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Atualização Semanal - 21/12/2021


Galaxy

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5 horas atrás, fgsk disse:

Entendeu tudo errado.
1) Se você controlar ITEM e TEMPO, entramos no exemplo de Vanargand sobre sazonalidade. Não é CONTROLAR A PESSOA ou o QUANTO ELA GASTA, mas o impacto que esse gasto tem no restante do servidor. Simples.

2) Não tem mérito algum pra entrar, só não venha mandar um "você também pode ser rico, forte e revender itens" como se isso fosse JUSTIFICATIVA para ações que impactam o servidor inteiro! Nem todo mundo está jogando para ser competitivo, só que deveria existir um limite para impedir inflações e outras bagaças que destroem a experiência de todos os usuários.
E o conceito de RPG é viver uma experiência na pele de um personagem, não necessariamente virar um deus com ele. Você está confundindo RPG e Grind, típico de quem joga MMORPG e depende de "conteúdo" para se manter ativo além do que é proposto em atualizações...

3) ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS: PAY TO WIN NÃO É A ÚNICA FORMA DE MONETIZAR A PESTE DO JOGO!
Qual o maldito problema em entender que existem formas menos agressivas de fazer isso?
E que essas formas menos agressivas costumam atrair mais jogadores, o que dá mais engajamento e mais lucro?
EDIT: e ainda tem o que foi dito acima, nem me lembrei dessa parte. Ragnarok rende reais para jogadores, o que em tese deveria ser lucro da empresa e ela deveria trabalhar para capitalizar isso, NÃO É MESMO?

3) CARAI, VOCÊ É UM GÊNIO. TROUXE TODA A SOLUÇÃO DO BRO EM UMA FRASE.

Ragnarok é um jogo de 2002, me diga a forma de monetizar de um jeito saudável que eu admito que estou errado.

2)Algo assim, eu sou completamente contra nerfar qualquer tipo de farm, só isso. Pra mim basta controlar a inflação que fica muito mais amigável para os novatos, só. Lembre-se de uma coisa, o tipo de jogo que é o Ragnarok já saiu de meta faz tempo... Pessoas que começaram a jogar como criança, que nem eu com 12 anos, já cresceu, já fez faculdade e já está trabalhando. O jogo evolui junto com as pessoas. Eu já não tenho saco pra ficar a madrugada toda jogando, por isso eu coloco rops para aproveitar a parte que eu mais gosto. Simples. A minha crítica sempre está na inflação que atrapalha qualquer pessoa que não segue meu caminho de facilidade.  Além disso, vou trazer a simples discussão de econometria que utiliza regressão linear como seu instrumento. Se tudo ficou CONSTANTE menos o número de players (em decorrência principalmente da aura verde), podemos """"""""""Quase""""""""" concluir que a inflação é a verdadeira consequência desse inúmero de quits (dizem que não houve dupe de zenys lá da kafra (talvez das instâncias), por isso não vou levar em conta). Tinha que ser feito um mega evento para drenar todos os zenys do server, simples.

1) De novo, não entendi esse raciocínio. Tudo gira em volta do rops para a empresa, caso coloque a mesma coisa toda semana pra evitar revenda, a procura será menor pelos rops.

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Acho que a discussão já prolongou muito, e parece que já entramos em consenso sobre aquilo. Mas como ainda estou sendo citado no meio, vou responder esse restinho também.

7 horas atrás, Elpaipai disse:

Ragnarok é um jogo de 2002, me diga a forma de monetizar de um jeito saudável que eu admito que estou errado.

Nesse tópico aqui, além de um pouco mais sobre o que eu penso sobre isso, tem ideias, minhas e de outros usuários, e também discussões sobre.
Nesse outro aqui, tem também mais ideias e, de novo, mais discussão sobre.

Mas a verdade é que seria inútil dar ideias aqui (com o propósito apenas de convencer você). Primeiro, porque que ninguém realmente saberia se daria certo (se a ideia daria certo). Segundo, tendo relação com o primeiro, não é nem tanto pelo jogo ser antigo (ele poderia ter ganhado uma repaginada visual como outros aí, por exemplo), mas pelo jogo e a marca terem sido tão mal tratados durante os anos pela desenvolvedora, e por ambos terem sido tão mal administrados durante os anos por ambas distribuidora e desenvolvedora, ele realmente perdeu muito de sua força (e dá pra ver o quão forte ele era por ter sido tão mal tratado e administrado e ainda assim ter sobrevivido tanto tempo), então realmente talvez, hoje em dia, já esteja num caminho sem volta nesse sentido. Tipo, campanhas e similares são uma boa forma de monetização, mas será que o jogo ainda teria força pra isso? Enfim, em resumo, justamente por terem explorado o jogo de forma agressiva por tanto tempo, agora não dá mais pra nós sabermos se daria pra voltar atrás, realmente. O público nichou muito, não só por isso, mas por isso também. Pessoalmente eu acredito que ainda tenha sim muita força. Tem vários exemplos que me levam a crer nisso. Mas é apenas achismo meu, algo totalmente pessoal.

Mas, isso não tem nada a ver com o que estava sendo discutido aqui. Não só dá pro jogo continuar P2W e ainda quebrar esses revendedores, como também não foi sugerido nada contrário a isso aqui. Não sei de onde tirou isso. Admita que você se equivocou em trazer esse assunto pro tópico.

Se você ainda tá falando sobre o que eu respondi, sobre a loja de ROPs não ter nada de essência de RPG etc., eu já disse que respondi aquilo apenas porque você tentou argumentar a favor de sazonalidade e outros (sendo que eu nem mesmo cogitei acabarem com sazonalidade) citando sobre ser difícil e essência de RPG. O que eu quis dizer é que, na verdade, alguém que tivesse argumentando a favor de essência de RPG iria num caminho totalmente contrário ao seu. Você estaria defendendo a loja de ROPs como está fazendo, e a pessoa estaria dizendo a você que as coisas deveriam ser difíceis, ser conquistadas em jogo, e não na loja de cash, com cartão de crédito.  E como disse, mesmo a empresa não usa essas coisas pensando em deixar mais difícil, e realmente não é, só é mais caro. Difícil seria conquistar em jogo, tem dificuldade nenhuma na loja.

7 horas atrás, Elpaipai disse:

2)Algo assim, eu sou completamente contra nerfar qualquer tipo de farm, só isso. Pra mim basta controlar a inflação que fica muito mais amigável para os novatos, só. Lembre-se de uma coisa, o tipo de jogo que é o Ragnarok já saiu de meta faz tempo... Pessoas que começaram a jogar como criança, que nem eu com 12 anos, já cresceu, já fez faculdade e já está trabalhando. O jogo evolui junto com as pessoas. Eu já não tenho saco pra ficar a madrugada toda jogando, por isso eu coloco rops para aproveitar a parte que eu mais gosto. Simples. A minha crítica sempre está na inflação que atrapalha qualquer pessoa que não segue meu caminho de facilidade.  Além disso, vou trazer a simples discussão de econometria que utiliza regressão linear como seu instrumento. Se tudo ficou CONSTANTE menos o número de players (em decorrência principalmente da aura verde), podemos """"""""""Quase""""""""" concluir que a inflação é a verdadeira consequência desse inúmero de quits (dizem que não houve dupe de zenys lá da kafra (talvez das instâncias), por isso não vou levar em conta). Tinha que ser feito um mega evento para drenar todos os zenys do server, simples.

Qual farm? Eu não chamaria revenda de farm. E mesmo que a empresa deixasse tudo fixo na loja (o que eu nem mesmo cogitei, mas só um exemplo exagerado), você ainda poderia fazer outros tipos de revenda.

Essa relação do jogo "evoluir" não tem nada a ver. Lá trás, alguns conheceram o jogo ainda jovens, muitos conheceram quando já trabalhavam e não tinham tanto tempo.

O público nichado que sobrou, em sua maioria, parece gostar de ROPs mais agressivo, mas isso foi apenas a comunidade que resultou da forma com que a empresa explorou o jogo com o passar dos anos. A maioria dos insatisfeitos foram indo embora aos poucos.

Pra mim também faz sentido que a diminuição no número de jogadores (com grande parte dos kks sendo repassados a revendedores) tenha ajudado a piorar a inflação, mas não acho que tenha sido o único fator. E vou dizer que, pelo menos o Thor, comparado há uns 2 meses atrás, já parece bem mais cheio. A staff também tem tomado umas atitudes positivas, apesar de eu achar que ainda não seja momento de elogiar.

7 horas atrás, Elpaipai disse:

1) De novo, não entendi esse raciocínio. Tudo gira em volta do rops para a empresa, caso coloque a mesma coisa toda semana pra evitar revenda, a procura será menor pelos rops.

Olha o exemplo que dei pra você dos minérios, e também o exemplo que dei nessa página aqui, que você vai entender.

Acho que ninguém cogitou que colocassem toda semana a mesma coisa pra vender.

Vou dar uns exemplos bobos:

 

Não fazer isso:
"2 jogadores pediram item y aqui no Discord. Pedimos pra Gravity?"
"Vê há quanto tempo item y não vem."
"Item y veio há 6 meses atrás."
"Ah, então não pede não."

Fazer isso:
"2 jogadores pediram item y aqui no Discord. Pedimos pra Gravity?"
"Vê há quanto tempo item y não vem."
"Item y veio há 6 meses atrás."
"Agora verifica em Prontera"
"Não tem ninguém vendendo"/"Tem apenas 1 lojinha vitrine e ainda com Whatsapp no nome (muito comum)"/"Tem apenas 2 pessoas vendendo, mas 7 vezes mais caro."
"Pesquisa sobre"/"Vamos analisar melhor e pensar sim em trazer."
"Aparece esse site aqui vendendo por dinheiro real, 6 vezes mais caro."
"Vamos analisar melhor e pensar sim em trazer."

Ou também intensificar outros exemplos sincronizados que eles já fazem, como, por exemplo (exemplo apenas, já que os consumíveis não sofrem desse problema), soltar consumíveis em período de Cheffênia. Ou outros exemplos citados aí (do iRO etc.).

Editado por Vanargand
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