Ir para conteúdo

Espiritualista Esma Low Cost - Farm Exploradores


Kokuritsu

Posts Recomendados

Apresentação

Fala amantes dos espíritos, Heitor aqui mais uma vez trazendo conteúdos para a nossa amada classe, a melhor classe do Ragnarök Online, os Espiritualistas! Atualmente sou tutor da classe, e sou ativo no discord oficial do bRO com a tag Kokuritsu#1006. Se quiser bater um papo é só colar lá! Você pode me encontrar dentro do jogo também em personagens com o nick Ingrediente de Salada~*, só mandar PM :). O tópico de hoje é sobre possibilidade de se farmar moedas do explorador com uma versão low cost da classe (diferente de uma discussão de viabilidade/eficiência disso), já que somos limitados por nível no momento.

Estudo dos alvos

 

Como Espiritualistas são personagens nível 99, é sempre importante definirmos objetivos para serem atingidos por nossos Alt+Q, visto que não temos acesso aos itens mais poderosos do jogo. Isso se torna especialmente importante quando estamos pensando em low cost: para um personagem de orçamento limitado, seja nível 99 ou nível 175, devemos ser o mais eficientes o possível nos objetivos que esperamos atingir com eles. Dessa maneira, é importante conhecermos nossos alvos: no caso são as instâncias possíveis de se acessar de maneira solo com Espiritualistas e que de alguma forma nos premiem com Moedas dos Exploradores. Elas são 4 (vou excluir o Ninho de Nidhogg aqui porque apesar de ser possível de se acessar com Espiritualistas, a MVP é muito forte e possui reflexão mágica, o que deixa inviável farmá-la com a build):

 


1. Batalha dos Orcs: Não vou me alongar muito discorrendo sobre essa, pois a mecânica de luta contra o Orc Falso faz com que seja muito difícil realizar a instância de maneira solo com um personagem que não o mate muito rapidamente. Com um Espiritualista Low Cost (apesar de a raça e o elemento do MVP nos favorecerem) eu julgo impossível realizá-la. Gostaria de ser provado do contrário, de qualquer forma.
2. Torneio de Magia: Temos que chegar até a Muliphen, que é a quinta luta da instância. Ele é a adversária mais preocupante: possui Nevasca, Congelar e uma Lanças de Gelo bastante doídas. Para enfrentá-la, idealmente devemos ser Imunes a congelamento e termos uma boa resistência a danos de água (via redução mesmo, ou até com uma armadura de propriedade água). Além dela, o Sirius pode ser problemático: tem Rajada Congelante e Tempestade de Raios, um combo que pode ser mortal. Caso optemos por uma armadura de propriedade água, a tempestade de raios é muito perigosa sozinha já. Felizmente, seu cast é longo, então é possível evitá-la com um tanto de PS. Os outros adversários não devem ser problema. Todos eles são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro, e do Tamanho Médio.
3. Memórias de Sarah: Instância famosa por dropar comidinhas que são bem legais de se potar, e também são usadas em uma das quests do evento sazonal Festival de Brasilis, que fornece excelentes equipamentos via farm (inclusive, a maioria das opções de itens low cost vêm de lá). Aqui lidamos com os monstros em mob, o que é um pouco sofrido visto que a classe não tem habilidades de dano em área. É possível usar o 18596.pngChapéu de Broto para habilitar Fúria da Terra nível 3 e tentar brincar nesse sentido, mas eu acredito que o mais eficiente é matar de 1 em 1 mesmo. Aqui é especialmente importante estar com Aumentar Agilidade (via bala de guaraná) ativa, para andar mais rápido que os inimigos. Nossos alvos aqui são os Guardas de Payon, Soldados de Payon e o Lorde Irine, que são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro, e do Tamanho Médio, e os Lobos da Guarda, e os Lobos da Guarda Ferozes, que são da Raça Bruto, do Tamanho Médio, e o primeiro é da Propriedade Terra e o segundo da Propriedade Fogo. Nenhum dos monstros possui habilidades preocupantes.
4. Quarto Crescente: Também conhecida como EDDA Arunafeltz, também é uma instância em que os monstros são em mob. Eles tem uma quantidade de vida e resistência similar aos da Memória de Sarah, mas o chefe da instância (Loomin, que é da Raça Humanoide, da Propriedade Água, e do Tamanho Médio) é um pouco mais forte que o Lorde Irine. Felizmente, matá-lo é opcional aqui, já que estamos em busca apenas de 11565.png[Kachua] Poção Branca, que dropa de todos os monstros da Instância. Aqui, nossos adversários são os Guardas de Freya, os Crentes Agressivos, as Crentes Agressivas e o Sacerdote Violento, que são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro e do Tamanho Médio, e os Cachorros, que são da Raça Bruto, da Propriedade Fogo e do Tamanho Médio. Nenhum deles tem habilidades especialmente preocupantes.

 

Aqui, vemos que nossos alvos possuem uma linha de similaridade interessante: todos eles são do Tamanho Médio, boa parte deles é da Raça Humanoide, e dos que não são da Propriedade Neutro (que não gera vantagem ou desvantagem elemental), a maioria é da Propriedade Fogo. Então, para montarmos nosso alt+q precisamos de Dano mágico em Tamanho Médio, Dano mágico em Raça Humanoide e Dano mágico da Propriedade Água (visando os alvos de fogo e os neutros). Para as resistências, uma Armadura da Propriedade Água e uma Carta Tirfing são as escolhas ideiais. Além disso, como vamos fazer uma build de dano mágico baseado em conjurar habilidades, precisamos nos preocupar com Redução do Tempo de Conjuração, Ataque Mágico, Velocidade de Ataque, e um efeito que impeça que nossa conjuração seja cancelada.

Alt+Q e Alt+A

 

Não vou abordar aqui todas as opções possíveis de Alt+Q low-cost de Espiritualista, mas pretendo fazer um tópico um pouco mais completo sobre isso eventualmente. Mas depois de pensar bastante, ver o que eu tinha e o que eu conseguiria baratinho, eu cheguei ao seguinte Alt+Q:


CVdRlqF.png

Agora um pouco mais sobre cada item:

18942.pngGorro Frígido (PE 9)(Any) - Em conjunto com o Bracelete Suntuoso, esse topo nos dá 25% de redução de conjuração variável e 30 de ATQM. 100% gratuito, farmável no Festival de Brasilis.
19162.pngSnorkel - Item que passa batido porque ele é bem ridículo mesmo, dá 5 de ATQM e tem slot, sendo a opção mais barata e satisfatória para um item de meio. Farmável no Evento de Pesca. O da foto está com a Carta Katrin Wigner porque ganhei ele assim, mas pretendia fazer os testes sem cartas e deixar no post uma discussão sobre cardeamento. A carta não é ruim, mas não é a única opção.
19305.pngLampião das Fadas (ATQM 2%)(PE 1) - Farmável e encantável durante o evento Caçadoras de Fadas, excelente opção low cost para diversas builds. A de dano mágico é uma das piores, mas faz parte.
15074.png+12 Manto Mágico de Geffen - HEITOR MAS É UM GUIA LOW COST COMO ASSIM ITEM +12?????????????????? Calma jovem, esse manto é um dos itens refináveis via Cubo de Refino de Geffen, que é obtido por 100 Moedas dos Exploradores. Sim, é um valor alto de moedas, e de Espiritualista você provavelmente vai demorar um tico pra farmar isso, mas esse é um excelente item para qualquer classe mágica pelo efeito de impedir que sua conjuração seja cancelada, então se você é um amante dessas classes, um desse é sempre bom. Custa 1800 moedas de Geffen, o que é obtido após 17 idas completas (matando até a Fenrir) à instância, o que é bem tranquilo com a maioria dos personagens 175. É possível de pegar Propriedade Água nele via Encantador Mágico de Geffen, além de outros bônus interessantes como HP, SP e Conjuração Variável (esse entra em conflito com a propriedade). O meu está com DES +1 e Indestrutível em Batalha, e sem carta.
26113.png+9 Cetro de Xangô (PE 10)- É uma arma de nível 3, então facilmente colocável no refino +9 durante o evento de refino mesmo sem o uso de Bênçãos do Ferreiro (mas é ideal que se tenha múltiplos, o que não deve ser um problema visto que é um item farmável no Festival de Brasilis). Ele dá Dano Mágico contra Humanoides,  Dano Mágico contra Água e Terra, que são relevantes para o nosso farm. Com a Pedra de Encantamento 10, também dá 20% de redução de Conjuração Variável.
28909.pngEscudo da Terra - O conjunto dele com o Bracelete Suntuoso oferece +20% de SP e -20% no consumo de SP por habilidades, dois bônus que são mais do que bem vindos para o ralo de SP que é o Espiritualista Esma.
20943.png+12 Capa Mágica de Geffen - Também refinável pelo Cubo de Refino de Geffen, é a melhor opção de capa de dano mágico para Espiritualistas. Seu conjunto com o Manto Mágico de Geffen e o Anel do Reforço Mágico são muito muito bons. A minha está com Carta Larva de Verme, mas poderia ser uma Ancião Ancestral ou uma Múmia Anciã do Pesadelo também. Obtido na Ordem dos Exploradores, a partir de uma Pele da Rainha Verme [1].
22082.pngSapatos Luxuosos (PE9)(Any) - Excelente calçado, com PE9 oferece 10% de redução de conjuração variável e 25 de ataque mágico, além de uma resistenciazinha. Se refinado no +7, oferece grande aumento de dano contra alvos de várias propriedades, incluindo todas que vamos enfrentar em nosso farm. Também farmável no Festival de Brasilis, é ideal ter múltiplos para tentar refinar até o +7 durante o Evento de Refino.
2964.pngAnel do Reforço Mágico - Além dos combos, tem o charme de ser possível conseguir bônus aleatórios nele via Encantador Místico de Geffen. Entre os encantamentos mais interessantes, estão Dano Mágico, Resistência à todas as propriedades exceto neutro, redução de conjuração variável e velocidade de ataque. O meu está com 10% de velocidade de ataque (perfeito pq sou sortudo). Custa 1350 moedas de geffen, que totaliza 13 idas à instância até o fim.
2998.pngBracelete Suntuoso - Usado principalmente por conta dos Combos, também é farmável e encantável no Festival de Brasilis. Os encantos mais interessantes são os de HP, SP e Amor Completo. O meu tem Amor Completo e HP +500 Bi.

Com esses itens, temos um tempo de conjuração aceitável e um dano aceitável. Só ficamos devendo um pouco de Velocidade de Ataque, mas esse é fácil de potar, se precisarmos.
Como esse é um tópico muito mais de discussão do que de guia de fato, se você tiver alguma sugestão de otimização ridiculamente barata aqui, por favor comente :D.
Agora, nos resta testar.

Teste prático e comentários

 

Testei a build nas três instâncias, e obtive sucesso nas três. Seguem os vídeos com pequenos comentários:

Torneio de Magia

Comentário: Aqui não tem muita coisa pra melhorar muito: como os mobs tem bastante HP, não adianta tanto assim fazer pequenas melhorias como através de cardeamento, por exemplo. Acho que a única coisa que vai muito bem aqui é uma armadura com propriedade água pra tomar menos susto da lanças de gelo, e uma Carta Cavalo Marinho pra não tomar tanta pressão da Nevasca, caso você caia nela.

Memórias de Sara

Comentário: Eu tenho a sensação de que com cardeamento correto dá pra matar os guardas com uma Esma só. Existem dois caminhos pra isso: 2 Zakudam na arma, ou minha preferida, usar o combo de Cartas da Caçada Real que aumenta o dano mágico contra médios (Katrin/Poe/Wolf). Outra opção é abrir mão do PE10 na arma para favorecer um PA2, perdendo um pouco em cast mas ganhando dano. Esse deve ser o farm mais ineficiente dos 3.

Quarto Crescente

Comentário: Aparentemente eu dei azar, tem relatos da galera fazendo essa instância e dropando coisa de 15 moedas (tudo bem que potam goma, coisa que eu não fiz). Percebi que dentro dela, potando uma poção de furor a quantidade de hits nos guardas caiu de 3 para 2, então imagino que um cardeamento parecido com o sugerido nas memórias de Sara deixa bem mais eficiente fazer essa instância.

O que fazer com o dinheiro que eu levantar nesse farm?

 

Apesar de a Capa e a Armadura serem muito perto de um endgame de Espiritualista, os outros itens podem usar um upzinho para se tornarem mais eficientes. Seguem aqui algumas sugestões de progressão do Low Cost para um set Midgame:


18942.pngGorro Frígido ------> 19315.pngChapéu do Éden ------> 19315.png+8 Chapéu do Éden : Uma das escolhas top de dano mágico, esse chapéu fornece um boost muito bom de dano mesmo no refino +0. Quando colocado no +8, ainda fornece 15% de redução de conjuração variável.
19162.pngSnorkel ------> 410017.pngChip de Batalha ou 19162.pngSnorkel ------> 410080.pngÓculos Neon : Dois meios que são meio patinhos-feio das classes 3rd, nos servem muito bem (principalmente o Chip de Batalha, que é um pouco mais ofensivo em contrapartida com o Óculos que é um pouco mais voltado para utilidade), podendo ser usados até o Endgame.
19305.pngLampião das Fadas ------> 15924.pngPincel de Tatuagem : Item extremamente útil pelo combo com a Tatuagem Amuleto de Buwaya, que nos dá uma preciosa redução de conjuração, e aumento significativo de dano mágico.
28909.pngEscudo da Terra ------> 28945.pngSanguinário Maldito : Com a saída do Gorro Frígido, o Bracelete Suntuoso perde seu espaço, portanto o Escudo da Terra também perde seu espaço. O Sanguinário Maldito é um escudo que pode receber bônus aleatórios de SP, suprindo um pouco da falta que o 20% de SP e 20% de redução de custo do Escudo da Terra nos deixaria.
22082.pngSapatos Luxuosos ------> 22082.png+7 Sapatos Luxuosos : Esse aqui é muito bom, só refinar que tá ótimo
2998.pngBracelete Suntuoso ------> 2907.pngTatuagem Amuleto de Buwaya : Excelente combo com o Pincel de Tatuagem, e por si só oferece bastante dano mágico, além de poder receber bônus aleatórios via Combinador de Tatuagens, que podem ser obtidos na ordem dos exploradores.

Considerações Finais

Nossa Heitor, mas SR tá tão perto, pra que você tá lançando guia de Espiritualista? Na verdade, esse caminho pode ser trilhado por qualquer classe mágica: Nenhum dos apontamentos feitos aqui envolve algum item que só fica bom em Espiritualista (exceto talvez o Escudo da Terra). A única coisa que acontece quando o SR chegar é que vamos ter acesso aos itens 100+, que abrem ainda mais portas para o Low/Mid cost (Conjunto Real, por exemplo, é um baita boost que ganhamos acesso). Então não ache que isso é trabalho perdido não, porque não é.
Com isso me despeço. Gostaria que vocês desse suas opiniões também sobre os itens aqui comentados, se tem algo que eu deixei escapar etc. Qualquer coisa, o discord é Kokuritsu#1006. Tudo de bom, tudo de belo e um caminhão de caramelo.

  • Like 5
Link para o comentário
Share on other sites

10 horas atrás, Riskado disse:

E uma opção de armadura e manto pro final? De sapato o salto alto elegante se torna uma ótima opção certo?

Opa!
Pensando mesmo no mais endgame o possível de Espiritualista, a Capa Mágica de Geffen segue sendo a melhor opção. Sobre armaduras, o Manto Mágico de Geffen segue sendo uma excelente opção mid pra endgame, mas você pode optar por usar o conjunto Laço da Celine e Vestido Bordô, para ganhar mais dano mágico em chefes, multiplicador escasso em itens 100-.
O mesmo vale para as botas: pensando em endgame, as melhores opções são as duas botas [MEGA], a Patas de Raposa e a Espaciais. Não comentei muito sobre esse nível de investimento pq não era o objetivo do tópico, mas eu tenho alguns vídeos fazendo MVPs com minha SL já com itens endgam
Sobre o salto alto elegante: não é tão interessante, visto que a quantidade de atributos que ele fornece não costumam ser suficientes para conseguirmos IC variável por atributos, ele não fornece aumento significativo no dano mágico, e como somos nível 99 não conseguimos ficar imunes a status negativos via atributo contra monstros de nível acima do 114, se não me engano. Muitos MVPs são nível baixo, mas se for pra chegar nesse nível de investimento eu prefiro por exemplo ter uma Carta Orc Herói e usar uma bota de dano mais eficiente do que usar um Salto Alto pra fechar 100 de vit e perder uma bota mais parruda em questão de dano.

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 year later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...