Ir para conteúdo

[Mini guia] Como distribuir os atributos e habilidades do seu personagem


Magnatrom

Posts Recomendados

A construção de um personagem é muito importante, ela diferencia um personagem forte de um fraco. Cada ponto faz diferença.

Neste mini guia te ajudarei a decidir os principais pontos da sua build e como você poderá distribuir seus pontos de atributo e seus pontos de habilidade.

 


 

Índice:

  1. Analisar habilidades essenciais
  2. Decidir seus equipamentos
  3. Conhecendo as calculadoras
  4. Distribuindo os pontos de atributo
  5. Distribuindo os pontos de habilidade

 


 

Primeiro passo: Analisar habilidades essenciais

Cada classe do jogo possui diferentes construções base (build) a se seguir. Cada build possui pequenas variações, o que torna cada personagem único no jogo.

As habilidades principais que seu personagem precisará aprender dependem da build que você escolher.

Vamos a um exemplo mais prático:

Invocadores (Dorams) possuem 4 builds principais: Fauna (chilique), Selva (mágica), Maré (suporte) e Autocast (outro tipo de build mágica).

Digamos que eu escolha a build de Suporte. Após pesquisar sobre a build descobri que as habilidades essenciais são Dádiva do Atum, Proteção da Orla e a habilidade passiva Invocação das Marés. Estas 3 habilidades são as que eu com certeza precisarei aprender.

Não sabe quais são as habilidades essenciais da build que você escolheu? Procure a área do fórum da classe que você se interessou, procure um guia pronto ou crie um tópico pedindo ajuda, ou então converse com o pessoal no discord oficial para te ajudarem a descobrir as habilidades principais.

Sabendo das habilidades principais da sua classe, você vai precisar estudá-las e ver todas as características delas, como: Tempo de conjuração variável, tempo de conjuração fixa, tempo de recarga, tempo de pós-conjuração, se o dano desta habilidade precisa de algum atributo específico, e por aí vai. Com estas características em mente você poderá decidir seus equipamentos e posteriormente seus atributos.

Confira no bROWiki os detalhes da habilidade que você vai mais usar.

 


 

Segundo passo: Decidir seus equipamentos

Hoje temos uma grande variedade de equipamentos fortes, sendo a maioria itens de cash (ROPs). Os equipamentos que você escolher vão definir os atributos atributos que você vai precisar, além de poder definir algumas habilidades que você vai precisar aprender para ganhar algum bônus dos seus equipamentos.

 

Equipamentos que pedem pra aprender determinadas habilidades

No tópico Lista de Itens de ROPs por classe podemos ver alguns equipamentos que cada classe tem, e vários deles pedem para você aprender determinada habilidade.

Vejamos alguns exemplos que se aplicam a Renegados com a build de Soco Furacão:

Renegados possuem alguns equipamentos próprios que dão algum bônus caso você aprenda determinadas habilidades.

470056.png Sapatos do Perseguidor:
A cada nível de [Escapar]: Ignora 20% da DEF de todas as raças.
A cada nível de [Perícia com Espada]: Dano físico +2%.
A cada nível de [Acerto de Contas]: Dano de [Acerto de Contas] +10%.
A cada nível de [Cópia Explosiva]: Esquiva +4.
Ao aprender [Cópia Explosiva] nv.1: Anula a penalidade de tamanho da arma.

480081.png Manto do Flamingo Negro:
A cada nível de [Desejo das Sombras]: Precisão perfeita +2. Dano físico contra todos os Tamanhos +1%.
A cada nível de [Redemoinho de Absorção]: Dano de [Disparo Triplo] +50%. Dano de [Cópia Explosiva] +15%.
Ao aprender [Disparo Triplo] nv.10: Resistência as propriedades Terra e Vento +50%.

Temos um bocado de habilidades que podemos aprender para ganhar variados bônus. Porém, quais bônus são os mais importantes? Quais são os bônus que posso descartar completamente? Tudo isso precisa ser colocado na balança para decidirmos as habilidades que vamos aprender.

Neste exemplo o bônus mais importante de todos é o que ignora a defesa dos monstros, então vou decidir aprender o Escapar no nível 5. A Perícia com Espada vai até o nível 10 e dá 2% de dano físico a cada nível, mas caso meus pontos fiquem apertados eu posso reduzir alguns pontos aqui.

 

Equipamentos que pedem pontos de atributo base

Primeiramente precisamos entender que existe uma diferença entre atributo base e atributo bônus. Atributo base é aquele que você distribui usando seus pontos de atributo que ganha quando sobe de nível, esse atributo é sinalizado na janela de atributos à esquerda do "+". Atributo bônus você pode ganhar de diferentes formas, como consumíveis, equipamentos e buffs, na janela de atributos ele é indicado à direita do "+".

image.png.652f3c7c302d969987c727322abc21d0.png

Na print acima, o atributo VIT tem 120 pontos base e 16 pontos bônus. São os atributos base que são mencionados nos equipamentos que pedem determinada quantidade de algum atributo.

Vamos ver um exemplo de um Sicário de crítico que usa 2 espadas:

22195.png Sapatos Inteligentes +12:
FOR base 125 ou mais: ATQ +180.
AGI base 125 ou mais: Velocidade de ataque +4.
VIT base 125 ou mais: HP máx. +10%.
INT base 125 ou mais: ATQM +240.
DES base 125 ou mais: Dano físico a distância +20%.
SOR base 125 ou mais: Dano crítico +40%.

Os bônus que mais me interessam nessa build de sicário são os obtidos com FOR, AGI e SOR. No entanto, 125 pontos em um atributo é muito caro, então não dá pra ter esses 3 bônus, então já vou descartar o bônus de dano crítico que na minha build vai ter menor relevância.

19444.png Tapa-Olho Cósmico [Carta Orc Herói]
A cada 10 de VIT base: ATQ e ATQM +30.
A cada 10 de SOR base: VIT e SOR +3.

Nessa build que tenho em mente o bônus que mais me interessa é o obtido com VIT para ganhar ATQ, porém não é necessário distribuir 120 ou 130 pontos para obter o máximo do item, posso reduzir um pouco da VIT caso seja necessário.

 


 

Terceiro passo: Conhecendo as calculadoras

Existem algumas calculadoras interessantes que foram criadas por jogadores que vão nos auxiliar a simular os atributos e habilidades dos nossos personagens. Vamos conhecer algumas.

 

iW Stat Simulator
https://calc.irowiki.org/

image.png.9287dafc31c004d79bcc16039b6db76e.png

Nesta calculadora podemos simular várias coisas, mas o foco será a distribuição dos atributos base do personagem. Basta selecionar a classe desejada no campo Current Class, selecionar o nível do personagem, e começar a distribuição de pontos.

Caso a sua classe não esteja na lista, como Invocador e Mestre Estelar, basta selecionar qualquer classe 3 como non-trans, pois estas classes não podem renascer. Também esteja atento que algumas classes expandidas, invocadores e personagens adotados possuem limitação na quantidade máxima de pontos que um atributo pode ter. Confira os pontos máximos aqui.

 

iW Skill Simulator
https://skillsim.irowiki.org/

image.png.1584fca3a10ee44e11dd2fc94b7cfa5d.png

Esta calculadora é ótima para simularmos a árvore de habilidades dos nossos personagens. No entanto como ela foi feita por jogadores do iRO, então nós do bRO temos 5 pontos a menos de classe 3.

Ao distribuir os pontos de uma classe 3, saiba que:

  • Você tem 49 pontos de classe 1
  • Você tem 69 pontos de classe 2
  • Você tem 59 pontos de classe 3
  • Você pode distribuir os pontos de uma árvore nas habilidades da classe anterior, como Lorde pode colocar algum de seus 69 pontos na árvore de Espadachim
  • Você não pode distribuir pontos na árvore de uma classe posterior, como um Espadachim não pode colocar algum de seus 49 pontos na árvore de Lorde
  • Caso você tenha mudado de classe com um personagem que não estava no nível de classe máximo da classe anterior, por exemplo um Espadachim com nível de classe 45 ao invés de 50, perderá os pontos de habilidade que decidiu pular, então serão pontos a menos para distribuir

 

Ragna Place
https://ragnaplace.com/pt/new/build

image.png.47d2e573b4c7e4dab093cd37d4e83bb4.png

Neste site é possível calcular os atributos e também as habilidades do seu personagem. Todavia o site é instável e pode apresentar diversos bugs, então não é a opção mais confiável para se usar.

 


 

Quarto passo: Distribuindo os pontos de atributo

Com base nos passos 1, 2 e 3 deste guia, poderemos começar a distribuir os pontos do nosso personagem.

Conhecendo as habilidades essenciais da nossa build e os equipamentos que iremos utilizar, podemos começar a entender o que cada atributo faz.

Não se esqueça que algumas habilidades tem seu dano aumentado com determinado atributo, como Soco Furacão é aumentado com AGI ou Onda Psíquica é aumentada com INT.

Também não se esqueça que equipamentos podem pedir determinado atributo para oferecer algum bônus, como o Amuleto Minhocão dos invocadores aumenta o dano da habilidade Chilique de Picky com a DES base do personagem, ou o Tapa-Olho Cósmico aumenta o ataque físico e mágico com base na VIT base.

 

Força (FOR / STR):

  • Aumenta a capacidade de carga
  • Para personagens que usam armas de curta distância, como Espadas, Adagas, Cajados e Maças, aumenta o Ataque

Para personagens com build de dano físico e que utilizam armas de curta distância, a FOR é muito importante para aumentar seu dano. Note que existem classes que usam armas de curta distância mas são capazes de bater à longa distância, como Bioquímicos e Invocadores, porém o ATQ continua sendo influenciado pela arma de curta distância, podendo ser aumentado com a força.

O aumento da capacidade de carga pode ser muito útil mesmo para quem é suporte, tank, usa armas de dano a distância ou até magos, então alguns pontinhos em força podem ser bem-vinda.

A Força também pode ser útil para personagens de dano mágico que utilizam o acessório Máscara de Oni, que é capas de ignorar a defesa mágica com base nos seus pontos de força.

 

Agilidade (AGI):

  • Aumenta a velocidade de ataque
  • Aumenta a esquiva
  • Concede resistência a Sono e Sangramento

O aumento da velocidade de ataque é essencial para quem deseja atacar ou usar habilidades rapidamente. No caso das habilidades existem outros fatores além da velocidade que podem limitar a frequência que você as usa, como o tempo de conjuração, pós-conjuração e recarga da habilidade, então esteja atento nisso.

A agilidade pode ser dispensável em personagens tanks, como Invocadores, Guardiões Reais e Shuras, porém eu acho que AGI sempre pode ser útil.

 

Vitalidade (VIT):

  • Aumenta o HP máximo
  • Concede resistência a Atordoamento e Envenenamento, com 100 VIT você fica imune

Para personagens de nível mais elevado, vitalidade pode ser essencial, ainda mais se a construção dele for voltada para estar na frente da batalha. Aumentando o HP máximo e concedendo resistência a atordoamento, a vitalidade deixará seu personagem bem mais resistente.

Existem builds em que se coloca bem pouca vitalidade, como algumas de Sentinela ou magos. No entanto para quem gosta de fazer os conteúdos do jogo sozinho, recomendo colocar pelo menos uma quantidade mediana de vitalidade para não passar apuros.

 

Inteligência (INT):

  • Aumenta o SP máximo
  • Aumenta o ataque mágico
  • Concede resistência a Silêncio e Cegueira, com 100 INT você fica imune
  • Reduz o tempo de conjuração variável

Para personagens que causam dano mágico, como Arcanos, Feiticeiros e ninjas, a INT é muito importante. A inteligência irá auxiliar na redução da conjuração variável, aumentar o dano das suas habilidades, prevenir que você seja silenciado (status negativo que impede de usar habilidades) e ainda aumentar sua quantidade de SP para poder usar mais habilidades.

Silêncio e Cegueira podem atrapalhar qualquer personagem, mas estes efeitos podem ser curados com consumíveis, como a Poção Verde e a Panaceia.

A conjuração variável é um fator tão importante para algumas classes que falarei sobre ela com mais detalhes mais abaixo.

 

Destreza (DES/DEX):

  • Aumenta a precisão
  • Para personagens que usam armas de longa distância, como Arcos e armas de fogo, aumenta o Ataque
  • Reduz o tempo de conjuração variável

A precisão é muito importante para ataques poderem acertar o alvo, com algumas exceções: habilidades de dano mágico, ataques críticos, habilidades que ignoram esquiva como Bomba Ácida e Canhão. Para habilidades de dano físico em geral, e para ataques básicos não críticos, a precisão é muito importante para acertar o alvo.

Arqueiros e Justiceiros que usam armas de longa distância se beneficiam bastante do ataque que a destreza dá.

Equipamentos como Botas Temporais DES e Anel de Vênus são capazes de reduzir a conjuração fixa quando você possui determinada quantidade de destreza base. Portanto esteja atento se a habilidade que você deseja usar possui conjuração fixa, então caso você use um desses itens a destreza será essencial.

A conjuração variável é um fator tão importante para algumas classes que falarei sobre ela com mais detalhes mais abaixo.

 

Sorte (SOR/LUK):

  • Concede resistência a Caos e Maldição, com 100 SOR você fica imune
  • A cada 3 pontos de SOR concede1 ponto de CRIT (taxa crítica)
  • A cada 10 pontos concede 1 ponto de Esquiva Perfeita

Este atributo pode ser essencial para builds de dano crítico por aumentar a frequência que você desfere ataques críticos.

A SOR base também pode ser útil com alguns equipamentos como Botas Temporais SOR e Adorno Florido que aumentam seu dano crítico, caso você possua determinada quantidaded e SOR base.

Este atributo também pode ser útil para personagens de dano físico utilizando o acessório Máscara de Oni, pois ela ignora a defesa física do oponente com base na sua SOR base.

 

Conjuração Variável

Este aqui não é um atributo base, mas é muito importante para algumas builds que possuem habilidades importantes, pois uma conjuração variável alta te impedirá de spamar esta habilidade (usá-la rapidamente e repetidas vezes).

O tempo de conjuração é o tempo que seu personagem demora para soltar uma habilidade, indicado por uma barrinha verde em cima do personagem durante o processo. Essa conjuração pode ser composta de dois tipos de conjuração: variável e fixa.

A conjuração fixa só pode ser reduzida através de equipamentos, como Botas Temporais DES e Carta Fenrir, e também pode ser reduzida através de algumas habilidades, como a Inspiração dos ninjas e Sacramentum dos Arcebispos.

A conjuração variável, citada acima, pode ser reduzida através de equipamentos, habilidades, e de seus pontos de DES e INT. A redução de conjuração variável por equipamentos e por habilidades podem se somar entre si ou ser contadas separadamente, dependendo de qual habilidade você utilizar. Porém a redução de conjuração variável por atributos (DES e INT) não se soma com a redução por equipamentos/habilidades. Isso quer dizer que se com seus pontos de atributo você reduzir 50% da conjuração variável e com seus equips também reduzir 50%, você estará reduzindo 75% da conjuração, e não 100%. Isso significa se você deseja zerar sua conjuração variável, você precisa optar por 100% de redução por equipamentos ou 100% por atributos.

Redução de conjuração variável por atributos pode ser zerada com 530 pontos na conta (DESx2 + INT), então se você tiver 200 pontos de destreza (pontos base e bônus) e 130 pontos de inteligência, você atingirá os 530 pontos e removerá completamente a conjuração variável.

Você pode utilizar esta planilha para facilitar a calcular sua conjuração variável por atributos. Basta abrir o link e colocar para fazer uma cópia ou fazer o download do documento, assim poderá editá-la e ver o quanto vai reduzir da sua conjuração com seus atributos base e bônus.

 


 

Quinto passo: Distribuindo os pontos de habilidade

Com base nos passos 1, 2 e 3 deste guia, você poderá distribuir seus pontos de habilidade.

Você precisará saber quais são as habilidades essenciais da sua build e se algum equipamento pede que você tenha aprendido alguma habilidade. Dessa forma, com auxílio de uma calculadora de habilidades, como alguma das citadas, você poderá analisar quais outras habilidades poderá aprender no seu personagem.

Você poderá se guiar melhor utilizando o bROWiki, pois nas páginas de cada classe existe uma imagem da árvore de habilidades e seus pré-requisitos. Com estas imagens podemos descobrir quais são as habilidades pré-requisitos para aprender outras habilidades.

Vamos dar uma olhada na árvore de habilidades dos Renegados:

 

SkilltreeRenegados.png

 

Podemos ver, por exemplo, que para aprender a Cópia Explosiva existem diversas outras habilidades que precisamos aprender antes, incluindo a habilidade Pichar nível 1 que não é da árvore de Renegados mas sim da classe anterior, de Desordeiro.

Continuando o fluxo de pré-requisitos, vemos na página de Desordeiros do bROWiki quais são os pré-requisitos para aprender a habilidade Pichar.

 

SkilltreeDesordeiros.png

 

Os pré-requisitos já são calculados automaticamente pelas calculadoras citadas acima. No entanto ainda é muito útil conhecer as árvores de habilidades da sua classe para decidir melhor quais habilidades aprender.

 

 

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 2

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...