Jump to content

Blog de RO


Vanargand

Recommended Posts

Decidi abrir esse tópico como uma espécie de blog pra discutir coisas sobre Ragnarok. Aqui ainda é um dos últimos (se não o último) lugar que podemos conversar sobre a série de fato (e não sobre itens de ROPs) com usuários da nossa língua, e também não sou muito chegado em reddit

 

< Atenção ! Não espere nenhum tópico mirabolante como outros tópicos da área, é só bobagem. É outro tópico light, digno do ot. Só não postei lá pra não levar marretada >

 

São aleatoriedades que não justificariam um tópico próprio, mas que também não caberia no chat ot.

 

1 - Corvo de Wind Hawk

Riam o quanto quiser, mas, eu acho que, até pouco tempo atrás, eu ainda não tinha me tocado de que a ave de Wind Hawk é um corvo. Incrível, mas eu só alcancei essa clarividência quando vi a ave no estilo de arte desse famoso artista oficial (Yuichiro, acho que "do jRO").

MuDFzys.png

Quer dizer, eu já tinha visto a arte padrão oficial, mas parece muito mais um corvo no estilo de arte desse artista. E eu achei isso demais. Passei a gostar mil vezes mais, apesar de também adorar corujas. Biólogos de plantão provavelmente saberiam analisar minuciosamente ambas as arte e nos dar o veredito (ou talvez alguém com alguma informação de fora Confesso que ficaria um dia inteiro perguntando coisas pro Dundé. Perguntas ainda sem resposta que ele provavelmente detém o conhecimento. Uma das coisas boas de um tópico como esse é exatamente isso. Talvez ele acabe respondendo).

Também passei a simpatizar mais com o lobo. O chifre, também presente na ave, provavelmente é apenas adereço. Tal qual "alicorn" e outros, me pergunto se existe alguma nomenclatura para lobos com chifres. E olha aí a oportunidade de incrementar seu cosplay do "anime isekai do slime" (Aquela Vez Que Fui Reencarnado Como Um Slime) ou tantos outros. Mas ainda preferia apenas um lobão mesmo, sem essa patifaria na testa!

tE8FENu.png

Ainda nesse assunto, revisitando ambas as artes oficiais, devo dizer que ficou muito mais bonito no papel, não sei bem apontar o porqu~e. Talvez devessem ter simplificado um pouco mais na versão "spritelesca", tal como (talvez não totalmente propositalmente) faziam antigamente. Ou (acho que mais indicado, não que não tenham o tentado) terem finalizado a arte oficial com o sprite mais em mente. Colocar um pouco mais de azul, por exemplo. 

De qualquer forma, tal qual o sprite de Dragon Knight, talvez seja por já estar acostumando, mas digo que hoje em dia já estou um pouco mais simpático também à roupa de Wind Hawk.

E, na arte desse artista, a montaria do anterior também torna-se muito mais tragável. Mas, contrariando as nomenclaturas populares, não parece ser bem um Acidus Azul (tal qual o Ferus de RK). O grifo "cyberpunk", por outro lado, continua horroroso, não tem arte que salve.

Sx42Fkq.png

2 - Ragnarok Mobile

Eu já tinha conhecimento desse jogo, mas tinha esquecido totalmente. O verdadeiro "Ragnarok M". 

R93XPYP.png

2H0sUxL.png bAHTEYH.png BxiRUNR.png

Principalmente essa screen de Geffen, me é familiar. E a wiki diz que a versão de mago foi a lançada internacionalmente. Mas eu acho que nunca nem experimentei, não.

Mas o que eu achei interessante como curiosidade mesmo (e que descobri hoje, e que me fez postar sobre ele aqui) é que era possível transferir parte do Zeny adquirido no jogo ao original. Quer dizer, certeza que isso não veio pra cá, mas, dado o cenário da época e tudo mais, devia ser agradável jogar na rua e ganhar um Zeny depois, achei uma funcionalidade muito interessante. 

 

3 - Ragnarok Violet e Scarlet

qCszSTM.png

Outro que eu já tinha ouvido falar, visto algo sobre, mas que tinha esquecido totalmente. Só achei uma curiosidade besteirol mesmo. Mas ordem é Violeta > Escarlate mesmo.

Era um jogo de duas versões. De acordo com a wiki, ambos eram mobile, e parece que em um você jogava de cavaleiro. No outro, jogava de justiceiro (ou justiceirA mesmo?). Nada demais, tem uns vídeos na internet. Achei isso interessante. Eu já fantasiei se a Gravity alguma vez cogitou lançar um jogo separado com Einbroch e justiceiros, ao invés de expansão de Ragnarok.

 

4 - Ragnarök Origin e Eternal Love 

Bom, uma consideração a se fazer é que, pelas imagens, algumas cidades repaginadas ficaram muito legais. Me pergunto se a Gravity não guarda alguns dos assets pra reutilizar no futuro.

É também um pouco mais difícil do que o normal pesquisar sobre, tem uma escassez de informação, mas, devido a algumas coisas que vi, me pergunto também se esse chamado Ragnarök Origin, ou "ROO", é "mais da Gravity" do que os 2 ou 3 anteriores (Eternal Love, Next Generation, Project S? É tanto Ragnarok que já me perdi, posso estar confundindo diferentes nomenclaturas pra um mesmo). Algumas pequenas coisas me levaram a cogitar isso. E bom, se fosse o caso, aí, sim, seria um motivo razoável pra terem feito "um a mais". Como se tivessem primeiro avaliado o sucesso que poderia fazer, e depois tivessem feito o seu próprio.

Até agora, também não entendi exatamente se esse "ROO" foi lançado originalmente pra mobile ou desktop. Não que eu tenha pesquisado muito, mas eu achava que ele estava sendo desenvolvido pra desktop. Também me pergunto se tem cross-play ou algo assim. 

Se eles tem tanta confiança na versão chibi (sendo o que optaram), eu também não entendi bem por que a Gravity coloca imagens como essa como propaganda do jogo.

cQiJNiW.png

Ainda no assunto desses jogos, eu tinha ouvido falar sobre 5ª classes mas, pesquisando, o que notei é que aparentemente estão liberando personagens como jogáveis. Nidhogg, Jormungand, Hela, Thanatos, Valquírias, Thor, e aparentemente outros (a grande verdade é que, até o momento que comecei a redigir esse post, tinha scrollado apenas pelo anúncio sobre "Thor" na Play Store. O que, de cara, achei bem enfadonho (?)).

Pesquisando mais, eu também vi artes de Khalitzburg e Heinrich.

Eu me pergunto se interpretei errado, se são realmente jogáveis. Ou se são classes totalmente novas ou evoluções. E como será a jogabilidade de cada um.

Estranho que, além dos "inéditos", no caso de alguns, usaram o que já tinha do original. No caso de outros, criaram suas próprias versões. Estranha essa inconsistência. Não sei se gostei muito, mas dá pra dizer que é interessante as diferentes interpretações.

eyxeh8X.jpeg

Já vi gente notando/"politizando" a falta de decote em artes mais novas. Aqui definitivamente não ligaram pra isso.

FlTe9uC.jpeg

Bonitinha também essa imagem promocional (também da Play Store), com alguns "collabs" que tiveram:
Aquele antigo com a Disney, e o da animação dessas larvas aí, que o original também teve. 

 

5 - Pecos coloridos

Bom, o que tinha inicialmente me chamado a atenção mesmo foi saber da existência de Pecos coloridos.

mHaDgaE.jpeg

Esses, de cima, são do Eternal Love. Mas, enquanto redigia o tópico, também descobri esses, do "Project S" (esse cifrão é impagável. Tamanha é a audácia).

Também tem essa imagem do personagem domando o Peco. Eu achei isso muito legal. Me pergunto se realmente tem no jogo, ou se é só propaganda.

5X7kDEQ.png

6 - Canal do Youtube e a fronte de marketing

Depois de um período em "inércia", e depois também daqueles coisas horrorosas de 18 anos (desculpa aí, eu não gostei), dá pra elogiar e dizer que até que a Level Up tá mandando bem nuns vídeos das atualizações. São os que eles postam nas redes, mas dá pra ver eles no canal do Youtube (vai rolar um orçamento legal pra fazer um vídeo bacana de 20 anos? Me chamem como auxiliar criativo, não cobro nem um salgado!!). O teaser da expansão de nível das expandidas ficou legal. O vídeo da Ilusión, e site, também ficaram legais. Quer dizer, alguns ainda poderiam dizer que os sites estão simplificados, mas, além de prováveis outros motivos pra isso, pelo menos está tendo hotsite. E não estão feios, não. Acho que ter vídeos como aquele de jogadores "retornando" é algo legal também. Apesar dos comentários acabarem entregando o cenário do jogo (mas aí obviamente não é culpa de quem faz os vídeos, e nem mesmo exclusivamente da Level Up. Coisas à parte). 

7 - AI, nova engine, e o que o futuro nos guarda

Aqui é mais um rant/desabafo. Não gostaria de terminar o post assim, mas eu sou uma pessoa que gosta de encarar a realidade como ela é. Eu sempre disse que uma das coisas mais importantes que a Gravity deveria fazer seria refazer o jogo em nova engine, ou algo de igual resultado. Eu fiquei feliz quando vi a notícia, apesar de possivelmente a Gravity já ter esquecido isso no churrasco. O fato é que "atualizar o jogo" dessa forma abriria coisas atualmente inimagináveis pra grande maioria dos jogadores. Eu diria que é algo que já tinha que ter sido feito há muito tempo. E que é uma barreira a qual, naturalmente, cada vez mais o jogo vai bater (já temos aí o limite de Zeny e tantas outras limitações). Eu não sei se a Gravity ainda tá no tempo plausível pra isso. Talvez eles mesmos acreditem que não, e talvez por isso prefiram logo investir, ou priorizar, um "ROO" da vida. Só sei que, como fã do jogo original, isso ainda permeia minha cabeça. As possibilidades seriam insanas. Vai desde problemas técnicos simples que esbarramos hoje, como limite de Zeny ou armazém, até um sistema de clima decente, aos problemas técnicos maiores, como monstros "gigantes",  até um melhor sistema de segurança ou sistemas ou melhorias de jogo muito mais sofisticadas. Mas estou comentando isso porque o desanimador mesmo é saber que a Gravity majoritariamente não usaria a quebra desse limite pra nada disso, mas sim pra, por exemplo, encher a interface do jogo de "isca de monetização", ou colocar sistemas automáticos, ou outras porcarias que existem no mobile. A mesma coisa pra AI. No futuro, quando bem desenvolvida e devidamente aplicada e regularizada, poderia ser de grande auxílio pra Gravity nos proporcionar muita coisa que hoje, aos olhos deles, é de custoso desenvolvimento. Ao mesmo tempo, sabe-se lá todas as mudanças que essa tecnologia vai fazer. Difícil dizer se será mais para o bem do que para o mal.

 

Eu não sei quanto tempo vai durar minha estadia no fórum, mas até a talvez próxima postagem desse "blog". Vou finalizar com essas artes porque realmente gosto muito do citado artista, pra combinar com o nick dessa conta, e também pra sentir que foi uma daquelas postagens bonitinhas oficiais. Copiei até os <> das postagens de desenvolvimento

 

Até a próxima!

NSJmFlZ.png Uu3xTGW.png

Edited by Vanargand
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Eu joguei todos os Ragnarök Mobile, o melhor era o Archer, porque era mais fácil de atacar; era muito divertidinho, todos eles. Estranho pensar que o velho jogo de celular tinha mais de Ragnarök que o novo, pelo menos foi desenvolvido pela mesma empresa. Pior que eram os cinco jogos quase os mesmos, a base era a mesma dos cinco, mudavam apenas os personagens, localidades, etc.

Não muito distante do atual Ragnarök Mobile, que todo hora o mesmo jogo muda de nome para enganar trouxas, a diferença é que não é da Gravity.

Edited by Karim Khan Kirmani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Legal algumas das curiosiades e informações! Não tava ligado nesses novos vídeos no canal da LUG! Eles são bacaninhas! Tem um com um pessoal jogando rag de novo:

Cara, fiquei com inveja do presente que eles receberam no final!

O problema é que, se um deles realmente voltar a jogar, vai sentir a maior diferença, que são os rops. O vídeo nem toca no assunto rops. E mesmo quando os rops foram introduzidos, eles não eram tão agressivos quanto hoje em dia. Aliás, por quê botaram eles pra jogar num servidor vazio? Quero ver botar pra jogar no servidor normal, ver a cara desse pessoal vendo o quanto custa as coisas hoje em dia! Mas, mesmo assim, gostei do video!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Posted (edited)

Então, era desse vídeo que eu tava falando! E aí, tem o que falei dos comentários. Acaba tendo uma dessintonia com a forma que a desenvolvedora e os demais responsáveis levam o jogo. Mas penso como você, ainda é legal ter esse tipo de vídeo!

E eu também fiquei! 

Edited by Vanargand
Link to comment
Share on other sites

Posted (edited)

Sobre o grande embate ao qual milhões de usuários se debruçaram: corvo x águia; Não só pelo tamanho, mas por outras características, eu acho que, apesar de continuar sendo só uma ave fictícia, pensando bem, tá mais pra águia mesmo (bom, faz jus ao Hawk). Foi uma aula de biologia enquanto pesquisava, apesar de algumas coisas já óbvias, como o bico "recurvado". Além de gostar de, eu acho que seria legal pela importância da ave na mitologia nórdica e por ser considerada uma das mais inteligentes e tal. Bom, tanto faz, eu acho. O sprite deve ser reciclado mesmo (quer dizer, já vi vídeos, mas não me lembro com certeza. E tá difícil achar imagens claras no google). Se possível, ficarei com a corujinha. E gostaria também de ficar com o lobo normal, um pouco menos fantasioso. Além desse chifre, esse aí tem até uma animação brilhosa quando ataca. Prefiro o lobinho normal.

Ah, não que seja expert no assunto, mas acho que talvez devesse ter sido mais claro quando dou foco em alguns limites, como o de Zeny, sendo que no subtítulo cito apenas engine. Essa foi a notícia da Gravity, e acho que ninguém espera que "atualizem" só a engine.

Mas sei bem que os limites e dificuldades de implementação são referentes ao fato do jogo ser escrito em linguagem antiga, C, compilado em 32 bits (sei que é daí o problema do Zeny), além de se utilizar da tal engine, Aegis.

Edited by Vanargand
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...