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Guia - Bioquímico Bomba Ácida


Mar. John

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Olá pessoal! Neste guia estarei ajudando os bioquímicos ou futuros bioquímicos que possuem builds voltadas para a habilidade bomba ácida ^^O guia é totalmente aberto á sugestões e críticas. Caso tenha algo legal para compartilhar e contribuir com o guia, sua contribuição será adicionada e seu nome creditado xD

Vamos ler um pouco sobre os principais atributos que estão influenciando diretamente no dano da Bomba ácida:Força (STR)-Cada 1 ponto de força aumenta 1 ponto de ataque de atributos.-Cada 5 pontos de força aumentam a defesa de atributo em 1 ponto.-Cada ponto de força aumenta sua capacidade de carga em 30 pontos.(Embora esteja um pouco implícito na descrição da habilidade, a Força está influenciando (e muito!) no resultado do dano na Bomba Ácida. Realizei alguns testes e percebi que meu dano aumentava muito quando eu aumentava mais a força do que a própria inteligência. É essencial ter uma quantidade razoável de força para tirar um bom dano na habilidade. Recomendo valores acima de 90, independente da build escolhida)Inteligência (INT)-Cada ponto de inteligência aumenta em 1% o SP máximo do personagem.-Cada ponto em inteligência aumenta em 2% a recuperação de SP por itens.-Cada 2 pontos de inteligência aumentam o ataque mágico em 3 pontos.-Cada 2 pontos de inteligência aumentam a defesa mágica de atributos em 1 ponto.-Cada ponto de inteligência reduz o tempo de conjuração na metade da quantidade que cada ponto de destreza reduz.(Atributo de extrema importância para a habilidade bomba ácida, pois influencia diretamente no ataque mágico, que entra na fórmula da skill. Recomendo valores acima de 90)Sobre a Destreza (DEX):-Cada ponto de destreza aumenta em 1 ponto sua taxa de acerto (Hit).-Cada ponto de destreza reduz o tempo de conjuração no dobro da quantidade que cada ponto de inteligência reduz.-Cada ponto de destreza aumenta a velocidade de ataque na metade da quantidade que cada ponto de agilidade aumenta.-Cada 4 pontos de destreza garantem 1 ponto de defesa física de atributos.-Cada 5 pontos de destreza aumentam o ataque mágico de atributos em 1 ponto.-Cada 10 pontos de destreza aumentam o ataque físico de atributos em 1 ponto.(O cast da bomba ácida agora é fixo, portanto a destreza não influencia em seu cast. Mas, nem por isso devemos deixar a Dex em valores baixos correto? Existem outras habilidades que dependem de Dex, como o cast de  canhão de prótons (praticamente a primeira habilidade que auxilia o up do bioquímico) e a taxa de acerto que é algo importante. A Dex também aumenta o ATAQUE, ou seja, também influencia no dano da bomba ácida (embora em menor escala que a sorte, por exemplo, se você tivesse 100 de Dex, teria 10 de ATAQ e 20 de ATAQM).Em breve vou explicar o porquê da Dex ser tão importante assim, e como ela pode lhe auxiliar ainda mais que a Sorte no quesito de aumento de dano.)Sobre a Sorte(LUK):-Cada ponto de sorte aumenta sua taxa de acerto critico em 0,3 pontos.-Cada 3 pontos de sorte aumentam em 1 seu ataque físico de atributos.-Cada 3 pontos de sorte aumentam em 1 seu ataque mágico de atributos.-Cada 3 pontos de sorte aumentam sua taxa de acerto em 1.-Cada 5 pontos de sorte aumentam seu escudo critico em 1.-Cada 7 pontos de sorte aumentam em 1 ponto sua esquiva.-Cada 10 pontos aumentam sua esquiva perfeita em 1 ponto.(Atributo coringa, que aumenta o ataque e o ataque mágico á cada três pontos. Exemplo, com 100 de sorte, você teria 33 pontos de ATAQ e ATAQM. Também lhe protege contra maldição e petrificar. Quanto á proteção, cartas que reduzem em porcentagens podem ser mais eficientes ,tenho um sicário com 90 pontos de sorte e pego maldição e sou petrificado da mesma forma, embora com uma leve diferença dos outros jogadores. É uma boa maneira de aumentar seu ATAQ, mais eficiente do que o aumento de força após os 100 pontos. Mas veja bem, Força não só aumenta o ATAQUE, como aumenta sua capacidade de carga, defesa, e lhe dá um bonus pelo ataque da arma! Pense bem sobre o que vale mais a pena.)

Aqui, retirado de um post da Safira, a fórmula da bomba ácida:Vamos analisá-la por partes.Primeiro, a parte voltada para o PvM:Skil level = Muito importante. A diferença de dano da bomba ácida de seu level 1 para seu level máximo é absurda. Maximize a skill (dããã).2*VIT = A vitalidade do alvo é muito importante também. Monstros de level baixo e de vitalidade baixa, recebem menos dano. Um exemplo é o monstro Golem de Lava. Ele tem pouco hp, é um monstro relativamente fraco, mas consigo tirar valores entre 100-120k de dano com uma bomba ácida nele!MATK = Ataque mágico, proveniente da sua inteligência, dividido por 30. Fique atento á uma coisa, veja bem no que virá a seguir.WATK = Ataque proveniente da ARMA, dividido por 30. Preste atenção : Tanto o ataque da arma, quanto o ataque mágico, são divididos por 30. Veja bem, o que é mais fácil de aumentar? ATAQM ou o ATAQ da arma?É interessante perceber isso, principalmente na hora de escolher equipes. É muito raro encontrar equipamentos que aumentem de maneira significativa o ATAQM, para bioquímicos. A espada elemental é provavelmente a melhor arma para bioquímicos que aumenta ATAQ e ATAQM, e tem 105 de ATAQ, e 95 de ATAQM, e com refino, ela recebe ainda mais ATAQ que o ATAQM. Seu ATAQ da arma quase sempre será bem maior do que seu ATAQM, e o mais interessante, é que se ambos são divididos por 30, o valor proveniente do ATAQ da arma dividido por 30 sempre será maior do que o valor proveniente da divisão do ATAQM, e mesmo que o ataque da arma não esteja mais influenciando como antes na AD, ele está tendo efeito mais significativo do que o próprio ATAQM!Quanto á fórmula da skill no modo PVP, pouco tenho a dizer:Há uma menor influência no quesito vitalidade do alvo (cerca de metade da influência), o dano é reduzido em 50%, e ainda há a redução das cartas. O dano não está nada legal. Meu amigo Warlock com 100 de VIT, estava usando lenço da compaixão, boné de gatinho +12, thara, rubor, faca de combate, Mochila +9 com Raydric, e outros acessórios que não pude ver direito, e eu tirei simplesmente 9k na AD, isso eu usando Fúria do Furacão! Não quis nem testar com um RG pra não passar vergonha, mas é preciso averiguar que eu não estava utilizando cartas ou equipes voltados para inflingir danos na raça humanóide.

Aqui a descrição traduzida do iRO, que parece ser mais confiável (vi centenas de descrições divergentes pela internet).Descrição: Consome uma garrafa de Fogo Grego e uma de Ácido para lançar o conteúdo de ambos os itens em um alvo inimigo para infligir uma quantidade de dano afetada pelo nível da habilidade, Ataque do usuário e Ataque Mágico, Ataque de sua arma, VIT do alvo, DEF, MDEF (defesa mágica em menor porção) e funciona com cartas e equip's modificadores de ambos (ataques físicos, ataques mágicos, ataques variantes, ataques neutros, modificadores de raça, modificadores de tamanho). Em PvP, A Bomba ácida pode danificar a arma do inimigo ou Armadura. Esta habilidade tem o cast fixo de um segundo seguido por um delay de 1 segundo, e consome 30 SP por cast. A chance de danificar a arma ou armadura aumenta com o nível da habilidade.Chance de Dano à Arma/Armadura por Nível[Nv 1] 1%[Nv 2] 2%[Nv 3] 3%[Nv 4] 4%[Nv 5] 5%[Nv 6] 6%[Nv 7] 7%[Nv 8] 8%[Nv 9] 9%[Nv 10] 10%A chance de quebrar a arma ou armadura é relativamente boa, mas o dano em pvp não é muito bom =/. Se algum usuário puder testar o dano e postar alguns prints, eu ficaria grato ^^

Existem uma série de builds voltadas para a bomba ácida, mas aqui vou a somente algumas.Os bônus no job 50 de Bioquímico são:STR(força)=+1INT(inteligência)=+11AGI(agilidade)=+5DEX(destreza)=+6VIT(vitalidade)=+3LUK(sorte)=+1

É quase incompreensível a classe receber +5 de Agi(inútil), e somente+1 de STR, mas vai entender a Gravity né...

Full ADA build totalmente voltada para a habilidade Bomba Ácida, maximizando-se força e inteligência:

STR: 119+1INT=120+11AGI=1+5DEX=60+6VIT=50+3LUK=1+1Uma build relativamente frágil, devido á falta de VIT e um nível baixo de Destreza. Pode dificultar um pouco o up inicial, principalmente pela falta de HP,e a defesa baixa, mas o dano da bomba ácida é bem maximizado, principalmente com equipamentos que aumentem ATAQ/ATAQM/FORÇA e INT.

Full AD segunda opção:Aqui quase todos os seus atributos são voltados para a bomba ácida, mais há uma certa ênfase na DESTREZA e SORTE.STR: 119+1INT=109+11AGI=1+5DEX=84+6VIT=49+3LUK=29+1Aqui com um valor maior de Destreza, você tem um bom cast com canhão de protóns e um aumento legal de ATAQ. Você também ganha+10 de ATAQ e ATAQM com o aumento de sorte. A sorte deve sempre estar em múltiplos de 3 e a Dex em múltiplos de 5. Preste atenção também na quantidade de hp que você terá. Você será relativamente frágil.

AD Híbrido - Modo Pvp/Tanker 1

STR: 109+1INT=109+11AGI=1+5DEX=66+6VIT=97+3LUK=29+1Aqui temos uma distribuição de atributos voltadas para o aumento significativo do HP. Com um HP maior, você terá mais facilidade em enfrentar cara á cara os MvP's, uma melhor resistência e defesa, e um combate mais equilibrado com outros jogadores no modo PVP. Perde-se pontos em DEX que seriam usados no aumento até 90 para o uso da mochila, e gasta-se pontos em vitalidade e um pouco em sorte. O cast variável é mais longo em comparação á build anterior. É uma build muito interessante pra quem não quer depender de um equipamento ^^. O dano é menor em comparação com a build Full AD, mas ainda assim é um bom dano.

AD Híbrido - Modo Pvp/Tanker 2

STR: 99+1INT=99+11AGI=1+5DEX=68+6VIT=107+3LUK=59+1

 

Aqui o aumento da Vitalidade é ainda mais evidente, perdendo-se pontos em STR e INT, maximizando-se VIT e LUK. Sorte aqui entra como o  atributo coringa, para aumentar o ATAQ/ATAQM que foram perdidos no corte dos atributos força e inteligência, e para resistência aos status petrificar e maldição, que são comuns em PVP. Build muito boa para tanto o modo PVP quanto o modo PVM.AD Híbrido - Mochileiro \o/STR: 109+1INT=109+11AGI=1+5DEX=90+6VIT=77+3LUK=24+1Essa build pode parecer um pouco estranha devido ao alto valor de Destreza. Só pense em seguir essa build e aumentar a dex até 90 se você tiver o intuito de usar o equipamento que abordaremos á seguir.

A mochila da aventura proporciona ótimos bônus, se os atributos base forem iguais ou superiores á 90.Permite o uso da habilidade 'Ganância' em Nv 01. Caso refinada em +7 e sua FOR base for igual ou maior que 90, adicionará ATQ+ 20. Caso seja refinada em +9, adicionará + 10 de ATQ.Caso refinada em +7 e sua INT base for igual ou maior que 90, adicionará ATQM+ 30. Caso seja refinada em +9, adicionará +20 de ATQM.Caso refinada em +7 e sua VIT base for igual ou maior que 90, reduzirá em 5% os danos recebidos de propriedade Neutra. Caso seja refinada em +9, adicionará +5% de redução.Caso refinada em +7 e sua AGI base for igual ou maior que 90, adicionará Vel. de ATQ +8%. Caso seja refinada em +9, adicionará +1 ponto na Vel. de ATQ.Caso refinada em +7 e sua DEX base for igual ou maior que 90, aumentará o dano dos ataques a longas distâncias em + 5%. Caso seja refinada em +9, aumentará o dano em +5%.Caso refinada em +7 e sua SOR base for igual ou maior que 90, aumentará o dano dos Ataques Críticos em + 10%. Caso seja refinada em +9, aumentará o dano em +5%.Repare na descrição, que se sua mochila for refinada em +9, você tiver 90 de Dex, você tem um aumento de 10% no dano em ataques á distância! É como uma carta esqueleto arqueiro á+ em sua espada/machado! E se você deseja aumentar o dano da bomba ácida, equipamentos que aumentam o dano á distância são FUNDAMENTAIS! Portanto, se você parar pra pensar, vale mais a pena deixar de investir pontos em sorte, e recorrer á Destreza, para conseguir chegar aos 90 de Dextreza,e receber o bônus de +10%.Com a build AD Hibrído, você consegue, juntamente da mochila:+30 de ATAQ +50 de ATAQM+10% de danos à distância.Praticamente é a melhor capa para bioquímicos com builds voltadas á bomba ácida.

A divisão de equips voltados para AD é basicamente simples:Tipo 1: Espada de 1 mão+Perícia em esgrima+EscudoTipo 2: Machado de duas mãos+Perícia em machadoSobre o tipo 1:O tipo 1 é o tipo mais comum de bioquímicos que você vai encontrar por ae, principalmente bioquímicos com builds voltadas para MvP's (o grande foco da AD) e mais fácil ainda de encontrar em bios que gostam de solar MvP's. Por precaução, equipam uma carta alice em um escudo qualquer e encaram de frente os MvP's. A carta Alice tem a incrível capacidade de reduzir em 40% o dano recebido por monstros do tipo chefe. Em compensação, você receberá 40% á mais de dano de monstros comuns, portanto, fique atento aos mobs trazidos pelo terrível chefe. Aqui entram os bios que visam um ataque mediano, e uma maior resistência.O tipo 2 é o tipo mais popular em bios que gostam do up em grupo, e principalmente de subir torre, ou que preferem builds com o aumento do dano, e não da resistência. Também entram no quesito competitividade, já que leva o mvp, aquele que tirar o maior dano, e bios do tipo 1 sofrem uma desvantagem (embora o aumento de perícia em Esgrima seja mais efetivo do que o aumento de Perícia em machado, Machados possuem um maior ataque naturalmente do que as espadas comuns do jogo, influenciando assim no dano da AD).Aqui listarei as principais armas para os dois tipos de bios:Lâmina Gemea de Naght Sieger [3] - VermelhaEssa arma já foi a top dos tops das espadas, ao lado da Terror Violeta [2], mas devido á uma demanda inacreditável de lâminas dropadas por tickets (algo sem sentido), e pela facilidade de drop (os mvps ficaram mais fáceis de enfrentar com a chegada das 3ªs classes), elas estão em uma quantidade considerável nos servidores oficiais, e num preço muito mais acessível, do que estavam 3~4 anos atrás.Eis a descrição da arma:Uma das lâminas gêmeas do Naght Sieger. Ela foi criada com um belo e misterioso metal vermelho.Sempre que causar dano físico há uma pequena chance de ignorar a DEF do alvo durante 5 segundos.Permite usar a habilidade ``Chuva de Meteoros`` em nível 3.Tipo: EspadaForça de Ataque: 160Peso: 150Propriedade: FogoNível da Arma: 4Nível necessário: 75Profissões que utilizam : Espadachim T., Mercador T., Gatuno T. e evoluçõesO uso da habilidade chuva de meteoros não é nada incrível, e boa parte do pessoal sequer usa isso. As vantages estão no ataque mediano, e no fato dela ser uma arma de nível 4, ganhando +7 de ATAQ/ATAQM á cada refino e principalmente por ter 3 slots!Aqui entraria o uso da carta esqueleto arqueiro (+10% de dano em ataques à distância). 3 cartas, um aumento de 30% de ataques à distância! O dano é muito bom! Agora veja bem, a lâmina só se torna a melhor espada de uma mão para AD, quando esta possui um refino igual ou superior á +9. Ela compete muito bem com a Espada Elemental.Mas Erick, e a lâmina azul? As únicas diferença de uma para outra, é o elemento (a vermelha é do tipo fogo, a azul é água), a habilidade oferecida (A azul oference Rajada Congelante nível 3)e o fato de que a azul tem 10 pontos a menos de ATAQ. Mas preste atenção: o dano da bomba ácida sempre será neutro. A AD não possui influenciador de elemento, portanto, uma arma do tipo fogo, não tira um dano menor de um monstro do tipo água. Claro que se você tentar usar canhão de prótons ou tentar usar um ataque físico, vai acabar dando um belo miss, mas enfim. A desvantagem da Azul é apenas o menor valor de ataque, e por causa disso, ela é desvalorizada. Aqui entram os bios com pouca disponibilidade de zenys. Se não pode pagar pela vermelha, COMPRE A AZUL! Sem medo o/Outras opçõesAqui citarei outros equipes que também podem ser usados na Bomba ácida voltadas para o tipo 1:Espada Elemental [3]A Espada Elemental foi citada por um bom tempo antes/depois balanceamento como superior a lâmina vermelha. Eu tive uma elemental por alguns meses e bem, não gostei do dano. É uma ótima espada, mas a minha (era +8) me dava uma sensação de que os outros sempre tiravam mais que eu. Até que percebi que os outros bioquímicos estavam usando a lâmina vermelha com over de +9 acima. Então, se você não pode pagar por uma lâmina vermelha +9~20, compre uma elemental com refinos entre +6~8. Ela proporciona um bônus muito bom (o ATAQ é baixo : 105, mas tem um ótimo ATAQM: 95, além de oferecer FORÇA +2, INT+4 e DES+1! e claro, ter 3 slots para você colocar a esqueleto arqueiro).Sua desvantagem consite no baixo valor de ataque(lembre-se que o ATAQ influencia mais no dano do que o ATAQM) e por ser uma arma de nível 3 (o bônus por nível de refino é menor). Mas é uma boa escolha pra quem não está com condições no momento!Sobre o tipo 2:Essa modalidade tem o foco no alto dano da bomba ácida. Os machados são as armas que possuem os mais altos valores de ataque no jogo, consequentemente, o dano da bomba ácida é bem melhor. Os melhores machados e acessíveis (não entram aqui equipamentos divinos por...bem....é óbvio né?): Fúria do Furacão e Machado Gigante.Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.Fúria do Furacão[1]Redução de 10% do dano de monstros de tamanho médio.Reduz ainda mais o dano de monstros de tamanho médio, dependendo do refinamento.VelATQ aumentada dependendo do refinamento.Ao atacar, há chance de causar dano fixo a todos os inimigos em uma área de 15x15 células, e derrubá-los 7 células para trás.Tipo de Item: MachadoForça de ataque: 332Peso: 350Nv. da Arma: 4Nível necessário: 80Profissões que utilizam : Transcendentais de Espadachim/Mercador

Provavelmente o melhor machado não-goldly do jogo. Era um machado raríssimo, drop de um MVP chaaaaaaato e com uma chance muito baixa de ser dropada, até que veio (novamente, sem sentido e de uma maneira injusta e desbalanceadora) em um ticket, e os servers ficaram apinhados de Fúrias do Furacão. Resultado é que hoje ele custa 1/4 do que custou um dia.Os bônus são ótimos. A redução de danos é muito boa, é uma arma de ótimo ataque e é de nível 4! A chance de vir golpe avassalador é um pouco baixa, só é útil para classes que se benificiam da ASPD o que não é o nosso caso. Lembre-se de uma coisa importante:Machados tiram 25% de dano á mais em monstros do tipo grande, e boa parte (quase todos) MVPS do jogo são do tamanho grande. Aqui machados, principalmente a Fúria, levam vantagem.A diferença de dano entre uma Lâmina gêmea e uma Fúria do Furacão beira aos 30% de dano em favor da Fúria.Machado Gigante [1]

O poder de ataque de Choque do Carrinho aumenta em 15%. Se a FOR for maior que 95, Precisão +10 e VelATQ +3%.Tipo: Machado de Duas Mãos Ataque: 330Peso: 400 Nível da arma: 3Nível necessário: 50Classes que utilizam: Transcendentais de Espadachim/Mercador

Mais barato que a Lâmina e a Fúria e uma boa arma para bomba ácida. Boa pelo alto ataque apenas. O bônus concedido não é interessante para nossa classe (precisão não faz diferença, pois bomba ácida é uma skill never miss) e não temos choque do carrinho ;)Mas Erick, a única diferença entre a Fúria e o Gigante é o fato dos bônus do gigante serem ruins para nossa classe e ele ter 2 pontos á menos de ataque? Só isso?Nops! A principal diferença está no nível da arma! A Fúria do Furacão é uma arma de nível 4 enquanto o Machado Gigante é nivel 3! Á cara refino a Fúria ganha +7 de ATAQ, enquanto o Gigante ganha apenas +5. De toda forma, se você pode pagar por um gigante, junte um pouco mais e pague por uma lâmina com um bom refino. Se você não gosta de espadas e prefere machados, fique com o gigante até conseguir zeny suficiente para uma Fúria.

Questão polêmica e de difícil decisão. Aconselho as seguintes situações:

Se for upar solo, tentando tancar MVPS, solando os MVP's mais fracos (nossa classe é muito frágil), aconselho a lâmina ou espada elemental + escudo com a carta alice (reduz em 40% o dano recebido por monstros do tipo chefe, mas aumenta em 40% o dano causado no usário por monstros de outros tipos). A skill perícia em esgrima é de vital importância aqui.Se for subir torre, ou enfrentar o MVP com uma PT, use Fúria do Furacão ou Gigante pois aqui entra a competitividade. Leva o MVP o bio que tirar o maior dano, e a Fúria se sai muito melhor no quesito dano do que a lâmina. 

É bom ter as duas armas. Mais detalhes, veja esse tópico.

Cabeça topo:Boné de Gatinho [1]ATQ + 5%.Se refinado acima de +5, adiciona 1% de bônus no ataque físico contra monstros do tipo Humanóide e reduz em 1% o dano recebido de monstros do tipo Humanóide.Este bônus funcionará até +20 de refinamentoEsse é atualmente o hat que estou usando. O bônus de +5% de ATAQ é ótimo, e melhor ainda: Aumenta o ataque e defesa contra a raça humanóide em 1% á cada nível de refino. Em conjunto com a carta Seyren Windsor (força-6, adiciona força de acordo com o nível de refino do equipamento) com refinamentos altos, se torna o melhor chapéu para qualquer build de bioquímicos, por proporcionar ataque extra e defesa contra raça humanóide (existem mvps que são da raça humanóide como Amon-Rá, Orc Herói, Senhor dos Orcs, Faraó,Lady Branca,Samurai Encarnado, Enigem Cenia e todos do biolab). É o combo perfeito com a carta Seyren que proporcionaria força de acordo com o refino. Num equipamento +20 (tá, eu sei que é lenda, mas não custa sonhar), você teria: +5% de ATAQ contra todas as raças, +15% de ataque contra raça humanóide e 15% de defesa contra raça humanóide, e +14 de força. Recomendo o uso desse hat com refinamentos SUPERIORES ou IGUAIS á +9. Menos que isso recomendo o hat abaixo.Touca de Pijama [1]Proporciona ATAQ/ATAQM +5%. Ela existe na versão azul e rosa, a cor não importa, os bônus são iguais. Se você tiver com poucos zenys, ou não se importar com os bônus contra a raça humanóide do boné de gatinho, aqui entrar o melhor hat para bomba ácida. Não me importo muito pelo bônus de ataque mágico, visto que o valor de ataque mágico sempre oferecerá menor influência no dano da AD se comparado com o aumento do ATAQUE, mas qualquer aumento de qualquer coisa é bem vindo. Ele tem slot, portanto, caso não queira refinar o hat em questão, coloque uma Vamberk (melhor que uma Isilla). Caso tenha intuito de refinar acima de +9 coloque Seyren Windsor.Benção de Asgard [1] / Tiara de Pluma [1]  Ambos hats oferecem os mesmos atributos, a diferença se encontra no peso (a Tiara é mais pesada):Todos os atributos +2. Aumenta em 5% a resistência contra todas as propriedades.Recupera 2% de HP a cada 10 segundos e 1% de SP a cada 10 segundos.São ótimos hats para builds voltandas para solar MVP'S ou para pvp/resistência. O aumento de ataque provindo do aumento dos atributos é irrisório.

Cabeça Meio:Olhos biônicosATQ +3%, ATQM +3%,DES +1Ótimo equipamento e melhor: muito barato. Facílimo de se encontrar nas lojinhas da cidade, os olhos biônicos são mais efetivos no aumento do dano, do que a Máscara Esquisita. Tem um sprite bonito (embora eu prefira minha bio sem eles, por isso uso visuais u.u ), os olhos biônicos são uma grande ajuda no aumento do dano da bomba ácida. Recomendável para qualquer build.Máscara Esquisita / Máscara Esquisita[1]Muitos acham que a máscara esquisita[0], por proporcionar +2 em todos atributos, é mais efetiva no aumento de dano da bomba ácida, já que aumenta FOR/INT/DEX/LUK mas isso é errado. Já fiz os testes e os biônicos ganham com leve vantagem. Aconselho a esquisita[0] para builds de resistência, pelo aumento de VIT e de todos os outros atributos. Para builds voltadas ao dano, os olhos biônicos são melhores.A Máscara Esquisita [1] é muito boa se for usada com uma carta. Só ela é muito inferior, visto que ela só aumenta +1 em todos atributos. Não citarei os encantamentos por serem irrisórios. Só opte pela Esquisita [1] se tiver o intuito de usar Seyren, Serpente Suprema (INT+3, imunidade á Caos e Maldição) ou Kiel-D01(reduz o atraso entre uma conjuração e outra em 30%).Orelhas de Elfo [1]Não faz absolutamente nada, mas tem slot. Uma carta kiel-D01 (reduz o atraso entre uma skill e outra em 30%) ou Serpente, seria de boa ajuda (não sei dizer se o delay da Bomba ácida é fixo, porque se for, a Kiel é inútil para bomba ácida, se algum usuário puder me ajudar, ficaria grato).Se você refinar a orelha em níveis acima de +9, uma carta Seyren é bem vinda (+ força pra você o/)Cabeça Baixo:Máscara de FugitivoATAQ+5. Não temos muitas opções de equipamentos para baixo. Nessa parte a fugitivo é o melhor equipamento. Tão fácil de se achar quanto os olhos biônicos, a Fugi existe aos quilos pelas cidades e é de preço acessível. Recomendo para builds voltadas para o aumento de dano (novamente, a fugi se sai mais eficiente no aumento do dano da bomba ácida, se comparada com a colorida, visto que, como eu já disse várias vezes, o ATAQ é melhor do que o ATAQM no aumento do dano)Máscara ColoridaINT+1, ATAQM+1%. Sprite agradável e atributos legais. Muitos bios ficam em dúvida entre a máscara colorida e a fugitivo. É interessante para as builds de resistência mas é inferior á fugitivo no quesito aumento de dano, como falamos anteriormente. Depende muito do gosto pessoal. Os valores em mercado de ambas máscaras são iguais.Máscara do ExterminadorVIT +1Aumenta em 1% o dano causado em monstros da raça Humanóide.Reduz em 1% o dano recebido por monstros da raça Humanóide.Ótimo equipamento para builds de resistência/PVP. Sabemos que o dano da AD no PVP é um lixo, mas aqui entram outras skills do bioquímico, como fogo grego e erva daninha e o aumento em 1%, juntamente com o boné de gatinho, cai como uma luva.Armadura:Couraça de Boitatá [1]Esquiva + 5, HP Máximo + 5%, DEFM + 3. Aumenta a resistência ao atributo "Neutro" em 7%.Defesa: 45Provavelmente a melhor armadura para nossa classe e nosso propósito. Eu particularmente sempre dou prioridade á armaduras indestrutíveis pelo fato de existirem builds que não possuem proteção química total, ou nem sempre estarmos com frascos de revestimento disponíveis. Existem MVP'S que quebram facilmente a nossa armadura, por isso, armaduras indestrutíveis levam incrível vantagem. A couraça de Boitatá oferece 7% de resistência ao ataque neutro (ótimo combo com a carta Raydric:20% de resistência ao ataque neutro) e aumenta o HP em 5% \o/ (esquiva é irrelevante, assim como o aumento mínimo da DEFM). A defesa não é das melhores, mas ainda assim é boa.Armadura das Valquírias [1]Aumenta a resistência ao efeito Silêncio quando usada pelas Classes Mago, Arqueiro e Noviço.Aumenta a resistência ao efeito Atordoar quando usada pelas Classes Espadachim, Mercador e Gatuno.Não pode ser destruída em batalha.Todos os atributos +1. Defesa: 55Ótima armadura por proporcionar resitência á atordoar para nossa classe, aumentar+1 em todos atributos e ser indestrutível. Considero inferior á Couraça de Boitatá, portanto, fica como segunda opção. Útil para todas as builds. Possui uma defesa melhor que a Couraça.Bata de Orleans [1]Aumenta o tempo de conjuração variável em 15%. A magia não pode ser cancelada. Defesa: 15Péssima defesa, mas possui a vantagem de não deixar o cast da bomba ácida ser interrompido. É melhor que uma carta fen, ou borboleta sanguinária (Fen:conjuração não pode ser interrompida, aumenta o tempo de conjuração variável em 25%, a borboleta em 30%). Ótimo equipamento para builds que utilizam outras cartas ao invés de fen. Também é útil se usada em conjunto com o como orleans.

Em construção

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Uma pergunta: vai deixar apenas essas três builds mesmo, ou planeja acrescentar mais?
Vlw pessoal!Bem o guia ainda está em andamento, portanto, não sei se terei mais idéias pela frente (há uma 4ª build que postarei mais tarde), mas acho que builds totalmente voltadas para AD, seriam essas 3 (4 com a próxima que virá). Se vocês tiverem outras idéias de builds, podem postar que acrescentarei ^^
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Hmm, está muito bem organizado o guia, parabéns.Fiquei com uma dúvida só: quando você menciona a Espada Elemental você diz que ao refiná-lá não haverá mais auemento do atkM....mas se você for ver qualquer arma após o renewall, ao ser refinada, ganha bônus tanto de atk normal qto atkM....Esse atkM proveniente do over por acaso não estaria influenciando no AD?

Asgard = RK, BIO e WL. Thor = iniciando Algoz TE.

daora a vida ;)

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Bom, além do que o Mid postou, eu iria sugerir uma build com pelo menos 90 de VIT, tanto para pegar o bonus da Mochila como para ajudar no HP mesmo..Assim, não sei como é no Thor, onde TGs são acessíveis, mas no Odin e no Asgard, bioquímicos não conseguem chegar a valores muitos altos de HP, e nem sempre podemos contar com um tanker! Fica de sugestão, então =P

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Guia MUITO bem feito, Erick. Mas a gente pode conversar sobre essas builds depois...?Não gostei muito, com sinceridade. Achei frágil. Genetics com 5~6x de VIT são EXTREMAMENTE frágeis (uma das classes com menor HP base) e creio que você considerou a realidade do servidor Thor, onde a Tao Gunka é um item extremamente comum na elaboração das mesmas.Cadê build com enfoque em WoE...? É interessante abordar combinações de hmcs S para as builds e adicionar o objetivo delas também.Não deixe builds com pontos fixos, preferencialmente. Opte por margens.No mais, um grande "salve salve aleluia" por você ter percebido que essas builds entupidas de sorte até o talo que a gente vê em genetics normalmente por aí são o maior desperdício de pontos da face do universo.Parabéns pelo guia. :)

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@LyoObg pelas considerações moça *-*Sim, eu também acho essas builds frágeis, mas veja bem, são builds com foco quase total em AD, portanto, a grande maioria dos pontos de atributo são voltados para o ATAQ e ATAQM. E eu disse nas considerações dessas builds que elas são frágeis, e não levei em conta a TG pelo fato de que upei até o 114 sem a mesma com meu primeiro criador, na base da AD mesmo, e solando MvPs do 50 ao 100 (acima disso eu morria FÁCIIIIIL)Mas vou falar ainda, na parte dos equipamentos sobre as cartas que podem ajudar, incluindo a TG, anéis revigorantes, combo RWC, e vai ter uma parte exclusiva ainda para homúnculus tankers e suporte *0*Os equipamentos também serão divididos pelos THE BEST OF, e os mais acessíveis.O guia ainda está incompleto, portanto muita coisa ainda vai ser adicionada. Só tenho medo dele ficar um pouco extenso D:Quanto às builds eu já optei por valores fixos porque particularmente, não gosto de margens. Mais isso foi uma escolha pessoal minha, caso você queria contribuir com uma build sua, ficaria felicíssimo em colocar aqui. Lembrando que como eu disse no começo do guia, aqui é um guia aberto para sugestões ^ ^E quanto á builds para WOE nunca fui fã de usar AD em woe, porque o dano não é bom (50% á menos sem contar cartas de redução, que a galera que gosta de PVP usa aos montes), maaaaaaaas, sei que você joga de bio moça, e pode me dar uma mão nesse quesito Player versus Player =D

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As únicas diferença de uma para outra, é o elemento (a vermelha é do tipo fogo, a azul é água), a habilidade oferecida (A azul oference Rajada Congelante nível 3)e o fato de que a azul tem 10 pontos a menos de ATAQ. Mas preste atenção: o dano da bomba ácida sempre será neutro. A AD não possui influenciador de elemento, portanto, uma arma do tipo fogo, não tira um dano menor de um monstro do tipo água. Claro que se você tentar usar canhão de prótons ou tentar usar um ataque físico, vai acabar dando um belo miss, mas enfim. A desvantagem da Azul é apenas o menor valor de ataque, e por causa disso, ela é desvalorizada. Aqui entram os bios com pouca disponibilidade de zenys. Se não pode pagar pela vermelha, COMPRE A AZUL! Sem medo o/

Pelo o que eu li no irowiki, o elemento da arma influencia no dano sim, pq tipo, atualmente, com o Renewal, o ataque é dividido em ataque da arma, ataque proveniente dos status e o ataque proveninente dos outros equipamentos que não seja a arma. A parte de ataque provindo dos status é neutra (uma das poucas coisas que muda o elemento desse ataque é Brisa Leve, se não a única). Já as outras 2 dependem da propriedade da arma sim, logo creio que essa parte que você disse está incorreta ;s além disso, não sei como está atualmente, mas no Pré-Renewal era melhor ter cartas diferentes do que ter iguais, o dano era maior, se ainda for assim, é melhor colocar 2 cavaleiro do abismo e 1 esqueleto arqueiro ou 1 cavaleiro do abismo, 1 EA e 1 minorous à medida que a maioria dos MVPs são de tamanho grande, colocar 3 esqueletos arqueiros, como você aí em algum lugar, pode não valer a pena, mas logicamente é mais barato e serve para qualquer monstro. Fora isso, meus parabéns, excelente guia, só estou com uma dúvida...eu sempre quis fazer bioquímico, mas o que mais me desanima é o álcool, o drop dele é muito baixo, aí fica ruim pra fazer AD, gostaria de saber qual é/são a(s) melhor(es) maneira(s) de se obter álcool para a produção do AD, se alguém puder tirar essa minha dúvida...vlw! o/
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Olá Armageddon!Tow tentando destrinchar seu post pois achei ele meio confuso mas vamos lá. Eu também li em vários lugares que aumenta sim o dano, o elemento da arma, como também li que não aumentava. Então fiz o teste e realmente, não vi diferença! E os usuários viram que o dano da AD é neutro:http://sites.levelupgames.com.br/Forum/ragnarok/forums/p/526081/4952608.aspx#4952608Enfim, esses são alguns posts com segundos de pesquisa. Se você verificar mais a fundo vai ver que é sempre a mesma história. Ad = dano neutro.Quanto ás cartas, eu já tive de todo tipo de espada elemental carteada: com minouros, com abysmal, com esqueleto arqueiro. A esqueleto mostrou-se mais eficiente, e outra coisa, a cavaleiro do abismo não funciona mais em bomba ácida ^^Não testei ainda 3 minouros, em breve faço o teste e dou o veredicto o/Sobre o álcool, eu não sei como te ajudar cara =/, eu sempre compro pronto, nas lojinhas.Obrigado pelas opiniões o/

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Erickwizard,há também o Machado do Apocalipse,ataque é 10,mas se você tiver mais de 95 de força você ganha mais 340 de ataque,arma nivel 4 e contem 1 slot,mas aumenta o custo de sp em 2x(acho que não importa muito)e diminui a  ASPD em 40% que também não importa muito.
Sim, eu tenho conhecimento desse machado, inclusive, foi minha primeira arma no Thor com minha criadora, época pré-renewall. Era um +4 com zipper. Mas veja bem, o ataque real do machado é +10, e esses 340 você só recebe se tiver 95 ou mais de força, ou seja, você não recebe o valor de ataque bônus da arma, proveniente da força. Na verdade recebe, mas em um valor mínimo! Ou seja, ainda fica sendo um machado extremamente inferior se comparado com os outras armas disponíveis, e pior, dobra o consumo de SP (canhão de prótons com esse machado é algo torturante! Sofri muito com essa arma, gastos exorbitantes no up). Aconselho qualquer espada com ataque superior á 150....uma lâmina azul cai bem, até uma Maça de Carga, e etc, mas nunca compre um machado do apocalipse. E no guia só citei as principais armas, existem muitas outras opções, que podem ser observadas no guia geral para bioquímicos da Safira xDDObrigado pela observação o/
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Ele é uma boa pedida mas segue meu conselho: Só use machado se ele for de um ataque muito superior á 180. Traduzindo: só se for Gigante, ou Fúria (não cito godlys porque né....). Se for pra usar uma arma de ataque menor que 200 e de uma mão, fique com a lâmina, que tem 3 slots, e a perícia em esgrima que aumenta 50 de ataque (a perícia em machado só aumenta 30). Mesmo com a redução do dano em monstros grandes, devido ao tipo de arma, 3 slots compensariam essa diferença, já que os ataques são parecidos.Se esse machado novo, estiver em um preço mais em conta, então, ok, faz sentido investir nele. Se ele estiver no mesmo preço, ou mais caro, escolha a lâmina o/

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