Ir para conteúdo

Guia - Escolhendo e conhecendo tablets


Hissis~*

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Hoje, inspirado pelo guia do usuário(a) Ametsuki do fórum do Grand Chase, estou aqui colocando alguns modelos e alguns conselhos em relação ás mesas tablets, que tanto usamos para desenho, e claro, para ajudar na escolha de quem ainda não comprou a sua.

O que são tablets?A ferramenta tecnológica, que, na minha humilde opinião, é a mais útil para um artista. A tablet é composta por duas partes básicas: a mesa, que é a parte retangular que irá receber os movimentos, e a caneta, que é o catalisador dos movimentos da mão do usuário. É basicamente um mouse, em forma de caneta, e a mesa, é o mousepad, entendeu?A mesa capta os movimentos do usário e transfere para a tela do computador.Qual a diferença, então, de um mouse convencional, para uma mesa tablet, já que, pelo visto, fazem a mesma coisa?Há uma grande diferença. A mesa quase sempre vêm acompanhada de softwares que, em conjunto com o windows (principalmente o 7), tornam a experiência muito mais proveitosa, pelo simples fato de que os "traços" captados pela mesa, são muito realistas, muito mais similares á os traços no papel do que o uso do mouse. O mouse só capta os movimentos, mas a mesa e a caneta, além de captar os movimentos, captam a pressão exercida pelo usuário durante o toque.Á esquerda, temos um traço feito usando o mouse. Note que o traço é sem forma. Á direta, o traço feito na mesa. É possível notar as nuances e o efeito realístico de que estamos lidando com tinta "real". A pressão sobre a mesa é muito bem captada.Com o auxílio de brushes (pincéis) do photoshop ou de outro programa que você use, + um tablet, seus trabalhos adquirem resultados muito próximos de algo feito no papel. Tem obras que tornam difícil a distinção entre algo feito digitalmente, do que algo feito em papel comum.Vou postar alguns exemplos de arte que eu fiz, de algumas amigas minhas, usando a mesa:

 

Note que os pincéis utilizados deram o tom de "Real", quase como algo feito em grafite. A mesa ajuda pra caramba nessa hora!

A mesa deixa então, o meu desenho mais bonito?Uma coisa que você tem que estar ciente é: jamais deixe de desenhar no papel. Pelo menos, tente evitar perder o hábito de desenhar no papel, mesmo com toda a facilidade da mesa. E não, não deixa seu desenho mais bonito, a mesa também não faz milagres. Se você não tem domínio ainda de arte no papel, a mesa não tornará as coisas mais fáceis, nem desenhará sozinha para você como muitos pensam, mas, ela pode trazer muito mais praticidade.Qual a marca mais popular?Bem, eu sou suspeito de falar, pois é a marca que eu uso, mas posso afirmar com toda certeza, a marca líder de mercado, e mesas tablets, é a WACOM. São leves, práticas, bonitas, resistentes, compactas, e o melhor de tudo: as canetas não usam bateria ou pilha. Sim, isso é um mal que simplesmente aflinge todas as marcas menores. Quase todos modelos possuem canetas que consomem pilha. A Wacom, desde seu modelo mais básico, até as mais avançadas, possui canetas confortáveis e resistentes (principalmente a ponta), que não consomem pilha. Eu digo que é resistente porque já pisei na minha, já derrubei, já emprestei pra um amigo que fez tanta pressão na ponta da caneta, que marcou minha mesa, e ela continua lá, intacta!O que geralmente vem acompanhado da mesa, nas embalagens?A minha veio com: 1 caneta, 1 mesa, 1 cabo, 1 aro para troca de ponteiros, 6 ponteiras, 2 cds.É preciso mesmo instalar os drivers que vêm no cd? Porque a mesa tá pegando sem eu ter instalado nada.Para os preguiçosos de plantão. Sim, a maioria dos Windows reconhecem a mesa sem a necessidade de instalação de drivers mas NÃO DEIXE JAMAIS DE INSTALÁ-LOS. O nível de reconhecimento de pressão e movimentos são infinitamente superiores se os drivers estiverem instalados.Pra que servem essas ponteiras?Mesmo sendo um aparelho digital, este funciona com o contato da caneta com a mesa constantemente, e isso desgasta as ponteiras, que precisam ser trocadas com uma certa periodicidade. Quando peguei no tablet, eu ainda não tinha dominado tudo muito bem, e gastei uma ponteira em menos de uma semana. Na verdade gastei o canto dela, isso deixou-a afiada, fazendo com que ela riscasse a mesa, e tornasse o movimento incômodo, por isso, fiquem atentos. Claro que hoje estou sabendo usar de uma maneiro bem mais proveitosa (uma única ponteira á mais de meses).Área de trabalhoSe você reparar na imagem dessa mesa tablet, verá que existe marcas brancas, no meio dela, formando um quadrado invisível:

Essa é a área ativa. É o espaço onde tudo é feito. Qualquer tentativa de riscar ou desenhar algo fora dessa área não dá funciona rsrsOuvi dizer que há modelos, onde a ferramenta borracha dos programas de edição, fica no topo da caneta, isso é verdade?Sim, existem modelo onde a caneta, na sua parte de cima, funciona como borracha,o que é muito legal! Se você errar, basta virar a caneta de ponta cabeça, e apagar a cag@d@ que você fez, dando ainda mais a impressão de que você está lidando com lápis,papel e borracha de verdade.O que são níveis de pressão?É o nível de sensibilidade do tablet. Quanto maior o nível, maior a sensibilidade, consequentemente, melhores resultados. Para uso doméstico (nós!), 1024 de nível está mais que o suficiente. Para uso profissional, o nível é acima de 2048.E o tamanho da mesa? Isso influencia em algo?Sim, isso influencia. Quanto menor a mesa, mais difícil será pra você desenhar detalhes ou fazer um trabalho bem feito, e ao mesmo tempo, uma mesa muito grande, pode ser muito cara, ou mais difícil de você saber lidar. O primeiro estranhamento, é na velocidade do cursor, quando você usa uma mesa. O mouse é mais rápido. A mesa lhe dá a impressão de ser mais lenta, mas é muito mais precisa. Recomendo comprar uma mesa de uma área razoável entre 140x90 cm acima.MarcasExistem algumas marcas conhecidas. Vou falar brevemente de cada:Wacom: Sem palavras, a melhor pra mim. Produtos de qualidade, que agradam desde o iniciante, até o artista profissional.Genius: A segunda mais popular. Ela é boa para quem não tem muitas condições de gastar um valor razoável numa mesa. Mas lembre-se, ás vezes o barato sai caro. Boa parte de seus modelos sofrem de algo básico e primordial: as canetas. Quebram fácil, principalmente na ponta, e os modelos mais convencionais requerem pilha. C3tech: Definitivamente não recomendo. As mesas funcionam muito bem, mas são frágeis demais. A não ser que você tenha a mão muito level, ou seja cuidadoso. Nesse caso, o produto pode durar razoavelmente bem.Eu posso afirmar concerteza que a Wacom, das marcas citadas, é a que se sobressai. É muito difícil alguém se sentir insatisfeito com um produto Wacom.Modelo popular de cada marcaWacom Bamboo Connect Ct470l:

Descrição do site:Marque. Esboce. Colabore. Coloque suas ideias em prática com a Mesa Digitalizadora Bamboo Connect. Com a Bamboo Connect, você pode se tornar um comunicador visual: esboce ideias, faça marcações e anotações manuscritas ou em documentos e, acima de tudo, comunique-se e entre em contato com outras pessoas. Basta posicionar a ponta da caneta Bamboo na mesa digitalizadora para ilustrar seus pensamentos e suas ideias em dezenas de aplicativos de software.

Muito muito muito boa! E não é tão cara assim!Os preços variam de: R$ 230 á R$ 290 reais. Sei que nem todo mundo tem condições de ter a sua, mas como lembrei ali em cima, ás vezes o barato sai caro. Modelos mais baratos, de marcas desconhecidas, podem te dar prejuízo, esteja atento quanto á isso.A Connect é leve (muito leve,você chega até a estranhar num primeiro momento), tanto ela quanto a caneta, e muito bonita, com sua parte inferior num verde clarinho, e sua luz LED azul, charmosa em cima. O porta canetas também é muito útil, e o bom é que pela praticidade, você pode carregá-la para qualquer lugar, sem contar é claro, toda a sua performance durante o uso no computador.Recomendadíssimo!Genius Easy penGenius Easypen l608

Genius Easypen i405

 

Descrição do site (Easy pen i608):A Mesa digitalizadora[/b] Mousepen I608 8X6 2540LPI C/MOUSE é uma nova ferramenta para desenhar e pintar com criatividade. Você pode aumentar a sua produtividade e diversão com o software de editoração profissional e MousePen i608, onde você pode desenhar e ilustrar sem esforço. A área de trabalho de 6” x 8” com uma caneta sem fio e mouse é ótima para os usuários do Windows e MAC escreverem, desenharem, esboçarem ou assinarem e-mails. Basta clicar a caneta ou qualquer um dos 29 atalhos programáveis para acesso imediato às funções do Office e Internet. A caneta sem fio possui dois botões e 1024 níveis de sensibilidade à pressão para espessura ao escrever e desenhar. Você pode guardar a caneta no clipe em cima à direita, facilitando o seu transporte. Além disso, o mouse sem fio, coma esfera de rolagem dá maior praticidade ao trabalhar na Mesa digitalizadora Mousepen I608 8X6 2540LPI C/MOUSE .Descrição do site (Easy pen i405x) Novo Pen Design de caneta para EasyPen i405X Área de trabalho de 4´ x 5.5” para desenhar e escrever. Sensibilidade de pressão de 1024-níveis para controle de todas as formas e espessuras. Faça anotações manuais/desenhos com eficiência em e-mails, MSN, documentos ou qualquer outro programa aplicativo. Design pen clip para facilidade de guardaMinha primeira experiência com um tablet foi com a i608, mas posso falar da i405 também, pois são bem parecidas. Elas são tão eficientes durante o uso quanto á Bamboo, e o preço é mais em conta (entre R$ 100,00 á R$ 200,00) mas sofre do mal da durabilidade. A caneta é muito fraquinha, e ainda usa pilha.Recomendo pra quem nao tem muitas opções

C3 Tech C3 tech TB 058Descrição do site:Formato ultrafino (5mm de espessura), design sóbrio e discreto, 22 macro keys customizáveis.Não tenho muito o que dizer desse tablet além de uma coisa: Funciona perfeitamente bem......durante no máximo 3 meses! Quebra muito fácil! Tenho um amigo que jah comprou uma dessas e bem.... foi decepcionante...................Modelos alternativosWacom Cintiq 24 hd Dtk 2400Provavelmente o modelo mais caro, mas claro, mais FOD# de mesas tablets lançado atualmente. Como é possível ver na imagem, a tela é acoplada á mesa, portanto, você desenha como se estivesse pintando no papel mesmo. Sem contar o tamanho da tela e resolução (1920x1200), e o suporte que muda as posições de acordo com a maneira que você desenha.Um vídeo para quem tem vontade ver como é:http://www.youtube.com/watch?v=79SdxuA1WjYJá tive o prazer de fazer uns rabiscos numa dessas, numa feira de tecnologia que houve em minha cidade, e bem, só posso dizer que a experiência é muito interessante! A princípio estranhei, mas logo fui pegando o jeito. Pena que foi tudo muito rápido, e bem, ela pelo jeito sempre será um sonho de consumo distante, pois o preço é muito salgado! (entre R$ 7,000,00 e R$ 12,000,00, o preço de um carro usado @-@)Wacom Intuos4 ptk 640Um modelo bem popular entre os profissionais da área, devido á sua grande área ativa, e os botões de atalhos que estão no lado direito. Você pode programa os botões para atalhos em específico, facilitando e muito a sua vida! Sem contar o nível de pressão que é muito alto. A menor nuance é captada na tela (é o dobro da connect, o modelo mais básico da Wacom).Custa um pouco caro, e só é mesmo recomendada para profissionais (entre R$ 1000,00 á R$ 2,000,00, o preço tem essa variação alta, devido ao tamanho da tablet, quanto maior, mais cara)Wacom Bamboo Capture Cth 470lFaz a mesma coisa da connect (a primeira que mostrei da Wacom), maaaas, tem a função interessante de touch. Você com alguns movimentos sobre ela usando a mão mesmo, dá zoom, avança, volta, puxa, arrasta,e etc. Durante o processo de edição de imagens e pintura, é uma mão na roda, pois é meio chato ficar pegando no mouse para alterar alguma coisa. Ela também é muito bonita! Essa é a que eu uso no meu trabalho =)Um vídeo mostrando o uso da mesa:http://www.youtube.com/watch?v=Zijw_qaSeXs&feature=player_embeddedO preço varia de R$ 300,00 á R$ 450,00

A mais barataPara quem não tem condições, isso pode ajudar. A tablet mais barata do mercado, é a C3 Tech TB-08F. Visualmente ela é muito bonita, mas sofre de alguns problemas graves, como a pouca durabilidade, tanto da mesa quanto da caneta, e o baixíssimo nível de pressão (na embalagem, diz que é 1024, mas disso eu duvido, e muito!). Recomendo para quem nao tem outras alternativas, mas se você puder fazer um investimento maior, faça!Custa entre R$ 90,00 á R$ 130,00Qual modelo escolher?Não tem segredo, tudo depende de algo primordial: o seu bolso. Se você está precisando logo de uma mesa, compre a que der pra você, pelo preço. Se você pode esperar ou juntar, então junte e compre uma melhor. Eu prefiro gastar muito hoje (mesmo que fique liso o resto do mês @-@) e ter algo de qualidade em mãos, do que gastar pouco, e ter dor de cabeça depois. Erick, não vende na minha cidade, o que eu faço então?Temos a internet ae para isso =D, tanto a minha primeira,quanto a minha atual tablet, foram compradas pela internet, pelo ML. Tenha cuidado na hora da compra e pesquise muuuuuuuuuuuito. Também exiga o envio da nota fiscal, para facilitar na hora de ser enviada pelos correios.

 

Um abraço, e até a próxima!

 

Créditos:Makoto Sakuragi - pelas idéias e auxílioGoogle, por me ceder as imagens @-@Ametsuki do fórum do Grand Chase, por ter a idéia de criar um guia com essa finalidade primeiro.

Link para o comentário
Share on other sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkO interessante é que o nome Bamboo deriva de um tipo de caneta antiga chinesa, era feita com a haste do Caule do Bambu e a "ponta" com um pelo ou fibra vegetal de bambu. A caneta era usada para escrever nas tiras verticais de bambu e algumas vezes usada até na madeira,como era o caso das inscrições em casas e Biombos.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu to com um Trust Slimline Widescreen pra brincar um pouco. Segue o link do tablet:

http://www.trust.com/products/product.aspx?artnr=16529.São poucos os comentários da marca, então fica meio difícil dizer se é boa ou não, mas pelo que andei mexendo, é boa, ainda não chegou a deixar na mão. Ainda to vendo um lugar bom e confiável pra pedir a Wacom Connect, alguma recomendação além do ML?

Link para o comentário
Share on other sites

@BlaschiNossa, nunca vi essa tablet x-x, parece ser legal rsOlha, eu comprei a minha pelo ML, e o vendedor é muito confiável. Na verdade nem é um vendedor, é uma loja que vende pelo mercado livre. Vale a pena comprar. Não sei de tablets em loja pois onde moro não vende. Se quiser, te mando por pm um vendedor confiável, qualificação 100% positivas. Te mando também o site da loja por onde comprei. Você pode comprar por lá também.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...