ZeusYoshino Postado Setembro 28, 2022 Compartilhar Postado Setembro 28, 2022 (editado) Escrito por Zeus Yosh. revisado por Brubs Este guia é uma versão atualizada e complementar a alguns guias já presentes no fórum hoje, além de compilar informações disponíveis na comunidade O Pure Potter Uma classe excepcional, porém muito subestimada, tem a capacidade de criar poções e comidas para uso próprio ou mesmo revenda para conseguir alguns zenys, pode se tornar uma ótima fonte de renda com pouco investimento. Imagine entrar para o Ranking dos alquimistas mais famosos de Rune Midgard e deixar o seu nome gravado para que todos o reconheçam? Neste guia iremos estudar a melhor forma de atingir este objetivo. Espero que você goste de matemática, pois esta é uma das classes que mais exigem cálculos para ter os melhores resultados. Índice Pilares Habilidades Atributos Equipamentos Cartas Árvore de Habilidades Curiosidades Fontes Pilares Diferente das classes PvM, os bioquímicos Pure Potter não precisam de bypass, precisão perfeita, ASPD 193 ou até mesmo altas quantidades de ATQ. O único pilar que todo Bioquimico Pure potter precisa respeitar para que consiga fabricar suas poções e comidas é maximizar 3 atributos específicos, o que veremos mais para frente neste guia. Habilidades O Bioquímico Pure Potter tem 4 ramos possíveis a seguir. O ramo de Criação de Poções O ramo de Farmacologia Avançada O ramo da Culinária O ramo de Criação de Bombas Cada ramo utiliza habilidades e fórmulas diferentes para calcular as chances de sucesso ao fabricar um item. A seguir vamos entender o que cada ramo tem a nos oferecer e o que é necessário para seguir no caminho desejado. E ao final poderemos até mesmo construir um Pure Potter que seja capaz de dominar os 4 ramos de criação com perfeição. 1º Ramo - Preparar Poção Permite criar poções a partir de itens definidos pelo manual de criação. Aumentar o nível da habilidade melhora as chances de criação. Esta é a habilidade mais antiga do ramo em Rune Midgard, com ela podemos criar as poções mais básicas e muitas delas tem uma grande utilidade por jogadores em WOEs e Cheffenia, isso significa que um Pure Potter do ramo de Preparar Poção pode ter um excelente lucro A chance de criação de poções por meio desta habilidade é desconhecida, porém a fórmula utilizada mais precisa é: Chance de Preparação = [(Lv de Preparar Proção × 3) + (Lv de Pesquisar Poções) + (Lv de Mudança de Planos) + (Lvl de Classe × 0.2) + (DEX × 0.1) + (LUK × 0.1) + (INT × 0.05) + Chance da Poção]% Como os atributos de DEX, INT e SOR entram diretamente na formula de criação, estes são os atributos que iremos focar para ter a skill maximizada. Porém antes de falar de atributos, precisamos entender primeiro o que podemos criar com esta habilidade e quais as chances de sucesso. Ficou difícil de entender? vamos aplicar na prática! Considere um Bioquímico com os seguintes atributos: Nv. Base 175 • Nv. Classe 60 INT 120 • DEX 120 • SOR 120 Nv. 10 Preparar Poções • Nv. 10 de Pesquisa de Poções Nv. 5 de Mudança de Planos Agora suponhamos que gostaríamos de criar uma Poção Compacta Branca, onde segundo a tabela, a chance pode variar de 5% a 15%. Considerando a pior das hipóteses que a chance foi de 5% Aplicando na fórmula teremos: Chance de Preparação = [(Lv de Preparar Proção × 3) + (Lv de Pesquisar Poções) + (Lv de Mudança de Planos) + (Lvl de Classe × 0.2) + (DEX × 0.1) + (LUK × 0.1) + (INT × 0.05) + Chance da Poção]% Chance de Preparação = [(10 × 3) + (10) + (5) + (60× 0.2) + (120 × 0.1) + (120 × 0.1) + (120 × 0.05) + 5% Chance de Preparação = 92% Sabendo das suas chances, agora veremos o que podemos criar com esta habilidade, Clique aqui para saber RANKING Existe um ranking dos 10 maiores produtores de poção branca compacta, qualquer personagem que entrar nesta lista, terá +50% de efetividade de cura por quaisquer poções de cura produzidas. O ranking pode ser visualizado pelo comando /alchemist Pontuação: - 1 ponto: Criar 3 Poções Compactas seguidas, sem falha; - 3 pontos: Criar 5 Poções Compactas seguidas, sem falha; - 10 pontos: Criar 7 Poções Compactas seguidas, sem falha; - 50 pontos: Criar 10 Poções Compactas seguidas, sem falha; Usar a habilidade Criação Espiritual de Poções II conta no ranking. 2º Ramo - Farmacologia Avançada Cria várias poções de acordo com os ingredientes definidos pelo manual de criação. Aumentar o nível da habilidade aumenta a quantidade de poções criadas de uma só vez. Este é o ramo de poções avançadas, com uma fórmula mais complexa do que a Criação de Poções, a Farmacologia avançada traz poções com um potencial muito variado. Os usos das poções dessa habilidade são grandes, que killer não precisa de um Suco Celular Enriquecido ou de uma Grande Poção de HP ? A tabela de Farmacologia é dividida em 3 colunas, e podemos ver como calcular as chances de sucesso no momento de criar uma poção. NÍVEL DA HAB. QTD POÇÃO FATOR* 1 Produz até 7 600 2 Produz até 8 580 3 560 4 Produz até 9 540 5 520 6 Produz até 10 500 7 480 8 Produz até 11 460 9 440 10 Produz até 12 420 * Fator explicado na fórmula da habilidade A quantidade de poções criadas com esta habilidade varia de acordo com o nível da habilidade utilizada e da build do seu personagem. É importante entender que na descrição da habilidade acima temos, a cada nível aprendido as palavras PRODUZ ATÉ, ou seja, não significa que ao usar a habilidade no nível aprendido é garantido que você irá produzir aquele número de itens. Para ter uma ideia de quantos itens o seu bioquímico irá produzir, é necessário entender a fórmula da habilidade. A fórmula se divide em duas partes: Criação e Dificuldade Primeiro vamos calcular a CRIAÇÃO: Criação = (INT) + (DES ÷2) + (SOR) + (Nv. de Classe) + Δ + (Nv. de base - 100) + (Nv. de Pesquisa de Poções ×5) + (Nv. de Proteção Química Total) × α O delta “Δ” é um número aleatório entre 30 e 150. O valor de α é gerado aleatoriamente entre 4 e 10 a cada vez que você usa a habilidade Você deve considerar os valores totais de INT, DES e SOR do seu personagem e não somente os valores base. Depois de aplicar a fórmula e encontrar o valor de Criação, faça a subtração correspondente com a coluna FATOR presente acima. Veja o resultado abaixo: Condições de Criação A. Se a “Criação” for maior que 400 e ultrapassar o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade. B. Se “Criação” for maior que 300 e ultrapassar o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade menos 3. C. Se “Criação” for maior que 100 e ultrapassar o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade menos 4. D. Se “Criação” for maior que 1 e ultrapassar o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade menos 5. E. Se “Criação” for menor que o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade menos 6. Ficou difícil de entender? vamos aplicar na prática! Considere um Bioquímico com os seguintes atributos: Nv. Base 175 • Nv. Classe 60 INT 120 • DEX 120 • SOR 120 Nv. 10 Farmacologia Avançada • Nv. 5 de Proteção Química Total • Nv. 10 de Pesquisa de Poções Δ = 30 e α = 4 Se jogarmos na Fórmula das Condições do Bioquímico, teremos: Criação = (120) + (120 ÷2) + (120) + (50) + 30 + (150 - 100) + (10 ×5) + (5) × 4 Criação = 120 + 60 + 120 + 50 + 30 + 50 + 50 + 20 Criação = 500 No nosso exemplo, o Bioquímico possui Farmacologia Avançada em nível 10, e de acordo com a planilha o fator específico neste caso é de 420. Na formula original temos mais um fator que é a Dificuldade, Para se obter o valor da Dificuldade precisamos aplicar a fórmula: Dificuldade = Fator + Dificuldade do Item Porém o valor da dificuldade do item não é divulgado, então temos que considerar apenas o Fator. No exemplo dado, o resultado de Criação 500 é maior que 420. E de acordo com as condições de criação que diz: "se “Criação” for maior que o Valor Específico, o número máximo de itens produzidos será de acordo com o nível da habilidade". No nível 10, o número máximo de itens que podem ser criados é 12. Agora que entendemos as chances de criação, vamos ver na tabela abaixo o que é possível criar e quais são os materiais necessários: Clique aqui 3º Ramo - Bomba Orgânica Cria uma bomba a partir de uma fruta. É possível criar 10 bombas por vez com nível 2 de Criar Bomba Orgânica. É necessário ter um Livro de Criação de Bombas para criar bombas específicas. DES, SOR e Nível de classe do usuário aumentam as chances de sucesso. Uma habilidade que não é usada atualmente no universo PvM porém fornece itens incríveis para serem usados nas WOEs Clássicas e 3rd, não é exatamente uma habilidade muito lucrativa uma vez que os itens produzidos aqui tem apenas um foco, e também porque a maioria dos clãs possuem bioquímicos próprios e criados exclusivamente para produzirem o que utilizam nas guerras. Porém caso você tenha aquele amigo que joga de Bioquímico Botânico e quer ajuda-lo, aqui estão algumas informações sobre a habilidade. A fórmula para criação de bombas é (Nv. de classe) ÷ 4 + (DES ÷ 3) + (SOR ÷ 2), e a Dificuldade é determinada por Δ + Dificuldade do item Em caso de falha, será produzido um Pedaço de Gororoba 4º Ramo - Culinária O ramo da culinária se divide em 2 partes A culinária comum, em que qualquer classe pode entrar e só é necessário ter a quest Chef Orleans e um livro de receitas, e a Culinária Avançada exclusiva das classes de bioquímico. A culinária comum possui uma mecânica diferente das demais, porém simples de entender. Para poder cozinhar as suas receitas são necessários 4 requisitos: 1 - Ter completado a missão Chef Orleans; 2 - Ter ao menos um livro de receita de nível no inventário; 3 - Ter um Kit de Culinária no inventário; 4 - Possuir todos os ingredientes necessários para a preparação do prato. A chance de se cozinhar um prato com sucesso é dada pela fórmula Chance = [Atributos + Itens]% Atributos = [(Nv. de base × 0,2) + (DES × 0,2) + (SOR × 0,1)] Itens = [Kit de culinária + Prática + Nv. da receita] Prática = Se tiver produzido mais de 400 pratos, adicione 20% de chance. Lembra do ditado de que a pratica leva a perfeição? Para criar uma comida é necessário ter um kit de culinária, e a qualidade dele aumenta as chances na hora de criar um prato. Muito bom não é ? Clique aqui para saber o quais pratos são possíveis preparar com esta habilidade. Culinária Avançada Prepara um prato de acordo com os ingredientes definidos pelo Livro de Culinária Avançada. Aumentar o nível da habilidade aumenta a quantidade de pratos criadas de uma só vez. A Culinária Avançada é o ramo exclusivo do Bioquímico, com ela é possível produzir comidas que dão +20 em atributos Criação = (Nv. de classe) ÷ 4 + (DES ÷ 3) + (SOR ÷ 2) Assim como nos outros ramos de habilidade o valor de dificuldade do item é desconhecido. O resultado da comparação decidirá o número de pratos produzidos: Se a "Criação" for 30 pontos maior que a "Dificuldade" → cria entre 10 a 12 pratos. Se a "Criação" for 10 pontos maior que a "Dificuldade" → cria 10 pratos. Se a "Criação" for igual "Dificuldade" → cria 8 pratos. Se a "Criação" for 30 pontos menor que a "Dificuldade" → cria 5 pratos. Se a "Criação" for 50 pontos menor que a "Dificuldade" → falha ao criar. Agora que entendemos as chances de criação, vamos ver na tabela abaixo o que é possível criar e quais são os materiais necessários: Imagem retirada de bROWiki Em caso de falha, será produzido um Pedaço de Gororoba Conclusão Dos 4 ramos de habilidade, os ramos que mais compensam investir hoje em dia são o de Preparar Poções e Farmacologia Avançada, mesmo com um bioquímico capaz de fazer tudo, o ramo de bombas não tem saída de mercado e o ramo da culinária básica pode ser bom para jogadores iniciantes porém não há saída para jogadores high-end, já o ramo da Culinária Avançada é utilizado porém muito trabalhoso de farmar os ingredientes. Por isso foque seus esforços em conseguir itens dos 2 ramos apresentados. Atributos Então, já deu para perceber que além do level de classe, em todos os 4 ramos de habilidades, 3 atributos aparecem em todas elas, e é onde você deve focar a maioria dos seus pontos no momento da distribuição: Inteligência (INT) Atributo essencial para a criação de poções usando a habilidade "Farmacologia Avançada". Onde a INT é levada em consideração seguindo de DEX e SOR. Destreza (DEX) Segundo atributo essencial. A DEX aumenta a chance de produção de "Criar Bomba Orgânica", "Farmacologia Avançada" e "Preparar Poção". Sorte (SOR) Terceiro atributo e último essencial para qualquer Bioquímico Pure Potter. Todas as habilidades de criação têm esse atributo na formula. Dependendo do ramo que você deseja seguir, você deve priorizar 1 dos 3 atributos acima de todos, porém não é o caminho mais recomendável. Com 120 de INT, DEX e SOR é possível ter um bioquímico balanceado que faça as tudo dos 4 ramos sem muita dificuldade. INT 120 SOR 120 DEX 120 Agora que entendemos as bases de cada habilidades precisamos de equipamentos, cartas e consumíveis que aumentem estes 3 atributos bases, então mãos a obra. Equipamentos Atualmente existem diversos itens disponíveis para montar um pure potter, o que irei relacionar abaixo são algumas opções mais populares, porém não se limitem a elas, é possível montar um set com equips que possuem bônus parecidos e estão fora deste guia. Além disso, iriei citar somente os principais BÔNUS para a classe, não citando a descrição completa de cada item, por isso se deseja ter a descrição completa terá de buscar nos sites oficias. Quepe do Miau-mirante [1] Melhor opção para o slot de cabeça atualmente, apesar de fornecer bônus apenas para 1 dos 3 atributos principais, é uma quantidade absurda que nenhum outro item consegue suprir atualmente, e ainda conta com um slot para melhorar ainda mais, como o bônus deste item vem do refino é importante refina-lo até onde você conseguir. A cada refino fornece DES+3. Bandana do Papai Uma opção barata e de fácil acesso, uma vez que veio no use e ganhe do ano passado muitos jogadores devem ter este item guardado em suas Kafras e nem se lembram mais. A falta de slot no item e bônus baixos são um problema, mas na falta de um item melhor ele dá pro gasto. Todos os Atributos +5. Gorro de Natal 2.0 [1] A opção mais singela desta lista, é um item que oferece poucos pontos porém possui slot. SOR +3. Chapéu do Rei Poring [1] Até a chegada do miau-mirante este hat era a melhor opção para a classe, no refino +12 é possível se obter +8 em DES e SOR, e o item ainda conta com um slot para cartas. DES e SOR +1 ------- A cada refino a partir do +5 DES e SOR +1. Coroa de Celebração [1] Item que foi dado no 17º aniversário do bRO em 2021, muitos devem ter na kafra e nem lembram que existe, porém é uma excelente opção custo-benefício para o slot. Todos os atributos +2 ------- Máscara Esquisita Uma opção mediana para o slot do Meio, muita atenção pois este item vem em 2 versões com e sem slot, aqui recomendo a versão SEM slot, pois oferece +2 em todos os atributos incluindo os 3 principais da classe, é de fácil acesso pois está fixa na loja de ROPs. Todos os atributos +2 Asinhas Discretas [1] Um item excelente para a classe e que não custa muito, oferece suporte para os 3 atributos principais da build e ainda conta com um slot. Todos os atributos +10 Tapa-Olho Cósmico [1] Sem dúvidas o melhor item para o slot, além de ser um item meta para as classes físicas de combate, é um equipamento extremamente caro, não recomendo comprá-lo apenas para esta build, porém caso você já o tenha vai conseguir aproveita-lo aqui, caso você siga a build de 120 de SOR somente este equipamento lhe garantirá +36 de SOR acima do lvl 100. Se utilizado com a carta ORC HERÓI Nv. base 99: A cada 10 de SOR: VIT e SOR +1. Nv. base 100 ou mais: A cada 10 de SOR: VIT e SOR +3 Balão de Pouring Natalino A melhor opção para o slot atualmente. Todos os atributos +2 Máscara Colorida Um item antigo e inferior as outras opções apresentadas, porém caso você já o possua e não quer gastar muito, este é o item recomendado. INT +1 Lampião das Fadas Está longe de ser a melhor opção pois o equipamento em si não dá bônus nenhum, porém é possível encantá-lo no evento das fadas o que pode fornecer +1 de DES ou INT. INT +1 ou DES +1 Malha Heroica do Comércio [1] De longe a melhor opção de armadura hoje em dia, é possível dropa-la ao abrir os Prêmios do Herói adquiridos nas quests da Ilha Bios e Caverna de Mors, para extrair o verdadeiro potencial desta armadura é necessário refina-la, também é necessário usar o item Broche Heróico nos acessórios. Ela também conta com um slot. INT base 90 ou mais: INT +1 a cada 2 refinos. DES base 90 ou mais: DES +1 a cada 2 refinos. SOR base 90 ou mais: SOR +1 a cada 2 refinos. Fantasia de Eruma [1] Outro item que veio no use e ganhe, é uma boa opção depois da Malha Heróica, possui slot porém precisa ser refinado para garantir bons bônus. A cada refino: Todos os atributos +1. Roupa de Mergulho Item singelo, é possível adquiri-lo no evento de Pesca, porém não possui slot e o bônus dado é pouco, só use caso não consiga encontrar as outras opções. INT +4. Excalibur [3] A queridinha da classe, essa espada pode parecer ruim utilizada sozinha mas tem um grande potencial por possuir 3 slots, é possível encaixar combos de cartas e até mesmo essências de morroc, a arma em si sem slot, pode ser adquirida ao abrir Caixa das Melhores Armas, na Ordem dos Exploradores há um NPC que pode slota-la, isso sem falar que também recebe encantamentos de Malangdo, se tornando uma das melhores armas. DES – 1 INT +5 SOR +10 Mjollnir O santo graal das armas para Pure Poter, esta é sem dúvidas a melhor arma para a classe oferecendo um bônus absurdo de +50 de DES, é um item muito bom, porém apenas para entusiastas, é totalmente possível ter uma build que faça 100% de todas as poções sem este item, porém ficaria maravilhosa no ALTQ não é mesmo ?. DES +50 Adaga da Boa Ventura Opção barata, porém bem fraca em relação as demais, não possui slot, não pode ser encantada e oferece poucos bônus. SOR +5 Broquel de Pedra [1] Não há muitas opções de escudo que deem bônus nos 3 atributos básicos, então sugiro apenas um escudo comum com slot para poder abrigar uma carta. Escudo da Piamette [1] Após um tempo de pesquisa, este foi o único escudo que encontrei que dá um bônus de atributo base, porém é tão irrisório que arrisco a dizer que não vale a pena, procurei no mercado e os preços não foram nada convidativos pelo que ele oferece, então não o recomendo, mas deixo aqui listado como opção DES +1. Manto de Javali [1] A melhor opção, porém mais cara dentre todas, principalmente por estar entre os itens meta em algumas builds de dano físico, porém possui slot e o bônus oferecido em DES é inigualável. Afinal não é toda capa que fornece +30 de DES. DES +6 Refino +7 ou mais: DES +12 adicional Refino +9 ou mais: DES +12 adicional Capa Anti-Magia [1] Uma ótima opção ao manto de Javali, este é mais um equipamento que não possui bônus em si para os 3 atributos principais, porém é possível dropa-lo com ótimos encantamentos, lembrando que para fins de bônus ela não precisa estar transformada, dê prefencia para os encantamentos de Super Dex, Super Int e Super Sor, bem como os demais encantamentos devem ser desses atributos. Pele da Rainha Verme [1] Outra ótima opção, esta é a primeira versão do item Capa Anti-Mgia porém como mencionado anteriormente ele depende dos encantamentos para funcionar, é uma opção totalmente acessível e é possível farma-la na instância Covil de Vermes, novamente dê prefencia para os encantamentos de Super Dex, Super Int e Super Sor, bem como os demais encantamentos devem ser desses atributos, não é necessário transformar a capa na Ordem dos Exploradores. Salto Alto Elegante [1] A melhor opção da atualidade, em um refino +14 é possível receber +42 em todos os atributos, porém é um equipamento extremamente caro, caso você já o possua é possível aproveitá-lo aqui, do contrário recomendo opções mais baratas. Se utilizado com a carta AmonRa A cada Refino: Todos os atributos +3 Sapato de Salto Dourado Opção alternativa ao Salto Alto Elegante, garante +30 de atributos sem precisar de refino tão alto, porém ele não possui slot, tem um melhor custo x benefício em comparação. Todos os atributos +10 Refino +7 ou mais: Todos os atributos +10 adicional Refino +9 ou mais: Todos os atributos +10 adicional Botas Temporais DES [1] Uma opção barata e farmável porém um tanto quanto incômoda para se usar, para este item é necessário o encantamento de SOR+6 e dependendo do ramo de habilidades escolhido você deve priorizar as pedras de Epifania, Instinto e Euforia, porém toda vez que você precisar criar poções você terá que ativar o efeito destas pedras para que o bônus permaneça, testei esta opção e foi uma dor de cabeça ficar ativando o efeito da bota a cada 10 segundos para poder criar as poções. Prefira a versão slotada para que você possa equipar cartas. Anel Temporal [1] Caso você tenha optado por utilizar as Botas Temporais este anel é a melhor escolha, ele complementa os ele concede um bônus que supera até mesmo o Salto Alto Elegante com AmonRa, porém como já mencionado o efeito dura apenas 10 segundos e precisa ser ativado a todo momento. Lembrando que não é ideal ser utilizado sozinho, é possível encantá-lo na Ordem dos Exploradores porém nenhum bônus possível é complementar a build de pure poter. Conjunto [Epifania] INT +40. -------------------------- Conjunto [Instinto] DES +40. -------------------------- Conjunto [Euforia] SOR +40. Broche Heroico [1] O acessório que comba com a malha heroica do comércio, este broche é farmável pela ordem dos exploradores, possui slot e garante um dos melhores bônus da classe. Conjunto Malha Heroica do Comércio A cada refino: Todos os atributos +2. Bracelete Safira [1] O único item da build que tem um requisito de habilidade para ser utilizado, porém é um acessório incrível DES +5. SOR +5. INT +5. A cada 2 níveis de [Arremessar Poção Compacta]: ATQM +20. DES, SOR e INT +1 adicional. Brinco e Colar Sombrio Total Caso o refino destes estejam no +10, oferecem juntos +20 em todos os atributos, isso para um equipamento sombrio é incrível, porém estes 2 equips custam muito caro, só utilize-os caso você já os possua. A cada Refino: Todos os atributos +1 Sombrios de atributo É importante escolher os sombrios que complementem os bônus nos 3 atributos base, então busque sempre por sombrios de DES, INT e SOR. TOPO/MEIO Carta Holden SOR +2. Se usado em conjunto das Cartas do Alquimista (Carta Zipper, Carta Leopardo Filhote, Carta Raggler, Carta Muka e Carta Holden), dá FOR +4. +20% de dano com Mammonita. +1 SP por ataque. +7% de HP/SP máximos. Bônus para Classe Alquimista: Chance de conjurar automaticamente Adrenalina Pura nível 1 ao atacar fisicamente. Pequena chance de obter Frasco de Revestimento e/ou Caule ao derrotar monstros. Carta Serpente Suprema (MVP) Nunca seja afetado por Caos e Maldição. INT +3. Equipado em Chapéus. Carta Carat INT +2. Caso o Equipamento para Cabeça tenha aprimoramento +9/+10, adiciona +150 ao SP. Carta Siovara SOR +2. Quando usado por personagens da classe Mercador, adiciona SOR + 1 a cada 3 refinamentos. Orc Herói (MVP) Necessário para o Tapa-Olho Cósmico. Carta Ninfa Perversa INT +1. SP Máximo +50. Equipado em Chapéus. ARMADURAS Carta Leopardo Filhote SOR +3. Se usado por personagens da Classe Mercador e suas evoluções, suas armaduras não podem ser danificadas. Equipado em Armaduras. Carta Poring SOR +2. Esquiva Perfeita +1. Carta Rocker DEX +1. ATQ +5. Carta Druída Maligno Encanta a vestimenta com a propriedade Maldito. INT +1, DEF +1 Carta Filhote de Lobo do Deserto INT +1 ARMA Carta Drops DES +1, Precisão +3. Equipado em Armas. Carta Larva de Centopéia INT +1. ATQM +3. Equipado em Armas. Carta Lunático SOR +1, Crítico +1, Esquiva Perfeita +1. Equipado em Armas. ESCUDO Carta Jirtas SOR +2. Inflige 10% a mais de dano com as habilidades Estilingue e Flecha Melódica. Equipado em Escudos. CAPA Carta Donzela Verde SOR -5. Oferece um bônus de SOR e de Crítico igual ao nível de aprimoramento da capa equipada. (O bônus por nível de aprimoramento só será válido até o nível +10 do equipamento). Equipado em Capas. Carta Mastering SOR +1, Taxa de Esquiva +18 se o usuário estiver equipado com um item que tenha a carta Poring. Equipado em Capas. SAPATO Carta AmonRa (MVP) Carta para ser utilizada com o combo do Salto Alto Elegante. ACESSÓRIO Carta Zerom DEX +3. Equipado em Acessórios. Carta Cookie SOR +2. Inflige 10% a mais de dano com a habilidade Luz Divina. Equipado em Acessórios. Carta Rabo-de-Verme DEX +2. Equipado em Acessórios. Builds E é chegada a hora de juntar tudo o que aprendemos com este guia, abaixo vou deixar de exemplo sugestões de algumas builds de Pure Poter. Em todos os exemplos usados neste guia, a build de atributos era de 120 em DES, INT e SOR, isso porque esta é a build mais balanceada e que pode abranger os 4 ramos possíveis da criação de poções. Lembrando que as sugestões abaixo não precisam ser seguidas a risca, caso você não tenha acesso aos equipamentos abaixo não se preocupe, no final deste guia deixei o link para uma planilha de cálculos onde você pode inserir os atributos do seu personagem e calcular quais as chances você tem ao criar uma poção. 1ª Opção - MUDANÇA DE SAPATO Cartas Topo: Limpo Arma: Lunático, Injustiçado, Drops Escudo: Jirtas Capa: Donzela Verde Acessório: Zerom Sombrios: +10 colar e +10 brinco sombrio total Buffs: Nenhum Homunculus: Sera (evoluído de Vanil) - Com esta build fui capaz de fazer 20 poções de cada um dos 4 ramos deste guia sem errar ou quebrar nada, nem uma única vez. Não foi necessário buffs de outras classes, consumíveis e nem mesmo o buff VIP. 2ª Opção - MUDANÇA DE SAPATO Cartas Topo: Limpo Arma: Lunático, Injustiçado, Drops Escudo: Jirtas Capa: Donzela Verde Acessório: Zerom Sombrios: +10 colar e +10 brinco sombrio total Buffs: Nenhum Homunculus: Sera (evoluído de Vanil) - Mais barata em relação a build anterior pois usa o Salto Alto dourado no lugar do Salto Alto Elegante, fui capaz de fazer 20 poções de cada um dos 4 ramos deste guia sem errar ou quebrar nada, nem uma única vez. 3ª Opção - Sem sombrios Cartas Topo: Limpo Arma: Lunático, Injustiçado, Drops Escudo: Jirtas Capa: Donzela Verde Acessório: Zerom Sombrios: Nenhum Buffs: VIP Homunculus: Sera (evoluído de Vanil) - Teste da build sem os sombrios totais e com buff VIP, fui capaz de fazer algumas poções no máximo, porem em algumas delas eu não pude fazer a quantidade máxima, por exemplo: Nas 20 tentativas, em 2 delas eu fiz (9) poções GHP ao invés de (12), isso se dá ao fator de dificuldade variável desconhecido. Árvore de Habilidades Abaixo seguem as habilidades que são FUNDAMENTAIS para as criações de poções, a build sugerida abaixo tem pontos sobrando, porém com ela fui capaz de produzir poções dos 4 ramos diferentes sem maiores dificuldades. MERCADOR CRIADOR Utilizando Arremessar Poção no lvl 10 para o Bracelete Safira BIOQUÍMICO Os Pure Poter tem pouco uso de habilidades em geral de bioquímico, o que ocasiona em pontos de habilidade de sobra que podem ser distribuídos como o jogador preferir. Homunculus e Pets Para um melhor resultado na criação de poções, o homúnculo mais indicado deve ser o Vanilmirth, este homúnculo deve possuir a habilidade Mudança de Planos que aumenta as chances de sucesso da habilidade Preparar Poção. É importante lembrar que ele não precisa ser um Homunculus evoluído ou Homunculus S para liberar a habilidade Mudança de Planos, porém caso você opte por evolui-lo não há problema pois eles mantem as habilidades. Há também alguns PETs (mascotes) que quando atingem a lealdade ALTA podem fornecer alguns bônus aos seus donos, são eles: Ovo de Poring SOR +5 Ovo de Esporo Venenoso INT +1 Ovo de Filhote de Lobo do Deserto INT +1 Ovo de Munak INT +1 Ovo de Sohee DES +1 Ovo de Andarilho DES +1 Ovo de Miyabi INT +1 Ovo de Pesadelo Sombrio INT +1 Curiosidades Algumas outras classes podem lhe ajudar no momento da criação de poções A habilidade Espírito do Alquimista dos Espiritualistas é necessária para utilizar as habilidades de Criação Espiritual de Poções I, II e II. Além do espiritualista, as classes Super Aprendiz e Taekown são necessárias no seu grupo para que as habilidades Criação Espiritual de Poções II e III respectivamente, possam funcionar. Ao utilizar a habilidade Criação Espiritual de Poções III, ela não considera o item álcool já presente no inventário, apenas o que for criado usando esta habilidade. A habilidade Canto de Batalha de Paladinos pode lhe fornecer um Bônus de +20 em todos os atributos. Isso poderá lhe ajudar na criação de poções. A habilidade Controle de Marionete passa uma certa quantidade de atributos para membros que estiverem em grupo. O jogador alvo não pode ultrapassar 99 pontos em atributos. A habilidade Harmonizar irá sobrepor todos os efeitos positivos no alvo. Como por exemplo: Comidas, Benção e etc; A Habilidade Poema de Bragi aumenta a rapidez na criação de poções por segundo. Retirando o delay de certas habilidades de criação. A Habilidade Gloria aumenta +30 SOR por um período de tempo. É possível utilizar a habilidade Cultivar Planta para farmar o item Esporo Venenoso, utilizado em várias outras poções. O Up com uma build de Pure Poter pode ser sofrido, por isso é recomendado uma build de canhão de prótons e só depois do char atingir o level 175/60 que seja resetado e aplicada as builds apresentadas neste guia. Fontes https://irowiki.org/wiki/Potion_Creation https://browiki.org/wiki/Bioqu%C3%ADmicos https://browiki.org/wiki/Mudan%C3%A7a_de_Planos https://forum.playragnarokonlinebr.com/index.php?/topic/90884-guia-definitivo-de-bioqu%C3%ADmicos-pure-potter-por-s%C3%A4fira-wenkedy-eddie-bishopp/ https://browiki.org/wiki/Alquimia https://irowiki.org/wiki/Special_Pharmacy https://browiki.org/wiki/Culin%C3%A1ria_Avan%C3%A7ada https://browiki.org/wiki/Cria%C3%A7%C3%A3o_Espiritual_de_Po%C3%A7%C3%B5es_II Link da planilha de Cálculo feito por Original Magus: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tO1QEwcav7OHR6gQkr8C_X3ZpzxYG15BLlftcVaMjbw/edit?usp=sharing Editado Agosto 30, 2023 por ZeusYoshino 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
MP. Postado Setembro 28, 2022 Compartilhar Postado Setembro 28, 2022 Muito bom o guia bem completo e explicado parabéns, ia ser bom ter ele quando resolvi fazer meu potter ia ajudar muito na escolha dos itens na época, só tem um errinho na formula da preparar poção na conta usa o nível de classe que é 60 mas no exemplo tu usou o nível Base que é 175. Mas te falar que quando eu vi essa Bandana do Papai e a Fantasia de Eruma no use e ganhe eu não liguei muito mas quando fui fazer o potter foi uma maravilha esses dois itens kkkkkkkk o altq atualmente do meu é esse: A pele não tem slot mas é S.Sorte, SOR 3/7, as cartas da Excalibur é Injustiçado com 2 Drops, Eruma ta com Leopardo Filhote e o Escudo da Valquíria está com Jirtas, quando estiver me sentido com sorte vou tirar a carta do outro Bracelete Safira e colocar uma E.INT3. Atualmente sem buff vip ou bolinho consigo usa Preparar Poção com 105,15% nos itens mais difíceis, ja com Culinária Avançada meu total fica em 220,66 e Farmacologia Avançada em 817,5. Antes de consegui o salto alto com amon eu planejava usar temporais DEX com Euforia combando com um Anel Temporal, eu teria que usar buff vip/bolinho e uma benção de AB pra dar uma ajudada e conseguir atingir uns níveis mais altos de chance mas iria ser tranquilo. 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
ZeusYoshino Postado Setembro 28, 2022 Autor Compartilhar Postado Setembro 28, 2022 38 minutos atrás, MP. disse: Muito bom o guia bem completo e explicado parabéns, ia ser bom ter ele quando resolvi fazer meu potter ia ajudar muito na escolha dos itens na época, só tem um errinho na formula da preparar poção na conta usa o nível de classe que é 60 mas no exemplo tu usou o nível Base que é 175. Mas te falar que quando eu vi essa Bandana do Papai e a Fantasia de Eruma no use e ganhe eu não liguei muito mas quando fui fazer o potter foi uma maravilha esses dois itens kkkkkkkk o altq atualmente do meu é esse: A pele não tem slot mas é S.Sorte, SOR 3/7, as cartas da Excalibur é Injustiçado com 2 Drops, Eruma ta com Leopardo Filhote e o Escudo da Valquíria está com Jirtas, quando estiver me sentido com sorte vou tirar a carta do outro Bracelete Safira e colocar uma E.INT3. Atualmente sem buff vip ou bolinho consigo usa Preparar Poção com 105,15% nos itens mais difíceis, ja com Culinária Avançada meu total fica em 220,66 e Farmacologia Avançada em 817,5. Antes de consegui o salto alto com amon eu planejava usar temporais DEX com Euforia combando com um Anel Temporal, eu teria que usar buff vip/bolinho e uma benção de AB pra dar uma ajudada e conseguir atingir uns níveis mais altos de chance mas iria ser tranquilo. Parabens pelo Bio! Está muito bem montado! Obrigado pela correção também, já fiz a alteração Rodei os cálculos de poções na planilha que deixei no final do guia e e as suas chances em Preparar Poções estão excelentes, e com um ALTQ bem mais modesto que o meu! sensacional! 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
MP. Postado Setembro 28, 2022 Compartilhar Postado Setembro 28, 2022 Tudo começou quando decidi jogar de RG inventei de querer usar Poção Branca Compacta com ele e como é meio difícil de achar vendendo resolvi fazer as minhas(não comecei ainda KKKKKKKK) e também veio uma esperança de um dia chegar no rank, fora que mais pra frente quando o rebalance das 3rd chegar as poções novas dele vão ser muito boas 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
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