Ir para conteúdo

Precisamos falar sobre Viktor Frankl


Mac Gregor²

Posts Recomendados

Precisamos falar sobre Viktor Frankl

 

Olá pessoas da internet, tudo bem? Rs

 

Que tal fazer uma pausa para recarregar o sp e conhecer pessoas que influenciaram a história da humanidade e mudaram nossa maneira de pensar sobre diversos aspectos existenciais?

 

Bom, no decorrer do tempo, o ser humano buscou construir um sentido para sua razão de ser e de estar no mundo. Desde a luta pela sobrevivência, a ocupação do território e a formação das sociedades primitivas, ele aos poucos foi tomando consciência de sua singularidade e condição diferenciada das outras espécies e, cada vez mais, desenvolvendo meios para afirmar sua presença no mundo e dar sentido a ela.

 

A filosofia, a arte, a literatura e as tradições expressaram na história da humanidade, o sentido da vida e a participação do homem no mundo. Com estas manifestações, buscou revelar suas questões e necessidades mais básicas a respeito da existência, na tentativa de compreendê-las. Construiu valores e sustentou tradições, geração após geração, para transmiti-los. Tais valores podem ser entendidos como compreensão universal.

 

Se, no seu início, o homem parecia resolver a questão da sobrevivência com aparatos mais simples – comida, abrigo, prole – hoje, apesar de todos os recursos à sua disposição, sua condição de permanência na Terra parece uma tarefa cada vez mais penosa. A crise de valores que passamos na atualidade nos remete a uma questão primordial: Que sentido tem a vida?

 

https://www.psicologiasdobrasil.com.br/qual-e-o-seu-proposito-de-vida/

 

A tecnologia trouxe o paradoxo da sobrevida e da autodestruição do ser humano. Tudo está pronto, a ponto de ser consumido e não mais exige do homem a construção de um sentido para tal: a poesia deu lugar ao mundo virtual, a sensualidade é objeto de marketing, a privacidade sucumbiu à sedução das comunidades on-line. O corpo está exposto e a intimidade devassada. Os jovens buscam nas drogas alguma compensação para a falta de uma razão de ser e de existir.

 

Mas o homem mantém sua perplexidade e inquietação na busca de um sentido para a vida. Cabe-nos indagar se isso é alcançável ou não, e, ainda, como fazê-lo.

 

Todas essas criações e formas de existir representam, a necessidade do homem de garantir a sobrevivência. Em seu livro “Um Sentido para a Vida”, o psiquiatra Viktor Frankl e fundador da logoterapia, que ele definiu como a terapia através de um sentido, afirma que a sobrevivência do ser depende da capacidade de orientar a própria vida em direção a um “para que coisa” ou um “para quem”, ou seja, a capacidade do ser de transcender-se. Ele mostra como sua experiência em busca do sentido da vida em um campo de concentração nazista mudou sua perspectiva sobre o mundo e sobre as pessoas.

 

Como podemos seguir em frente APESAR das condições que afetam atualmente nossas vidas?

 

Frankl afirma que não podemos evitar o sofrimento, mas podemos escolher como lidar com ele e encontrar um sentido nele. A teoria de Frankl contesta as ideias de Freud, que acreditava que o sentido da vida era perseguir o prazer. Frankl acreditava que o propósito da vida não só separa o ser humano dos animais, mas também faz com que vivamos realizados mesmo em tempos difíceis. Para ele, o propósito da vida não tinha relação com a busca pelo prazer, e sim com encontrar aquilo que você ama e viver com significado.

 

A vida no campo de concentração era muito difícil. Os homens foram tirados de suas vidas normais. Preocupações com quanto ganhariam, com quem se casariam e quantos filhos teriam não existiam mais, e se concentravam apenas em sobreviver diariamente. Além dessa preocupação imediata, os prisioneiros também viviam com um medo constante de serem transportados para outro campo, o que normalmente significava serem levados para um campo com câmaras de gás e crematório.

 

Frankl tirou seu conforto e a base para sua teoria de logoterapia – um novo tipo de psicoterapia que desafiava as teorias de Freud e mostrava como o ser humano pode ser resiliente quando encontra o verdadeiro sentido da vida.

 

Ele era um judeu prisioneiro, tinha uma perspectiva interessante por ser, também, psiquiatra. Pôde estudar não só suas próprias reações e comportamentos nessa situação, mas também aquelas de seus companheiros de prisão. O que ele descobriu, mudou a psicanálise para sempre.

 

Estar em um campo de concentração nazista era uma experiência brutal. Cada prisioneiro perdeu sua vida, posses, família e amigos. Muitas pessoas não conseguiram lidar com isso e desistiram de suas vidas. Mas muitas outras pessoas encontraram uma razão para viver, mesmo estando nessas circunstâncias. Algumas se focaram na possibilidade de encontrar as pessoas amadas novamente e imaginaram como se sentiriam se as vissem de novo. Outras se apegaram à determinação de sobreviver para que pudessem voltar às suas vidas. E ainda outras se focaram em objetivos futuros que sonhavam alcançar quando fossem libertos dos campos. Porque tinham um propósito, suas vidas tinham um sentido e eles se recusaram a desistir a menos que seus corpos desistissem por eles.

 

Nietzsche afirmou que: “Aquele que possui um ‘porquê’ para viver pode suportar praticamente qualquer ‘como’ ”. Isso significa que quando uma pessoa tem uma razão para viver, não importa se está se focando no amor que tem por outra pessoa ou em um objetivo que quer alcançar, pode enfrentar praticamente qualquer provação.

 

Nós associamos o sentimento de desconforto a alguma coisa que não queremos, mas devemos fazer - como tomar uma injeção, por exemplo: pode ser necessário, mas certamente não é confortável. Crescimento interior é de certa forma similar a isso. Sair da nossa zona de conforto e descobrir nosso propósito de vida não será agradável a princípio. Embora exista um certo grau de tensão, esses sentimentos são essencialmente benéficos. Eles mostram que estamos no caminho para descobrir nosso verdadeiro sentido, que pode salvar nossas vidas.

 

http://www.bbc.com/portuguese/geral-43831326

 

“ Quando um homem descobre que seu destino é sofrer, tem que ver neste sofrimento uma tarefa sua e única. Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo-centro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela isso, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta este sofrimento está também a possibilidade de uma vitória única e singular”. (Viktor Frankl)

 

https://www.instagram.com/p/Bh9sqcOhoS7/?taken-by=almeidanara

 

“ Como professor de neurofisiologia e psiquiatra, compreendo muito bem as limitações fisiológicas do ser humano. Porém, como sobrevivente de um campo de concentração, sei também de tudo que o ser humano pode realizar, apesar as circunstâncias extremas. ” (Viktor Frankl).

 

https://www.youtube.com/watch?v=fLZbTnnCMZg&feature=youtu.be

 

Então, apesar de qualquer desconforto que você sinta, trabalhe duro para descobrir o que vai te dar esse senso de realização e um verdadeiro significado.

 

O verdadeiro propósito nunca é tão egoísta a ponto de ser considerado mais importante do que a vida de outro ser humano.

 

Todos iremos enfrentar tempos difíceis durante nossas vidas. Concentrar-se no amor ao próximo pode nos ajudar a manter focados e a evitar que percamos a esperança em nós mesmos, em nossa vida e na humanidade.

 

Experimente hoje levar alegria para sua casa, porque geralmente a gente só leva problemas, não é mesmo? E que bom que temos onde repousar e deitar a nossa cabeça. Precisamos levar coisas boas para casa porque as pessoas que amamos também precisam ser amadas, terem alegria, se sentirem especiais, não é verdade? E só se dá para fazer isso quando se tem condições e esse tempo é hoje!

 

Sempre escuto a frase “amanhã pode não dar tempo”, o tempo é um pouco maldoso com a gente, ele é traiçoeiro, ele vem e leva embora quem nós mais amávamos na vida e pode ser que depois pode sobrar corações ou não.

 

De quantas pessoas hoje temos saudade? De quantas pessoas a gente comenta “sabe o fulano, faz tempo que não vejo”, as vezes ele não morreu não, as vezes ele está lá naquela cidade distante da sua, as vezes é na rua do mesmo bairro ou por vezes a pessoa está dentro da sua casa, mas a distância dos corações é tão grande, que se cruza oceanos, mas não cruzamos a mesa para olhar nos olhos de quem a gente ama, qual a maior distância daqui para Europa ou daqui para o final da mesa?

 

Você já passou pela situação de planejar uma viagem, escolher o roteiro e o local onde iria passear, mas acabou não fazendo a mesma coisa para visitar alguém que você gostava? Mas se o telefonema de madrugada te acordar e dizer assim: “fulano morreu”, a primeira coisa que fazemos sem mesmo pensar é pegar o carro, ônibus ou avião e ir até lá, não é? Será que nós estamos valorizando a morte? Será que não estamos esperando aquela notícia que ninguém quer que chegue? Mas se temos condições de amar hoje, porque nós queremos fazer isso quando não se tem mais condições de amar? Por que desejar chorar de remorso por não ter vivido as experiências que deveriam ter sido vivenciadas?

 

E pensar que muitas vezes poderíamos não ter ligado para algumas coisas, ter deixado de lado certas questões, que não valeriam a pena serem discutidas naquele momento para manter um bom convívio familiar, dói as vezes. Eu estou falando para você e para todos nós, e por que a gente não aproveita o maior dom que Deus nos deu que é a nossa vida? E sabe qual é o outro maior presente que Deus nos deu? É a vida dos outros!

 

https://www.youtube.com/watch?v=hFl4l2nngDw

 

E nesse momento pode ser que você esteja tratando os seus familiares e passando por eles desapercebidos por causa de uma discussão ou alguma situação que foi frustrante para você, mas faça um esforço, invista amor e paciência de “conta gotas”. Construir relacionamentos duradouros é com o tempo, gradativo e algumas desavenças sempre irão existir.

 

Às vezes ter vontade de falar alguma coisa e só de não responder naquele momento de nervoso, já é amar.

 

E o meu desejo para este final de semana é ame mais, perdoe mais, abrace mais!

 

Ame enquanto você pode! Faça sua vida valer a pena porque o tempo passa muito rápido e precisamos viver a vida recheada de experiências boas e com significado!

Desejo a você um ótimo final de semana, Deus te abençoe.

 

https://www.youtube.com/watch?v=j_Lxczmc_iQ

Link para o comentário
Share on other sites

Viktor Frankl ao meu ver apenas destacou o elefante na sala, a cura que ele propôs é exatamente o que a fé infundada já vinha propondo há anos. Um sentido maior que o homem, um sentido metafísico, um amor incondicional que pode, ou não, ser exagerado.

 

O contexto da ideia de Frankl admite que a única salvação para o homem é um objetivo maior que qualquer sofrimento que ele tenha, um objetivo no sentido de idolatria, destacando em especial o sentido divino. Sei que não podemos falar de religião aqui, mas acho que essa regra a essa altura já não vale mais de nada, então que se dane.

 

A proposta de Frankl foi a mesma proposta usada para vencer as guerras desde sempre, e tenho certeza que foi feito de maneira inconsciente, lute pelo seu país; país nesse contexto pode ser usado no lugar de deus, já que ele se encontra no campo de entidade superior e intocável; assim como as propostas de lute pelo seu deus, bem famosa em discursos de diversos povos, podemos usar como exemplo alguns grupos terroristas do oriente médio. Onde quero chegar? A proposta de Frankl é antiga, foi seguida pela humanidade toda por milênios e sinceramente jamais pensei verbalizar um texto sobre isso até conhecer, mesmo que de modo raso, seu trabalho. Mas não acho que Frankl conteste Freud, pelo contrário, Frankl tenta reimplantar um ponto de vista que ficou enfraquecido, ao menos entre os estudiosos, depois de Nietzsche e Freud.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Criou já uma segunda acc, o primeiro ban não adiantou, pior que acho que esse rapaz não joga rag

 

A primeira foi ban? lol

 

Será que minha resposta vai me dar ban tbm?

cagay

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Não mesmo, por isso ainda tô aqui pedindo uma chance pra vc gato rçrçrçrççr

 

output_v_A8_O0k.gif

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...