Ir para conteúdo

Vocês acham que o "dom" existe?


Fëanor*~

Posts Recomendados

Vocês acham que o "dom" existe?

Acham que uma pessoa já NASCE com uma pré-diposição para fazer alguma coisa melhor do que as outras, ou vocês acham que é somente fruto das atividades vividas ao longo da vida de cada um?

 

Por favor, preciso da opnião de todos, obrigado!

Alguns dizem que pré-disposições são hereditárias, como no caso do Érico Veríssimo e seu filho (apesar de eu nunca ter lido Érico Veríssimo, dizem que o filho dele é muito melhor). Mas a teoria pode ser desprovada, visto que o pai do Mozart (acho que era ele) era uma negação pra música.

 

Em suma, sim, eu acredito em 'dons'.

Link para o comentário
Share on other sites

Nom acredito. Acredito que qualquer um pode fazer qualquer coisa.

Mas sem aquela coisa melosa de "somos todos iguais" por favor, a diferença é que uns sabem que podem, outros tem uma certa "trava" que impede. Mas se tiverem capacidade de liberar isso conseguem.

 

Teorias sem nexo ftw.

Link para o comentário
Share on other sites

Nao acredito em dom, acredito em inteligencias!

Tive palestra sobre isso eh bem interessante e grandinha pra explicar e tambem to com sono.

Se voce tem uma inteligencia alta em algo, invista nela e tera o frutos do suposto "dom".

Pense no joazinho, ele joga CaUmTer EstURaiky muito bem, entao ele tem uma inteligencia motora muito boa, esse eh seu ponto forte, seu "dom".

Agora imagine o garrincha, ele tem a inteligencia fisica incrivel, ja suas otras sao podres.

Mas no meu caso tenho uma inteligencia para a area verbal, motora e mental.

Principalmente a verbal. Minha inteligencia musical eh terrivel!

 

Ou seja, se voce for pensar em dom, eu poderia ser um governante.

Ja que tenho um carisma alto. B)

 

Bom era muito mas complexo que isso, mas foi um resumo, um pouco explicativo '-'

Link para o comentário
Share on other sites

Nao acredito em dom, acredito em inteligencias!

Tive palestra sobre isso eh bem interessante e grandinha pra explicar e tambem to com sono.

Pense no joazinho, ele joga CaUmTer EstURaiky muito bem, entao ele tem uma inteligencia motora muito boa, esse eh seu ponto forte, seu "dom".

Agora imagine o garrincha, ele tem a inteligencia fisica incrivel, ja suas otras sao podres.

Mas no meu caso tenho uma inteligencia para a area verbal, motora e mental.

Principalmente a verbal. Minha inteligencia musical eh terrivel!

 

Ou seja, se voce for pensar em dom, eu poderia ser um governante.

Ja que tenho um carisma alto. B)

 

Bom era muito mas complexo que isso, mas foi um resumo, um pouco explicativo '-'

 

Te garanto que eu sou pior em música que você. A Lilith é prova. Eu não consigo cantar nem 'I Love Rock'n'Roll' no ritmo!

Link para o comentário
Share on other sites

Creio que há certas aptidões naturais que são pré-determinadas geneticamente, o que é claro não impede que uma pessoa que não tenha essa aptidão possa realizar tarefas relacionadas a isso. E apesar de ter um dom, ele deve ser desenvolvido, porque mesmo que haja facilidade em aprender ou realizar alguma coisa, é necessário um aperfeiçoamento que é conseguido com a prática, já que ninguém nasce sabendo...

 

Alguns dizem que pré-disposições são hereditárias, como no caso do Érico Veríssimo e seu filho (apesar de eu nunca ter lido Érico Veríssimo, dizem que o filho dele é muito melhor).

Se era melhor que o pai eu não sei mas considero Luis Fernando Veríssimo um dos melhores cronistas brasileiros. [/s]

Link para o comentário
Share on other sites

Algumas pessoas tem uma aptidão nata para algumas coisas. Mas essas aptidões precisam ser treinadas.
Acho que aptidão é relativo. Se você tem, é porque treinou de uma forma ou outra.

 

Mas concordo com o fato de que certas pessoas são um saco pra aprender coisas... mas isso é psicológico, se elas quiserem e acreditarem que podem elas aprendem sim.

 

Lembrando que eu nom tenho base nenhuma nisso que to falando, é só o que eu acho.

[/heh]

Link para o comentário
Share on other sites

fazendo analogia aos RPGs

 

Se eu desde criança começo com 9 Agilidade e 1 de INT....

 

E eu começar a treinar xadrez (INT) em vez de treinar Atletismo (AGI) significa que depois de um tempo eu terei mais pontos em INT do que eu AGI que, no caso, seria a minha aptidão inicial.

 

Talvez eu precisasse de "mais pontos de atributo"(diga-se mais trabalho/treinamento) para alcançar uma determinada quantidade de INT do que um um enxadrista nato.

 

Faz sentido essa comparação? xD

Link para o comentário
Share on other sites

fazendo analogia aos RPGs

 

Se eu desde criança começo com 9 Agilidade e 1 de INT....

 

E eu começar a treinar xadrez (INT) em vez de treinar Atletismo (AGI) significa que depois de um tempo eu terei mais pontos em INT do que eu AGI que, no caso, seria a minha aptidão inicial.

 

Talvez eu precisasse de "mais pontos de atributo"(diga-se mais trabalho/treinamento) para alcançar uma determinada quantidade de INT do que um um enxadrista nato.

 

Faz sentido essa comparação? xD

Faz sentido [/s]

Acredito que o dom seja como a personalidade das pessoas, 30% é influenciada pela família(Fatores genéticos) e 70% é influenciado pelo meio(fatores externos) uma pessoa pode, por exemplo, ter dom para programação mas nunca ver um computador na vida e ai acaba virando artesão.

É mais ou menos quando você encontra alguma coisa que nunca viu antes e sente que é familiar.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acredito em dons (como forma de inteligência, como o xxXMPXxx disse), mas acredito mais ainda que quem persiste em um objetivo pode chegar mais longe do que quem simplesmente tem um dom e não possui a disciplina nem a força de vontade para se esforçar.  Tem um versículo na Bíblia que fala disso, acho que é Eclesiastes, enfim, diz assim: "Não é nem do valente a peleja, nem do veloz a corrida".

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acredito que o dom vem do desejo da pessoa e não do acaso. Quando a pessoa gosta de um certo tipo de atividade ela tende a se esforçar e a trabalhar para se aperfeioar voluntariamente nessa atividade. Oque eu acho que vem de nascença é um interresse maior por alguma atividade em particular. A inteligência é desenvolvida pelo interesse do indivíduo, e não vem de graça ou por sorte.

Link para o comentário
Share on other sites

eu acredito em dom piamente... na minha família NINGUÉM manja lhufas de inglês, já comigo, a coisa mudou... e olha que nunca fiz nenhum curso de especialidade na área, e sempre que estudei em escolas públicas a matéria, não passava do básico... e se você me der um texto imenso em inglês pra eu traduzir, eu o faço em questão de horas [/heh]

 

agora quanto a musicalidade também... nunca fiz aula, mas a partir de esforço, hoje eu até que arranho bem algumas coisas, e apenas um tio meu manja algo também...

Link para o comentário
Share on other sites

Alguns dizem que pré-disposições são hereditárias, como no caso do Érico Veríssimo e seu filho (apesar de eu nunca ter lido Érico Veríssimo, dizem que o filho dele é muito melhor).

São coisas diferentes. O Luis Fernando escrevia crônicas, o Érico era mais famoso pelos romances, como o "Olhai os Lírios do Campo" e "O Tempo e o Vento", na minha opinião, não faz sentido comparar os dois,  seria o mesmo que comparar  um sonetista com um escritor de epopéias.

 

De volta ao tópico, como eu já afirmei anteriormente, mas agora numa análise biológica: o fenótipo de um indivíduo, como nos animais, é determinado pela interação do meio com o genótipo, ou seja, tanto a predisposição como fatores externos influenciam o modo como o indivíduo realiza certas atividades.

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

Você é o que você quer , não me refiro ao querer "de criança" , é um querer realmente maturo , por exemplo , passar no vestibular , você ja parou para pensar que a maioria de vocês não querem / queriam realmente passar?

 

Quem aqui por exemplo , não quer ser rico ? agora quem realmente quer ser , Há uma diferença nisso

 

É Claro , Existe uma coisa que pode interfirir ai , que é a pessoa ja possuir algo que melhore sua performance , Um corpo + adequado para esportes , uma familia "melhor" dizendo em questões de ajuda não em genética , isso não é Dom é simplesmente algo normal , é uma coincidencia , mas mesmo assim , o cara mesmo não sendo alto , pode ser melhor nadador , mesmo tendo algum problema no joelho , o cara pode ser um bom jogador de futebol e etc

 

Outra coisa , em natação , que é o esporte que eu pratico , quando  você  é adolescente , ganha quem tem + força , + por que? simples , a criança não desenvolveu ainda , a "vontade" , agora quando se cresce , se ve cada coisa incrivel , Gente de 3x anos sendo campeão mundial , e coisas assim

 

Resumindo , Você é o que você realmente quer.

 

Jus my 2 Cents ;x

Link para o comentário
Share on other sites

Por "fazer o que você quer", você implica a afinidade de um indivíduo com determinada atividade. Seu conceito do "querer" é muito vago, afinal não estaria essa afinidade vinculada  ao sucesso obtido pelo indivíduo ao realizar essa atividade?  E esta  não  seria modificada pelas  condições do meio?  O que  determina a possibilidade de sucesso  em  uma atividade? Sinto dizer, mas mera força de vontade não é capaz de realizar tudo na vida. A realidade muitas vezes nos impede de alcançar nossos sonhos, por mais que seja difícil aceitar, há coisas(muitas coisas) que a força humana não pode subjulgar. Fatos, acontecimentos e processos inelutáveis  frequentemente limitam a ação do homem,  mesmo que este esteja certo, mesmo este seja brilhante. O mundo é uma interação coletiva, e não resultado da força de um único indivíduo.

Quantas aspirações altas e nobres e lúcidas-

Sim, verdadeiramente altas e nobres e lúcidas-,

E quem sabe se realizáveis,

Nunca verão a luz do sol real nem acharão ouvidos de gente?

O mundo é para quem nasce para o conquistar

E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.

................................................................................

Escravos cardíacos das estrelas,

Conquistamos todo o mundo antes de nos levantar da cama;

Mas acordamos e ele é opaco,

Levantamo-nos e ele é alheio,

Saímos de casa e ele é a terra inteira,

Mais o sistema solar e a Via Láctea e o Indefinido.

Friso,  porém, que a felicidade, do modo como a vejo, é um eterno não encontrar, não realizar.  O processo da busca é muito mais prazeiroso e envolvente do que o que nós de fato buscamos. Logo, embora muitas vezes não possamos exercer uma atividade que nos "complete", podemos ainda assim ser felizes simplesmente devido à busca pela mesma.

Essa felicidade que supomos,

Árvore milagrosa que sonhamos

Toda arreada de dourados pomos,

 

Existe, sim; mas nós não a alcançamos

Porque está sempre apenas onde a pomos

E nunca a pomos onde estamos.

Link para o comentário
Share on other sites

mas gente, supondo que o dom realmente exista.

 

Bem, não ter um dom para praticar uma determinada atividade é motivo para PARAR de praticar tal atividade, a qual você sonhou em ser o melhor?

 

Essa é a grande questão. Se uma pessoa que não tem "o dom" pode um dia chegar a ser tão ou mais habilidosa do que uma pessoa com "o dom"?

 

Opinem!

Link para o comentário
Share on other sites

Se eh seu sonho e voce realmente deseja isso, treine, treine bastante.

Que concerteza podera ser o melhor.

A questao eh a pratica.

Nao importando se tem o dom ou nao, como disse o suposto "DOM" eh uma facilidade, nao eh algo que voce ja sabe fazer imediatamente... na maioria dos casos.

Link para o comentário
Share on other sites

mas gente, supondo que o dom realmente exista.

 

Bem, não ter um dom para praticar uma determinada atividade é motivo para PARAR de praticar tal atividade, a qual você sonhou em ser o melhor?

Não.

Essa é a grande questão. Se uma pessoa que não tem "o dom" pode um dia chegar a ser tão ou mais habilidosa do que uma pessoa com "o dom"?

Não. Por mais que você escreva, é muito pouco provável que você escreva sonetos como Antero de Quental, contos como Guimarães Rosa ou romances como Graciliano Ramos.  Mesmo se você aperfeiçoar muto sua habilidade de pintura dificilmente que você seria capaz de expressar  as ânsias infinitas do sonho como Salvador Dali, ou criar esculturas de poder reflexivo tão forte quanto as de Marcel Duchamp. Não é por nenhum motivo que a História marca certos expoentes. Castro Alves escreveu "Mocidade e Morte" aos dezesseis anos, Álvares de Azevedo morreu com vinte e deixou uma obra excepcional, se isso não é genialidade aliada a um meio propício, eu não sei o que é.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...