Ir para conteúdo

SA Cozinheiro ainda vale a pena?


Aka-Mahou

Posts Recomendados

Tenho um Super Aprendiz cozinheiro, que ficou parado no 99/85. Ando pensando em terminar de upar ele no Leech, e Expandir...mas será que vale a pena o esforço, apenas para poder aprender Glória e ter Des e Sor lá pelos 120? Ou isso não vai ter uma boa relação custo-benefício, em termos de porcentagens, visto que Glória eu posso usar com um Dual?

Lembrando que tenho Medicinas Secretas e Medicinas Milagrosas na conta dele, que podem chegar a um total de 1238.000.000 de EXP Base (nem calculei a de Classe), o que deixaria ele lá pelo lvl 147, se calculei direito...e ainda tem as opções de Quests e Leech.

Mas levando também em conta que SA não pode aprender Culinária Avançada, não sei se vale a pena.

Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, URSAL disse:

Não vale. 

1) É raro alguém consumir comida +10 de qualquer tipo, eles não se somam às +15, e ao contrário destas saem quando o personagem morre.

2) Um Bio PP tem uma gama de utilidades vendáveis; Brancas Compactas, AD, +20 Foods, Pot ASPD, GHP, GSP e etc.

Mesmo decidindo lor um Bio PP, não recomendo upa-lo até o 175 no leech. Espera cheffenia, monta uma build AD/Protons e reseta quando chegar level máximo.

--

Ignorando a comparação utilitária, quer upar o SA pelo roleplay de dificuldade? Eu apoio 100%, talvez fosse o primeiro SA Expandido com essa "build" que atingiu o level máximo! Com certeza o Tzerero ia deixar uma lágrima de orgulho cair, seria esse sim o cúmulo da mediocridade, e não meu projeto de SA Suporte que abandonei no 137 kkkk

Obrigado pela resposta, Ursal.

 

E fiquei curioso de saber como seria esse seu SA de Suporte...porque acho que pensei em algo parecido, mas muito vagamente, depois de ver o anime de Tate no Yuusha (Shield Hero), onde o Naofumi tem umas habilidades de suporte como Escudo de Ataque Aéreo (lembra Escudo Mágico e Sagrado). Sem falar que soube que, em alguns servidores internacionais, mudaram as Habilidades de SA, e agora eles podem aprender Bloqueio e Escudo Bumerangue, entre outras. Ficou meio parecido com o Herói do Escudo, o que me animou a montar mais um SA Melee, só para deixar pronto para testar uma Build inspirada nisso, no futuro.

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...

Ah...no fim, esqueci de comentar um detalhe...não sou muito bom em matemática, mas pelas minhas contas, com Des e Sor subindo de 99 para 120, mais Gloria, minhas chances aumentariam em uns 7% (+2% de cada atributo e +3% da Skill). Confere?

 

EDIT: opa, ia esquecendo que o Nível Base também entra na conta...o que daria uns 6% extras, resultando em algo perto de 13% no 160.

 

E acho que não tem nenhuma Habilidade que ajude diretamente em cozinhar, fora Gloria...mas talvez eu pudesse investir em buffs para favorecer um leech.

 

Sobre compensar ou não compensar, tem outro fator além das comidas +10: as quests, como o Festival de Brasilis e os pedidos do Chef Nyas, que pedem pratos.

Editado por Aka-Mahou
Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
Em 12/13/2019 em 8:56 PM, Kaoz '-' disse:

Nem conhecia essa "build"

Pena que está defasada

Você não conhece? Basicamente, é uma build que aproveita os bônus e buffs de Superaprendiz para cozinhar...precisa de um SL para equipar o Hat da quest, mas depois ele tem muita vantagem, por ter +15 em todos os atributos e buffs como Bênção, Precisão e Concentração (e Glória depois de expandir).

 

Penso em deixar o meu assim, depois do reset e de chegar em 99 de Classe:

 

-Mercador

Aumentar Capacidade de Carga 5

Usar Carrinho 10

Comércio 10

 

-Arqueiro

Olhos de Águia 1

Precisão 10

Concentração 10

 

-Noviço

Curar 3

Aumentar Agilidade 8

Proteção Divina 5

Bênção 10

Revelação 1

Escudo Sagrado 1

 

-Mago

Ataque Espiritual 7

Espíritos Anciões 5

Escudo Mágico 10

 

 

Sobram 2 pontos, que provavelmente vão para Aumentar Recuperação de SP e talvez Aqua Benedicta

 

 

EDIT: fora Gloria, ainda não decidi como usar os pontos de Expandido, mas acho que vou investir em Impositio Manus e outras Skills do tipo, para poder agir como um Suporte, podendo tanto favorecer um dual para leech, quanto outro jogador que aceite dividir EXP. 

Editado por Aka-Mahou
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 months later...

UP!!!

Voltei, com algumas dúvidas. Pensei em colocar primeiro as seguintes Skills:

Santuário 7 (pré requisito)

Glória 5 (para cozinhar, obviamente)

Impositio Manus 5 (para fortalecer o lado suporte da build, e favorecer um dual ou leech)

Fé 10 (para Superaprendizes, dispensa maiores explicações)

 

Mas de resto, não sei bem o que fazer com os pontos de Expandido...penso se pegar Congelar seria útil, mas vão uns salgados 18 pontos. Não creio que “economizar” pegando Petrificar ou Rajada Congelante seria melhor, porque não são tão boas contra mobs e também custam muito. Ainda imagino se Pântano dos Mortos não ajudaria no suporte, o que no caso custaria mais 5 pontos e gastaria os 49 pontos de EX, mais um de Classe 1.

 

No mais, como ele quase não tem For nem Int, Curar 3 recupera apenas uns 400 de HP, o que me faz pensar se aumentar Santuário para 10 não seria melhor do que aumentar Curar...mas aí, não sobrariam pontos para as Habilidades acima. Será que Santuário 7 seria o bastante?

 

Por enquanto, estou usando uma Adaga das Valquírias em campo (para cozinhar, tenho um Bastão [4] com 4 cartas Drops), mas mesmo o bônus dela não compensa a falta de Int...por isso, penso que não deve valer muito a pena investir numa Maça das Valquírias com esse personagem.

Editado por Aka-Mahou
Link para o comentário
Share on other sites

Olá man, perseverança na build clássica hein!
Mesmo com a superioridade esmagadora das Classes 3 por questões de skills e pontos de atributos, dá sim pra curtir o SA Cozinheiro (agora que assisti Breaking Bad esse termo tem outro sentido pra mim..kkkk!?) .
Vamos analizar do ponto de vista prático:

37 minutos atrás, Aka-Mahou disse:

penso se pegar Congelar seria útil, mas vão uns salgados 18 pontos.

Pela falta do investimento pesado em For/Agi/Int vc vai ter muita dificuldade no up tradicional, e a melhor opção pra vc seria fazer quests ou conseguir um bom leech.
E na prática o Congelar vai ajudar tanto, que vai valer cada pontinho de job gasto.
 

 

37 minutos atrás, Aka-Mahou disse:

Curar 3 recupera apenas uns 400 de HP

Eu fico com uma Cura maior.
E deixaria o Santuário só com o lvl necessário pra Glória mesmo.
 

 

37 minutos atrás, Aka-Mahou disse:

Por enquanto, estou usando uma Adaga das Valquírias

É uma das melhores opções nessa situação.
Concordo que não vale a pena investir na Maça pra esse SA.
Tem também a Maça e a Adaga Sobrenatural, mas infelizmente iriam exigir um investimento semelhante a Maça da Valquiria pra ficarem boas..

Mas pra sua sorte esse evento de Caça que está tendo é uma ótima opção pra dar um up de leech no SA Cozinheiro!
Outra coisa, vc já tem todos os Livros de Culinária??

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Opa, valeu pelas respostas, Vlad.

 

Então, o Congelar vai ser útil...o problema é que já peguei Glória, e vai demorar para subir uns 17-18 níveis...mas vou investir nessa Skill como a próxima, e adiar Impositio Manus e Fé. (realmente, notei que faz falta quando tem às vezes UM mísero Tiyanak ou Tikbalang no caminho, e você não pode congelar ele para falar com o NPC em paz...por enquanto, estou resolvendo isso com outro personagem limpando o caminho dele até os NPCs, mas em dias de muito movimento, volta a "sujar" depressa, hehe)

 

Sobre ter um Curar mais alto...pode até ser, mas se for seguir o que imaginei, só vão sobrar 4 daqueles 5 pontos que iam para Pântano dos Mortos e os pré requisitos (porque já vai ter Santuário 7, Glória 5, Impositio Manus 5, Fé 10, Congelar 10 que tem mais 8 pontos de pré requisitos). Por isso tinha pensado que completar 10 em Santuário seria melhor, porque cura mais de uma vez e já ia estar no nível 7. Mas se você diz que Curar é melhor, acredito. Devo tirar o Impositio Manus, então?

 

Quanto aos livros, tenho todos sim.

 

Sobre os equipamentos, optei pela Adaga das Valquírias porque achei uma barata (30kk), e ela dá Atq, AtqM e mais importante, 300SP extras. Isso ajuda muito na hora de usar várias Skills em campo. Claro que a Maça é melhor, mas realmente não me pareceu que valeria investir para deixar uma no +10 só para esse personagem...talvez eu possa pegar emprestada de outro, mas não vai servir como uma luva nele, visto que vai estar cardeada para autocast, e ele não tem Agi suficiente para se aventurar como autocaster. Também tenho um Tapete Voador, porque se SA já morre fácil, imagine um que só tem Des e Sor...

 

Por fim, como eu disse lá em cima, tenho Medicinas nessa conta, mais ou menos o suficiente para 1238.000.000 de EXP Base (e devem dar uns 600kk de EXP de Classe), mas fico com a sensação de que vai ser um desperdício. Por enquanto, penso que, quando muito, eu poderia upar em Porto Malaya até aguentar, e usar apenas Medicinas o suficiente para alcançar nível 120, e também abrir Eclage. Me parece melhor que torrar todas e chegar apenas no nível 40 de Classe, mais ou menos.

 

E já gastei meu Reset anual com a Amy Nesia...então, ou espero até novembro, ou uso um Neuralizador se quiser apagar Glória e começar por Congelar...mas vamos vendo como segue o up.

Editado por Aka-Mahou
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 3/9/2020 em 11:45 PM, Vlad Dracull disse:

Pois é, mas dependendo da sua situação, dá pra upar um SA normal full atributos pra batalha, e depois que pegar o 160 usar a resetadora e formar o Cozinheiro.
Dependendo das circunstancias o resultado vem até mais rápido assim.

Hum...acho que vou ficar upando nas quests, ao menos por enquanto. Afinal, com essa exp bonificada já atingi 18 de Classe, e ainda vai ter uma semana. Se eu usar os diários de aventuras (por que não pensei nisso antes?) Ainda tem como ganhar uns níveis.

 

Mais uma vez, valeu pelas dicas.

 

EDIT: no fim das contas, valeu a pena insistir...já tinha pego 23 de classe, e agora vem EXP bonificada de novo. Acho que consigo 25 ou 26 só nas quests agora. 

 

Editado por Aka-Mahou
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...