Jump to content

[Guia] Cavaleiros Rúnicos de Sopro do Dragão por Dokaxi Afterlife


Recommended Posts

image.png.b3a2cf0d33cdd413b78569f333458a1c.pngimage.png.65a1e73034a1fd02956eb49929599f7e.png

[Guia] Cavaleiros Rúnicos de Sopro do Dragão

Bem-vindo ao guia! Nesse tópico, irei detalhar como funciona a build de Sopro do Dragão, mecânicas de funcionamento, recomendações de equipamentos e consumíveis, runas e filosofias diferentes de como se adaptar à realidade atual do jogo.

Para os básicos do funcionamento da build de sopro, eu gosto de dividir o tema em 4 seções:

1 – Dano

2 – Composição de tempo de conjuração

3 – Pós conjuração e importância da velocidade de ataque

4 – Resistencia e Runas

 

Então, vamos por partes

 

1 – Dano

 

A fórmula atual do dano do sopro do dragão é a seguinte:

 

[(CurrHP ÷ 50) + (MaxSP ÷ 4)] × (SkillLv × BaseLv ÷ 150) × (95 + DragonTraining_Lv × 5)% × (100 + Ranged Damage Modifiers)% x (Elemental Modifiers)%

 

Lembrando que os Elemental Modifiers que entram no final da formula se referem apenas a modificadores elementais concedidos pela tabela de propriedades, ou seja, a efetividade dos elementos fogo ou água em cima de elementos diferentes, temos uma formula que pode ser dividida em 2 “pilares” principais, para facilitar a didática, o dano base e o dano de multiplicador final, ou seja, para obter o maior dano possível, é interessante que haja um equilíbrio entre as duas coisas.

O dano base ou primeiro pilar vai escalar com seu HP atual e SP máximo e o multiplicador da habilidade, que vai escalar com itens que especificamente aumentam o dano da habilidade (como por exemplo Dragonete e Manto de Fafnir), o outro lado da fórmula ou segundo pilar é escalado com itens de multiplicador de dano à distancia. Vale lembrar que essa última variável inclui única e exclusivamente dano físico a distância, não entram nessa fórmula itens que deem dano físico da arma em %, dano físico em números absolutos, dano elemental, racial ou de tamanho.

A habilidade também tem como propriedade desconsiderar totalmente a defesa do alvo e as penalidades de tamanho (visto que o ataque da arma não é fator dentro dessa fórmula), mas atente-se, caso você esteja planejando montar um Cavaleiro Rúnico para Guerra do Emperium ou PVP, o dano pode ser reduzido por equipamentos que reduzam o dano de humanóides e dano de fogo ou gelo.

 

2 – Composição de tempo de conjuração

O tempo de conjuração (cast para os mais íntimos) da habilidade ocorre em duas etapas:

0,5 segundos de conjuração fixa

2,0 segundos de conjuração variável

Existem caminhos diferentes para lidar com a conjuração da habilidade, tudo depende da filosofia de jogo que o jogador quer aplicar, e um pouco da disponibilidade de recursos, pois como irei explicar na parte de recomendação de equipamentos, alguns itens relacionados a esse tópico podem ser bastante caros.

Para lidar com a conjuração fixa, não tem saída, é possível apenas reduzir por equipamentos. Existem equipamentos que a reduzem em números fixos (como botas temporais DES) e outras que reduzem em porcentagem (como armadura eclipse), mas lembre-se, caso você esteja reduzindo em porcentagem, somente o maior valor de redução em porcentagem vai prevalecer, eles não se somam, porém, reduções de fixo por números fixos se somam. A minha recomendação é que jogadores que querem jogar com o personagem IC completo reduzam o tempo de conjuração fixa por completo usando equipamentos de redução de fixa em número fixo, e aqueles que estão pretendendo jogar com sobra de conjuração para travar a animação reduzam em 70% (sobrando 0.15 segundos de fixo).

Para lidar com a conjuração variável, existem duas formas, as reduções em % por equipamentos e reduzir por atributos, pela fórmula universal de redução de conjuração variável do jogo, que é a seguinte:

DES x 2 + INT = 530

Ou seja, quando a soma do dobro da DES com a INT der 530, isso resultará em 100% de redução de conjuração variável.

A redução de variável por atributos é a mais recomendada, já que você não vai precisar sacrificar equipamentos de dano para colocar itens de redução de conjuração, e a classe possui muitos recursos disponíveis para isso.

Caso o jogador opte por jogar em IC completo, após reduzir o fixo em 0,5s, o jogador também vai ter que alcançar 530 nessa fórmula, para isso, é recomendado investir em equipamentos que alimentem essa formula e o uso de consumíveis, como as comidas de +20 de atributos, pergaminho da bênção, buff vip também ajuda etc.

Caso o jogador esteja optando por jogar com sobra de conjuração, existem duas filosofias possíveis, a primeira é reduzir 70% do fixo com equipamentos ou reduzir 0,2 segundos usando o Elmo de Fafnir e 50% usando as Grevas de Platina e posteriormente reduzir 100% de variável usando a fórmula de atributos, mas existem casos onde o jogador pode não ter acesso aos itens que reduzam o fixo em %, a saída pra esse caso seria reduzir toda a fixa em números fixos (usando itens acessíveis, como uma bota temporal DES mais simples) e manter a formula da conjuração variável em um número entre 445 e 460, o jogador pode ir controlando e testando com diferentes combinações de consumíveis e talvez a introdução de algum equipamento com redução em % de variável, mas apenas para aperfeiçoar, mas isso tem o custo de deixar o jogador vulnerável a skill de slowcasting soltada por alguns MVPs, como Bispo Decadente, Belzebu, etc.

Ao utilizar o item Lança Soberana em conjunto com o Elmo de Fafnir acontecerá a redução de 70% em cima de 0,3s de conjuração fixa restante, sobrando assim a conjuração de 0,09s. Esse tempo é bastante curto e para a modalidade de skip de animação vai dificultar bastante o encaixe do skip, podendo ser necessário o uso de VPN de rota para reduzir o ping para níveis bem mais baixos.

3 – Pós conjuração, importância da velocidade de ataque e filosofias de funcionamento

A habilidade possui 2,0 segundos de pós conjuração (ou seja, o atraso entre uma habilidade e outra), portanto, para melhorar a performance, é necessário reduzir esse tempo com o uso de equipamentos, que muitas vezes podem ser bastante caros.

Para jogadores iniciantes, que estão ingressando agora na classe e não possuem muitos recursos, enquanto estão na fase de upar o char, qualquer redução acima de 50% (que é de fácil obtenção com equipamentos mais simples) já vai te ajudar bastante, para jogadores em endgame que estão buscando performance, é necessário reduzir a pós conjuração por completo, vale lembrar que existe um bug na mecânica de pós conjuração do jogo e a pós só será totalmente eliminada se o jogador possuir qualquer valor maior do que 100%, se bater 101 ou superior já está certo.

Quando a pós conjuração estiver eliminada, o jogador vai precisar subir a velocidade de ataque do personagem ao máximo para lidar com a animação entre um sopro e outro, isso vai ajudar tanto os jogadores que jogam soprando “parado” quebrando a animação quanto os que jogam de IC completo (a animação quebra com mais facilidade ao fazer kiteback em altos valores de velocidade de ataque).

O jogador que opta por jogar em IC completo deve dominar a técnica de kiteback (quebrar a animação de cada sopro clicando em uma célula e logo em seguida soprar novamente), as vantagens principais do kiteback são: Manter o controle de movimentação máximo enquanto causa dano, podendo assim evitar danos físicos desnecessários e consequentemente aumentar a consistência do dano (por não estar perdendo hp), a “desvantagem” é a demanda de tempo para treinar a técnica de kiteback a ponto de obter um alto spam sem engasgos, mas é questão só de pegar a memória muscular para isso.

O jogador que opta por jogar com sopro com cast sobrando vai precisar acertar o timing do click para quebrar a animação e tentar ao máximo não engasgar na hora de soprar, a desvantagem desse modo de jogo é a sujeição de ter menos consistência de dano por sopro por estar sempre em contato direto com o monstro que está matando, porém essa forma de jogo tem uma facilidade muito maior em spam do que a de kiteback, exige menos prática para masterizar.

4 – Resistência e Runas

O primeiro questionamento que surge quando se fala em resistência em Cavaleiros Rúnicos é: Precisa usar escudo?

A resposta é não, você não precisa usar escudo, você pode usar se você sentir mais confortável assim, mas é totalmente possível construir uma resistência muito alta sem usar escudo usando alguns equipamentos específicos runas, e alguns consumíveis específicos, dessa forma é completamente possível (e viável) fazer uma build usando espada de duas mãos.

E como funciona a defesa física?

A defesa física funciona em cima de dois tipos de defesa, a defesa leve (aquela que é concedida por atributos como VIT, FOR, e AGI), essa subtrai os danos de forma fixa em números absolutos, e a defesa pesada, que é a obtida por equipamentos, que reduz o dano recebido em % de acordo com o gráfico abaixo:

image.png.510fd9dce95b802f0a67219ce5edbc3c.png

(Fonte: Browiki)

 

Ou seja, a partir de 500 de defesa pesada, o personagem já está reduzindo 50% de dano físico recebido.

Considerando que a runa Hagalaz concede 150 de defesa pesada, juntando com o set diadema e echarpe do paraíso que oferece 200, nesses dois equipamentos o jogador já tem 350 de defesa física, que serão dobrados com o uso do item Pergaminho de Assumptio em Grupo, isso significa 700 de defesa pesada, que estará reduzindo quase 60% do dano físico recebido, isso com apenas a runa e esse set especifico, mas existem outros itens que vão subir ainda mais essa defesa física, como o Escudo da Deusa (item de visual sombrio), a defesa própria das armaduras, etc.

E como funciona a defesa mágica?

Similar à defesa física, a defesa mágica possui a defesa magica leve e a defesa magica pesada, a leve obtida por atributos como por INT, DES e VIT, que reduz o dano por subtração, e a defesa magica pesada, que é fornecida pelos equipamentos, reduzindo o dano magico em % de acordo com o gráfico:

image.png.38dc006c268e645c43d79453e5c90454.png

(Fonte: Browiki)

 

E é aqui onde o Cavaleiro Rúnico brilha em questão de resistência. A Runa Hagalaz fornece, além dos 150 de def pesada, 150 de defm pesada, somente essa runa já é capaz de reduzir mais de 50% de dano magico, mesmo contando com uma possível penalidade de 50 pontos em defm da carta Tao Gunka caso o jogador a esteja utilizando, itens como o set do diadema e Echarpe do paraíso vai fornecer 25, Escudo da Deusa (equipamento sombrio) com refinamento +10 fornece 10, já vão te oferecer mais de 50% de redução de danos mágicos.

Portanto, é completamente possível construir uma resistência a danos físicos e mágicos sem a dependência de um escudo para isso, consequentemente abrindo a possibilidade de desfrutar das vantagens de usar espada de duas mãos (alta facilidade de obter velocidade de ataque pela habilidade Rapidez com Duas Mãos) e possibilidade de usar a arma Bastarda Ancestral, que irei citar na parte das recomendações de equipamentos.

É claro que se o jogador preferir, ele pode usar um escudo com outra configuração de equipamentos caso prefira, isso vem muito de preferencia pessoal de cada jogador.

É necessário usar sustain (itens de regeneração de hp/sp)?

Depende, é necessário ressaltar que todos os itens de sustain automaticamente significam sacrificar parte do dano do seu personagem, caso o jogador esteja pensando em jogar modos não competitivos, como exclusivamente instancias, não há problema em utilizar itens de sustain se estiver disposto a ter uma performance menor e se sentir confortável jogando dessa maneira, mas, caso o jogador esteja focado em modos mais competitivos como MVPs gerais e Cheffenia, a minha recomendação é focar 100% no dano, as disputas de MVPs estão bastante acirradas nos dias de hoje com o sistema de aura verde e a única forma de obter uma performance eficiente contra MVPs de aura verde é tendo o dano muito elevado, o problema com sustain em aura verde é que a mecânica de sustain depende do dano que você causa para regenerar seu HP/SP, tendo em vista que o jogador já sacrificou grande parte do dano para utilizar sustain e vai ter o dano reduzido em 90% contra os MVPs de aura verde, é muito provável que ele acabe tendo uma regeneração muito insatisfatória e consequentemente um dano muito insatisfatório, é inevitável se frustrar com essa situação, nas recomendações de consumíveis vou passar por itens que suprem a falta de sustain por um preço relativamente acessível.

Quais runas devo usar?

12733.png - Runa Hagalaz

Efeito: Consome 25% do HP na ativação, aumenta a DEF e DEFM pesadas de acordo com o nível de classe, na seguinte fórmula:

[(Nível de Classe × Perícia em Runas) ÷4]

No nível de classe 60, o bônus será de 150 de DEF e DEFM pesadas.

Essa é a runa mais importante para essa build, ela deve estar ativa sempre, como já citado no guia, ela faz uma diferença imensa na resistência do personagem e ao mesmo tempo garante imunidade completa a congelar e petrificar, seu efeito pode ser potencializado com o buff Assumptio, que pode ser obtido via consumíveis.

12729.png -  Runa Othila

Efeito: Aumenta o ataque físico e aumenta a velocidade de ataque

O bônus de velocidade de ataque funciona na seguinte fórmula:

[4 × (100 − velocidade de ataque por equipamentos)%]

Runa extremamente importante para elevar a velocidade de ataque, recomendo usar sempre.

12726.png- Runa Raido

Utilizar em conjunto com o Elmo de Fafnir. Durante sua ativação, o jogador fica imune a empurrão por 30 segundos.

12725.png -  Runa Nauthis

Efeito: Regenera 25% do HP, remove e garante imunidade a efeitos negativos por 1 minuto, recarga de 120 segundos.

Essa runa é extremamente importante para uso situacional, você pode inclusive usá-la para descongelar caso a runa Hagalaz tenha caído e você não tiver tido tempo de renovar, se acabar congelando, ative a Nauthis e você vai se descongelar automaticamente.

 12727.png - Runa Berkana

Efeito: Invoca de 2 a 4 escudos, cada escudo tem 1000 de HP e ao ser atingido, sempre reduzirá a zero o dano que seu personagem leve, mesmo que esse dano seja superior ao HP do escudo, recarga de 60segundos.

Ótima runa para usar em cima do terremoto do ifrit por exemplo, pode te garantir a sobrevivência sem o gasto de consumíveis de HP, mas muito cuidado pois a recarga é alta, e dentro de um ambiente de cheffenia você vai estar sujeito a danos altos a todo momento, não confie sempre nessa runa para a sua sobrevivência nesses casos. Não é recomendado o uso caso o jogador utilize o item Elmo de Fafnir, o efeito do Milagre das Runas reduz o dano a distância em 50%.

12730.png -   Runa Uruz

Efeito: Regenera 60 de SP a cada 10 segundos

Ajuda com o rendimento do SP, pode ser útil em níveis mais baixos, mas como é necessário ter uma boa administração de peso, não acho que vale a pena carregar muitas dessa runa consigo.

Sugestão de ordem de distribuição de atributos durante a fase de up

Enquanto o jogador está na primeira fase de up, ou seja, antes de renascer, é interessante upar com foco em FOR/VIT/AGI/DEX e um pouquinho de INT (para ajudar no SP) para pegar nível 99 de cavaleiro de forma tranquila. Nessa parte não tem muito segredo, é só ir investindo os pontos nesses atributos de acordo com as necessidades do personagem. Segue uma sugestão de build final de Cavaleiro:

image.png.a0f7a17666f05275cfd063109de0a375.png

Feito isso e renascido com o personagem, o jogador passa a mudar o foco de seu up. A idéia principal é obter o requisito necessário para atingir o efeito de redução de 0,5s de conjuração fixa das botas temporais logo quando virar Cavaleiro Rúnico, portanto o foco principal enquanto for Lorde será DES, colocando um pouquinho de VIT e INT para ajudar no HP e SP. A sugestão de distribuição de atributos para lorde é a seguinte:

image.png.a78b04d475211615ba195358ef2267f2.png

Para progredir no up, é ideal que durante a fase de up de espadachim T o jogador utilize alguns consumíveis para suprir a falta de atributos em FOR e AGI, como o 23899.png bolinho divino ou buff vip, 13284.png churrasco de selvagem, 23047.png Bênção de Tyr e se tiver a disponibilidade desse item, a 12418.pngPoção do Furor Físico ajuda bastante, mas esse item é bastante caro e é possível upar tranquilamente sem.
Ao se tornar Lorde, seu próximo passo será desbloquear a habilidade 8218.png Perfurar em Espiral o mais cedo possível. Essa habilidade depende pouco da FOR do personagem e muito do peso e ataque da arma e causa dano a distancia, tornando esse up bem tranquilo. O jogador pode optar por itens como:
1484.png- Pilares: A lança com o maior peso disponível para a classe, facilita bastante o up porém é de duas mãos, não permitindo usar escudo. É interessante o uso da carta Esqueleto Arqueiro nessa arma.

1422.png- Lança de Caça: Peso um pouco inferior à Pilares, mas é uma lança de uma mão e te permite usar escudo. Recomendável o uso de carta Esqueleto Arqueiro.

1189.png- Krasnaya: Essa arma possui peso inferior às duas anteriores, porém possui 3 slots e se o jogador equipar 3 cartas esqueleto arqueiro ela se torna a arma com o maior dano possível pra espiral, garantindo hit kill em todos os monstros da rota de up

Lembrando que é muito importante o uso dos conversores elementais 12115.png12114.png12116.png12117.png para auxiliar o personagem a dar hit kill com espiral.

Após pegar nível 99 de base e 70 de classe, o jogador vai fazer a quest de mudança de classe e se tornar Cavaleiro Rúnico. Uma sugestão de primeiro foco pode ser fechar os 120 de DES. Mesmo que o jogador esteja com a ideia de usar as Grevas de Platina, para início de fase de up pode ser interessante o uso das Botas Temporais pelo motivo das Grevas só terem real impacto após adquirir os 2 sopros em nível maximo e a conjuração variável do personagem em níveis baixos fica bastante sofrível, então é bem interessante remover toda a fixa principalmente nesse início. Alternativamente pode se usar as Botas Gráceis Físicas. Após isso, seu próximo foco deve ser VIT e INT até atingir o alvo desejado de cada atributo, após isso investir em AGI (velocidade de ataque é o ultimo foco da build, já que não é tão relevante para fases de up). Sugestões de atributos para builds finais estarão no final do guia.

Sugestão de ordem de distribuição de habilidades durante a fase de up de classe 3 deve seguir a seguinte ordem de prioridade:

1 - 2007.png Adestrar Dragão em nível 5 deve ser sua primeira prioridade, antes de pegar qualquer nível de Sopro de qualquer elemento, já que ele escala o dano da habilidade e em níveis baixos diminui o dano.

2 - 2008.png Sopro do Dragão em nível máximo, costumo aconselhar o elemento Fogo como primeira prioridade pois nas rotas de up mais tradicionais ele será suficiente para a rota inteira, principalmente para aqueles que vão upar no evento dos Mapas Especiais, onde o elemento fogo predomina e é suficiente para todos os mapas.

3 - 2009.png Rugido do Dragão* em nível máximo se o jogador já tiver o Manto de Fafnir para ativar o efeito de escala de dano da habilidade, do contrário deixar como última prioridade.

4 - 5004.pngBafo do Dragão em nível máximo, não só por motivos de ter a habilidade para ter o outro elemento mas também pelo fato de que a esse ponto o jogador já vai estar passando da etapa mais inicial do up e, caso tenha optado pelo uso das Grevas de Platina terá melhor ativado o efeito de bônus em todos os atributos.

5 - 2010.png Perícia em Runas, por último mas não menos importante. A runa mais importante para a classe, a Hagalaz escala com nível de classe, portanto só é relevante pegar essa habilidade em níveis mais altos de classe.

* Caso o jogador não tenha aprendido o Rugido do Dragão após aprender Perícia em Runas, ele será sua próxima habilidade a ser aprendida.


Equipamentos

 1 – Equipamento para a cabeça – TOPO

400177- Elmo de Fafnir: Opção principal para builds focadas em dano. Pode ser utilizado em conjunto de Grevas de Platina com a habilidade Arpão aprendida em nivel 5 para resultar em 0,15 segundos de conjuração fixa. É possível utilizá-lo em conjunto com Lança Soberana, porém dificulta um pouco a quebra de animação.

19116.png - Dragonete de Fogo: Opção secundária para dano, pode ser utilizada em builds de custo mais baixo.

400006.png - Cocar do Orc Herói: Pode se tornar uma opção muito importante para builds voltadas a GdE, usando o resto dos itens de combo com o hat para a ativação de Aura Sagrada, em certas situações dentro do cenário de GdE pode ser a diferença entre a vida e a morte. A acessibilidade do item é fácil nos dois servidores, o item é adquirido via venda direta na loja de ROPS de forma sazonal e pode ser craftado com itens na Cheffenia.

19296.png - Chapéu Chique com Pena: Em refinamentos +14 ou superior, pode se tornar uma opção para builds alternativas pelo efeito de redução de conjuração fixa, além disso ele concede um pouco de dano a distância. A acessibilidade do item sem refino é fácil, porém em refinos altos onde ele vai funcionar não, ele encarece bastante, o item pode ser adquirido por ticket de promoção e craftado na Cheffênia.

19379.png - Quepe do General: Pode se tornar útil em builds alternativas, ótimo fator de redução de pós conjuração pode ajudar a fechar a pós conjuração sem o uso de carta Kiel, tem um bônus interessante de dano a distância porém é bastante inferior ao Dragonete na questão de dano. A acessibilidade desse item é extremamente difícil nos dois servidores, como ele é um item de uso principal de muitas builds como Doram de chilique, o preço dele é bastante elevado, pode ser conseguido apenas por ticket de promoção.

19172- Miniatura da Papisa: Opção farmável que reduz até 30% de pós conjuração, excelente para builds de baixo custo. Pode ser obtida na instância da Edda Arrunafelts.

400287.png- Capacete da Intensificação: Opção alternativa que ajuda na pós conjuração, possui bonus interessante de HP e SP que ajudam um pouco no dano e efeito de resistencia a monstros normais e chefes +20%. É uma opção viável, mas em questões de dano final fica inferior a dragonete.

5965.png- Chip E.X.C: Opção farmável, faz conjunto com os diagramas dos equipamentos E.X.C, garante ótimos bonus para a build quando combinado com A-Hp e C-Mental. O item reduz 70% da conjuração fixa e pode viabilizar uma build de baixo custo que possa usar botas diferentes das botas temporais caso o jogador queira utilizar algo diferente. O item pode ser fabricado com moedas da Ordem dos Exploradores.

5584.png18652.png19404.png - Chifres Majestosos Malignos / Elmo de Vanargrandr / Chapéu de Rideword – Opções para fase de up, oferecem sustain de HP e SP, muito fáceis de serem usados. A acessibilidade dos três é relativamente fácil nos dois servidores.

400477.png-Ferramentas Agrícolas: Opção para a fase de up, funciona melhor em níveis baixos. A acessibilidade desse item é fácil e pode ser craftado pela Ordem dos Exploradores gratuitamente.

1.1.2 – Equipamento para a cabeça (meio)

410233.png- Selo de Loki: Pode se tornar uma das melhores opções para dano final quando encantado com bonus aleatórios de SP flat, sendo bem aproveitado com o uso da Armadura de Fafnir por conta do multiplicador de SP da armadura.

19446.png- Curativo YSF01: Item recomendado para builds que focam em qualidade de vida e facilidade de fechar a velocidade de ataque, o bônus de HP é ótimo e te permite usar Manto do Herói para otimizar o dano ou Ombreiras da Glória para pós conjuração no baixo, pode ser slotado. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores, a obtenção desse item é via venda sazonal na loja de ROPS, a versão slotada pode ser obtida por meio de Desentupidor.

19455.png - Diadema do Paraíso: Item para ser usado em conjunto com Echarpe do Paraíso. Atualmente a melhor opção para builds focadas em dano e em resistência, o conjunto dos dois itens fornece muita VIT, HP, DEF e DEFM, o Diadema pode ser slotado. Recomendado para builds montadas onde a pós conjuração fecha sem precisar usar itens específicos no equipamento para a cabeça (baixo). A acessibilidade desse item é fácil nos dois servidores, o item é adquirido via venda direta na loja de ROPS de forma sazonal, e a versão slotada é adquirida usando o item desentupidor.

 19495.png- Asinhas Discretas: Equipamento de meio muito bom para uso geral, concede +10 em todos os atributos e ainda possui slot. Os conjuntos com itens de Diabolus não são muito benéficos, mas fica a critério do jogador se ele achar que vale a pena algum deles. A acessibilidade do item é média nos dois servidores, a forma de obtenção desse item é via ticket de promoção, porém com chances relativamente altas em comparação com outros itens.

19452.png - Ornamento Divino: Pode ser encontrado em versões com ou sem slot, no geral esse item pode ser usado para completar a pós conjuração pelo efeito dele a cada 18 pontos de AGI base e aumentar a velocidade de ataque pelo efeito a cada 18 pontos de DES, esse item não proporciona nenhuma vantagem para o dano do seu personagem. A acessibilidade desse item é média na versão sem slot e difícil na versão slotada, a versão sem slot é vendida sazonalmente na loja de ROPS e a versão com slot é obtida com desentupidor, porém por ser um item extremamente meta para builds de Arcebispo, o preço dele costuma ser bastante elevado.

19313- Diadema de Contas: Opção gratuita que pode ser conseguida no evento das Falquírias, pode ser encantado com Mira Apurada 2 e 1 (as duas pedras), dessa forma é bem viável para ser utilizado em conjunto com Pó de Fada e ajudar a reduzir a pós conjuração em builds de custo mais baixo.

1.1.3 – Equipamento para a cabeça (baixo)

420210.png- Selo de Ouros: Faz conjunto com Selo de Loki, garantindo bonus de dano a distancia. O item pode ser encantado com bonus aleatorios e um desses é de dano a distancia, sendo recomendável o jogador encantar esse item com esse efeito.

420112- Manto do Herói: Excelente opção para dano, recomenda-se que seja utilizado em conjunto com Curativo YSF01, pois esse conunto oferecerá 30% de HP máximo e ainda por cima terá as qualidades de velocidade de ataque do curativo. Pode ser encantado, é recomendável o encantamento ou de ASPD+1 ou de Conversão de SP.

19381.png - Echarpe do Paraíso: Item de conjunto com o diadema do paraíso, a explicação do Diadema vale para esse. A acessibilidade desse item é fácil nos dois servidores, ele é obtido por ticket de promoção, mas com uma chance de obtenção relativamente alta.

420028.png - Ombreiras da Glória: Ótima opção para fechar a pós conjuração, esse item pode receber um encantamento. A acessibilidade desse item é média nos dois servidores, ele é obtido via ticket de promoção.

420093- Manto da Herança: Excelente opção para dano, muito boa para ser utilizada em conjunto com Curativo YSF01, possui bonus de HP menor que o Manto do Herói porém oferece ótimo incremento no SP.

18536.png - Rabo de Gato: Recomendado para builds alternativas, que estão usando metodologias “quebradas” para reduzir a conjuração fixa. A acessibilidade desse item é fácil nos dois servidores, vendido de forma sazonal na loja de ROPS.

420252- Pires ilusional: Item para switch, permite o uso de Rapidez com Lança quando usado em conjunto da Bardiche Ilusional, os 2 itens podem ser switados para seu baixo padrão e lança soberana e manter o efeito de rapidez com lança.

31569.png - Fone Descolado: Opção mais barata que as Ombreiras para reduzir a pós conjuração, ele reduz o custo de SP das habilidades em 5% regenera 5 de SP ao derrotar um monstro, pode ser útil em níveis mais baixos.

1.2 – Cartas para equipamento para a cabeça

4403.png- Carta Kiel D-01: A melhor opção sem sombra de dúvidas, a carta dispensa comentários, capaz de viabilizar uma infinidade de builds, não só de Cavaleiro Rúnico. A acessibilidade dessa carta é muito difícil no servidor Valhalla e média no servidor Thor, durante períodos promocionais como a Black Friday essa carta é vendida na loja de ROPS do servidor Thor exclusivamente.

4403.png- Carta Kiel D-01 Selada: Metade do efeito da Kiel original, pode ser usada em certas builds se o jogador não tiver recursos ainda para a original, mas não recomendo coloca-la em equipamentos que sejam muito caros, afinal removê-la é bastante caro. A carta está disponível apenas no servidor Thor e é vendida sazonalmente na loja de ROPS.

4403.png - Carta Isaac: Reduz a pós conjuração em 5%, vai muito bem em builds com outros itens de redução massiva de pós conjuração, pode ser a porcentagem que falta para fechar o valor desejado. A acessibilidade desse item é fácil nos dois servidores.

2 – Armaduras

15405.png- Armadura de Fafnir: Opção principal para dano, proporciona o maior potencial em dano final do jogo por ter 50% de  multiplicador de SP que conta bastante pesado na fórmula de dano do sopro, além dos bonus gerais de dano na habilidade, dano a distancia e multiplicador de 50% de HP.

15191.png - Armadura da Khalitzburg: Armadura para builds focadas em dano e que preferem ter o bonus de HP da carta Tao Gunka, exige refino de pelo menos +12 para valer a pena pelo multiplicador de dano à distância. A armadura não é indestrutível, então é altamente recomendável usar o conjunto de visuais sombrios indestrutível, para torna-la indestrutível em batalha. A acessibilidade dessa armadura é fácil nos dois servidores, ela é vendida sazonalmente na loja de ROPS.

15206.png- Armadura Tatenashi: Recomendável com carta RSX e alto refino (minimamente +12, recomendado +14), opção alternativa de armadura que pode ser utilizada para conseguir um bonus bem alto de HP ao mesmo tempo que pega imunidade a empurrão e não pega a penalidade de DEFM da carta Tao Gunka.

15407.png - Armadura do Cavaleiro Branco: Muito boa opção para fechar a pós conjuração, essa armadura oferece bastante redução, além do fato de ativar vigor permanente se estiver refinada em +10 ou acima, o que pode ser muito útil em várias situações. A acessibilidade desse item é média nos dois servidores, a obtenção dela é via ticket de promoção.

15374.png- Armadura Eclipse: A armadura fornece fator de redução de conjuração fixa em 70%, o que pode ser usado para a viabilização de builds com sobra de conjuração e sopro quebrando animação, os efeitos de HP e SP dela também ajudam. Para builds focadas em IC completo, não é uma boa opção, o efeito dela não vai passar de uma versão melhorada da Couraça de Boitatá. A acessibilidade dessa armadura é difícil nos dois servidores, a obtenção dela é via evento de refino, onde é necessário refinar a Armadura Eclipse Desgastada para +12 e trocar pela Armadura Eclipse +0, fazendo com que o trabalho de refinar essa armadura seja duplo, encarecendo muito o item.

15041 - Couraça de Boitatá: Ótima opção para iniciantes, a armadura é indestrutível, dá um bônus de HP. 

15376- Colete Ilusión A: Opção que oferece possibilidades de inserir diferentes módulos que podem fazer com que esse item se encaixe muito bem em sua build. É possivel adicionar por exemplo 2 módulos S-Tiro que no refino +9 adiciona 7% de dano a distancia cada um e um módulo U-Pós que no refino +9 reduz 15% de pós conjuração, se tornando uma opção hibrida entre aumento de dano e incremento na redução de pós conjuração para aqueles que estão precisando Além disso, é possível combinar esse item com o Motor Ilusión B e obter 15% de redução de pós conjuração. O item tem acessibilidade fácil e pode ser conseguido de maneira gratuita nas quests do episódio 17.1.

15128.png - Colete E.X.C: Ótima opção para iniciantes, usando essa armadura com 3 diagramas de A-Hp é possível ganhar um ótimo bônus de HP, e ainda é possível fazer conjunto com o Motor E.X.C e pegar -20% de pós conjuração. A acessibilidade desse item é virtualmente gratuita nos dois servidores, o próprio jogador pode fabricar e encantar esse item nas quests de Verus, porém às vezes vale mais a pena comprar pronto pois não é um item caro.

15238.png- Cota do Dragão Maligno: Boa opção para up, oferece sustain de HP leve e um bom sustain de SP, boa para usar em conjunto de outros itens de sustain de HP. Recomendo somente para up. A acessibilidade desse item é média em refinos até +9 e mais difícil em refino +12 em ambos os servidores, a obtenção desse item foi feita via evento de Use e Ganhe.

15046.png- Placa de Cerco: Armadura exclusiva para jogadores de GdE, o conjunto de Cerco está, de certa forma, ultrapassado, mas muitos jogadores ainda tiram proveito dele, essa armadura pode ajudar. A acessibilidade desse item é muito fácil nos dois servidores.

450052.png- Nobre/ilustre/Grácil Traje Draconiano: Opção gratuita que pode ser craftada nos episodios 16.1, 16.2 e 17.1, pode ser utilizado como armadura de entrada para conhecer a classe. Precisa ser usada em conjunto de 490019.png480018.png470020.png capa, bota e anel Nobre/ilustre/gracil.

2.2 – Cartas para a Armadura:

4403.png- Carta Tao Gunka: A melhor opção para ser utilizada, dispensa comentários o quanto 100% de HP é benéfico para essa build, tanto em questões de dano quanto em questões de resistência. A penalidade de 50 pontos de DEF e DEFM é facilmente contornável por meio de outros equipamentos. A acessibilidade dessa carta é difícil no servidor Valhalla e média no servidor Thor, essa carta é vendida por ROPS de forma sazonal exclusivamente no servidor Thor.

4403.png- Carta RSX 0806: Exclusivamente para ser usada em conjunto com a Armadura Tatenashi. A acessibilidade da carta é difícil em ambos os servidores, podendo ser obtida apenas por drop.

4403.png- Carta Helmut: Opção de custo baixo, interessante para ser utilizada com o Colete Ilusión. Pode ser conseguida gratuitamente no evento Caçada Real.

4403.png- Carta Mamute Rochoso: Oferece bônus de HP e DEF física, porém exige bastante refino para funcionar. A acessibilidade é fácil, podendo ser obtida por álbum magico de cartas.

4403.png- Carta Solidificador Ominoso: Excelente bonus de HPe DEF para builds de baixo custo.

4403.png - Carta PecoPeco: A velha amiga de qualquer jogador old times, dispensa comentários. A acessibilidade é muito fácil, podendo ser obtida por velho álbum de cartas, mas normalmente essa carta é vendida a valores praticamente simbólicos em Prontera.

4403.png- Carta Celacanto Cruel: Pode ser usada em builds alternativas, com o foco em resistencia magica máxima. A acessibilidade dessa carta é extremamente difícil no servidor Valhalla e média no servidor Thor, a carta é vendida na loja de ROPS de forma sazonal exclusivamente no servidor Thor.

 4403.png- Carta Polvo Gigante: Pode ser usada em builds alternativas 4fun, dá um bônus de 12% de HP e habilita esferas d’água. A acessibilidade dessa carta é fácil em ambos os servidores, embora a única forma de obtenção dessa carta seja por drop, ela é tão inútil para builds em geral que costuma ser vendida a preços baixos.

3 - Arma

32007- Lança Soberana: Opção hibrida entre dano e sustain, possui um bonus bom de dano base e uma chance de ativação de sustain aceitável, com a desvantagem de aumentar consideravelmente a dificuldade de fechar a velocidade de ataque. Uma vantagem que essa arma tem é reduzir a conjuração fixa em 70% permitindo que o jogador tenha um pouco mais de liberdade em equipamentos por poder resolver a questão da conjuração fixa logo na arma para deixar no ponto certo para builds voltadas a skip de animação. Pode ser encantada em Malangdo, os encantamentos recomendados são os de Mira Apurada ou Anti Atraso caso o jogador esteja tendo muita dificuldade com a velocidade de ataque.

21058.png- Bastarda Primordial: Arma voltada para builds focadas em dano e principalmente focadas em lidar com a velocidade de ataque com a maior facilidade possível. Essa arma permite que o jogador possa se desatrelar de consumíveis que saem no Desencantar e portanto podem se recuperar dessa situação de forma mais rápida. Possui bons bônus gerais de HP, SP, dano a distancia e dano na habilidade.

600004.png- Bastarda Ancestral: Versão base da Bastarda Primordial, possui as mesmas características porém reduzidas no geral, mas pode ser utilizada tranquilamente, além do fato de poder ser equipada em nível 100, ao contrario da Primordial que requer nível 150.
16057.png- Clava de Oxum: Tanto essa como qualquer outra das maças do festival de Brasilis são viáveis, opção barata para builds que optam pelo uso de escudo. Lembrando que é necessário que esse item tenha o encantamento de mira apurada 10 para valer a pena o uso. Quanto aos 3 slots, o jogador pode optar por carta mosca caçadora se estiver usando como proposta de up ou arqueiro imortal se quiser ter dano.

1181.png- Tae Go Lyeon: Opção barata com a mesma função filosófica da Bastarda Ancestral, uma arma de duas mãos para dano e fechar pós conjuração, ela precisa de refinamento +9, sempre a utilize com duas cartas Arqueiro Imortal ou Esqueleto Arqueiro e duas pedras de Mira Apurada, ela pode ser encantado em Malangdo com moedas de classe A ou Ira do Deus do Mar. A acessibilidade desse item é extremamente fácil em ambos os servidores.

21050- Tae Go Lyeon Ilusional: Opção semelhante à Tae Go Lyeon porém um pouco melhor, pode ser farmada gratuitamente na Ilusão do Labirinto e faz conjunto com as Botas Ilusionais para formar um conjunto barato para dano no sopro.

16051.png- Maça da Valquíria Mágica: Item recomendado principalmente para builds de GdE, para que o jogador coloque 4 cartas de utilidade nessa arma e possa ser o mais versátil possível no campo de guerra. A arma também é comumente utilizada em builds com foco em sustain, com 3 cartas mosca caçadora e 1 drácula. A disponibilidade desse item é fácil nos dois servidores, a obtenção do item é via loja de ROPS sazonalmente.

13403.png - Espada Solar: Item recomendado para fase de up, deve ser usada em conjunto com outros itens que tenham regeneração de HP. A acessibilidade do item é fácil em ambos os servidores, sendo dropada pelo MVP faraó.

 

3.2 – Cartas para Arma

4403.png- Carta Arqueiro Imortal: Atualmente a melhor opção para dano. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores, ela pode ser conseguida no álbum magico de cartas.

4403.png- Carta Raydric Atirador: para fazer conjunto com a arqueiro imortal.

4403.png- Carta Esqueleto Arqueiro: Opção mais barata e semelhante à arqueiro imortal, mas com 2% a menos de bônus de dano a distancia. A acessibilidade dessa carta é extremamente fácil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Mosca Caçadora: Opção interessante para builds focadas em sustain, porém para um funcionamento bom dessa carta, é legal usar pelo menos 3 iguais. A acessibilidade dessa carta é relativamente fácil em ambos os servidores, mas no Thor está um pouco salgada para jogadores iniciantes.

4403.png- Carta Atiradora de Elite Cecil: Efeito muito semelhante à Mosca Caçadora, opção somente para jogadores que estão procurando “embelezar” o equipamento, essa carta possui a mesma característica da Mosca Caçadora de precisar ser usada em conjunto com outros fatores de sustain de HP para funcionar bem. A acessibilidade dessa carta é extremamente difícil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Atiradora de Elite Cecil Selada: Efeito muito semelhante à mosca caçadora, porém a conversão de HP é menor do que a da mosca caçadora, a única coisa em que ela supera a mosca é a chance de ativação, pode ser útil em builds especificas de sustain. A acessibilidade dessa carta é média e exclusiva do servidor Thor, sendo vendida sazonalmente na loja de ROPS.

4403.png- Carta Drácula: Opção para sustain de SP, em muitas situações demasiada e desnecessária, é possível regenerar SP com outras maneiras como encantamento de C.SP, aumentar o rendimento de SP com consumíveis e diminuir o consumo. Recomendada somente em casos onde o jogador realmente sentir que está precisando. A acessibilidade dessa carta é difícil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Drácula Selada: Praticamente o mesmo efeito e eficiência da drácula original. A acessibilidade dessa carta é média e exclusiva do servidor Thor, sendo vendida sazonalmente na loja de ROPS.

4403.png- Carta Charleston 03: Carta para uso em GdE, extremamente útil no ambiente de guerra. A acessibilidade é extremamente difícil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Mestre Ferreiro Howard: Carta para uso em GdE, efeito semelhante ao da Charleston. A acessibilidade é extremamente difícil em ambos os servidores.

4 – Escudo:

Apenas para builds que optam em usar escudo

460023- Escudo da Fênix - A melhor opção de escudo para a build, em seu refino +10 concede 30% de HP e SP, é o escudo de maior defesa física do jogo e oferece 30 de defesa magica, o que é bastante importante. O escudo possui 400 de peso o que pode atrapalhar na organização de peso do personagem, exigindo um pouco mais de otimização do jogador em seus consumíveis e recursos. O escudo é indestrutível o que é excelente.

460016- Escudo de Batalha: Opção similar ao escudo da Fênix porém inferior em todos os aspectos, tendo somente como função garantir 30% de hp e sp máximo. Escudo bem mais barato que o da Fênix, tem bom custo beneficio para builds de orçamento menor.

460046- Escudo de Carvão: Opção inferior em questão de dano quando comparado com Fênix e Batalha, mas com uma vantagem excelente em resistencia por ter 40% de redução de dano de todos os monstros e deixa o usuário imune a empurrão no refino +13, pode ser um substituto para o uso da Tatenashi. Item de acessibilidade média, vendido por rops diretamente.

28933.png- Escudo de Ferro: Opção similar ao escudo de carvão porém inferior em quase todos os sentidos, sua função principal é manter o usuário imune a empurrão.

28941.png- Escudo E.X.C: Boa opção para dano e resistencia, usando 3 diagramas A-Hp. A acessibilidade é virtualmente gratuita, mesma regra do colete E.X.C

28908.png- Escudo da Água: Opção barata, para ser usada em conjunto com Bracelete Suntuoso, muito boa para jogadores em early game para obter maior redução de pós conjuração.

28951.png- Escudo de Nero: Muito utilizado na cheffenia para se defender de Esferas d’água. Não o considero muito útil nos dias de hoje por causa do manto Fafnir, mas existem jogadores que gostam de usar. A acessibilidade é fácil em ambos os servidores.

460003 - Escudo de Penas: Opção interessante para builds que estejam carecendo de pós conjuração ou velocidade de ataque, e ainda por cima tem uma DEF de 150. A acessibilidade do item é média em ambos os servidores.

460000.png- Égide das Divindades: Escolha curiosa, mas muito funcional para completar a pós conjuração em certas builds. A acessibilidade desse item é difícil em ambos os servidores, a obtenção dele é via evento de refino, refinando o Escudo das Divindades para o +12 e trocando pelo Égide +0.

4.2 – Cartas para Escudo

300235.png- Carta Ovo de Formiga: A melhor opção para dano, esse bônus de SP entra muito bem n fórmula de dano do sopro.

300235.png- Carta Deniro Diligente ou Andre Diligente: Opção para quem prefere bônus de HP no slot de carta do escudo.

4403.png- Carta Alice: Escolha normalmente voltada para Corredor Fantasma, muito benéfica, mas tome cuidado com o debuff contra danos de monstros normais. A acessibilidade desse item é muito fácil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Cavaleira Khalitzburg: Ótima carta para uso geral, redução de monstros de tamanho médio e grande abrange a vasta maioria dos monstros do jogo.

4403.png- Carta Besouro Ladrão Dourado: Uma das melhores cartas do jogo (muitos a consideram a melhor), podendo praticamente tornar o personagem completamente imortal. A acessibilidade dessa carta é insanamente difícil em ambos os servidores e pode chegar a valores astronômicos.

5 – Capa

480084.png- Manto de Fafnir: Isso pode ser considerado um item divino, esse item é simplesmente fantástico, concede bônus de HP e SP (alimenta o dano base), bônus de dano a distancia e 100% de multiplicador no dano base, permite o uso de diluvio e vulcão, que aumentam o dano do sopro de gelo e fogo respectivamente em 20%, e como se isso tudo já não fosse suficiente, te concede 50% de resistência a danos de propriedade fogo e água, a única coisa que era um pouco chata antes desse item chegar era as Esferas d’água de certos MVPs. Problema resolvido. Esse item pode ser usado em muitas outras classes por causa da resistência a fogo e água. A acessibilidade desse item é média no servidor Valhalla e difícil no servidor Thor pela demanda maior nesse servidor, o preço dela está bastante salgado. A obtenção dele é feita via ticket de promoção.

20973.png- Mantos dos Espíritos: Opção barata, mas muito funcional, concedendo bônus de HP e pós conjuração, muito boa para jogadores iniciantes que estão com dificuldades com a pós conjuração. A acessibilidade do item é fácil em ambos os servidores.

2589.png- Asas de Arcanjo Caído: Opção atualmente barata que pode ser usada para obter dano a distancia com os encantamentos, pode ser utilizada com mira 4/3/3 para dano máximo ou com mira 4/2/1 e ser utilizada em conjunto com Pó de Fada e reduzir a pós conjuração. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores.

20933.png- Motor Ilusión B - Opção de custo baixo para ser utilizado em conjunto com o Colete Ilusión A, pode ter módulos inseridos e dos disponíveis para o colete, os mais interessantes são o de S-Rapidez que vão aumentar a velocidade de ataque em 6% e é possivel inserir 2, e o de U-Total que aumenta a resistência contra todos os  elementos, tamanhos e propriedades em 5%, apenas 1 desse pode ser inserido.

20773.png - Motor E.X.C: Opção barata, que faz conjunto com o Colete E.X.C, recomendado o uso com 3 diagramas de A-Hp. A acessibilidade do item é virtualmente gratuita, igual ao do colete.

20904.png- Bata de Etran: Opção para builds focadas em resistencia máxima a danos neutros, dificilmente vai ser melhor que Manto de Fafnir, mas existem jogadores que gostam de usar. Precisa ser usada com carta Deviling e refinada para +12 para funcionar, também garante imunidade a empurrão. A acessibilidade desse item é difícil no servidor Thor e média no servidor Valhalla.

480319- Relíquia Divina: opção alternativa para upar, oferece um pouco de sustain, resistência e atributos.

480018.png- Nobre/Ilustre/Grácil Capa Física - Opção de entrada gratuita.

5.2 – Cartas para capa

300426.png- Carta Crux Findel: A melhor opção para dano, pode ter seu efeito escalado se a capa estiver refinada em valores de +12 e +14.

4403.png - Carta Menblatt: Opção de custo baixo, oferecendo até 12% de dano a distância.

4403.png - Carta Guardião dos Mortos Kades: Carta muito popular para builds que focam em resistencia, mas seu efeito não é tão bem aproveitado por Cavaleiros Rúnicos, por já terem previamente uma DEFM bastante elevada, resistencia de 50% a gelo e fogo fornecidos pelo Manto Fafnir caso o estejam usando, mas pode sim ser uma boa opção para quem busca resistência máxima. Seu efeito pode ser simulado com um pergaminho de Armadura Sagrada, que vai reduzir o dano elemental consideravelmente. A acessibilidade dessa carta é extremamente difícil no servidor Valhalla e média no servidor Thor, ela é vendida sazonalmente na loja de ROPS exclusivamente no servidor Thor.

4403.png- Carta Cavaleiro Rúnico Seyren ou qualquer outra das cartas de MVP Bio5: Extremamente forte pelo bônus de +20 em todos os atributos, o que facilita imensamente o fechamento das conjuração variável por atributos, a velocidade de ataque e também incrementa bem o dano. A acessibilidade dessas cartas é absurdamente difícil no servidor Valhalla, porém no servidor Thor a carta Guardião Real Randel foi vendida por ROPS por um valor bem alto, tornando-a um pouco mais acessível no servidor Thor.

4403.png- Carta Cenere: Recomendada apenas para jogadores que estão tendo dificuldades para fechar a velocidade de ataque, mas isso dificilmente será um problema. A acessibilidade é muito fácil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Deviling: Para uso somente em conjunto com Bata de Etran. A acessibilidade é fácil no servidor Valhalla e difícil no Thor.

6 – Botas

470084.png- Grevas de Platina: Opção mais versátil e completa no geral, oferecendo +30 em todos os atributos, -20% de pós conjuração, +20% de HP e SP, -50% de conjuração fixa que pode ser combinada com o Elmo de Fafnir pra produzir um ponto bem ideal de conjuração fixa. 

22008.png- Botas Temporais DES: Opção voltada para jogadores que referem jogar de IC, recomendável o uso com encantamentos de mira apurada e ânimo, seja pela ativação da esquiva perfeita ou para o uso de anel temporal.

22196- Perna Iusión A: Opção alternativa, para ser viável para essa build é recomendável que a bota tenha um módulo de U-Fixa, o qual é bastante difícil de ser conseguido, e em conjunto dele é recomendável a utilização de 2 módulos de S-HPmax. Tem bom potencial de dano, porém difícil acesso.

470020.png- Nobre/Ilustre/Grácil Bota Física: Opção gratuita, pode ser utilizada para reduzir os 0,5s de conjuração fixa sem necessitar de 120 em DES.

22071.png- Salto Alto Elegante: Baixíssimo custo benefício, efeito na formula de dano inferior ao das Grevas e Botas Temporais DES, usado apenas com carta Amon Rá em altos refinamentos, recomendo o uso somente para builds com dificuldade de fechar a pós conjuração. Inferior as Grevas de Platina de modo geral, pode ser utilizada também como um item de reaproveitamento de outro personagem.

470047.png- [MEGA] Patas de Raposa: Item que pode ser usado para builds alternativas, usada em conjunto com a carta Flor do Luar, oferece uma defesa magica massiva, o bônus massivo de INT ajuda bastante no dano e torna o SP do personagem praticamente infinito. A acessibilidade desse item é extremamente difícil em ambos os servidores, a forma de obtenção desse item é no evento Labirinto das Valquírias, tendo um preço bastante elevado por sua alta procura por causa da classe de Feiticeiros.

22245.png- [MEGA] Botas Espaciais: Item que pode ser usado em builds alternativas, usada em conjunto com a carta Senhor das Trevas, essa bota oferece uma quantidade bem alta de HP e SP e uma redução de pós conjuração massiva, é muito fácil fechar a pós conjuração sem carta Kiel usando essa bota, porém os benefícios dela acabam aí. A acessibilidade desse item é extremamente difícil em ambos os servidores, a forma de obtenção desse item é no evento Labirinto das Valquírias, tendo um preço bastante elevado

6.2 – Cartas para Botas

4403.png- Carta Zumbi Atirador: Simples e barata, muito boa para ser utilizada nas botas temporais DES e conceder 10% de hp e sp. A acessibilidade desse item é extremamente fácil em ambos os servidores.

4403.png- Carta Quimera Venenosa: Oferece bônus superior à carta Zumbi Atirador. A acessibilidade desse item é difícil em ambos os servidores por se tratar de uma carta de MVP que nasce em um mapa bastante afastado e que exige várias quests para ser acessado.

4403.png- Carta Flor do Luar: Para uso em conjunto com Patas de Raposa.

4403.png- Carta Senhor das Trevas: Para uso em conjunto com Botas Espaciais.

7 – Acessórios

490272- Anel da Colheita: Melhor opção para acessório direito, possui o maior bonus de HP possível em um unico acessório. Os pontos de DEF ajudam também.

32258.png- Anel de Júpiter: Deve ser usado no acessório esquerdo para ter vantagens para a build de Sopro do Dragão. Boa opção para builds voltadas a resistência e dano, fornece bastante HP e SP, DEF e DEFM, recomendável ter feito uma build de atributos que comporte 125 pontos de VIT. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores.

28565.png- Máscara de Oni: Concede muitos pontos em VIT, DES, HP máximo em % e redução de pós conjuração, recomendável para qualquer builds iniciantes. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores.

28594.png- Anel Temporal: Preferencialmente para ser usado em conjunto com Botas Temporais DES, além de conceder um bônus muito bom de HP e SP, concede uma redução muito boa de pós conjuração em conjunto com o encantamento de ânimo. É possível encantar esse item, encantamentos de Mira Apurada são altamente recomendáveis, mas o jogador também pode encaixar um de Absorção de SP, para aumentar o rendimento do SP. Esse anel pode muito bem ser usado sem o conjunto com as botas temporais, só o bônus de HP e SP dele e encantamentos já o tornam um item extremamente interessante para Cavaleiros Rúnicos. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores, sendo obtido pela Ordem dos Exploradores.

32261- Anel de Libra: Opção alternativa, recomendável para jogadores que estão precisando de um pouco mais de redução de pós conjuração.

490043.png- Anel dos 5 Elementos: Excelente opção para uso geral, bonus de 15 em todos os atributos ajuda bastante no dano e fechamento de conjuração variável e de velocidade de ataque. O item tem acessibilidade média em ambos os servidores, sendo um item de ticket de promoção.

490068.png- Anel de Vênus: Deve ser usado no acessório direito para ter vantagens para a build de Sopro do Dragão. Recomendável apenas para builds alternativas, usando o efeito de 125 de DES para redução de 70% de conjuração fixa. É meio difícil comportar 125 pontos em DES na build, por isso fica um pouco inviável, mas muitos jogadores conseguem tirar proveito dele. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores.

32207.png- Turbina Ilusión A-D: Opção para builds de custo mais baixo, pode ter diagramas inseridos e desse acessório o jogador só vai tirar proveito dos diagramas. Os mais recomendados são Módulo de S-AA4 que insere uma pedra de Anti Atraso 4 no item, módulo de S-MA5 que insere uma pedra de Mira Apurada 5 no item e o módulo de U-Alma que converte 1% do dano causado em SP com chance de sucesso de 1%.

28552.png- Anel da Serpe Dupla: Opção barata que pode ser usada tanto no acessório direito quanto esquerdo, pode ajudar tanto no dano quanto na pós conjuração. A acessibilidade desse item é fácil em ambos os servidores.

490337- Amuleto Mitológico: Opção de acessório direito (embora a descrição diga esquerdo, está errada) que pode ser uma boa alternativa para quem está precisando melhorar a pós conjuração e conseguir um pouco de dano. Inferior ao Anel de Colheita para builds de endgame, mas a perda de dano não é muito alta.

490019.png- Nobre/Ilustre/Grácil Anel Físico: Opção gratuita para fazer conjunto com o Traje Draconiano.

7.2 – Cartas para Acessórios

4403.png4403.png - Cartas Ahat e Shenime: Muito boa opção para builds focadas em dano por fornecer um bom bônus de HP e SP. A acessibilidade dessas cartas em ambos os servidores é fácil, as cartas podem ser obtida pelo velho álbum de cartas.

4919.png -Essencia de Morroc VIT3: Opção alternativa para conseguir alguns pontos de VIT e DEFM. Quando equipado, não pode ser removido.

4403.png4403.png- Cartas Verme com Rosto e Verme Sombrio com Rosto: Boa opção para builds que estão apertadas com a pós conjuração. A acessibilidade dessas cartas é fácil em ambos os servidores, ambas as cartas podem ser obtidas em álbuns de cartas.

Equipamentos Sombrios

 

2440124396.png 24339.png24340.png-Malha/Grevas ou Brinco/Colar do Mastodonte: Garante imunidade a empurrão e um excelente bônus de dano a distância, uma das melhores opções.

24327.png- Escudo Sombrio da Deusa: Simples e prático, concede muita DEF e DEFM e +1 ponto de velicidade de ataque.

24326.png- Malha Sombria da Deusa: Faz conjunto com o Escudo Sombrio da Deusa, concedendo mais um ponto de velocidade de ataque.

24155.png24154.png- Conjunto Colar Sombrio Indestrutível e Armadura Sombria Indestrutível: Torna a armadura indestrutível em batalha, muito importante para ser usado em conjunto com Armadura da Khalitzburg.

24152.png24153.png- Conjunto Luva Sombria Indestrutível e Brinco Sombrio Indestrutível: Torna a arma indestrutível em batalha, muito importante para usar qualquer arma destrutível.

24339.png24340.png- Brinco Sombrio total e/ou Colar Sombrio Total: Opção voltada para aqueles não dependem de outros conjuntos para funções vitais do personagem, ajuda bastante na conjuração variável e tem um efeito decente no dano.

24038.png- Sapatos Sombrios VIT: Oferece 3 pontos de VIT no +9, bastante útil

24361.png- Brinco Sombrio da Tensão: Oferece um bônus modesto de HP, bem útil

24361.png24038.png- Brinco Sombrio da Autoconjuração e Grevas Sombrias da Autoconjuração: Cada um desses no refino +9 concede 1 ponto de velocidade de ataque, sendo bastante importante para os jogadores que utilizam Lança Soberana e podem estar com dificuldades de fechar a velocidade de ataque.

24396.png- Greva Sombria Física: Pode ajudar bastante com a velocidade de ataque, é interessante para jogadores que estão usando a Lança Soberana que aplica uma penalidade de velocidade de ataque bem alta.

24154.png24038.png24361.png24155.png24039.png- Conjunto Sombrio do Mamute: Um dos melhores conjuntos sombrios atualmente, mantém o jogador imune a empurrão.

24397.png- Escudo Sombrio Físico ou Mágico: O físico concede HP e o Mágico SP, ambos são opções viáveis.

24039.png- Escudo Sombrio de Cavaleiro Rúnico: Pode ser interessante para jogadores que usam a Lança Soberana, o efeito de aspd ao usar encantar lâmina pode ajudar.

24401- Malha Sombria Cicloncestral: Opção para dano, concedendo dano fisico a distancia.

24745- Luva Sombria Cicloncestral: Opção para dano, concedendo dano fisico a distancia.

2473424735- Escudo/Luva Sombria Durável: Melhores opções para dano nesses slots, mas ao custo de perder o conjunto de arma indestrutível caso o jogador o utilize e queira usar a luva.

24244.png24243.png24245.png24331.png24746.png- Escudo/Grevas/Malha sombria da Pós-Conjuração/Malha Sombria da Recarga/Escudo Sombrio da Recarga: Opções de visuais sombrios que ajudam com a pós conjuração para aquelas builds que estão dependendo de alguns pontos para chegar na pós ideal.

 

Recomendações de consumíveis

 

12883.png- Bolinho Divino (pode ser substituído por buff VIP): Bônus em todos os atributos, muito bom para desempenho geral.
14619.png- Palitos de Cassis: INT +15, se sobrepõe a efeito de bolinho divino ou buff vip, porém acumula-se com comidas +20
14617.png- Palitos de Chocolate: VIT +15, se sobrepõe a efeito de bolinho divino ou buff vip, porém acumula-se com comidas +20

12274.png- Pílula de HP: Exclusivo para VIP, bônus em HP.

12275.png- Pílula de SP: Exclusivo para VIP, bônus em SP.

13277.png- Poção Grande de HP: Ótimo bônus em HP, boa duração e preço baixo.

13280.png- Poção Grande de SP: Ótimo bônus em SP, boa duração e preço baixo.

12436.png- Poção Vitata 500: Ótimo bônus em SP, boa duração e preço baixo.

12001.png- Pergaminho da Bênção: Muito importante para fechar os pontos de atributo da conjuração variável de certas builds, os pontos de INT ajudam muito no dano e rendimento de SP

12430.png- Coquetel Uivante: INT+20, muito boa para dano, rendimento de SP e fechamento de conjuração variável

13286.png- Carne ao Vinho: VIT+20, muito boa para dano e resistência

12432.png- Chá Gelado de Siroma: DES+20, utilizado para fechar os pontos de conjuração variável.

100008.png- Super Poção Infinita: Um dos melhores consumíveis do jogo, vai te ajudar na resistência, no dano, impede a conjuração de ser interrompida, o que ajuda muito a renovar runas em momentos de tensão dura 1 hora

100007.png- Super Poção Ilimitada: Um dos melhores consumíveis do jogo, reduz o consumo de SP, concede bônus de velocidade de ataque e reduz a conjuração fixa em 30%, o que vai ajudar com a conjuração do dilúvio e vulcão no caso de jogadores que optam por reduzir a conjuração fixa por Botas Temporais DES, dura 1 hora

14600.png- Poção Mental: Ótimo bônus de SP, reduz o consumo de SP, dura meia hora.

12298.png - Suco de Gato: Reduz 15% do consumo de SP, dura 1h, ótimo consumível para rendimento de SP.

12515.png14534.png12832.png- Poção Média e Menor de Vida, Água Milagrosa: Poções de regeneração constante de HP, podem ser usadas simultaneamente, somam seus efeitos, tem a capacidade de suprir a falta de sustain em builds focadas apenas em dano, dura 10 minutos.

23012.png- Poção Menor de Mana: Regeneração constante de SP, muito útil em diversas situações.

100005- Super Poção de Mana: O mesmo efeito da Poção Menor de Mana, mas com duração de 1 hora.

12001.png- Pergaminho de Assumptio em Grupo: Conjura Assumptio nível 5 no jogador e nos integrantes do grupo, ajuda na DEF física caso esteja precisando.

23204.png- Escrituras: DEF +500, DEFM+200

 

Sugestão de Árvore de habilidades

 

 

image.png.add032070a2665ed0c3b527bb75aa2ae.png

image.png.8d89a63e0be4d537154d3ff89ee5b191.png

image.png.a15a6683566728773fa8ec7eb31e7624.png

 

Sugestões de construção de atributos

image.png.23acb8054938b6439cae0427829cf4b5.png

Sugestão para a construção mais geral, com o uso de Botas Temporais DES, alta facilidade em fechar velocidade de ataque por causa dos 90 pontos em agi

image.png.bdc0c823af8f849888870175b1c7c3c3.png

Construção voltada ao uso de Anel de Júpiter, muito comumente usada em conjunto com botas temporais DES.

image.png.4a8783b0d1ab71982a8042ebe743efd3.png

Build pensada no uso das Grevas de Platina e Lança Soberana, com um pouco mais de Agi para facilitar a velocidade de ataque

image.png.ce90aae176b9995780f373cfd384ee85.png

Sugestão para o uso de ambos os anéis, de Júpiter e de Vênus.

 

 

 

 

Atributos antigos, fórum bugou e não consigo apagar isso kkk favor ignorar

 

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Faltou suco de gato na lista de consumiveis, dura 1h e reduz 15% do consumo de sp
Cartas pra bota faltou outras opções q n precisam de refino tipo verit, matyr, ferus verde

Minha recomendação de itens pra acomodar mais builds basicas:

*Pele da rainha verme [comba com a bota temporal, e os encantos podem combar com escudo divino, uma pele com s.sor + a bota já é qse um manto dos espiritos +7, alem de dxr mais tank com um escudo multi uso]

*Lampião das Fadas AH2 aspd+1

 

Link to comment
Share on other sites

Em 3/1/2022 em 10:38 AM, ZHIEND disse:

Faltou suco de gato na lista de consumiveis, dura 1h e reduz 15% do consumo de sp
Cartas pra bota faltou outras opções q n precisam de refino tipo verit, matyr, ferus verde

Minha recomendação de itens pra acomodar mais builds basicas:

*Pele da rainha verme [comba com a bota temporal, e os encantos podem combar com escudo divino, uma pele com s.sor + a bota já é qse um manto dos espiritos +7, alem de dxr mais tank com um escudo multi uso]

*Lampião das Fadas AH2 aspd+1

 

Adicionei o suco de gato, não sei como eu consegui esquecer dele

Link to comment
Share on other sites

Muito bom o guia,

Não seria interessante citar também:

Pó de Fada até 17% dano a distância e 15 de pós, se combado com ma1 e ma2;

Amuleto caolho - 15% dano a distância e se combado com instinto 10% de aspd e 15% de pós;

As armaduras do evento mega, elas naturalmente já têm 15% de hp e sp, uma infinidade possíveis encantamentos úteis, com ma1, 2 e 3; S.Vit, S.sort, etc.

Um combinação S.Dex, ma1 e 2 da armadura com escudo divino e pó de Fada dariam 38% de dano a distância, 15 de pós, fora outros bônus.

Obrigado!

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

On 3/5/2022 at 10:19 AM, Luiz_ said:

Amuleto caolho - 15% dano a distância e se combado com instinto 10% de aspd e 15% de pós;

Sem o combo com instinto, o amuleto caolho não é muito interessante para os rks, e isso significa sacrificar o encanto ânimo na bota temporal DES, que tem um combo muito mais interessante com o anel temporal.

 

On 3/5/2022 at 10:19 AM, Luiz_ said:

As armaduras do evento mega

A armadura khalitzburg acaba tendo um desempenho melhor em termos de dano, se fosse apostar em algo do evento mega as botas na real, especialmente a bota da flor do luar, uma com anti horário e super sorte para combar com o escudo divino seria sim muito interessante, mas seria algo para uma build diferente da proposta pelo dokaxi no guia.

1.jpg.e8e56a771f28db2fe91f2a44dff6fdce.jpg

Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Mister Wayne disse:

Sem o combo com instinto, o amuleto caolho não é muito interessante para os rks, e isso significa sacrificar o encanto ânimo na bota temporal DES, que tem um combo muito mais interessante com o anel temporal.

 

A armadura khalitzburg acaba tendo um desempenho melhor em termos de dano, se fosse apostar em algo do evento mega as botas na real, especialmente a bota da flor do luar, uma com anti horário e super sorte para combar com o escudo divino seria sim muito interessante, mas seria algo para uma build diferente da proposta pelo dokaxi no guia.

Obrigado Mr. Wyane pela resposta!

eu fiz umas simulações com alguns pré requisitos:

101% de pós ou mais

Não ser empurrado (ou usa escudo de ferro + maça ou usa espada + tatenashi, opção para armadura Tatenashi seria TG na Armadura Resistente)

IC por atributos, reduzindo 70% de fixo.

A figura abaixo traz algumas combinações de equipamentos e o dano no Amdarais sombrio usando vulcão (toma 220% de dano de propriedade fogo com vulcão). LEMBRANDO: é simulação, o único teste que fiz foi com a sexta opção (general + eclipse):

image.thumb.png.3df2c348e0568e10dd4c476b26e426af.png

 

Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Luiz_ said:

eu fiz umas simulações com alguns pré requisitos:

Se você pretende usar maça e escudo, ou se não vai usar o combo paraíso no geral, eu recomendo fortemente a combinação curativo YSF01 [kiel] + ombreiras da glória, ou se conseguir fechar a redução de pós sem as ombreiras, morango suculento (lembrando que tanto o morango quanto as ombreiras podem ser encantadas no evento das fadas).

Edited by Mister Wayne

1.jpg.e8e56a771f28db2fe91f2a44dff6fdce.jpg

Link to comment
Share on other sites

Esses itens dos exploradores ficaram bem interessantes para rk de sopro né? Usando Pincel de Tatuagem + Tatuagem de Buwaya + grevas de platina, fica imune a caos e com 0,15 s de fixa. 

Aí na tatuagem da para pegar bônus de até +10 em dex por exemplo e + bônus de hp, além das resistências elementais.

Aí da pra liberar usar outras armaduras, sem depender da eclipse e sem precisar colocar 125 de dex para usar o anel de vênus.

Link to comment
Share on other sites

Em 4/6/2022 em 12:13 AM, Luiz_ disse:

Esses itens dos exploradores ficaram bem interessantes para rk de sopro né? Usando Pincel de Tatuagem + Tatuagem de Buwaya + grevas de platina, fica imune a caos e com 0,15 s de fixa. 

Aí na tatuagem da para pegar bônus de até +10 em dex por exemplo e + bônus de hp, além das resistências elementais.

Aí da pra liberar usar outras armaduras, sem depender da eclipse e sem precisar colocar 125 de dex para usar o anel de vênus.

Certamente você pode usar essa combinação sim, talvez vá perder um pouco de dano por abrir mão dos acessórios core, mas dá pra ganhar qualidade de vida, se ficar confortável no seu estilo de jogo acho 100% válido

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Doka, com o orçamento de 4b, o que eu consigo fazer nessa build?? Pra upar um personagem e engatinhar pro endgame. Estou voltando a jogar agora e não tenho muito a noção dos preços. É viável? O que e quais equipamentos priorizar? 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, showaa disse:

Doka, com o orçamento de 4b, o que eu consigo fazer nessa build?? Pra upar um personagem e engatinhar pro endgame. Estou voltando a jogar agora e não tenho muito a noção dos preços. É viável? O que e quais equipamentos priorizar? 

Eu priorizaria comprar um manto de fafnir... Ele resolve metade dos seus problemas... Depois resolver os problemas de pós... Aí seria temporal des ânimo + anel temporal, uma maçã  com quatro moscas caçadoras e uma clava de Brasílis com MA10 e três arqueiros imortais, escudo d'água + bracelete suntuoso, retrofuturistas,  ombreira da gloria, armadura do cabeleiro branco, topo um dragonete com Isaac.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ótimo guia, me ajudou muito. Muito obrigado

Com aura verde prejudicou muito mvpa de sopro, com as futuras atualizações já feita lá fora, tem algo pra melhor isso?

Ou podemos esquece RK Sopro pra mvps? Talvez com a quarta classe? o DK

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...