Ir para conteúdo

Que loucuras vc já fez pela NINHA??


Karolzinha

Posts Recomendados

Hoje eu tenho prova de quimica. [/hmm]

Quais assuntos?

Distribuição eletrônica usando o diagrama de energia [/sono]

Btw, perdi a hora e vou ter que remarcar a prova.´

Só comigo mesmo. [/gt]

 

distribuição eletrônica = 1s², 2s²,...? ou seria K-2, L-8, M-18,...? na verdade se for o que eu to pensando as duas são mas é só pra ter certeza [/heh]

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 493
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Hoje eu tenho prova de quimica. [/hmm]

Quais assuntos?

Distribuição eletrônica usando o diagrama de energia [/sono]

Btw, perdi a hora e vou ter que remarcar a prova.´

Só comigo mesmo. [/gt]

 

distribuição eletrônica = 1s², 2s²,...? ou seria K-2, L-8, M-18,...? na verdade se for o que eu to pensando as duas são mas é só pra ter certeza [/heh]

1s², 2s²... bla bla bla

1 = K

2 = L  

...e assim vai.

Link para o comentário
Share on other sites

Hoje eu tenho prova de quimica. [/hmm]

Quais assuntos?

Distribuição eletrônica usando o diagrama de energia [/sono]

Btw, perdi a hora e vou ter que remarcar a prova.´

Só comigo mesmo. [/gt]

 

distribuição eletrônica = 1s², 2s²,...? ou seria K-2, L-8, M-18,...? na verdade se for o que eu to pensando as duas são mas é só pra ter certeza [/heh]

1s², 2s²... bla bla bla

1 = K

2 = L  

...e assim vai.

 

minha prova terça feira foi disso >

Link para o comentário
Share on other sites

Hoje eu tenho prova de quimica. [/hmm]

Quais assuntos?

Distribuição eletrônica usando o diagrama de energia [/sono]

Btw, perdi a hora e vou ter que remarcar a prova.´

Só comigo mesmo. [/gt]

 

distribuição eletrônica = 1s², 2s²,...? ou seria K-2, L-8, M-18,...? na verdade se for o que eu to pensando as duas são mas é só pra ter certeza [/heh]

1s², 2s²... bla bla bla

1 = K

2 = L  

...e assim vai.

 

minha prova terça feira foi disso >

Ah esse assunto eh facim! \o/

Vo fzer um mini-resumo pra te ajudar!

Distribuição eletrônica pelo Diagrama de Linus by Dannyael!

Bom... A distribuição eletrônica é, como o próprio nome já diz, a distribuição dos elétrons nas "camadas" do átomo, ao redor do núcleo. Linus Pauling foi um químico americano que construiu um diagrama de distribuição eletrônica, conforme os níveis e subníveis e de forma crescente de acordo com a energia de forma mais simplificada e brilhante.

Deixando a história de lado, vamos ao que interessa...

Os elétrons estão distribuído em camadas no átomo... Essas camadas ou níveis são (até então, de acordo com os elementos conhecidos) 7... São elas K, L, M, N, O, P e Q! E cada nível de energia ou camada têm uma capacidade máxima de elétrons, assim cada camada ao chegar em sua capacidade máxima de elétrons, os elétrons vao "preenchendo" a próxima camada... e assim por diante... A seguir segue a "capacidade" de elétrons de cada camada:

K = 2

L = 8

M = 18

N = 32

O = 32

P = 18

Q = 2

As camadas de energia foram enumeradas em níveis de 1 a 7! Sendo a camada K o nível 1, a camada L o nível 2 e assim sucessivamente até a camada Q sendo o nível 7.

Cada nível energético (ou camada xD) são compostos por subníveis... Ao todo existem 4 subníveis de energia sendo eles: s, p, d, f!

A qntade de eletrons de cada subnível é:

s = 2

p = 6

d = 10

f = 14

Como citei anteriormente, Linus Pauling distribuiu os elétrons em seu diagrama de forma crescente de energia dos níveis e subníveis... Enfim... Como definir qual subnível mais energético??? Pare pra pensar... Qual o subnível que "comporta" mais elétrons??? Isso mesmo xemps! O subnível f é o mais energético... Assim de forma crescente Linus Pauling distribuiu nos níveis começando do subnível s até o f...

Quadro explicativo:

(Energia crescente) ---------------------------------->

Subnível:                               s      p      d      f

N° máximo de eletrons:          2      6      10   14

Agora já da pra começar a construir o diagrama a partir dessas informações...

Vamos começar pelo primeiro nível... a camada K... Nela cabem 2 elétrons... Logo a camada K será 1s²

Perceba: O 1 é o nível, o s é o subnível e o ² é a quantidade de elétrons presente nesse nível!

Assim podemos prosseguir :

K= 1s                      (2 elétrons)

L = 2s 2p                 (8 elétrons)

M = 3s 3p 3d            (18 elétrons)

N = 4s 4p 4d  4f       (32 elétrons)

O = 5s 5p 5d 5f        (32 elétrons)

P = 6s 6p 6d             (18 elétrons)

Q = 7s                      (2 elétrons)

Ok... já aprendemos a distribuir os elétrons... agora... como organizar de forma crescente????????????????

Achei essa imagem bem bacana na net que demonstra como fazer... (O bom e velho "macete"... Mas aprenda do jeito certo... O que conta pra definir o gradiente de energia são os subníveis... perceba na figura... xD)

Figura 1.0:distribuicaojj5.jpg

Assim fica: 1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, 5f, 6d

                 -------------------------------------------------------------------->

                  Ordem Crescente de energia! \o/

Agora vamos à aplicação do Diagrama de Linus Pauling....

Como fazer a distribuição eletrônica do Oxigênio conforme o Diagrama de Linus Pauling?

Dados: Z = 8(Lembre que a quantidade de prótons é igual a quantidade de elétrons em um átomo... Assim para saber quantos elétrons vai ter que distribuir basta saber o número atômico! \o/)

Solução: 1s² 2s² 2p4

K = 2; L = 6.

Perceba que as camadas foram preenchidas até completar o número total de elétrons. ( 2+6 = 8).

Vamos pra outro exemplo... Xo lembrar de um bacana... O manganês! (Z = 25 salvo engano... Alguém com tabela periódica na mão confirma dpois...O que importa é vc aprender a distribuir xD)

Digamos que Z do Mn seja 25...

Solução:  1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d5

Assim fica: K = 2, L = 8, M = 13, N = 2 (2+8+13+2=25)

Perceba a "pegadinha" na distribuição do Mn... Lembre que pra distribuição eletrônica é soberana a ordem crescente dos subníveis... Se o subnível completar, coloca o subseqüente em energia... Conforme a figura 1.0.

Agora pra vc treinar e eu ter certeza que aprendeu...

Faça a distribuição eletrônica utilizando o Diagrama de Linus Pauling do Xenônio (Z=54... Confirme na Tabela Periódica se é 54 mesmo! xD)

Solução:

 

 

 

 

 

Enfim meu vei! Espero ter ajudado! Quer uma dica? Construa o diagrama de linus pauling na prova assim que recebê-la... Aí é so correr pro abraço! Qqr dúvida posta aki que eu tiro! \o/

Dsculpa se tiver algo errado... tem um tempinho que não estudo isso e fiz com um pouquinho de pressa! (Ta tenso... to estagiando agora em Centro Cirúrgico de manhã e de tarde to tendo aula na facul... PURE OWNAGE!! =/)

Abração a todos!

Post Scriptum: Posta a nota aki dpois! xD Quero ver no mínimo 9,0 hein?! xD

 

signgeeralrag2.png.7034e7641ca5e50ae6a92554c0b97403.png

Link para o comentário
Share on other sites

Hoje eu tenho prova de quimica. [/hmm]

Quais assuntos?

Distribuição eletrônica usando o diagrama de energia [/sono]

Btw, perdi a hora e vou ter que remarcar a prova.´

Só comigo mesmo. [/gt]

 

distribuição eletrônica = 1s², 2s²,...? ou seria K-2, L-8, M-18,...? na verdade se for o que eu to pensando as duas são mas é só pra ter certeza [/heh]

1s², 2s²... bla bla bla

1 = K

2 = L  

...e assim vai.

 

minha prova terça feira foi disso >

Ah esse assunto eh facim! \o/

Vo fzer um mini-resumo pra te ajudar!

Distribuição eletrônica pelo Diagrama de Linus by Dannyael!

Bom... A distribuição eletrônica é, como o próprio nome já diz, a distribuição dos elétrons nas "camadas" do átomo, ao redor do núcleo. Linus Pauling foi um químico americano que construiu um diagrama de distribuição eletrônica, conforme os níveis e subníveis e de forma crescente de acordo com a energia de forma mais simplificada e brilhante.

Deixando a história de lado, vamos ao que interessa...

Os elétrons estão distribuído em camadas no átomo... Essas camadas ou níveis são (até então, de acordo com os elementos conhecidos) 7... São elas K, L, M, N, O, P e Q! E cada nível de energia ou camada têm uma capacidade máxima de elétrons, assim cada camada ao chegar em sua capacidade máxima de elétrons, os elétrons vao "preenchendo" a próxima camada... e assim por diante... A seguir segue a "capacidade" de elétrons de cada camada:

K = 2

L = 8

M = 18

N = 32

O = 32

P = 18

Q = 2

As camadas de energia foram enumeradas em níveis de 1 a 7! Sendo a camada K o nível 1, a camada L o nível 2 e assim sucessivamente até a camada Q sendo o nível 7.

Cada nível energético (ou camada xD) são compostos por subníveis... Ao todo existem 4 subníveis de energia sendo eles: s, p, d, f!

A qntade de eletrons de cada subnível é:

s = 2

p = 6

d = 10

f = 14

Como citei anteriormente, Linus Pauling distribuiu os elétrons em seu diagrama de forma crescente de energia dos níveis e subníveis... Enfim... Como definir qual subnível mais energético??? Pare pra pensar... Qual o subnível que "comporta" mais elétrons??? Isso mesmo xemps! O subnível f é o mais energético... Assim de forma crescente Linus Pauling distribuiu nos níveis começando do subnível s até o f...

Quadro explicativo:

(Energia crescente) ---------------------------------->

Subnível:                               s      p      d      f

N° máximo de eletrons:          2      6      10   14

Agora já da pra começar a construir o diagrama a partir dessas informações...

Vamos começar pelo primeiro nível... a camada K... Nela cabem 2 elétrons... Logo a camada K será 1s²

Perceba: O 1 é o nível, o s é o subnível e o ² é a quantidade de elétrons presente nesse nível!

Assim podemos prosseguir :

K= 1s                      (2 elétrons)

L = 2s 2p                 (8 elétrons)

M = 3s 3p 3d            (18 elétrons)

N = 4s 4p 4d  4f       (32 elétrons)

O = 5s 5p 5d 5f        (32 elétrons)

P = 6s 6p 6d             (18 elétrons)

Q = 7s                      (2 elétrons)

Ok... já aprendemos a distribuir os elétrons... agora... como organizar de forma crescente????????????????

Achei essa imagem bem bacana na net que demonstra como fazer... (O bom e velho "macete"... Mas aprenda do jeito certo... O que conta pra definir o gradiente de energia são os subníveis... perceba na figura... xD)

Figura 1.0:distribuicaojj5.jpg

Assim fica: 1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, 5f, 6d

                 -------------------------------------------------------------------->

                  Ordem Crescente de energia! \o/

Agora vamos à aplicação do Diagrama de Linus Pauling....

Como fazer a distribuição eletrônica do Oxigênio conforme o Diagrama de Linus Pauling?

Dados: Z = 8(Lembre que a quantidade de prótons é igual a quantidade de elétrons em um átomo... Assim para saber quantos elétrons vai ter que distribuir basta saber o número atômico! \o/)

Solução: 1s² 2s² 2p4

K = 2; L = 6.

Perceba que as camadas foram preenchidas até completar o número total de elétrons. ( 2+6 = 8).

Vamos pra outro exemplo... Xo lembrar de um bacana... O manganês! (Z = 25 salvo engano... Alguém com tabela periódica na mão confirma dpois...O que importa é vc aprender a distribuir xD)

Digamos que Z do Mn seja 25...

Solução:  1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d5

Assim fica: K = 2, L = 8, M = 13, N = 2 (2+8+13+2=25)

Perceba a "pegadinha" na distribuição do Mn... Lembre que pra distribuição eletrônica é soberana a ordem crescente dos subníveis... Se o subnível completar, coloca o subseqüente em energia... Conforme a figura 1.0.

Agora pra vc treinar e eu ter certeza que aprendeu...

Faça a distribuição eletrônica utilizando o Diagrama de Linus Pauling do Xenônio (Z=54... Confirme na Tabela Periódica se é 54 mesmo! xD)

Solução:

 

 

 

 

 

Enfim meu vei! Espero ter ajudado! Quer uma dica? Construa o diagrama de linus pauling na prova assim que recebê-la... Aí é so correr pro abraço! Qqr dúvida posta aki que eu tiro! \o/

Dsculpa se tiver algo errado... tem um tempinho que não estudo isso e fiz com um pouquinho de pressa! (Ta tenso... to estagiando agora em Centro Cirúrgico de manhã e de tarde to tendo aula na facul... PURE OWNAGE!! =/)

Abração a todos!

Post Scriptum: Posta a nota aki dpois! xD Quero ver no mínimo 9,0 hein?! xD

 

 

diagrama de pauling pwna =)

 

tenho tudo isso no meu caderno, até esse desenho ae [/hmm]

 

btw, a nota sai 4ª feira =)(mantenham esse tópico vivo até la)

 

Post Scriptum([/heh]): Tungstênio > Estrôncio > Manganês

Link para o comentário
Share on other sites

Qtos posts +- são em média para a segunda bolinha ?

Acho que uns 750, por ai.

Droga, ainda está longe...

Acho q um pouco tempo, mas tbm n eh posts, depende do pessoal, pq tpw, se tem pouca gente com menos bolinhas e mais rapido pra peguar bolinhas. (esta meio confuso isso O.õ)

 

Não entendi mto bem.

Supondo que eu pare de postar, e um certo grupo de pessoas começam a postar insanamente e eu nao postar nada. eu corro o risco de perder a minha bolinha ?

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...