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[Guia] Máscaras de Renegado: Estudo das fórmulas


Violet Fear

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Olá a todos.

Depois de ver alguns comentários em outras seções sobre a fórmula das máscaras, resolvi procurar mais a fundo sobre isso para conhecer melhor sobre a habilidade. No IRO WIKI estão realizando testes no sakray IRO e parecem que chegaram a um consenso sobre como as máscaras funcionam.

Estou então fazendo um pequeno estudo da fórmula para demonstrar seu funcionamento, de forma a interessar tanto aos renegados para saber em quem mirar em uma WOE para ter um melhor aproveitamento, quanto ao resto da comunidade para saber corretamente como obter resistência. É bem possível que muitos já saibam das informações contidas aqui, então fica como uma fonte de pesquisa futura para novos renegados.

A fórmula chegada e divulgada no forum foi essa:

{(nível base do usuário/10) + Valor aleatório entre [(DEX do usuário/12) ~ (DEX do usuário/4)]+ Job do usuário + (nível da máscara * 10)} - (nível base do alvo/10) + valor aleatório entre [(AGI do alvo/6) ~ (AGI do alvo/3)] + (LUK do alvo/10) + [(capacidade de peso máxima - peso atual)/ 100] %chance mímina= (nível da máscara + (DEX/20))

É umas das mais longas que foram citadas nos testes das classes, mas ela é facil se explicar parte por parte, então vamos simplificar para melhor entendimento. Se separarmos a formula em duas, sendo que a primeira parte mostra valores referentes ao renegado e depois do sinal negativo, referente ao adversário, então ela fica assim:Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo

Agora fica mais fácil calculando as partes separadas, e de saber quanto que seu personagem terá de resistência. Vamos então calcular cada parte separadamente.

chance do renegado = {(NB/10) + RND[(DEX/12) ~ (DEX/4)] + NJ + (NM* 10)}Sendo:NB: nível base do usuário;RND: o valor aleatório entre 2 números a cada uso da habilidade;NJ: o nível de job;NM: o nível da máscara.

Até aqui não há nada demais. Então suponhamos que um renegado de WOE básico 150/50 com 140 de DEX total(100 de DEX base, 10 da benção e 30 de comidas) e alguma skill de máscara no nível 3 alcança:

chance do renegado= {(150/10) + RND[(140/12) ~ (140/4)] + 50 + (3* 10)}                  = {15 + [11,67 ~ 35] + 50 + 30}                  = 106,67% ~ 130% 

chance mímina= (nível da máscara + (DEX/20))             = 3 + (140/20)             = 3 + 7             = 10%

Pela fórmula nota-se que o nível de JOB é o que mais influencia na chance, sendo 1% por lvl. Vamos também comparar o resultado anterior com outro usando 110 de DEX ( 100 de base e benção):

chance do renegado = {(150/10) + RND[(110/12) ~ (110/4)] + 50 + (3* 10)}                    = {15 + [9,17 ~ 27,5] + 50 + 30}                    = 104,17% ~122,5%

média do 1º renegado: 118,335%média do 2º renegado: 113,335%

Entende-se então que 30 pontos em DEX equivale em média a 5% de chance do debuff funcionar (sem considerar a resistência ainda).

As novidades para mim começam na parte da fórmula relativa ao adversário.

resistência do alvo = (NB/10) + RDN [(AGI/6) ~ (AGI/3)] + (LUK/10) + [(PM - PA) / 100]Sendo:NB: nível base do usuário;RND: o valor aleatório;PM: peso máximo;                                       PA: peso atual.      

Já é citado há muito tempo e de conhecimento da maioria que a AGI garante resistência contra a skill, mas o que me surpreendeu foi a LUK também garantindo resistência e a influência do peso máximo e o peso atual do adversário na chance de ficar sob o efeito. Mas como o peso altera na chance e que tipo de adversário então tem maior chance de ficar mudo, sem escudo e arma, ou sem peco?

Vamos supor então 4 tipos de adversário 150/50 para nosso renegado com 140 de DEX:

  • Um arcebispo com 40 de STR base, 60 de LUK e AGI total;
  • Um sicário do tipo crítico, com 90 de LUK, 120 de AGI e 100 de STR base;
  • Um mecãnico com 15 de AGI ( buffs e bônus), 1 de LUK e 100 de força base e usando passe gravitacional;

E para melhorar vamos supor que os 3 estão com 89% da capacidade de peso, para usarmos como base de cálculo  já que em condições de WOE o peso normalmente varia entre 50% e 89%. 

Simulação do ArcebispoPeso máximo com 40 de força: 4200peso atual com 89%: 3738

 resistência do alvo = (150/10) + RDN [(60/6) ~ (60/3)] + (60/10) + [(4200 - 3738) / 100]                    = 15 + [10 ~ 20] + 6 + 4,62                    = 35,62% ~ 45,62%

Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvoTaxa de sucesso = (106,67 ~ 130) - (35,62 ~ 45,62)Taxa de Sucesso = 71,05% ~ 84,38%

Simulação do SicárioPeso máximo com 100 de STR: 6200peso atual com 89%: 5518

resistência do alvo = (150/10) + RDN [(120/6) ~ (120/3)] + (90/10) + [(6200 - 5518) / 100]                    = 15 + [20 ~ 40] + 9 + 6,82                    = 50,82% ~ 70,82%

Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvoTaxa de sucesso = (106,67 ~ 130) - (50,82 ~ 70,82)Taxa de Sucesso = 55,85% ~ 59,18%

Simulação do MecânicoPeso máximo com 100 de STR + capacidade de peso + passe : 10800peso atual com 89%: 9612

resistência do alvo = (150/10) + RDN [(15/6) ~ (15/3)] + (1/10) + [(10800 - 9612) / 100]                    = 15 + [2,5 ~ 5] + 0,1 + 11,88                    = 29,48% ~ 31,98%

Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo                = (106,67 ~ 130) - (29,48 ~ 31,98)                = 77,19% ~ 98,02%

 

Pela simulação a classe que melhor se beneficia dos atributos é o sicário, mas para aproveitar da capacidade de peso, temos que aumentar a diferença entre o máximo e o atual. Então vamos simular um mecânico com 50 de AGI, 1 de LUK e 110 de força base, com a diferença que vai usar apenas 25% da capacidade de peso.

Simulação do Mecânico²Peso máximo com 110 de STR + capacidade de peso + passe: 11100peso atual com 25%: 2775

resistência do alvo = (150/10) + RDN [(50/6) ~ (50/3)] + (1/10) + [(11100 - 2775) / 100]                    = 15 + [8,3 ~ 16,67] + 0,1 + 83,25                    = 106,65% ~ 115,02%

Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo                = (106,67 ~ 130) - (106,65 ~ 115,02)                = 0,2% ~ 15,02%

Levando em conta a chance mínima, então a chance de debuffar esse mecãnico será entre 10% e 15,02%.

Então depois dessa enrolação toda que vimos aqui, dá para concluir algumas coisas:

  • A habilidade depende muito do job do renegado para funcionar, então pegar máscara da melancolia no job 5 e achar que vai tirar dragão de RK 150 é pedir para morrer para sopro de dragão;

  • Muitas classes focadas em WOE tem valores medianos em AGI e LUK para ganhar resistência em alguns status como as máscaras, mas alguns têm estes atributos em valores altos pois tem como referência para ataque. Pensando assim então é mais facil debuffar um arcebispo,um trovador/musa voltados para suporte ou até mesmo um sentinela que não tenha AGI do que um sicário ou um guardião real.

  • Se a STR aumenta a capacidade de peso, quanto mais deste atributo o adversário tiver, maior será a resistência contra as máscaras e maior será a eficiência se estiver com peso no mínimo necessário, chegando a ponto de não precisar nem de AGI para ter uma resistência altíssima. Então seria bom que o renegado evite suras, sicários, guardiões reais, cavaleiros rúnicos e PRINCIPALMENTE MECÂNICOS E BIOQUÍMICOS, como dá pra comprovar neste vídeo feito pelo personagem Vergillius~:

http://www.youtube.com/watch?v=eNrijAxJ3xs&list=UUU2CtGJ7NpY6xgX66RBJxtQ&index=1&feature=plcp

Ultimas considerações e agradecimentos

Eu fiz uma pequena planilha no excel para ficar calculando as possibilidades, então para facilitar à todos e não ter que ficar fazendo download desconhecido eu divulguei no google docs:

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0At_PpZuK6RTgdEJuMGFnNGliejRlUWJvQk81aHZuNVE

Minhas fontes para este tópico foram as informações do tópico "Official Post-balance skill formulas (links inside)" no forum do IRO WIKI, e autorizados a serem postados pelos Gm's do IRO. Em agradecimento então para o usuário "Zerozaku" que foi o criador do tópico e de todos os outros usuários que participaram e contribuiram com o tópico.Ao vergilius~, pelo teste realizado em jogo, junto com um pedido de desculpas por não pedir autorização sobre o vídeo, já que ele foi banido aqui do forum e não sei se ele frequenta a conta do youtube.A todos aqui que lerão e participarão do tópico, e peço a gentileza de qualquer erro meu que seja visto por vocês que seja avisado para devidas alterações, tanto no tópico quanto na planilha.

 

 

 

 

 

 

                        

I'm going to say it's love, I'm going to say it's passion, and say what I feel, with all the affection, thinking of you.

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Tópico muito interessante =]A Resistência da Agilidade quase todos já sabem,agora o do Peso eu realmente não sabia..Eu já tinha suspeitado já que atualmente vou WoE de Bioquímico,e notava isso,mas podia ser coincidência.Mister Peso 10 garantido nele agora =P

Se não se importar,vou Fixá-lo temporariamente,já que é um assunto bem interessante^^

Abraços!

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Isso infelizmente não posso confirmar, mas me lembro que diziam no início do renewal que o boss recebe o efeito da máscara como um dano baseado no HP dele, vou tentar arranjar um rastreador GX ou um wizz para confirmar direito.

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Influencia sim, tanto que no vídeo o Vergilius confirma que está com antigravitacional, e no cálculo ele considera o peso máximo, estando com passe ou não. Você mesma pode testar usando a planilha que fiz e acrescentando os valores dos seus atributos e do renegado, e depois acrescentar 2k na capacidade de peso que seriam os passes e ver a diferença.

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Amigo, não sei se explicou isso pro povo, mas esta formula é do Balanceamento, ela NÃO se encaixa na formula do renewal atualmente no bRO. Tudo que está escrito aqui é verdade, mas é só no balanceamento que vai chegar, ou seja nada disso ainda tem no bRO não.

 

No bro, apenas AGL e SOR do renegado e do alvo que é usado no calculo, o peso, Lv de JOB e o resto NÃO existe no bRO atualmente. Tanto que, é puriso que dizem, sobre o nerfe das mascaras, porque essa mudança só ocorrerá no balanceamento.

 

Essa formula que voce pegou foi do iRO Sakray com Balanceamento que já chegou lá.

 

@ Raed x3: É só coencidencia amigo, isto não tem no bRO ainda. :)

 

Grato.

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Amigo, não sei se explicou isso pro povo, mas esta formula é do Balanceamento, ela NÃO se encaixa na formula do renewal atualmente no bRO. Tudo que está escrito aqui é verdade, mas é só no balanceamento que vai chegar, ou seja nada disso ainda tem no bRO não.

 

No bro, apenas AGL e SOR do renegado e do alvo que é usado no calculo, o peso, Lv de JOB e o resto NÃO existe no bRO atualmente. Tanto que, é puriso que dizem, sobre o nerfe das mascaras, porque essa mudança só ocorrerá no balanceamento.

 

Essa formula que voce pegou foi do iRO Sakray com Balanceamento que já chegou lá.

 

@ Raed x3: É só coencidencia amigo, isto não tem no bRO ainda. :)

 

Grato.

Peso já influencia e faz tempo.

Jogando com 1 de Agi e 10~15% de peso no meu Genetic pegar Máscara é a coisa mais rara.

Só testar.

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Amigo, não sei se explicou isso pro povo, mas esta formula é do Balanceamento, ela NÃO se encaixa na formula do renewal atualmente no bRO. Tudo que está escrito aqui é verdade, mas é só no balanceamento que vai chegar, ou seja nada disso ainda tem no bRO não.

 

No bro, apenas AGL e SOR do renegado e do alvo que é usado no calculo, o peso, Lv de JOB e o resto NÃO existe no bRO atualmente. Tanto que, é puriso que dizem, sobre o nerfe das mascaras, porque essa mudança só ocorrerá no balanceamento.

 

Essa formula que voce pegou foi do iRO Sakray com Balanceamento que já chegou lá.

 

@ Raed x3: É só coencidencia amigo, isto não tem no bRO ainda. :)

 

Grato.

Peso já influencia e faz tempo.

Jogando com 1 de Agi e 10~15% de peso no meu Genetic pegar Máscara é a coisa mais rara.

Só testar.

Sem falar no video ( que é no BRO), que o Mecânico está com 4 de AGI e 16 de LUK  totais e nem 2 renegados spamando máscara conseguem o debuff.Não estou questionando o que você disse Darknan, mas se puder trazer para nós algo que cofirme o contrário do tópico, eu altero o tópico sem problema nenhum. 

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A formula que tem essas mudanças são do balanceamento realmente, mas não imaginava que essa parte da mascara já estava no bRO, tanto que nao vou ao pvp faz uns 5 meses só na espera do balanceamento.

 

No mas, retirem o que eu disse, já que ja está no bRO, bom saber.

 

Att.

 

Darknan

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Não é um ress e nem "puxar sardinha pro meu lado" só por que o tópico é de minha autoria, mas por algum motivo ele está despinado. Mr_Chokituh pode por gentileza verificar para nós?

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