SP se tiver 77 ou mais de SOR básica. Lembra da sorte amiguinho? Magnificat eterno: isso sim que é gramur.Carta Pesadelo - +1 AGI, garante imunidade a Sono. Olha, esse status irrita demais, viu?Carta Deviruchi - +1 FOR, garante imunidade a Cegueira. Battles unite!Carta Isilla - INT +2, 5% de chance de cortar o cast variável das skills em 50% por 5 segundos.Carta Rideword - INT +1. Se usado por noviços e evoluções: INT +1, DEFM +1. Combos: http://db.irowiki.org/db/item-info/4185/Carta Maya-Macho - Permite que o usuário veja jogadores, monstros e NPCs invisíveis.Carta Kathryne Keyron - Cada aprimoramento reduz o cast variável em 1%. Se o chapéu for +9 ou mais, aumenta o dano mágico desferido em 2%.Carta Kiel-D-01 - Reduz o delay das skills em 30%. Lembrando que delay e cooldown são coisas diferentes.Carta Abelha-Rainha: Anula o gasto de gemas skills. Consumo de SP +25%.Carta Lady Branca: Eficiência de Cura, Santuário e Arremessar Poção +30%. Consumo de SP +15%.Obs: Há muitos outros equipamentos p/ cabeça q você pode utilizar, estes são só alguns exemplos, afinal, tem pelo menos um novo a cada semana.3.6- AcessóriosPresilha [1] - +10 SP. Dica: se você não possui dinheiro para comprá-la, faça a quest Olho de Hellion que tem como recompensa, o acessório Rosa do Nilo, que possui slot, igual a uma presilha, mas que concede 10 HP ao invés de SP. E este é um acessório essencial, já que é a Suiça para as cartas equipáveis aqui.Luva [0][1] - DEX +2/+1.Rosário [0][1] - MDEF 5/3, +3 SOR.Anel de Defesa - DEF 5 MDEF 5 .Anel de Corrida - Cast -10%, Delay +5% [+ Sapatos de Corrida e Armadura de Corrida = +7% de HP/SP, -3% de Cast, -15% de Delay]. Caso você não possua uma Travessa de Orleans, este anel reduz seu cast mais do que a Luva de Orleans.Luva de Orleans [1] - +2 DEX, MATQ +3%.Anel Angelical - DEFM 2, INT +2, DEX +1, chance de aumentar a cura de Cura/Santuário/Jogar Poção em 20% durante 3 segundos quando as skills são usadas.Anel Espiritual - +2 INT, +2 DEX, [+ Soul Staff ou Wizardry Staff = DEX +2, dano mágico +6%, a cada +1 reduz o cast variável em 1%.][+ Presilha ou Rosário = SP Reg +9%, dano de Magnus Exorcismus +30%, dano com Cura e Santuário +50%.][+ Cruz Divina = DEX +2, dano mágico +10%, -10% de dano recebido de Demônios e Mortos-vivos.]. Um must para builds exorcistas. Chifre de Bisão [1] - AGI +2 [+ Escudo Farpado => +10% de ASPD e reflete 5% do dano recebido de volta ao oponente.] Bola Ensanguentada - [+ Grilhões => +50 ATQ]Broche [1] - AGI +1 Anel da Ressonância - DEF 2, DEFM 2, AGI +2, VIT +1 [http://db.irowiki.org/db/item-info/2679/] Maravilhoso Anel do Senhor das Chamas - FOR +2, VIT +1, ATQ +15 [http://db.irowiki.org/db/item-info/2678/] Maravilhoso²CartasCarta Fen: Cast interrompível. Cast +25%.Carta Crocodilo: Recebe 5% a menos de dano de Ataques Físicos a Distância. Decente para WoE.Carta Cookie: +2 SOR. +10% de dano com Luz Divina.Carta Zerom: DEX +3.Carta Yoyo - AGI +1, Esquiva Perfeita +53.7 - Armas(Nandus) Lembre-se, em cajados, o refinamento aumento o MATK:+2 MATK por refinamento para armas nível 1.+3 MATK por refinamento para armas nível 2.+5 MATK por refinamento para armas nível 3.+7 MATK por refinamento para armas nível 4.3.7.1 - Build Suporte e WoE Cajado de Espinhos da Escuridão - MATK +160, INT +3, DES +3, -3% de delay a cada dois refinos, ignora a DEFM do alvo em +1% a cada refino. Dropa do Entweihen Crothen. Cajado Restaurador, Matk +105. A cada +1, aumenta em 1.5% a efetividade de cura das skills Santuário e Curar. Bastão do Sobrevivente (DEX) [1], Matk +120, Max HP +400, Dex +3. Bastão do Sobrevivente (INT) [1], Matk +120, Max HP +400, Int +3. Varinha da Recuperação Rápida [CAMPAL - Flavius], Matk +125, Int +3, Dex+2, Skill Delay -15%, +5 SP a cada 10 segundos.  Varinha da Recuperação Forte [CAMPAL - Desfiladeiro], Matk +125, +5 SP a cada 10 segundos, +14% de efetividade das skills Curar e Santuário. Se eu fosse a Gravity, colocaria o sprite do Cajado da Cruz nestes cajados da campal :| Maça Longa, +10% de resistência a ataques a Long Distância. Cajado Raffine - MATK +180, cada +1 reduz o tempo de conjuração fixo em 1% Erde [2] (Maça) - Máx SP +50, +10% de efetividade nas habilidades de cura. Cajado da Cura Gloriosa [CAMPAL - KvM] - MATK +135, -10% de delay, +14% de efetividade nas habilidades de cura. Se +6: Aumenta o bônus na cura em [(Refino - 5) * 2] %, até um refino de +14, +5% de bônus na cura, ignora 5% da DEFM de inimigos humanóides. Se +9: 10% de chance de usar uma Cura Nv 10 extra no alvo quando Curado. Se +10: +10% de bônus da cura. P-E-R-F-E-I-T-A.

3.7.2 - Build Exorcista ME/Adoramus Apaga-Mentes, Matk +170, Int +3, Dex +2, Sp Regen +8%. Ao usar ataque mágico, tira 20% de SP de todos os inimigos em uma área de 11x11 ao redor do usuário. Se for +10, tira 60% do SP de todos os inimigos em uma área de 19x19 ao redor do usuário. Bastão do Sobrevivente (DEX) [1], Matk +120, Max HP +400, Dex +3 Bastão do Sobrevivente (INT) [1], Matk +120, Max HP +400, Int +3 Varinha da Recuperação Rápida[CAMPAL], Matk +125, Int +3, Dex+2, Skill Delay -15%, +5 SP a cada 10 segundos Cruz Divina , atk +120, matk +220, Dex +4, dano recebido de Demônios e Mortos-vivos -15%, [+Anel Espiritual : Dex +2, dano mágico +10%, -10% dano recebido de Demônios e Mortos-vivos.]. Cajado Raffine - MATK +180, cada +1 reduz o tempo de conjuração fixo em 1%. Vara Sagrada [1] - MATK +140, reduz o tempo de conjuração variável de Esconjurar, Luz Divina e Magnus Exorcismus em 25%. [+ Bíblia do Exorcismo => 2% de chance de conjurar Esconjurar no atacante ao receber dano físico, aumenta em 20% o dano causado por Magnus Exorcismus]. Cajado Perfurador - MATK +145, INT +4, ignora 10% da DEFM do alvo, ignora +1% da DEFM do alvo a cada refino. Cajado do Feiticeiro [2] - MATK +170, INT +1, DES +1, 1% de chance de usar Maldição em Área Nv 5 ao receber ataque físico, a chance aumenta em 0.1% a cada refino. Se for +9 ou acima: dano mágico +3%, SP Máx +300. Cajado de Espinhos da Escuridão - MATK +160, INT +3, DES +3, -3% de delay a cada dois refinos, ignora a DEFM do alvo em +1% a cada refino. Dropa do Entweihen Crothen.3.7.3 - Build Battle Atordoador [2], Atk +140, 10% de chance de causar o status Stun no alvo. Clava com Espetos [2], Atk +85, Todas as defesas reduzidas a 1/3, +40 de crítico Martelo Veterano [2], Atk +160, Int e Sor +1. Para cada nível de Proteção Divina, o HP restaurado pela cura aumenta em 1%. Crítico +2 para cada nível de Perícia com Maça. Maça de Ouro [2], Atk +110, 10 % de dano adicional contra monstros Morto-Vivos. Maça Carga [2] - ATK +175IV - Onde Upar Este site foi postado pelo São Muel e é ótimo para ver lugares para o up! http://www.healplz.com/exp/index.phpComo usar: Desmarque a caixa Premium, digite seu Lv em Your Level, digite 15 em Search Range, aperte em Search e veja qual mob lhe parece mais conveniente.

OU você pode seguir algo parecido com este esquema:

1~20: Campo de Treinamento~ Esporos, Jiboias20~30: Pé-grande30~45: Sapo de Thara, Megalodon45~60: Grove, Flora60~65: Hode65~75: Grand Peco75~90: Bode, Roween/Stapo (a partir do 80), Petite (voador)90~100: Lobo do Deserto, Vento da Colina, Magmaring e Titã de Gelo (a partir do 95), Caverna de Magma 2100~110: Lobo do Derto, Titã de Gelo, Caverna de Magma 2, Juperos110~130: Santuário de Rachel, Ilha Esquecida, Vulcão de Thor (a partir do nível 125), Lago do Abismo (a partir do 115)130~150: Vulcão de Thor, Scaraba Hole (ainda não implementado), Lago do Abismo, Laboratório de Somatologia 2 e 3

Bom up!V – Dicas: Como Agir?Observação: Dicas flutuantes devido ao renewal '-'5.1 – Upando• Cura: Não importa o quanto os outros reclamem, o centro da cura é o damage dealer e o tanker. O mob quase sempre vira em quem está matando, a menos que você ou outra pessoa esteja tankando a uma distância razoável. Cure somente quem está sendo atacado. Se você, também, está sofrendo dano, dê prioridade ao maior mob. Cure-se somente se você for o tanker principal ou se seu parceiro sofre menos dano que você. Caso seja o contrário, você só irá mirar a skill em você caso seu HP esteja em 25 ou 50%, dependendo do mob.• Buffs: Com a implementação da barra indicadora de tempo ao lado do ícone do buff, fica mais fácil saber quando eles vão acabar. Assim, tente rebuffar a party logo que o tempo estiver quase acabando. Buffar em área torna-se uma realidade quando AB, mas ela é melhor aproveitada quando o grupo tiver mais que 3 pessoas. Veja sobre Assumptio e Kyrie Eleison abaixo.• Assumptio x Kyrie Eleison: Como o Assumptio perdeu a grande mágica milagrosa de reduzir o dano recebido a metade, o Kyrie Eleison entrou com tudo na build dos HPs. A pergunta é: qual dos dois usar e quando usar? Porque, é claro, o Assumptio ainda brilha. Simples: para mobar, use Kyrie Eleison, para tankar, use Assumptio. O seu rendimento aumenta com esta simples troca de skills (: Claro que, se você consegue segurar o mob só re-usando KE, melhor ainda.5.2 – Magnus Exorcismus !!• Onde Mirar: VOCÊ é o centro da skill. Caso esteja em dupla, o tanker é o centro. Quando você não conseguir mais se mexer, é a hora certa de usar a skill... ou morrer '-'• Técnica do Santuário: Se você morrer porque o escudo mágico acabou e não deu para se curar, tente mudar para a técnica do santuário. Ela se baseia em colocar a skill atrás de você, não no mob, para que o cure enquanto casta o ME. Confira mais detalhes sobre como ela funciona aqui.• Backup SW: Nandus: consiste em colocar dois SWs, castar em cima de um e, quando o cast terminar, ir para o outro. • Switch: Nandus: É interessante adicionar o switch entre Zerom e Fen/Borboleta Sanguinária.• Durante o ME: Nandus: É interessante andar após o cast do ME. Os monstros terão que andar também, diminuindo um pouco a frequência do dano recebido.5.3 – WoE• Angelus liberado!: Lembra quando era só usar Angelus para um Algoz te estripar com uma Rondel? Com o Renewal, seus problêmius agabarium! Use e abuse dessa skill, a novaya ice pick R vai, agora, ter seu dano baseado única e somente na defesa provida de seus equipamentos e já que os sinos que têm um delay absurdo só aumentam a parte da DEF baseada em VIT, pode colocar a skill na sua barra da WoE.• Debuffs: Usar diminuir agilidade e lex divina é básico contra todo e qualquer inimigo. Aspersio irá direto para os emp breakers. Pneuma para snipers, músicos, criadores e paladinos que insistem em usar Choque Rápido. Mestres-ferreiros devem sempre ficar com agi down, senão você e seu clã vão morrer. Lembre-se: se o alvo é Trans, tudo bem, mas se for classe 3, nem adianta tentar silenciá-lo.• Espiritualistas: Observe esta imagem. Quando os linkers ou outras classes estiverem com esse buff (Kaite), cure-os. Usar cura duas vezes vai tirar a bendita fumacinha e é melhor que ela saia rápido, senão os bruxos e arquimagos do precast vão morrer com os próprios feitiços.5.4 - Adoramus !!• Quando Usar: Adoramus é uma skill fenomenal, não há como discordar. O cast é ínfimo, o dano é gigantesco e os debuffs são maravilhosos, mas o problema é que gasta gema e é uma habilidade de alvo único. Se você tiver um chapéu com a carta Abelha-Rainha, sinta-se a vontade para spammar loucamente a skill. Caso você não tenha, use este ataque para matar aquele nojentinho que continuo vivo depois do ME.• PvP e WoE: Convenhamos, as pessoas se equipam bem em situações de PvP e WoE, mas isso não significa que você não pode matar elas com Adoramus. Primeiro: reze (como se alguém fosse ouvir) para que o alvo não esteja com Angeling. Segundo: torça para que esteja com Tao Gunka (kekekekekeke). Terceiro: Oratio, Lex Divina e rode a bahiana.5.5 - Judex !!• Quando Usar: Judex tem três funções: ser requisito de Adoramus, matar mobs fracos e mandar para Nifflheim os sobreviventes do ME (quando é mais de um). Se você achava Adoramus spammável, esta habilidade é mais ainda.

VI - Links ÚteisDatabase [Renewal]iRO wikiFórum do iRO wikiSimulador de Status [Renewal]Simulador de SkillsVII - Créditos:Bom, faz mais sentido ver os créditos no lugar original do guia :3 http://ragnatales.com.br/forum/viewtopic.php?f=43&t=710

 

 

Atualizações10 Mar 2011 -  Organizaça a ordem das seções, adicionada seção de Atualizações, eliminada build TU para HPs, revisadas skills de HP. Objetivos: Revisar habilidades de ABs e adicioná-las com comentários n'O Guia.11 Mar 2011 - Atualizada a seção Onde Upar, removidos alguns equipamentos e cartas das listagens. Ressalto para a dica da Presilha.12 Mar 2011 - Adicionadas novas armas enquanto algumas outras foram removidas. Adicionado novo escudo. Atualização dos Atributos, adicionadas tabelas de bônus de Job. Adicionados links para as quests de mudança de classe. Adicionada Carta Sapo de Thara na listagem.13 Mar 2011 - Atualizadas primeira parte de skills de Arcebispo.14 Mar 2011 - Revisão da primeira parte de skills de Arcebispo.23 Mar 2011 - Adicionados comentários na primeira parte de skills de Arcebispo.

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Guia muito bom, mas a build de Sumo TU não é a mesma que FS de maneira alguma, ela precisa de 4x~6x de luk, sem contar Gloria.Acho que seria bom considerar riscar a seção de Sumo ME, já que 5segundos de cast + escudo mágico inútil tornaram a classe inviável.

Achei engraçado como ficou a build de AB full suport. Int super alta por causa da cura, já reduzindo bastante o cast, e a dex pra completar e cortar o cast variável. acaba sobrando vc por quase 10x de vit (por que 120 de vit é um desperdício tremendo de atributos), fechando a luk com o bonus de job 50 + gloria e o resto em agi, que fica quase 8x 

Temos quase 100% de imunidade a praticamente todos os status negativos do jogo, sendo apenas vulneráveis a Exílio e Tornado, sem contar que temos Lex Divina em área agora. AB vai ser uma classe linda na WoE, provavelmente vai ser um dos primeiros alvos a ser focados.

Alguém sabe se ainda é possível curar emperium (que, se não me engano, agora só toma 1 de dano) com santuário, e se Epiclesis cura a emperium?

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guia interessante, só deixou a desejar a questao sobre os personagens de battle, os equipamentos ficaram muito vagos para personagens deste tipo, deixou de citar camiseta[1], roupa de baixo[2], q eh um excelente combo para esses tipos de personagens, pela esquiva que proporciona,outra coisa tbm nos acessorios, deixou de citar o chifre de bisao[1] qnd faz um combo excelente pra melhorar aspd tbm desta "casta" de personagens, um combo q tbm fica interessante nestes personagens, eh armadura de odin[1], sapatos de fricco e sobrepeliz do falcao, q proporciona agi e esquiva, para quem nao tem mt dinheiro para camiseta[1] com sussurro e uma roupa de baixo[1] com porcelio por exemplo...acho q deveria citar tbm maça espada na seçao de armas, elementais deste sao indispensaveis, nemesis tbm.....o uso de helices 2.0, espirito olimpico, orelhas de anjo e demonio(acho q eh esse o nome, corrija-me se estiver errado,aquelas q da +1 de str) tbm sao mt uteis para battle, mascara do fugitivo tbm eh bem interessante.bom, no mais, o guia esta muito bom, parabéns, só citei isso aqui mesmo pq vc nao se aprofundou mt em personagens de battle.

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Mais um guia que seria ótimo se não estivéssemos no renewal.Muita coisa aí não é bem assim, espero que possa atualizá-lo futuramente.

Se puder apontar as coisinhas eu ficaria agradecida '-'

São tantos conceitos ultrapassados que não sei nem por onde começar... Desde a build exorcista até os equipamentos, tem muita coisa que tá no esquema pré-renewal e no "deve ser legal assim".Mas não é nada, eu só sou chato mesmo. Com o tempo, o pessoal aqui do bRO se acostuma com o sistema, e espero que o guia seja atualizado sempre nesse percurso. Quem sabe não termina como o principal guia da seção.PS: Recomendo dar uma olhada por uns databases do renewal e atualizar logo os cajados. Acho que só tem uns 2 ali que são realmente bons hoje em dia. Seria interessante também ver as novas cartas de Ash Vacuum, muitas delas estão beneficiando o atqm.PS2: Cartas de redução e aumento por % não são mais grande coisa (na maioria dos casos).

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 YU!!!

Muito bom este guia!!! espero que ajude muitos a se orientarem para construção do char! Qualquer apoio é válido e você desmonstra uma ótima pessoa para a comunidade...você está de parabéns! São pessoas como vc que mantém este jogo vivo!!!

 

Leurox-ME - Não sei o que é pior...upar, totô do meu cachorro ou totô do meu filhote!..arghhhhhh

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eu sei desse database '-'le problema é que ele tem propaganda pra server private, o que é proibido :3logo, acho que seria de praxe você tirar o link @_@ mas enfim~E quanto a parte de cajados... e ao resto, eu quis ressaltar desde o que é >decentemelhor

É verdade, nem me toquei que o site envolvia privates... É o costume mesmo, é basicamente o melhor database por aí.Mas enfim, o que eu quis dizer é que faltam muitos cajados bons na sua lista de cajados, enquanto tem muitos cajados atualmente ruins por lá. É isso que eu quis dizer sobre o guia ainda não estar muito dentro do renewal. Tá praticamente falando sobre a classe nova em mecânicas antigas.Me refiro à cartas como Raydric, que antes eram essenciais para qualquer um e hoje em dia não fazem uma grande diferença.

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claro que faz diferença ué õ_o 20% de redução de dano [neutro] faz muita diferença :@e brigada leurox :D

Não foi isso que eu quis dizer. Atualmente, as cartas de Redução não funcionam mais como antigamente.As de defesa, no caso, quanto maior a defesa do char mais obsoletas elas se tornam (reduzem menos).Uma thara ainda é bem importante no PvP, mas acho que os tempos de glória da Raydric já se foram.

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Olá Yu! Notei que estão ausentes da sua lista de itens o Broche de Formatura ( +2 de int, +3% de Matk e +100 de HP ) e Druida maligno.Eu considero o Broche, sempre util, ainda mais se forem aos pares. Estes não sao itens tão uteis para Suportes na renovação?Sou um sacer FS lvl 95, ( já resetado ) e me pergunto se a atual mecanica do jogo obriga msm a refazer meus atributos com sorte neles ou se dou atenção a isso após virar HP?Desculpe se as perguntas estiverm fora do topico. Ainda tou perdido.

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O Broche é decente sim, mas Druida Maligno eu não recomendaria porque... bem, você não vai poder se curar .__.' e mesmo com a imunidade elemental a congelamento, tem coisa melhor '-'Ah, assim, não se proecupa com sorte não :3Você só precisa dela quando ab :D (pelo menos, se vc é fs né '-')

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Não foi isso que eu quis dizer. Atualmente, as cartas de Redução não funcionam mais como antigamente.As de defesa, no caso, quanto maior a defesa do char mais obsoletas elas se tornam (reduzem menos).Uma thara ainda é bem importante no PvP, mas acho que os tempos de glória da Raydric já se foram.
Mesmo em PVP ela ainda barra a parte de atributos no ataque, que é reduzido pela raydric.No PvM é sagrada e sempre será.
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