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[Guia] Arcebispo Suporte: Sopro Divino


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15922 20745   Guia de Arcebispo Suporte de Sopro Divino 4804 28430

 spacer.png

 

Saudações meus caros, trago este guia com o intuito de trazer uma visão geral da habilidade spacer.png Sopro Divino, abordar o seu spam e destacar alguns equipamentos de variados níveis de investimento para auxiliar na construção de arcebispos suportes. E então, por fim, abordar a jogabilidade da build trazendo a relevância de certos atributos, habilidades e consumíveis.

Tentei colocar no guia o máximo de informações relevantes que pude, o que acabou por deixar ele um pouco denso. Portanto sinta-se a vontade para pular partes se achar necessário!
Críticas e sugestões também são muito bem vindas e serão levadas em consideração para suas eventuais atualizações.

 


1. Introdução

Na manutenção do dia 18/01/2022, por meio do evento do Festival da Diversidade (Festival de Brasilis), os servidores brasileiros receberam alguns itens exclusivos muito interessantes, sendo um destes ospacer.pngGelinho Místico, que, ao ser equipado junto da spacer.png Capa Mística [1], reduz os 2 segundos de recarga que a habilidade  spacer.png Sopro Divino possui. Este combo possibilitou uma nova construção para arcebispos suportes com um excelente custo-benefício, visto que ambos os equipamentos são obtidos de forma gratuita por meio do evento supracitado.

 


2.1. A Habilidade

Descrição: Conjura Curar no maior nível aprendido em todos os membros do grupo ao redor. A efetividade de cura é aumentada conforme o número de membros.

Como é uma conjuração da habilidade  28.png Curar, tem sua cura aumentada sobre o nível de 28.png Curar habilitado, a inteligência do personagem, os modificadores de efetividade de cura e o ATQM da arma equipada. O valor final da cura é então aumentado em 2,5% para cada membro do grupo atingido pela habilidade, resultando em um aumento máximo de 30% ao atingir 12 personagens. São estes então os pontos que teremos em mente para aumentar a cura de cada uso do Sopro Divino.

A habilidade possui 3 segundos de conjuração variável (não possui conjuração fixa em seu nível máximo), 2 segundos de recarga e não possui pós-conjuração.

2.2. O Spam

Tendo em vista que eliminamos por completo a recarga da habilidade ao utilizar o conjuntospacer.pngGelinho Místicospacer.png Capa Mística [1], a frequência que conseguiremos utilizar o spacer.png Sopro Divino dependerá de sua conjuração variável e de sua velocidade de ataque.

Podemos eliminar a conjuração variável ao utilizar o combo do 28430 Anel do Cardeal [1] com4804Catolicismo 1, uma pedra de encantamento que pode ser obtida na própria Capa Mística também pelo evento do Festival da Diversidade (Festival de Brasilis), tornando assim nosso spam dependente apenas da velocidade de ataque de nosso personagemEste combo do Anel do Cardeal é altamente recomendado pois sem ele precisaríamos reduzir 96% de conjuração variável para atingir o spam máximo da habilidade, o que não é trivial e requer um planejamento cuidadoso sobre os equipamentos e atributos do personagem, bem como um investimento maior, enquanto que o combo nos dá uma liberdade considerável sobre as demais decisões de equipamentos.

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spacer.png Sopro Divino a 193.

 


3. Equipamentos

Esta seção traz recomendações de equipamentos que ajudam a atingir os pontos de foco de um arcebispo suporte. Posteriormente entrarei mais afundo na utilidade de alguns um destes fatores, são eles: altas quantidades de HP, valores consideráveis de DEF, DEFM e resistências, imunidade a efeitos negativos, redução do consumo de SP de habilidades, redução de pós-conjuração e uma alta efetividade de cura. Pouca coisa né ?. Builds com menos investimento obviamente terão desempenho inferior e farão sacrifícios sobre alguns destes pontos, porém continuarão funcionais e com desempenho interessante se bem montadas. Também trago sugestões de itens que impeçam que a conjuração seja interrompida e que seu personagem seja empurrado.

 > Topo

400048 +10 Dádiva das Divindades [1]: Pode conceder até +80% de efetividade de cura, -30% de pós-conjuração, -30% de custo de SP das habilidades e -10% de conjuração variável ao ser combinado com 3 pedras de encantamentos diferentes na Capa Mística. Melhor topo para a construção na minha opinião, tem resistência e efetividade de cura menor que a 400308 +9 Touca Exótica [1] porém acredito que a redução da pós-conjuração e do custo de SP a tornem um item mais interessante que a touca.
400287 +12 Capacete de Intensificação [1]: Pós-conjuração, HP e redução a monstros normais e chefes. Muito interessante se usado com 4253Carta Alice no escudo.
400308 +9 Touca Exótica [1]: +130% de efetividade de cura com a 4372Carta Lady Branca e +20% de resitência a monstros normais e chefes, boa com a4253Carta Alice. É o topo com a maior efetividade de cura. Infelizmente não combate o aumento do custo de SP da carta.
19285 +8 Elmo Dracônico [1]: Impede que o usuário seja empurrado e concede 20% de resistência a monstros chefes. Também interessante de ser usado com 4253Carta Alice no escudo.
18563 Tiara dos Corações-Alados [1] ou 19283 [Kachua] Tiara dos Corações-Alados [1]: Ao ser refinado no +12 concede -17% de pós conjuração e -22% de custo de SP das habilidades. Pode ser encontrado em refinos altos por um preço acessível já que, além de ser um item antigo, sua versão Kachua era obtida no evento Diamantes da Kachua.
19257 Véu da Arcebispa [1]: Impede que a conjuração seja interrompida e se refinado ao +12 concede +30% de efetividade de cura. Item de baixo custo voltado para iniciantes, foi obtível durante as Cheffênias de setembro e novembro de 2021 por 507566Desejo das Trevas Escarlate. Não recomendo em refinos altos, salvo caso encontre por um preço extremamente baixo.
19157 Boneca Insurgente [1]: Reduz o custo de SP das habilidades em 10%. Tapa buraco, item obtído com recursos mínimos que pode ser usado provisóriamente.

4489 Carta Faraó Selada: Melhor carta do jogo 👀, torna possível atingir 100% de redução do custo de SP sem depender de consuímeis por um preço bem menor que uma 4148Carta Faraó original.
4148 Carta Faraó: Reduz o custo de SP das habilidades em 30%.
27328 Carta Caídos: Conjuração variável -25% quando equipada com a 4077Carta Fen. Cuidado para não ser macetado pela Valquíria Randgris.
4582 Carta Bungisngis: Aumenta o HP em 1% a cada 2 refinos do topo.
4354 Carta Gemini-S58: Interessante em builds mais baratas. Pode ser utilizada no topo e no meio ao mesmo tempo.
27396 Carta Isaac: Pós-conjuração -5%. Carta para uma build baratinha.
4366 Carta Kathryne: Reduz em 1% a conjuração variável a cada refino.
4372 Carta Lady Branca: Bônus interessante de efetividade de cura, porém sua penalidade impede que seja uma opção popular.
4198 Carta Maya Macho: Detecta monstros escondidos. Bom para Cheffênia e alguns andares da Torre sem Fim, é mais interessante como switch.
 4919  Essência de Morroc VIT3: +8 de DEFM.

 > Meio

19451 Ornamento Divino ou 19452 Ornamento Divino [1]: Meio extremamente versátil que encaixa muito bem na build. De seus bônus aproveitaremos do aumento da DEFM e da velocidade de ataque e também da redução do custo de SP das habilidades, da pós conjuração e da conjuração variável. Caso opte por este item tente ao máximo distribuir seus atributos em múltiplos de 18 para tirar proveito dele sem gastos de atributos.
410064 Visor de Mergulho ou 410065 Visor de Mergulho [1]: +15% de HP máximo e +25% de efetividade de cura. Ótimo item, mesmo sua versão sem slot.
19445 Curativo YSF01 ou19446 Curativo YSF01 [1]: AGI +10, HP máx. +15% e velocidade de ataque +15%.
19495 Asinhas Discretas [1]: +10 em todos os atributos. O item realmente brilha em conjunto com o 2374Manto de Diabolus [1] e/ou com as 2433Botas de Diabolus [1].
400113 Adorno da Vitória ou 400114 Adorno da Vitória [1]: HP e SP máx. +10%. 100% de tolerância a caos e -15% de pós-conjuração ao aprender 2045.png Praefatio nível 10. Não recomendo este item, dos aqui listados considero a opção menos interessante, porém é uma opção caso já o possua.
 18874Monóculo [1]: Opção barata para tirar proveito de alguma carta qualquer na posição do meio.

4148 Cartas: as mesmas do topo, exceto as cartas 4582Carta Bungisngis e 4366Carta Kathryne que dependem do refino de seus equipamentos, já que meios não podem ser refinados.

 > Baixo

spacer.pngGelinho Místico: Melhor item do jogo.

 > Armadura

15374 +13 Armadura Eclipse [1] com 4302 Carta Tao Gunka: Bastante HP, redução de 70% da conjuração fixa e -1% de pós-conjuração por refino. A penalidade de DEFM da carta pode ser um problema e pode acarretar que algumas 4919 Essências de Morroc VIT3 sejam adicionadas na build.
15206+14 Armadura Tatenashi [1] com 4342 Carta RSX-0806: Um pouco menos efetiva que a Eclipse em questão de HP porém plug and play, fácil de ser encaixada na build por não reduzir a DEFM. Impede que o usuário seja empurrado.
450286 +13 [MEGA] Vestes de Cardeal [1]: Recebe diversos encantamentos úteis(Labirinto das Valquírias). Ótima armadura para a 4302Carta Tao Gunka.
15371 +12 Roupa de Natal do Antonio [1] com 4243 Carta Antonio: Quantidades interessantes de DEF e DEFM, resistência à habilidade 170.png Ataque Crítico de monstros e impede que o usuário congele e seja empurrado. Para fins práticos é menos efetiva que as armaduras acima que concedem HP porém é um item bem interessante mesmo assim.
15074 +12 Manto Mágico de Geffen [1]: O melhor amigo do iniciante e do free-to-play. Impede que a conjuração seja interrompida com uma penalidade consideravelmente menor que uma 4077Carta Fen e reduz o custo de SP das habilidades em 15%. Obtida pela instânia Torneio de Magia, pode ser encantada através do 23675Encantador Mágico de Geffen com bônus bem interessantes e refinada diretamente ao +12 com o 100269Cubo de Refino de Geffen, obtido por 100 25737Moedas do Explorador na Ordem dos Exploradores.
15384 +9 Robe Ritualístico [1]: +20% de HP máximo, -10% de pós-conjuração, +30% de efetividade de cura e -10% de custo de SP de habilidades.
2374 Manto de Diabolus [1]: Quando utilizada com as 19495 Asinhas Discretas [1] concede +30 de DEFM, -20% de pós-conjuração e +6% de efetividade de cura e um adicional de 2% por refino da armadura. Obtido como drop in-game.
450120 +10 Armadura Resistente [1]: Armadura indestrutível que impede que o usuário seja empurrado.
450210 +7 Pijaminha de Tubarão [1]: Efetividade de cura +30% e Esquiva perfeita +10.
15205 +9 Uniforme Cotidiano [1]: Armadura indestrutível que concede -10% de pós conjuração, +20% de efetividade de cura, +10% de efetividade de cura recebida e 300 de DEF. Interessante de ser utilizada junto de uma 4354Carta Gemini-S58 em builds de menor custo.

4302 Carta Tao Gunka: Melhor carta para a armadura, porém cara. Pode ser difícil de ser encaixada na build dada a sua redução de DEFM.
27114 Carta Solidificador Ominoso: HP máx. +10% e um adicional de 1% a cada 3 refinos.
4526 Carta Celacanto Cruel: DEFM +50 e SP Máx. + 5%.
4105 Carta Cavalo-Marinho: Tolerância a Congelamento +100%. Opção interessante para builds de menor custo que tenham dificuldade de atingir uma DEFM alta.
4405 Carta Frus: Concede chance de refletir magias de alvo único com base no refino. Interessante de ser usada em conjunto com a 4146Carta Maya pois as chances se somam.
27103 Carta Mortos-Vivos: Torna a Arma e a Armadura indestrutíveis em batalha.
27101 Carta Doce Pesadelo: Impede que a conjuração seja interrompida.
 4919  Essência de Morroc VIT3: +8 de DEFM.

 > Arma

16039 Colher [1]: Adiciona +10 na velocidade de ataque. Torná trivial atingir 193.
550095 +11 Maça de Esculápio [1]: +1000 de HP por refino e +30 de DEFM no refino +11. Requer maior investimento em itens/consumíveis de velocidade de ataque mas ajuda a conciliar a inclusão da 4302Carta Tao Gunka à build. A esquiva perfeita também é uma boa adição.
16065 Taco Ilusional [2]: Velocidade de ataque fixa baseada no refino, um slot a mais que a querida Colher e recebe Bônus Aleatórios como redução do custo de SP, redução da pós-conjuração ou redução de conjuração variável. Pode ser refinado pelo 100417Cubo da Tartaruga ou pelo 100418Super Cubo da Tartaruga.
28618 +10 Tomo do Presságio [4]: HP e velocidade de ataque por refino não limitados até o +10. Possui um ATQM interessante e 4 slots para serem preenchidos conforme o necessário. Não é indestrutível.
16051 +10 Maça da Valquíria Mágica [4]: 10% de velocidade de ataque e 4 slots. Inferior ao Tomo do Presságio porém indestrutível. Por ser uma maça e não um livro tem a penalidade de velocidade de ataque maior, mas possibilita que o usuário receba 111.png Adrenalina Pura.
590014 +10 Mastro da Princesa [1]: Switch para habilitar 111.png Adrenalina Pura. Como arma principal é menos interessante que as acima.
550074 +12 [MEGA] Vara [1]: Por ser cajado penaliza bastante a velocidade de ataque mas é a arma que vai dar a maior cura por habilidade. +20 de todos os atributos e de esquiva perfeita são bônus bem fortes.
1659+12 Luz da Recuperação [1]: Bastante efetividade de cura, porém dificil de conciliar com uma alta velocidade de ataque, o que torna difícil atingir uma velocidade de ataque que faça valer a pena utilizar a arma. Pode ser refinado pelo 102591Cubo de Refino de Wolfchev e encantado em Lighthalzen.

31021 Carta Marionete Demoníaca: Velocidade de ataque.
27308 Carta Sanare: +10% de efetividade de cura caso a arma esteja refinada em +11.
4407 Carta Valkyrie Randgris: Torna a arma indestrutível e remove o 252.png Escudo Refletor de alguns monstros pela autoconjuração de 289.png Desencantar.
4072 Carta GolemTorna a arma indestrutível.
 4919  Essência de Morroc VIT3: +8 de DEFM.

 > Escudo

460000 +10 Égide das Divindades [1]: Muita efetividade de cura e -20% de pós-conjuração. Concede tolerância a petrificação porém builds com esse nível de investimento costumam adquirir essa imunidade por meio da DEFM.
spacer.png +10 Escudo da Fênix [1]: 30 de DEFM, 30% de HP e SP e 20% de efetividade de cura recebida. Escudo tão bom quanto pesado.
460046 +13 Escudo de Carvão: Resistência a monstros normais e chefes +40% e impede que o usuário seja empurrado.
28951 +10 Escudo de Nero [1]: O caçula dos escudos elementais. Interessante pela resistência a propriedade água. Dos 3 é o que tem as menores DEF e DEFM.
28955 +10 Escudo de Fotia [1]: O irmão do meio. Resistência à propriedade fogo.
28921 +10 Escudo de Anemos [1]: O irmão mais velho. Possui as maiores taxas de DEF e DEFM. Bom para tankar 84.png Trovão de Júpiter e outras habilidades de vento.
460016 Escudo de Batalha [1]: +30% de HP e SP no nível 175 sem a necessidade de refino.
28962 Escudo Divino: Escudo muito bom defensivamente. Concede resistência a propriedade Neutro +10%, resistência a oponentes de todos os Tamanhos +30% e 10 de DEFM. Seus combos podem ser aproveitados por meio da 470047[MEGA] Patas de Raposas e da 450286[MEGA] Vestes de Cardeal.
28940 Escudo das Divindades [1]: Versão criança da Égide. Requer refinos mais altos e concede bônus menores.
28909 Escudo da Terra [1]: Utilizado em conjunto com o 2998 Bracelete Suntuoso [1]. Aumenta o SP máximo em 20% e reduz o custo de SP das habilidades em 20%. Se refinado no +7 concede +2 de velocidade de ataque. Não é indestrutível. Ambos são obtidos por meio do evento Festival da Diversidade (Festival de Brasilis). Ótimo para iniciantes.
28933 +10 Escudo de Ferro [1]: Escudo indestrutível que impede que o usuário seja empurrado. Possui uma leve redução de velocidade de ataque.
28946 +9 Sanguinário Purificado [1]: Velocidade de ataque +10% e Velocidade de ataque +2. Defensivamente fracos e não indestrutível.
28942 Escudo Sanguinário [1] ou 28945 Sanguinário Maldito [1]: Através de seus bôus aleatórios pode conceder até 20% de efetividade de cura ou 20 de DEFM, além de ajudar na velocidade de ataque. Apesar de dar 7% de resistência a oponentes de todas as propriedades, são escudos defensivamente fracos e não são indestrutíveis.
2185 +9 Refletor Mágico [1] com 4146 Carta Maya: Utilizado como switch para enfrentar monstros com 86.png Esfera d'Água e 653.png Terremoto caso não aguente no spacer.png Sopro Divino.
2162 Bíblia da Promessa (Volume 2) [1]: Habilita 2537.png Poder de Odin nível 2. Utilizada como switch.

27298 Carta Defensor Wootan: Melhor carta para o escudo, aumenta a resistência a monstros Chefes em 50% no refino +10. De difícil obtenção já que é de uma Caverna Ilusional recente.
4253 Carta Alice: Segunda melhor carta para o cenário de Cheffênia visto que muito dos slaves problemáticos também são monstros do tipo chefe.
4609 Carta Cavaleira Khalitzburg: Resistência a oponentes de tamanho Médio e Grande +25%.
4413 Carta Hodremlin: Resistência a oponentes de todos os Tamanhos +15%. Inferior à carta Cavaleira porém bem mais acessível. Boa opção.
4124 Carta Medusa: Tolerância a Petrificação +100% e resistência a raça Demônio +15%. Interessante para builds de baixo custo.

 > Capa

spacer.png Capa Mística [1]: Capa necessária para retirar a recarga do spacer.png Sopro Divino e muito interessante por receber até 3 dos seguintes encantamentos 4804Catolicismo 14803Cura 14850Fator de Cura 2 e 4805Fator de Cura 1 por meio do evento Festival da Diversidade (Festival de Brasilis) quando refinada no +9. Pode ser refinada direto para o +9 pelo 102590Cubo de Refino de Brasilis.
20991 +11 Fada do Éden [1]: Switch que habilita 157.png Proteção Arcana, habilidade que reduz em até 30% o dano recebido.

Encantamentos da spacer.png Capa Mística [1]: As 2 combinações de encantamentos a seguir são as que considero mais interessantes em um contexto geral, explicarei onde diferem e quando são recomendadas. Lembrando que para a build ser funcional apenas a pedra de encantamento4804Catolicismo 1 é necessária para retirarmos a conjuração do spacer.png Sopro Divino junto do 28430 Anel do Cardeal [1]. Demais variações também podem ser interessantes, por exemplo, construções que não utilizem o Cardeal podem se beneficiar de utilizar as duas pedras de fator de cura simultaneamente para retirar 20% de conjuração variável ao fazer conjunto com a 400048 +10 Dádiva das Divindades [1].

  1.  4804Catol14803Cura1 e4850FC 2: Recomendada para builds com altas quantidades de pós-conjuração. Permite que a habilidade 2051.png Curatio ainda tenha conjuração, podendo então ser spammada, trazendo mais versatilidade a build. Também possui um aumento da efetividade de cura levemente superior ao da opção 2.
  2.  4804Catol14803Cura1 e 4805FC 1: Com a presença de FC 1, o 28430 Anel do Cardeal [1] elimina a conjuração do 2051.png Curatio, impedindo que a animação da habilidade seja cancelada ao encaixar conjurações subsequentes e, assim, diminuindo seu spam (ver diferença da 1ª para a 2ª imagem abaixo). Interessante por ter uma redução do custo de SP superior à combinação anterior e permitir que builds com menor redução de pós-conjuração usufruam do 2051.png Curatio quando sua animação fixa(hard animation) for sobreposta com sua pós-conjuração (vide 3ª imagem abaixo).


c-ca.gif.525d0fe5afb213f69a548bf742a4a001.gif   c-ic1.gif.3556c874985e6065173d50b449da789a.gif   c-ic2.gif.6a024d58e66b13e1994f14677e81f636.gif
Diferença do 2051.png Curatio entre as contruções. O pesonagem está atingindo 193 de velocidade de ataque nos 3 casos.

Atualização: com a renovação do sistema de cartas que ocorreu na manutenção do dia 26/07/2022 os encantamentos deixaram se ser perdidos ao remover cartas, então carteie sua Capa Mística sem medo!

4580 Carta Guardião Morto Kades: Ótima opção defensiva, porém cara.
4133 Carta Raydric: Resistência neutra bem interessante por um valor extremamente baixo.
27292 Carta Golem Ancestral: HP máx. +150 e Velocidade de ataque +1% a cada 10 de VIT base, além de 3% de redução de pós-conjuração ao atingir 120 de VIT base ou mais.
4109 Carta Jakk: Boa opção para reduzir o dano recebido por 80.png Coluna de Fogo e 83.png Chuva de Meteoros.
4095 Carta Marte: Uma opção para lidar com 86.png Esfera d'Água de monstros.
4595 Carta Cenere: Velocidade de ataque de acordo com a AGI base.
4675 Carta Arcebispa Margaretha: O suprassumo, a encarnação da elegância e do status, o sonho de quase todo arcebispo suporte.

 > Calçado

470047 +12 [MEGA] Patas de Raposas [1] com 4131 Carta Flor do Luar: Muita INT, potencializando a cura, redução de 2% de conjuração variável e +10 de DEFM por refino, solucionando sozinha todos os problemas relacionados a DEFM, além de deixar o personagem muito resistente. Melhor calçado para a build em questão de cura e de resistência mágica, porém bem salgado.
22189 +7 Sapato Social ou 470052 +7 Sapato Social [1]: Item bem completo. Muita efetividade de cura e redução de pós-conjuração, bastante HP e um pouquinho mais de outros bônus interessantes. Ótimo item, normalmente recomendado como um dos primeiros itens a serem obtidos em construções de arcebispos suportes em geral.
22071 Salto Alto Elegante [1] com 4236 Carta Amon-Ra: Redução de pós-conjuração, de conjuração variável e uma penca de pontos de atributos.
22195 +12 Sapatos Inteligentes [1] com 27150 Carta Quimera Venenosa: Muito HP e bastante DEFM.
22191 Sapato Infernal [1] com 4131 Carta Flor do Luar: Embora não conceda INT como sua versão evoluída, dado seu bônus de DEFM é um ótimo item.
2433 Botas de Diabolus [1]: Quando utilizada com as 19495 Asinhas Discretas [1] concede 110 de HP por nível de base, alcançando um bônus de 19.250 de HP no nível 175. Obtido como drop in-game.
2423 Sapatos Divergentes: +20% de HP por um preço extremamente baixo, ótimo para iniciantes.
22210 +7 Sapatos Fofinhos ou 22224 +7 Sapatos Fofinhos [1]: Aumenta em 20% o HP máximo e reduz em 20% a pós conjuração. Item interessante caso já tenha.

27150 Carta Quimera Venenosa: HP máx. +1.000. Caso o calçado esteja no +12 adiciona +15% de HP e SP.
4381 Carta Ferus Verde: VIT +1 e HP máximo +10%.
4644 Carta Vocal Espacial: DEFM +30 no refino +9.
4097 Carta MatyrAGI +1 e HP máximo +10%.
27152 Carta Fofinho: HP máximo +10%. A cada 2 refinos: AGI +1 e +1% de velocidade de ataque.
4160 Carta Zumbi Atirador: No refino +9: HP e SP máximo +10%.
4107 Carta Verit: HP e SP máximo +8%.
4642 Carta Sapo Espacial: Esquiva perfeita +7 no refino +9.
4236 Carta Amon-Ra: 10% de chance de autoconjurar 73.png Kyrie Eleison nv.10 ao receber danos físicos corpo a corpo.
4123 Carta Eddga: Mantém 8.png Vigor ativo. Reduz o HP máximo em 25%. Ótimo switch para fugir de monstros.
4504 Carta Eddga Selada: Mesma função da original porém mais acessível e com o dobro da redução de HP.

 > Acessórios

28430 Anel do Cardeal [1]: Zera a conjuração do spacer.png Sopro Divino, reduz o consumo de SP e aumenta a efetividade de cura. Anel maravilhoso.
32258 Anel de Júpiter [1]: Acessório que concede a maior quantidade de HP em porcentagem e de DEFM.
490272 Anel da Colheita [1]: Bastante HP e DEF junto de uma leve redução na conjuração variável.
490118 Anel de Adoramus [1]: Interessante para quem não pretende utilizar o 22189Sapato Social e pode economizar pontos optando por não pegar 2515.png Sacramentum e/ou não maximizar 2045.png Praefatio, podendo então maximizar 2046.png Oratio, fazendo com que o anel conceda +30% de efetividade de cura, redução de 10% do custo de SP das habilidades e redução de 30% da conjuração variável. Também fornece 15 de DEFM.
2998 Bracelete Suntuoso [1]: Usado exclusivamente para ativar o efeito de conjunto do 28909Escudo da Terra [1].
28535 Amuleto da Sabedoria [1]: Custo de SP das habilidades -7%. Obtido na Máquina de Presente em Alberta ("/navi alberta 148/62") por 25 7338 Vale-Presente.
28552 Anel da Serpe Dupla [1]: Acessório barato e versátil. Pode conceder HP e redução da conjuração variável ou SP e redução de pós-conjuração.
490021 Luvas de Thor [1]: 15 de DEFM, redução de pós-conjuração e de conjuração variável. Item bem completinho e ótimo para builds de menor custo.
28551 Luvas Imperiais [1]: Uma opção para impedir que a conjuração seja interrompida. Também reduz a conjuração variável.
2898 Rosário Preto [1]: 15 de DEFM e slot em um acessório muito baratinho.
28564 Lágrima de Valquíria [1]: Switch  para habilitar 2537.png Poder de Odin nível 2 ao aprender 66.png Impositio Manus no nível 5.

4145 Carta Belzebu: Reduz em 30% a conjuração variável.
4486 Carta Belzebu SeladaReduz em 15% a conjuração variável. 
4144 Carta Osíris: O usuário é ressucitado com o HP e o SP cheios.
27323 Carta Shenime e 27322 Carta Ahat: +10% de HP e SP máx.
27163 Carta Verme com Rosto e 27165 Carta Verme Sombrio com Rosto: Conjunto que concede -6% de pós-conjuração e +3% de velocidade de ataque.
4631 Carta Visconde Coruja: Velocidade de ataque +3%.
27018 Carta GC109Velocidade de ataque +3% ao atingir o nv. base 120.
4252 Carta Crocodilo: Resistência a danos físicos a distância +5%.
27025 Carta Monarca Lich: DEF +30 e DEFM +10. Equipa apenas em acessórios direitos como o 490272Anel da Colheita.
4077 Carta Fen: Impede que a conjuração seja interrompida a custo de aumentar a conjuração variável.
4327 Carta Borboleta SanguináriaMesmo efeito da Carta Fen porém com penalidade levemente maior. Não recomendada.
 4919  Essência de Morroc VIT3: +8 de DEFM.

 


4. Equipamentos Sombrios

Equipamentos sombrios podem receber Bônus Aleatórios por meio do 23720 Encantador Sombrio (para os não específicos de classe). Na imagem abaixo trago as chances dos bônus que considero mais relevantes:

image.png.b10572a8a9a8ce401965cef77adcae5f.png
lista completa na página do browiki

 > Efetividade de Cura

24033 +7 Luva Sombria Medicinal: +5% de efetividade de cura.
24366 +9 Escudo Sombrio Medicinal: +8% de efetividade de cura.
24367 +9 Greva Sombria Medicinal: +8% de efetividade de cura. Junto da Luva e do Escudo pode conceder até +20% de efetividade de cura adicional.
24362 +9 Colar Sombrio de Tensão ou 24365 +9 Colar Sombrio Elegante+5% de cura recebida.

 > DEFM

24180 Malha Sombria Autoportante: Concede até 6 de DEFM a depender de seu refino.
24343 Luva Sombria Repente e 24344Malha Sombria Repente: DEFM +1 a cada refino do conjunto.
24327 Escudo da Deusa: DEFM +1 por refino.
24046 +7 Colar Sombrio Resoluto: DEFM +6.
24155 Colar Sombrio Indestrutível: Concede até 6 de DEFM a depender de seu refino.

 > Impede o usuário de ser empurrado

24679 Malha Sombria do Mastodonte e 24680 Greva Sombria do Mastodonte: Caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 18.
24681 Brinco Sombrio do Mastodonte e 24682 Colar Sombrio do Mastodonte: Caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 18.
24669 Malha Sombria do Mamute e demais peças do conjunto: Caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 45.

 > Utilitários

24154 Malha Sombria Indestrutível e 24155 Colar Sombrio Indestrutível: Torna a armadura indestrutível caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 15.
24152 Luvas Sombrias Indestrutíveis e 24153 Brinco Sombrio Indestrutível: Torna a arma indestrutível caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 15.
24746 Escudo Sombrio da RecargaPós-conjuração -1% por refinovelocidade de ataque +3% a cada 2 refinos.
24047 +9 Colar Sombrio de Velocidade: Condece 4% de velocidade de ataque.
24337 Malha Sombria de Heimdall e demais peças do conjunto: Mantém 8.png Vigor ativo caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 25.
24180 Malha Sombria Autoportante e demais peças do conjunto: Mantém 8.png Vigor ativo caso a soma dos refinos seja maior ou igual a 45.
24110 Luva Sombria da Concentração e demais peças do conjunto: Impede que a conjuração seja interrompida. Caso as 3 peças estejam no +10 não há penalidade de conjuração variável.
14726 Caixa de Sombrios de Ganância: Habilida Ganância, interessante de ser usada em algum slot vago.
24339 Brinco Sombrio Total e/ou 24340 Colar Sombrio Total: +1 em todos os atributos por refino.

 


5. Consumíveis

Aqui optei por deixar de fora consumiveis mais genéricos (como 12883 Bolinho Divino e 7621Amuleto de Ziegfried, por exemplo) e incluir apenas os mais específicos para a build para simplificar. Lembrando que consumíveis que aumentem a INT do personagem aumentam a cura do spacer.png Sopro Divino.

12298 Suco de Gato: Reduz em 15% o custo de SP das habilidades. Dura 60 minutos. Perde o efeito ao morrer.
14600 Poção Mental: Reduz em 10% o custo de SP das habilidades e aumenta o SP máximo em 10%. Tem duração de 30 minutos. Perde o efeito ao morrer.
100007 Super Poção IlimitadaReduz em 5% o custo de SP das habilidades e adiciona +1 na velocidade de ataque. Dura 60 minutos. Perde o efeito ao morrer.
100008 Super Poção Infinita: Impede que a conjuração seja interrompida sem adicionar nenhuma penalidade. Também aumenta o HP e SP em 5%. Dura 60 minutos e perde o efeito ao morrer.
23475 Poção Infinita: Versão intransferível da Super Poção Infinita. É obtida a partir do Logue e Ganhe, tem sua duração reduzida para 30 minutos e perde o efeito ao morrer.
23012 Poção Menor de Mana: Regenera 5% de SP a cada 5 segundos. Ótimo em builds que não reduzem 100% do custo de SP. Obtida gratuitamente através do Logue e Ganhe.
12333 Ancilla: Recupera 15% do SP Máx. Criada a partir da habilidade 2039.png Criar Ancilla.
23044 Doce de Elvira: Remove alguns efeitos negativos. Dentre eles Conjuração LentaFerimento Crítico e Grito da Mandrágora (735.png Grito da Mandrágora). Possui 60 segundos de recarga.
14540 Pergaminho de Armadura Sagrada: Reduz o dano recebido de certas propriedades conforme a tabela abaixo. É uma resistência aparte das demais resistências à propriedades (multiplica ao invés de somar). Ótimo de ser usado em conjunto com a 4580 Carta Guardião Morto Kades pois zera o dano sagrado recebido, ignorando uma das duas penalidades da carta, além de se complementarem nas reduções elementais. Seu efeito também pode ser adquirido por meio da habilidade 2322.png Devoção de Guardiões Reais.

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Retirado de https://browiki.org/wiki/Propriedade

 


6. Jogabilidade

6.1. Atributos

A distribuição dos atributos pode variar bastante de acordo com os equipamentos que pretende usar (ex: 19451 Ornamento Divino e 32258 Anel de Júpiter [1]). Uma boa distribuição de atributos concilia os bônus dos equipamentos escolhidos junto da imunidade a efeitos negativos.

 > Primários

FOR: Não vale a pena o investimento. Usufruimos apenas do aumento da capacidade de carga.

AGI: Contando a AGI base e a bônus (proveniente de buffs e equipamentos) é recomendado somar um mínimo de 100 pontos para atingir 100% de tolerância a I Sangramento.png Sangramento e, principalmente, a I Sono.png Sono. Aumenta a velocidade de ataque e a chance dos monstros errarem o 203.png NPC_DARKBLESSING (famoso coma dos mvps) por aumentar a esquiva do personagem.

VIT: Atributo muito importante e de alto investimento em todos os arcebispos suportes. Além do aumento do HP máximo, cada ponto fornece +1% de tolerância a I Atordoamento.png Atordoamento e +0,2% de tolerância a I Grito da Mandrágora.png Grito da Mandrágora (735.png Grito da Mandrágora).

INT: Aumenta o valor de cura, diminui a conjuração variável e ao atingir 100 pontos (entre base e bônus) concede 100% de tolerância a I Silêncio.png Silêncio

DEX: Reduz a conjuração variável com o dobro de eficácia da INT e aumenta levemente a velocidade de ataque. Valores altos recomendados, porém, caso atinja -100% de redução de conjuração variável por equipamentos, pode ser deixada em 1.

SOR: Atributo interessante por fornecer, a cada ponto, +1% de tolerância a I Caos.png Caos e I Maldição.png Maldição (debuffs incessáveis na Cheffênnia) e +0,2% de tolerância a I Grito da Mandrágora.png Grito da Mandrágora (735.png Grito da Mandrágora). Pode ser deixado de lado pois suas imunidades são menos importantes que as dos demais atributos.

 > Secundários

HP: É de extrema importância atingir a quantidade de HP mais alta possível pois é uma das nossas únicas armas, fora aumentar o número de personagens na área e equipamentos de reflexão mágica, contra o 653.png Terremoto de monstros, já que a habilidade ignora todas as resistências com exceção da 4047 Carta Ghostring, itens semelhantes e algumas outras habilidades pontuais não acessíveis aos Arcebispos.

DEF: (hard def) Pessoalmente não considero um atributo de foco, acredito que as builds, ainda mais com a ajuda do 361.png Assumptio, naturalmente atinjam valores suficientes de DEF dado que, pelo menos num cenário de Cheffênia, considero as habilidades mágicas e o 653.png Terremoto de monstros mais problemáticas. Portanto recomendo o foco em outras áreas mais importantes como HP, DEFM e reduções em porcentagem. Apesar desse comentário, é sempre bom atingir valores altos da mesma se possível. Atingir 500 de DEF reduz pela metade o dano físico recebido.

DEFM: (hard defm) Atributo de grande importancia para a build. Cada ponto fornece +1% de tolerânica a I Petrificação.png Petrificação e a I Congelamento.png Congelamento, tolerâncias indispensáveis para a build, porém a resistência diminui de acordo com a diferença de nível entre você e o monstro, por isso focaremos em atingir no mínimo 100 pontos e, para construções voltadas para Cheffênia, valores mais altos pela presença dos MVPS bio 5 (ex: Feiticeira Celia que é nível 188 e possui 759.png Olhar da Medusa). É também mais expressiva que a DEF, reduzindo pela metade o dano mágico recebido com 125 de DEFM.

 

6.2. Habilidades

AVISO: Algumas habilidades foram modificadas recentemente com o aumento do nível máximo para 185 e com o rebalanceamento de Classes 1, 2 e Transcendentais e esta seção do guia ainda não foi atualizada para refletir tais mudanças.

Aqui abordadei apenas as habilidades que considero interessantes de serem adicionadas à barra de habilidades da build, com execção da passiva Riqueza de Espírito.png Riqueza de Espírito, que realço por poder ser uma arma poderosa em builds com menor investimento. Antes de distribuir seus pontos de habilidade dentro do jogo recomento fortemente o uso de um simulador (ex: https://www.divine-pride.net/tools/skilltree/4063).

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png28.png Curar: Com a vinda dospacer.pngGelinho Místico a habilidade passou a conjurar em sequência as habilidades 29.png Aumentar Agilidade e 34.png Bênção (vide imagem abaixo) virando nossa opção para a barra de habilidades de buff de alvo único (single target) e de buff para personagens de fora do nosso grupo. Como inclui a autoconjuração de 34.png Bênção, é a opção de alvo único para remoção do efeito negativo Maldição e também uma das opções de remover Petrificação (junto da 72.png Graça Divina, utilize a habilidade que achar mais confortável). Após o combo de habilidades resultará numa pós-conjuração de 1 segundo.

buffs-ST-0.gif.2610e2c2ce873d79773129def49ac4a4.gifbuffs-ST-1f.gif.dbba1c47c6f8b46337b4ccb34658efe3.gif
Autoconjurações dospacer.pngGelinho Místico.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png35.png Medicar: habilidade de alvo único para retirar SilêncioCaos e Cegueira de personagens. Possui 1 segundo de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png25.png Escudo Sagrado: Escudo de 3x3 células que faz com que ataques à distância errem alvos que estejam dentro da área do escudo. Faz com que algumas habilidades de monstros como o 170.png Ataque Crítico (ex: Vesper e Amdarais Sombrio) e o 170.png Sopro do Dragão (ex: Atroce e Vesper) não causem dano algum. Ótima habilidade para enfrentar também os Arqueiros Amadiçõados e Sombrios das instâncias Maldição de Glast Heim e Glast Heim Sombria. Impede que 12.png Escudo Mágico seja colocado na área. Cuidado para não atrapalhar os membros do seu grupo e demais jogadores ao utilizar essa habilidade!

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png24.png Revelação: Revela oponentes escondidos em uma área de 5x5 ao redor do usuário.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png68.png Aspersio: Encanta a arma do alvo com a propriedade Sagrado. Aumentar o nível da habilidade aumenta somente sua duração, portanto não precisa ser maximizada (porém é pré-requisito no nível 1 para 2515.png Sacramentum, no nível 3 para 363.png Meditatio e no nível 4 para 12.png Escudo Mágico). Consome uma523Água Benta e possui 2 segundos de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png12.png Escudo Mágico: Bloqueia ataques físicos de curta distância na celula onde foi colocado. Bom para tankar monstros em geral e também habilidades como 662.png Julgamento Infernal e 271.png Punho Supremo de AsuraImpede que 25.png Escudo Sagrado seja colocado na área. Consome uma717Gema Azul.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png75.png Glória: Costumo abrir mão dessa habilidade porém, embora tenha uma duração pequena, é ótima para fechar a resistência (tanto sua quanto dos membros do grupo) a I Caos.png Caos e I Maldição.png Maldição, o que é muito bem vindo em um cenário de Cheffênia. Também ajuda nossos amigos pure potters.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png72.png Graça Divina: Habilidade de alvo único para retirar Atordoamento, Congelamento, Petrificação e Sono de personagens. Possui 2 segundos de pós-conjuração. 

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png66.png Impositio Manus: Pré-requisito no nível 3 para 361.png Assumptio e 68.png Aspersio. Nesse nível concede um bônus de 15 de ataque.  Não é uma habilidade tão importante e não necessita ser maximizada pois aumenta apenas 10 de ataque comparada ao nível 3, exceto caso utilize da 28564 Lágrima de Valquíria [1] para habilitar  2537.png Poder de Odin. Tem duração fixa de 60 segundos e 3 segundos de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png73.png Kyrie Eleison: Não pode ser usada simultaneamente com 361.png Assumptio. Pode ser tanto maximizada quanto ser deixada no nível 1 para o pré-requisito do 2045.png Praefatio, vai do gosto e uso de cada um. Possui 2 segundos de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png361.png Assumptio: Dobra a DEF e DEFM de equipamentos (hard def e hard defm). Não precisa necessariamente ser maximizada pois somente sua duração varia conforme o nível. A DEFM adicional não é contabilizada para o cálculo de imunidades e não pode ser usada simultaneamente com 73.png Kyrie Eleison. Não é recomendada a ser utilizada em personagens com valores nulos ou muito baixos de DEF e DEFM por não surtir efeito algum ou ser inferior ao 73.png Kyrie Eleison (ex: algumas builds de dano e sentinelas sobre o efeito de 5002.png Ilimitar) e não deve ser usada em personagens com valores negativos de DEF e/ou DEFM pois aumentará o dano que eles recebem (ex: personagems com 4302 Carta Tao Gunka ou sob o efeito de 2537.png Poder de Odin). Sua pós-conjuração varia de 1,1 segundo a 1,5 segundo com base no nível utilizado.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png78.png Lex Aeterna: Duplica o dano do próximo ataque que o alvo recebe. É a contribuição direta do arcebispo para o grupo com relação ao dano. Roubadíssima. Possui animação fixa (hard animation) atrapalhando seu spam mesmo em builds com altas quantidades de redução de pós-conjuração e de velocidade de ataque. Possui 3 segundos de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png74.png Magnificat: Duplica a regeneração de SP do grupo. Caso obtenha redução de 100% do custo de SP das habilidades a habilidade fica dedicada a ajudar os membros do grupo. Caso opte por pegar a habilidade ela não precisa ser maximizada pois somente sua duração aumenta conforme o nível. Cancela 5011.png Offertorium e possui 2 segundos de pós-conjuração.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png54.png Ressuscitar: Ao ser máximizada não possuirá conjuração, porém terá 3 segundos de pós-conjuração. Um dos motivos que queremos atingir valores altos de redução de pós-conjuração. Consome uma717Gema Azul.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.pngRiqueza de Espírito.png Riqueza de Espírito(Habilidade Passiva): Reduz o consumo de SP das habilidades em 20% quando maximizada. Bônus cumulativo com a redução vinda de equipamentos e de consumíveis. Possibilita que builds mais baratinhas atinjam 100% de redução e possam jogar com 5011.png Offertorium sempre ligado. Necessita de muitos pontos investidos por conta de seus pré-requisitos, para conciliar na build podemos optar por não pegar 12.png Escudo Mágico ou não maximizar 73.png Kyrie Eleison, por exemplo.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2042.png Canto Candidus: Buff em área de  29.png Aumentar Agilidade para os membros do grupo. Por conta do15922Gelinho Místico também autoconjura 2041.png Clementia (34.png Bênção em área), ignorando sua conjuração (vide imagem abaixo). Os buffs em área são mais fortes que suas versões de alvo único. Será utilizada também para retirar os efeitos negativos Maldição e Petrificação dos membros do grupo, já que é essencialmente uma conjuração de 34.png Bênção através da  2041.png Clementia.

canto-c.gif.a50b6d2580075269e53e4c09ea95c730.gif
Autoconjuração dospacer.pngGelinho Místico.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2051.png Curatio: Cura de alvo único superior a do spacer.png Sopro Divino. Poder de cura instantâneo muito alto. Possui 3 segundos de recarga (que podem ser eliminados pela pedra de encantamento4803Cura 1) e 1 segundo de pós-conjuração. O seu uso dependerá da sua escolha de equipamentos.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2052.png Gênese: Remove quase todos os buffs e debuffs do jogo do personagem alvo incluindo Ferimento Crítico (lista completa acessível pelo browiki). Pode falhar quando não maximizada e possui 10 segundos de recarga.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2047.png Lauda Agnus: Remove certos efeitos negativos dos membros do grupo. É rápida de ser usada por não precisar de alvo e ser em área. Será utilizada para remover os efeitos negativos CongelamentoCristalizaçãoCegueiraHipotermiaIncêndio e Petrificação. Aumenta o HP máx do grupo em 10% quando maximizada e possui 3s de recarga.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2048.png Lauda Ramus: Igual à 2047.png Lauda Agnus porém com buff e lista de remoção de efeitos diferente. Remove SilêncioSonoSono ProfundoAtordoamento, e Grito da Mandrágora (735.png Grito da Mandrágora). Importantíssima de ser maximizada.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2039.png Criar Ancilla: Cria uma12333 Ancilla (consumível que recupera 15% de SP) ao custo de 10% de SP e de uma717Gema Azul. Seu custo é afetado pela redução de custo de SP das habilidades. Faz com que demais consumíveis de recuperação SP se tornem desnecessários.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png5011.png Offertorium: Em seu nível máximo, aumenta a efetividade de cura em +150% ao custo de aumentar o consumo de SP em +200%. Habilidade muito forte para a build e um dos motivos de buscarmos a redução total do consumo de SP das habilidades. Também remove grande parte dos efeitos negativos do usuário (lista de efeitos removidos) e é muito boa nesse quesito pois tem uma conjuração pequena e não precisa de alvo, sendo rápida de ser usada.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2046.png Oratio: Pré-requisito em nível 5 para 2515.png Sacramentum. Mesmo que não maximizada pode ser interessante de ser utilizada em certos alvos para eliminá-los antes que conjurem certas habilidades problemáticas (Morroc Ferido e seu notório I Poder Infernal.png Poder Infernal e monstros do tipo Veneno com 716.png Dor Máxima e/ou 750.pngTerremoto, por exemplo).

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2045.png Praefatio: Conjura uma versão mais forte de 73.png Kyrie Eleison nos membros do grupo. Não depende do nível de Kyrie, necessitando apenas que a habilidade seja aprendida no nível 1 por pré-requisito. Possui recarga que cresce de 13 a 40 segundos (12 a 39 com o 22189 Sapato Social) conforme o nível da habilidade aumenta. Builds que utilizem o 22189 Sapato Social maximizarão esta habilidade.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2050.png Renovatio: Pré-requisito do 2051.png Curatio. Regenera 3% de HP do alvo a cada 5 segundos. Irrelevante num cenário de grupo que ande junto.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2515.png Sacramentum: Reduz em -50% a conjuração fixa do alvo em seu nível máximo. Buff muito bom para quem não utiliza equipamentos com redução de conjuração fixa como a15374 +13 Armadura Eclipse [1]. Fornece até 250 de DEF através do 22189 Sapato Social.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.pngspacer.png Sopro Divino: Habilidade de foco deste guia.

arrow.png.e38cb8abfd3287b54aaf1fcef3db04bc.png2537.png Poder de Odin: No nível 2 concede ao alvo um bônus de +100 de ATQ e ATQM ao custo de reduzir em -40 a DEF e DEFM do alvo (cuidado com 361.png Assumptio). Obtido pela 2162 Bíblia da Promessa (Volume 2) [1] ou pela28564 Lágrima de Valquíria [1] (esta ao aprender 66.png Impositio Manus no nível 5).

 

6.3. Importância da Pós-Conjuração na Build

Embora o spacer.png Sopro Divino não possua pós-conjuração e possamos spammar a habilidade sem nenhuma redução, durante a gameplay da build nos encontraremos com frequência utilizando as habilidades 78.png Lex Aeterna e 54.png Ressuscitar, habilidades com 3 segundos de pós-conjuração.

Para estas habilidades acompanharem a velocidade 193, precisariamos, teoricamente, alcançar uma redução de 96% de pós-conjuração. Realisticamente valores próximos já serão suficientes, minha recomendação é atingir pelo menos 90% de redução.

Isto fará bastante diferença na hora que o bixo pega e precisamos ressucitar rapidamente vários personagens em sucessão ou voltar a buffar/curar o grupo após utilizar uma das duas habilidades. Além de trazer versatilidade à build com a integração do 2051.png Curatio

Também, embora a  78.png Lex Aeterna possua uma animação fixa (vide 1ª imagem abaixo), podemos rápida e confortavelmente voltar a spammar o spacer.png Sopro Divino  após ela caso tenhamos a pós-conjuração compatível (2ª imagem abaixo) sem a necessidade de recorrermos ao cancelamento de animação por meio da movimentação do personagem.

lex.gif.836b77071ce62c99427b41be287d9c37.gif   lex-sopro.gif.c14a3f0dcfb3372d625e4f466940981f.gif
Demonstração de uma das vantagens de uma alta redução de pós-conjuração na build.

 

6.4. Cancelando Animações Fixas

Um recurso que builds com altas reduções de pós-conjurações podem tirar proveito é o cancelamento da animação fixa do personagem por meio da movimentação, técnica utilizada para aumentar o spam da 78.png Lex Aeterna e do 2051.png Curatio sem conjuração. É replicada ao, após do uso da habilidade com animação fixa, rapidamente deslocar o ponteiro do mouse para uma célula que nosso personagem pode andar até, clicar para iniciar a movimentação, voltar com o ponteiro ao alvo e reutilizar a habilidade com animação fixa, repetindo então o processo. Considero cansativa quando utilizada por mais que curtos intervalos de tempo pois eleva consideravelmente o apm (ações por minuto) e a quantidade de cliques do mouse (olá, tendinite). Mas é um ótimo recurso a ser utilizado em momentos chaves da jogatina.

Outra maneira de cancelar animações fixas é reagindo a ataques recebidos por seu personagem (literalmente apanhar) ao receber ataques físicos de monstros ou mesmo habilidades como  85.png Ira de Thor, 84.png Trovão de Júpiter e 86.png Esfera d'Água, por isso não é recomendado jogar com a habilidade 8.png Vigor sempre ativa pois ela atrapalharia nosso spam de 78.png Lex Aeterna e 2051.png Curatio.

 

6.5. Importância da Redução do Custo de SP das Habilidades

Ao atingirmos a marca de 100% de redução do custo de SP de habilidades passamos a gastar apenas 1 de SP por conjuração de qualquer habilidade (1ª imagem abaixo). Fora o conforto de não ter que se preocupar com o gasto de SP, um dos grandes motivos de tanto buscarmos tal redução é pela maneira que a habilidade 5011.png Offertorium aplica sua penalidade. Sua mudança no consumo de SP é aplicada aparte dos demais equipamentos, consumíveis e habilidades, afetando apenas o custo final. Isto significa que com o buff ligado o consumo sobe para 3 de SP por habilidade (2ª imagem) caso o personagem tenha a redução fechada, podendo usufruir do bônus de efetividade de cura em tempo integral sem se preocupar com seu SP.

red-SP-1f.gif.8c5ea728a245a341d73bbc51a365cbb9.gif   red-SP-2f.gif.b81f740708571108c133350b763495b8.gif
Redução de 100% no custo de SP das habilidades com e sem 5011.png Offertorium ativo.

Outra grande vantagem da redução é poder criar 12333Ancillas para regenerar 15% do SP máximo ao custo de apenas 1 de SP (3 com 5011.png Offertorium ativo) e uma717Gema Azul. Um recurso ótimo para enfrentar monstros que retirem nosso SP com habilidades como 680.png Drenar SP e 735.png Grito da Mandrágora ou manter o SP sempre cheio para tirar o máximo de proveito da 157.png Proteção Arcana (caso utilize).

c-ancilla-1f.gif.4cdd77982431bfb11ab9e8731e21b031.gif   c-ancilla-2f.gif.2eca99aa93288fdedb5193d1309724d0.gif
2039.png Criar Ancilla com redução de 100% no custo de SP das habilidades com e sem 5011.png Offertorium ativo.

 

6.6. Empecilhos

I Conjuração Lenta.png Conjuração Lenta

O maior ponto fraco da construção que utiliza do bônus do 28430 Anel do Cardeal [1] para reduzir a conjuração variável do spacer.png Sopro Divino. Dependendo do nível da habilidade conjurado pelo monstro pode quebrar totalmente o spam da habilidade e nos obrigar a utilizar o 23044 Doce de Elvira, consumível de difícil obtenção.

Atingir 100% de redução de conjuração variável por equipamentos não específicos de habilidade ou por atributos o torna imune a esse debuff.

I Ferimento Mortal.png Ferimento Crítico

O alvo que receber esse debuff terá sua efetividade de cura recebida reduzida de 20 a 100% a depender do nível da habiliade conjurada pelo monstro (a Valquíria Randgris por exemplo possui a habilidade no nível 4, reduzindo 80% da cura recebida do alvo). Um dos motivos que procuramos maximizar a habilidade 2052.png Gênese, pois é nossa arma para retirar o efeito de nós mesmo ou de outros personagens. Também é removida pelo 23044 Doce de Elvira.

Mecânicospartyicn.png M.E.C.H.A.

Atualização: Na manutenção do dia 20 de Janeiro de 2024 este bug foi corrigido e apenas os personagens pilotando M.E.C.H.A. ou com a Carta Druida Maligno deixam de receber as habilidades de cura, sem afetar a interação com o resto do grupo.

Aqui que fica um pouco chato. Como os mecânicos pilotando M.E.C.H.A. não podem ter seu HP recuperado por meio das habilidades de Arcebispos (com exceção de 70.png Santuário), a interação do spacer.png Sopro Divino com o restante do grupo pode ficar bugada. Pode acontecer da presença do M.E.C.H.A. cancelar o uso da habilidade em membros abaixo dele na janela de grupo ou até mesmo para o grupo inteiro. Para combater essa situação deixe sempre o mecânico como o último membro da janela de grupo e certifique-se que ele sempre seja o último a adentrar o mapa.

 


7. Obrigado por chegar até aqui!

Acho que sobre a build falei tudo que tinha para falar. Foi bastante tempo fazendo esse guia, escrevendo e reescrevendo para tentar simplificar o texto e também mudando diversas vezes a ordem das seções do guia a ponto de ir gradativamente abordando as complexidades da build. Fiquei bem satisfeito com o resultado final e espero que você partilhe desse meu sentimento. Se possível deixa um comentário aqui, ou até mesmo um pm no discord, pra dar um feedback!

Agora é só se divertir com a gameplay!

como eu me me imagino jogando com a buid / como em boa parte do tempo realmente é:
mKO8klk.gif   daigo-fgc.gif


 

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  • 3 weeks later...
  • bululo pinned this topic
  • 1 month later...
Em 11/18/2023 em 8:38 PM, la Marianne disse:

ótimo guia, parabéns!

será que alguém soluciona minha dúvida? -> se eu utilizar a +10 Égide das Divindades que habilita Curar nível 10, preciso maximizar a habilidade curar para usufruir de uma maior quantidade de cura no sopro divino ou posso deixar no nível 3 mesmo?

Pode deixar Curar no nível 3 se for jogar de Égide colado, o jogo vai considerar o nv.10 habilitado pelo escudo! Fica bem mais fácil fazer a árvore de habilidades assim  😊

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Pessoal, boa noite!

Alguém tem algum exemplo dessa build? Com equips, atributos, skills, etc? Eu entendi no geral, mas não sei no que focar e gostaria de aproveitar o NPC Maceteiro para resetar.

 

Para os itens, quero usar os seguintes:

  • TOPO: XXXXXX [qual seria bom?]
  • MEIO: Ornamento Divino [não tenho]
  • BAIXO: Gelinho Místico [tenho]
  • ARMADURA: Roupa de Antonio ou Uniforme Cotidiano [não tenho]
  • ARMA: Colher [tenho]
  • ESCUDO: Sanguinário com Hodremlin [tenho]
  • MANTO: Capa Mística [tenho]
  • SAPATO: Sapato Social [não tenho]
  • ACESSÓRIO: Anel do Cardeal [não tenho]
  • ACESSÓRIO: Anel de Júpiter [tenho]

 

Fica bacana? Existe outra combinacao mais bacana que seja mais barata? Estou tentando fazer full low cost, porém que seja útil.

E o que uso para o topo, algo bem barato?

image.png.45a74462745729ee40f38c713900a444.png

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image.png.b455d7e236cb3a3cb02c43606ecfac1f.png

image.png.d06845317ac8c1a94254cbd05d47b7a3.png

 

Obrigado pelo guia, @bululo

 

PS: Aproveitando para tirar mais uma dúvida: é melhor o Kyrie Eleison do que o Assumptio? Uma AB 185 hoje me disse isso.

Edited by voaneves
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