Ir para conteúdo

O guia de bolso da WoE TE


Kokuritsu

Posts Recomendados

Apresentação

Oi pessoal. Sou o Heitor/Kokuritsu/Verdura~*, conhecido pelos meus companheiros de clã mais especificamente como Brócolis, que é o nick da minha Espiritualista suporte. Converso bastante nas abas de Espiritualista e MTK do discord oficial, mas dou pitaco meio que em tudo que é classe USHAUSHA. E, novamente, mesmo não sendo a pessoa mais qualificada pra escrever o que eu estou escrevendo, eu devo ser a mais disposta.

Ultimamente apareceram algumas pessoas perguntando sobre WoE, tanto TE quanto 3rd, no discord oficial, e uma das críticas (justificadas) à modalidade é que o conhecimento sobre ela é escasso. Isso acontece pois, como se trata de uma modalidade competitiva, os clãs que têm ideias e builds preferem guardar elas para si e garantir uma vantagem na guerra. E eu não sou diferente: gosto quando meu clã tem ideias originais e fortes e de tirar proveito delas até que os outros percebam o que acontece. Por isso, apesar de querer falar um pouco sobre todas as classes aqui, vou acabar me limitando a concepções que já são manjadas por pessoas que participam do cenário, mas que são completamente alienígenas para quem está interessado em ingressar nele.

Mas afinal, o que é esse guia?

 

Basicamente, minha ideia é colocar o básico de cada classe aqui: a função dela, as principais habilidades utilizadas e um alt+q padrão, e de certa forma custo-benefício (se trata de um guia introdutório, mas as vezes a classe é cara mesmo e não tem o que fazer), para algum interessado se basear (não vão ser os tops, e muito menos os mais atualizados. Certamente com os itens atuais dá pra fazer alt+q incríveis, fechando defm e resistências etc etc. Mas isso não significa que seja impossível jogar com uns um pouquinho piores mas mais em conta). Isso são noções bem básicas de alguém que só jogou em 2 classes (Espiritualista e Main Bragi), mas acompanha de perto discussões sobre a função de outras, e toma parte intensa em teorizar novas builds e alts+q. Então se a classe que você quer jogar não apareceu aqui, não se acanhe: não sou nenhum dono da verdade, só quero apresentar as classes que têm mais presença para você ter por onde começar.

Mecânicas relevantes da WoE

 

Lembra daquela Suma Sacerdotisa que você pediu pra te Ressar nos Petites e ela falou “ih rapaz, tenho isso não” e você ficou completamente absurdado? Pois é, ela devia estar upando um personagem de WoE. Vou citar aqui 4 diferenças mecânicas que a WoE tem em relação a outras modalidades de Ragnarok:

  1. Morreu é Kafra. Isso mesmo, seu corpinho não fica lá esperando você clicar “Voltar para o Ponto de Retorno”. Assim que seu HP chega no 0, você é mandado de volta pra sua Kafra ou Estalagem de preferência. Por isso aquela Suma Sacerdotisa não tinha Ressuscitar: nas Guerras do Emperium essa habilidade, tal qual os Amuletos de Ziegfried, é completamente inútil.
  2. Esquiva, Dano Físico à Distância e Dano de Habilidades sofrem reduções. Ainda assim, com os itens que existem no bRO o dano segue cavalar. Por isso existe o pedido da comunidade de WoE para aumentar ainda mais essa redução de dano. Além disso, personagens não são empurrados.
  3. O comando /nc, ou /noctrl, ou Ctrl+Click para bater em um alvo com ataques básicos continuamente não funciona. Portanto, se você quer destruir alguém com seu hit básico, você tem que clicar com o mouse e segurar em cima dele.
  4. A conjuração sempre pode ser interrompida. Mesmo que você esteja de Carta Fen, Biscoito de Coração ou qualquer item que afirme o contrário.

Classificação das Classes

 

Eu pensei bastante sobre como dividir as classes. A primeira divisão que me veio à mente foi entre “

Suporte” e “Killer”. Não me pareceu muito boa, visto que tem funções que não são exatamente um dos dois. E ai eu pensei mais um pouco, e não consegui uma classificação melhor. Para todos os efeitos, a divisão entre “Suporte” e “Killer” vai funcionar bem, apesar de ter umas classes em “Suporte” que vão ficar meio esquisitas, mas vai funcionar, no geral SUAHSUHA. Algumas subdivisões são nomenclaturas que eu inventei, só pra ficar mais organizado, então se você chegar em um clã falando que quer ser alguma das subdivisões e ninguém entender nada, é o caso disso. Os nomes das builds são os usuais mesmo. Coloquei Tier 1 e Tier 2 tirados completamente da minha cabeça, baseado no que tenho visto nessas primeiras guerras de 2022, muito mais a ver com a frequência que se vê esses personagens do que no quão bons eles são.
A quantidade por clã citada leva em consideração a ideia de um “clã padrão” (não que isso exista), claro que estratégias diferenciadas usam quantidades diferenciadas de alguma classe.

Um pouco mais sobre a TE

 

O jogo em WoE (principalmente a TE), se diferencia do PvM 3rd (modalidade mais jogada atualmente) principalmente em dois aspectos: o uso de consumíveis e o fato de você poder contar com alguns buffs, já que se joga em bloco. Assim, muitas builds tem seu cast e sua pós fechadas contando com o Bragi, e algumas imunidades contando com Aumentar Agilidade e Bênção, e pode contar com um suporte pra remover alguns status que são particularmente chatos de se lidar com (principalmente Petrificação e Maldição). Só não tem um suporte pra te curar e dar exall, isso você vai ter que potar mesmo.


Sobre os consumíveis: no mínimo, você vai ter que potar um bolinho divino, uma GHP, sua pot de ASPD e Suco Celular Enriquecido. No caso de killers, como é necessária a otimização deles para que o dano seja de fato efetivo, pode por na conta todos aqueles consus que cê nem acha que tem uso, como Acarajé e Elixir Rubro. Só as comidas +20 que não funcionam nessa modalidade. Além disso, um consumível MUITO importante na TE é o Doce Mágico: muitas das habilidades têm muito mais cast fixo do que se dá pra lidar com itens 99- e não perder muito dano, então se você tiver interessado em alguma classe e esteja se perguntando “como fico ic?”, muitas vezes a resposta vai ser “não fica, mas pota um doce”.
A última grande diferença é sobre a habilidade Esconderijo: muito mais que uma invisibilidade, o Esconderijo te deixa imune a danos que não são de terra, então quando você sente que é um foco de dano, uma das soluções que você tem é entrar em esconderijo. Por isso muitas vezes acessórios tem Carta Fumacento nele. É bem importante se ter acesso a esconderijo com todas as classes, nem que seja via switch.
Quanto ao jogo em si, pelo menos no Thor os clãs buscam fazer GvGs: se escolhe um castelo, os clãs se posicionam um de frente para o outro, contam um “1, 2, 3, já!”, e um clã avança enquanto o outro se defende. Quando essa parte, chamada GvG de frente, termina, o clã que sai com vantagem tem que dominar a área da porta, enquanto o clã que saiu perdendo tenta se reestabelecer, essa parte se chama fluxo. Quando um clã firma sua defesa na porta, de maneira completa, ou por um tempo razoável ou quando o outro clã reconhece que a porta está dominada, o GvG acaba e o clã que segurou a porta é dito ganhador do GvG. Existe um fair play: os clãs normalmente respeitam quando dois outros estão tirando seus GvGs. Sempre vai ter um energúmeno (o fórum não me deixa usar a outra palavra de escolha) ou um clã de idiotas que vai tentar atrapalhar isso, e faz meio que parte. Se você está ingressando no cenário, não seja um desses.

Suporte

Disrupção

São personagens cujo objetivo é durar no campo de batalha, enquanto aplica status negativos e removem buffs dos adversários. Seus alt+qs são altamente focados em redução de dano.

Tier 1

 

Professor OLP - OLP é a sigla para Offensive Land Protector (“protetor de terrreno ofensivo”). É um professor cujos itens focam o máximo possível em redução de dano por humanos e que compõem a linha de frente de um clã. Sua função envolve principalmente acertar Desencantar nos personagens da linha de frente do clã adversário num primeiro momento, para remover a Redenção deles e ser mais possível de matá-los com dano concentrado, mesmo com os sets de redução. Além disso, é desejável que tenha um bom tempo de reação para aplicar Prisão de Teia a killers que missclickem ou mesmo em OLPs adversários que saem de posição. e contestar Pneumas adversários com Escudos Mágicos. Um clã de 30 pessoas normalmente quer ter de 3 a 5 OLPs.

Principais habilidades: Petrificar, Desencantar, Desconcentrar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico.

Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 15923.pngVentinho Bruto, 15062.pngCasaco TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.


LK Status - LK é a sigla para Lord Knight (ou simplesmente Lorde). Esse personagem faz uso da Capa Gigante e do Livro Amaldiçoado para causar diversos status negativos, incluindo petrificação, no clã adversário, petrificação sendo o status mais complicado de se lidar em personagens TE. Além disso, podem fazer linha de frente juntamente com os OLPs antes do pulo para cobrir target ou mesmo cancelar casts adversários com Provocar. Um clã de 30 pessoas quer ter uns 2-3 LKs.

Principais Habilidades: Impacto Explosivo, Impacto de Tyr, Provocar.

Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Pesadelo], 18894.pngDiadema Arco-Íris, Lenço da Compaixão, 15063.pngCota de Malha TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2176.png+9 Livro Obscuro [Sapo de Thara], 20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(Neut 3)Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Múmia do Pesadelo], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.

Tier 2

 

Chuva de Status - Função que pode ser executada por Atiradores de Elite, Menestréis, Ciganas e Desordeiros. Cada uma dessas alternativas tem suas próprias vantagens e desvantagens em relação às outras, e não vou descrever por aqui. No meu guia de artistas suportes eu comento um pouco sobre os artistas de Status. Sua função é bem simples: utilizar a habilidade Chuva de Flechas para passar status no clã adversário. No máximo 1 ou 2 em um clã padrão.

Principal Habilidade: Chuva de Flechas.

Exemplo de Alt+Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19151.pngBalão de Deviling, 15169.png+9 Manto do Kardui [Angeling], 1732.pngArco da Terra [Réquiem], 20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2936.pngAnel Revigorante [Fumacento ou Iara], 2944.pngAnel de Proteção TE

Suporte backline

São personagens de certa forma focados em resistência, mas também precisam de algumas outras características em seu alt+q, como redução de conjuração a ponto de ficar IC ou semi-IC no Bragi. São o que se imagina quando pensa em um personagem de suporte: removem status negativos e fornecem proteção e buffs para os outros personagens do clã.

Tier 1

 

Bragi - A classe que mais tem nome de habilidade desse jogo, é referida na woe também como essa habilidade. Normalmente um Menestrel (possível ser Cigana mas consideravelmente mais difícil), com valores de atributos calculados para dar os melhores buffs de Poema de Bragi e Maçãs de Idun. Em particular, eu tenho um guia sobre a classe. Uma das classes que depende de estar linkada para aproveitar seu potencial completo. 1 por clã.

Principais habilidades: Poema de Bragi, Maçãs de Idun, Piada Infame.

Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos (INT+1), 2357.pngArmadura das Valquírias (INT+3) [Marc], 1902.pngViolino [3x E.INT3][Golem], 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20718.png+8 Pele da Rainha Verme (Encantos de INT) [Nuvem Tóxica ou Jejeling], 22082.pngSapatos Luxuosos (RH5)(INT+3) [Ferus Verde], 2x 28411.pngBrincos de Esmeralda [Iara e Vitata].

Obs: Em todos os lugares em que está escrito INT nesse Alt+Q, pode ser Vit também. Mais detalhes no guia.


Espiritualista - Classe que possui Kaupe, uma das habilidades mais fortes do ragnarok. Responsável por proteger os OLPs e Killers de uma quantidade considerável de dano com tal skill, ainda tem acesso ao Kaite, utilizado nessa modalidade de guerra muito mais ofensivamente do que para refletir spells. Além disso, diversas classes dependem do link para funcionar com seu potencial completo, incluindo ela mesma. Dessa maneira, é indicado que se jogue em duplas de SL, para que um linke o outro. Pelo menos um por OLP, e de preferência em números pares para que andem em dupla. Eventualmente, eu vou soltar um guia de SL (Soul Linker, nome da classe em inglês) TE e ai linko aqui.

Principais habilidades: Kaupe, Kaite, Espíritos diversos.

Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos, 15383.pngSobretudo do Senhor do Tempo [Marc], 1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi, 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20939.pngManto do Senhor do Tempo [Nuvem Tóxica], 22204.pngBotas do Senhor do Tempo [Ferus Verde], 32221.pngAnel do Senhor do Tempo [Iara], 2949.pngBracelete do Ourives [Horong].


Sumo Sacerdote - Suporte original do ragnarok, tem os buffs, pneuma e lex que são essenciais para todos os outros integrantes do clã. Muitos personagens fecham suas imunidades por atributos contando os buffs dos Sumos, o Pneuma é extremamente importante para o avanço e para as entradas de defesas, e a lex é importante para ajudar os GCs a controlarem os adversários que pulam no nosso ME, em especial os que tem alta resistência. Normalmente um por PT (o que significa uns 3 num clã de 30 pessoas)

Principais habilidades: Bênção, Aumentar Agilidade, Kirye Eleison, Impositio Manus, Glória, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Lex Aeterna, Graça Divina

Exemplo de Alt + Q:19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 19118.pngSuper Óculos Poring [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos, 15169.png+9 Manto do Kardui [Marc ou Angeling], +10 Cajado de Combate (PE4) Bi[Marionete Demoníaca], 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Gema de Aquário], 2x2936.pngAnel Revigorante [Belzebu (Selada) ou Crocodilo]


DLP - Sigla para Defensive Land Protector, é o professor responsável pelo ME. Essencial para o avanço do clã, e quem dita o ritmo/segue o ritmo ditado na call de avançar ou recuar. Perder seu DLP normalmente implica perder o embate, visto que as magias de área vão afetar seu clã completo. Em comparação com o OLP, o DLP por estar na backline pode sacrificar uma % de resistência para ter um cast melhor, visto que o ME que dita a posição do clã, e é importante que ele esteja no lugar certo sempre.

Principais Habilidades: Proteger Terreno, Desencantar, Desconcentrar, Petrificar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico

Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 19139.pngOrbes Arcanos, 15169.png+9 Manto do Kardui [Angeling], 1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2969.pngColar Memorável RWC (PE3) Bi [Belzebu (Selada)], 2944.pngAnel de Proteção TE

Redentor - Paladinos responsáveis pela redenção das classes de dano, professores e do bragi (normalmente, SL e Sumo jogam sem redenção), é uma das classes chave para qualquer clã. Normalmente, se quer ter 1 redentor para cada professor, e entram mais 2 personagens juntos. Se faltar redenção para alguma classe nesse esquema, dá pra fazer um redentor com 3 killers. Além disso, tem um output de dano que é suficiente pra matar alguns killers menos resistentes no Sacrifício do Mártir. O objetivo do alt+q é pegar o máximo de HP possível e um cast bom na redenção, que muitas vezes precisa ser spammada.

Principais Habilidades: Redenção, Sacrifício do Mártir, Aura Sagrada, Escudo Refletor.

Exemplo de Alt + Q: 19263.png+1x Elmo do Xogunato [Bungisngis], 5985.pngMáscara da Nobreza, 5978.pngVacina da Cura, 15128.png+12 Colete E.X.C. (I-Gelo)(A-HP) Bi, 16039.pngColher [E.VIT3], 28902.pngCoelho Macabro [Sapo de Thara], +8 Bata de Etran [Flamel], 22014.pngSapatos Convergentes [Ferus Verde], 2x 2936.pngAnel Revigorante [Iara e Horong]

Tier 2

 

MB - Sigla para “Mind Breaker” (nome da habilidade que caracteriza esse personagem em inglês), é mais um tipo de professor. Além das skills normais de professor, esse usa a habilidade Enlouquecedor para aumentar o dano dos killers mágicos do clã. É uma classe meio ingrata de se jogar pois o Enlouquecedor conta como um debuff, então o prof MB tem que estar em um clã separado do resto da tag, o que faz com que sofra com fogo amigo. No mais, os equipamentos e a gameplay são exatamente as de um OLP. No máximo um por clã.

Principais habilidades: Enlouquecedor, Petrificar, Desencantar, Desconcentrar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico.

Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 15923.pngVentinho Bruto, 15062.pngCasaco TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.

Killers

Dano em área

Como a própria classificação diz, são killers cuja função é colocar pressão nos adversários a partir do dano em área. O Dano em Área é relevante porque ao se causar dano de maneira distribuída em uma tag, muitos personagens do mesmo redentor sofrem essa pressão de dano, fazendo com que ele tenha que potar muito ou simplesmente morrer, diminuindo bem a durabilidade dos personagens chave.

Tier 1

 

HW - Arquimagos (em inglês, High Wizard) são responsáveis pela maior quantidade de dano em área da TE. Conta com habilidades muito muito muito poderosas, capazes de limpar uma tag inteira caso ela falhe com seu ME. Existem construções de Arquimagos voltadas também para o uso da habilidade Ganbantein, que aplicada corretamente pode virar um GvG. Um full dano é praticamente obrigatório, e um focado em Ganbantein é desejável. Um pouco mais de explicação no Guia geral de Arcanos, feito por Judit.

Principais habilidades: Nevasca, Ira de Thor, Chuva de Meteoros, Pânatano dos Mortos, Ganbantein, Protação Arcana, Bolas de Fogo.

Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapéu do Éden [Kathryne], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19299.pngFragmento de Yggdrasil, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1646.png+12 Bastão de Lágrimas [Leão de Vinhas e Zakudam], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara], 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen [Larva de Verme], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Mula Sem Cabeça], 28437.pngLuvas de Restauração [Mula Sem Cabeça]

Justiceiro - Utilizam da habilidade Disparo Espalhado para colocar a pressão de dano em área nos Paladinos adversários que são desatentos com a habilidade Aura Sagrada. Além disso, são muito importantes para fechar portas de castelos/salas de emperium com a habilidade Desperado. Se quiser jogar com isso, se prepare pra comprar bala. Sò funciona bem se o clã tiver pelo menos uns 4.

Principais habilidades: Disparo Espalhado, Desperado

Exemplo de Alt+Q: 18856.png+12 Chapéu do Tigre Branco, 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Herói], 19105.pngChicle de Menta, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 13174.png+12 Lança-Granadas do Soldado, 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3) Bi [Menblatt], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(DES+3)[Matyr], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado], 28565.pngMáscara de Oni [Fumacento]

Tier 2

 

Desordeiro bolas de fogo - É uma classe que tem sua origem como uma classe de status, mas com a adição das cartas Condor de Fogo ao jogo, a habilidade bolas de fogo se torna uma fonte de dano interessantíssima, e como o Desordeiro com link se torna um killer que consegue jogar mais exposto pela imunidade a dispell, essa classe se torna interessante. Além de tudo, na hora do fluxo é engraçadinho pra dar divest em desavisado. Se tiver jogando com esse char, é bom deixar um dual no pvp pra eventualidade de você perder a bola de fogo. Um por clã, se for ter.

Principais habilidades: Remoção Total, Bolas de Fogo, Preservar

Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapeu do Éden [Lichtern Kenaz], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19499.pngEcharpe Misteriosa, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 28728.png+12 Adaga das Valquírias (PA2) [2x Zakudam], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara], 20943.png+14 Capa Mágica de Geffen [Múmia Anciã do Pesadelo], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Condor de Fogo], 28437.pngLuvas de Restauração [Condor de Fogo]


Crux Magnum - Um desavisado pode achar que se trata de um Paladino, mas na WoE TE quando se fala em um char Crux, estamos falando de um Algoz que utiliza o chapéu Gálea de Unicórnio para usar a habilidade Crux Magnum no meio do clã adversário. A mera possibilidade de um clã possuir um personagem desse coloca os adversários em cheque: a única maneira satisfatória de se sobreviver a um spam de Crux fortalecido com Encantar com Veneno Mortal é se sua armadura for sagrada. Essa classe vem e vai do meta: quando todo o clã pota armadura sagrada ela é inútil, agora quando não ela é mortal.

Principais Habilidades: Furtividade, Encantar com Veneno Mortal, Crux Magnum

Exemplo de Alt+Q: 15370.png+10 Gálea de Unicórnio/19296.png+12 Chapéu Chique com Pena [Kiel], 18823.pngDiadema do Grifo, 15923.pngVentinho Bruto, 15354.png+12 Armadura do Herói Astuto [Marc], 13453.png+12 Mysteltain (MA6)[2x Hidra, WK], 28739.png+12 Lacma (MA 4) Bi ou superior [Hidra], 20734.png+12 Capa do Vento (MA4)(MA2)(MA1) [Kades], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(FOR+3) [Ferus Verde], 28438.pngPó de Fada [Mula Sem Cabeça], 28515.pngAnel Imperial [Mula Sem Cabeça]

Single Target

Classes de uma categoria com o nome bem auto-explicativo, elas são focadas em causar dano pesado à distância, com o principal objetivo de derrubar alvos que já foram desencantados e, portanto, se encontram sem redenção. São as classes mais caras de se montar high-end, visto que para ela é especialmente importante que estejam altamente otimizadas. Entretanto é possível ter resultados satisfatórios com bonecos menos que “full do full”.

Tier 1

 

AD - Criadores possuem a habilidade chamada Bomba Ácida (em inglês é “Acid Demonstration”), que deve ser uma das melhores habilidades do jogo: Nevermiss e Ignora Defesa, causa dano baseado em ataque e ataque mágico, e pune adversários que têm muita vitalidade. Além disso, criador também tem habilidades de utilidade como Fogo Grego, Coat e Arremessar Poção de Fúria Selvagem. Uns 5 ou 6 num clã de 30 pessoas.

Principais Habilidades: Bomba Ácida, Terror Ácido, Fogo Grego, Proteção Química Total

Exemplo de Alt+Q: 19296.png+14 Chapéu Chique com Pena [Orc Herói], 19138.pngDiadema do Serafim, 18536.pngRabo de Gato, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 13413.png+13 Lâmina Gêmea Vermelha (MA6) [2x Hidra 1x WK], 28906.png+7 Escudo do Fogo [Cavaleira Khalitzburg], 20939.pngManto do Senhor do Tempo [Eremes], 22204.pngBotas do Senhor do Tempo [Matyr], 2998.pngBracelete Suntuoso (AC) Trip [E.AGI3], 28575.pngBugiganga de Verus [E.AGI3]


SBK - Algozes que utilizam a habilidade Destruidor de Almas (em inglês, Soul Breaker) para causar dano. Essa habilidade é escolhida pois, tal quai a AD, ela ignora defesa física e mágica, e é nevermiss. Não vive seu melhor momento no meta desde a introdução do item Ventinho Bruto, mas ainda é uma classe que faz um estrago no open. Utiliza-se normalmente uns 2 ou 3, mas no momento é uma classe com posição incerta no jogo.

Principais Habilidades: Destruidor de Almas, Furtividade, Encantar com Veneno Mortal.

Exemplo de Alt+Q: 19296.png+13 Chapéu Chique com Pena [Kiel], 5933.pngMáscara do Tengu Corvo, 19305.pngLampião das Fadas (DES+1)(MA1), 15354.png+12 Armadura do Herói Astuto [Marc], 13453.png+13 Mysteltein (MA6) [2x Hidra 1x WK], 28739.png+12 Lacma (MA4) Bi ou superior [Hidra] 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3)(MA2) [Wakwak], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(FOR+3) [Matyr], 28438.pngPó de Fada [Scaraba Dourado], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado].


Bolter - Mais um tipo de Algoz, dessa vez focado em dano mágico: se aproveitando do fato de poder equipar duas Espadas Elementais, esse tipo de personagem causa muito explosivos ao castar (sim, com um pergaminho ou com um switch de Alfanje de Gelo) Lanças de Gelo em um alvo: essa uma lança de gelo fazem 2 lanças de fogo serem castadas (uma para cada espada), que por consequência fazem 4 relâmpagos saírem (uma vez para cada lança de fogo em cada espada) e por fim fazem 8 colunas de pedra serem castadas em um alvo. Reforçando que NÃO se trata de uma build autocast (utilização mais normal da Espada Elemental no PVM), e sim se uma build em que se usa um (ou vários) Pergaminho de Lanças de Gelo para explodir um alvo. Um ou 2 por clã.

Principais Habilidades: Furtividade, Lanças de Gelo, Lanças de Fogo (caso o alvo seja imune a água), Coluna de Pedra (sempre o principal dano).

Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapéu do Éden [Lichtern Inguz], 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Heroi], 19499.pngEcharpe Misteriosa, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1131.pngAlfanje de Gelo/13414.png+10 Espada Elemental [3x Zakudam], 13414.png+10 Espada Elemental [3x Zakudam], 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen (Encantos de Int) [Ancião Ancestral], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (PE9)(INT+3) [Bispo (Selada)], 2x 28377.pngAnel Mágico Elemental [Mavka]


Sniper AA - Atiradores de Elite que usam os ataques básicos com Carta Valkyrie Randgris para aplicar pressão de dispell e travamento via animação de hit nos OLPs do clã adversário. Além disso, o dano do Falcão autocastado também coloca um pouco de pressão de dano de área, dependendo de onde o auto ataque está mirado. Existe no Thor uma regra não escrita de não se utilizar Atiradores de Elite cujo foco é usar a habilidade Ataque Aéreo via cast: é um dano muito pesado, em área, altamente spammavel e não sofre redução via resistências, tornando a guerra com muitos deles simplesmente um ambiente injogável. Mas como o dano do falcão autocastado se divide entre os personagens na área, diferente do castado “na mão”, esse uso não é criticado.

Principais Habilidades: Visão Real, Concentração.

Exemplo de Alt+Q: 19263.png+11 Elmo do Xogunato [Grand Peco], 19444.pngTapa Olho Cósmico [Orc Herói], 18985.pngPena de Falcão, 15346.png+12 Armadura do Herói Afortunado [Marc], 18125.png+9 Arco Demoníaco (MA4) Bi ou Melhor [Valk e Thana], 2589.png+9 Asas do Arcanjo Caído (F4)(F3)Bi [Petal], 22071.png+13 Salto Alto Elegante [Amon-Ra], 28322.pngLuva do Falcoeiro [Fumacento ou E.INT3], 28321.pngGarra do Falcoeiro [Fumacento ou E.INT3]
Obs: só precisa de 1 Fumacento.

Tier 2

 

Sumo Sacerdote Luz Divina - É isso mesmo que você está lendo. O lance dessa build é se aproveitar do fato de o Espírito do Sacerdote aumentar o dano da luz divina (que é só 125% de dano sagrado) em 500%, e a Tiara da Valquíria Mágica que dá mais 400% de dano nessa habilidade, além de dano contra algumas propriedades comuns de armaduras de WoE. A função principal dessa classe é pressionar adversários que usam a Carta Guardião Morto Kades sem armadura sagrada, e portanto é muito situacional e pra ser efetivo tem que ser bem otimizado. Pode ajudar no pneuma e nos buffs enquanto não tem alvo cantado. No máximo 1 por clã.

Principais Habilidades: Luz Divina, Kirye Eleison, Glória, Bênção, Aumentar Agilidade, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Lex Aeterna

Exemplo de Alt+Q: 5930.png+10 Tiara da Valquíria Mágica [Kathryne], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19299.pngFragmento de Yggdrasil, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1631.png+14 Vara Sagrada (PA2)[Leão de Vinhas], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara],20943.png+14 Capa Mágica de Geffen (Encantos de INT) [Antigo Livro Danificado], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Mula Sem Cabeça], 28437.pngLuvas de Restauração [Mula Sem Cabeça]

Ground Control

É um tipo de dano single target que é focado em derrubar os personagens adversários que executam jogadas de pulo, como LKs e Crux Magnum. No geral, os GCs da TE são personagens de dano físico muito explosivo, amplificados por Lex Aeterna e Kaite, mas nada impede um GC mágico.

Tier 1

 

Super Aprendiz - O espírito do Super Aprendiz dá acesso a equipamentos nível 100+ a essa classe, é possível fazer um char bem cajuzinho diet SUHASUAH. Esse acesso vale inclusive para o item que é DISPARADO o mais desbalanceado do servidor: a Foice de Fogo Vivo. Então a crise da Mammonita atingiu a TE. Além da foice, também dá pra equipar hats 100+, então o char é basicamente um “gato” na TE. 1 ou 2 por clã.

Principais Habilidades: Mammonita, Concentração, Esconderijo, Chama Reveladora.

Exemplo de Alt + Q: 19329.png+10 Mão do Demônio, 410026.pngHerança Real [Orc Herói], 15921.pngNatureza Pequenina, 450158.png+13 [MEGA] Robe Gelado (EL3)(EL2)(EL1) [Ktul], 520003.png+10 Foice de Fogo Vivo [WK], 28945.png+9 Sanguinário Maldito [Cavaleira Khalitzburg], 20747.png+10 Capa Grandiosa (EL9)(ATQ+3%) Bi [Eremes], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (EL9)(FOR+3) [Matyr], 28434.pngLuvas do Pugilista [Scaraba Dourado], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado]

Tier 2

 

Asura - A build clássica dos Mestres, lendária e amada por muitos, se você adora uma Asura, a TE é um dos seus lugares. Perde um pouco pro SA porque mammonita é cajuzinho diet, mas ainda assim é um GC eficiente. Tem que ser bem otimizado para ser completamente efetivo. 1 por clã.

Principais Habilidades: Punho Supremo de Asura, Pneuma, Passo Etéreo

Exemplo de Alt+Q: 19300.png+15 Quepe do Cão-mandante [Carat], 19444.pngTapa Olho Cósmico [Orc Herói], 18536.pngRabo de Gato, 450158.png+13 [MEGA] Robe Gelado (EL3)(EL2)(EL1)[Ktul], 16051.png+1x Maça da Valquíria Mágica [3x Hidra, WK], 28909.pngEscudo da Terra [Cavaleira Khalitzburg], 2589.png+9 Asas de Arcanjo Caído (SP+100)(SP+75) Bi [Eremes], 15368.png+7 Saltos da Rainha Scaraba (SP+150) Bi [Lady Tanee (Selada)], 28434.pngLuvas do Pugilista [Scaraba Dourado], 2998.pngBracelete Suntuoso (SP+150) Trip [Scaraba Dourado]

AV - Build que já foi o terror do clã em que eu jogava, viveu momentos gloriosos antes da Capa do Vento. AV é a sigla de Arrow Vulcan, o nome da habilidade Vulcão de Flechas em inglês. Hoje, como está muito comum o stack de resistência a dano à distância nos personagens que o GC quer derrubar, a classe não vive seus melhores momentos, mas ainda é capaz de matar alguns desavisados se bem otimizada, com o auxílio do Kaite. Pode ser tanto Cigana quanto Menestrel, mas o Alaúde é um pouco mais comum de se encontrar pronto do que o Chicote. Dava pra jogar com uns 3 por clã, hoje eu já acharia 1 muito SUHAUSHA. Como os outros GCs, tem que ser bem otimizado para ser eficiente.

Principais Habilidades: Vulcão de Flechas, Piada Infame/Escândalo.

Exemplo de Alt + Q: 19296.png+15 Chapéu Chique com Pena [Dolomedes], 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Herói], 18536.pngRabo de Gato, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 1922.png+14 Alaúde Oriental (MA5) Bi ou melhor [Thana e WK], 28902.png+9 Coelho Macabro [Cavaleira Khalitzburg], 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3) Bi [Eremes], 22071.png+13 Salto Alto Elegante [Amon-Ra], 2x 28411.pngBrincos de Esmeralda [Scaraba Dourado]

Comentários finais

Com o cenário cada vez menos movimentado e brigas de ego idiotas e antigas, essa modalidade segue respirando por aparelhos. Eu realmente acredito que o caminho pra deixar a TE interessante de novo é trazer pessoas do PvM para se divertirem aqui. Você que se orgulha de jogar guerra desde 2005 ao invés de zoar o inimiguinho que tá recrutando no éden e nos roween tem mais é que tomar vergonha na cara, dividir esses 4x de att que cê tem em 3 clãs e cada um deles ir recrutar no éden e nos roween também. Acho que mais importante do que tentar ganhar e ser autoproclamado top 1, tem que lembrar que isso é um joguinho e todo mundo no fim só quer se divertir, e se ficar nessa palhaçada não vai mais ter TE pra ninguém.

Com esse comentário/desabafo me despeço SUAHSUAH. Se quiser puxar papo, tirar dúvidas ou apontar alguma coisa muito errada nesse post, cola no discord oficial do rag, tô sempre dando pitaco por lá. Minha tag é Kokuritsu#1006. Espero que nos encontremos nos castelos no sábado :)

Não coloquei um changelog porque não pretendo atualizar muito esse guia não, no máximo linkar guias de classes específicas a essas classes se alguém resolver se juntar a mim no movimento de compartilhar informações sobre WoE TE.

Editado por Kokuritsu
  • Like 10
Link para o comentário
Share on other sites

Brabo demais. Excelente guia

Agora te contar que n curti esse papo de que tudo se resume a um GVG n

quando jogava no pre renew era full treta e alguns 4fun quando n tinham mto o que fazer iam fazer pvp em castelo. Achava bem daora. Hoje em dia parece algo mais "formal". Vc marca a treta com 1 clã em um castelo, farma 100 celines cada membro e vai fazer pvp organizado. Parecendo aqueles tabuleiros de RPg.

Editado por Deux-EX
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, Deux-EX disse:

Brabo demais. Excelente guia

Agora te contar que n curti esse papo de que tudo se resume a um GVG n

quando jogava no pre renew era full treta e alguns 4fun quando n tinham mto o que fazer iam fazer pvp em castelo. Achava bem daora. Hoje em dia parece algo mais "formal". Vc marca a treta com 1 clã em um castelo, farma 100 celines cada membro e vai fazer pvp organizado. Parecendo aqueles tabuleiros de RPg.

Eu acho que o esquema de se organizar em GvG tem 2 principais fatores:

1) Com os itens que tem hoje, tem maneiras bem escrotas de se montar um pré-cast. A própria Vendetta só loga de sábado pra ficar castando Nevasca no nada lá no G5 que é deles desde não sei quando pq não dá pra passar da def. Em uns pré-casts menos focados em segurar tudo e qualquer coisa, até dá pra passar, visto que parte do GvG envolve exatamente dar uma chance pra tag que perdeu de frente virar isso passando da porta da que ganhou. Mas isso só é possível pq os planteis são focados em GvG e não em pré-cast tipo o da Vendetta. Então o GvG é mais um lance de deixar todo mundo em pé de igualdade, e, sinceramente, é bem divertido.

2) Tem poucos clãs jogando. Atualmente, ativos no cenário tem Void, ICG, Crowz, BE, Cangaceiros do Sertão, Pluto e tem o projeto do Rikardin que logo mais deve começar a subir. Isso são 7 clãs. Mesmo se tirar o G5 da conta que é da Vendetta, são 7 clãs brigando por 9 castelos, e essa competitividade não é tão legal assim. Se tivesse uns 18 clãs jogando, ia ser inevitável da galera se trombar nos 10 castelos da TE eventualmente, e ai o pau ia quebrar mesmo no estilo full treta. Eu até acho que isso seria mais interessante, mas enquanto a gente fica mais ou menos nesse número de menos de 1 clã por castelo, acho que o modelo de GvG é mais adequado mesmo. Outro jeito de resolver isso é a WP fechar o Feudo de Gloria SUHAUSHASUA, dai ia ser full treta tbm pq ia sobrar só 5 castelos e talz.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
Em 3/17/2022 em 3:45 PM, noyako disse:

passando pra deixar ????? no guia obviamente. quando comecei a jogar TE sofri pra achar guias, saiba q teu guia, koku, vai ficar como boa referência por aqui ahskjahskajhs parabéns pela dedicação ❤️

muito obrigado ❤️
é difíicil as pessoas compartilharem cosias sobre WoE mesmo, então sempre que bate a inspiração eu tento fazer algo SUHAUSHA

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...