Ir para conteúdo

Uso das imagens

Shizuka_

Posts Recomendados

Poxa, hoje recebi uma PM tão bacana aqui no fórum que gostaria até de comentar com o restante de vcs...Geralmente, quando a gente faz uma arte e coloca na web, o pessoal acha legal e talz, copia e depois sai usando por aí em sites e signs, se esquecendo de que aquele trabalho tem dono! Pra mim não tem coisa que chateie mais do que essa prática, mais conhecida por art thief. A gente tem tanto trabalho pra fazer um desenho e a única coisa que pede em troca é crédito e reconhecimento, né? Não custa nada pedir permissão antes de usar o que não é seu por aí...

Copyright é algo realmente muito complicado, principalmente em tempos de internet. Cria-se a falsa impressão de que se está na web, então pertence ao mundo. Muita gente nem mesmo imagina que sair replicando ou modificando imagens que encontra é infringir direitos autorais.Por isso fiquei tão feliz hj com a PM que recebi da Fannyzinha que me pediu, de forma tão gentil, permissão pra utilizar um desenho meu num site que ela está fazendo, dando ao desenho os devidos créditos, claro! Se todo mundo fizesse assim, com certeza mais artistas se sentiriam à vontade para divulgar seus trabalhos na web sem lotar o desenho de marcas d'água pra impedir as cópias não autorizadas.Parabéns à Fannyzinha pela conduta! Espero que sirva de exemplo à todos nós!

Link para o comentário

Que bom que pediram permissão, realmente é algo raro. Minha amiga uma vez estava com um Professor, ela é uma ótima desenhista mas não mexe muito com PS e Corel, e foi fazer um desenho no Paintbrush. Ela demorou um tempão, pois as ferramentas do Paint são bem trabalhosas se você for pegar algo mais complicado, e ela colocou um símbolo em baixo. Depois de usar a imagem por umas 3 semanas, viu que em outro fórum estavam usando essa imagem sem o símbolo nem nada, e acho que ainda tinha um by (algum fulano) na imagem... Vê se pode, até onde chega o descaso com o trabalho...    Toda vez que vou trocar de sign ou avatar, eu procuro algumas desenhistas que conheço, e normalmente eu pago elas pelos desenhos. Mesmo eu pagando, eu sempre deixei e até insisto um by (artista) no desenho. Poxa, é pra mostrar quem fez, pinturas não tem a assinatura do artista? Porque na internet seria diferente? Uma idéia que eu gostei foi da Eliza Milk (Maximine) de usar uma "marca d'água" no desenho com um símbolo bem grande e a url da galeria dela. Assim, quem quiser usar o desenho tem que pedir uma versão sem a marca com ela, aí teria que pedir.    Starke, acho a iniciativa válida e boa para conscientização que mesmo o desenho estando na internet, alguém demorou muito tempo e esforço no desenho, então que dê os devidos créditos [/ok] 

Link para o comentário

xD obrigada Starke por autorizar que eu use sua imagem, colocar seus créditos é o mínimo que posso fazer.

Acho muito chato quando alguem vem pegando imagem de outra pessoa e sai usando como se fosse normal.

Pelo menos eu penso assim: Quer usar uma imagem de alguem? Use! DESDE QUE você peça autorização do autor e coloque os créditos (gente, isso é o mínimo a ser feito).

Qdo eu acho imagens na internet, sei que foi alguem que fez, mas se você não sabe quem foi, pelo menos avisa que vc pegou a imagem mas não sabe quem é o autor, e escreve "Caso esta imagem seja sua, entre em contato para que coloque os devidos créditos" mas são sai por aí falando: Fui eu que fiz!!!!!

E outra, plagiar é crime. Se vc assina com seu nome o que outra pessoa fez.. xi... CUIDADO!

Beijins =****

Link para o comentário

Depois de usar a imagem por umas 3 semanas, viu que em outro fórum estavam usando essa imagem sem o símbolo nem nada, e acho que ainda tinha um by (algum fulano) na imagem... Vê se pode, até onde chega o descaso com o trabalho...

IMO pior que isso é plágio de guias/textos, já que não tem COMO assinar de modo que o plagiador não veja -- A não ser, claro, que você meta seu nome entre o texto, como sem querer eu fiz com meu guia de Falconners (Pus um "A Metra da sua Kafra" e os nubizinhos não viram, logo é só caçar isso no Google que aparece meu nome e alguns sites que plagiaram... [/heh]).

Eu já tive desenho plagiado e sei como é ruim. Por isso, sempre que faço um desenho, sigo as dicas do inspetor do meu colégio: Ponho um símbolo meu em algum lugar da pic, mas de modo discreto. É como um artista guro do dA cujo nome esqueci (Ele fez inclusive uma série de desenhos de histórias infantis, mas com bastante sangue, e creio que é amigo do Endling) - Ele se desenha em caricatura em algum lugar da pic. Por exemplo, se na pic tem cabeças espalhadas, a cabeça dele vai estar em algum canto. Se tem uma árvore, ele vai estar entre os galhos. Se tem bonecos, ele será um deles. É um método muito legal que não atrapalha a beleza da pic -- Como uma marca d'água ou uma assinatura gigante -- E não tem COMO os plagiaristas editarem pra tirarem o rosto dele de lá.

Also, não uso mais avatar de outros artistas, como eu usava bem no começo do fórum -- Todos meus avatares agora são feitos por mim, e as sigs são alguma meme/montagem/gif do 4chan. Desu desu desu desu desu~

Apóio a iniciativa. Seria bom um tipo de campanha desses na Guilda dos Artistas, já que não são apenas figuras que são plagiarizadas - Meu maior medo é alguém pegar os textos que escrevo e não dar os devidos créditos; não exatamente nesse fórum, já que a maioria que aparece aqui é fanart e fanfic e esses não podem ser vendidos (Que é meu medo supremo, alguém tirar dinheiro das minhas criações), mas também é muito chato você fazer uma fanfic toda direita - Perfeccionista do jeito que sou - E de repente, em outro fórum, ver o seu texto lá.

Belo post, Stärke. Metra approves of that.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...