Ir para conteúdo

[Guia] Como Tentar "MINIMIZAR" DCs


Kael_Legions

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Alguns me conhecem como Kael, outros como Kaelthas(WL), ou Alexiel Kido(Renegado), e Adam Kadam0n(AB).

Bem, hoje tava vendo uns comentários lá no Grupo do Face e resolvi tentar ajudar a minimizar essa chuva de DCs que alguns sofrem.

 

Vamos começar pelo mais simples, o que gera um DC?

 

Resumidamente, um DC ocorre quando o servidor não constata resposta da sua máquina por determinado tempo. Cada Servidor, de qualquer jogo que seja, tem um tempo definido diferente, logo, você reclamar que em servidor X você não toma DC, um dos motivos pode ser esse.

 

Eu, mesmo jogando outro jogo, já passei mais de 5 min andando pelo mapa, quando, do nada, voltei ao ponto de 5 min atrás, exatamente por isso... Eu tinha perdido a conexão, mas não atingi o tempo limite do servidor.

 

Quando a internet regularizou, voltei ao ponto em que o servidor me "viu" pela última vez.

 

Já no nosso querido RAG, eu imagino que esse tempo seja pequeno, e, talvez, se as configurações do servidor não forem tão potentes pra trabalhar toda informação, deve gerar os DCs de jogadores sorteados e ou com maior latência/perda de conexão/abuso do servidor(quando o cliente tenta fazer várias ações muito rapidamente).

Dito isto, vamos ao que podemos fazer de nossa parte para "MINIMIZAR", essa falta de "conversação" da sua máquina e do servidor.

 

1 - Cabeamento/Wifi e perda de pacotes

 

Um dos grandes motivos dos DCs são as perdas de pacotes nas redes.Eu gosto muito de usar o Prompt de Comando pra testar isso, para quem não sabe, basta clicar no botão pesquisar(windows 10) ou abrir o menu iniciar (windows 7) e digitar CMD.

Irá abrir aquela tela preta que nos lembra do amado DOS

 

Primeiro, ao abrir o CMD(prompt de comando), digite o seguinte comando, ipconfig , com isso descobriremos o IP do roteador. Irá aparecer uma linha contendo: Gateway 192.168.0.1 (geralmente é esse o IP).

 

Vamos agora para o comando mais famoso, o ping. Como alguns devem saber, ele é responsável por enviar um pacote para o ip informado e receber a resposta de que chegou com êxito ao destino.

 

Mãos à obra, digite agora:ping 192.168.0.1 -t(o ip que apareceu no seu gateway), acompanhe os pings e veja se tem alguma perda, se tiver e você estiver conectado por cabeamento, pode ser que boa parte dos seus problemas está num mal contato do cabo, ou da ponta mal climpada, ou cabo rompido em algum ponto, e, no caso de estar pelo Wifi, então é provável que você está muito longe dele, ou com alguma interferência no canal que está usando(pode existir outros problemas, claro, mas estes são os mais comuns).

 

Nota: para cancelar o comando aperte "Ctrl + c".

 

Não tem nenhuma perda? Vamos ao próximo.

 

2 - Firewall / Antivírus / Abrindo Portas

 

Em uma rede existem 65534 portas, indo de 1 a 65535, nosso jogo usa uma delas e, às vezes, o firewall do seu roteador ou Antivírus/firewall do windows pode estar bloqueando essas comunicações.

 

Para resolvermos isso, colocamos no Antivírus/firewall do windows o jogo como um app confiável. No firewall do roteador fica mais complicado, pois cada modelo tem uma maneira diferente, aí fica ao seu critério pesquisar o modelo e descobrir como fazê-lo, ou você coloca a sua máquina em modo DMZ(desmilitarizado, todas as portas abertas), MAS não aconselho a todos fazerem isso, te deixa vulnerável a ataques de hackers, etc.

 

Obs: Não sei se posso falar abertamente qual porta abrir pro RAG, por isso não vou comentar por enquanto.

 

3 - Controle de Banda

 

Eis que lhes apresento o maior vilão dos DCs, quando não temos um bom roteador, mesmo com uma internet muito boa, ele pode demandar toda nossa banda pra um único periférico na rede e deixar os outros se arrastando, os maiores vilões que puxam toda banda são apps/sites como netflix, youtube, downloads, programas de torrent e assim vai. Até baixar um vídeo no whatsapp ou conectar um celular foderoso na nossa rede ele suga toda a banda pra si, e, você, com sua humilde calculadora rodando rag, toma DC direto ou um lag absurdo.

 

Para resolver isso lhes apresento o controle de banda, ou em alguns roteadores, Bandwidth Control, ou QoS, e assim vai... de novo, pesquisem seus modelos e como fazer esse controle, cada roteador configura-se de um jeito, masssssssssss não vou ser tão escroto, vou postar como fiz no meu para dar uma pequena luz

 

(Vou postar a imagem aqui quando acessar meu pc)

 

4 - Processador / Memória /Disco

 

Bem, nem sempre este é o motivo, mas também pode influenciar ou levar ao DC.Aperte o seguinte combo de teclas: "Ctrl + Shift + ESC", com ele, irá abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows. Se ele estiver em "menos detalhes" no canto inferior esquerdo clique em "mais detalhes", aí você poderá acompanhar o poder de processamento do seu computador;As colunas são Aplicativo, CPU, Memória, Disco, Rede e GPU. Nossas maiores preocupações ficam com CPU, Disco e Memória. Se um deles estiver em 100% (ou travado em 50% em algumas máquinas dual-core), amigo, tá aí um provável motivo do seu DC. Quando seu computador não consegue processar as informações rápido o suficiente, ele não responde em tempo o Servidor do Rag e BUM! DC...MASSSSS NEM SEMPRE Isso pode dar DC, mas às vezes teu pc se sustenta ali no 100%(guerreiro).

 

No mais, ainda tenho algumas ideias pra ajudar a minimizar os DCs, mas tô pelo celular escrevendo isso, então de antemão já peço desculpas pelo formato e falta de imagens, mas assim que possível eu coloco algumas pra ajudar.

 

Eu ficaria grato se pessoas com mais "Know-how" me corrigirem ou acrescentarem informações, assim podemos ajudar a toda comunidade (que adora culpar a LUG Sempre).

Editado por Kael_Legions
YH8u3W0.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Kael, eu sei que você teve a imensa boa vontade de escrever este guia mas todo mundo sabe que a chuva de DCs não é culpa de firewall, roteador, internet ou computador de ninguém.

 

A chuva de DCs sempre vem após uma manutenção e também sempre some após uma manutenção. Tá mais do que claro que é algo que sobrecarrega o servidor do jogo e ele fica perdendo as conexões.

Link para o comentário
Share on other sites

Kael, eu sei que você teve a imensa boa vontade de escrever este guia mas todo mundo sabe que a chuva de DCs não é culpa de firewall, roteador, internet ou computador de ninguém.

 

A chuva de DCs sempre vem após uma manutenção e também sempre some após uma manutenção. Tá mais do que claro que é algo que sobrecarrega o servidor do jogo e ele fica perdendo as conexões.

 

Alguns casos sim, mas eu ultimamente passei por problemas parecidos, tava com 2 internets em casa de roteadores diferentes, uma eu tomava DC as vezes e a outra NUNCA, então mesmo que for problema no servidor as vezes, pode ajudar alguém que também tenha problemas em casa.

 

Obrigado por ter lido o Guia ?

YH8u3W0.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Alguns casos sim, mas eu ultimamente passei por problemas parecidos, tava com 2 internets em casa de roteadores diferentes, uma eu tomava DC as vezes e a outra NUNCA, então mesmo que for problema no servidor as vezes, pode ajudar alguém que também tenha problemas em casa.

 

Obrigado por ter lido o Guia 

 

Entendo, eu que agradeço a você por ter escrito ele, realmente ficou bem explicativo. Eu só comentei pois os GMs nos tickets insistem que o problema é na nossa internet sendo que há semanas que não tem como, é um DC generalizado.

Link para o comentário
Share on other sites

Ola pessoal,

Alguns me conhecem como Kael, outros como Kaelthas(WL), ou Alexiel Kido(Renegado), e Adam Kadam0n(AB).

Ou Buda :rolleyes:

 

Eu mesmo jogando outro jogo, ja passei mais de 5 min andando pelo mapa, quando do nada voltei ao ponto de 5 min atrás, exatamente por isso...

 

Sei que jogo é e já passei por isso kkk

 

1 - Cabeamento/Wifi, e perda de pacotes.

2 - Firewall / Antivírus / Abrindo Portas

3 - Controle de Banda

4 - Processador / Memória /Disco

Faço as palavras do Lazarento as minhas, é bem difícil o problema ser na casa da pessoa, ainda mais se ela sabe que tem uma boa internet, mas em últimos casos, quando a pessoa já não tem pra onde correr, não custa nada tentar esses métodos, vai que funciona :) Mandou bem com o guia!

Laydramir.png

Link para o comentário
Share on other sites

Entendo, eu que agradeço a você por ter escrito ele, realmente ficou bem explicativo. Eu só comentei pois os GMs nos tickets insistem que o problema é na nossa internet sendo que há semanas que não tem como, é um DC generalizado.

 

É bem complicado mesmo, eu não entendo isso da parte deles também de não estudarem melhor as rotas e talz... mas pelo menos podemos fazer a nossa parte com o guia agora e tentar reduzir os DCs somente a problemas do server.

YH8u3W0.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...