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GUIA DE MECÂNICO DE BRANDIR MACHADO


Lorc Orde

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GUIA DE MECÂNICO DE BRANDIR MACHADO

(Anchestus Edition)

Atualizado dia 26/10/2023

 

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INTRODUÇÃO

 

Brandir Machado é uma das habilidades mais tradicionais da construção de mecânico Lenhador, sendo utilizada há anos. No último ano recebemos alguns equipamentos que auxiliaram muito a construção e com a chegada do nível 185 (junto do nível 10 da habilidade) ela se tornou ainda mais letal.

 

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CARACTERÍSTICAS DA HABILIDADE (nível 10)

 

  • 1.300% de ataque;

  • 0.5 segundo de pós conjuração;

  • Dano físico corpo a corpo;

  • Força e Destreza entram direto na fórmula de dano da habilidade;

  • Quando utilizada com Machados, 50% de chance de autoconjurar Arremesso de Machado no nível aprendido;

  • É de alvo único;

  • Pode errar o alvo;

  • Não ignora a defesa;

  • O dano é diminuído pela defesa dos monstros.

 

A habilidade é relativamente simples de montar, porém como é de alvo único tem mais utilidade em cenários de caça a MVP’s. A beleza dessa habilidade é que ela se encaixa muito bem com a skill Fúria do Furacão, sendo perfeitamente possível ter as duas na sua construção, bastando a troca de um acessório e da arma para tirar o melhor proveito de ambas.


 

CONSTRUÇÃO DA BUILD

 

Como a skill não tem recarga ou conjuração, as únicas preocupações são com a pós conjuração, a velocidade de ataque (ASPD) e a precisão perfeita (além do bypass de defesa, como a maioria das outras habilidades). As três são relativamente fáceis de resolver, como veremos adiante.

Sobre a ASPD, com consumíveis básicos como suco celular e poção da fúria selvagem somados com a habilidade Adrenalina Pura, já fechamos com bem pouca Agilidade, não sendo, de fato, um problema.

Acerca da pós-conjuração, seguindo a “tabelinha” abaixo para skills com 0,5 segundo de pós conjuração, é necessário 72% de redução para o spamm máximo da skill. Você pode conferir a tabela abaixo para ter um direcionamento mais “certeiro” dos seus recursos para melhorias dos equipamentos. Tente sempre balancear a sua pós e velocidade de ataque, pois uma grande quantidade de redução de pós sem velocidade de ataque (ou o contrário), não te leva ao spam perfeito.

 

Redução de pós: 0% | ASPD necessária: 175.00 | Golpes por segundo: 2.00

Redução de pós: 5% | ASPD necessária: 176.25 | Golpes por segundo: 2.11

Redução de pós: 10% | ASPD necessária: 177.50 | Golpes por segundo: 2.22

Redução de pós: 15% | ASPD necessária: 178.75 | Golpes por segundo: 2.35

Redução de pós: 20% | ASPD necessária: 180.00 | Golpes por segundo: 2.50

Redução de pós: 25% | ASPD necessária: 181.25 | Golpes por segundo: 2.67

Redução de pós: 30% | ASPD necessária: 182.50 | Golpes por segundo: 2.86

Redução de pós: 35% | ASPD necessária: 183.75 | Golpes por segundo: 3.08

Redução de pós: 40% | ASPD necessária: 185.00 | Golpes por segundo: 3.33

Redução de pós: 45% | ASPD necessária: 186.25 | Golpes por segundo: 3.64

Redução de pós: 50% | ASPD necessária: 187.50 | Golpes por segundo: 4.00

Redução de pós: 55% | ASPD necessária: 188.75 | Golpes por segundo: 4.44

Redução de pós: 60% | ASPD necessária: 190.00 | Golpes por segundo: 5.00

Redução de pós: 65% | ASPD necessária: 191.25 | Golpes por segundo: 5.71

Redução de pós: 70% | ASPD necessária: 192.50 | Golpes por segundo: 6.67

Redução de pós: 72% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14 

Redução de pós: 75% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14 

Redução de pós: 80% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14

Redução de pós: 85% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14

Redução de pós: 90% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14

Redução de pós: 95% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14

Redução de pós: 100% | ASPD necessária: 193.00 | Golpes por segundo: 7.14 


Por fim, a precisão perfeita também é facilmente solucionada graças a Capa de Magma, um dos melhores equipamentos para a build, que trataremos no próximo tópico.

 

ATRIBUTOS

 

Como na maioria das builds, seus atributos vão depender dos equipamentos que vai utilizar, sendo bem pessoal. Na sugestão de builds indicarei os atributos que eu uso em cada uma delas para vocês terem uma base. Lembre-se de utilizar a ferramenta online de simulação de distribuição de atributos para não errar a sua construção de build >>> Calculadora de atributos

Especificamente para Brandir Machado, é bom lembrar que FOR e DES entram diretamente na fórmula de dano da skill. Só para você terem uma ideia, essa é a diferença que 55 pontos de FOR e de DES fazem no dano final:

XZfs5P06T7G8rei4PrvFRMK-CHix1APN7A8sL4Wi3NXHPuEFLlLzJ6fOjNziC0K1eUlhWzPbWGeNEnHKiiGVp510Z2nn12zUnsQPqcruwBQLsl2KVxlaIXkj2BYjkdseGJofcSFHB8uH5fN5SXqb9BMaMOfOP1c8ZzQIFDdUSiGjdGrXAysG4vNVRVRgHHQnybupJV6D7iXORfciAkXE3noIYTgAvNiUK0acW13x-EABnSkL5zG81aO562Qag_f2bbzhK1LhsinIeiLqPPkRGFHmUZ5ax_tkvOQ8FFmmyMyxws

EQUIPAMENTOS

 

Essa construção não possuí equipamentos obrigatórios, porém há diversos itens notáveis que eu citarei em seguida.

Apesar de muito bons, NENHUM DESSES EQUIPAMENTOS É ESSENCIAL para a build. Você pode construir seu char com outros itens, apesar de ter um rendimento inferior.

 

Equipamentos Notáveis

 

Capa de Magma [1]

Resistência a monstros Chefes +5%.

Dano físico contra oponentes de todos os Tamanhos +5%

HP e SP máx +2%.

Refino +7 ou mais: Velocidade de ataque +5%. HP e SP máx +1% adicional.

Refino +9 ou mais: HP e SP máx +2% adicional.

Ao aprender [Artilharia Arcana] nv.5: Precisão perfeita +50.

Ao aprender [Erupção de Magma] nv.5: Resistência as propriedades Fogo e Terra +50%.

A cada nível de [Arremesso de Machado]: Dano de [Fúria do Furacão] +20%. Dano de [Brandir Machado] +20%.

Tipo: Capa

DEF: 25

DEFM: 5

Peso: 30

Nível necessário: 100

Classes: Todas

Simplesmente o melhor item para essa construção, sendo desbancado TALVEZ, pelas botas camufladas. Proporciona muito dano para a habilidade, defesas elementais muito boas, velocidade de ataque para ajudar no spam, bônus interessante de HP/SP e 50 de precisão perfeita, que é um atributo mandatório para fazer o “endgame”, pois MVPs e alguns monstros possuem valores de esquiva muito elevados ou possuem “agi up”, necessitando desse bônus.

Esse é o item que facilita fechar a Precisão Perfeita necessária para caçar MVP’s.

 

Botas Camufladas

Habilita [Impacto Explosivo] nv.3.

HP e SP máx. +3%.

Refino +5 ou mais: ATQ +50. HP e SP máx. +7% adicional.

Refino +7 ou mais: ATQ +50 adicional. HP e SP máx. +10% adicional.

Ao aprender [Artilharia Arcana] nv.5:

Velocidade de ataque +10%.

A cada nível de base, HP máx. +100.

A cada nível aprendido de [Arremesso de Machado]:

Dano de [Fúria do Furacão] +30%.

Dano de [Arremesso de Machado] +20%.

A cada nível aprendido de [Erupção de Magma]:

Ignora 20% da DEF de todas as raças.

Tipo: Calçado

DEF: 12

DEFM: 10

Peso: 40

Nível necessário: 100

Classes: Todas

O melhor item da sua categoria para build. Proporciona atributos ataque, velocidade de ataque, dano da skill Arremesso de Machado (que será uma grande fonte de dano) e muito HP. Apesar de tudo isso, o que considero mais importante é a possibilidade de ignorar 100% da defesa de todos os alvos (tanto monstros normais quanto chefes), o que facilita muito nossa vida.

Vale ressaltar que ela possui uma versão com slot, que pode ser obtida usando desentupidor, elevando ainda mais a utilidade do item.

 

Luvas Militares [1]

VIT +7.

Dano físico contra todos os Tamanhos +10%.

A cada 2 níveis de base:

Dano de [Fúria do Furacão] [Brandir Machado] e [Arremesso de Machado] +1%.

Ao aprender [Artilharia Caçadora] nv.5:

Dano físico contra oponentes de todas as propriedades +10%.

Ao aprender [Arremesso de Machado] nv.5:

Velocidade de ataque +10%.

Ao derrotar monstros com ataques físicos, regenera 100 de HP e 10 de SP.

Ao aprender [Erupção de Magma] nv.5:

Pós-conjuração -30%.

Tipo: Acessório

DEF: 0 DEFM: 0

Peso: 10

Nível necessário: 100

Classes: Todas

Todas as linhas desse equipamento são incríveis para build e o único motivo para não utilizar é o alto preço que o item recebeu devido a sua procura e escassez no server. Seus pré-requisitos são todos voltados para árvore de skills de lenhador, então você consegue seus bônus muito mais cedo do que construindo a build com fragmento de chip. O melhor item de sua categoria para build.

Anoto, principalmente, a redução de 30% de pós-conjuração para cada luva, chegando a 60% só nos acessórios, faltando apenas 12% para fechar os 72% necessários para o spamm máximo da skill.

 

OBS: Não citei o hat porque considero que é um slot bem aberto para a build. Mesmo assim, vale anotar que um Memorável Talento do Piloto +12 é o que tem o melhor desempenho na questão de dano, além das demais qualidades de vida. Você pode ainda encantá-lo com a Insígnia da Resiliência para pegar uma Defesa e HP extra muito útil na build.

Apesar disso, o Capacete de Intensificação não fica muito atrás, fornecendo também um bom dano além de HP/SP e resistência a chefes, sendo uma ótima opção.


 

ARMAS:

Nos equipamentos notáveis não citei armas porque não existe nenhuma que se sobressai para essa construção. O único ponto que deve ser considerado é que Machados são a melhor opção no momento, pois 50% de chance de autoconjurar arremesso de machado é uma grande fonte de dano para a build, sendo melhor até que uma Lâmina Sagrada na questão de dano por segundo.

Sobre os machados, considero que existe um empate técnico entre dois deles. Qualquer um desses que for utilizado será uma ótima opção na build.

 

Foice de Fogo Vivo [1]

FOR+3 e INT+5

A cada nível base: dano de Mammonita +10% (irrelevante para a build)

A cada refino: HP máximo +2%, Precisão Perfeita +2 e Dano Físico +2%

Arma com refino +10 ou mais:

Tolerância a Congelamento e Incêndio 100%.

100% de chance de converter 4% do dano em HP.

Anula a penalidade de tamanho da arma.

Tipo: Machado

ATQ: 360 ATQM: 290

Peso: 400

Nível da arma: 4

Nível necessário: 130

Classes: Mercadores e evoluções 

Mesmo sem considerar o bônus de dano da Mammonita, a Foice de Fogo Vivo é uma ótima opção. No refino +12 você tem 24% de HP máximo, 24 pontos de precisão perfeita e 24% de dano físico, além de imunidade a congelamento e um sustain de respeito. Somando isso com os 360 de ataque base e o peso da arma (que entra no cálculo de dano do arremesso de machado), temos um equilíbrio entre qualidade de vida e dano na mesma arma.

Ela ainda tem um slot, podendo ser usado para colocar uma carta Cavaleiro Branco ou Andarilho Poluto, a depender do que você usa no escudo.

O único ponto que deve ser levado em consideração é que essa arma QUEBRA tanto por conta de skill dos monstros quanto pela utilização da habilidade Força Violentíssima, sendo interessante, ao menos por ora, usar ela em conjunto com sombrios indestrutíveis de arma ou proteção química total.

 

Machado Ilusional [2]

FOR, DES e SOR +2. 

No refino +9 ou mais:

Dano de Tornado de Carrinho + 115%. Dano de Fúria do Furacão e Arremesso de Machado + 140%.

Conjunto com Botas Camufladas: Resistência a Monstros Chefes + 15%.

Refino do Machado +10: Dano Físico contra Monstros Chefes + 25%.

Refino do Machado +14: Dano Físico contra Monstros Chefes + 25% adicional.

Tipo: Machado

ATQ: 180 ATQM: 0

Peso: 420

Nível da arma: 4

Nível necessário: 120

Classes: Mercadores e evoluções 

O Machado Ilusional é uma opção F2P que traz menos qualidade de vida que a Foice e tem menos ataque base, porém o dano na skill Arremesso de Machado, o conjunto com as botas camufladas e os 2 slots faz com que o DPS fique tão bom (ou as vezes até superior), isso com a arma no +10.

Entretanto, o grande diferencial dessa arma é possibilitar a construção “tank” dessa skill, chegando a 80% de resistência a monstros chefes, que será mostrada adiante.

 

SUGESTÕES DE BUILDS

 

Como eu disse antes, as construções são bem pessoais e variam de acordo com os itens que você tem acesso. Deixarei aqui 3 exemplos de AltQ e AltA com o respectivo dano.

OBS: não farei nenhuma sugestão de build para upar porque a habilidade não é das melhores para isso. A skill Arremesso de Machado empurra os alvos, e como Brandir é uma habilidade com baixo alcance pode ser bem frustrante tentar upar com ela em níveis iniciais, quando você não conseguirá matar os mobs com um ataque. Para up de lenhador, sugiro fortemente que siga as instruções do guia de Fúria de Furacão.

 

-Setup de full DANO

Essa é a construção que eu considero que forneça o melhor DPS da build “endgame”.

Topo: +12 Memorável Talento do Piloto (carta Kiel ou Kiel Selada)

Meio: Tapa-Olho Cósmico (carta Orc Herói)

Baixo: Coleira de Espinhos

Arma: +13Foice de Fogo Vivo (carta Cavaleiro Branco ou Andarilho Poluto) OU +10/+14 Machado Ilusional (carta Cavaleiro Branco e Cavaleiro do Abismo/Andarilho Poluto)

Escudo: +10 Escudo da Fênix (carta Cavaleira Khalitzburg ou Alice)

Armadura: Diversas, a depender da raça e propriedade do alvo

Capa: +9/10Capa de Magma (carta Mecânico Howard ou carta Kades)

Botas: +7 Botas Camufladas (carta Sargas)

Acessório 1: Luvas Militares (carta Scaraba Dourado)

Acessório 2: Luvas Militares (cata Scaraba Dourado)

 

Os atributos nessa build ficam da seguinte forma no nível 185:

 

-JXVzlPEhigIYtNzSk3KBEgqhmJihw4o0GgymCGQ7Z0cHsS9tyyo90xc5v272LrVT1xu4fSO0bAki2amXlcBNIyfJ-9v0MdjkLjpWJ7iQb3d_upBJAVBS6L3ee0c0Jvcv6WbWq_9PNpKymFxZ_6QbT8

 

Esse é o dano dessa build no dummy de teste neutro (ainda no nível 175)

Wg_4XswcZmnxnPVsO5ZjUE95LuAD5OcAKbCR7BiiV1Mqgjy5EHAcKtl3o3T0XCX2kWvcMeWfxvKeN9Zd8g_Bu09l10n8oTwj4-8ebpDSiO8goKrDqypFF2CuFog6jKQODR2PNxu6LVNU7xK3MY5sDS41wziJxRyp8LR3xEqDmy9uNBiTymXY5l0gRb18JfBNvdpxD4g7JkKMi_eXBt6cM0IT12VhfxVMSp6xhM6bGPKQZhJ5Ch2cmN8wWLycNM8d8eLmmRF2KsB25aLvrr-4xrnhpp9Hqm8MQoIJv4N5uZj_64

 

Seguem alguns exemplos da build em ação:

a6sZCyDqzFmqeeL0Cs4ZJerv4Y6Lc2UnsId6OsYHvhbZeg17U0xrEcVr4Aq6kyVl_ExdLNdgR9zCsjhVsX4hRZ6nWFPyLjI9h6rc9-x_IWcFkpLarbN-Uhzg_bS1uywRfwoxLOrZVBJTRTqmZM7t39Y

DsvVuGVSdISwk7ksOmsN3PXv52VPqcFDiXaQrDmDdbhBcvOih5XjQ51xPel9TdzmO3w4hQG8mGoLX0pzhTRSs4YTbqornnxBNqk9rYz1Ep5QyaSHRUO0x7Hp19WT21HzvW7aSVQLwO71fqV3p-rSUJg

 

- Setup DANO/TANK

Ainda em um cenário “endgame”, essa outra proposta visa obter um equilíbrio entre defesa e dano. Além de conseguir manter um ótimo DPS (ainda que inferior ao de cima), você terá 80% de resistência a monstros chefes, um número muito atrativo para cenários de cheffenia ou de farm no Bio5.

Topo: Capacete de Intensificação +12 (qualquer carta do seu interesse)

Meio: Tapa-Olho Cósmico (carta Orc Herói)

Baixo: Coleira de Espinhos

Arma: +10/+14 Machado Ilusional (2x carta Andarilho Poluto)

Escudo: Escudo da Fênix (carta Alice)

Armadura: Diversas, a depender da raça e propriedade do alvo

Capa: Capa de Magma (carta Mecânico Howard ou carta Kades)

Botas: Botas Camufladas (carta Sargas)

Acessório 1: Luvas Militares (carta Scaraba Dourado)

Acessório 2: Luvas Militares (cata Scaraba Dourado)

 

Segue um exemplo do potencial de tank dessa build: https://discord.com/channels/373175045213650948/435495659198611457/1165435298445008926

 

***OBS: É, teoricamente, possível atingir 100% ou mais de resistência contra chefes. No setup acima você tem 20% do hat, 40% da carta Alice, 15% do combo arma+botas e 5% da capa de magma, totalizando 80%. 

Trocando a carta Alice por uma carta Defensor Wootan você chegaria a 90% de redução. 

Para conseguir os 10% restantes, você inevitavelmente teria que abrir mão de importantes slots de dano. Há opções para três slots que fornecem, cada um, 5% de redução. O equipamento de meio Asas de Dragão, o escudo Kalasag Bayani (refinado no +15) e as armaduras [MEGA] Vestes de Cardeal, Pijaminha de Tubarão, Amadura de Escamas de Bakonawa e Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani (estas duas últimas refinadas, ao menos, no +10).

Sacrificar dois desses três slots (meio, escudo e armadura) traria uma diminuição considerável de dano, sendo opção de cada um a análise se vale a pena ou não fazer essa troca.


 

- Setup low cost

A ideia da próxima construção é conseguir fechar a pós conjuração e ter um bom DPS com itens ou farmáveis ou que vieram por venda direta na loja de rops, que os tornam mais acessíveis.

 

Topo: +12 Memorável Talento do Piloto (carta Isaac)

Meio: Fones COR (carta Isaac)

Baixo: Coleira de Espinhos

Arma: +11 Blasti OS (2x carta Andarilho Poluto/Cavaleiro do Abismo)

Escudo: ~~

Armadura: Diversas, a depender da raça e propriedade do alvo

Capa: +9Capa de Magma (carta WakWak ou qualquer outra do seu interesse)

Botas: Botas Camufladas (carta Sargas)

Acessório 1: +7 Manuscrito dos Mercadores (combo verme)

Acessório 2: Fragmento de Chip (combo verme)

 

Com esse set você alcança 76% de pós conjuração (considerando o bonus de 30% do Fragmento de Chip) e consegue um dano razoável. Apesar de não se igualar aos sets “endgame”, ele chega a cerca de metade do dano deles, o que é um bom custo benefício.

f8gY1vpOeyBAUhRxxCc27iljh5W7GOxBJkl6SFPAsLGvBbJ7fnBmjGy4KEj1LVjPCN5txW8fAQPxTjelwNA0xRrJ9yy6SuQ0cE4uMP4ut74JXlTl-Y8_nYDBc600in3w1QpPTrv6JkMaKFLSULj9LTo


 

-Meu setup (atualizado 26/10/2023)

Vou deixar o setup que eu mais uso aqui, junto com o AltA e o AltS. Vale anotar que eu utilizo o MADOGEAR no dia a dia, por isso tenho várias skills de qualidade de vida com ele, porém elas são totalmente opcionais. As únicas skills que são necessárias de obter, além do brandir e do arremesso de machado, são as de requisitos de equipamentos (especificamente botas camufladas, capa de magma e luvas militares/fragmento de chip).

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OBS: os três pontos finais de habilidade colocarei em Reforçar Estrutura e Reparar.


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Brandir Machado é uma ótima habilidade que tem muito potencial. Espero ter ajudado a sanar algumas dúvidas que os interessados na build tenham e ter dado um norte para iniciar sua aventura com o Mecânico Lenhador.

Qualquer dúvida, estou à disposição no discord, com o nick Anchestus. Sempre apareço também no discord oficial do Bro na aba de Mecânicos. Além de mim, podem tirar qualquer dúvida com nosso grande tutor, Lorc Orde, ou com qualquer um dos outros entusiastas pela build que existem por lá.

Abraços!


 

TBP3o2Q6bo4WBDGKgZoDdLp8XC6c8-9d8XxzfvERzjaNBLEOEbMDbKADKaBOeoFeFUHlPDPDgUfyS_oLMTqauWroHM-k-uD7MxQaa2cs5zcY7ZIVlBJganpmFWCm83iSdaedN6CBtuG8g2YDzqhSflU





 

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19 minutes ago, Matę™ said:

Bem, com a chegada do novo item Baixo que comba com o Machado, agora tem como encaixar melhor ele na Build FF e ser tankudão.

Total!

Tava aqui pensando quais skills de robô eu iria abrir mão pra encaixar esses 10 pontos de brandir, pq nesse momento meu alt+s ta super amarradinho. Provavelmente vou tirar reconfigurar elemento e mais 5 pontos de maestria pra manter o bate estaca, q eu acho bem útil pra lidar com reflect

Já tô aqui imaginando qto eu vou gastar no proximo evento de refino pra deixar meu machado ilusional no +14 😭😭

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