Ir para conteúdo

É possível instalar um regime totalitário?


- SkaneZerØ -

Posts Recomendados

Depois de ler/assistir 1984 e V for Vendetta no mesmo mês, comecei a me perguntar uma coisa.

Em

ambas as obras, a sociedade é comandada por um governo totalitário, que

confisca as liberdades individuais dos cidadãos em troca de uma falsa

sensação de proteção. A necessidade de um governo dessa natureza é

justificada nas duas histórias após um evento particular de

repercussões catrastóficas (guerra no primeiro e terrorismo no segundo)

que amedronta a sociedade e cria a necessidade artificial para a

instalação da ditadura.

Obviamente, mecanismos de censura e

alienação, alteração de fatos, propaganda massiva e punição rigorosa

dos revoltosos são algumas das medidas utilizadas pelos governos em

questão para manter a sociedade sob controle e estabelecer um status

quo social e político.

O resultado em ambas as obras é radicalmente diferente, são extremos do pessimismo e do otimismo.

 

Então, agora eu lhes pergunto.

-

Vocês acham que é possível criar as condições para a instalação e

manutenção de governos totalitários, aos moldes dos presentes na

literatura?

- Após estabelecido o tal governo, acham possível uma resistência unificada da humanidade contra essa hegemonia?

Citem

as condições que criariam a necessidade de um governo com essas

características e os acontecimentos específicos que serviriam como

estopim para a sociedade se organizar e lutar por sua derrubada, se

possível.

 

 

 

Sou Anarquista, sou contra o governo e regras, sou a favor da liberdade ;D

 

 

 

*É serio*

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 95
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Acho que a democracia hoje não é muito diferente de uma ditadura não. Acho que seria algo como uma ditadura mais esperta. Para um ditador tomar o poder tem que ter sempre um algum grupo pra se beneficiar disso e que vai comandar dos bastidores. Em uma democracia esses grupos ainda existem, só a figura do ditador que não. A manipulação da informação não é pela censura, mas nada garante que qualquer informação que recebemos hoje é confiavel. O próprio direito ao voto parece ser manipulação.

Citando o caso da democracia do Brasil: nós temos 5 candidatas à presidência (acho). Dois deles seriam escolhas "seguras", já que tem algum histórico. Uma outra candidata é meio "duvidosa"... Os outros são tão apagados na imprensa que não gastam mais de algum segundos falando deles. Tem uma frase meio sonora na campanha do TSE: "O presidente do Brasil é tão bom quanto o seu voto ". Não sei direito como funciona a escolha dos candidatos (é uma escolha interna do partido, acho), mas com certeza não votei para escolher nenhum deles. Além disso, as eleições mal começaram  e um candidato envolvido em um esquema de corrupção já está quase eleito no primeiro turno. A maneira que os candicatos se apresentam para a população na campanha é a pior coisa: ganha quem tiver o melhor marketeiro, e não a melhor proposta de governo. Fazer uma escolha usando a racional tendo como base as campanhas pode valer menos que uma escolha emocional. E nas outras fontes de informação "imparciais" você pode acabar sendo manipulado do mesmo jeito.

Pensando no valor do meu voto: li em algum lugar que o problema das favelas do Rio começou por que os políticos conseguiam voto fácil das pessoas que migravam pra lá. Agora eles também ganham eleitores entre os que foram prejudicados com a violência. Tem gente que vota em troca de um prato de comida. Na democracia meu voto deveria ser meu grande poder como cidadão, mas parece que vale tão pouco...

Desculpa o post longo e se eu falei alguma besteira, me perdoe.

Link para o comentário
Share on other sites

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Vamo tudo mundo fazer o que quiser na hora que quiser \o/

 

 

 

Vamooooo!!1 =D

 

Se você não sabe o que é o consseito Anarquista pesquise e não vem fala porcaria.

 

Não estraguem o tópico com flames por favor =/.

 

 

 

Pow na boa, nao fui eu quem fez flame.

 

Eu postei a verdade, sou a favor da Anarquia, mas ai veio um @#%#&*

e postou besteira, tive que ir lá reclamar da ignorancia.

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que tem seus pontos legais (legal não é necessariamente bom), convenhamos que uma ditadura é organizada pra caramba. Diminuiria crimes e blábláblá. Mas em troca nossa liberdade seria tirada =p

 

Bom, ai entra outra coisa, quem se revoltaria com isso? Sempre, em todo história as ditaduras tiveram revoluções. Acho que aqui no Brasil teve uma dos jovens sei lá(eu dormia em história do Brasil T_T). Sempre esses governos tiram os possíveis lugares "geradores de idéia", onde pode surgir um salvador com uma Revolução em mente. Talvez nem poderíamos estar postando aqui, com certeza não sobre esse assunto.

 

A ociosidade é inimiga das ditaduras, é dela que surgem as idéias. To lendo um livro muito bom, que é sobre capitalismo. Que diz que ele é quase uma ditadura... mas o general nada mais é que a televisão e o consumo. Nos deixam distraídos enquanto o governo pode "agir".

 

Daria certo se eles não deixassem brecha pros Revolucionários crescerem =p

Link para o comentário
Share on other sites

Acredito que distinção de forma de governo, ou esses conceitos estejam... Não digo obsoletos, mas precisam de adaptação e estão mais difíceis de distinguir.

Mudar o "rótulo" não traria tantas diferenças práticas acredito eu, quanto ao funcionamento de muitos governos que, atualmente possuem vários traços de totalitarismo.

 

Um exemplo é a nossa mídia, manipuladora e tendenciosa. Uma ferramenta poderosa e usada com cautela.

Sabemos muito bem que "heróis" e "vilões" são construídos pela mídia todo dia, e as pessoas assim o aceitam, cegadas. De muitas teorias de dominação, quanto mais existe a "massa", e menos o "indivíduo", mais fácil de se controlar o povo. Não é o que vemos?

O indivíduo que questiona é um problema para dominar...

 

Do tio Maquiavel, diz-se que domina-se ou pelo medo ou pela admiração. O medo existe! A mídia não constrói nossos "inimigos" para serem temidos? Quando um cai, é construída outra ameaça logo em seguida, gerando a necessidade de proteção que a estrutura governante promete fornecer.

 

Logo, alguns aspectos totalitários já estão instalados, apenas não são declarados e ficam mascarados com uma 'casca' de sensura e puritanismo (imposta predominantemente pela influencia norte-americana). Muitas das condições existem sim...

Mas a propria declaração desmontaria a estrutura existente hoje. De Maquiavel também, "a melhor forma ter o poder, é não estar no poder". Logo, acredito que planeja-se manter as coisas como estão por um bom tempo. Temos nossos vilões, nossos falsos-líderes, está tudo lá... Mas quem puxa as cordinhas continua discreto, fora do "Trono".

 

A resistência também existe, povos com fortes apegos culturais procuram se manter (Vide Europa), mas como nossos alicerces ainda são capitalistas, tudo tem um preço.

Enfim, não acho que chegariam da noite pro dia e proclamariam uma nova forma de governo. Seria desenvolvido por baixo do pano, de forma a convencer a massa que é o que ela mesmo quer.

 

(Off: Não li "o príncipe" ainda, mas tenho muito interesse. Alguém sabe se é possível encontrar em PDF '-' ?)

Link para o comentário
Share on other sites

bom, eu honestamente acho que, se não existe ainda, é porque esqueceram de nos informar... afinal, a política do medo utilizada pelo Bush, que impeliu a massa controlada (infelizmente, mais de 50% da população americana) a pedir guerra contra o terrorismo... pra mim, quando o povo é impelido (não importa de que forma seja, seja por manipulação da mídia, ou qualquer outra coisa) já é uma forma de terrorismo... e o problema maior é que ninguém se dá conta disso... muita gente engole as mentiras que a Globo conta, muita gente vai pela idéia dela, segue os moldes de padrões que ela cria... se pra vocês aquilo não é ditadura, não importa... pra mim é, e eu sei que não sou obrigado a ficar feito um retardado babando na frente da televisão

 

mas sei lá, eu ando muito paranóico, então fica complicado simplesmente abrir minha mente perturbada pra vocês [/heh]

Link para o comentário
Share on other sites

Muitos comerciantes colocam grades em suas lojas o tempo todo. Abrem mão da liberdade por mais segurança... quer dizer que depende do tipo de ambiênte que os rodeia. Sem real necessidade de se resguardar a tal segurança não ocorre de forma correta. Mas ainda sim não define um problema ao instalar um sistema deste... ele pode ser aplicado em partes...

Link para o comentário
Share on other sites

informativas, com a mídia controlada por ELE?

 

tu deve realmente achar que lá é um paraíso, coisa que não é nem de longe... ELE decide o que vai passar ou não na TV, eles lá tem uma censura também imensa, sem contar as manipulações dele...

 

e se informação é o que você quer, existe a internet pra isso... você tem acesso aos mesmos conteúdos de milhões de pessoas [/hmm]

 

agora vir falar que o imbecil do Bush é um bom presidente, sendo um corrupto filho da putä que só ganhou a eleição por ter roubado feio (afinal, ele PERDEU nas urnas e naqueles juízes lá, pois a eleição é diferente daqui) e que não sabe governar nem o pequeno estadinho do Texas e muito menos manter uma empresa sem levá-la à falência em menos de dois meses (é, você acha que sabe tudo de lá, mas quando vê não sabe de nada) é no mínimo alienação

Link para o comentário
Share on other sites

informativas, com a mídia controlada por ELE?

 

tu deve realmente achar que lá é um paraíso, coisa que não é nem de longe... ELE decide o que vai passar ou não na TV, eles lá tem uma censura também imensa, sem contar as manipulações dele...

 

e se informação é o que você quer, existe a internet pra isso... você tem acesso aos mesmos conteúdos de milhões de pessoas [/hmm]

 

agora vir falar que o imbecil do Bush é um bom presidente, sendo um corrupto filho da putä que só ganhou a eleição por ter roubado feio (afinal, ele PERDEU nas urnas e naqueles juízes lá, pois a eleição é diferente daqui) e que não sabe governar nem o pequeno estadinho do Texas e muito menos manter uma empresa sem levá-la à falência em menos de dois meses (é, você acha que sabe tudo de lá, mas quando vê não sabe de nada) é no mínimo alienação

cara, eu moro nos E.U.A...

Link para o comentário
Share on other sites

a reação do povo do Iraque responde sua pergunta por si só [/hmm]

 

ou você vai dizer que lá só tem terroristas também? afinal, no Afeganistão o número de crianças terroristas era absurdo... e lá eles não dão valor pras mulheres, mas terroristas elas podem ser, né?

 

ah, faça-me o favor, não venha apoiar as idéias de um louco perto de mim não...

Link para o comentário
Share on other sites

eu acho que lá tem um povo que precisa de um governo bom, não um ditador que tortura as pessoas se falassem mal do seu governo... Muitas daqueles pessoas sao capazes de fazer muitas coisas boas, o que falta é o governo...

 

e isso justifica um país que nada tem a ver com sua cultura, que nada tem a ver com NADA vir meter o bedelho, como se eles fosem os "Patrulheiros do Planeta"? quem cedeu a eles esse direito? não me lembro de ter assinado isso em lugar algum...

 

se um povo quer alguma coisa, ELES QUE SE ORGANIZEM... se não fica um povo fraco, sem opinião nenhuma, que vai na onda de quem gritar mais alto, e isso é liberdade? não no meu planeta... é a mesma coisa que você tirar a borboleta do casulo, tentando ajudá-la... só que ela vai morrer assim que tentar voar, suas asas estarão fracas e não vão aguentar o peso de seu frágil corpo...

 

nada, mas NADA justifica a guerra e a morte de inocentes, ainda mais quando é um governo externo ao país que vem se meter nos assuntos que NÃO LHE DIZEM RESPEITO

 

afinal, ele SÓ atacou o Iraque com a justificativa de que tinham armas nucleares e químicas lá, ou será que você esqueceu disso?

 

cara, será que tu ainda lembra o que é senso crítico?

Link para o comentário
Share on other sites

daqui a poco tu vai fala que o saddam hussei era um cara legal e que os E.U.A só invadiram o Iraque atras de petroleo?

Só um alienado não percebe isso.

Pode voltar a comer o Mc donalds. =]

nao gosto de McDonalds. Tu por acaso vai dize que o McDonalds vem no Brasil rouba nosso dinheiro?

Link para o comentário
Share on other sites

Deixando a preferência política de lado, vamos nos ater ao tópico (apesar do governo Bush ser um bom exemplo...)

Chegaram a assistir "Farenheit" ?

 

Muitos fatos são dados lá. O exército Norte-Americano, o "poderio" do Bush é formado de pessoas que simplesmente não tem opção!

É algo que nosso amigo pode exemplificar aí. Os EUA não são 100% Nova York, Los Angeles e Chigago, a maior parte são cidades pequenas, com pessoas sem opção, muitos se alistam ao exército por ser o que pode oferecer uma vida '-'

Mas enfim, é uma questão de ponto de vista, na guerra existem dois lados, e dificilmente certo e errado.

 

Eu tive um professor de geopolítica fantástico, me sinto até burro em não conseguir absorver tudo que ele passava nas aulas, mas o Governo Norte Americo (E não "Bush", ele é um excelente testa-de-ferro), está passos à frente, e não é Terrorismo a grande ameaça por eles temida. Grandes forças econômicas estão se levantando (a tal força de resistência mensionada no começo do tópico), com voz suficiente contra a tal hegemonia imposta por baixo do pano. China, União Européia, "inimigos" no palco econômico os quais não se pode declarar guerra, são mais perigosos...

Seria o novo totalitarismo, mas troca-se o medo pelo dinheiro /hmm

 

Edit: Essa coisa de Petróleo e Guerra contra o terrorismo _também_ fazem parte da propaganda que nos dão...

Link para o comentário
Share on other sites

daqui a poco tu vai fala que o saddam hussei era um cara legal e que os E.U.A só invadiram o Iraque atras de petroleo?

Só um alienado não percebe isso.

Pode voltar a comer o Mc donalds. =]

nao gosto de McDonalds. Tu por acaso vai dize que o McDonalds vem no Brasil rouba nosso dinheiro?

 

ele disse isso no post dele? não me lembro... se atenha a fatos, não comece a delirar

 

Deixando a preferência política de

lado, vamos nos ater ao tópico (apesar do governo Bush ser um bom

exemplo...)

Chegaram a assistir "Farenheit" ?

 

Muitos fatos são dados lá. O exército Norte-Americano, o "poderio" do Bush é formado de pessoas que simplesmente não tem opção!

É

algo que nosso amigo pode exemplificar aí. Os EUA não são 100% Nova

York, Los Angeles e Chigago, a maior parte são cidades pequenas, com

pessoas sem opção, muitos se alistam ao exército por ser o que pode

oferecer uma vida '-'

Mas enfim, é uma questão de ponto de vista, na guerra existem dois lados, e dificilmente certo e errado.

 

Eu

tive um professor de geopolítica fantástico, me sinto até burro em não

conseguir absorver tudo que ele passava nas aulas, mas o Governo Norte

Americo (E não "Bush", ele é um excelente testa-de-ferro), está passos

à frente, e não é Terrorismo a grande ameaça por eles temida. Grandes

forças econômicas estão se levantando (a tal força de resistência

mensionada no começo do tópico), com voz suficiente contra a tal

hegemonia imposta por baixo do pano. China, União Européia, "inimigos"

no palco econômico os quais não se pode declarar guerra, são mais

perigosos...

Seria o novo totalitarismo, mas troca-se o medo pelo dinheiro [/hmm]

 

 

 

eu assisti sim Den, mas provavelmente o no_one não assistiu, afinal ele

mora no país aonde tudo é perfeito e ele agradece ao ditador dele a

informação preciosa que ele recebe pela televisão (a mesma que

recebemos pela internet aqui lol)

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...