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O bug do jogo não está no jogo


Peppa Crente

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Olá humanos e cara que dá strike por causa de itens da Gravity, vamos ensinar um pouco de "cultura" de empresa hoje?

 

 

 

 

O MAIOR BUG DO JOGO NÃO ESTÁ NO JOGO

 

 

 

 

 

É isso mesmo que você leu, você não leu errado, o maior erro no jogo está inicialmente na EXISTÊNCIA de um departamento de Qa e não de um Qc, assim como nas decisões tomadas pela equipe de produtos, para tal irei para tal irei listar o que raios um Qa e/ou Qc devem realizar, claro ... se o cara está no cargo então ele provavelmente estudou e sabe fazer análise de casos, teste de caixas, etc ... mas vamos relembrar né?

 

 

 

Histórinha para iniciar a pauta

 

Vamos supor que eu sou o dono de uma distribuidora de bebidas, no caso eu vendo refrigerantes da marca KYz, uma vez por semana a empresa que fabrica o refrigerante KYz chamada VermelhoCano me faz entregas de fardos deste refrigerante, eu realizo uma anotação do tipo "Recebi refrigerante KYz sabor menta e chocolate", sem anotar a quantidade, sem verificar se realmente recebi os KYz sabor menta e chocolate, e os coloco a venda.

 

Determinado dia um freguês fala apontando para o refrigerante KYz em sua mão:"Oi, essa garrafa de KYz morango está amassada", e eu falo "Isso não é culpa minha, eu nem vendo isso, como raios achou isso no meu estoque? Vou repassar ao VermelhoCano".

 

E ai inicia todo um problema, para tal alguém que pudesse verificar o estoque durante a entrega e garantir que tudo fosse feito de forma segura poderia evitar tal transtorno, e é sobre isso que iremos falar aqui.

 

 

 

 

O Qa da LUG é um Qc, mas o que eles fazem?

 

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Qa (Quality assurance), ou em outras palavras o cara que é responsável pelo controle da qualidade do desenvolvimento de dado produto ou serviço, este cargo ou departamento é muito confundido com um Qc (Quality control), abaixo irei explicar mais detalhadamente sobre cada um destes cargos, mas irei a grosso modo dar uma breve explicação, o Qa é o cara que irá acompanhar o desenvolvimento DURANTE O DESENVOLVIMENTO para garantir qualidade no processo criado, já o Qc é responsável pelo pós-desenvolvimento, ele quem irá realizar testes e verificar se aquele produto ou funcionalidade criada poderá ou não ser levado ao ambiente produtivo (Explicação à seguir).

 

Em Ragnarök não é muito diferente, sendo que, o Qa na verdade é de total responsabilidade da Gravity e o Qc de total responsabilidade da Level Up, sendo assim, vamos analisar a "cultura" que conhecemos e podemos opinar, no caso o suposto departamento de Qa da Level Up, o que ele faz? O que eles comem? São macacos vestidos de indianos batendo pratos numa cadeira giratória? Isso e muito mais, vocês poderão acompanhar abaixo.

 

 

 

 

O que devo saber antes de iniciar a leitura abaixo?

 

Atualmente, por segurança toda e qualquer empresa, por mais xula que seja, possui no mínimo dois ambientes, eles são, denominados por suas funções, na maioria das empresas três, sendo eles (citação de forma superficial):

  • Desenvolvimento: Local de criação de toda e qualquer funcionalidade, serviço, evento, etc.
  • Homologação: Local de testes para toda funcionalidade criada, em suma, o ambiente deverá ser uma cópia exata do ambiente de produção, será o local de ação do Qa, para realizar os testes pertinentes antes de levá-lo ao próximo ambiente.
  • Produção: O ambiente produtivo é o local aonde as funcionalidades, serviços e eventos entrarão em contato com o usuário, para que o mesmo possa utilizar conforme necessário for.

 

Para todo, hoje na Level Up temos ciência de apenas dois ambientes, uma vez que eles não "desenvolvem" nada para os jogos, apenas solicitam à desenvolvedora, são eles homologação (Sakray) e produção (Thor e Valhalla).

 

Qa vs Qc, definição: Logo de cara, já conseguimos identificar a principal diferença entre ambos tipos de atividades/cargos. O QA – Quality Assurance – Define-se como um conjunto de atividades para garantir a qualidade durante o desenvolvimento. Já, o QC – Quality Control – é um conjunto de atividades para garantir a qualidade realizando testes antes de aplicarem as informações no ambiente produtivo. Sendo assim, já podemos imaginar qual será o foco de cada atividade.

 

 

 

 

Qual a função do Qc numa distribuidora de jogos como a LUG?

Em Ragnarök não é muito diferente, ou no caso, não deveria ser, o Qc ,em outras palavras, deveria ser a "ponte" entre todos os departamentos (Hoje isto, por algum motivo fica à par de quem monitora a comunidade, tipo wtf????), sua função básica é, obter o "patch" que será aplicado ao servidor, abrir de forma minunciosa as informações, documentar o que foi alterado ou criado e realizar testes em cima destas alterações ou novas funcionalidades, para então dizer o que deverá ser levado ao ambiente produtivo e o que não deverá ser levado, mas isto deve ser feito por alguém que conheça ora de programação, ora do jogo, afinal, o Qc deverá ser apto à realizar testes, logo, deverá ter conhecimento sobre o assunto.

 

 

 

 

Como deve ser os testes de um Qc?

 

São compostos por etapas que no "mundo" de uma distribuidora de jogos ocorrerá da seguinte forma:

  1. O Qc irá se reunir com o departamento de produtos que irá listar à ele todas as funcionalidades solicitadas naquela semana.
  2. O Qc então irá ao jogo no ambiente produtivo entender como funcionam as funcionalidades afetadas pela implementação.
  3. O QC obtendo o conhecimento desta funcionalidade, acessa o ambiente de homologação para realizar outros testes de possíveis bugs existentes.
  4. Caso um erro seja detectado, a implantação do recurso solicitado é barrada, evitando assim que um erro maior seja gerado.
  5. Caso nada seja detectado, o Qc aguarda o "patch".
  6. Ao receber o "Patch" de atualização, o Qc deverá de forma minunciosa "abrir" o arquivo recebido, documentando todas as alterações que foram enviadas, quer seja as solicitadas, quer seja as não documentadas.
  7. Questionará aquilo que não foi solicitado.
  8. Irá listar de forma clara o que cada linha de código irá afetar nos ambientes.
  9. Implementará o patch então de forma segmentada, adicionando o outro recurso presente no "patch" se, e somente se, nenhum erro for detectado após aplicação.
  10. Após aplicação de todo o patch, todas as funcionalidades afetadas serão testadas novamente, por ele.
  11. O Qc se não detectar anomalia alguma, então libera o servidor de homologação para os usuários responsáveis pelos testes (Game Master).
  12. Caso nenhuma anomalia seja detectada, o Qc envia para a T.I. da Level Up um "Ok, de acordo." informando que o "patch" poderá ser aplicato no ambiente produtivo.
  13. Caso uma anomalia seja detectada, apenas a seção referente ao erro não será aplicada, neste caso uma nova cópia do ambiente produtivo é realizada para o ambiente de homologação, e agora, o "patch" modificado é aplicado.
  14. É solicitada à Gravity que desenvolva uma correção para o erro detectado e a implementação desta funcionalidade é adiada.
  15. O ambiente produtivo fica livre de novos problemas.
  16. O Qc envia então para a área de comunidades e para a T.I., à fim de documentação, uma lista (A que ele utilizou para se basear nos testes) de tudo que foi realizado.
  17. Em caso de bugs que possam ocorrer, uma lista contendo todas as informações do que fora implantado naquela atualização, assim como, testado poderá ser obtido de forma fácil e prática.

 

 

Em suma, é um serviço tranquilo de ser realizado, que não demandará mais que 20 horas semanais para realizar as etapas acima e que garantirá que nada que seja aplicado ao servidor não seja testado de forma prévia e documentado.

 

 

Então é isso amiguinhos.

Até o programa que vem, com mais um de onde vemmmmm lá lá lá lá lá

 

 

Att.

Brauna.

Editado por Peppa Crente

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