Ir para conteúdo

Concurso público ou empreendedorismo?


Shidoku

Posts Recomendados

E ai povo \o\Infelizmente, não gosto de engenharia e nem de medicina(e nem teria condições de fazer), e hoje em dia o mercado de trabalho está tão ruim: exigem mais, para pagar menos.

E meu pai, que é bancário da Caixa Federal, sempre me incentivou fazer concurso público ou ser empreendedor... sempre ele diz:'' o eletrícista ganha 4mil reais por mês, como autonomo''. Então, depois de ver que a situação do mercado de trabalho para Design de Produto, está ruim... acabei cedendo...

Só gostaria de dicas do pessoal que é empreeendedor ou faz concurso público..

Já tenho 20 anos, preciso decidir logo isso.. 

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, seria clichê falar "Ah, escolhe oque você mais se identifica".  Mas minha opinião pessoalmente seria o concurso público, devido as regalias que alguns  (se não todos) oferecem. Já o empreendedorismo, ao meu ver é jogar na "sorte", pode dar certo,pode não dar mas claro, sempre deixando bem claro que pode ser uma boa, e dar certo.

Link para o comentário
Share on other sites

Uma vez eu li aqui em uma assinatura algo mais ou menos assim : Trabalhe em algo que goste e nunca tera que trabalhar (entrega um curriculo la la LUG xD) 

sobre isso e contraditorio d+, por mais dificil que seja procure fazer algo que goste funcionario publico tem suas vantagens  mas tbm tem desvantagens empreendendorismo tem seus altos e baixos , a unica coisa que vc nao pode ter medo e de se arriscar . Boa sorte

Link para o comentário
Share on other sites

 Enxergo da seguinte forma:

Se tiver sem recursos financeiros:  Arrume um emprego de meio periodo e faça concursos, estude e bote pra quebrar!

Se tiver recursos financeiros: Procure empreendedores experientes, há cursos e locais onde poderá auxilia-lo em ter seu próprio negócio.

Em ambos os casos, a dedicação será um diferencial. Algumas coisas que é bom ter em mente:

Se seu tempo de lazer é maior que seu tempo de estudo, sua chance de fracassar é grande;

Se você não resiste a uma woe, se aquela baladinha de fim de semana não pode faltar, sua chance de fracassar é maior ainda;

Você vai encontrar casos que fogem a essa regra, mas nunca se contamine com os outros, foco sempre!

 

Bjus

Link para o comentário
Share on other sites

Ser espreendedor não é muito simples, o SEBRAE tem uns cursos muito legais sobre isso, se tiver como fazer, seria ótimo. E se você for prestar o concurso pra algum emprego que queira, super aconselho também.Agora o que eu não aconselho é deixar de seguir a carreira que você quer porque "o mercado tá ruim". SEMPRE tem vaga no mercado para profissionais competentes. Se você for fazer design de produto pra se esforçar de verdade e estudar bastante, você vai se destacar e vai ter um espaço no mercado.

Link para o comentário
Share on other sites

É, tem que estudar bastante, sucesso não é pra quem curte a vida adoidado, é um mundo cruel com os jovens parceiro, é uma escolha que você faz que não tem volta...1- viva curtindo e esqueça os estudos e vire um pedreiro of love; 2- curta a juventude bastante e estude pouco só o suficiente pra ser um mais ou menos na vida; 3- renega teus anos de juventude pra se dedicar aos estudos e aproveitar seu dinheiro na maturidade. Eu fiz a minha e me arrependo bastante, esquece esse papo furado que te falam que "nunca se é velho", mentira cara, o mercado de trabalho não espera ninguém, não desperdice suas chances, estude bastante, e qualquer que seja teu objetivo, sacrifique-se pra chegar lá.P.S.>Essa é a minha visão, não vou editar minhas opiniões pra agradar ninguém.

Link para o comentário
Share on other sites

concurso público, ao meu ver, é bom (também) pra quem quer seguir a mesma área do concurso prestado, dai tu pode crescer lá dentro também! mas verifique sempre o plano de carreira.aconselho investir na sua faculdade, como o colega já disse, "o mercado sempre terá vagas para profissionais competentes".quer uma dica? se gosta do que faz, invista nisso e tente ser o melhor possível, desde a época de estágios, o retorno é garantido =)

Link para o comentário
Share on other sites

Uia, muitas respostas construtivas em tão pouco tempo =)A verdade é que nunca fui tão ambicioso: não acho que precise ganhar 10 mil reais por mês para ter uma vida decente e confortante, mas também não tem como ganhar 1.500 reais por mês, tendo curso superior..(e é isso que ando vendo)E também acho isso que devemos fazer o que gostamos, pois a gente passa uma boa parte da vida trabalhando. Não sei se conseguiria estudar para passar na Caixa ou Banco do Brasil(algo que acho que não gostaria de trabalhar) e deixar de ir nas aulas de natação e jogar rag... (como a Blackmore disse: tem que sacrificar os momentos de lazer, para conseguir sucesso nos estudos).Penso em me arriscar no curso de Design de Produto, que dura 2 anos, e conseguir um emprego de meio periodo nos fast foods da vida, para ter mais tempo para me dedicar na facul. E se nada der certo, virar empreendedor ou estudar para concurso mesmo..Gosto de Economia também, só que esse demora mais para terminar e é mais caro(tem uma federal aqui, só que é periodo integral, não tem como trabalhar). Morar em cidade de interior é *** =/Como disse, estou com 20 anos, não posso ficar parado, não posso ficar dependendo 100% do meu pai.

Link para o comentário
Share on other sites

Morar em cidade de interior é *** =/
É, você precisa pensar nisso também. Existem profissões que o mercado no interior é péssimo ou bem diferente do que você quer fazer. Eu sou do interior, também, mas não me adaptei e acabei me mudando pra SP por causa disso.

É, isso que me preocupa também. Moro em Sorocaba-SP e, mesmo a cidade sendo grandinha, acho que não tem muito mercado aqui, só em SP mesmo =/, mas não quero morar em lá... >.

Link para o comentário
Share on other sites

Olha, isso é minha opinião e experiência própria:

Meu pai tem uma empresa de pequeno porte, trabalho com ele, não tenho do reclamar da minha vida. Mas acredito que ainda dá pra melhorar.

Trabalhando com negocio proprio da familia, o retorno é bom, o único problema é que não tenho horáro certo pra sair e acabo trabalhando de Domingo à Domingo =(.Eu estou optando entrar nessa de concurso publico por que, mesmo sem terminar o superior ainda, os salários para quem tem ensino médio até onde sei, ficam na faixa de R$2000,00~R$4000,00 e cá entre nós, hoje em dia pra quem tem ensino médio é um ótimo salário, concursos mais dificeis para ensino médio podem até passar do R$5000,00.Nos concursos vc tbm teria mais tempo disponiveil, já que a jornada de trabalho é (em quase todos) 40h semanais, e sendo empreendedor pode acontecer muitas vezes de vc ficar preso com problemas na empresa...Sem contar as vantagens depois durante a aposentadoria e a estabilidade.

Estou realmente achando muito melhor o concurso público, mas tem que estudar e se dedicar se quiser passar, tem pessoas que são aprovadas depois de estudar por cerca de um semestre, outras levam cerca de um ano, concursos muito concorridos levam de 2 a 3 anos(mas dizem que aqui, na vdd em todos, o segredo é começar a se preparar antes de sair o edital).

Vou ser sincero, se parasse de trabalhar com meu pai pra arrumar emprego/estágio em alguma empresa dificilmente ou com muito custo eu consiguiria pagar a faculdade.

 

Agora, eu não sei, mas penso que se tiver uma boa Grana e puder/souber investir pode ser mehor que o concurso.

Obs. Eu também acho que a médio prazo um salário de R$4000,00 me atenderia muito bem, mas vai saber quando eu tiver casado e com filhos né....Vai que eu do a sorte de ter trigêmeos...

Bye!

[sIGPIC][/sIGPIC]

Madara Uchiha - Kagerou - Lv.140/41 @Thor / Tsukyiomi-no-Kami - Oboro - Lv 111/20 @ Thor

V> Carta Scaraba Dourado 550kk @Thor PM

 

Link para o comentário
Share on other sites

Vira gigoló ou garoto de programa. Brincadeiras a parte, minha opinião eu já emiti, só reforçando, faça oque você gosta, se for competente poderá ganhar mais doque muitos aí que tem profissões denominadas "tops".

Desculpe, eu discordo um pouco, não é sempre que é bom fazer o que vc gosta.

Faça algo que motive a trabalhar em determinada área, muitas vezes, vc pode gostar de uma coisa e não ser boa nela...E sinceramente na minha opinião vc deve trabalhar para viver, ou seja, deve fazer algo que te dê um retorno pra fazer aquilo que vc gosta, isso vai mantê-lo motivado no trabalho já que provavelmente vc vai estar satisfeito em sua vida pessoal.

Pelo menos do meu ponto de vista, Trabalhe para viver Bem! Não viva para trabalhar...

[sIGPIC][/sIGPIC]

Madara Uchiha - Kagerou - Lv.140/41 @Thor / Tsukyiomi-no-Kami - Oboro - Lv 111/20 @ Thor

V> Carta Scaraba Dourado 550kk @Thor PM

 

Link para o comentário
Share on other sites

Vira gigoló ou garoto de programa. Brincadeiras a parte, minha opinião eu já emiti, só reforçando, faça oque você gosta, se for competente poderá ganhar mais doque muitos aí que tem profissões denominadas "tops".

Desculpe, eu discordo um pouco, não é sempre que é bom fazer o que vc gosta.

Faça algo que motive a trabalhar em determinada área, muitas vezes, vc pode gostar de uma coisa e não ser boa nela...E sinceramente na minha opinião vc deve trabalhar para viver, ou seja, deve fazer algo que te dê um retorno pra fazer aquilo que vc gosta, isso vai mantê-lo motivado no trabalho já que provavelmente vc vai estar satisfeito em sua vida pessoal.

Pelo menos do meu ponto de vista, Trabalhe para viver Bem! Não viva para trabalhar...

Isso amigo, também penso nisso... Eu trabalhei por um tempo como estoquista, trabalho braçal e chato, mas os colegas eram legais e com o dinheiro comecei fazer natação e comprei um notebook ótimo, fiquei muito feliz.Você disse da empresa, eu entendo isso de ficar de segunda a segunda trabalhando... mas não me importo muito! Na verdade, eu queria abrir um restaurante ou uma confeitaria... e parece legal ser empreendedor, administrar seu negócio.Naõ quero ser rico, só quero ganhar 3 mil e pouco por mês, esse é o salário do meu pai e ele sustenta a casa(minha mãe é dona de casa), temos um certo luxo até(banda larga, tv a cabo, 3 notebooks). Para mim, é o suficiente para viver bem... Só tendo isso e poder pagar aulas de inglês e japones, está ótimo =)E acho que não seria um bom Design de Produto: não sou muito criativo... saber mexer no Autocad e outros software similares é fácil, mas ser inovador e ousado até, é difícil. E além que eu teria que morar em SP, não gosto dessa cidade..Ah é, tenho 10 mil reais na poupança, ia comprar um carro usado, mas ou guardar, quem sabe eu tome corage e vire empreendedo mesmo.Michel, foi muito difícil no começo a empresa da sua família?

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...