1- Tá aí uma coisa que nunca testei, mas não deve funcionar não 'o'
2- Depende muito da situação e do seu char. Crítico aumenta o dano em 40%, duplo é em 100%, então a princípio o duplo parece melhor. Porém colocando as chances você percebe que as coisas se igualam, já que é possível ter 100% de crítico com um char, enquanto no caso da skill você fica preso aos 50%.
Crítico e duplo são afetados pela defesa igualmente, então a única parte que pesa mesmo é a resistência contra críticos. Porém ela não é algo tão gritante assim, você não vai ver muitas vezes o seu char com 100 de critico tendo a mesma ativação de um duplo.
No final das contas o crítico acaba sendo melhor pois com os equipamentos atuais é possível aumentar o dano dele o suficiente para passar o duplo mantendo a chance de 100%, enquanto o duplo você não pode fazer nada para melhorar a skill. Mas isso só acontece se você conduzir build e equipamentos para o critico, o que pode limitar seu char em outros aspectos, enquanto tudo que o duplo precisa é ter a skill (ou um item que forneça ela =p).
3- 40% sim, mas ignora só esquiva, def não.
4-Rick, óbvio.