Ir para conteúdo

Anime #02: Haibane Renmei


MrPoldox3

Posts Recomendados

haibanerenmei.jpg

O surgimento de um casulo em um dos dos quartos da Casa Velha (Old Home) causa um grande alvoroço entre seus moradores. Afinal, não é todo dia que um novo Haibane chega a este mundo. Os Haibanes são seres com uma aura de mistério ao redor. Ninguém sabe realmente o que ou quem são os Haibanes... com uma aparência semelhante à dos anjos (asas, auréola), eles vivem na Casa Velha, que fica um pouco afastada de Guri, cidade habitada por humanos comuns. Toda a região ao redor da cidade de Guri é isolada do mundo exterior por um muro gigantesco e misterioso, que não pode ser tocado. Se uma pessoa atravessar os limites deste muro, ela nunca mais poderá voltar à cidade de Guri. A única pessoa que detém o direito de ir e vir é Tooga, o sábio líder da Haibane Renmei (Aliança Haibane), grupo que coordena a vida e as atividades referentes ao Haibanes.É neste ambiente diferente que surge Rakka. Nascida do casulo citado no início, Raaka é uma adolescente que chega sem entender o que acontece ao seu redor. Lembra-se apenas do sonho que teve dentro do casulo... neste sonho, ela estava em queda livre rumo ao solo e um corvo tentava ajudá-la. Ao emergir do casulo, Rakka conhece Reki, Nemu, Kuu, Kana e Hikari, cinco Haibanes de personalidades distintas com uma coisa em comum: disposição total para auxiliar Rakka a compreender melhor sua nova existência e se tornar um Haibane mais evoluído. O rumo dos acontecimentos revelarão à Rakka segredos surpreendentes e chocantes não só a respeito dos Haibanes como um todo mas, também, em relação a cada um dos 5 Haibanes que lhe fazem companhia.Haibane Renmei tem uma origem inusitada. Ao contrário da maioria dos animes, que normalmente se originam de mangás consagrados, Haibane Renmei foi baseado num "doujinshi", mangá feito por um fã. A peculiaridade da situação é que este "doujinshi" foi escrito pelo ilustre Yoshitoshi Abe, responsável pelo desenho de personagens de Serial Experiments Lain e NieA Under 7. A produção do anime ficou à cargo da Pioneer LDC e Fuji TV, com o estúdio RADIX se responsabilizando pela animação. E, por incrível que pareça, o desenho de personagens (excelente) não foi realizado por Yoshitoshi Abe mas, sim, por Akira Takada.O único ponto levemente negativo em relação à Haibane Renmei diz respeito a seu ritmo mais cadenciado, especialmente nos 4 primeiros episódios, os quais explicam lentamente toda a situação que se apresenta na tela. Se o espectador conseguir passar sem problemas pelos primeiros episódios, será presenteado com um dos mais belos animes produzidos até hoje. Yoshitoshi Abe mostra habilidade na construção de roteiros, com uma história coesa e emocionante que passa longe dos clichês e situações piegas.Haibane Renmei chama a atenção, de cara, com seu visual de extremo bom gosto. Usando cores mais suaves, o ambiente em toda a série passa uma sensação de paz e traqüilidade com um misto de estranheza, como se estivéssemos em um outro mundo. A trilha sonora, criada por Kou Ohtani, é bela e melancólica, dando o tom perfeito às situações que se desenrolam na tela. Os personagens, de traços expressivos, foram muito bem construídos... é nítida a preocupação em criar personagens não estereotipados, buscando uma identificação mais forte com a vida real. Não dá para negar que, mesmo com um núcleo de personagens excelentes, o show fica mesmo por conta da interação fantástica entre Rakka e Reki, além da presença magnética do líder Tooga, talvez o sábio mais convincente da história dos animes.Mas é a história que realmente faz de Haibane Renmei uma série acima da média. Usando metáforas para representar o ciclo nascimento-vida-morte de uma forma inovadora, Haibane Renmei é um anime que faz o espectador pensar sobre os problemas enfrentados em sua caminhada durante a vida, as responsabilidades, a importância da amizade, a dor da separação. Haibane Renmei é, ainda, uma obra com um aspecto religioso marcante, mostrando a necessidade de se enfrentar os próprios pecados em busca do perdão, da redenção, para finalmente ascender a um plano espiritual superior. Com um final excepcional, Haibane Renmei é um anime para ficar na memória por muito tempo.Se não fosse o problema do início lento, Haibane Renmei seria uma série perfeita. É gratificante perceber que ainda existe espaço para séries mais filosóficas, mesmo que estas tenham um apelo comercial menor. Mais recompensador ainda é chegar à conclusão que o genial "designer" Yoshitoshi Abe tem tudo para se tornar um dos mais talentosos roteiristas de sua geração. Todos nós, fãs de animes com substância, só temos a agradecer! 

Observações finais:É, o tópico teve que ficar bem pobre desta vez porque, sem ofenças, eu nunca vi um anime tão flopado. Procurei em Google, sites de animes, Wikipédia e nada de achar algo concreto, minha última visita foi ao site "Anime Haus" que fez esta sinopse completa sobre o anime. Bom, eu li a sinopse e tentei ver o primeiro episódio, não gostei tanto, achei a trama meio sem sal e misteriosa demais para o meu gosto, o fator religião citado na sinopse até me impulsou um pouco... Porém, acho que não vale o sacrifício.Ah, é bom citar que os fãs de ação não vão gostar deste anime, pelo o que eu vi não tem nada do gênero nele, o anime em si é composto por drama e mistério. Mas, bem, desejo uma boa sessão a quem tentar ver, afinal de contas, deve ter algum motivo para a "Opheliac" ter gostado (ela me ressaltou a trilha sonora e uma história marcante).
Link para o comentário
Share on other sites

Eu não sei muito de anime porque é uma coisa que não me chama muita atenção,então eu não to nem ai se tem algum melhor que OP e  DB porque eu não vo chega a ve mesmo KK

 

Se não gosta então pra que comenta? .... a...o Avatar diz tudo, pif!

Acompanho a relatora.

Bom,,, Se eu quiser fazer o tópico, mando a sinopse pra ti ou pra ela?

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...