Ir para conteúdo

JOGO ESTA IMPOSSÍVEL DE JOGAR ECONOMIA DO GAME JA ERA


bavaroti

Posts Recomendados

2 horas atrás, Squirt disse:

Pô meu brother, não é culpa minha se as coisas acontecem e você faz vista grossa porque "segue as regras do jogo". Eu não tô falando pra ninguém aqui comprar ou vender zeny não, tô dizendo que isso é um FATO, basta entrar em qualquer grupo de comércio do bRO. Muitos deles tem milhares de pessoas lá comprando e vendendo as coisas por dinheiro real diariamente. É justamente por eu não estar numa bolha social do jogo que eu sei que essas coisas acontecem, porque eu estou em grupos diversos com pessoas diversas. ?

Em nenhum momento disse que não existe gente que compra ou revende KKs. Pelo contrário, disse, sim, que essas pessoas existem (galera que monta um balcão de negócios) e que inclusive, pelo que vc falou, podem ser amigos seus ou fazerem parte do seu círculo social. Só não gostei do tom generalizante do seu comentário, como se não existisse players honestos e o jogo fosse uma terra de corrompidos. Que se dane o mercado negro e os preços que eles atribuem a kks. Eu queria era que a staff varresse esse cãncer do jogo.

 

2 horas atrás, Squirt disse:

Eu não tô falando pra ninguém aqui comprar ou vender zeny não

XI8g2uVQ.thumb.jpeg.6ef32e579f7529b3a2626392a2fa6ce6.jpeg

 

2 horas atrás, Squirt disse:

basta entrar em qualquer grupo de comércio do bRO. Muitos deles tem milhares de pessoas lá comprando e vendendo as coisas por dinheiro real diariamente.

Ora é quit em massa, ora é muitos grupos qualquer com milhares de pessoas interessadas no jogo.

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Murphy disse:

Ora é quit em massa, ora é muitos grupos qualquer com milhares de pessoas interessadas no jogo.

On Causality | Ken Benoit

Edit- 

Só pra não deixar o meme aqui e sair sem contribuir em nada: o grupo oficial do bRO no facebook tem 30k pessoas. Você acha que todas essas pessoas jogam o jogo?
Não é porque o jogo tem muitas contas criadas ou pessoas da comunidade que ainda participam dela que signifique que todos eles joguem ativamente.

Editado por Squirt
Link para o comentário
Share on other sites

6 horas atrás, Squirt disse:

 o grupo oficial do bRO no facebook tem 30k pessoas. Você acha que todas essas pessoas jogam o jogo?

Claro que não.

Mas se vc diz que testemunha MUITOS grupos QUALQUER de comércio e, ainda por cima, com MILHARES de pessoas negociando DIARIAMENTE, então, isso implica um dinamismo muito grande, que o jogo tá bombando, muitíssima gente interessada, seja para lazer, seja para lucrar. Ou seja, dá a entender que o jogo não está morrendo, como alguns bradam, que o jogo não está com uma sangria irreparável de players, muito pelo contrário.

Link para o comentário
Share on other sites

O fato é que no bRO tem sim um "poder paralelo" que com o tempo se tornou mais influente com a Comunidade do que os adms locais.
Os caras movimentam sites e grupos nas redes sociais que estão ai à anos e geram um lucro absurdo pra eles.
No tempo em que a staf ignorava a Comunidade, esse poder paralelo lutava com unhas e dentes pra abocanhar o público insatisfeito com a lug.
Eu mesmo já recebi dezenas de convites pra entrar nos grupo, sites e canais deles.
Posso dizer, que pelo menos nas propagandas, os caras dão de 10 a zero nos "oficiais".

O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia.

Outra coisa que vcs estão equivocados, a economia do bRO vem sendo ferrada faz um tempão, tanto pelo caça níquel que implantaram no game, quanto pela compra e venda imoral de kks.
Os últimos acontecimentos foram só a gota d'água.

  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

desiste. Apesar do set real, que é muito bom pra iniciantes, mataram o resto do jogo todo pra qualquer iniciante. 

Webp.net-resizeimage.jpg.e2bc197bf627e2e039a74d1625da10b7.jpg

                                                                 Be brave, when no one else is. Be strong, when all hope is gone. Be fearless, when when the whole world is your enemie. 

Link para o comentário
Share on other sites

12 horas atrás, Vlad Dracull disse:

O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia.

Não, não são.

Só pode ser considerado como principal causa, se você pensar que todo o zenny, de várias pessoas que quitaram, não valeriam mais nada por estarem presos as contas, tendo assim menos zennys em circulação no bRO, logo, aumentando o valor da moeda e preços mais baixos nos itens.

O correto é você pensar: porque as pessoas estão quitando do bRO?

Te convido a refletir comigo...

Um jogo MMO onde existem moedas próprias e itens trocáveis (zenny, rops, etc), logo presumimos que, quem se esforça mais para conseguir estes recursos mais deve ser recompensado ao longo do tempo, correto? Isso é a famosa Meritocracia: você trabalha, você ganha.

Pense num player que joga o bRO desde o dia de seu lançamento e se esforça diariamente farmando. Pra um jogador novo que começou hoje, parece uma tarefa impossível de alcançar esse jogador antigo né? Na teoria deveria ser bem difícil desse novato alcançar o patamar que esse jogador antigo está. Porém, não é assim que funciona e eu te explico o porque...

O bRO incluiu a pior cultura que um MMO poderia ter, que é a cultura do Cash. Hoje o novato pode se equiparar ao experiente só gastando um pouco de dinheiro no jogo, pois tudo, absolutamente tudo que está no meta tem como origem o ROPS. E olha que não estou nem falando do mercado negro.

No bRO são raros os itens que nós podemos farmar pra compor nossa build do meta. É muito melhor você farmar zenny pra esses itens do Meta, até mesmo porque hoje o bRO não tem uma escalada nos itens.

Qual a mensagem que quero passar? O bRO não recompensa aqueles que estão a mais tempo jogando como deveria ser. Mas sim recompensa aqueles que mais gasta seu dinheiro no jogo. Nós não temos itens farmáveis que valem mais a pena que os Rops atuais, nem mesmo os GODLY que exigem meses/anos de dedicação CONJUNTA pra você ter UM.
Tambem não existe uma progressão saudável dentro desses mesmos itens, de forma que um player vá subindo gradadivamente degrau a degrau até estar no meta. Hoje, muito item que está no meta que são justamente os que vem por Rops, tem uma discrepância absurda entre eles mesmos.

Entende o que quero dizer?

Você como jogador antigo, deve se lembrar da época em que um pontinho a mais em um atributo/status era um baita de um upgrade na build, e que absolutamente tudo que era Meta você podia farmar, alem do fato de termos uma progressão nos itens extremamente perfeita.

 

Porque falei tudo isso pra explicar que o mercado paralelo não é o que mata o jogo?

Porque hoje quem mata servidor é propriamente quem cuida dele. Não vou voltar ao assunto de quem é a culpa, se é a Gravity ou WarpPortal pois é desnecessário.
Quem cuida do bRO é quem matou aos poucos com essa cultura de +Rops -Farm. O mercado paralelo simplesmente se adaptou vendendo aquilo que vale a pena vender ao preço que é possível vender.
E o fato do zenny estar hiperinflacionado, é justamente por termos 17 anos sem um bom planejamento pra escoamento natural desse zenny farmado. Hoje um único player consegue injetar 150kk + por dia tranquilamente (se for maluco de farmar celine ininterruptamente com várias contas, pode chegar a 1bi).
A única coisa que da uma estabilidade maior nos preços dos itens, é o próprio ROPS, onde o valor do zenny no mercado paralelo é baseado pelo valor do ROPS em moeda real. Porem nada impede de acontecer o que estamos vendo, que é o monopólio desses itens que saem por ROPS via loteria, o que é pior ainda.

 

Viu como o que mata o jogo é o que estou batendo na tecla faz tempo... A falta de conteúdo novo (com itens que sejam meta).

Editado por PeLégolas
  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

14 horas atrás, Vlad Dracull disse:

O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia.

A venda paralela de itens e zenys é algo existente em literalmente todo e qualquer MMO RPG. Ela é nociva pra economia quando incentiva abuso de bugs e robôs automatizados. E só.

Sabe porque? Porque o zeny negociado é o zeny que você farma, que eu farmo, que qualquer pessoa aqui farma. A venda e compra de zenys e equipamentos não é sinal de que recursos de origem duvidosa estão sendo injetados no jogo.

Vamos tentar analisar essa questão de uma forma amoral, livre de julgamentos e preconceitos.

Vamos imaginar um cenário sem robôs automatizados e bugs, o que é a venda e compra de zenys e equipamentos senão a precificação do valor do seu esforço no game?
Quando zenys e itens de origem questionável (b.o.t farms, exploits, etc) são inseridos no jogo, a parte do esforço como elemento definidor para o preço das coisas vai pras cucuias e a moeda desvaloriza. E quando uma moeda se desvaloriza, rola inflação. Aí afeta a economia do jogo.

Mas quando isso não acontece, como e de que forma a compra e venda de zenys e equipamentos entre os jogadores prejudica a economia do jogo? A menos que o jogo tenha sido projetado para que as pessoas eventualmente desistam dele e assim se tornem grandes mecanismos de drenagem de moeda, a compra e venda de zenys e equipamentos não causa nenhum dano à economia do jogo.

A venda paralela de zenys e equipamentos causa danos À EMPRESA QUE GERE O JOGO. E aí sim eu vejo um problema. Porque essa venda paralela faz com que as pessoas se sintam menos incentivadas a comprar a moeda em dinheiro real oficial do jogo (ROPs) que serve para custear a manutenção do mesmo.

 

  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, PeLégolas disse:

Um jogo MMO onde existem moedas próprias e itens trocáveis (zenny, rops, etc), logo presumimos que, quem se esforça mais para conseguir estes recursos mais deve ser recompensado ao longo do tempo, correto? Isso é a famosa Meritocracia: você trabalha, você ganha.

Pense num player que joga o bRO desde o dia de seu lançamento e se esforça diariamente farmando. Pra um jogador novo que começou hoje, parece uma tarefa impossível de alcançar esse jogador antigo né? Na teoria deveria ser bem difícil desse novato alcançar o patamar que esse jogador antigo está. Porém, não é assim que funciona e eu te explico o porque...

O bRO incluiu a pior cultura que um MMO poderia ter, que é a cultura do Cash. Hoje o novato pode se equiparar ao experiente só gastando um pouco de dinheiro no jogo, pois tudo, absolutamente tudo que está no meta tem como origem o ROPS. E olha que não estou nem falando do mercado negro.

No bRO são raros os itens que nós podemos farmar pra compor nossa build do meta. É muito melhor você farmar zenny pra esses itens do Meta, até mesmo porque hoje o bRO não tem uma escalada nos itens.

Qual a mensagem que quero passar? O bRO não recompensa aqueles que estão a mais tempo jogando como deveria ser. Mas sim recompensa aqueles que mais gasta seu dinheiro no jogo. Nós não temos itens farmáveis que valem mais a pena que os Rops atuais, nem mesmo os GODLY que exigem meses/anos de dedicação CONJUNTA pra você ter UM.
Tambem não existe uma progressão saudável dentro desses mesmos itens, de forma que um player vá subindo gradadivamente degrau a degrau até estar no meta. Hoje, muito item que está no meta que são justamente os que vem por Rops, tem uma discrepância absurda entre eles mesmos.

Entende o que quero dizer?

Você como jogador antigo, deve se lembrar da época em que um pontinho a mais em um atributo/status era um baita de um upgrade na build, e que absolutamente tudo que era Meta você podia farmar, alem do fato de termos uma progressão nos itens extremamente perfeita.

Exatamente, mano. Recentemente eu comecei a jogar New World por conta dos meus amigos encherem o saco para jogar. Apesar de eu ter críticas sérias a algumas coisas no jogo e ele ser todo bugado, uma coisa que eu acho que ele acertou em cheio foi nesse aspecto. Tudo na progressão do jogo, independente do seu objetivo final (foco em farm, pve, comércio, pvp, guerras, etc), você atinge na base do esforço e SÓ. Cash no jogo só compra skin, emotes e transferência de servidor. Mais nada. Todo o resto é você levantar a bunda e ir farmar diretamente ou farmar algum recurso pra vender no market e depois comprar o seu item desejado por gold.

E o jogo tem sistema de acesso único, igual ao Valhalla. Paga uma vez e tem direito ao jogo e todos os conteúdos a serem inseridos futuramente. Outro diferencial que quase todo MMO tem hoje em dia em relação ao Ragnarok são as atualizações simultâneas. Acho que o único MMO moderno que joguei ultimamente que todos os servidores não estavam na mesma versão foi Tree Of Savior. O que é engraçado porque é um jogo que também sofre muito com bichões, exploits e excesso de itens de cash pay to win.

 

3 horas atrás, PeLégolas disse:

1. Porque hoje quem mata servidor é propriamente quem cuida dele. Não vou voltar ao assunto de quem é a culpa, se é a Gravity ou WarpPortal pois é desnecessário.
Quem cuida do bRO é quem matou aos poucos com essa cultura de +Rops -Farm. O mercado paralelo simplesmente se adaptou vendendo aquilo que vale a pena vender ao preço que é possível vender.

2. E o fato do zenny estar hiperinflacionado, é justamente por termos 17 anos sem um bom planejamento pra escoamento natural desse zenny farmado. Hoje um único player consegue injetar 150kk + por dia tranquilamente (se for maluco de farmar celine ininterruptamente com várias contas, pode chegar a 1bi).

3. A única coisa que da uma estabilidade maior nos preços dos itens, é o próprio ROPS, onde o valor do zenny no mercado paralelo é baseado pelo valor do ROPS em moeda real. Porem nada impede de acontecer o que estamos vendo, que é o monopólio desses itens que saem por ROPS via loteria, o que é pior ainda.

4. Viu como o que mata o jogo é o que estou batendo na tecla faz tempo... A falta de conteúdo novo (com itens que sejam meta).

1. Indubitavelmente.

2. É um misto dos dois. Eu não acho que o farm de celine por si só é algo problemático. Mas o farm de celine jamais seria algo cogitado pelas pessoas se elas não precisassem o tempo todo farmar bilhões e bilhões de zenys para comprar um único equipamento. Eu mesmo fazia quase 2b por mês só lá e o resultado foi eu ter cansado do jogo.

3. O ROPs teria essa função se ele fosse constantemente reajustado de forma a ele estar em sincronia com a situação da moeda IRL (R$) e do jogo (zeny). Como o valor do zeny em relação ao R$ varia de acordo com as quantidades ofertadas e demandadas do mesmo, o mercado se autoregula e ajusta os preços de forma a ficar sempre interessante e vantajoso. Como eu já mostrei em outro post, o valor dos ROPs para zenys está completamente irreal para o que está acontecendo com a economia dos servidores. Comprar ROPs hoje que não seja pra uso direto pessoal seu faz com que você literalmente esteja jogando dinheiro fora.

E aí entra o problema dos itens de loteria, que são amplificadores dessa situação. Comprar um ticket de 1k de ROPs pra pegar um item só parece uma boa ideia justamente porque esse item pode ter um valor muito maior que o da conversão direta da venda de ROPs pra zeny (7kk/1k). Se você compra um item de 10k de ROPs, numa taxa de conversão de 7kk/1k, ele se torna um item de 70kk, com preço podendo variar dependendo de elementos de oferta e demanda e do item ainda estar na loja depois disso ou não. Mas quando você adiciona esses itens super fortes por chances de 0,1%, você adiciona um elemento de incerteza e risco que justifica cobrarem os preços que cobram para além da oferta e demanda.

4. A falta de conteúdo novo, ao meu ver, não afeta tanto a economia quanto parece. O que a falta de conteúdo novo afeta, de fato, é o interesse e o engajamento de jogadores novos e antigos em continuarem vendo o jogo como um jogo e não como uma carteira de investimentos, aí sim afetando a economia. O que responde também à essa linha argumentativa aqui:

16 horas atrás, Murphy disse:

Mas se vc diz que testemunha MUITOS grupos QUALQUER de comércio e, ainda por cima, com MILHARES de pessoas negociando DIARIAMENTE, então, isso implica um dinamismo muito grande, que o jogo tá bombando, muitíssima gente interessada, seja para lazer, seja para lucrar. Ou seja, dá a entender que o jogo não está morrendo, como alguns bradam, que o jogo não está com uma sangria irreparável de players, muito pelo contrário.

Jogador que loga só pra botar loja ou vender/comprar zeny não é jogador. Não adiciona nada ao elemento de MMO do jogo. Não monta party pra cheffênia, não faz instância, não joga guerra, sequer reclama do jogo nas mídias sociais.
Revendedor de zeny, na grande maioria dos casos, sequer é jogador do jogo, assim como botter não era jogador. Tinha muito botter que nem o bRO instalado tinha. Só botava a máquina pra rodar porque ia dar dinheiro.

Editado por Squirt
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

8 horas atrás, - Axe power disse:

desiste. Apesar do set real, que é muito bom pra iniciantes, mataram o resto do jogo todo pra qualquer iniciante. 

Agora que você citou isso, esse evento da Caçada Real me fez pensar que talvez (veja bem, TALVEZ), uma das poucas coisas que poderia funcionar para ao menos impedir que iniciantes desanimasssem tão rápido era justamente ter mais eventos assim, para que equipamentos melhores fossem acessíveis a eles, sem precisar de ROPs ou uma fortuna em Zeny.

 

O que me fez pensar isso foi ver que, juntando Caçada Real com Brasilis, até dava para montar um Kagerou/Oboro com instant cast, embora ainda não fique no nível de um full ROPs...mas já fica bem melhor que um full Eden. Aliás, isso já sairia do Iniciante para o intermediário, mas acho que deu para entender o pensamento  não?

Link para o comentário
Share on other sites

Por isso que defendo eventos como a caçada real que fiquem fixos no servidor ou ao menos voltando com frequência.

O jogo "gratuito" hoje parece só uma versão trial de ragnarok, onde vc só chega até uma determinada parte independente do seu esforço, e caso queira aproveitar todo o restante precisa "pagar" pela versão full.

Link para o comentário
Share on other sites

18 horas atrás, Vlad Dracull disse:

O fato é que no bRO tem sim um "poder paralelo" que com o tempo se tornou mais influente com a Comunidade do que os adms locais.
Os caras movimentam sites e grupos nas redes sociais que estão ai à anos e geram um lucro absurdo pra eles.
No tempo em que a staf ignorava a Comunidade, esse poder paralelo lutava com unhas e dentes pra abocanhar o público insatisfeito com a lug.
Eu mesmo já recebi dezenas de convites pra entrar nos grupo, sites e canais deles.
Posso dizer, que pelo menos nas propagandas, os caras dão de 10 a zero nos "oficiais".

O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia.

Outra coisa que vcs estão equivocados, a economia do bRO vem sendo ferrada faz um tempão, tanto pelo caça níquel que implantaram no game, quanto pela compra e venda imoral de kks.
Os últimos acontecimentos foram só a gota d'água.

Sensato. Disse tudo.

Nunca gostei daquela máquina caça níquel.

Link para o comentário
Share on other sites

On 11/17/2021 at 6:46 PM, sarney said:

Acho que o jogo está bom ? Não. Acho que a administração que o Rag teve é/foi boa ? Nem um pouco. Mas a hipocrisia da harmoniosa "comunidade" não fica longe dos serviços prestados.

de acordo

On 11/17/2021 at 7:04 PM, Squirt said:

Como explicar então um cenário que temos aumento de preços, desvalorização do zeny e excesso de oferta de zeny de revendedores, tudo ao mesmo tempo?

 

É isso que me deixou encabulado também. O timing foi perfeito. 

A relação kk/real estava em 150 no thor por conta da aura verde, e , de repente caiu pra 50 em poucos dias. N tem revendedor que consiga manipular o jogo pra baixar o produto pra 1/3 sem levar preju, ou matar todo o restante no processo.

On 11/17/2021 at 7:42 PM, sarney said:

Há uma diferença tênue entre criar uma thread e quando perguntar algo que vc desconhece:

 

Entendo seu ponto, mas, vários escândalos que ocorreram no jogo foram "descobertos" por players através de denúncias e discussões. A staff nunca foi lá e disse "alguns aqui fizeram isso de fato e estamos corrigindo tudo", ela dizia que demitia um, mandava uns comunicados e "flw, glr". Ai vai o CEO da lug lá no Flow e confirma tudo que ocorreu ao longo dos anos de jogatina no bRO: que tinham GMS que beneficiavam amigos e outros que faziam comércio ilegal. Tudo que a comunidade denunciou no forum várias vezes.

On 11/17/2021 at 11:02 PM, Asjaslkdjkasjd said:

Muitos players não querem saber de jogar com outra classe só pra se manter competitivo, se a classe deles fica muito atrás, pra eles é melhor abandonar o jogo.

Justo. O problema da aura foi que no 17.1, período de seu lançamento, vinham várias alterações nas skills e equipamentos que fizeram com que a maioria das builds spammasse alguma skill e se mantivesse no meta de alguma forma. A aura ter vindo sozinha separou o rag em duas facções: as que fazem cheffenia e as que não. A inteção foi boa? Talvez, mas a execução nem tanto, visto que trouxeram a foice do fogo vivo quebrando todo o sentido de um "balanceamento".

On 11/18/2021 at 9:49 AM, Squirt said:

A situação que deve ser avaliada é: "como o preço chegou a esse ponto, sem prejudicar os lucros dos revendedores?". E aí só tem algumas formas de se tentar explicar isso.

A quantidade deles parece ter aumentado inclusive.

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Squirt disse:

2. É um misto dos dois. Eu não acho que o farm de celine por si só é algo problemático. Mas o farm de celine jamais seria algo cogitado pelas pessoas se elas não precisassem o tempo todo farmar bilhões e bilhões de zenys para comprar um único equipamento. Eu mesmo fazia quase 2b por mês só lá e o resultado foi eu ter cansado do jogo.

3. O ROPs teria essa função se ele fosse constantemente reajustado de forma a ele estar em sincronia com a situação da moeda IRL (R$) e do jogo (zeny). Como o valor do zeny em relação ao R$ varia de acordo com as quantidades ofertadas e demandadas do mesmo, o mercado se autoregula e ajusta os preços de forma a ficar sempre interessante e vantajoso. Como eu já mostrei em outro post, o valor dos ROPs para zenys está completamente irreal para o que está acontecendo com a economia dos servidores. Comprar ROPs hoje que não seja pra uso direto pessoal seu faz com que você literalmente esteja jogando dinheiro fora.

E aí entra o problema dos itens de loteria, que são amplificadores dessa situação. Comprar um ticket de 1k de ROPs pra pegar um item só parece uma boa ideia justamente porque esse item pode ter um valor muito maior que o da conversão direta da venda de ROPs pra zeny (7kk/1k). Se você compra um item de 10k de ROPs, numa taxa de conversão de 7kk/1k, ele se torna um item de 70kk, com preço podendo variar dependendo de elementos de oferta e demanda e do item ainda estar na loja depois disso ou não. Mas quando você adiciona esses itens super fortes por chances de 0,1%, você adiciona um elemento de incerteza e risco que justifica cobrarem os preços que cobram para além da oferta e demanda.

4. A falta de conteúdo novo, ao meu ver, não afeta tanto a economia quanto parece. O que a falta de conteúdo novo afeta, de fato, é o interesse e o engajamento de jogadores novos e antigos em continuarem vendo o jogo como um jogo e não como uma carteira de investimentos, aí sim afetando a economia. O que responde também à essa linha argumentativa aqui:

2. A Celine foi o que estourou. Por conta dessa injeção de equipamentos de ROPS, o poder de um ATLQ mediano pra determinadas builds já torna possível o farm hoje em dia, o que possibilitou muita gente entrar pra esse tipo de farm e consequentemente injetar muito zenny no servidor. Só que juntamente com isso não veio nada que nos fizesse gastar esse zenny todo, o que só foi aumentando a quantidade de moeda no servidor. Então, quanto mais moeda no jogo, maior preço dos itens (observe que apenas aumenta o preço, mas o valor agregado do item ainda é o mesmo, visto que o preço sobe de acordo com a quantidade de moedas atualmente).

 

3. O ROPS sempre foi um medidor de preço para o valor do zenny. Suponha que você consiga tirar um valor de 1bi = 100k ROPS, sendo 100k ROPS = R$150. No mercado paralelo você jamais veria e jamais vai ver alguem vendendo o zenny mais caro que o ROPS, pois não faz sentido. Mesmo que o valor do ROPS e a venda de zenny sejam o mesmo valor, comprar ROPS ainda é mais seguro, o que torna mais vantajoso, e por conta disso o valor da venda do zenny no mercado paralelo é sempre por um valor mais baixo.
A diferença do mercado paralelo é que há muita oferta a ponto de você quase dobrar ou até mesmo dobrar o valor que ganharia com a compra de ROPS. O único grande problema é você não contar com a segurança de que vai receber por aquilo que pagou, ou até mesmo a possibilidade de tomar Ban por isso ser considerado um ato irregular.

Veja, não estou defendendo o mercado paralelo, só estou expondo as vantagens e desvantagens pelo nosso cenário atual. Embora eu pense que a administradora do jogo pudesse ter feito algo pra regular esse mercado, assim como outras plataformas fazem, e tirar um valor por cima disso.

As loterias são outro tipo de problema mas que tambem afeta a economia. No Thor, quando entrou a Thanatos por ticket, o valor de 1k ROPS aumentou pelo menos 50%, e isso impactou diretamente no valor do zenny no mercado paralelo. Consequentemente isso tambem abaixou os valores de muitos itens do jogo, pois o pessoal estava em busca do zenny pra tentar tirar a sorte da carta.
O grande problema de sistemas de loteria, é que isso permite que ocorra o monopólio de uma forma bem escancarada. E quem detem o monopólio pode colocar o preço que for no item. E a cada mês sempre colocam itens novos que fazem parte do Meta com chance de 0.1, te fazendo torrar muito recurso pra poder tentar tirar uma unidade, ou você se rende ao mercado paralelo e paga o valor que ele pede. Um exemplo bem besta disso é quando a Oni veio pro bRO pela primeira vez e por ticket, com chance de 0,2% se não me engano. Eu gastei tranquilamente 500 tickets e não consegui tirar uma única unidade. Com o valor de 500 tickets eu poderia ter pego umas 5 Oni no mercado paralelo, e olha que esse item nem era monopolizado.

 

4. A falta de conteúdo afeta sim TODO o jogo. Estamos desde a entrata de Bio5 sem nenhum item meta farmável (meta esse que já está ultrapassado na sua grande maioria). Se você coloca todo o meta do jogo em cima de itens de ROPS, você mata todo o restante do jogo, visto que não compensa farmar NADA. Hoje em dia a única coisa que ainda compensa farmar são cartas MVP (ao menos no Valhalla), pois não vendem por ROPS e algumas são ou podem vir a ser Meta (é só ver a quantidade de pessoas que esperam pela cheffenia).
A falta de conteúdo novo como você já mencionou, desestimula jogadores a continuarem jogando e até mesmo novos jogadores a ingressarem no jogo. Quanto menos jogadores no jogo, menor utilidade pra moeda e mais caro ficam os itens mais Tops, o que distancia ainda mais jogador novato de jogador que já ta incluso no meta.

A falta de conteúdo é muito prejudicial porque muita gente farma o mesmo conteúdo a meses, na esperança de chegar um item bom por ROPS e ela já ter o valor pra comprar aquilo. E sempre quando não vem algo útil pra ela, a pessoa simplemente desanima e pode até quitar. O que é mais zenny pra mão de revendedor/monopólio, mais caro ficam os itens e mais distante os iniciantes ficam do restante. É uma reação em cadeia que estamos vendo, e que ficou muito claro com a vinda da Aura Verde.

Link para o comentário
Share on other sites

On 11/18/2021 at 12:46 PM, Murphy said:

Eu queria era que a staff varresse esse cãncer do jogo.

Entendo seu ponto. Ai é só um servidor novo e atualizado, acho.

18 hours ago, Vlad Dracull said:

O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia.

Depende. Já disse em outra discussão que muita gente coloca tempo e grana no jogo pq sabe que se desistir pode "devolver" os itens e recuperar a grana. Boa parte talvez nem sequer pense no lucro, só em recuperar o que gastou. Então até mesmo o celineiro sabia que seu tempo estaria sendo "compensado" caso decidisse quitar de vez. Esse "poder" atrapalha a economia do game? Sim, mas, qualquer jogo com economia liberada entre jogadores como o bRO acaba tendo esse problema. Wow e o Tos como citaram, foram algumas de suas vítimas.

18 hours ago, Vlad Dracull said:

Outra coisa que vcs estão equivocados, a economia do bRO vem sendo ferrada faz um tempão, tanto pelo caça níquel que implantaram no game, quanto pela compra e venda imoral de kks.

De fato. A situação vivenciada não é um problema imediato e sim um sucessivo declínio que só foi percebido por conta da queda abrupta da moeda do jogo e seja lá qual tenha sido sua causa. Mas, como disse antes o pessoal adorava esse mercado paralelo e os tkts enquanto a moeda valia bastante e podiam fazer renda extra com isso. Só reclamam agora que o projeto foi pro saco.

6 hours ago, PeLégolas said:

Porque hoje quem mata servidor é propriamente quem cuida dele. Não vou voltar ao assunto de quem é a culpa, se é a Gravity ou WarpPortal pois é desnecessário.
Quem cuida do bRO é quem matou aos poucos com essa cultura de +Rops -Farm. O mercado paralelo simplesmente se adaptou vendendo aquilo que vale a pena vender ao preço que é possível vender.

Exatamente. A adição de cash itens poderosos criou com o passar do tempo a dependência deles de modo que o player acaba se submetendo ao mercado que o gera e o mantém (o comércio especulativo e o mercado paralelo). Antigamente o item de cash rivalizava ou seria uma versão levemente superior e preguiçosa do item existente no jogo. O cara pagava pra não fazer esforço e ter o mesmo benefício de quem farmou. E agora? Se vc não paga então não tem opção equivalente no mercado. Coisa que a gvt só se tocou e adicionou no 17.1 em diante.

3 hours ago, Squirt said:

4. A falta de conteúdo novo, ao meu ver, não afeta tanto a economia quanto parece. O que a falta de conteúdo novo afeta, de fato, é o interesse e o engajamento de jogadores novos e antigos em continuarem vendo o jogo como um jogo e não como uma carteira de investimentos, aí sim afetando a economia. O que responde também à essa linha argumentativa aqui:

O conteúdo novo traz itens que permitem ao jogador dar bypass no comércio ilegal e cash itens. Sem gastar muito ele tendo acesso aos itens do 17.1, 17.2 , Húgel race, Eddas e etc., ele pode montar um altq bolado do 120~200 sem precisar torrar no jogo. Os itens desses updates rivalizam com muitos itens de cash existentes no servidor. Os encantos do 17.1 geram uma armor que esmagaria a +12 khalit por exemplo. Os encantos do sapato competiriam com uma +12 inteligentes; As capas da Edda são podem pegar encantos melhores que a faw e competiriam com as temporais encantadas. Tudo isso jogando o game.

O jogador poderia dar o dedo do meio para os revendedores e ir fazer o game dele com tempo e esforço. Ao invés de virar celineiro e se submeter às demandas desse mercado (isso quando ainda dava).

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

30 minutes ago, PeLégolas said:

Um exemplo bem besta disso é quando a Oni veio pro bRO pela primeira vez e por ticket, com chance de 0,2% se não me engano. Eu gastei tranquilamente 500 tickets e não consegui tirar uma única unidade. Com o valor de 500 tickets eu poderia ter pego umas 5 Oni no mercado paralelo, e olha que esse item nem era monopolizado.

F

30 minutes ago, PeLégolas said:

Se você coloca todo o meta do jogo em cima de itens de ROPS, você mata todo o restante do jogo, visto que não compensa farmar NADA. Hoje em dia a única coisa que ainda compensa farmar são cartas MVP (ao menos no Valhalla), pois não vendem por ROPS e algumas são ou podem vir a ser Meta

Eu já tinha dado várias sugestões de conteúdos de farm sem depender de episódios. Mas, com essa discussão sempre me pergunto porque diabos a gvt n adianta de vez a vinda do 17.1 e as Illusions que ajudariam pra caramba o game e a comunidade (embora eu já saiba a resposta). Pessoal aqui implorando por coisas como Rebalance que no final n add nada pro jogo. É matar a msm coisa com uma build mais forte, fazendo o msm conteúdo de sempre. Com sorte receberemos esse ano o 16.2 que de tão atrasado n add nada pro game. 

Eu no final vejo tudo isso, triste e ao mesmo tempo desanimado porque, de que adiantaria ter um altq bolado agora pra fazer absolutamente nada ou farmar celine (e quitar de novo). 

Editado por Deux-EX
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Deux-EX disse:

O conteúdo novo traz itens que permitem ao jogador dar bypass no comércio ilegal e cash itens. Sem gastar muito ele tendo acesso aos itens do 17.1, 17.2 , Húgel race, Eddas e etc., ele pode montar um altq bolado do 120~200 sem precisar torrar no jogo. Os itens desses updates rivalizam com muitos itens de cash existentes no servidor. Os encantos do 17.1 geram uma armor que esmagaria a +12 khalit por exemplo. Os encantos do sapato competiriam com uma +12 inteligentes; As capas da Edda são podem pegar encantos melhores que a faw e competiriam com as temporais encantadas. Tudo isso jogando o game.

O jogador poderia dar o dedo do meio para os revendedores e ir fazer o game dele com tempo e esforço. Ao invés de virar celineiro e se submeter às demandas desse mercado (isso quando ainda dava).

Vale lembrar aqui que a Gravity com o Kro foi bem inteligente, dando um tipo de resposta ao que a Gungho fez e faz com jRO e outros servidores como o nosso, com esses itens cash/evento deles. 

A Gravity desenvolveu a partir do 17.1 itens que rivalizam e por vezes são melhores que os itens cash do jRO, conforme vc mesmo disse. Mas e pra ganhar dinheiro no gacha? Shadow Gears e Pedras de Encantar Visuais bem como a Kachua, em sua grande maioria, voltada pra esses conteúdos e vez por outra, trazendo algum equipamento cash, mas que jamais se compararia com os do jRO em nível desproporcional de poder.

Então existe um equilíbrio quase que perfeito de estratégia comercial no Kro.

Vc joga o jogo, farma e fica forte. Gasta no Gacha e fica mais forte. Se vc só gastar no Gacha e não ter um set decente, farmavel no jogo, não fica bom o suficiente! O resultado é que realmente não dá só pra cashear e acabou, como acontece majoritariamente no jRO e que foi importado pra cá. Será que daria certo aqui? 

Quem ousa falar que atualização de conteúdo não é tão importante, me desculpe, você está muito equivocado. Motivos já tem de sobra nesse tópico. Se o jogo fosse mais atendido nesse quesito, talvez não haveria essa avalanche de itens do jRO, sem uma real necessidade além da entrada de receita para a empresa. Pois essa receita poderia entrar da forma como o KRO faz, talvez? Claro que há as diferenças culturais de padrão de gastos versus recompensas por esses gastos envolvidas entre os dois países...talvez esteja sendo especulativo aqui. Só aponto que o próprio iRO tinha aderido majoritariamente ao sistema Kachua e, se não me engano, recentemente voltaram a vender aquelas OCPs... será que a estratégia KRO, não deu certo lá?

Ouso até a especular tb que a staff sabe muito bem que a partir do 17.1, illusions, eddas, rebalance,  jogadores free se auto-sustentam muito bem, o que pode exigir uma delicada análise de como seguir com o gacha. Isso pq muito item do jRO que temos por aqui, quebram o jogo de forma estúpida. Paralelo ao que a Gravity tem desenhado ou implementado nos futuros updates e estratégia comercial (Kachua, Shadows, Visuais encantados), o jogo pode quebrar ainda mais se não for feito com cuidado.

Ah! Muito importante também. Pra quem fala que o farm do jogo não presta, me desculpe, mas presta sim. O que o jogo oferece está de acordo com onde ele está na linha do tempo: Episódio 16.1! Um conteúdo ainda desenhado visando muita cooperação mútua pra ser jogado. De quase 7 anos atrás. Diferente de conteúdos um tanto mais atuais que a Gravity desenha para ser jogado em grupos menores de jogadores. Por fim, digo é que esse tanto item do jRO, não teria necessidade alguma de existir hoje pra nós. Comparando com eles, quase nada do jogo oferece hoje prestaria mesmo. E isso é uma condição infame e venenosa pra saúde do nosso jogo. Temos um nível de poder totalmente desproporcional ao que o jogo oferece. Sem contar que muito item do jRO já acabou com alguns farms que nem vieram ainda. Será que a staff sabe disso?

Há braços, comprem ROPS e solem Xexênia~

Editado por Kaoz
  • Like 2

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

2 hours ago, Kaoz said:

Vc joga o jogo, farma e fica forte. Gasta no Gacha e fica mais forte. Se vc só gastar no Gacha e não ter um set decente, farmavel no jogo, não fica bom o suficiente! O resultado é que realmente não dá só pra cashear e acabou, como acontece majoritariamente no jRO e que foi importado pra cá. Será que daria certo aqui? 

Não tinha visto por esse ponto. Faz sentido.

2 hours ago, Kaoz said:

Ah! Muito importante também. Pra quem fala que o farm do jogo não presta, me desculpe, mas presta sim. O que o jogo oferece está de acordo com onde ele está na linha do tempo: Episódio 16.1! Um conteúdo ainda desenhado visando muita cooperação mútua pra ser jogado. De quase 7 anos atrás. Diferente de conteúdos um tanto mais atuais que a Gravity desenha para ser jogado em grupos menores de jogadores. Por fim, digo é que esse tanto item do jRO, não teria necessidade alguma de existir hoje pra nós.

A questão do farm é que a até o 17.1 os farms anteriores são meio zoados. Farma a armadura (Exuberante) cujo encanto é aleatório e pede refino até +13, e vc não pode resetar um apenas. Farma o set E.X.C cujo encanto é craftado de maneira aleatória, farma a temporal cujo encanto final é aleatório e a versão slotada consome muito mais material com chance de quebrar e encanto final aleatório. Essa parte do kRO incomoda bastante, principalmente para iniciante. E infelizmente faz parte da cultura deles esse grind²

Link para o comentário
Share on other sites

Agora falando de soluções.
Não consigo entender porque tudo demora tanto aqui pro bRO.
O Rúfio vive falando que tudo entre nosso servidor e os asiáticos é demorado.
Uma reles quest de 10 ou 15 minutos demora um ano pra dar as caras por aqui..
Parece até ainda vivemos na época das cartas onde tudo se resolvia por correspondências.

Se já tem 5 ou 6 anos de jogo já pronto, funcionando perfeitamente, por que um control C control V demora tanto?

Inclusive, evolução na frequência de conteúdos novos foi uma das maiores promessas da warp quando ela assumiu o jogo.
"Nós somos a gravity, temos autonomia pra mexer no ragnarok"
Meus nobres, a parada ficou foi mais lenta!

Quase todo KN o Rúfio fala de algo que ele pede ou sugere, de novidades pra cá e os caras negam!
Assim não vai meus nobres.
Os caras querem tocar o joguinho como se fôssemos a Coréia e o nosso servidor estivesse as mil maravilhas.
Se nem as soluções que o Fast Bomb dá os caras querem ouvir, imagina as nossas?

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

 

Em 11/19/2021 em 10:27 AM, PeLégolas disse:

Não, não são.

(...)

Viu como o que mata o jogo é o que estou batendo na tecla faz tempo... A falta de conteúdo novo (com itens que sejam meta).

Só errou em um ponto, que os cash''s por si só que estragam.
Até jogos sem cash existe o pay2win, se os itens são obtíveis unicamente in-game e não existe cash item, a galera comercializa os itens do jogo mesmo.
Esse seu comentário deu a impressão de que não havia comércio de godlys ou até de itens básicos +7~+10 anos atrás. Sempre existiu o comércio paralelo e o fato de quem injeta dinheiro ter vantagem a quem se esforça. Óbvio que, isso foi intensificado ao longo dos anos mas não é exclusividade de jogos com CASH itens.

Eu lembro muito bem de farmar anos atrás, meses e meses pra conseguir um set +7 com basicos de resistencia para participar da woe (poopoo, thara, raydric) e um amigo que começou em 5 dias, PAGAR UP pro personagem ir no nível máximo e umas centenas de dinheiros para ter todos itens que eu almejava. Sempre existiu pay2win em qualquer época do ragnarok.
Óbvio que, por culpa da ADM não tentar acabar com isso, Ragnarok se tornou um jogo de especuladores de uns tempos pra cá.

O que realmente estraga é os itens obtíveis in-game serem INÚTEIS comparado aos cash itens (o que chamamos de jROps).
Uma medida "paliativa" seria um servidor apenas com o modo de lucro kachua+shadow gears, já que mesmo que você tenha TODOS sg's do jogo totalmente refinados, você ainda é OBRIGADO a ter os itens obtíveis in-game para conseguir equipar seu personagem ou seja, por mais que os itens de rops sejam sempre mais caros, os itens in-game farmáveis iriam ter seu valor valorizado, só de grana que daria pra farmar com manas sombrias se temporais slotadas fossem meta e não existisse essas aberrações de botas que penetram 100% da defesa, dão 5000% de dano em skill e 20% de HPSP não tá escrito.

Os jROps acabaram com isso, você monta uma build só usando item comprado o que prejudica TODOS os farm's naturais do jogo e faz com que a ÚNICA forma de lucro seja tentar conseguir zeny a todo custo, seja com celine ou vendendo loots que milagrosamente ainda não perderam seu valor.

De resto concordo com tudo. A falta de conteúdo com certeza é o maior motivo da destruição do Ragnarok no Brasil por dois principais pontos, primeiro que existem servidores "atualizados" por aí então a galera da preferência a eles e segundo que, a correção de muitos problemas com cash itens que o kRO construiu ao longo dos anos, demoraria DÉCADAS pra chegar aqui.

Em 11/19/2021 em 7:57 PM, Kaoz disse:

Vale lembrar aqui que a Gravity com o Kro foi bem inteligente, dando um tipo de resposta ao que a Gungho fez e faz com jRO e outros servidores como o nosso, com esses itens cash/evento deles. 

(...)

Há braços, comprem ROPS e solem Xexênia~

Exatamente isso, os SG's e as pedras de encantamento NÃO DESTROEM A UTILIDADE DOS ITENS FARMÁVEIS.
O problema do bRO é que é muito mais "lucrável" rushar os jROps a curto prazo e destruir o servidor, do que implementar atualizações e com o tempo ir lucrando com shadow gears.

Em 11/19/2021 em 10:11 PM, Deux-EX disse:

Não tinha visto por esse ponto. Faz sentido.

A questão do farm é que a até o 17.1 os farms anteriores são meio zoados. Farma a armadura (Exuberante) cujo encanto é aleatório e pede refino até +13, e vc não pode resetar um apenas. Farma o set E.X.C cujo encanto é craftado de maneira aleatória, farma a temporal cujo encanto final é aleatório e a versão slotada consome muito mais material com chance de quebrar e encanto final aleatório. Essa parte do kRO incomoda bastante, principalmente para iniciante. E infelizmente faz parte da cultura deles esse grind²

Mas é exatamente esse o espírito meu amigo, quanto mais difícil mais caro, quanto mais caro mais gente tentando lucrar, quanto + gente mais recurso, + recurso + barato, + barato + acessível.
Óbvio que num servidor como o bRO com 50 players on seria uma peregrinação infernal mas no kRO funcionou bem.

21 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Agora falando de soluções.
Não consigo entender porque tudo demora tanto aqui pro bRO.
O Rúfio vive falando que tudo entre nosso servidor e os asiáticos é demorado.
Uma reles quest de 10 ou 15 minutos demora um ano pra dar as caras por aqui..
Parece até ainda vivemos na época das cartas onde tudo se resolvia por correspondências.

Se já tem 5 ou 6 anos de jogo já pronto, funcionando perfeitamente, por que um control C control V demora tanto?

Inclusive, evolução na frequência de conteúdos novos foi uma das maiores promessas da warp quando ela assumiu o jogo.
"Nós somos a gravity, temos autonomia pra mexer no ragnarok"
Meus nobres, a parada ficou foi mais lenta!

Quase todo KN o Rúfio fala de algo que ele pede ou sugere, de novidades pra cá e os caras negam!
Assim não vai meus nobres.
Os caras querem tocar o joguinho como se fôssemos a Coréia e o nosso servidor estivesse as mil maravilhas.
Se nem as soluções que o Fast Bomb dá os caras querem ouvir, imagina as nossas?

 

 

Pq não dá lucro pra eles, pensa comigo Vlad.
Se eles trouxerem por exemplo as armas de einbech03 que tem em média 300-350 de ataque com 2 enchants e 2 slots, você acha que os jogadores iriam usar armas ancestrais?
Se eles trouxerem odin04 com as soutanes de atributos que são ÓTIMAS vocês acham que os jogadores vão ficar rodando mil reais em ticket pra pegar vestido abissal?
Se eles trouxerem automatic itens do episódio da mansão de varmunt você acha que os jogadores vão ficar preferindo gastar milhares de reais em tickets ou buildar equipamentos ótimos com redução de recarga, ataque absurdo e MULTIPLOS combos?

Aí está a resposta de porque não atualizam o bRO.

Eu repito, ATUALIZAÇÕES NO BRASIL CHEGAM APENAS QUANDO OS ITENS DO EPISÓDIO FICAM TOTALMENTE INFERIORES AOS POSSÍVEIS JROPS EQUIVALENTES.

Não, NÃO VAI CHEGAR episódio com bons itens superiores aos ROPS, NUNCA.

Esse é o problema das atualizações, não é lentidão da gravity, da wp, do Rufio, de nada. Existe uma cabeça admnistradora muito inteligente que sabe como lucrar na empresa e impede as atualizações até todos os itens f2p serem obsoletos, aí eles liberam a att.

Editado por Robert Henrique Antunes
não sei usar fórum direito
Link para o comentário
Share on other sites

20 hours ago, Robert Henrique Antunes said:

Esse é o problema das atualizações, não é lentidão da gravity, da wp, do Rufio, de nada. Existe uma cabeça admnistradora muito inteligente que sabe como lucrar na empresa e impede as atualizações até todos os itens f2p serem obsoletos, aí eles liberam a att.

 

Quote

 Se entregando o serviço porco, full p2w, desatualizado a gravity e WPBR ainda lucram igualmente, então porque melhorar? Porque fariam um serviço decente que implica em maior custo se já estão lucrando o que podem com tkt, cheffenia e promoções?

 

gibmoney.png

Editado por backinbRO
Link para o comentário
Share on other sites

ROPS e venda de KK não foi o que deixou o mercado desse jeito.

Se fosse isso, desde 2006-2007 o mercado taria quebrado 100% do tempo.

Sinceramente, acho que nem eles tão conseguindo identificar a origem dos kks e, por isso, tão preferindo passar pano na situação.

Editado por Kievan
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...