Vanargand Posted December 11, 2021 Share Posted December 11, 2021 (edited) Novos jogadores, na maioria das vezes, ficam perdidos, desanimados, presos ou mesmo com dúvidas básicas que não são ensinadas da melhor forma no início do jogo. Seria excelente se a staff se ocupasse a fazer algumas simples melhorias. Parte 1 - Melhorias no Instituto O modo tutorial do jogo e os recursos disponibilizados atualmente não são muito amigáveis e nem parecem realmente eficazes. Algumas pequenas sugestões de melhorias são comentadas abaixo: - Ao chegar ao Porto de Izlude, ao final de seu diálogo, o Capitão Chobber poderia oferecer ao jogador duas opções: uma de teleporte automático até a secretaria do Instituto, como - "Sim, me leve até lá." -, e outra como - "Não, quero explorar mais."; - Ao se inscrever no Instituto, o jogador poderia receber suprimentos melhores, entre as sugestões: Muito mais poções. Para evitar peso desnecessário, poderiam ser concedidas em pacotes. Não só pacotes de Poções Vermelhas de Aprendiz, mas bem como Poções Laranja de Aprendiz, para que o jogador iniciante conseguisse avançar bem no jogo;(obs: quantidade sugerida: 600 de cada, separadas em pacotes de 100.) Vale-Armazém;(obs: quantidade sugerida: 30.) Muito importante: Vale-Teletransporte, muitos;(obs: quantidade sugerida: 50. E sim, eu sei que dá pra conseguir trocando Vale-armazéns na Máquina, mas é algo que passa despercebido a muitos novatos.); Os demais equipamentos e itens já recebidos. Sugiro adicionar também um aviso sobre a troca nos equipamentos de Aprendiz: "Atenção: Estes equipamentos podem ser trocados por Vale-Armazéns e outros prêmios em uma [Máquina de Venda]." - Ao concluir a inscrição no Instituto, ainda no mesmo diálogo, a Recepcionista poderia sugerir ao jogador que fosse ao segundo andar e escolhesse sua próxima classe caso já tivesse atingido o nível 10 de classe, oferecendo duas opções de diálogo: uma de teleporte automático, como - "Por favor, me leve até lá." - e outra como - "Agora não. Quero ficar e aprender mais."; - Ainda em relação à Recepcionista, caso o jogador ainda não tivesse alcançado o nível de classe requerido, ela poderia apenas informar sobre o requisito e instruir a voltar depois ou procurar por si mesmo mais tarde. - As missões de Classe 1 Expandidas poderiam ser simplificadas. Algumas podem ser um problema e desmotivadoras a novatos, principalmente a de Ninjas; - Os NPCs instrutores de classes, presentes no segundo andar do Instituto, poderiam continuar teleportando os personagens até as guildas, como já fazem atualmente, mas deveriam teleportá-los diretamente ao NPC de mudança de classe, e não a dois mapas de distância, como alguns fazem. Isso é totalmente desnecessário e, no caso de Gatunos, muitos acabam ficando presos se há Familiars na entrada da Pirâmide. Parte 2 - Melhorias no início - De modo a melhor introduzir novos jogadores ao contexto do jogo, e também a ensiná-los de modo prático e intuitivo, em todas as guildas de mudança de primeira classe poderiam ser adicionados NPCs, de forma a chamar a atenção do jogador, que concedessem uma mini-quest (de nocautear Esporos) e que os teleportasse ao mapa; - Já no mapa dos Esporos, esse NPC poderia: Explicar a funcionalidade dos grupos e do aumento de experiência; Lembrar ao jogador sobre a Agência de Aventuras; Abordar as propriedades. Explicar que os Esporos são da propriedade Água, Encantar a arma do personagem com Ventania gratuitamente (ou talvez, em troca de Vale-Armazéns ou mesmo de Esporos de Cogumelo) sempre que o jogador pedisse; Dar dicas de habilidades a personagens específicos (exemplo: Lâmina de Vento para Ninjas, Relâmpago para Magos etc.); Instruir sobre a talvez não necessidade de utilizar habilidades em seu nível máximo/sobre utilizá-las em níveis suficientes para nocautear o monstro apenas, de modo a gastar menos SP; As imagens são ilustrativas e contêm informações simplificadas. Parte 3 - Caixa de Jornada Surpresa Por fim, fica a ideia de algo como a Caixa de Jornada (e aquela do servidor coreano é horrível). E não, isso não deveria ser algo exclusivo de servidor premium, deveria ser algo do jogo. Acho seria bom se conseguissem fazer um levantamento do nível específico em que os novos jogadores mais costumam parar de jogar, e então adicionar uma etapa importante do pacote a ser aberto em 5 ou 10 níveis depois desse nível em específico, para incentivar que as pessoas continuem a partir dali. Sei que já tem rédeas no sistema de conquistas, mas acho que seria legal incluir uma Rédea também nesse pacote, nessa etapa em específico, seria um bom incentivo; Exemplo: Verificamos que o nível em que novos jogadores mais param de jogar é o nível 11.Caixa de Jornada 1: Uma caixa contendo prêmios, pode ser aberta ao chegar no nível 15. Com a próxima concedendo mais algumas de 3 dias. E assim vai. Alguns exemplos e ideias de Caixas de Jornada: Obs: Lembrando que a ideia dessa caixa é que seja algo para ajudar e motivar, e não pra sustentar. De modo que o jogador ainda busque farmar itens e equipamentos, e não entre em conflito com outras coisas do ambiente do jogo. No caso dos manuais, por exemplo, não é pra ficar o tempo todo, mas apenas para economizar, guardar e usar nos últimos níveis. Ou ter a ajuda em alguns níveis e ter que comprar alguns para outros, mesma coisa vale para as poções. Caixa de Jornada Surpresa da Justiça em Ação - Nv 15(esse nome comprido nem caberia, mas vamos deixar pra fins exemplificativos) Uma caixa surpresa com um selo mágico. O que será que vem dentro? Só pode ser aberta ao alcançar o nível 15. Contém:1 Cartão Kafra Especial1 Cx Rédea Experimental [3 Dias]15 Vales-Teletransporte300 Poção de Aprendiz10 Poção de Concentração Leve1 Óculos de Aviação1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 50 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 501 Cartão Kafra Especial5 Caixa de Poção Laranja de Aprendiz(150 Poção Laranjas de Aprendiz cada)20 Vales-Teletransporte20 Poção do Despertar1 Elmo de Sucata1 Presilha de Barbatana1 Bevor de Plástico1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 11 Cartão Kafra Especial3 Manual de Campo de Classe500 Poção de Aprendiz10 Poção de Concentração Leve1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 2 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Transclasse 21 Cartão Kafra Especial3 Manual de Campo de Classe5 Caixa de Poção Laranja de Aprendiz(150 Poção Laranjas de Aprendiz cada)10 Poção do Despertar1 Espada de Thanatos1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 85 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 851 Cartão Kafra Especial8 Manual de Campo de Classe10 Caixa de Poção Branca Enriquecida(100 Poção Branca Enriquecida cada)20 Poção da Fúria Selvagem Leve1 Elmo Angelical1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 100 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 1001 Cartão Kafra Especial5 Manual de Campo de Classe5 Diário de Aventuras10 Caixa de Poção Branca Enriquecida(100 Poção Branca Enriquecida cada)20 Poção da Fúria Selvagem Leve1 Caixa de Jornada da Justiça em Ação - Nv 120 Sem exemplos para caixas além do 120, mas com certeza deveria dar algo que ajudasse novatos e jogadores f2p a upar melhor a partir desse nível. Talvez itens de sustain que deveriam ser permanentes(pois supervalorizam com o tempo) e/ou de mais fácil obtenção, como Herança Real e Livro Amaldiçoado. Agora uma de Magos e evoluções: Caixa de Jornada Surpresa do Poder dos Elementos - Nv 15 Contém:1 Cartão Kafra Especial1 Cx Rédea Experimental [3 Dias]15 Vales-Teletransporte300 Poção de Aprendiz5 Poção Azul1 Visual de Tiara1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 50 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 501 Cartão Kafra Especial1 Cx de Rédea Experimental [7 Dias]2 Caixa de Poção Laranja de Aprendiz(150 Poção Laranjas de Aprendiz cada)20 Vales-Teletransporte50 Poção Azul1 Chapéu Cone Arcano1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 11 Cartão Kafra Especial3 Manual de Campo de Classe200 Poção de Aprendiz20 Poção Azul1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 2 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Transclasse 21 Cartão Kafra Especial1 Caixa de Rédea Temporária3 Manual de Campo de Classe2 Caixa de Poção Laranja de Aprendiz(150 Poção Laranjas de Aprendiz cada)50 Poção Azul1 Cetro da Dinastia1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 85 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 851 Cartão Kafra Especial8 Manual de Campo de Classe2 Caixa de Poção Branca Enriquecida(100 Poção Branca Enriquecida cada)50 Poção Azul1 Pluma Arco-Íris1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 100 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 1001 Cartão Kafra Especial1 Caixa de Rédea Temporária5 Manual de Campo de Classe5 Diário de Aventuras4 Caixa de Poção Branca Enriquecida(100 Poção Branca Enriquecida cada)80 Poção Azul1 Caixa de Jornada do Poder dos Elementos - Nv 120 Algumas outras sugestões de itens visuais que seriam legais:- Laçarote da Retaguarda p/Ninjas; - Arco da Coragem p/Caçadores; - Foice Maligna p/Mercenários; - Fúria dos Shuras p/Monges; - Cruz do Druida Maligno p/Sacerdotes; - Espada do General p/Espadachins e Ferreiros;- Supervisual de Aprendiz p/Super Aprendizes; - Chapéu de Ambulatório p/ Noviços; - Chapéu Rural para Gatunos e evoluções; - Faixa de Morpheus p/Monges; - Elmo com Chifres p/Mercadores; - Gálea da Morrigane p/Mercenários. Diferente dessa lista, dá pra ser criativo. Mas acho que seria legal separar uma pequena quantidade, de 2 a 3 visuais, pra cada classe, de modo a deixar diferenciado, e também a relativamente pequena quantidade de visuais de modo que não interferisse no desejo do jogador por conquistar visuais em outros eventos gratuitos e/ou adquiri-los através de ROPs/afetar uma renda da empresa. Edited December 20, 2021 by Vanargand Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dasmilton Posted December 11, 2021 Share Posted December 11, 2021 Concordo que o rag eh muito pouco intuitivo, principalmente para aqueles que estão experimentando o jogo pela primeira vez, e ainda fica ainda mais defasado quando comparamos com os jogos mais recentes. Mas ficar teleportando o boneco pra todo lado e simplesmente "dando" as coisas e "empurrando" o jogador pra frente talvez retire um pouco dessa jornada de aprendizado que o jogador precisa ter. A sugestão dos esporos eu gostei muito, falta muito essa coisa de lições práticas dentro do jogo. Hoje o player começa e eh bombardeado por um monte de diálogo e informações junto com todo um mundo de descobertas, eh muita coisa de uma vez e boa parte não eh absorvido. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vanargand Posted December 11, 2021 Author Share Posted December 11, 2021 (edited) 26 minutos atrás, Dasmilton disse: Mas ficar teleportando o boneco pra todo lado e simplesmente "dando" as coisas e "empurrando" o jogador pra frente talvez retire um pouco dessa jornada de aprendizado que o jogador precisa ter. O jogo não precisa de jornada de aprendizado, precisa de jogadores novos ? Olha, eu concordo que deve ter um aprendizado. Mas não acho que aqueles teleportes ali façam mais mal do que bem. É opcional, teleporta quem quiser. Se o jogador desistir do jogo, aí que não vai ter jornada nenhuma mesmo. Os veteranos ganharam a facilidade do teleporte VIP, que prejudicou imensamente essa jornada do aprendizado e inclusive passa por cima de quests de acesso. Não vejo problema naquilo ali. É muito mais pra bem do que pra mal, um "mal" necessário pro jogo perder menos jogadores. Citar A sugestão dos esporos eu gostei muito, falta muito essa coisa de lições práticas dentro do jogo. Hoje o player começa e eh bombardeado por um monte de diálogo e informações junto com todo um mundo de descobertas, eh muita coisa de uma vez e boa parte não eh absorvido. Exatamente. Um dia desses aí, veio 1 aqui que não sabia usar as habilidades através dos atalhos. Edited December 11, 2021 by Vanargand Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pupi Posted December 12, 2021 Share Posted December 12, 2021 Hoje em dia o povo tá meio sem paciência pra ler. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
NocturnalWolf Posted December 13, 2021 Share Posted December 13, 2021 Déjà vu, acho que já vi um tópico parecido com esse antes... Então, se não me engano, acho que li em algum lugar que ainda vai ter uma nova atualização nesse Inicio do Jogo, só não sei como vai ser. Não lembro do que postei no outro tópico, mas acho que seria interessante em vez de dar vários Vale-Armazém e Vale-Teletransporte, podiam dar um tipo de Cartão de Crédito da Corporação Kafra de 7 ou 14 dias intransferível, para os personagens usarem os serviços Kafra sem custo quantas vezes quiserem durante o período de duração do cartão. Outra coisa que seria legal é a criação de um uniforme para os NPCs do Instituto, pra criar tipo uma "identidade visual", que nem a Corporação Kafra, quando o personagem vê um NPC com roupa de Kafra já relaciona com a corporação e imagina o que o NPC deve fazer ou os serviços que presta. Sem contar que é legal na questão de lore e roleplay. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diego Alves Posted December 13, 2021 Share Posted December 13, 2021 Não sei se da pra colocar tudo isso, mas desde a reformulação do campo dos aprendizes teve um nerf na quantidade de itens que os novos jogadores ganham. Né? Quote I'm sorry. I forgot to mention one of the reasonsI hunt your kind. You're much too ugly not to put you out of your misery. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vanargand Posted December 13, 2021 Author Share Posted December 13, 2021 (edited) 6 horas atrás, NocturnalWolf disse: Então, se não me engano, acho que li em algum lugar que ainda vai ter uma nova atualização nesse Inicio do Jogo, só não sei como vai ser. Sim, parece que também vai ter uma "caixa de jornada", mas se for o que to pensando, ela é ruim. E sabe-se lá quando que esse update vai chegar. Além de provavelmente não resolver os problemas citados. Quando ele chegasse, provavelmente só teria o "trabalho" de mudar o diálogo do Chobber e talvez da secretária "jogado fora", acho que o resto ainda serviria. 6 horas atrás, NocturnalWolf disse: Não lembro do que postei no outro tópico, mas acho que seria interessante em vez de dar vários Vale-Armazém e Vale-Teletransporte, podiam dar um tipo de Cartão de Crédito da Corporação Kafra de 7 ou 14 dias intransferível, para os personagens usarem os serviços Kafra sem custo quantas vezes quiserem durante o período de duração do cartão. Outra coisa que seria legal é a criação de um uniforme para os NPCs do Instituto, pra criar tipo uma "identidade visual", que nem a Corporação Kafra, quando o personagem vê um NPC com roupa de Kafra já relaciona com a corporação e imagina o que o NPC deve fazer ou os serviços que presta. Sem contar que é legal na questão de lore e roleplay. São ótimas ideias. Eu simplifiquei ao máximo em relação ao outro tópico pra ver se aumenta a chance de fazerem. 13 minutos atrás, Diego Alves disse: Não sei se da pra colocar tudo isso, mas desde a reformulação do campo dos aprendizes teve um nerf na quantidade de itens que os novos jogadores ganham. Né? Não lembro de cabeça as quantidades, mas nesse tutorial novo você até consegue bastante coisa, só que é tudo um pouco mais escondido. Edited December 13, 2021 by Vanargand Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Onay Posted January 4, 2022 Share Posted January 4, 2022 Boas Sugestões mas para realizar essas mudanças não seria necessário aprovação da Gravity? E nós já sabemos onde isso vai dar né? "Aguardando Resposta da Gravity ao Infinito e Além" Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dasmilton Posted January 4, 2022 Share Posted January 4, 2022 41 minutos atrás, Onay disse: Boas Sugestões mas para realizar essas mudanças não seria necessário aprovação da Gravity? E nós já sabemos onde isso vai dar né? "Aguardando Resposta da Gravity ao Infinito e Além" O problema acho que nem eh isso, eh mais a dificuldade em trazer conteúdo free to play mesmo....bota uns rops em algum lugar aí nas sugestões que rapidinho aparece Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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