Ir para conteúdo

[Laboratório do Tio Aarchie!] Por que vemos cores?


Aarchie

Posts Recomendados

Hallo Leute!

Wie Gehts?!

Preparados para o feriado? Mas não poderia deixar vocês passarem o feriado sem a minha pequena presença

u.u

 

O tema dessa semana é: Por que enxergamos cores?

Para isso semana passada tive de introduzir vocês a um assunto que também é bastante interessante! (E complexo!) Eu expliquei de maneira resumida O Que É Luz.

 

Hoje quero mostrar a vocês o porque de vermos Azul em algumas coisas, vermelhas em outras por exemplo.

 

tumblr_mxy8c57m3L1sdgou2o1_500.gif

Então, antes de começarmos que tal dar uma pequena revisada no tema da semana passada?

Semana passada, eu falei um pouquinho sobre a luz, e vimos que a luz se comporta como uma ONDA ELETROMAGNETICA. E essa onda possui um comprimento de onda definido, sendo esse o "RG" de uma onda.

 

Isso será MUITO importante para nós.

 

Acho que TODOS aqui conhecemos a capa do cd do Pink Floyd né?

Aqui eu mostro uma versão mais feliz, alegre e contente dessa capa:

 

tumblr_mgj5crwSnF1rn727ao1_500.jpg

 

Essa "capa de cd" nada mais é que um experimento conhecido como "Prisma de Newton". Observou-se que quando a luz incidiu sobre o prisma que ela se decompos em todas as outras cores. Então pera...você está dizendo que a luz são todas as cores juntas! É mais ou menos por ai pequeno gafanhoto.

 

Só que hoje sabemos mais do que isso. Existem vários tipos de Ondas Eletromagneticas, a luz que conhecemos, e a que enxergamos é chamada de luz VISIVEL.

E o que define a onda como VISIVEL tio Aarchie?

E a resposta é aquilo que comentei no topico passado e no começo desse: o Comprimento de Onda.

 

As ondas podem ser separadas no chamado ESPECTRO ELETROMAGNETICO

 

espectro-visivel-da-luz.jpg

 

Então reparem: dependendo do comprimento de onda, podemos ter até Raios Gama do Mal, ou podemos ter ondas de Rádio AM (que nem em viagem eu ouço, pois NORMALMENTE são bem ruinzinhas UHHAHUAHHUA).

E mais: reparem que a faixa que conseguimos enxergar de ondas é ridiculamente pequena! Se conseguissemos enxergar mais comprimentos de onda, pode ter certeza que ficariamos loucos com tanta coisa ao nosso redor!

 

Então pera Tio Aarchie...

você está me dizendo que dependendo do comprimento de onda que obtemos, ele nos dara uma cor?

EXATAMENTE. Mas vamos com calma. Tem mais algumas coisas a se falar sobre.

 

Ok Aarchie. Mas eu estou vestindo uma roupa vermelha, e minha roupa é materia, não onda!

 

tumblr_nn0klvkv0I1u55c00o3_250.gif

 

HUAHUAHUAH então, o que acontece?

 

Lembremos que TUDO é feito de atomos, e esses contém elétrons. Lembrando novamente do topico passado...

Quando você da energia a um elétron, ele é "excitado" (recebe um quanta de energia) e quando ele volta, ele libera essa energia (fóton). Cada átomo, e seus respectivos eletrons saltam para niveis especificos de energia (não entrarei em detalhes, que são chamadas as "séries", as mais famosas são em relação ao atomo de hidrogenio, as series de Balman, Lyman, etc) e esse nivel de energia é medido pelo comprimento de onda.

 

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH EMBOLEI TODO TIO AARCHIE.

 

tumblr_njbh3fXESs1tts3f4o1_500.gif

 

Calma gafanhoto.

 

Vamos resumir assim:

 

Atomo X recebeu energia

Elétron foi para algum nivel de energia.

Elétron voltou para onde estava liberando essa energia.

Essa caminho que ele percorreu foi um determinado comprimento de onda.

(Imaginem uma rua. Nessa rua tem varias casas, e o eletron mora na primeira, e esse elétron tem amigos na casa 3 e 5, por exemplo. Se ele for pedir um copo de suco por exemplo, ele irá para as casas 3 e 5, que é onde ele tem amigos!) Ou seja, o caminho que ele percorreu é "especifico".

Vamos supor que esse nosso eletron andou entre 600 a 700 nm. Se você olhar no espectro a cor absorvida por ele estara entre o laranja e o vermelho. Podemos relacionar com a frequencia tambem. Quanto maior a frequencia de uma onda, ela tente a ser mais azulada, enquanto frequencias menores dão na banda do vermelho (podemos usar aquela formulazinha geral para determinar uma conversão :) )

 

tumblr_n2g3igXkdl1s4uc3io1_500.gif

 

TAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

CANSEI. O QUE PRECISO SABER MESMO?

 

UAHUHAHUAHUA precisa saber que:

 

Quando algo é azul significa que ela está ABSORVENDO todas as demais ondas e está REFLETINDO a radiação de cor Azul.

 

*Algumas perguntas respondidas:

 

- Por que as arvores são verdes?

R: Porque a clorofila absorve todas as cores e reflete o verde. Esse é o tipo de resposta padrão e que para o nosso intuito é suficiente. A resposta pode ficar mais complexa. Pois podemos nos perguntar: por que ela reflete o verde e absorve o resto? A resposta vem da estrutura principal da clorofila que é um composto de Magnésio (um composto de coordenação de magnesio). E teria de explicar toda uma teoria para isso (Teoria de Orbitais moleculares para Compostos de Coordenação, ou Teoria do Campo Cristalino. Quem tiver interesse é so pesquisar ou me perguntar). UHAHUAHAHU então fiquemos com isso.

 

- Por que o céu é azul?

R: O céu é azul por um fenomeno chamado de "espalhamento". Os átomos que compõe majoritariamente o céu em camadas mais altas, são menores, favorecendo comprimentos de ondas menores. Assim, se vocês olharem o espectro, verão que isso favorece a cor azul. Na verdade, o céu seria mais roxo, porém nossos olhos não exergam muito bem o violeta (uma vez que está na fronteira do espectro). Uma pena, seria lindo :(

 

- Então por que a tarde o céu é avermelhado?

O sol se pondo atinge menos fortemente as camadas mais superiores do céu, assim, quanto mais se aproxima da superficie, comprimentos de onda maiores são majoritariamente encontrados, o que olhando no espectro, observamos que é vermelho!

 

tumblr_nkas1zmQ1x1tpdcs9o1_400.gif

 

- O que de fato é o arco-iris?

Que ele ocorre quando choveu e ainda tem sol acho que todos aqui ja sabem.

Mas ocorre que as gostas de agua fazem uma multipla reflexão das luzes do sol. Como a luz se decompoe enxergamos o arco-iris. O que muitos não sabem é: o arco-iris, em condições favoraveis, possui dois arcos ( o primeiro a 42º do solo e o segundo a 50º) e entre eles uma região mais escura, chamada de Banda de Alexander¹. E os arco-iris são redondos! (Isso pode ser observado quando se está em um avião por exemplo).

 

o-FULL-CIRCLE-RAINBOW-900.jpg?6

 

- Preto?

O preto nada mais é do que um "buraco negro". Ele é tipo p Tae sabe? Quer tudo pra ele! Ele absorve todas as cores e não devolve nenhuma! Por isso sair de dia, embaixo do sol de preto, é pedir para ficar com calor!

 


 

Ufa!

 

Chega por hoje?

UHAHUAUHAHUAHU tentei falar de uma maneira bem resumida e bem "completa".

Para quem quiser um resumo bem prático e simples, deixo aqui um video bem legalzinho

:D

 

https://www.youtube.com/watch?v=UZ5UGnU7oOI

 

Vejo vocês semana que vem \o/

 

Bibliografia:

 

1- Agenda do Instituto de Quimica - Ufrj. Ano 2015, sessão: Mês de Maio, FARIA, Roberto.

Editado por Aarchie
tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Gostei da iniciativa uhauha

 

Mas e o Branco?

 

O Branco é ao contrario do Preto. Se o Preto "quer tudo pra ele" (absorve todas as outras cores e não reflete nenhuma.), o Branco por sua vez não quer nada, ou seja, reflete todas as cores sem absorver nenhuma.

 

Se eu estiver errado, por favor, corrija-me.

 

 

Ótimo tópico *o*

/bomb

tumblr_nkas1zmQ1x1tpdcs9o1_400.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Uhh interessunte o3o

Será que isso explica o fato da cor vermelha ser rapidamente captada no cérebro?

 

Nice tópico senhor good_job_by_addmedia-d7f088r.gif

 

Obrigado :D

A resposta para isso é mais biologica do que quimica propriamente dita. Isso acontece pois nossos olhos possuem mais "receptores" de ondas de comprimento longo (vermelhas) do que de baixo comprimento. :3

 

TUTU

qui bacana muito interessante tem coisa que eu não sabia.. aliais muitas coisa que eu não sabia..

eu quero mais muito mais...

TUTU melhor professor ever parabéns viu :D

 

LEOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

:D Obrigadinho seu fofo >

 

Gostei da iniciativa uhauha

 

Mas e o Branco?

 

O Branco é ao contrario do Preto. Se o Preto "quer tudo pra ele" (absorve todas as outras cores e não reflete nenhuma.), o Branco por sua vez não quer nada, ou seja, reflete todas as cores sem absorver nenhuma.

 

Se eu estiver errado, por favor, corrija-me.

 

 

Ótimo tópico *o*

/bomb

 

É exatamente isso! O branco por ser a união de todas as cores (vide o efeito de Prisma de Newton) possui então todos os comprimentos de onda. Quando a luz chega a ele, é como se ele ja estivesse "cheio" e reflete tudo de volta, e assim temos o branco :D

 

E que bom que gostou :D

Se tiverem alguma sugestão de temas, é so me dizer :3

Semana que vem estou planejando falar um pouco sobre a Água. E acreditem, tem MUITA coisa :p

Editado por Aarchie
tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

E é por isso crianças, que as mães não deixam vocês usarem preto em um dia ensolarado.

Muito legal o tópico, e acabei assistindo um monte de vídeos que estavam relacionados ao do fim do post e agora estou me perguntando se o vermelho que eu vejo é o vermelho que os outros veem.

Faz muito tempo que já não respondo mais pelos meus atos.

Link para o comentário
Share on other sites

Sugestão: Radioatividade :B

 

Uma dúvida: Tu é professor de Física/Química? (só uma curiosidade mesmo xD)

 

/bomb

 

Radioatividade

 

UHAHUAUHAHU eu sou aluno de Química da UFRJ, ja fui monitor de quimica geral e Inorgânica xD

pretendo me formar...algum dia -Q

 

E é por isso crianças, que as mães não deixam vocês usarem preto em um dia ensolarado.

Muito legal o tópico, e acabei assistindo um monte de vídeos que estavam relacionados ao do fim do post e agora estou me perguntando se o vermelho que eu vejo é o vermelho que os outros veem.

 

UHAUHAUHAUHAUHAHU depende do daltonismo da outra pessoa -Q

menteera

teoricamente é o mesmo vermelho sim. Se os receptores da retina estiverem normais, acredito que seja sim o mesmo tom, pois o comprimento de onda para uma mesma cor é sempre o mesmo.

Digo, se tu ta olhando o semaforo vermelho e uma mesma pessoa vendo o mesmo semaforo vermelho, o comprimento de onda vai ser o mesmo, então a cor e tonalidade serão as mesmas.

Se tiver diferenca ela se dara pelos receptores individuais :B

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

UHAUHAUHAUHAUHAHU depende do daltonismo da outra pessoa -Q

menteera

teoricamente é o mesmo vermelho sim. Se os receptores da retina estiverem normais, acredito que seja sim o mesmo tom, pois o comprimento de onda para uma mesma cor é sempre o mesmo.

Digo, se tu ta olhando o semaforo vermelho e uma mesma pessoa vendo o mesmo semaforo vermelho, o comprimento de onda vai ser o mesmo, então a cor e tonalidade serão as mesmas.

Se tiver diferenca ela se dara pelos receptores individuais :B

É que, se eu olho para um morango, e vejo um vermelho (o "verdadeiro vermelho") e outra pessoa olha para o morango e vê ele de outra maneira, ele também vai chamar de vermelho, sacou?

Mas enfim, você é de Química? Cool. Na hora de decidir um técnico no 2º ano (ano passado) eu entrei em Química, pois queria seguir isso na faculdade, só que quando eu comecei a tremer (eu tenho um problema de ansiedade e as pessoas me zoam dizendo que tenho Parkinson) nas vidraças, eu percebi que aquilo não era pra mim. Agora estou no último ano do colégio sem saber pra onder ir. t-t

Faz muito tempo que já não respondo mais pelos meus atos.

Link para o comentário
Share on other sites

É que, se eu olho para um morango, e vejo um vermelho (o "verdadeiro vermelho") e outra pessoa olha para o morango e vê ele de outra maneira, ele também vai chamar de vermelho, sacou?

Mas enfim, você é de Química? Cool. Na hora de decidir um técnico no 2º ano (ano passado) eu entrei em Química, pois queria seguir isso na faculdade, só que quando eu comecei a tremer (eu tenho um problema de ansiedade e as pessoas me zoam dizendo que tenho Parkinson) nas vidraças, eu percebi que aquilo não era pra mim. Agora estou no último ano do colégio sem saber pra onder ir. t-t

 

Olha, você ta falando com uma pessoa que tem problemas GRAVES de anciedade. Inclusive irei começar tratamento em psicologo para isso. E se pa mais pra frente terei de tomar remedios.

Eu tremia muito no começo com vidracaria, e até hoje não tenho 100% de aptidão por causa disso...principalmente se for pra usar a pipeta, mas depois de pratica e de você entrar calmo no laboratorio, melhora muito :3

 

Quanto ao vermelho, tirando o fato do comprimento de onda e da retina, tem aquele famoso "não é vermelho, é rosa" ou algo do genero UHAHUAHUAHU mas ai ja chega a questão pessoal de cores xD o que tem o nome vermelho claro para um, é um tom de rosa pra outro

saca? XD

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Olha, você ta falando com uma pessoa que tem problemas GRAVES de anciedade. Inclusive irei começar tratamento em psicologo para isso. E se pa mais pra frente terei de tomar remedios.

Eu tremia muito no começo com vidracaria, e até hoje não tenho 100% de aptidão por causa disso...principalmente se for pra usar a pipeta, mas depois de pratica e de você entrar calmo no laboratorio, melhora muito :3

 

Quanto ao vermelho, tirando o fato do comprimento de onda e da retina, tem aquele famoso "não é vermelho, é rosa" ou algo do genero UHAHUAHUAHU mas ai ja chega a questão pessoal de cores xD o que tem o nome vermelho claro para um, é um tom de rosa pra outro

saca? XD

Eu também pretendo me tratar, e saquei sim. xD

Sobre a pipeta, ela é aquela pra medir pequenos volumes, certo? EU NUNCA CONSEGUIA A QUANTIDADE QUE A PROFESSORA QUERIA, e ainda por cima a pepita ficava batendo no erlenmeyer (não lembro o nome), quebrando todo o silêncio do laboratório, fazendo todos os alunos olharem pra mim.

/bomb

Faz muito tempo que já não respondo mais pelos meus atos.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu também pretendo me tratar, e saquei sim. xD

Sobre a pipeta, ela é aquela pra medir pequenos volumes, certo? EU NUNCA CONSEGUIA A QUANTIDADE QUE A PROFESSORA QUERIA, e ainda por cima a pepita ficava batendo no erlenmeyer (não lembro o nome), quebrando todo o silêncio do laboratório, fazendo todos os alunos olharem pra mim.

/bomb

 

É a propria!

HAUHAUUHAUHAHUAHUAHUA quando é pra pipetar coisas tranquilas vai de boa. Agora quando é acido nitrico concentrado, hidroxido de sodio concentrado, ai é uma beleza, eu tremo todo, so porque não podia HUAUHAUHAHUAHUAUHAHUAHUA meu jaleco tem altos rombos UHAHUAHUAHUUHAHUA

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

É a propria!

HAUHAUUHAUHAHUAHUAHUA quando é pra pipetar coisas tranquilas vai de boa. Agora quando é acido nitrico concentrado, hidroxido de sodio concentrado, ai é uma beleza, eu tremo todo, so porque não podia HUAUHAUHAHUAHUAUHAHUAHUA meu jaleco tem altos rombos UHAHUAHUAHUUHAHUA

A professora sempre contava histórias de acidentes que ela presenciou, eu ficava aterrorizado. Aliás, eu vi que eu escrevi pepita ali.

pepita-de-ouro.jpg

Faz muito tempo que já não respondo mais pelos meus atos.

Link para o comentário
Share on other sites

A professora sempre contava histórias de acidentes que ela presenciou, eu ficava aterrorizado. Aliás, eu vi que eu escrevi pepita ali.

pepita-de-ouro.jpg

 

so acho que essa sign de furuba é muito amor UHAUHAHUUAHAHUAUHA

 

se eu te contar os acidentes que acontecem mesmo, ai voce vai entrar de baixo das cobertas

 

Pretendo fazer meu TCC sobre radioatividade.

 

Marie Curie brilhava no escuro UHAUHAUAH

 

 

Tenho graves problemas com a maldita pipeta. Mas não se compara com a dificuldade de botar as luvas, NÃO TEM COMO UAHUAHUAH

 

Marie Curie é minha idola -Q

 

COLOCAR A SEGUNDA LUVA É TRISTE.

Principalmente se for aquela de banheiro -Q

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

- Preto?

O preto nada mais é do que um "buraco negro". Ele é tipo p Tae sabe? Quer tudo pra ele! Ele absorve todas as cores e não devolve nenhuma! Por isso sair de dia, embaixo do sol de preto, é pedir para ficar com calor!

 

Sculacho... :p

 

Enfim... é bem por aí esse negócio de física. Agora, quer aproveitar a oportunidade para pensar o que fizeram as pessoas acharem que aqueles dois vestidos eram da mesma cor? xD

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...