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Guia básico de escrita de contos


Cloudu

Posts Recomendados

(Guia escrito originalmente em outro fórum, no ano da graça de 2006) Olá, amigos.

 

 

 

Gosto de contar histórias. E também gosto de LER

histórias. Acho muito legal quando surgem contos e narrações de

aventuras interessantes; isso torna o universo do jogo muito mais rico.

 

 

 

Porém,

às vezes, noto que algumas histórias são muito boas, mas não são tão

bem escritas. Parte da "mágica" é quebrada quando isso acontece.

 

 

 

Eu

tenho uma amiga escritora que me deu preciosas dicas de escrita. Vou

passar elas aqui, junto com algumas que colecionei ao longo dos tempos.

Espero que ajude a todos nós aqui.

 

 

 

Abraços,

 

- Rafa

 

 

 

 

***

 

 

 

 

NARRAÇÃO

 

 

 

Escolha um estilo de narração ANTES de começar a escrever, e mantenha ele até o final.

 

 

 

Primeira pessoa - eu

 

Fui até a vila dos orcs. Notei as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Terceira pessoa no passado

 

Fulano foi até a vila dos orcs. Notou as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Terceira pessoa no presente

 

Fulano vai até a vila dos orcs. Nota as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Reparem na utilização dos verbos. É muito comum ver os tempos verbais misturados, como "Fulano foi até a vila dos orcs. Nota as criatuas em volta da noviça".

 

 

 

Eu, particularmente, acho o modo de terceira pessoa no passado mais elegante. Uma história, um conto, geralmente narra algo que aconteceu, não que está acontecendo. Mas o autor é quem escolhe seu estilo.

 

 

 

 

 

FALAS DE PERSONAGENS

 

 

 

Muita gente acha prático escrever falas assim:

 

 

 

Fulano: olá, tudo bem?

Sicrano: tudo bem, e você?

Fulano: maravilha!

 

 

 

Isso é feio. Parece sala de batepapo! Só faltou o:

 

 

 

Fulano: entra na sala...

 

 

 

Regra básica: na narração, o foco sempre viaja entre os personagens citados. Olhem o exemplo a seguir.

 

 

 

"Leafar e Bonnie estavam quietos, na penumbra da pirâmide. A Sacerdotisa estava apreensiva com a situação.

 

- Querido, acho que ouvi algo!"

 

 

 

A

frase anterior à fala termina com o foco na Bonnie ("estava

apreensiva"). Se eu tivesse escrito somente "Acho que ouvi algo", a

frase seria atribuída a ela normalmente. Porém, usei o "Querido", que é

um reforço de que é ela quem está falando para o Leafar; se fosse ele,

seria "Querida".

 

 

 

Na mesma frase, sem mudar o foco, também seria possível fazer a frase ser de autoria do Leafar. Notem:

 

 

 

"Leafar e Bonnie estavam quietos, na penumbra da pirâmide. A Sacerdotisa estava apreensiva com a situação.

 

- Acho que ouvi algo! - disse Leafar."

 

 

 

O "disse Leafar", com o travessão após a fala, deixa bem claro de quem

foi a frase. Só tome muito cuidado com a repetição do "disse fulano,

disse fulano, disse fulano".

 

 

 

 

 

Se você tiver três personagens ou mais na cena, esse recurso pode ser utilizado também.

 

 

 

"Leafar,

Bonnie e Visolela descansavam sob uma sombra de árvore, perto da

entrada da pirâmide. A Bruxa tentava tirar a areia da capa.

 

- Droga! Tinha limpado minha roupa ontem! - falou, irritada.

 

- Eu te ajudo a lavar depois! - a Sacerdotisa mostrou-se solidária.

 

- Quietas, as duas. Acho que ouvi algo!"

 

 

 

A

fala após a narração é atribuída normalmente à Visolela. Ela foi a

última citada. A segunda fala, com o "a Sacerdotisa...", ajuda qualquer um

a deduzir que quem está falando é Bonnie. Seguindo a lógica, o "Quietas, as duas." É

atribuída normalmente ao Leafar.

 

 

 

 

 

DESCRIÇÕES

 

(Vida aos lugares)

 

 

 

Escrever

cenas secas tira a graça da leitura. Ir direto ao ponto não deixa a

leitura interessante. Não é recomendado enrolar muito. Mas imagine uma

cena onde os personagens acabaram de correr de um inimigo, fugiram

esbarrando em tudo, capotando, e agora estão tomando fôlego para

continuar. Veja as diferenças de cena.

 

 

 

Exemplo sem emoção:

 

"Os três descansaram após a fuga. Leafar se levantou.

 

- Ok, vamos."

 

 

 

Exemplo com emoção:

 

Era

incrível que tivessem conseguido sair dali com vida. Leafar apoiou a

espada no chão, bufando, sentindo a plenitude do peso de sua armadura

metálica. Bonnie caiu de joelhos, esfolando-os; não tinha dor, pois o

alívio de ter saído viva era maior. Visolela queria dizer algo, mas não

tinha voz para nada. Seu cabelo, suado, escondia seu rosto cansado,

junto com um sorriso de satisfação pela fuga bem sucedida. Leafar,

enfim, tomou ar e falou com as duas.

 

- Ok... vamos!

 

 

 

Jogadores estilo RP (interpretação de personagens) tendem a substituir narrações por frases entre astericos. Algo como:

 

 

 

- Ufa... *limpa o suor*. Essa foi difícil! *senta*

 

 

 

Não

façam isso. Em jogo é bacana e funcional escrever assim. Em um conto é

muito feio! Não pode ter preguiça para descrever uma ação!

 

[/uau]

 

 

 

 

 

VOCABULÁRIO

 

 

 

Evite

ficar repetindo palavras. Não comece frases com as mesmas palavras.

Repetição cansa, tira a graça. Varie nas palavras, use sinônimos, faça

a pessoa gostar de ler.

 

 

 

Exemplo ruim:

 

"Era uma luta

difícil. O guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força, para

vencer aquela luta tão difícil. O inimigo era poderoso, e o guerreiro,

mesmo cansado, usava todas as suas forças. Seria difícil, mas ele

venceria."

 

 

 

Exemplo quase ruim:

 

"Era uma luta difícil. O

guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força. O inimigo era

poderoso. "Essa luta está difícil", pensou ele, olhando como seu

inimigo era forte."

 

 

 

Exemplo menos ruim:

 

"Era uma luta

difícil. O guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força. O

inimigo era forte e bem preparado. "Essa luta está complicada", pensou

ele, olhando como seu adversário era poderoso."

 

 

 

 

 

CONTEÚDO

 

 

 

O

básico do básico do básico: a história deve ter um por quê. Deve ter um

sentido. A pessoa, ao chegar no final da leitura, tem que se sentir

satisfeita de ter lido ela. Deve pensar coisas do tipo "Nossa! Aquele cara do começo que passou pedindo esmola era o avatar de Odin e ajudou os caras no final! Putz, que legal!".

 

 

 

Então, duas coisas para lembrar:

 

 

 

Estrutura

 

Comece, desenvolve e termine a história/conto. Faça um rascunho mental do que irá contar. Trabalhe o Argumento da sua história.

 

 

 

Hmm... vou contar a história de um mercenário que quer se vingar de um cavaleiro que o matou na arena de PvP (Começo). Ok, vou fazer a busca dele até o Cavaleiro (Meio).

E no final, ele não vai conseguir lutar com o Cavaleiro porque, na

verdade, ele está morto e não notou que agora vaga como espírito (Fim).

 

 

 

O argumento é

assim mesmo, bem simples. Não pode ser maior que cinco

linhas. Se você precisa de mais de 5 linhas para contar o argumento da

sua história, então é bom rever os conceitos dela, pois pode estar bem

complicada.

 

 

 

Surpreenda

 

Já se pegou vendo aqueles

filmes ou desenhos onde você SABE qual a próxima fala do personagem? Já

foi ao cinema, virou para a namorada depois de dez minutos de filme e

falou quem era o assassino (e, claro, acertou!)?

 

 

 

Pois é. Isso

acontece em histórias ruins, sem graça. Então pense sempre em elementos

que causem surpresa no final. Não vale enganar o leitor. Você precisa

dar dicas para que ele, depois de ler o final, caso releia a história,

veja que não foi enganado. Ele tem que dizer "Poxa, é verdade. Olha

aqui, nessa cena. Ele deu a pista. Não percebi".

 

 

 

Não precisa ser uma pista DIRETA. Do tipo:

 

 

 

"

- Ei, - falou o aprendiz, em meio aos dois espadachins que discutiam -

eu vou ali comprar Fanta Uva e já venho. Estou levando esse rifle para

tiros de precisão a longa distância e munição para matar duas pessoas,

mas só vou deixar ele ali com o tio da padaria".

 

 

 

E três cenas

depois, os dois espadachins estão mortos, você joga suspeitas sobre

quem os matou sobre todos os personagens, menos o aprendiz, que não

aparece mais na história inteira, a não ser no final, abraçado com o

rifle, dizendo coisas como "eles falavam muito alto", ou "foi o meu

amigo invisível quem me mandou fazer isso". Aí não tem graça.

 

 

 

 

 

DICAS BÁSICAS DE PORTUGUÊS

 

 

 

Proparoxítonas têm acento.

 

- ou seja, palavras cuja sílaba tônica esteja "na frente": Sábado, rígido, fígado.

 

 

 

 

 

Crase no a. Quando?

 

Só se usa crase antes do feminino.

 

"Fui à Igreja de Prontera" - igreja = feminino

 

"Entreguei a ela" - não tem crase antes de "ela, elas"

 

 

 

Como faço para saber quando usar crase?

 

Básico. Substitua o feminino por algo masculino. No exemplo da Igreja:

 

"Fui ao Templo dos Mercenários" - templo dos mercenários = masculino

 

 

 

Se na troca de gênero você utilizar um "ao", que é utilizado para o masculino, então usará um "à" no feminino.

 

 

 

"Fui ao banheiro"

"Fui à pia"

 

 

 

 

 

Plural com acento circunflexo

 

"Ele tem uma boa técnica" - "tem" sem acento, está no singular (falando do "ele")

 

"Eles têm mais dinheiro que nós" - "têm" com acento, está no plural (falando do "eles")

 

 

 

"Miara vem nos encontrar?" - singular: Miara

 

"Miara e Kita vêm nos encontrar?" - plural: Miara e Kita

 

 

 

Vocativo pede vírgula

 

Vejam:

 

 

 

- Consegui Leafar! Eles foram expulsos!

 

 

 

- Consegui, Leafar! Eles foram expulsos!

 

 

 

Na

primeira frase, parece que a pessoa conseguiu um "Leafar", como se

fosse um objeto, e expulsou as pessoas. A segunda frase sim mostra que

a pessoa está comemorando. O mesmo vale para cumprimentos e coisas

triviais.

 

 

 

"Olá, Leafar", ao invés de "Olá Leafar".

 

"Venha aqui, Bonnie!" ao invés de "Venha aqui Bonnie"

 

 

 

 

 

REVISE!!!!!!!!!

 

 

 

Terminou de escrever? Está feliz? Prontinho para clicar no POSTAR e ver seu tópico?

 

 

 

Releia uma vez procurando erros de português.

 

Releia uma segunda vez verificando o sentido do que escreveu.

 

Se possível, peça para uma outra pessoa ler e procurar erros de português e digitação (que SEMPRE deixamos passar).

 

Releia uma última vez. De preferência, apenas no dia seguinte.

 

 

 

***

 

 

Espero

que esse pequeno guia auxilie a escrever contos e histórias que prendam

a atenção dos leitores, tanto por seu conteúdo, criatividade, quanto

escrita e narração.

 

 

 

Abraços para todos,

 

- Rafa, direto de 2006

Link para o comentário
Share on other sites

Acredito que esse guia conseguiu de certa forma condensar as idéias de todos os outros guias que surgiram, de maneira bem didática. Espero que todos os ficwriters aqui leiam antes de escrever, pois vale muito a pena.A Hyalina (que, aliás, está me ajudando bastante na organização da Guilda por PM), fez um trabalho super legal de busca de guias. Esse era do Leafar, postado por outra usuária. Pedi para ele postar de novo, atualizando algumas coisas.

Pinado. [/ok] 

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Opa,descobri o segredo das fics do Leafar!!1!!1*risada maléfica*

Muito bom,vai me ajudar bastante na minha ''quase fic'',ainda mais nos pontos de repetição,que eu não tenho idéias para expressar a mesma cosia de maneiras diferentes.

É impressionante como MUITOS tópicos do Forum antigo(sim,eu acessava o forum antigo)era bem úteis e não foram aproveitados.

Boa Leafar![*]

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Leafar, parabéns pelo mini-guia!

 

Apenas um comentário pertinente a essa parte do guia:

Plural com acento circunflexo
Com a aprovação da proposta de Unificação da Língua Portuguesa, é preciso tomar cuidado com essa regrinha, que sofreu alterações. [/ok]

 

Também a parte da vírgula do invocativo é uma cisma minha, que acho estranho quando usada em algumas falas de personagem. Como normalmente a vírgula indica uma pausa na fala ("Ei amigo, *respira* quer experiemntar um destes?"), para mim fica estranho imaginar essa 'pausa' em casos como "Não vá, Katira! - ele disse com desespero." Isso é uma coisa muito minha, pois eu quase 'escuto' os personagens falando quando me envolvo com a leitura, e em casos como o que acabei de citar, a 'pausa' da vírgula não faz sentido com o desespero da expressão.

 

E concordo 110% com a dica REVISE!!! [/HEH]

 

@Net

 

Valeu pela citação! ^^

 

@ Heigar Tsune

 

O melhor amigo de um escritor é um dicionário de substantivos! \o/

 

Um bom dicionário on-line que eu uso é o Priberam [link]http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx[/link]

 

Coloque as palavras que você não quer repetir e veja que outros substantivos ela tem. [/ok]

[sIGPIC][/sIGPIC]

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Com relação à virgula, eu concordo com a Hyalina. Acho que fica muito esquisito coisas como o exemplo dela terem uma pausa no meio. Não combina com a situação. Mesmo sendo regra não gosto de vírgula nestes lugares.

E Leafar, será que você podia dar dicas sobre como inventar nomes para os personagens? Para mim, isso é impossível! Eu odeio criar nomes!

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E Leafar, será que você podia dar dicas sobre como inventar nomes para os personagens? Para mim, isso é impossível! Eu odeio criar nomes!
Sei que não sou o Leafar, mas acho que posso ajudar né? '-'

 

Este site é em inglês, mas a idéia dele é bem simples, você escolhe que 'tipo' de nome quer criar, e clica em Generate Names. [link]http://www.rinkworks.com/namegen/[/link] Abaixo a tradução das opções dos nomes:

 

tradnamezo2.jpg

 

Para criar mais nomes é só atualizar a página ou voltar e mandar gerar novamente. A idéia não é usar os nomes que aparecem, mas usá-los como base para criar um novo, por exemplo: Aughn não é um nome muito legal, mas se transformar em Augon, já fica mais interessante.

 

Espero que ajude. ^^

[sIGPIC][/sIGPIC]

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(Guia escrito originalmente em outro fórum, no ano da graça de 2006) Olá, amigos.

 

 

 

Gosto de contar histórias. E também gosto de LER

histórias. Acho muito legal quando surgem contos e narrações de

aventuras interessantes; isso torna o universo do jogo muito mais rico.

 

 

 

Porém,

às vezes, noto que algumas histórias são muito boas, mas não são tão

bem escritas. Parte da "mágica" é quebrada quando isso acontece.

 

 

 

Eu

tenho uma amiga escritora que me deu preciosas dicas de escrita. Vou

passar elas aqui, junto com algumas que colecionei ao longo dos tempos.

Espero que ajude a todos nós aqui.

 

 

 

Abraços,

 

- Rafa

 

 

 

 

***

 

 

 

 

NARRAÇÃO

 

 

 

Escolha um estilo de narração ANTES de começar a escrever, e mantenha ele até o final.

 

 

 

Primeira pessoa - eu

 

Fui até a vila dos orcs. Notei as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Terceira pessoa no passado

 

Fulano foi até a vila dos orcs. Notou as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Terceira pessoa no presente

 

Fulano vai até a vila dos orcs. Nota as criaturas em volta da noviça.

 

 

 

Reparem na utilização dos verbos. É muito comum ver os tempos verbais misturados, como "Fulano foi até a vila dos orcs. Nota as criatuas em volta da noviça".

 

 

 

Eu, particularmente, acho o modo de terceira pessoa no passado mais elegante. Uma história, um conto, geralmente narra algo que aconteceu, não que está acontecendo. Mas o autor é quem escolhe seu estilo.

 

 

 

 

 

FALAS DE PERSONAGENS

 

 

 

Muita gente acha prático escrever falas assim:

 

 

 

Fulano: olá, tudo bem?

Sicrano: tudo bem, e você?

Fulano: maravilha!

 

 

 

Isso é feio. Parece sala de batepapo! Só faltou o:

 

 

 

Fulano: entra na sala...

 

 

 

Regra básica: na narração, o foco sempre viaja entre os personagens citados. Olhem o exemplo a seguir.

 

 

 

"Leafar e Bonnie estavam quietos, na penumbra da pirâmide. A Sacerdotisa estava apreensiva com a situação.

 

- Querido, acho que ouvi algo!"

 

 

 

A

frase anterior à fala termina com o foco na Bonnie ("estava

apreensiva"). Se eu tivesse escrito somente "Acho que ouvi algo", a

frase seria atribuída a ela normalmente. Porém, usei o "Querido", que é

um reforço de que é ela quem está falando para o Leafar; se fosse ele,

seria "Querida".

 

 

 

Na mesma frase, sem mudar o foco, também seria possível fazer a frase ser de autoria do Leafar. Notem:

 

 

 

"Leafar e Bonnie estavam quietos, na penumbra da pirâmide. A Sacerdotisa estava apreensiva com a situação.

 

- Acho que ouvi algo! - disse Leafar."

 

 

 

O "disse Leafar", com o travessão após a fala, deixa bem claro de quem

foi a frase. Só tome muito cuidado com a repetição do "disse fulano,

disse fulano, disse fulano".

 

 

 

 

 

Se você tiver três personagens ou mais na cena, esse recurso pode ser utilizado também.

 

 

 

"Leafar,

Bonnie e Visolela descansavam sob uma sombra de árvore, perto da

entrada da pirâmide. A Bruxa tentava tirar a areia da capa.

 

- Droga! Tinha limpado minha roupa ontem! - falou, irritada.

 

- Eu te ajudo a lavar depois! - a Sacerdotisa mostrou-se solidária.

 

- Quietas, as duas. Acho que ouvi algo!"

 

 

 

A

fala após a narração é atribuída normalmente à Visolela. Ela foi a

última citada. A segunda fala, com o "a Sacerdotisa...", ajuda qualquer um

a deduzir que quem está falando é Bonnie. Seguindo a lógica, o "Quietas, as duas." É

atribuída normalmente ao Leafar.

 

 

 

 

 

DESCRIÇÕES

 

(Vida aos lugares)

 

 

 

Escrever

cenas secas tira a graça da leitura. Ir direto ao ponto não deixa a

leitura interessante. Não é recomendado enrolar muito. Mas imagine uma

cena onde os personagens acabaram de correr de um inimigo, fugiram

esbarrando em tudo, capotando, e agora estão tomando fôlego para

continuar. Veja as diferenças de cena.

 

 

 

Exemplo sem emoção:

 

"Os três descansaram após a fuga. Leafar se levantou.

 

- Ok, vamos."

 

 

 

Exemplo com emoção:

 

Era

incrível que tivessem conseguido sair dali com vida. Leafar apoiou a

espada no chão, bufando, sentindo a plenitude do peso de sua armadura

metálica. Bonnie caiu de joelhos, esfolando-os; não tinha dor, pois o

alívio de ter saído viva era maior. Visolela queria dizer algo, mas não

tinha voz para nada. Seu cabelo, suado, escondia seu rosto cansado,

junto com um sorriso de satisfação pela fuga bem sucedida. Leafar,

enfim, tomou ar e falou com as duas.

 

- Ok... vamos!

 

 

 

Jogadores estilo RP (interpretação de personagens) tendem a substituir narrações por frases entre astericos. Algo como:

 

 

 

- Ufa... *limpa o suor*. Essa foi difícil! *senta*

 

 

 

Não

façam isso. Em jogo é bacana e funcional escrever assim. Em um conto é

muito feio! Não pode ter preguiça para descrever uma ação!

 

[/uau]

 

 

 

 

 

VOCABULÁRIO

 

 

 

Evite

ficar repetindo palavras. Não comece frases com as mesmas palavras.

Repetição cansa, tira a graça. Varie nas palavras, use sinônimos, faça

a pessoa gostar de ler.

 

 

 

Exemplo ruim:

 

"Era uma luta

difícil. O guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força, para

vencer aquela luta tão difícil. O inimigo era poderoso, e o guerreiro,

mesmo cansado, usava todas as suas forças. Seria difícil, mas ele

venceria."

 

 

 

Exemplo quase ruim:

 

"Era uma luta difícil. O

guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força. O inimigo era

poderoso. "Essa luta está difícil", pensou ele, olhando como seu

inimigo era forte."

 

 

 

Exemplo menos ruim:

 

"Era uma luta

difícil. O guerreiro parecia cansado, mas lutava com toda força. O

inimigo era forte e bem preparado. "Essa luta está complicada", pensou

ele, olhando como seu adversário era poderoso."

 

 

 

 

 

CONTEÚDO

 

 

 

O

básico do básico do básico: a história deve ter um por quê. Deve ter um

sentido. A pessoa, ao chegar no final da leitura, tem que se sentir

satisfeita de ter lido ela. Deve pensar coisas do tipo "Nossa! Aquele cara do começo que passou pedindo esmola era o avatar de Odin e ajudou os caras no final! Putz, que legal!".

 

 

 

Então, duas coisas para lembrar:

 

 

 

Estrutura

 

Comece, desenvolve e termine a história/conto. Faça um rascunho mental do que irá contar. Trabalhe o Argumento da sua história.

 

 

 

Hmm... vou contar a história de um mercenário que quer se vingar de um cavaleiro que o matou na arena de PvP (Começo). Ok, vou fazer a busca dele até o Cavaleiro (Meio).

E no final, ele não vai conseguir lutar com o Cavaleiro porque, na

verdade, ele está morto e não notou que agora vaga como espírito (Fim).

 

 

 

O argumento é

assim mesmo, bem simples. Não pode ser maior que cinco

linhas. Se você precisa de mais de 5 linhas para contar o argumento da

sua história, então é bom rever os conceitos dela, pois pode estar bem

complicada.

 

 

 

Surpreenda

 

Já se pegou vendo aqueles

filmes ou desenhos onde você SABE qual a próxima fala do personagem? Já

foi ao cinema, virou para a namorada depois de dez minutos de filme e

falou quem era o assassino (e, claro, acertou!)?

 

 

 

Pois é. Isso

acontece em histórias ruins, sem graça. Então pense sempre em elementos

que causem surpresa no final. Não vale enganar o leitor. Você precisa

dar dicas para que ele, depois de ler o final, caso releia a história,

veja que não foi enganado. Ele tem que dizer "Poxa, é verdade. Olha

aqui, nessa cena. Ele deu a pista. Não percebi".

 

 

 

Não precisa ser uma pista DIRETA. Do tipo:

 

 

 

"

- Ei, - falou o aprendiz, em meio aos dois espadachins que discutiam -

eu vou ali comprar Fanta Uva e já venho. Estou levando esse rifle para

tiros de precisão a longa distância e munição para matar duas pessoas,

mas só vou deixar ele ali com o tio da padaria".

 

 

 

E três cenas

depois, os dois espadachins estão mortos, você joga suspeitas sobre

quem os matou sobre todos os personagens, menos o aprendiz, que não

aparece mais na história inteira, a não ser no final, abraçado com o

rifle, dizendo coisas como "eles falavam muito alto", ou "foi o meu

amigo invisível quem me mandou fazer isso". Aí não tem graça.

 

 

 

 

 

DICAS BÁSICAS DE PORTUGUÊS

 

 

 

Proparoxítonas têm acento.

 

- ou seja, palavras cuja sílaba tônica esteja "na frente": Sábado, rígido, fígado.

 

 

 

 

 

Crase no a. Quando?

 

Só se usa crase antes do feminino.

 

"Fui à Igreja de Prontera" - igreja = feminino

 

"Entreguei a ela" - não tem crase antes de "ela, elas"

 

 

 

Como faço para saber quando usar crase?

 

Básico. Substitua o feminino por algo masculino. No exemplo da Igreja:

 

"Fui ao Templo dos Mercenários" - templo dos mercenários = masculino

 

 

 

Se na troca de gênero você utilizar um "ao", que é utilizado para o masculino, então usará um "à" no feminino.

 

 

 

"Fui ao banheiro"

"Fui à pia"

 

 

 

 

 

Plural com acento circunflexo

 

"Ele tem uma boa técnica" - "tem" sem acento, está no singular (falando do "ele")

 

"Eles têm mais dinheiro que nós" - "têm" com acento, está no plural (falando do "eles")

 

 

 

"Miara vem nos encontrar?" - singular: Miara

 

"Miara e Kita vêm nos encontrar?" - plural: Miara e Kita

 

 

 

Vocativo pede vírgula

 

Vejam:

 

 

 

- Consegui Leafar! Eles foram expulsos!

 

 

 

- Consegui, Leafar! Eles foram expulsos!

 

 

 

Na

primeira frase, parece que a pessoa conseguiu um "Leafar", como se

fosse um objeto, e expulsou as pessoas. A segunda frase sim mostra que

a pessoa está comemorando. O mesmo vale para cumprimentos e coisas

triviais.

 

 

 

"Olá, Leafar", ao invés de "Olá Leafar".

 

"Venha aqui, Bonnie!" ao invés de "Venha aqui Bonnie"

 

 

 

 

 

REVISE!!!!!!!!!

 

 

 

Terminou de escrever? Está feliz? Prontinho para clicar no POSTAR e ver seu tópico?

 

 

 

Releia uma vez procurando erros de português.

 

Releia uma segunda vez verificando o sentido do que escreveu.

 

Se possível, peça para uma outra pessoa ler e procurar erros de português e digitação (que SEMPRE deixamos passar).

 

Releia uma última vez. De preferência, apenas no dia seguinte.

 

 

 

***

 

 

Espero

que esse pequeno guia auxilie a escrever contos e histórias que prendam

a atenção dos leitores, tanto por seu conteúdo, criatividade, quanto

escrita e narração.

 

 

 

Abraços para todos,

 

- Rafa, direto de 2006

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Acredito que esse guia conseguiu de certa forma condensar as idéias de todos os outros guias que surgiram, de maneira bem didática. Espero que todos os ficwriters aqui leiam antes de escrever, pois vale muito a pena.A Hyalina (que, aliás, está me ajudando bastante na organização da Guilda por PM), fez um trabalho super legal de busca de guias. Esse era do Leafar, postado por outra usuária. Pedi para ele postar de novo, atualizando algumas coisas.

Pinado. [/ok] 

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Opa,descobri o segredo das fics do Leafar!!1!!1*risada maléfica*

Muito bom,vai me ajudar bastante na minha ''quase fic'',ainda mais nos pontos de repetição,que eu não tenho idéias para expressar a mesma cosia de maneiras diferentes.

É impressionante como MUITOS tópicos do Forum antigo(sim,eu acessava o forum antigo)era bem úteis e não foram aproveitados.

Boa Leafar![*]

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Leafar, parabéns pelo mini-guia!

 

Apenas um comentário pertinente a essa parte do guia:

Plural com acento circunflexo
Com a aprovação da proposta de Unificação da Língua Portuguesa, é preciso tomar cuidado com essa regrinha, que sofreu alterações. [/ok]

 

Também a parte da vírgula do invocativo é uma cisma minha, que acho estranho quando usada em algumas falas de personagem. Como normalmente a vírgula indica uma pausa na fala ("Ei amigo, *respira* quer experiemntar um destes?"), para mim fica estranho imaginar essa 'pausa' em casos como "Não vá, Katira! - ele disse com desespero." Isso é uma coisa muito minha, pois eu quase 'escuto' os personagens falando quando me envolvo com a leitura, e em casos como o que acabei de citar, a 'pausa' da vírgula não faz sentido com o desespero da expressão.

 

E concordo 110% com a dica REVISE!!! [/HEH]

 

@Net

 

Valeu pela citação! ^^

 

@ Heigar Tsune

 

O melhor amigo de um escritor é um dicionário de substantivos! \o/

 

Um bom dicionário on-line que eu uso é o Priberam [link]http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx[/link]

 

Coloque as palavras que você não quer repetir e veja que outros substantivos ela tem. [/ok]

[sIGPIC][/sIGPIC]

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Com relação à virgula, eu concordo com a Hyalina. Acho que fica muito esquisito coisas como o exemplo dela terem uma pausa no meio. Não combina com a situação. Mesmo sendo regra não gosto de vírgula nestes lugares.

E Leafar, será que você podia dar dicas sobre como inventar nomes para os personagens? Para mim, isso é impossível! Eu odeio criar nomes!

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E Leafar, será que você podia dar dicas sobre como inventar nomes para os personagens? Para mim, isso é impossível! Eu odeio criar nomes!
Sei que não sou o Leafar, mas acho que posso ajudar né? '-'

 

Este site é em inglês, mas a idéia dele é bem simples, você escolhe que 'tipo' de nome quer criar, e clica em Generate Names. [link]http://www.rinkworks.com/namegen/[/link] Abaixo a tradução das opções dos nomes:

 

tradnamezo2.jpg

 

Para criar mais nomes é só atualizar a página ou voltar e mandar gerar novamente. A idéia não é usar os nomes que aparecem, mas usá-los como base para criar um novo, por exemplo: Aughn não é um nome muito legal, mas se transformar em Augon, já fica mais interessante.

 

Espero que ajude. ^^

[sIGPIC][/sIGPIC]

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Ah, fico feliz em ver um guia para aqueles que desejam contar uma história. Me sinto muito de desconfortável de ler histórias sem pé nem cabeça, com os verbos bagunçados e o português sendo espancado. Espero que novos "escritores" consigam tomar um rumo por este guia, que apesar de ser pequeno é bem útil.. :)

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Ler é o segredo. Quem lê bem escreve bem. Leio desde bula de remédio até livros imensos com narrativas totalmente diferentes (ex.: O Nome da rosa e Baudolino ambos de Umberto Eco que sempre usa o linguajar da época relacionada em seus livros, que no caso é a era medieval). Até historia em quadrinhos está valendo pois nenhuma forma de expressão escrita deve ser editada errada a não ser que o texto em sí assim o defina.

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