Ir para conteúdo

Possível sistema de Farm Zenny


13algoz

Posts Recomendados

Bem, trago-vos minha sugestão que já está como resposta a outro tópico, porém achei mais sensato postar como um novo tópico por ser ma sugestão nova. Então segue.

Hoje, quem entra no jogo, seja novato ou veterano que está recomeçando, se depara com 3 problemas: A dificuldade de conseguir evoluir seu personagem após determinado level, a escassa quantidade de formas de se obter zenys e o acesso a equipamentos e itens bons que está elitizado. É claro que o primeiro problema é comum em qualquer mmo ou até mesmo jogos de RPG offline, entretanto, o segundo e o terceiro problema se tornam agravantes para o primeiro devido ao fato de que muitos mapas, instâncias e eventos, que são basicamente pra evolução, tem dificuldade suficiente para exigir do jogador um conjunto de equipamentos e suprimentos que somente quem tem condições de investir dinheiro real dentro do jogo poderá contemplar.

É evidente que muito da problemática da economia, hoje, se dá por conta do uso ilegal dos robôs e da venda ilícita de zeny por dinheiro real, além disso, a alternativa que hora existia, que é a revenda de itens, está sendo boicotada aos poucos justamente para evitar tal venda ilegal. Nesse contexto, a iniciativa é, claramente, para melhorar o jogo, porém ao passo que vão se concretizando tais ações, o jogador se encontra de mãos atadas para iniciar sua aventura pois não se tem uma maneira eficaz de obter seus zenys para se aprimorar e desfrutar de mapas e instancias desafiadoras. Ademais, vale ressaltar que a grande maioria de jogadores são pré e adolescentes que não possuem renda ou condições para poder investir seu dinheiro em ROPs e conseguir seu sustento dentro do jogo.

Com base no exposto acima, trago-lhes uma proposta de intervenção que pode, tanto beneficiar quem possui capital para aplicar dentro do jogo e assim manter os ganhos da empresa, bem como para aqueles que preferem dedicar seu tempo parar obter seus ganhos in-game. Vamos a ela:

A alternativa é um sistema de missões repetíveis de coleta com recompensas em zeny ou Ovos da Fortuna(Uso como exemplo mas precisa ser intransferível) para quem entregar ao npc. Como funcionaria? Abaixo listo detalhes de como seria, com base em experiências em outros jogos, não só de mmo mas também de qualquer multiplayer.

Primeiro: O jogador inicia a missão gratuitamente para a sua primeira coleta de x quantidade de um item aleatório em um mapa aleatório ( óbvio que o item tem que condizer com os monstros do determinado mapa).

Segundo: A medida que o jogador vai entregando os itens, além de ganhar zenys, ele ganha pontos, que poderão ser trocados por um item intransferível (até mesmo armazém) que aumente a taxa de drop em x porcentagem válido apenas para missão ou, outra alternativa, seria conforme ele vai acumulando pontos, pode existir um sistema de ranking em que quanto mais pontos ele obtém, mais difíceis ficam as missões e a quantidade de zeny obtida também vai aumentando. Os itens também poderiam ser trocados por ovos da fortuna, que dá uma quantidade aleatória de zeny, então cada ranking de missão, o jogador ganha x ovos e essa quantidade aumenta conforme a dificuldade da missão.

Terceiro: O acesso às missões seria limitado a personagens evoluídos acima do 100, por ser um level facilmente alcançável sem necessidade de equipamentos muito caros e o nível de dificuldade das missões não seria baseado no level do personagem, mas sim na própria dificuldade do mostro, como assim? Exemplo: possuo um char 105 e tenho equipamentos básicos do Éden, então eu opto por monstros de dificuldade baixa até conseguir capital para comprar outros equipamentos que amplificam o meu char e aí eu posso escolher entre upar com mais facilidade ou continuar farmando zenys em missões com monstros mais difíceis que automaticamente vai exigir um level mais elevado. Mas e se por ventura eu já tenho um personagem 175 com conjuntos de equipamentos extremamente bons ? Então aí a dificuldade das missões se estabilizam em determinado level e a quantidade de zenys obtidas também, afim de se obter uma linearidade para que se possa estipular uma meta de quantos "kk's" posso farmar em determinadas horas ou dias.

Quarto: Quem deseja investir dinheiro real em ROPs para se obter zenys, poderia então comprar um item intransferível que facilitaria o drop de determinado item da missão, ou conceder um aumento nos pontos pra subir de ranking mais rapidamente, ou amento na quantidade de zenys ao fim da missão ou ainda obter mais quantidades de Ovos da Fortuna ao entregar a missão, caso a recompensa não seja em zenys.

Quinto: Criar um sistema de autenticação no npc de entrega da missão para evitar a robotização. Por exemplo, ao entregar os itens coletados, o npc exige um código aleatório para que o jogador confirme sua presença ali. "Ah mas os robôs conseguem digitar o código", sim e não, os robôs só digitam o que está programado como senha pin e kafra, se o npc abrir uma janela com um código aleatório, o robô não teria como saber o que digitar por se tratar de um comando no script do npc que gera um código aleatório.

Muito bem, em suma, seria essa a ideia e abaixo também vou deixar algumas perguntas e respostas que eu formulei com base nos possíveis problemas do sistema.

1 - Por se tratar de coleta de itens, os robôs não poderiam ser ativados previamente para obter esses itens?

R: Não, se o sistema for montado com um banco de dados de monstros e for feito aleatoriamente, é improvável o uso de ferramentas ilegais para esse fim. Exemplo: o robô dropou um monte de Pluma pra entregar ao npc, mas ao dar início a missão, o item a ser coletado é Dente de Ogro. 

2 - Alguém pode aceitar a missão e programar o robô para realizar a coleta?

R: Sim e possivelmente o farão, contudo, se estipular x tempo para realizar a missão e programar o npc para autenticar a coleta com o código, dificilmente o robô terá sucesso. Ah mas e se após o aceite da missão eu ligar o robô pro tempo determinado da missão pra coletar tal item e após isso desligar o robô e entregar normalmente? Aí o desenvolvedor poderia criar um sistema de autenticação semelhante ao de entrega, só que durante a coleta, o que obrigaria o jogador estar presente.

3 - Ok, o problema dos robôs está supostamente resolvido, mas e os vendedores ilegais? Não teria cada vez mais pessoas vendendo por ter mais "kk" no jogo?

R: Dificilmente esse problema irá se encerrar, mas por que eu compraria ilegalmente, se eu posso obter a mesma quantidade dedicando meu tempo ao farm ou comprando legalmente Rops pra facilitar meu Farm? Aí consequentemente a venda ilegal perderia espaço porque "qualquer um" faria dinheiro dentro do jogo.

4 - Sou uma pessoa que não possuo tanto tempo pra jogar, prefiro investir dinheiro real em ROPs, como eu faço?

R: Conforme explicado acima, com esse sistema poderia ser criado um item intransitável para que dê um "boost" em seus ganhos dentro do jogo, então se por exemplo um player sem investir consegue fazer x em 12hr, quem tiver esse item, poderá fazer em 6hr. Ressalto que o item deve ser vendido apenas por ROPs e ele deve permanecer no inventário durante a missão ou ser consumido ao término da missão.

5 - E essa caça em mapas aleatórios ou especiais, não favoreceria algumas classes que matam em "mob"?

R: Sim e não, no caso de serem monstros aleatórios em mapas aleatórios, não são todos que são extremamente "mobados" pra favorecer um sicário, mecânico ou Rk(sopro), em alguns casos sim, mas aí também serve de estimulo para o jogador criar uma determinada classe apenas para esse fim.

6 - E o sistema de captcha é realmente seguro ?

R: Infelizmente nenhum sistema atual que contenha códigos programáveis no Ragnarok é 100% seguro, entretanto o que poderia ser feito é uma forma diferente de captcha. Como assim? Conforme visto em alguns npcs que abre uma janela apenas com uma imagem de "Mangá" (Instância Palácio das Mágoas), o npc do sistema poderia ser programado para abrir imagens, pré criadas apenas para este fim, com números ordenados aleatoriamente. É eficaz? R: Em teoria sim, porque não tem como o robô fazer um "scan" da tela e adivinhar qual imagem está lá com o código. O que ainda poderia "burlar", seria programar o robô pra testar inúmeras combinações para tentar adivinhar o código, mas até ele conseguir já teria passado o tempo da autenticação. Também seria possível fazer esse sistema em formato de instância que também dificultaria o acesso de robôs. Eu nunca vi o uso dos mesmos para realizar instâncias, se existe eu não sei.

Em resumo pessoal, o sistema de ganhos seria da seguinte forma:

O jogador aceita a missão, coleta os itens aleatórios em um mapa aleatório ou em um mapa especial desenvolvido apenas para esse fim (que seria interessante por ser mais desafiador por, teoricamente, ter mais gente no mapa), ao entregar o item no tempo estipulado, receberá maior ou menor quantidade de zenys ou Ovos da Fortuna (bom pela aleatoriedade, estimulando mais o anseio para fazer mais missões) de acordo com a dificuldade da missão e também uma x quantidade de pontos para evoluir no ranking e poder aceitar missões mais difíceis, seja pela dificuldade do mostro em si ou pela maior quantidade de item a ser coletado. Caso o player não queira dedicar seu tempo farmando, poderia comprar um item ROPS que se o npc reconhecer no inventário, pode aumentar a quantidade de zenys adquiridos ou Ovos e também aumentar esses pontos pra subir mais rápido no ranking. 

OBS: Eu uso Ovos da Fortuna apenas como exemplo pela funcionalidade do item, mas seria necessário criar um item semelhante que seja intransferível.

Bem pessoal, essa foi a minha ideia, pode parecer utópico, mas eu formulei isso baseado em sistemas de outros jogos e tentei adaptar para o ragnarok com base na experiência que eu tenho. Espero que tenham gostado, quaisquer dúvidas podem mandar pra mim, responder aqui e também estou aberto à sugestões, dicas e críticas sem perder o respeito. Criei essa ideia porque sou player e acho que seria de grande melhora no jogo, tanto por acabar aos poucos com certas atitudes ilegais como também servir de estímulo aos novos jogadores e veteranos que retornaram agora e não fazem a menor ideia de como aproveitar seu tempo pra Farm e se for um sistema fixo, pode gerar um anseio ao jogador para criar sua meta de ganhos diários ou semanais. Acredito que ninguém vai sair perdendo, nem quem não pode investir, nem quem pode e nem a Warpportal por se tratar de um sistema que beneficia ambas as partes. Agradeço desde já e espero que o pessoal de uma olhadinha, obrigado.

Editado por 13algoz
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

É uma ideia com boas intenções, mas tem dois problemas. Captcha não resolve, é burlável. E por ser algo permanente, também seria fácil criar um registro com todas as opções possíveis. Além de ser possível identificar pelo nome do item.

Editado por tedtbtb
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

8 minutos atrás, tedtbtb disse:

É uma ideia com boas intenções, mas tem dois problemas. Captcha não resolve, é burlável. E por ser algo permanente, também seria fácil criar um registro com todas as opções possíveis. Além de ser possível identificar pelo nome do item.

Sim, o captcha é burlável, no entanto, existem alguns mecanismos que dificulta essa "trapaça" do captcha, mas aí depende muito do desenvolvedor, eu por ser leigo no assunto conheço poucas maneiras de evitar que o captcha seja burlado, mas é possível sim criar um sistema de segurança usando captcha. Também seria possível fazer esse sistema em formato de instância que também dificultaria o acesso de robôs. Eu nunca vi o uso dos mesmos para realizar instâncias, se existe eu não sei. Mas obrigado pela informação, vou bolar um jeito de evitar o "burlamento" do captcha que seja eficaz e trazer aqui pra complementar minha ideia.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

51 minutos atrás, 13algoz disse:

Sim, o captcha é burlável, no entanto, existem alguns mecanismos que dificulta essa "trapaça" do captcha, mas aí depende muito do desenvolvedor, eu por ser leigo no assunto conheço poucas maneiras de evitar que o captcha seja burlado, mas é possível sim criar um sistema de segurança usando captcha. Também seria possível fazer esse sistema em formato de instância que também dificultaria o acesso de robôs. Eu nunca vi o uso dos mesmos para realizar instâncias, se existe eu não sei. Mas obrigado pela informação, vou bolar um jeito de evitar o "burlamento" do captcha que seja eficaz e trazer aqui pra complementar minha ideia.

Sim, existem vários tipos de captcha, hoje em dia os mais usados não usam o formato de letras e números. Ainda assim, sempre que ideias com captcha são abordadas, a resposta é de que eles não cogitam porque ainda seria burlável, apesar de uns serem mais seguros que outros. 

Instância seria ruim, porque dificultaria uma possível fiscalização. Infelizmente, é possível sim (fazerem instâncias), e é possível até mesmo formação de grupos organizados etc. para fazer instâncias consideradas "difíceis".

Mas a intenção e o objetivo da sua ideia são muito bons. Em um tópico apagado, eu sugeria algumas possíveis alternativas para o farm de zeny (que buscasse beneficiar jogadores reais apenas), dentre essas alternativas, uma delas era a de implementar quests, que seriam parecidas com a sua ideia, mas tentando resolver os problemas que citei.

 

"...Mas seria uma boa tentar pensar em quests que fossem de difícil resolução por máquinas. Eu não sei se o sistema interno do jogo possibilitaria isso/faria com que isso funcionasse, mas eu pensei em alguns exemplos. Poderiam ser quests esporádicas. Elas poderiam ter vários "caminhos". Cada vez que você a iniciasse, ela seria diferente. Seriam quests simples de falar com outro NPC e/ou coletar itens . A ideia seria que o NPC não dissesse exatamente o que fazer. Ao mesmo tempo, para impedir tentativa e erro, ao falar com o NPC errado ou ao coletar o item errado, a quest poderia ser cancelada e o jogador poderia enfrentar um delay de algumas horas para reiniciá-la. Seria fácil comparar o mapa com a versão anterior e identificar o "novo" npc, por isso, seria necessário espalhar diversos NPCs diferentes pelo mapa. Isso seria necessário, de qualquer forma, para que a quest tivesse inúmeros caminhos. A cada vez que você a iniciasse, teria que falar com um NPC diferente.

Ele poderia ser vago, como "vá até a cidade de areia e fale com o mago de camisa laranja de estampas floral e shorts vermelhos. Mas não fale com mais ninguém, esse assunto é secreto, do contrário a missão será misteriosamente cancelada" ou "vá até os arredores ao sul da cidade flutuante e traga o objeto verde que cai do monstro de olhos vermelhos. Mas não colete nenhum outro item do local, ouvi dizer que estão infectados".

A ideia seria que fosse impossível catalogar todas as trajetórias possíveis a tempo do término do período do evento (logicamente, para que não fosse possível usar a informação pra programar os robôs depois). Por isso, o evento teria que ser curto. Algo entre 1~3 dias, dependendo da quantidade de caminhos que fosse possível programar.

Jogadores (reais) iniciantes poderiam simplesmente pedir ajuda a outros jogadores ou amigos, já que as frases seriam de fácil interpretação e conclusão por humanos.

Eu tenho a dúvida se isso funcionaria apenas desabilitando navi e afins, ou se o sistema interno do jogo faria com que jogadores que não fossem reais conseguissem fazer, entretanto. Mas acho que devem existir outras formas de quests que dificultem ação de não jogadores..."

Ainda assim, como dito no final, nem mesmo tenho certeza se funcionaria. 

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

29 minutos atrás, tedtbtb disse:

Sim, existem vários tipos de captcha, hoje em dia os mais usados não usam o formato de letras e números. Ainda assim, sempre que ideias com captcha são abordadas, a resposta é de que eles não cogitam porque ainda é burlável, apesar de uns serem mais seguros que outros. 

Instância seria ruim, porque dificultaria uma possível fiscalização. Infelizmente, é possível sim (fazerem instâncias), e é possível até mesmo formação de grupos organizados etc. para fazer instâncias consideradas "difíceis".

Mas a intenção e o objetivo da sua ideia são muito bons. Em um tópico apagado, eu sugeria algumas possíveis alternativas para o farm de zeny (que buscasse beneficiar jogadores reais apenas), dentre essas alternativas, estava a de implementar quests, que seriam parecidas com a sua ideia, mas tentando resolver os problemas que citei.

 

  Ocultar conteúdo

"...Mas seria uma boa tentar pensar em quests que fossem de difícil resolução por máquinas. Eu não sei se o sistema interno do jogo possibilitaria isso/faria com que isso funcionasse, mas eu pensei em alguns exemplos. Poderiam ser quests esporádicas. Elas poderiam ter vários "caminhos". Cada vez que você a iniciasse, ela seria diferente. Seriam quests simples de falar com outro NPC e/ou coletar itens . A ideia seria que o NPC não dissesse exatamente o que fazer. Ao mesmo tempo, para impedir tentativa e erro, ao falar com o NPC errado ou ao coletar o item errado, a quest poderia ser cancelada e o jogador poderia enfrentar um delay de algumas horas para reiniciá-la. Seria fácil comparar o mapa com a versão anterior e identificar o "novo" npc, por isso, seria necessário espalhar diversos NPCs diferentes pelo mapa. Isso seria necessário, de qualquer forma, para que a quest tivesse inúmeros caminhos. A cada vez que você a iniciasse, teria que falar com um NPC diferente.

Ele poderia ser vago, como "vá até a cidade de areia e fale com o mago de camisa laranja de estampas floral e shorts vermelhos. Mas não fale com mais ninguém, esse assunto é secreto, do contrário a missão será misteriosamente cancelada" ou "vá até os arredores ao sul da cidade flutuante e traga o objeto verde que cai do monstro de olhos vermelhos. Mas não colete nenhum outro item do local, ouvi dizer que estão infectados".

A ideia seria que fosse impossível catalogar todas as trajetórias possíveis a tempo do término do período do evento (logicamente, para que não fosse possível usar a informação pra programar os robôs depois). Por isso, o evento teria que ser curto. Algo entre 1~3 dias, dependendo da quantidade de caminhos que fosse possível programar.

Jogadores (reais) iniciantes poderiam simplesmente pedir ajuda a outros jogadores ou amigos, já que as frases seriam de fácil interpretação e conclusão por humanos.

Eu tenho a dúvida se isso funcionaria apenas desabilitando navi e afins, ou se o sistema interno do jogo faria com que jogadores que não fossem reais conseguissem fazer, entretanto. Mas acho que devem existir outras formas de quests que dificultem ação de não jogadores..."

Ainda assim, como dito ao final, nem mesmo tenho certeza se funcionaria.

 

Bem, sobre a instância eu realmente não estava ciente, logo descarto a possibilidade. 

Sobre sua ideia, é semelhante ao que eu quis dizer sobre a aleatoriedade do sistema. Por exemplo, comecei a missão hoje e o npc me manda buscar o item Osso no segundo andar da caverna de Payon, amanhã a mesma missão do mesmo ranking pede pra coletar Cyfar na Vila dos Orcs e assim vai, aí no meio da missão, um npc abre uma imagem aleatória, pode ser de uma carta de um monstro, de um item ou de uma cidade aleatória e pede pra digitar o nome de tal e assim em todas as missões, essas imagens seriam aleatórias. A ideia é que somente o olho humano consiga identificar o que está naquela imagem, caso contrário o personagem retorna para a cidade inicial e a missão é perdida iniciando um "delay" até a próxima missão. Caso esse sistema ainda não seja eficaz, poderá ser feito de uma maneira em que durante a missão, surge um "Captcha" mostrando apenas uma mensagem escrita "Entregue seus itens para o npc nas coordenadas... em 5 minutos" aí poderá abrir uma imagem ou um pop-up com apenas coordenadas aleatórias de onde estará o npc. Acredito que assim também seria uma forma em que somente o jogador consiga finalizar a missão.

Gostaria que avaliasse essa ideia.

Editado por 13algoz
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

@13algoz

Como disse, a sua ideia tem um princípio bom, amigo. :) Vou citar apenas o que acho que seria burlável. Qualquer coisa permanente, pois poderia ser catalogada com o tempo. O NPC também não poderia dizer o lugar, nem o nome do item, se não seria de fácil identificação. Abrir imagens de cartas de monstros, imagens de itens, ou cidades também não seria eficaz. Seria difícil para jogadores iniciantes (até mesmo para descrevê-los a outros quando fossem pedir ajuda) e burlável por jogadores que não fossem reais (bastaria uma pesquisa automática no Google Imagens pra encontrar a resposta. Ou mesmo um "database" com as artes das cartas e itens). A mensagem escrita, infelizmente, também é burlável, seria só identificar as coordenadas (letras e números são de fácil identificação). 

Infelizmente, quests simples são um problema se a intenção é fazer com que apenas jogadores reais as completem. Mesmo no caso do meu exemplo, teria que ser algo temporário e bem pensado, se não também poderia ser burlável isso se o sistema interno do jogo já não inviabilizar tudo. Por exemplo, se fosse muito simples, como todos os NPCs usando os mesmos padrões  - "...vá até aos arredores ao sul da cidade flutuante e traga o objeto verde que cai do monstro de olhos vermelhos..." -, seria fácil fazer com que fosse identificável. Não temos muitas cidades dentro do jogo, então, aos poucos (com muitas contas tentando ao mesmo tempo) seria fácil catalogar e decifrar essa parte. Arredores, da mesma forma, seria facilmente programado pra ser entendido como tal. Depois, temos a palavra objeto e monstro, com as cores do lado, verde e vermelho. 

Teriam muitas formas diferentes de impedir isso (os NPCs deveriam usar padrões diferentes, usar padrões de mais difícil identificação - monstro peludo/monstro com penas/monstro gelatinoso, monstro com chifres, NPC com camisa vermelha de "estampa floral"- etc.), ainda assim, trabalhoso.

Então, como pode ver, se tratando de quests, é realmente bem difícil. É possível, se, novamente, o sistema do jogo não entregar o que deve ser feito, mas trabalhoso. E sempre teria que ser algo temporário. Qualquer coisa que fosse permanente seria burlável com o tempo. Pois, poderia ser catalogado ou criado um padrão.

Editado por tedtbtb
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...