Ir para conteúdo

Melhorias no Início do Jogo


Vanargand

Posts Recomendados

Novos jogadores, na maioria das vezes, ficam perdidos, desanimados, presos ou mesmo com dúvidas básicas que não são ensinadas da melhor forma no início do jogo. Seria excelente se a staff se ocupasse a fazer algumas simples melhorias.

 

Parte 1 - Melhorias no Instituto 

O modo tutorial do jogo e os recursos disponibilizados atualmente não são muito amigáveis e nem parecem realmente eficazes. Algumas pequenas sugestões de melhorias são comentadas abaixo:

 - Ao chegar ao Porto de Izlude, ao final de seu diálogo, o Capitão Chobber poderia oferecer ao jogador duas opções: uma de teleporte automático até a secretaria do Instituto, como - "Sim, me leve até lá." -, e outra como - "Não, quero explorar mais.";


wjvlm9Z.png


- Ao se inscrever no Instituto, o jogador poderia receber suprimentos melhores, entre as sugestões:

  • Muito mais poções. Para evitar peso desnecessário, poderiam ser concedidas em pacotes. Não só pacotes de 569.png Poções Vermelhas de Aprendiz, mas bem como 11569.png Poções Laranja de Aprendiz, para que o jogador iniciante conseguisse avançar bem no jogo;
    (obs: quantidade sugerida: 600 de cada, separadas em pacotes de 100.)
  • 7060.png Vale-Armazém;
    (obs: quantidade sugerida: 30.)
  • Muito importante: 7060.png Vale-Teletransporte, muitos;
    (obs: quantidade sugerida: 50. E sim, eu sei que dá pra conseguir trocando Vale-armazéns na Máquina, mas é algo que passa despercebido a muitos novatos.);
  • Os demais equipamentos e itens já recebidos.

Sugiro adicionar também um aviso sobre a troca nos equipamentos de Aprendiz: "Atenção: Estes equipamentos podem ser trocados por Vale-Armazéns e outros prêmios em uma [Máquina de Venda]."

- Ao concluir a inscrição no Instituto, ainda no mesmo diálogo, a Recepcionista poderia sugerir ao jogador que fosse ao segundo andar e escolhesse sua próxima classe caso já tivesse atingido o nível 10 de classe, oferecendo duas opções de diálogo: uma de teleporte automático, como - "Por favor, me leve até lá." - e outra como - "Agora não. Quero ficar e aprender mais.";

gBL1lzj.png

- Ainda em relação à Recepcionista, caso o jogador ainda não tivesse alcançado o nível de classe requerido, ela poderia apenas informar sobre o requisito e instruir a voltar depois ou procurar por si mesmo mais tarde.

As missões de Classe 1 Expandidas poderiam ser simplificadas. Algumas podem ser um problema e desmotivadoras a novatos, principalmente a de Ninjas;

- Os NPCs instrutores de classes, presentes no segundo andar do Instituto, poderiam continuar teleportando os personagens até as guildas, como já fazem atualmente, mas deveriam teleportá-los diretamente ao NPC de mudança de classe, e não a dois mapas de distância, como alguns fazem. Isso é totalmente desnecessário e, no caso de Gatunos, muitos acabam ficando presos se há Familiars na entrada da Pirâmide.

 

Parte 2 - Melhorias no início

fzkeh4a.png


- De modo a melhor introduzir novos jogadores ao contexto do jogo, e também a ensiná-los de modo prático e intuitivo, em todas as guildas de mudança de primeira classe poderiam ser adicionados NPCs, de forma a chamar a atenção do jogador, que concedessem uma mini-quest (de nocautear Esporos) e que os teleportasse ao mapa;
 

QtCyBvU.png

cLnPIZ8.png

- Já no mapa dos Esporos, esse NPC poderia:

  • Explicar a funcionalidade dos grupos e do aumento de experiência;
  • Lembrar ao jogador sobre a Agência de Aventuras;
  • Abordar as propriedades. Explicar que os Esporos são da propriedade Água, Encantar a arma do personagem com Ventania gratuitamente (ou talvez, em troca de Vale-Armazéns ou mesmo de Esporos de Cogumelo) sempre que o jogador pedisse;
  • Dar dicas de habilidades a personagens específicos (exemplo: Lâmina de Vento para Ninjas, Relâmpago para Magos etc.);
  •  Instruir sobre a talvez não necessidade de utilizar habilidades em seu nível máximo/sobre utilizá-las em níveis suficientes para nocautear o monstro apenas, de modo a gastar menos SP;

g3YvuYO.png

SZ7tkiC.png

5vuQBhz.png

ON4ioAI.png

bnds15Z.png
As imagens são ilustrativas e contêm informações simplificadas. 

Nhnp7GX.png

41wkd3M.png

jNkODly.png

VxY2eba.png

ow6jOon.png

GZfNtFR.png
 

 

Parte 3 - Caixa de Jornada Surpresa

Por fim, fica a ideia de algo como a Caixa de Jornada (e aquela do servidor coreano é horrível). E não, isso não deveria ser algo exclusivo de servidor premium, deveria ser algo do jogo. Acho seria bom se conseguissem fazer um levantamento do nível específico em que os novos jogadores mais costumam parar de jogar, e então adicionar uma etapa importante do pacote a ser aberto em 5 ou 10 níveis depois desse nível em específico, para incentivar que as pessoas continuem a partir dali.

Sei que já tem rédeas no sistema de conquistas, mas acho que seria legal incluir uma Rédea também nesse pacote, nessa etapa em específico, seria um bom incentivo;

Exemplo: Verificamos que o nível em que novos jogadores mais param de jogar é o nível 11.

Caixa de Jornada 1: Uma caixa contendo prêmios, pode ser aberta ao chegar no nível 15.

Com a próxima concedendo mais algumas de 3 dias. E assim vai.

 

Alguns exemplos e ideias de Caixas de Jornada: 

Obs: Lembrando que a ideia dessa caixa é que seja algo para
 ajudar e motivar, e não pra sustentar. De modo que o jogador ainda busque farmar itens e equipamentos, e não entre em conflito com outras coisas do ambiente do jogo. No caso dos manuais, por exemplo, não é pra ficar o tempo todo, mas apenas para economizar, guardar e usar nos últimos níveis. Ou ter a ajuda em alguns níveis e ter que comprar alguns para outros, mesma coisa vale para as poções.
 

100470.png Caixa de Jornada Surpresa da Justiça em Ação - Nv 15
(esse nome comprido nem caberia, mas vamos deixar pra fins exemplificativos)

Uma caixa surpresa com um selo mágico.
O que será que vem dentro?

Só pode ser aberta ao alcançar o nível 15. 


Contém:
23177.png Cartão Kafra Especial
17176.png Cx Rédea Experimental [3 Dias]
15 7060.png Vales-Teletransporte
300 569.pngPoção de Aprendiz
10 14509.png Poção de Concentração Leve
19578 Óculos de Aviação
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 50

 

 


100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 50
23177.png Cartão Kafra Especial
22554.png Caixa de Poção Laranja de Aprendiz
(150 11569.png Poção Laranjas de Aprendiz cada)
20 7060.png Vales-Teletransporte
20 656.png Poção do Despertar
19526.png Elmo de Sucata
19735 Presilha de Barbatana
19528.png Bevor de Plástico
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse


100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 1
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
500 569.pngPoção de Aprendiz
10 14509.png Poção de Concentração Leve
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 2


100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 2
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
22554.png Caixa de Poção Laranja de Aprendiz
(150 11569.png Poção Laranjas de Aprendiz cada)
10 656.png Poção do Despertar
20514.png Espada de Thanatos
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 85


100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 85
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
10 22554.png Caixa de Poção Branca Enriquecida
(100 11514.png Poção Branca Enriquecida cada)
20 14511.png Poção da Fúria Selvagem Leve
5025.png Elmo Angelical
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 100


100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 100
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
14545.png Diário de Aventuras
10 22554.png Caixa de Poção Branca Enriquecida
(100 11514.png Poção Branca Enriquecida cada)
20 14511.png Poção da Fúria Selvagem Leve
100470.png Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 120


Sem exemplos para caixas além do 120, mas com certeza deveria dar algo que ajudasse novatos e jogadores f2p a upar melhor a partir desse nível. Talvez itens de sustain que deveriam ser permanentes(pois supervalorizam com o tempo) e/ou de mais fácil obtenção, como 410025.png Herança Real e 18752.png Livro Amaldiçoado.

Agora uma de Magos e evoluções:

100470.png Caixa de Jornada Surpresa do Poder dos Elementos - Nv 15

Contém:
23177.png Cartão Kafra Especial
17176.png Cx Rédea Experimental [3 Dias]
15 7060.png Vales-Teletransporte
300 569.pngPoção de Aprendiz
505.png Poção Azul
2232.png Visual de Tiara
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 50

 

 


100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 50
23177.png Cartão Kafra Especial
17162.png Cx de Rédea Experimental [7 Dias]
22554.png Caixa de Poção Laranja de Aprendiz
(150 11569.png Poção Laranjas de Aprendiz cada)
20 7060.png Vales-Teletransporte
50 505.png Poção Azul
31119.png Chapéu Cone Arcano
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse


100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 1
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
200 569.pngPoção de Aprendiz
20 505.png Poção Azul
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 2


100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 2
23177.png Cartão Kafra Especial
16683.png Caixa de Rédea Temporária
12766.png Manual de Campo de Classe
22554.png Caixa de Poção Laranja de Aprendiz
(150 11569.png Poção Laranjas de Aprendiz cada)
50 505.png Poção Azul
480093.png Cetro da Dinastia
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 85


100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 85
23177.png Cartão Kafra Especial
12766.png Manual de Campo de Classe
22554.png Caixa de Poção Branca Enriquecida
(100 11514.png Poção Branca Enriquecida cada)
50 505.png Poção Azul
19623.png Pluma Arco-Íris
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 100


100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 100
23177.png Cartão Kafra Especial
16683.png Caixa de Rédea Temporária
12766.png Manual de Campo de Classe
14545.png Diário de Aventuras
22554.png Caixa de Poção Branca Enriquecida
(100 11514.png Poção Branca Enriquecida cada)
80 505.png Poção Azul
100470.png Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 120

 

Algumas outras sugestões de itens visuais que seriam legais:
480052.png Laçarote da Retaguarda  p/Ninjas;
20591.png Arco da Coragem p/Caçadores; 
20597.png Foice Maligna p/Mercenários;
31089.png Fúria dos Shuras p/Monges; 
20590.png Cruz do Druida Maligno p/Sacerdotes;
480118.png Espada do General p/Espadachins e Ferreiros;

- 19614.png Supervisual de Aprendiz p/Super Aprendizes;
2277.png Chapéu de Ambulatório p/ Noviços;
2280.png Chapéu Rural para Gatunos e evoluções;
5126.png Faixa de Morpheus p/Monges;
5017.png Elmo com Chifres p/Mercadores;
5127.png Gálea da Morrigane p/Mercenários.

Diferente dessa lista, dá pra ser criativo. Mas acho que seria legal separar uma pequena quantidade, de 2 a 3 visuais, pra cada classe, de modo a deixar diferenciado, e também a relativamente pequena quantidade de visuais de modo que não interferisse no desejo do jogador por conquistar visuais em outros eventos gratuitos e/ou adquiri-los através de ROPs/afetar uma renda da empresa.

Editado por Vanargand
Link para o comentário
Share on other sites

Concordo que o rag eh muito pouco intuitivo, principalmente para aqueles que estão experimentando o jogo pela primeira vez, e ainda fica ainda mais defasado quando comparamos com os jogos mais recentes.

Mas ficar teleportando o boneco pra todo lado e simplesmente "dando" as coisas e "empurrando" o jogador pra frente talvez retire um pouco dessa jornada de aprendizado que o jogador precisa ter.

A sugestão dos esporos eu gostei muito, falta muito essa coisa de lições práticas dentro do jogo. Hoje o player começa e eh bombardeado por um monte de diálogo e informações junto com todo um mundo de descobertas, eh muita coisa de uma vez e boa parte não eh absorvido.

Link para o comentário
Share on other sites

26 minutos atrás, Dasmilton disse:

Mas ficar teleportando o boneco pra todo lado e simplesmente "dando" as coisas e "empurrando" o jogador pra frente talvez retire um pouco dessa jornada de aprendizado que o jogador precisa ter.

O jogo não precisa de jornada de aprendizado, precisa de jogadores novos ? 

Olha, eu concordo que deve ter um aprendizado. Mas não acho que aqueles teleportes ali façam mais mal do que bem. É opcional, teleporta quem quiser. Se o jogador desistir do jogo, aí que não vai ter jornada nenhuma mesmo.

Os veteranos ganharam a facilidade do teleporte VIP, que prejudicou imensamente essa jornada do aprendizado e inclusive passa por cima de quests de acesso. Não vejo problema naquilo ali. É muito mais pra bem do que pra mal, um "mal" necessário pro jogo perder menos jogadores. 

Citar

A sugestão dos esporos eu gostei muito, falta muito essa coisa de lições práticas dentro do jogo. Hoje o player começa e eh bombardeado por um monte de diálogo e informações junto com todo um mundo de descobertas, eh muita coisa de uma vez e boa parte não eh absorvido.

Exatamente. Um dia desses aí, veio 1 aqui que não sabia usar as habilidades através dos atalhos. 

Editado por Vanargand
Link para o comentário
Share on other sites

Déjà vu, acho que já vi um tópico parecido com esse antes...

Então, se não me engano, acho que li em algum lugar que ainda vai ter uma nova atualização nesse Inicio do Jogo, só não sei como vai ser.

Não lembro do que postei no outro tópico, mas acho que seria interessante em vez de dar vários Vale-Armazém e Vale-Teletransporte, podiam dar um tipo de Cartão de Crédito da Corporação Kafra de 7 ou 14 dias intransferível, para os personagens usarem os serviços Kafra sem custo quantas vezes quiserem durante o período de duração do cartão.

Outra coisa que seria legal é a criação de um uniforme para os NPCs do Instituto, pra criar tipo uma "identidade visual", que nem a Corporação Kafra, quando o personagem vê um NPC com roupa de Kafra já relaciona com a corporação e imagina o que o NPC deve fazer ou os serviços que presta. Sem contar que é legal na questão de lore e roleplay.

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

6 horas atrás, NocturnalWolf disse:

Então, se não me engano, acho que li em algum lugar que ainda vai ter uma nova atualização nesse Inicio do Jogo, só não sei como vai ser.

Sim, parece que também vai ter uma "caixa de jornada", mas se for o que to pensando, ela é ruim. E sabe-se lá quando que esse update vai chegar. Além de provavelmente não resolver os problemas citados. Quando ele chegasse, provavelmente só teria o "trabalho" de mudar o diálogo do Chobber e talvez da secretária "jogado fora", acho que o resto ainda serviria.

6 horas atrás, NocturnalWolf disse:

Não lembro do que postei no outro tópico, mas acho que seria interessante em vez de dar vários Vale-Armazém e Vale-Teletransporte, podiam dar um tipo de Cartão de Crédito da Corporação Kafra de 7 ou 14 dias intransferível, para os personagens usarem os serviços Kafra sem custo quantas vezes quiserem durante o período de duração do cartão.

Outra coisa que seria legal é a criação de um uniforme para os NPCs do Instituto, pra criar tipo uma "identidade visual", que nem a Corporação Kafra, quando o personagem vê um NPC com roupa de Kafra já relaciona com a corporação e imagina o que o NPC deve fazer ou os serviços que presta. Sem contar que é legal na questão de lore e roleplay.

São ótimas ideias. Eu simplifiquei ao máximo em relação ao outro tópico pra ver se aumenta a chance de fazerem.

13 minutos atrás, Diego Alves disse:

Não sei se da pra colocar tudo isso, mas desde a reformulação do campo dos aprendizes teve um nerf na quantidade de itens que os novos jogadores ganham. Né?

Não lembro de cabeça as quantidades, mas nesse tutorial novo você até consegue bastante coisa, só que é tudo um pouco mais escondido.

Editado por Vanargand
Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...
41 minutos atrás, Onay disse:

Boas Sugestões mas para realizar essas mudanças não seria necessário aprovação da Gravity? E nós já sabemos onde isso vai dar né? "Aguardando Resposta da Gravity ao Infinito e Além"

O problema acho que nem eh isso, eh mais a dificuldade em trazer conteúdo free to play mesmo....bota uns rops em algum lugar aí nas sugestões que rapidinho aparece

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...