Ir para conteúdo

Os Espiritualistas e a Guerra do Emperium TE


Kokuritsu

Posts Recomendados

Apresentação

Oi pessoal. Sou o Heitor/Kokuritsu/Verdura~*, conhecido pelos meus companheiros de clã mais especificamente como Brócolis, que é o nick da minha Espiritualista suporte, que foi o primeiro personagem que usei para jogar na WoE TE. Comecei nessa modalidade porque como muitos, adoro jogar com classes de suporte. E como muitos que gostam desse tipo de classe, percebi (pré-aura verde) que era uma função completamente defasada e desnecessária no PvM. Assim, fui para a TE. O bônus foi jogar com minha classe preferida, e certamente a que tem o kit mais completo do Ragnarok. Joguei bastante tempo com a classe antes de passar para Bragi, e posso dizer que é uma classe que na TE tem uma das gameplays mais interessantes de todas. Tendo em vista a escassez de conteúdos de Espiritualistas, resolvi compartilhar aqui o que sei sobre a classe na TE.


Sobre a WoE TE atualmente

 

Jogadores que se interessam por WoE mas não tomaram parte dela recentemente (não sei dizer quando isso começou) costumam ter um ideal de como é uma WoE diferente de como ela se apresenta, principalmente a TE. Basicamente na primeira 1h30~1h50 das 2h de guerra, lideranças de clãs trocam PMs para marcar um embate de Guilda vs Guilda (chamados GvGs). Basicamente, se escolhe um castelo e uma posição desse castelo, cada clã se organiza de um lado, se buffa etc. etc., falam um “1, 2, 3, já” e a partir desse momento colocam em prática suas estratégias de combate, com o intuito de eliminar adversários o suficiente de maneira que os membros de seu clã consigam se posicionar na porta do castelo de maneira a não permitir que o clã perdedor se restabeleça no castelo (vulgo elimine boa parte de seu clã), o que chamamos de “fechar a porta”. Assim, o clã que consegue fechar a porta é dito ganhador desse GvG. Esse modelo é adotado pois na situação atual do Ragnarök, especialmente para a TE, um clã que está defendendo uma posição tem uma vantagem muito muito grande frente a um clã que está tentando invadir essa posição, tornando o embate “de frente” muito mais interessante, mas de maneira a possibilitar uma virada do clã que consegue se reagrupar rapidamente, de maneira a derrotar o inimigo mesmo ele estando em uma posição privilegiada. Como existem mais castelos do que clãs os disputando, os itens “Godlys” não merecerem essa alcunha a um bom tempo, e as premiações do ranking de clãs não são entregues mensalmente, os jogadores de guerra no geral estão muito mais interessados em gameplay de qualidade/diversão do que em lucro (mesmo porque a quantidade de consumíveis que um clã usa para tomar/segurar um castelo, quem dirá vários, dificilmente é paga pela premiação do Ranking TE). Mesmo assim, os últimos 30min~10min de Guerra são usados pelos clãs para dominar/defender castelos, sendo um momento um pouco mais fiel à visão que jogadores antigos de WoE/de PvM têm da Guerra. Durante o guia, falarei apenas de GvG/Fluxo (tentativa de impedir o inimigo de fechar a porta a partir do embate de frente), que é a parte que mais interessa para os jogadores atuais da TE.


Mas então, o que fazem os Espiritualistas?

 

A principal função dos espiritualistas, além de passar os links nas classes que precisam jogar linkadas para ter seu potencial máximo atingido, é mitigar o dano que os professores da frontline (normalmente é designado um espiritualista por professor) e salvar killers de tomarem IK  através do uso recorrente da habilidade Kaupe, que deve ser uma das melhores habilidades do jogo: ela cancela o primeiro dano que a pessoa que tem esse buff sofre. Além disso, em conjunto com a Lex Aeterna dos Sumos, o Espiritualista pode aplicar Kaite nos personagens adversários, aumentando muito o dano de habilidades explosivas como Mammonita e Vulcão de Flechas. Além disso, o acesso à Adaga Certeira e Kihop dá ao Espiritualista a chance de passar a faca em algum killer que vacilou perto dele. Juntando isso com o uso sábio de switchs que habilitam habiidades interessantes e a imunidade a Desencantar nativa da classe, temos a classe mais versátil de todas. É uma classe muito fácil de se fazer o básico, mas que quanto mais você se habitua a ela, mais interessante ela fica.


Atributos

 

Sem muito segredo, se for usar Carta Gemini-S58 põe 80 de Vitalidade, caso não é só colocar Vitalidade, Inteligência e Agilidade o suficientes para fechar as imunidades via atributos (já contando Bolinho Divino/Palito e outros buffs que você consiga se garantir tipo Bala de Guaraná), e os outros pontos se coloca em Força para carregar consumíveis. Normalmente a Agilidade da imunidade é suficiente para se pegar 190 de Velocidade de Ataque (já contando com pelo menos Fúria Selvagem e Suco Celular Enriquecido), mas caso não seja, pode colocar um pouco mais dela também. Nada que exija cálculos muito avançados.


Habilidades

 

Aqui vou colocar só as habilidades que são essenciais. Devido à versatilidade dos espíritos, você tem que saber quais são úteis para seu clã além dos citados aqui como obrigatórios. A árvore de Taekwon é meio engessada mesmo, mas como não usamos os chutes isso não é um problema.

Árvore de Taekwon

Corrida.pngCorrida 10 - É uma habilidade de movimentação, ajuda a andar no feudo e subir castelo no fim de guerra, economizando um pouco de poção de vento e guyak. Parece meio boba, mas como não usamos os chutes, é bom ter os pontos aqui.
Salto.pngSalto 5 - Mais uma habilidade de movimentação, mas essa tristemente é desativada nos castelos da TE. Ainda assim é interessante para andar no feudo, principalmente se você jogar com um set que a deixe IC 100% do tempo.
Chute_A%C3%A9reo.pngChute Aéreo 7 - Pré-requisito para cambalhota.
Cambalhota.pngCambalhota 1 - Uma das melhores skills defensivas do jogo, a Cambalhota muitas vezes vai salvar a sua vida. Tenha certeza de que ela está ativa 100% do tempo que você passa dentro de um castelo.
Tr%C3%A9gua_R%C3%A1pida.pngTrégua Rápida/Retiro_R%C3%A1pido.pngRetiro Rápido 5 - Pré-requisito para a Brisa Leve
Kihop.pngKihop 5 - Te dá um bônus cavalar de dano físico quando você está numa pt de 12 pessoas. Muito forte mesmo.
Brisa_Leve.pngBrisa Leve 7 - Te dá acesso a quase todos os elementos (exceto Maldito) do jogo na arma, combinado com o bônus de ataque de um Kihop 12/12 e o aumento de dano físico via Kaite, é responsável por deixar um SL que mal tem itens de dano capaz de matar personagens com baixa resistência humanoide.
Sobram uns 4 pontos, se não me engano. Use onde preferir.

Árvore de Espiritualista

Esp%C3%ADrito_do_Mercen%C3%A1rio.pngEspírito do Mercenário 1 - Pré-requisito para Kaupe
Esp%C3%ADrito_do_Arruaceiro.pngEspírito do Arruaceiro 1 - Pré-requisito para Kaupe
Kaupe.pngKaupe 3 - Melhor skill do ragnarok, não há motivos para ter menos que 3 pontos nela.
Esp%C3%ADrito_do_S%C3%A1bio.pngEspírito do Sábio 1 - Pré-requisito para Kaite
Esp%C3%ADrito_do_Bruxo.pngEspírito do Bruxo 1- Pré-requisito para Kaite
Kaite.pngKaite 7 - Importante ter essa skill maximizada para a diminuição do cast, aumento da duração, e aumento da dificuldade de se contestar (precisando de 2 spells de alvo único refletidas ao invés de uma). Tenha em mente que é uma skill perigosa de se usar sem call, e que o principal uso dela é ofensivo, mas com a ampliação do uso de personagens de Bolas de Fogo que ocorre no servidor desde a introdução da carta Condor de Fogo, essa habilidade por vezes é utilizada defensivamente.
Esp%C3%ADrito_do_Mestre_Taekwon.pngEspírito do Mestre Taekwon 1 - Pré-requisito para Espírito do Espiritualista
Esp%C3%ADrito_do_Espiritualista.pngEspírito do Espiritualista 5 - Para conseguir usar Kaupe nos aliados e Kaite nos adversários, os Espiritualistas precisam estar sob efeito do seu Espírito. Portanto é importante que esse espírito esteja maximizado.
Esp%C3%ADrito_dos_Artistas.pngEspírito dos Artistas 5 - Os artistas também só atingem seu potencial máximo quando estão sob efeito de seu Espírito, fazendo com que suas próprias músicas e danças os afetem e que não percam velocidade de movimento ao usá-las. Importante que esteja maximizada
Esp%C3%ADrito_do_Alquimista.pngEspírito do Alquimista 1 - Não é especialmente importante para a classe, mas ter ele no nível 1 permite que antes de iniciar o GvG os alquimistas usem a habilidade Arremessar Poção de Fúria Selvagem, aumentando a Velocidade de Ataque de personagens que não tem acesso a ela. Por isso, basta nível 1.
Essas são as habilidades que eu considero essenciais. Sobra bastante ponto. Outras habilidades úteis são Kaina.pngKaina e Kaahi.pngKaahi, além dos Espíritos do Esp%C3%ADrito_do_Superaprendiz.pngSuperaprendiz, Esp%C3%ADrito_do_Arruaceiro.pngArruaceiro, Esp%C3%ADrito_do_Sacerdote.pngSacerdote, Esp%C3%ADrito_do_Bruxo.pngBruxo e Esp%C3%ADrito_do_Ferreiro.pngFerreiro, a depender do plantel e estratégia do seu clã.
Uma vantagem de não sermos transclasse (possivelmente a única) é que podemos resetar nossas habilidades gratuitamente e quantas vezes quisermos na Hipnotizadora, que fica em Izlude. Assim, pode colocar os pontos sem medo de ser feliz, e se na próxima guerra os espíritos necessários para o clã mudarem, você pode mudar de acordo.


Um pouco sobre a gameplay

 

Enquanto tá rolando o GvG, a gameplay básica é bem simples: Kaupe, kaupe e mais kaupe. Dá pra fazer coisas além disso? Certamente, mas vai depender bastante de comunicação com seu clã e de experiência para notar janelas de oportunidade para fazer outra coisa: a falta de Kaupe pode ser fatal para o professor que te foi designado. Quando seu professor morre, você continua com a função de Kaupe, mas agora nos seus alvos secundários: os killers da sua PT. Diferente dos professores, que são alvos constantes de danos e Desencantar, os Killers não precisam de um foco 100% neles, então você pode revezar (kaupar uma vez cada um em ciclo), ou se perceber que um deles está mal posicionado focar o Kaupe nele. Um dos espiritualistas deve prestar atenção especial ao Bragi, visto que a falta de Espírito nele o faz perder muito a eficiência. Se houver outra classe 100% dependente de Espírito no plantel, também é bom prestar atenção nela.
Se seu clã usa estratégias de Kaite, fique atento para a call ou se já é pré-combinado fique atento para o pulo dos adversários.
Entre as outras coisas além de Kaupe e Kaite que um Espiritualista pode fazer durante o GvG estão ajudar com a Graça Divina, os Pergaminhos de Bênção em Grupo (para despetrificar a PT) e usar Desconcentrar em algum adversário de cast ruim.
No fluxo, quando não encontramos outro Espiritualista para nos linkarmos é especialmente importante que tenhamos acesso a habilidades que não dependam do Espírito para serem úteis, e nos virarmos com elas até que sejamos linkados. Além disso, é essencial para nossa sobrevivência o bom uso da habilidade Esconderijo.

 Esconderijo

Uma mecânica altamente relevante para PvP e completamente ignorada pela maioria das pessoas que só joga PvM é a mecânica do Esconderijo. Além de te deixar invisível (mais relevante ainda na WoE TE visto que Caixa de Luz do Sol e Carta Maya Macho não funcionam nos castelos dessa modalidade), o estado de Esconderijo também te deixa imune a danos que não são de Terra. Para nós, significa que só seremos revelados por uma Fúria da Terra ou por uma habilidade de Revelação (Concentração, Chama Reveladora, Revelação e Alerta sendo as disponíveis na TE). Além disso, o Esconderijo nos permite desviar de habilidades castadas, simplesmente entrando nesse estado antes do cast completar. Assim, conseguimos desviar de SBKs, AVs, Lanças, sair do foco de AAs, e não sofrer dano das principais magias de área utilizadas. Tenha em mente que Esconderijo é mais do que só ficar invisível. Esse vídeo do canal Com todo Respeito Ragnarok Online demonstra um pouco mais sobre as diferenças entre as mecânicas de invisibilidade.

 


Equipamentos

 

Equipamentos de suporte costumam ser mais baratos do que os de killers, mas costumam ser diferentes dos equipamentos de suporte que se usam no PvM, porque no geral são bem focados em Redução de dano causado por humanos. É importante ter em mente que os Espiritualistas vão jogar sem Redenção, então todo dano que entrar em você você mesmo vai ter que potar, então é especialmente interessante que você tenha pelo menos uns 50% de

Redução Humanoide para segurar os danos em área. Além disso, é importante ter um cast de Kaupe decente (normalmente tirando a Conjuração Fixa e um tanto de Conjuração Variável, ou zerando a Conjuração Variável e ficando só com a Conjuração Fixa) , e se você for o Espiritualista de jogadas de Kaite, é importante que o Kaite seja castado muito rápido, o que é um desafio, visto que ela tem 0,6s de Conjuração Fixa.

Topo

 

19020.png+9~+14 Tiara Arcana - Um dos top picks de personagens que não são full tanks por conta do conjunto completo de benefícios que ela dá: Redução Humanoide, Redução de Conjuração Variável, Vitalidade e Inteligência. Além disso, o item que faz conjunto com ela que é o Orbes Arcanos, que te dá acesso a Esconderijo sem depender da Carta Fumacento, liberando um dos slots de acessório para outra carta de habilitar uma habilidade útil.

18959.pngChapéu de Dighi-titica - É o topo que te dá mais Redução Humanoide se você for usar os acessórios da TE e um set full redução, ou se não quiser usar um Suntuoso para combar com a Boina do Zéfiro. O lado ruim dele é que ele só dá Redução Humanoide, sem contribuir com o fechamento de Imunidades via atributos (Inteligência, Agilidade, Vitalidade ou Defesa Mágica).

18941.png+7 Boina do Zéfiro (RH5)(Complemento de sua preferência) - Sem usar os acessórios da TE, é o topo que vai te dar mais Redução Humanoide, além das outras duas resistências a danos físicos à distância e dano mágico que o item dá. Usar DEFM+10 é uma opção boa, se você tiver sombrios bem refinados e outros pequenos complementos, é bem possível fechar 100 de Defesa Mágica e assim pegar imunidade a Congelamento e Petrificação, o que é interessante para liberar os slots da cabeça da Carta Gemini-S58, o meio para um Diadema Arco-Íris, e a armadura de uma com Cavalo-Marinho para um Casaco TE. Enfim, tudo depende do quanto você quer ser tank, mas sempre lembrar que ter redução de conjuração é importante para Espiritualistas. Dá pra usar com PE9 também, perdendo um tanto em Redução Humanoide, mas ganhando um pouco de cast, e mantendo a possibilidade de fechar Defesa Mágica. É meio alternativo, mas não é horrível.

+11~+15 19249.pngBenção Celestial/19308.pngQuepe de Amistir/19300.pngQuepe do Cão-mandante/19263.pngElmo do Xogunato/19296.pngChapéu Chique com Pena - A conjuração é bem importante para o spam adequado de Kaupe e para um Kaite rápido, então alguns espiritualistas optam por usar esse slot para resolver a parte da Conjuração Fixa. Pessoalmente não gosto, acho os hats de Redução Humanoide itens melhores no geral, mas como sempre, fica a seu critério.

400023.png+11 Marionete de Thanatos - Outra opção de redução de Conjuração Fixa em conjunto com um dos acessórios que faz conjunto com ela. Esses acessórios têm Bônus Aleatórios de Conjuração Variável ou de Resistências Elementais (que atualmente são uma boa opção de acúmulo de resistências).

18596.pngChapéu de Broto - Switch pra usar Fúria da Terra pra revelar pessoas de longe, ou passar algum status.

 

Meio

 

18603.pngMáscara Esquisita [1] (encantinho) - É um dos melhores itens de meio slotados sem conjunto, porque +1 ou +2 em algum atributo ajuda muito a fechar as imunidades, e também tem a possibilidade de +2 de DEFM. Então se for usar a Carta Gemini-S58, considere esse item.

19455.pngDiadema do Paraíso [1] (encantinho) - Esse deve ser o melhor item de meio slotado para os Espiritualistas, visto que tem o slot e Redução Humanoide, e além disso tem um encantinho pra ajudar a fechar os atributos. Em conjunto com a Echarpe do Paraíso dá uma quantidade decente de Vitalidade e DEFM, ajudando com as imunidades, e removendo a penalidade de Velocidade de Ataque, sendo a maneira adequada de se usar esse item.

18894.pngDiadema Arco-Íris - 5% de Redução Humanoide, melhor meio sem slot para se usar. Só recomendo se conseguir ficar imune a petrificação sem Carta Gemini-S58.

18874.pngMonóculo [1] - O meio dos passa-fome SUAUSHASUHA. Brincadeiras a parte, às vezes você só precisa da carta mesmo no meio.

19118.pngSuper Óculos Poring [1] (encantinho) - Excelente maneira de se resolver a questão da Conjuração Fixa do Kaupe em conjunto com a +12 Botas do ArchAngeling, e já tira boa parte da Conjuração Fixa do Kaite. Também tem encantinho :).

436003.pngOdium de Thanatos - Ocupa Meio e Baixo, mas além do Diadema do Paraíso slotado, é a opção com mais Redução Humanoide que tem o slot para carta (normalmente ocupado por uma Gemini)

Baixo

 

18536.pngRabo de Gato - Tira 0,1s de Conjuração Fixa, que é a fixa do Kaupe. Eventualmente tem que usar ele para fechar a Conjuração Fixa do Kaite também, já que não temos um jeito de tirar 0,6s de Conjuração Fixa em apenas um item nível 99-.

19314.pngSobrepeliz Real - Dá bastante DEFM sozinho, e pôde ser encantado com DEFM+4 durante o evento Caçadoras de Fadas. Além disso, é o item que sozinho dá mais Resistências Elementais, que se você optar por acumular esse tipo de defesa.

15923.pngVentinho Bruto - Em conjunto com uma Capa do Vento bem refinada, fornece altas quantidade de Resistência Elemental. Além disso, as reduções do dano de SBK, Ataque Aéreo e Disparo Espalhado são muito bem-vindas. Excelente baixo se você optar pela Capa do Vento como capa.

19139.pngOrbes Arcanos - Obrigatório se for usar Tiara Arcana, e um dos melhores switchs de Esconderijo que pode ter. Mesmo sem usar colado, considere ter esse item em seu arsenal.

19381.pngEcharpe do Paraíso - Melhor opção caso opte por usar Diadema do Paraíso [1] no meio. Bastante DEFM, quantidade boa de Redução Humanoide, e recupera a Velocidade de Ataque que o Diadema tira.

18670.pngLenço da Compaixão - Baixo de 3% de Redução Humanoide que funciona sem nenhum combo.

Cartas para a Cabeça

 

4354.pngCarta Gemini-S58 - Principal opção de imunidade a Petrificação para Alt+Qs mais baratinhos, o que a torna a principal opção de carta para muitos suportes. Excelente carta, com o lado ruim de ter que usar um par.

4354.pngCarta Serpente Suprema - Muito muito muito boa, +3 de Inteligência ajuda bem na distribuição dos atributos, e a imunidade a Maldição é boa, apesar de Maldição não ser um status especialmente difícil de se lidar.

4354.pngCarta Giearth - Dá imunidade a Caos e além disso 15% de resistência a terra. Excelente carta, principalmente se usar a Capa do Vento que reduz a resistência a terra. Com essa carta, dá pra compensar.

4354.pngCarta Gato de Folha - É interessante por conta do 10% de resistência a água. As vezes completa uma imunidade com ela :).

4354.pngCarta Leib Olmai - É da família da Carta Gato de Folha, mas essa dá resistência a fogo. Elemento cada vez mais relevante devido à presença de personagens focados em spammar Bolas de Fogo durante o GvG.

4354.pngCarta Zangão Gigante - O primo feio da Gato de Folha porque vento é o elemento menos relevante de dano na TE. Tem uma de terra dessa família também, mas a Giearth é exclusivamente melhor.

4354.pngCarta Kathryne - Cast variável por refino, é interessante mas não essencial. Joguei bastante com essa carta no começo e gostava, mas hoje em dia prefiro outras.

4354.pngCarta Katrin Wigner - Cast variável sem necessidade de refino. Bom pra colocar no meio se quiser um upzinho no cast, mas também prefiro outras.

Armaduras

 

15169.png+9 Manto do Kardui - Armadura “pau pra toda obra” de suportes. Dá bastante redução humanoide, comba com a carta Angeling te dando imunidade a Congelamento e elemento Sagrado 100% do tempo, ou pode usar com Marc mesmo para os 5% de redução de dano de água.

15383.pngSobretudo do Senhor do Tempo - Armadura bem completinha, e o conjunto completo do Senhor do Tempo cobre muitas das necessidades dos Espiritualistas. Excelente item de entrada.

15374.png+13 Armadura Eclipse - Certamente o item mais versátil do Ragnarok, pode ser usado bem nesse personagem: o HP e a redução de Conjuração Fixa são muito bem vindos.

15062.pngCasaco TE - Item de graça! Só se usa esse item se você tiver pegando imunidade a congelamento e petrificação via DEFM. Esse item ajuda bem com isso, já que da 15 desse atributo. É a armadura que fornece mais Redução Humanoide que você pode conseguir.

15041.pngCouraça de Boitatá - Meh, mas é baratinho. Só recomendo se não conseguir comprar mais nada, e no menor refino possível.

Cartas para Armadura

 

4354.pngCarta Cavalo-Marinho - Excelente carta. Imunidade a congelamento é obrigatório em suportes, e ainda por cima dá 5% de resistência a danos de água.

4354.pngCarta Druida Maligno - Meh. É uma opção para ficar imune a petrificação e congelamento em troca de morrer pra Crux ou qualquer 2 bola de fogo. Não uso e nem usaria, mas se quiser não é impossível.

4354.pngCarta Celacanto Cruel - 50 de DEFM deixa no papo fechar as imunidades via DEFM. O lado ruim é que é uma carta bem bem cara.

4354.pngCarta Angeling - Combo com o Manto do Kardui.

4354.pngCarta ChonChon de Aço - Combo com o Chapéu de Dighi-titica.

4354.pngCarta Hatii - Combo com a Armadura Eclipse.

Armas

 

1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi - 10% de redução humanoide é muito muito bom. Combinado com 20% de Conjuração Variável é um sonho. Arma principal de um Espiritualista.

28720.png28715.png28727.png28708.pngPunhal de Oxum/Oxóssi/Xangô/Iansã (PE10) - Excelente arma se você tiver problemas de Velocidade de Ataque, pois cabem 3 Cartas Marionete Demoníaca nela. Importante de se ter no arsenal também.

13073.pngAdaga Certeira [1] (PE4) Bi - Fechando a trindade das facas de um SL de respeito, essa é a de uso mais de nicho: passar a faca em alguém que ficou vacilando perto de você. Das 3, é a menos importante. Bom refinar o máximo que conseguir.

 

Cartas para Arma

 

4354.pngCarta Marionete Demoníaca - Bastante Velocidade de Ataque, principal carta pra se colocar nas adagas de Brasilis.

4354.pngCarta Aunoe - 25% de dano crítico é a carta mais forte para se colocar na Certeira

4354.pngCarta Presente das Trevas - Usar como switch pra passar status na Fúria da Terra do Chapéu de Broto.

4354.pngCarta Celine Kimi - Se tiver levando o status da Fúria da Terra extremamente a sério, pode colocar essa carta também. Ferimento Mortal incomoda um tanto.

4354.pngCarta Pequeno Fatum - Tem gente que em 2022 toma Silêncio.

Escudos

 

2115.pngEscudo da Valquíria - Bom, bonito e barato. Um dos melhores escudos do jogo.

2168.png+12 Escudo Celestial - Meio carinho para o que entrega para um Espiritualista, mas é uma opção boa.

28908.png+7 Escudo da Água - Excelente escudo, a Velocidade de Ataque dele ajuda demais a fechar, tem um pingo de DEFM, e a resistência a água é muito boa, sendo esse o elemento da Nevasca (as vezes, o missclick de um Professor vai te puxar pro meio dos MEs, então é bom ter essa redução).

28906.png+7 Escudo do Fogo - As mesmas vantagens do Escudo da Água, mas esse te dá resistência a fogo, que é mais relevante do que já foi graças ao spam de Bolas de Fogo. Excelente opção

28909.png+7 Escudo da Terra - Igual os outros dois, com um elemento um pouco menos relevante. O bônus legal desse são os 20% de SP se for utilizado com o Bracelete Suntuoso.

460000.png+10 Égide das Divindades - Deixa o Curar habilitado, o que é relevante para tirar Kaite dos aliados, e te deixa imune a Petrificação. É um escudo queridinho na TE, muito bom mesmo, mas muito caro também. Só se preocupe com ele em casos que você quer ter um alt+q muito otimizado.

28940.png+13 Escudo das Divindades - Pior que o Égide, mas cumpre a mesma função.

28942.png28945.png+9 Escudo Sanguinário /+9 Sanguinário Maldito {DEFM}{DEFM} - Opção de escudo com mais DEFM, se faz necessário se você quer fechar as imunidades dessa maneira sem Carta Celacanto Cruel ou sem Sombrios altamente refinados (um desses dois você vai precisar ter), ter 0 de defesa é um bônus, visto que ou as skills da TE ou ignoram a def, então tanto faz, ou se usa Carta Memória de Thanatos, então não ter DEF é bom. Vem com uma Velocidade de Ataque de bônus.

28902.pngCoelho Macabro [1] - Como você joga solto da redenção, dá pra colocar uma Maya aqui e fazer uma graça pra cima do pessoal das Bolas de Fogo.

Cartas para Escudo

 

4354.pngCarta Sapo de Thara - Thara.

4354.pngCarta Maya - Se quiser fazer uma graça pra cima do pessoal das Bolas de Fogo

4354.pngCarta Rastreador - Habilita Petrificação nível 1. Não é ideal, mas você consegue petrificar um pessoal mais desatento. Se for se arriscar nesse switch, lembre de carregar Gemas Vermelhas.

Capas

 

20939.pngManto do Senhor do Tempo - Tem excelentes reduções elementais, dá Velocidade de Ataque, Conjuração Variável e fazendo conjunto com a Bota do Senhor do Tempo tira 0,5s de Conjuração Fixa, sendo o melhor conjunto para um Kaite rápido. Excelente capa.

20734.png+9~+15 Capa do Vento (RH5)(complementos a sua escolha) - Excelente combo com o Ventinho Bruto, dá muita resistência elemental e a habilidades de alto impacto na TE. Além de tudo, pode ser encantada com DEFM+8 (além do RH5), sendo a capa TE que dá mais Redução Humanoide e DEFM juntos. A cereja do bolo é a redução de Dano Físico à Distância, que ajuda muito mesmo. Excelente capa, vale os kks investidos.

20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(complementos a sua escolha) - Se não for usar o Ventinho Bruto, essa é um pouco mais “ofensiva”: ao invés de seus efeitos por refino complementarem as resistências.

20904.png+12 Bata de Etran - Só vale a pena aqui se for com Deviling, e nem tanto assim

20783.png+10~+15 Capa Heroica - Prima pobre da Bata de Etran, com o diferencial de poder usar uma outra carta de resistência elemental e ainda manter uma boa resistência a danos neutros (no caso da TE, resistência a Bomba Ácida).

Cartas para Capa

 

4354.pngCarta Nuvem Tóxica - A queridinha da WoE, funciona muito bem com a Capa do Vento, acumulando resistência a danos a distância e ainda uma pontinha de resistência a neutro (que pode somar com a de um Escudo Celestial ou com os encantos Neut. 3 na própria Capa do Vento)

4354.pngCarta Raydric - Parzinho com a Capa Heroica, pode ser usado em outras capas, mas não recomendo muito

4354.pngCartas de Resistência Elementais - São muitas, e não tem um jeito legal de linkar aqui, mas 30% de uma resistência a um elemento que tem te incomodado em GvGs ajuda bastante. Basicamente cada uma dessas serve como uma mini-kades.

4354.pngCarta Flamel - Flamel

4354.pngCarta Guardião Morto Kades - Kades

4354.pngCarta Algoz Eremes - Eremes

4354.pngCarta Gertie - Se você for muito maluco e achar que vai conseguir usar bem um switch de Confinamento, vai na fé.

Sapatos

 

22204.pngBotas do Senhor do Tempo - Deve ser a peça menos interessante do conjunto para Espiritualistas, mas o seu combo com o Manto é muito bom. Só use se tiver com o Manto do Senhor do Tempo também.

22106.png+7 Botas Gigantes - Redução Humanoide e HP numa bota só. Excelente bota se você não tiver usando nenhum combo que envolva as botas.

22101.png+12 Botas do ArchAngeling - Usar só se for combando com o Super Óculos Poring. Dentro disso, é excelente, fora disso não serve pra muita coisa não. A Gema de Aquário é a “carta” ideal pra ela.

22082.pngSapatos Luxuosos (RH5)(Complemento à sua escolha) - Sapato excelente: dá resistências elementais, Redução Humanoide e ainda pode te ajudar com seus atributos ou ser encantado com DEFM+10, sendo um sonho para quem pretende ficar imune a Petrificação e Congelamento via DEFM.

470047.png+11~13 [MEGA] Patas de Raposa - Muita INT, muita DEFM, provavelmente overkill. Use só se quiser ostentar um alt+q super caro e pouco funcional.

Cartas para Sapato

 

4354.pngCarta Ferus Verde - A queridinha da TE, dá 10% de HP e +1 de Vitalidade, sendo a opção de mais HP que temos.

4354.pngCarta Matyr - Prima da Ferus Verde, essa dá +1 de Agilidade ao invés da Vitalidade, sendo interessante para fechar a imunidade a Sono via Agilidade.

4354.pngCarta Flor do Luar - Combo com a [MEGA] Patas de Raposa.

4354.pngCarta Quimera Venenosa - Deve ser a melhor carta pra bota desse jogo. Se tiver condição, recomendo ela, mas o custo-benefício da Ferus e da Matyr é bem melhor.

Acessórios

 

32221.pngAnel do Senhor do Tempo - Último item do set do Chorão, é um item bem completo para a classe, tornando esse conjunto uma excelente escolha custo-benefício para a classe. Ele também acaba te deixando menos resistente que outras escolhas, normalmente se resolve isso com posicionamento e potagem.

2936.pngAnel Revigorante - Acessório queridinho da TE, dá bastante HP. É uma escolha boa que funciona muito bem sozinho. Existem outras escolhas parecidas com ele, mas consideravelmente mais difíceis de se conseguir.

2949.pngBracelete do Ourives - Obrigatório ter pelo menos como switch, porque a habilidade Desconcentrar é super útil. Normalmente, seguindo a linha do switch, esse acessório vem com uma Carta Horong nele, mas nada de impede de colocar alguma outra carta e jogar com ele colado. Deve ser o item que entrega mais pelo quanto ele custa nesse jogo. Se perder pra algum, é só pro escudo da valk.

2998.pngBracelete Suntuoso (Encantos de sua preferência) - Esse item comba com a Boina do Zéfiro, sendo obrigatório caso opte por esse chapéu. Mesmo sem fazer essa opção, a possibilidade de se encantar esse item nas últimas edições do Festival de Brasilis faz com que ele seja útil sozinho, podendo ser encantado com atributos para se fechar imunidades, com DEFM +18, que dá um boost na possibilidade de se atingir 100 de DEFM para fechar imunidade a Congelamento e Petrificação, ou HP +1500, que supera o HP de um Revig na maioria dos setups. Esses dois últimos são consideravelmente mais caros do que um de atributos, mas também consideravelmente melhores.

2969.pngColar Memorável RWC [1] - Uma das principais (se não a principal) opção de acessório de Conjuração Variável, consegue nos encantos dele pegar 16% de redução, e combinado com uma Belzebu ou Belzebu Selada, praticamente resolve sozinho a conjuração variável da classe. Boa opção.

Pingente da 490100.pngForça Física/490101.pngForça Mental - Fazem conjunto com a Marionete de Thanatos, e deve ser o jeito mais barato de ficar IC no Kaite sem usar Senhor do Tempo. Tem encantamentos de Conjuração Variável e resistências elementais que são muito muito bons, além da fixa. Mas só recomendo mesmo se você sabe que vai fazer muita jogada de Kaite.

Anel 28563.pngMágico Real/28562.pngFísico Real - É até engraçado pensar nesses itens, mas eles dão ou um tantinho de Conjuração Variável ou um tantinho de Velocidade de Ataque, que pode ser importante pra fechar um build, e dá pra colocar um bônus de HP considerável neles.

Anel do Reforço 2964.pngMágico/2963.pngFísico - Outro item engraçado de citar aqui, mas o bônus de resistência elemental possível de colocar nesses itens fazem com que eles sejam uma escolha bem interessante se seu set focar nesse tipo de resistência. 100% farmável, se não estiver usando a Marionete de Thanatos, uma opção melhor do que os Pingentes.

2898.pngRosário Preto - Opção custo-benefício a um suntuoso DEFM+18 se não tiver fazendo combo com o Zéfiro mas ainda assim esteja querendo fechar 100 de DEFM (não recomendo, mas possível).

Anel 2944.pngde Proteção/2946.pngdo Desafio TE - São os acessórios de graça da TE, que te dão bastante Redução Humanoide. O ruim deles é que por serem de aluguel, não tem slot para Iara. Se for usar, no máximo 1.

28434.pngLuvas do Pugilista - Switch para cancelar Punho Supremo de Asura.

 

Cartas para Acessório

 

4354.pngCarta Iara - Altamente recomendada, praticamente obrigatória, a carta habilita Graça Divina, um dos carros-chefe de qualquer personagem suporte.

4354.pngCarta Fumacento - Esconderijo também é praticamente obrigatório, então se não optou pelos Orbes Arcanos, a fumacento se faz necessária.

4354.pngCarta Horong - Chama Reveladora é bonitinho, e bem útil pra caçar um suporte que conseguiu se esconder.

4354.pngCarta Vitata - A última habilitação de habilidade interessante, a carta Vitata é melhor utilizada como switch pelo debuff que tem. A principal função de “Curar” é tirar Kaites indesejados.

4354.pngCarta Crocodilo - Essa redução é sempre bem vinda, apesar de no geral eu preferir uma das quatro supracitadas.

4354.pngCarta Belzebu (Selada) - Ajuda bem no cast, e a Selada já foi bem barata. Hoje em dia não são tanto, mas ainda é um caminho que você pode escolher trilhar.

Equipamentos Sombrios

 

24016.png24017.png24015.png24014.png24012.png24013.pngConjunto Sombrio Festivo - Itens legais e de graça (andar 5 da Torre Sem Fim). Ter eles refinados ajuda bem no HP, e os 1 ponto de cada atributo ajudam nas imunidades.

24326.png24327.pngConjunto da Deusa - O escudo é especialmente interessante tendo em vista a DEFM que ele dá (importante mesmo se não estiver fechando DEFM, visto que os primeiros pontos são os mais relevantes), sendo o melhor escudo sombrio a se usar (mesmo sem o combo). A armadura entra meio que de tabela pelo refino, pensando no bônus de HP.

24042.png24036.pngConjunto Sombrio INT - Interessante para fechar a imunidade a Silêncio, já que o ideal para Espiritualistas é cravar 100 de Inteligência e sobrarem mais pontos para outros atributos.

24039.png24045.pngConjunto Sombrio AGI - Se você jogar de Gemini, não precisa fechar 100 de Agilidade, caso contrário esses itens podem te ajudar bem. Além disso, podem ser uma opção para fechar a ASPD.

24044.png24038.pngConjunto Sombrio VIT - Ideia parecida com o de INT e AGI, mas esse deve ser menos utilizado, visto que só por colocar os pontos requeridos para o par de Gemini (cartas mais comuns na cabeça), e potar um Divino você já fica bem perto da imunidade a Atordoamento. Mas se jogar sem Gemini, é possível considerar esses itens.

24339.png24340.pngConjunto Sombrio Total - Bem fortes por te ajudarem a economizar muitos pontos preciosos em Agilidade e Inteligência. Se tiver acesso, são a escolha óbvia. Coloquei eles como um conjunto aqui só pra manter a consistência, mas mesmo se tiver só um deles, ainda é bem forte.

24360.pngLuva Sombria de Tensão/24363.pngLuva Sombria Elegante - Eu não consigo frisar o quão forte é 150 de HP a cada 2 refinos. É muito muito forte mesmo. De longe as melhores luvas para Espiritualistas.

24361.pngBrinco Sombrio de Tensão/24364.pngBrinco Sombrio Elegante - Mesmo princípio que suas luvas equivalentes (infelizmente os colares não :(), eles dão muito HP por refino. Sério, é muito HP mesmo. Os de Tensão são um pouco melhores porque dão ataque, dai te ajuda a passar a Adaga Certeira em vacilão SUAHSUAH.

24047.pngColar Sombrio de Velocidade - Muito bom pra fechar Velocidade de Ataque com as adagas sem Carta Marionete Demoníaca. Mas é mais um luxo que uma necessidade, e só deve valer a pena no +9. Melhor potar uns acarajés a vida inteira.

24155.pngColar Sombrio Indestrutível - DEFM por refino é sempre bom. Dá pra pegar 22 de DEFM só tendo Sombrios no +10, o que ajuda muito na busca pelas imunidades via DEFM. Claro que isso sai caro, mas é algo a se considerar. Mesmo que não esteja fechando 100 de DEFM, os primeiros pontos de DEFM são importantes, então considere essa opção.

24180.pngMalha Sombria Autoportante - Vide Colar Sombrio Indestrutível.

ETC - Se não tiver montando um Espiritualista muito calculado e otimizado, só taca os Sombrios mais refinados que tiver pra pegar o HP


Builds Teóricas

 

Como classe mais versátil e completa do ragnarok, existem algumas builds de Espiritualista possíveis na TE que são teóricas, visto que nunca foram de fato aplicadas, mas eu acredito serem bem possíveis SAUHSUAH. Tem mais algumas que estão no meu laboratório de builds no momento, e não sei se quero divulgar antes de tentar colocar em prática (afinal, WoE é a única modalidade competitiva de Ragnarok), mas vou deixar uma build aqui pra vocês pegarem o espírito da coisa (que é basicamente: seja insano).

Espiritualista Meteoro

Build que funciona como um Arquimago com imunidade a Dispell, possibilitando posicionamentos mais avançados e algumas jogadas mais ousadas, já que nunca perde a Redenção (se não sair do alcance). O output de dano deve ser um pouco abaixo do de um HW (perde a Bispo mas ganha bastante % de dano de fogo na bota, não parei pra calcular de verdade), mas é de fato uma build altamente experimental que deve ter aplicações.

Topo: 400023.png+11 Marionete de Thanatos [Orc Herói]
Meio: 19252.pngOrelhas de Kardui
Baixo: 19299.pngFragmento de Yggdrasil
Armadura:15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Crothen]
Arma: 1676.png+12 Cajado Demoníaco [Leão de Vinhas][Presente das Trevas] (PA2) (xx)
Escudo:460000.png+10 Égide das Divindades [Bijou]
Capa: 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen [Salamandra] (INT+xx)(S.INT)
Bota: 22245.png+13 [MEGA] Botas Espaciais [Senhor das Trevas] (S.INT)(AH ou INT)
Acessório: 490100.pngPingente da Força Física [Mavka]
Acessório: 2969.pngColar Memorável RWC [Mavka] (PE3) Bi


Comentários Finais

Eu realmente gostaria que mais pessoas dessem uma chance pra nossa querida guerrinha de sábado. É uma modalidade bem legal, mesmo pra quem tá habituado a jogar coisas 175, e provavelmente é a única modalidade de PvP que segue “balanceada” (muito mais a ver com uma autorregulação da comunidade do que qualquer outra coisa). Fiz esse aqui com muito carinho, visto que é sobre minha classe preferida do Ragnarök, e primeira classe que eu usei na guerrinha. Se quiser puxar um papo, perguntar coisas, me xingar ou etc. é só mandar mensagem pra mim no meu discord que é Kokuritsu#1006. Com isso, me despeço, e bom game a todos o/.

 

Changelog

 

2022/03/11 - Terminei de linkar e colocar as imagens. Adicionei o Colar RWC na opção de acessórios, pq tinha esquecido dele mesmo já que não é um dos meus preferidos USHAUSHA. Mas como é usável, achei justo estar lá. Os itens sombrios resolvi colocar o link na imagem, não sei se fica legal mas é um teste.
2022/03/07 - Comecei a linkar e colocar as imagens e o divine pride caiu. Outra hora termino.
2022/03/06 - Postado. Depois de postar o animal aqui percebeu que não fez a parte de consumíveis do guia, o que vai acontecer no futuro. Como é um parto postar coisas no fórum, também vou linkar e adicionar as imagens num futuro próximo, já que passei mais de 1h adicionando tudo nas caixas de spoiler pra ficar bonitinho.

Editado por Kokuritsu
  • Like 7
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...