Ir para conteúdo

Dia Nacional do Doador de Sangue: Doe Sangue no Banco de Sangue mais próximo!


mailliw

Posts Recomendados

Boa tarde Midgardianos,

Ontem foi Dia Nacional do Doador de Sangue e, especialmente na pandemia as agências transfusionais, bancos de sangue e hemocentros do país estão enfrentando dificuldades com seus estoques. Alguns tipos sanguíneos fazem mais falta que outros (O- especialmente), mas todos são bem vindos, já que não só uma bolsa de hemácias a gente aproveita de uma coleta, dá pra tirar outros hemoderivados importantes (plasma, plaquetas, crioprecipitado) pra determinados quadros clínicos. 

Mas, vamos pra parte importante mesmo...

O QUE EU PRECISO PRA DOAR?
* Documento original com foto, expedido por órgão oficial.

Só isso mesmo. Salvo para menores de 18 anos, que precisam de um responsável acompanhando.

Idade mínima para doar: 16 anos; máxima: 69 anos.

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA DOAR?
* >50kg;
* Hematócrito >38-39% e <54% (o responsável pela tua entrevista pra doação vai pingar uma gota de sangue do teu dedo numa maquininha que vai dar essa informação pra ele, é pra verificar se tu não tem anemia ou outra anomalia sanguínea);
* Estar saudável (sem corrimento nasal, sem espirro, tosse, sem febre, sem fadiga, sem mialgia (dor no corpo), ou qualquer mal estar);
* Não estar em jejum (mas evitar alimentos gordurosos antes da doação);
* OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: a depender do estado o critério de "relacionamento estável", varia bastante. Aqui no RS se não me engano 90 dias (3 meses) já é considerado apto, mas em MG já li notícias de 12 meses, então é complicado. Na dúvida, se não tiver parceiro (a) fixo simplesmente não vá.

O QUE PODE ME TORNAR INAPTO A DOAÇÃO?
* Ter saído do teu estado nos últimos 30 dias;
* Possuir piercing na cavidade oral ou região genital (em outras áreas é ok);
* Ter se tatuado, colocado piercing ou feito sobrancelha definitiva nos últimos 12 MESES;
* Ter realizado procedimento endoscópico nos últimos 6 MESES;
* Administrou testosterona (só pode doar novamente 6 meses depois da suspensão da medicação);
* Antidepressivos (varia, o responsável vai te perguntar qual e a dose), antipsicótico (só depois de 7 dias de suspensão - NÃO SUSPENDER SEM AVALIAÇÃO MÉDICA);
* Anticoncepcional NÃO POSSUI CONTRAINDICAÇÃO
* Antibiótico, antifúngico variam, para garantir aguarde duas semanas;
* Cirurgia ou procedimento odontológico aguarda uma semana que é garantido (se envolver anestesia geral um mês);
* Dengue 4 semanas após a cura;
* Gripes e resfriados 1 semana após cessarem sintomas;
* Portador de diabetes tipo 1 ou 2, doença pulmonar grave (p. ex. DPOC), doença autoimune (p. ex. Lupus), doença endócrina (p. ex. hipertireoidismo, hipopituitarismo), NÃO PODE DOAR SANGUE;
* Diarreia aguardar 1 semana;
* Isotretinoína (famoso Roacutan), aguardar 1 mês após última dose;
* Finasterida 1 mês também;
* Vacinas: depende muito de qual foi, na dúvida aguarde 4 semanas;

QUANTO TEMPO EU PRECISO AGUARDAR PARA DOAR NOVAMENTE?
* Homens: 60 dias (2 meses);
* Mulheres: 90 dias (3 meses);

Vá num banco de sangue ou hemocentro da sua região, aproveita e já te cadastra como doador de medula também. : ) PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA: não ter histórico de doença infecciosa transmissível pelo sangue (p. ex. HIV, hepatites), cânceres ou doenças auto imunes já te torna apto.

Existem outras (dezenas) de condições que podem te tornar inapto permanente ou temporariamente. Eu só citei as mais comuns que eu acredito que possam ser prevalentes aqui pra facilitar a vida de vocês e ninguém ter que voltar pra casa com os braços ilesos.

Atentem-se, porque pessoas mais velhas podem se encaixar em outros limitantes (p. ex. cirurgia cardíaca que te torna inapto definitivo).

Por favor, quem puder: doe sangue! Vai estar ajudando a si mesmo e até outras 4 pessoas! ?

  • Like 4
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...