Ir para conteúdo

Sera que futuramente havera as "Quarta classes" no rag?


d3t0na1ta

Posts Recomendados

Se o jogo ainda estiver em produção daqui a alguns anos, com certeza.

 

Temos que entender que um MMORPG se vende por ter conteúdo. Um MMORPG sem atualizações e conteúdo novo morre rapidamente. É só olhar para os líderes do mercado e ver. O jeito mais fácil de criar novos conteúdos é seguindo o "character progression", ou seja, a evolução do personagem do jogador. Isso adiciona novos desafios e novas metas ao jogo, cativa o jogador e o da senso de direção. É possível adicionar conteúdo sem alterar o desenvolvimento do personagem (ex: sem aumentar o nível máximo ou adicionar novas habilidades ou classes), porém há um limite na eficácia dessa estratégia. O senso de progresso, de evolução, de "ir pra frente", de ter um objetivo e motivação para continuar jogando está ligado muito mais a progressão do personagem do que a conteúdo fora da progressão.

 

Ragnarok é um jogo fraco no quesito progressão de enredo e história, se comparado a outros jogos do mesmo gênero. Na verdade, Ragnarok tem muito potencial nessa área, mas sinto que falha na hora de entregar esse conteúdo ao jogador. A Gravity não pode depender da progressão da história para manter seus jogadores. Apesar de todo mundo gostar de novos mapas, monstros e equipamentos, o "lore" não parece ser muito atrativo. Falta muitos detalhes e explicações sobre as origens de certos lugares, mobs, MVPs, etc. A maior parte do "lore" de Ragnarok é dedução dos jogadores, pois muito pouco é revelado oficialmente dentro do jogo.

 

 

Bom, não quero fugir muito do assunto, mas quero mostrar que a Gravity não tem muita escolha se deseja continuar a desenvolver o RO (o primeiro, pelo menos). Ela pode até decidir aumentar os níveis máximos dos personagens, mas isso são só números. Chegará uma hora em que o jogo estará estagnado, e quando perceberem que o gameplay do jogo é exatamente o mesmo de 10 anos atrás, só restaram aqueles jogadores que continuam a jogar por nostalgia. Essa é a diferença entre ter 2000 jogadores online ao mesmo tempo no Valkyrie do iRO e mais de 300000 jogadores online ao mesmo tempo em títulos concorrentes.

 

 

Se a Gravity visa o lucro (quem disser que não, favor atirar-se da ponte mais próxima), tenho certeza de que novas classes virão logo logo. Só temos que esperar as atualizações das classes expandidas primeiro, já que estão praticamente esquecidas e irrelevantes.

Link para o comentário
Share on other sites

Se o jogo ainda estiver em produção daqui a alguns anos, com certeza.

 

Temos que entender que um MMORPG se vende por ter conteúdo. Um MMORPG sem atualizações e conteúdo novo morre rapidamente. É só olhar para os líderes do mercado e ver. O jeito mais fácil de criar novos conteúdos é seguindo o "character progression", ou seja, a evolução do personagem do jogador. Isso adiciona novos desafios e novas metas ao jogo, cativa o jogador e o da senso de direção. É possível adicionar conteúdo sem alterar o desenvolvimento do personagem (ex: sem aumentar o nível máximo ou adicionar novas habilidades ou classes), porém há um limite na eficácia dessa estratégia. O senso de progresso, de evolução, de "ir pra frente", de ter um objetivo e motivação para continuar jogando está ligado muito mais a progressão do personagem do que a conteúdo fora da progressão.

 

Ragnarok é um jogo fraco no quesito progressão de enredo e história, se comparado a outros jogos do mesmo gênero. Na verdade, Ragnarok tem muito potencial nessa área, mas sinto que falha na hora de entregar esse conteúdo ao jogador. A Gravity não pode depender da progressão da história para manter seus jogadores. Apesar de todo mundo gostar de novos mapas, monstros e equipamentos, o "lore" não parece ser muito atrativo. Falta muitos detalhes e explicações sobre as origens de certos lugares, mobs, MVPs, etc. A maior parte do "lore" de Ragnarok é dedução dos jogadores, pois muito pouco é revelado oficialmente dentro do jogo.

 

 

Bom, não quero fugir muito do assunto, mas quero mostrar que a Gravity não tem muita escolha se deseja continuar a desenvolver o RO (o primeiro, pelo menos). Ela pode até decidir aumentar os níveis máximos dos personagens, mas isso são só números. Chegará uma hora em que o jogo estará estagnado, e quando perceberem que o gameplay do jogo é exatamente o mesmo de 10 anos atrás, só restaram aqueles jogadores que continuam a jogar por nostalgia. Essa é a diferença entre ter 2000 jogadores online ao mesmo tempo no Valkyrie do iRO e mais de 300000 jogadores online ao mesmo tempo em títulos concorrentes.

 

 

Se a Gravity visa o lucro (quem disser que não, favor atirar-se da ponte mais próxima), tenho certeza de que novas classes virão logo logo. Só temos que esperar as atualizações das classes expandidas primeiro, já que estão praticamente esquecidas e irrelevantes.

 

 

Infelizmente é isso aí, o end game de Rag consiste-se em tirar onda no sul de Prontera ou no PvP e muito ocasionalmente matar um MVP, pq WOE já deu. Acho que eles deveriam buscar incrementar isso ai, como tentaram com a campal e tals...

Up, Up and Away!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...