Ir para conteúdo

Banheiro para transexuais é sucesso em escola na Tailândia


Rain~

Posts Recomendados

Transexualidade é alguem possuir um "corpo" de um sexo e a "mente" de outro.
 

Esse é o tipo de coisa que "blows my mind". Tipo, mente é PARTE do corpo... 

EXATAMENTE!!!! E serio, qualquer um que tenha estudado genética na faculdade vai poder te dizer, uma troca de uma base nitrogenada pode fazer braços nascerem na cabeça (tá, exagerei, mas dá pra pegar a idéia, né?). E tipo, não se sabe ainda o quê exatamente faz tal parte se desenvolver em feminina ou masculina... boa parte do cromossomo Y é idêntica ao X (não lembro direito, e Danny pode me corrigir, mas é algo entre 40~60%), então pra fazer com que um cerebro se desenvolva de maneira diferente do corpo é só necessário que uma parte pequeneninha de um lugar incerto de nosso genoma seja alterado, ou simplesmente inativado. E digo mais, essa parte não é no cromossomo Y não... senão não haveriam transexuais FTM (Female to Male... sim, há toda uma terminologia sobre eles).

Pode parecer estranho, mas acredite, é bem plausível. A ignorancia (desconhecimento) faz isso com as pessoas... coisas perfeitamente comuns e explicaveis se tornam existências desafortunadas, alvo de preconceito, pelo mero desconhecimento de sua situação. Triste realidade de nosso mundo...

Neece.

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 214
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

0,,15186994,00.jpg 

Um banheiro para transexuais instalado numa escola de ensino médio na Tailândia virou sucesso entre os alunos da instituição. A escola Kampang, localizada no nordeste do país, instalou os banheiros depois de uma pesquisa apontar que 20% dos alunos se consideravam transexuais. De acordo com o diretor, Sitisak Sumontha, esses estudantes eram importunados por outros alunos quando usavam os banheiros masculinos. Quando passaram a usar as instalações para as meninas, a situação não melhorou.

"Isso causou desconforto entre as garotas e deixou os alunos transexuais infelizes, o que começou a afetar sua produtividade na escola", afirmou o diretor.

Foi então que a diretoria da escola decidiu construir os banheiros para transexuais, cuja entrada traz uma placa com um boneco rosa e azul, metade feminino, metade masculino.

"Não somos meninos. Não queremos usar o banheiro dos meninos - queremos que eles saibam que somos transexuais", disse Triwate Phamanee, de 13 anos, que sonha em fazer uma cirurgia para mudança de sexo.

"As pessoas precisam saber que ser transexual não é uma brincadeira. É como queremos viver nossas vidas. Por isso somos gratos pelo que a escola fez", reforçou Vichai Saengsakul, de 15 anos.

  Comportamento

Os alunos transexuais da escola Kampang andam juntos como um grupo e praticam seus maneirismos femininos com exagero. O mais jovem estudante a se declarar transexual tem 12 anos de idade. Apesar de serem obrigados a usar o uniforme masculino, eles usam acessórios femininos e tentam colocar um pouco de batom e rímel, mesmo com a proibição do uso de maquiagem na escola. Eles são tratados de maneira perfeitamente normal pelos professores e outros estudantes. Quando questionado sobre a precocidade com a qual os alunos decidem sobre a opção sexual, o diretor da escola afirmou que, em 35 anos trabalhando no sistema educacional, já encontrou muitos meninos travestis e nenhum deles mudou de opinião. Segundo Sumontha, a presença dos jovens travestis nas escolas é algo comum e muitos deles acabam fazendo a cirurgia de mudança de sexo quando se tornam adultos ou vivem como homens gays.

  Sociedade

A Tailândia é famosa pela tolerância com os homens transexuais e a presença deles é visível no cotidiano do país. A cirurgia de mudança de sexo se tornou uma especialidade na indústria tailandesa de saúde e é relativamente barata no país, o que atrai pacientes de diversas partes do mundo.

Para a travesti Suttirat Simsiriwong, cuja atitude feminina [e realmente convincente, torna difícil não acreditar que não nasceu como mulher, muitos homens tailandeses que são gays, tendem a ser transexuais.

"A sociedade e a cultura tailandesa são muito doces e suaves e os homens podem ser muito femininos", disse. Ativista dos direitos dos transexuais, ela concorda com a adoção dos banheiros específicos para esses alunos nas escolas do país.

"Nessa idade é bom para eles ter um lugar específico. Mas quando eles terminarem a universidade, irão procurar ajuda médica e não precisarão ir em um banheiro para transexuais porque serão aceitos como mulheres - por isso, freqüentarão o banheiro feminino", afirmou.

  Discriminação

De acordo com Simsiriwong, a tolerância da sociedade não quer dizer que todos aceitam os transexuais, já que a discriminação ainda é presente. Muitos reclamam que ainda sofrem com estereótipos e conseguem empregos na indústria da beleza, na mídia ou como prostitutas com facilidade, mas enfrentam dificuldades para serem contratados como advogados ou bancários. Além disso, uma das principais reclamações dos transexuais do país é o fato de que eles não podem mudar seu status legal.

Uma proposta para permitir a mudança de sexo nas carteiras de identidade dos transexuais ainda não foi aprovada pelo governo.

 http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL705628-5602,00-BANHEIRO+PARA+TRANSEXUAIS+E+SUCESSO+EM+ESCOLA+NA+TAILANDIA.html

 

E ae? que acham? Eu achei particularmente legal uma iniciativa destas. Nota 10 pro diretor do colégio!

I always will love u my friends... No matter how distance we can stay! [sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

se transexuais foram tanto homem que vira mulher e mulher que vira homem.... (EDIT: O BANHEIRO É SIMPLESMENTE UNISEX)

 enfim, iremos discutir oq neste tópico? logo chegarão os preconceituosos e etc há braços. EDITANDO For both men and women, medical treatment typically begins with hormone replacement therapy.

Transwomen are usually required to live as members of their target sex

for at least one year prior to genital surgery (so-called Real-Life

Test or Real-Life Experience), although this time may be longer if the

psychotherapist has concerns about the transsexual person's readiness.

Transmen must generally wait two to three years after beginning

testosterone treatment in order to allow for sufficient clitoral

growth. http://en.wikipedia.org/wiki/Transsexual

Link para o comentário
Share on other sites

 Mesmo não sendo transexual, eu só iria nesse banheiro, com certeza. Qual garoto nunca sonhou em entrar em banheiro feminino?

 

 

Acho q vc seria linchado pelos transsexuais claitos /heh imagina, um espertinho se aproveitando da chance q tão dando pros trans d usar um banheiro =p

I always will love u my friends... No matter how distance we can stay! [sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

 

Resumindo: Usem camisinha.
não, obrigado

 

Então, pelo menos, só faça sexo com as garotas que lhe apresentarem a carteirinha de doadora de sangue do hemocentro de sua cidade... emotion-76.gif

E sim... Como está seu filho?

@TreCool

Você acha que com 12 anos a pessoa não tem a sua sexualidade definida? Com 12 anos você não tinha certeza que era hétero?

 Mas é lógico que não se tem essa certeza! Até 12 anos é até "normal" ter as primeiras relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, faz tudo parte de uma experimentação, da descoberta da própria identidade. Não sei exatamente em que idade a sexualidade vira algo definitivo, mas dizer se uma criança de 12 anos vai ser hétero, gay ou bi no futuro é um tiro no escuro. É o que estou tentando dizer desde o início: a opção sexual não se define tão cedo quanto vocês acham. E é por isso que considero se travestir nessa idade algo tão absurdo.

Concordo, mas tem alguns q realmente perdem a virgindade com essa idade...bem eu acho absurdo perder tao cedo, mas whatevah, com 12 anos pra mim ainda é epoca do bjin maozinha dada e tudo mais(msm pq nao sei aonde 1 mlk de 12 vai encontrar 1 garota pra fuder, ainda mais se for 1 da msm idade...)....e acho q essa fase dos namorinhos de 10~12 anos q vao mostrando qm vc eh.

 

eu nao sei, mas eu acho q 1 gay pode fuder uma mulher, ou nao '-'? Pq segundo dizem, por mais q o kra seja hetero, ele iria sentir prazer se enfiasse no anus dele, ja q la fica + perto da prostata onde da + prazer....e segundo a sexologa do altas horas, nao eh pq o cara leva no anus q ele seja gay(Ela disse isso qnd 1 cara perguntou se ele poderia ser gay pq ele gostava q a mulher enfiasse o dedo la enquanto eles faziam amor[ui])

 Sim, mas o fato de o sujeito ter transado com uma mulher aos doze não é determinante para dizer se ele vai ou não ser hétero. Como eu disse antes: nessa fase, tudo é extremamente relativo.  E acho pode um adulto gay com a sexualidade já definida comer uma mulher se for só pelo prazer, apesar de que pra mim pra mim isso já é promiscuidade. Se rolar atração, ele provavelmente é bi. [/heh]
Link para o comentário
Share on other sites

Alguem aqui aos 12 anos já refletiu sobre sua sexualidade. Eu, por exemplo, nem sabia o que isso significava.

Nessa idade fazia troca troca com meu amigos e não me sentia gay. Na verdade eu nem pensava nessas questões. E hj sou um exemplar representando do sexo masculino, predador, macho mesmo. Dou minhas escapadas, mas nada que afete minha masculinidade, muito pelo contrário. Não sou passivo.

  Aí também já exagero. [/heh]Mas isso só exemplifica o que eu tento dizer desde o início.
Link para o comentário
Share on other sites

Até certa idade, tudo acontece principalmente na base da experimentação. Não é que o menor não tenha sexualidade, mas a curiosidade supera o desejo (isso qualquer um que já passou pela fase sabe) e ainda não há uma preferência tão bem-definida assim, há talvez uma TENDÊNCIA.

Geralmente entre 12 a 14, nos homens, ou 10 a 13, nas mulheres, acontece a puberdade. Época de desenvolvimento da líbido e da maturação sexual.

goodlordsaveourchildren!1!!

Ah, sim. Você também confunde desejo sexual com prazer sexual.  Posso topar uma aventura ou encher a cara e transar com outro homem, gostar e não me "tornar" homosexual. Eu posso, muito bem, me mastubar e/ou estimular meu rabo com um um vibrador e não ser, sei lá, egosexual? Ou seria narcisexual?

"Experiência" não define sua sexualidade. Apenas demonstra se você se sente atraído por algo ou não. Pode muito bem, no entanto, definir seus fetiches, suas taras, suas preferências. Mas sexualidade, não.

 

 

 

Submeter crianças a preconceitos e humilhações ao deixá-las travestirem-se por achar que elas também têm "o livre direito de terem suas preferências" é um erro grotesco. Ainda estão em fase de formação física, psicológica e sexual também.

Não, não é. Erro dantesco está na existência de preconceitos e humilhações. Ponto final.

Agora, só para lembrar: As CRIANÇAS, não a instituição, que reclamaram do preconceito e humilhação. ELAS que pediram por uma solução. Volte lá e leia novamente a notícia. As CRIANÇAS que se consideram transexuais. E, gawdsaveourchildren, virou um sucesso o tal banheiro pecaminoso deturpador de infâncias.

 

Que diabos queria? Dizer a elas o que elas devem achar de si mesmas? Que você, um estranho, lhes diria o que devem ou não ser? Sem, nem ao menos, demonstração de conhecimento científico e/ou experiência na área?

 

 

Defina "transado".

http://www.mail-archive.com/[email protected]/msg01359.html

 

 

Você acha que com 12 anos a pessoa não tem a sua sexualidade definida? Com 12 anos você não tinha certeza que era hétero?

Você tá tentando me convencer que o pessoal do partido pedófilo da Holanda tá certo?

Ao reduzir maturidade, mesmo que seja apenas maturidade sexual (no sentido amplo, não apenas fisiológico), a sexualidade definida você adota a mesma linha de raciocínio deste partido holandês, TreCool.

Link para o comentário
Share on other sites

Ei li direito? Fui o único a ficar apavorado com a notícia? o.o

VINTE POR CENTO dos alunos da escola, a maioria ainda entre uns 12 e 17 anos, são TRANSEXUAIS? Imaginem estar em uma sala de aula com 50 pessoas e dez dos seus coleguinhas meninos passando batom, tendo chiliques e ficando entre si. É claro que nossas culturas são completamente diferentes, mas esses números são absurdos.

Só pra ter uma idéia, a porcentagem de HOMOSSEXUAIS no mundo é de cerca de 15%, e desses só alguns poucos são realmente travestis. O caso trata de CRIANÇAS que recém descobriram como brincar com o próprio tico.

Estou chocado. Não tenho nada contra homossexuais, mas eta cultura mais bizarra lá hein...

Oh, lawd...

Qual o problema? Isso gera algum aspecto negativo real, como violência, desigualdade social e coisas do tipo? Bizzaro é a pessoa suprimir sua sexualidade por causa de conceitos arbitrários e obsoletos.

De qualquer forma, a idéia de banheiros diferentes para trans não é mais ou menos injustificável, ainda que compreensível, que banheiros diferentes para gêneros diferentes.

Acontece que essas características que você tá falando são as mais esteriotipadas, e como você mesmo disse, mais relacionadas com a personalidade. Claro que mulheres também podem ser ogras do pântano, "molecas" ou mandar o coronel sei-lá-o-quê tomar no **. As diferenças que eu falei tem mais a ver com aspectos psicológicos insconscientes e instintos, que vão além do que nós consideramos feminino e masculino em sociedade. Esse idéia de que as únicas diferenças reais entre um homem e uma mulher são anatômicas, fisiológicas e reprodutivas são indício de uma mentalidade equalitária radical e pouco realista, que se constrasta com a não-menos-equivocada idéia de superioridade do gênero masculino.

Não são só, contudo, essas características psicológicas e instintivas naturais que podem diferenciar um homem e uma mulher, ambos também tem experencias únicas devido as suas diferenças naturais que influencia muito na sua personalidade. Veja sair sangue da sua genitália todo mês ou carregue uma criança por nove meses na sua barriga, por exemplo, e isso muda você.

Defina instinto e sua influência real na personalidade e comportamento que podemos começar a brincar. Podemos falar em indução e supressão, além da própria limitação fisiológica (como não sermos aptos de, naturalmente, voar), mas a idéia de instinto é bem equivocada. Temos, na verdade, um probabilidade de desenvolver algo de acordo com a influência do ambiente (denominado erroneamente como “impulso instintivo”), não uma consciência ancestral ou uma caracterista natural que nos define de uma forma específica. Não existe isso de "instinto natural".

O homem moderno joga praticamente a totalidade daquilo que consideramos "instinto" pelo ralo. A própria idéia de "instinto maternal", por exemplo, é obsoleta e errônea, pois nos ser humano isso é uma característica cultural. Sem falar que posso muito bem deixar de comer, dormir, “lutar ou correr” ou mesmo viver, suicidar, sem necessariamente possuir alguma patologia ou distúrbio psicológico.

De qualquer forma, não podemos superestimar a influência do gênero, principalmente de forma isolada, fora de um ambiente ou contexto. O que define a personalidade de uma pessoa são suas experiências, que são interpretadas de infindáveis formas diferentes de acordo com uma série de fatores (sendo a expressão genética apenas um deles). "Ver sair sangue da sua genitália todo mês ou carregue uma criança por nove meses na sua barriga" é uma experiência que difere em cada mulher, tanto fisiologicamente como em sua interpretação, mas que pode ser compreendida e vivenciada por qualquer um com um mínimo de empatia.

Eu poderia argumentar que um trauma possui maior impacto que menstruação ou gravidez. Que, além disso, os diversos medicamentos e outros aparatos próprios para menstruação assim como a maior participação do companheiro na gravidez e cuidados com o recém-nascido diminuem as distâncias entre as partes. Que, acima disso tudo, não podemos subestimar o potencial da empatia, convivência, inteligência emocional e capacidade de raciocínio, que não necessitamos "sentir na pele" para vivenciar algo, absorver informação e desenvolver conhecimento.

Não podemos considerar como dado probatório o grosso de estatísticas, que geralmente não consideram a influência cultural no que deve ou deixa de dever a idéia de "masculino" e "feminino", que possui mais peso no comportamento que o gênero propriamente dito. Em resumo, há maiores diferenças entre indivíduos que entre sexos. Óbvio ululante.

Além disso, é a idéia de que existe tanta diferença efetiva entre um homem e uma mulher que gera discriminação e falácias fálicas sobre uma suposta “superioridade”. A compreensão das diferenças deve ser um processo individualizado. Não devemos definir o sexo como fator isolado, mas sim compreender a importância do sexo na formação de dado indivíduo. A isso damos o nome de tratamento equitativo, grosso modo uma “igualidade prática”. Atuamos dentro das necessidade de cada um, não de cada sexo.

Enfim, “sexo” ou “gênero” fora do contexto do indivíduo é extremamente abstrato e irreal. Podemos falar isso dentro de um contexto médico, como definição de possibilidades fisiológicas e patológicas, mas apenas nisso. O tratamento será, sempre, individualizado, e a resposta da pessoa a este será mais influenciado pelas experiências que pelo gênero.

Link para o comentário
Share on other sites

é algo subjetivo demais.
n sei pra q a discussão toda se tudo é subjetivo O.o
 Tirar a palavra "erroneo" da discussão já a tornaria racional, pelo menos. O que estão apresentando é apenas uma teoria de um fenômeno que pode ser explicado de outras maneiras.

Espero, no mínimo, que a pessoa quotada leia o post, independente do tamanho...

Só que as vezes eu me esqueço que qualquer coisa com mais de 3 linhas é ignorada pelos demais...

Não sei pq ainda perco tempo com isso aqui... lol.

Bom... 4 linhas... Ignorem o post.

Não é bem assim. Teus postes podem ser massivos, mas acho contribuem legal (tem até embasamento na literatura!) para o tópico. Posso não concordar com tudo, mas acho a tua opinião, no mínimo, interessante (tem conhecimento da área...).Editado: Só disse que é ruim discutir em forum porque a discussão não fica fluida... Em outras condições seria melhor.

@topicGêmeos univitelinos? Sempre terão a mesma sexualidade?Ah, esqueci:@NeeceNeodarwinism'd?Genética não explica tudo... ^^

Link para o comentário
Share on other sites

O assunto do tópico está ficando estranho. 

Zoofilia tudo bem, até curto um pouco, mas pedofilia não.

 

TreCool apenas citou pedofilia, mas ninguém aqui tocou neste assunto.

Discutimos sobre a precocidade ou não da "opção sexual" (sic) de adolescentes de 12 anos - independente de transaram ou não, com adultos ou não, com primos(as), empregados(as), prostitutos(as), colegas de escola/classe/catequese/whateva, vizinhos(as) ou seja lá quem for.

Não é assunto da discussão pedofilia ou o que diabos fazem com quem diabos seja. É apenas sobre uma suposta "precocidade" dos tailandeses da notícia.

Link para o comentário
Share on other sites

 Mesmo não sendo transexual, eu só iria nesse banheiro, com certeza. Qual garoto nunca sonhou em entrar em banheiro feminino?

 

 

Acho q vc seria linchado pelos transsexuais claitos /heh imagina, um espertinho se aproveitando da chance q tão dando pros trans d usar um banheiro =p

 É só ele acusá-los de heterofobia que além de ele ganhar uma grana e os caras serem multados, ele vai conseguir entrar no banheiro.
Link para o comentário
Share on other sites

 Ei li direito? Fui o único a ficar apavorado com a notícia? o.o

VINTE POR CENTO dos alunos da escola, a maioria ainda entre uns 12 e 17 anos, são TRANSEXUAIS? Imaginem estar em uma sala de aula com 50 pessoas e dez dos seus coleguinhas meninos passando batom, tendo chiliques e ficando entre si. É claro que nossas culturas são completamente diferentes, mas esses números são absurdos. Só pra ter uma idéia, a porcentagem de HOMOSSEXUAIS no mundo é de cerca de 15%, e desses só alguns poucos são realmente travestis. O caso trata de CRIANÇAS que recém descobriram como brincar com o próprio tico. Estou chocado. Não tenho nada contra homossexuais, mas eta cultura mais bizarra lá hein...

Link para o comentário
Share on other sites

Não é bem assim. Teus postes podem ser massivos, mas acho contribuem legal (tem até embasamento na literatura!) para o tópico. Posso não concordar com tudo, mas acho a tua opinião, no mínimo, interessante (tem conhecimento da área...).
Tudo bem, conhecimento da área genética e científica. Mas você fala que entende como se você fosse homossexual/transsexual/outro tipo. Você é para poder afirmar que a pessoa não nasce com isso?
Link para o comentário
Share on other sites

 Mesmo não sendo transexual, eu só iria nesse banheiro, com certeza. Qual garoto nunca sonhou em entrar em banheiro feminino?

 

 A eu já entrei, mas infelizmente não tinha ninguém. Mas espiar vestiário feminino isso eu já fiz muito. E era bom ein... auauauhuah

 Mas certeza que eu iria também, queria ver um monte de menininhas juntas, o que fariam?[/o.o]

 

P.S.: Sua sign ta massa ein Claitos.. ahuaha

Link para o comentário
Share on other sites

Não é bem assim. Teus postes podem ser massivos, mas acho contribuem legal (tem até embasamento na literatura!) para o tópico. Posso não concordar com tudo, mas acho a tua opinião, no mínimo, interessante (tem conhecimento da área...).
Tudo bem, conhecimento da área genética e científica. Mas você fala que entende como se você fosse homossexual/transsexual/outro tipo. Você é para poder afirmar que a pessoa não nasce com isso?

 Se fosse assim não existiria Psicologia, não é mesmo? Sem falar que existe algo chamado empatia, conceito vindo da propria Psicologia (acredito que veio dela).Posso não ser homossexual/transsexual/whateva, mas isso não me impede de compreende-los, ou pelo menos tentar.Minha sexualidade é impertinente, assim como a de qualquer um que queira discutir sobre o tema do tópico. Tanto é que o Dannyael também é heterossexual e não tem a mesma opnião que a minha.
Link para o comentário
Share on other sites

Quando questionado sobre a precocidade com a qual os alunos decidem sobre a opção sexual, o diretor da escola afirmou que, em 35 anos trabalhando no sistema educacional, já encontrou muitos meninos travestis e nenhum deles mudou de opinião. Segundo Sumontha, a presença dos jovens travestis nas escolas é algo comum e muitos deles acabam fazendo a cirurgia de mudança de sexo quando se tornam adultos ou vivem como homens gays.

 

 

Acho q isto responderia a sua dúvida, pelo menos de acordo com o pensamento do diretor do colégio ^^

I always will love u my friends... No matter how distance we can stay! [sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Minha sexualidade é impertinente, assim como a de qualquer um que queira discutir sobre o tema do tópico. Tanto é que o Dannyael também é heterossexual e não tem a mesma opnião que a minha.
Apesar da discussão ser centrada em algo que os dois possam até compreender mas não sabem mesmo como é, como acreditar em crendices.
Link para o comentário
Share on other sites

Minha sexualidade é impertinente, assim como a de qualquer um que queira discutir sobre o tema do tópico. Tanto é que o Dannyael também é heterossexual e não tem a mesma opnião que a minha.
Apesar da discussão ser centrada em algo que os dois possam até compreender mas não sabem mesmo como é, como acreditar em crendices.

 Leu meu post todo? Se fragmentar o que escrevo, realmente vai ter uma noção distorcida do que penso ou da idéia que tentei passar... =/

Há sexológos ou psicologos que lidam com sexualidade que conhecem muito bem o tema da discussão e nem por isso são/precisam ser homossexuais. E não é preciso ser especialista para saber. Novamente, existe a empatia - que torna as pessoas capazes de sentirem o que outra pessoa sente, mesmo que não esteja participando da situação. Acho que não consegui explicar direito, mas é só pesquisar que você vai saber.Apesar de eu ter entendido o que quis dizer, "saber" e "compreender" são sinônimos.Acho que é equivoco achar que, só por sermos heterossexuais, não podemos discutir esse assunto ou não temos capacidade para isso. Uma prova disso é que o Dannyael tem a mesma opnião que a sua: a sexualidade já é determinada desde o nascimento (é só ler os textos dele que você vai ver). Eu, ao contrário, não tenho tanta certeza disso, apesar de não afirmar nada. Eu estou tentando chegar em alguma conclusão, por isso entrei na discussão.Espero que leia o post todo (com atenção) dessa vez. [/ok]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...