Ir para conteúdo

Como manter um jogo vivo


raffic

Posts Recomendados

https://www.gamevicio.com/noticias/2022/01/apos-receber-32-milhoes-de-jogadores-tibia-comemora-seus-25-anos-adicionando-efeitos-sonoros/

Achei interessante compartilhar essa matéria. Um dos MMOs mais antigos continua vivo, e qual o segredo? Conteúdo e updates regulares. Não são equips, não são cosméticos. Conteúdo. Conteúdo rico em atividades para engajar os jogadores. O lucro é consequência. Fortnite é exemplo disso. Fica a reflexão de um jogador que conheceu o RAG naqueles 6 meses grátis do lançamento e hoje joga mais por nostalgia.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Ninguém joga um jogo por tanto tempo só por nostalgia, joga porque gosta apesar dos problemas do jogo em questão.

Ragnarok carece de conteúdos. Mas de toda forma o jogo ainda é gigante, tem muita coisa para fazer e explorar, muitas classes, muitas builds, muitas estratégias, e muita gente para conhecer. 

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Em 1/16/2022 em 6:26 AM, Kievan disse:

Testei antes do rag lançar no Brasil.

Por incrível que pareça, o que me desanimou do tibia não foi os gráficos, mas sim a falta de efeitos sonoros.

Provavelmente vou testar de novo.

A diferença de conteúdo e motivação pra jogar tibia e rag é imensa, eu comecei no período grátis também, sempre paro e volto pro rag devido a falta de conteúdo...

[sIGPIC][/sIGPIC]

SINCE 2005

Link para o comentário
Share on other sites

Gostei da matéria.

E concordo totalmente com vc.

O problema do BRO é falta de conteúdo do KRO. E acho que o problema do Ragnarok é ter esse monte de servidor regionalizado. O Kro tá safe, em termos. Sempre tem algo novo lá. Tanto que quando vejo uns vídeos dele eu me perco em entender várias coisas acontecendo pq simplesmente é coisa que poderia estar aqui há anos já, mas não está simplesmente por.....descaso?

Cara as vezes eu penso que o nosso jogo era ou não "um fenômeno" no início com tantas propagandas, engajamento, popularidade...uma história bonita??? Será que isso não valeu de nada pra Gravity? Será que isso foi um delírio coletivo superestimado com saudosismo? Fazendo com que a Gravity deixe o nosso servidor assim como hoje: faltando muito conteúdo original, desinteressante pra iniciantes que nunca jogaram... Sei lá. Sei que tem todo o lance de desvalorização da moeda, mercado fraco no cenário internacional e outras coisas que talvez não saberemos a nível empresarial entre dona e distribuidora, mas é tenso. 

Eu nunca joguei Tibia. Mas uns meses atrás me espantei de como achei conteúdo pra ele no YT feito por brasileiros e com um alcance surpreendente...

Algo está dando terrivelmente certo com ele que certamente poderia ser aproveitado como lição de casa. Além das atualizações constantes, claro.

  • Like 2

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

Em 1/14/2022 em 9:52 PM, Magnatrom disse:

Ninguém joga um jogo por tanto tempo só por nostalgia, joga porque gosta apesar dos problemas do jogo em questão.

Ragnarok carece de conteúdos. Mas de toda forma o jogo ainda é gigante, tem muita coisa para fazer e explorar, muitas classes, muitas builds, muitas estratégias, e muita gente para conhecer. 

De fato o jogo tem muito conteúdo, mas o acesso é bem confuso. Muitas quests eu só sei que existem pelo browiki. Saudades das exclamações na cabeça que eu nunca vi. Kkkkkkkkk.

Na verdade jogo desde a origem do rag no Brasil, mas já quites inúmeras vezes. Primeiro por não ter grana pra mensalidade. Voltei, mas fiquei sem grana pra net. Depois disso voltei algumas vezes mas essa última foi a que fiquei mais tempo, mas já estava pra quitar quando conheci uma galera legal que me ajudou a progredir no jogo.

Eu sempre volto pela nostalgia, mas sempre quito pq chega um ponto em que desanima um pouco. O jogo virou muito solo, tanto que nem sei mais como a galera joga em grupo. Chegou ao ponto em que tank e FS ficaram defasados, e RG virou dps e AB virou tank, ou simplesmente não é jogado.

Sei lá, de fato o jogo é bom, não me entenda mal, mas hoje acho que mudou tanto em virtude dessas bases de equip op que o aspecto de grupo ficou meio no passado.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...