Ir para conteúdo

Inflação e Mercado


raffic

Posts Recomendados

Em 3/31/2022 em 2:59 PM, Vlad Dracull disse:

Mas qual a solução? 
Se é que ainda tem jeito pra economia do bRO.
Quem é o gênio que pode dar uma luz pros caras da warp?

Duas observações apenas.
Não é pedrada de forma nenhuma!

A questão do Thor, é que desde a sua criação, ele sempre teve todos os holofotes.
Os sites oficiais de rag, as revistas, CDs, cartões de Pin e tudo mais relacionado ao bRO só aponta pro thor!
Assim o servidor ficou superlotado, e a galera nem lembrava mais que existia o valhala.

E não é que o Valalha seja vazio, o thor é que é, ou era, entupido de gente.
Graças ao marketing de "jogue de graça" que é feito até hoje sobre esse servidor.
Ai com a inflação atingindo os 2 servers, muita gente do thor percebeu que não basta a propaganda do "jogue de graça" pra se manter no servidor, e muitos caíram fora.

A questão final é aplicar a solução, enquanto ainda dá.
Pq independente de ser Valhala ou thor, essa inflação e descaso dos adms em muitas coisas estão novamente dando margem pros "Jack Spearows" abocanharem uma boa fatia da comunidade com seus servers ilegais.

Fazer um evento onde possa vender cartas e certos itens de rops por kk's..

Por exemplo, podiam colocar todo mês um NPC que vendesse a cartas MVP a 20b cada.. assim enxugaria os kk's do servidor..

Outra opção seria colocar baús kechuas para vencer em NPC a 5b cada ou 10b cada !! 

é só uma ideia !

Editado por EnKi~*
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Ideias e sugestões de zeny drain existem ao monte.....

O problema acho que eh essa relação da publicadora com a desenvolvedora...

Oque transparece nos KN's da vida eh que a publicadora quer "passar" uma imagem de que aqui está tudo certo pra tentar conseguir alguma coisa da desenvolvedora...

Não sei se estou sendo muito claro, mas pensa o seguinte.....

A desenvolvedora precisar depositar esforços e tempo para trazer o conteúdo pra cá certo? (Tempo da equipe de QA e etc) enquanto a Warportal também precisa de tempo e esforços, e isso tudo tem um custo, então como a staff ou a gestão do bro iria conseguir pedir algo se abrisse o jogo e dissese que o servidor está super inflacionado, que a população está baixa e cada semana menos, que o jogo está desatualizado e etc....

A desenvolvedora iria simplesmente questionar se vale a pena realmente o esforço de mandar conteúdo ao Bro, e talvez chegasse a conclusões que não vale o esforço.

Eh um relacionamento complicado, não quero passar a mão na staff (pelo contrário, tenho muitas críticas as suas "prioridades" e seus "modos de gestao") 

Minha crítica eh justamente esse "modo de gestao" o thor já está inflacionado a mais de 6 meses (o bug da quest do monge e do armazem foi em setembro/2021), eh metade de um ano! E o único ZD que tivemos foi o evento Mega que era mais um rops drain que um zeny drain, enquanto o valhala reclama a anos da falta de população e tudo que recebeu foi um bônus de 1x semana sobre eventos....

  • Confused 1
Link para o comentário
Share on other sites

No fórum da warrpportal do iro, um dos servers possui um tópico que começa com uma enquete da staff a respeito de possíveis soluções para enfrentar os problemas que eles estão vivenciando, em resumo: quit de players.

 

image.thumb.png.84e4d47dc2fb53662faa043ebf9c110a.png

Ragnarok Online Server Survey
Thank you for taking the time to give your feedback. Please let us know if you would be willing to play a Ragnarok Online server with the following systems in place:

- Subscription required to play
- Cash shop consisting solely of Character Name Change Coupon, Character Slot Change Coupon, Hair Change Coupon, and Character Dye Coupon
- Current cash shop and gacha items incorporated into crafting and adventure rewards
- A price point of approximately $10 USD per month

Fonte: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKpjXDvhkVZwimfIOpPaHjo35crOB9w_ggJi8jZ62XdL8vOw/viewform

O que vcs acham dessas medidas? Parece que a primeira requer o lançamento de um servidor novo, e a terceira coincide com o que muitos de nós aqui no Brasil estamos requisitando.

Minhas conclusões:

Se quisermos resolver os problemas, temos que contar mais com o acerto entre nós jogadores do que com medidas das staff ou da empresa, não dá para esperar confisco (limitando o valor máximo das transações), nem caça as bruxas (vendedores de kks e pegar todos os que aproveitam de bugs), pois são medidas extremadas e quem da staff vai chamar para si a responsabilidade pelas consequências? Ninguém vai colocar sua assinatura e dar de penhor para arcar com os efeitos imprevisíveis disso.

Um acordo que reúna jogadores, divulgado por tutores e parceiros, e que inclua os próprios vendedores de kk é necessário, não dá pra excluir eles, não sabemos quanto eles representam na economia global, imagina se deletássemos um país da economia, antes teríamos que pensar: -quanto esse país representa nas transações ao redor do mundo?

-esse vácuo será coberto por quais medidas? (vai depender exclusivamente de medidas da staff, da empresa, ou o livre mercado resolve?)

Só citando um exemplo, se todos os equipes dessas pessoas sumirem, quanto tempo a empresa levará para repor no mercado? Imagine se o quit dos jogadores estiverem sendo comprados por eles.

Não temos dados concreto de nada. Temos dois mundos, um paralelo e um legal, os dois tem que se acertar. Agora se comprovado que o paralelo é uma parte da economia pequena e que gera efeitos negativos na economia apenas pelo efeito especulativo, e não pela concentração de riqueza, valeria a pena pensar em medidas extremadas, mas como quantificar isso? Não dá gente. 

Bom, vou discutir outra coisa. Parece que um amigo nosso divulgou no discord que tá voltando o sistema de leilões.

Eu penso o seguinte: leiloa-se o que tem valor ou é escasso no mercado, pois se tem abundância vai-se em Prontera para a pesquisa de feira...certo? Então só itens de rops raros ou que não vem na joja faz tempo acabarão indo pro leilão, alguns desses são os itens end-game e cartas mvp. Quem compra investe "uma nota", e o vendedor vai querer usar esse didin pra comprar outro item topíssimo (de novo leilão) ou vai ter uma distribuição desse dinheiro com os demais jogadores (comprando yggdrasil, flor de planta carnivora, galho seco, morango)? Senão o dinheiro vai circular somente entre esses jogadores leiloeiros, e os iniciantes continuarão longe de conquistar seus kks.

A menos que esses jogadores vão para WOE, aí eles vão comprar muitos consumíveis de iniciantes. Aí a WOE tem que ficar bem atrativa, e voltamos de novo ao início, isso depende muito de medidas da empresa e da staff para valorizar a WOE, podemos esperar qt tempo pra isso?
O leilão é excelente, tem que vir sim, mas vai depender mais de nosso relacionamento no jogo para equilibrarmos a economia.

Fato é que mesmo que o lançamento dos mobiles gere a impressão de que a empresa nos abandonará, isso não é verdade. Rag ainda gera muito lucro, mas primeiro observem:

Imagem

Percebem que as ações subiram com o desenvolvimento de grandes nomes no mobile? Mas mesmo assim tá em queda agora, a empresa ainda não acertou em um jogo mobile que alavanque as ações no mesmo pico experimentado anteriormente. A pandemia não é desculpa, muita gente ficou em casa e o consumo de game e streaming subiram, ou seja, a empresa não pode abandonar o jogo de PC, e por isso tá procurando alternativas, a sugestão que a staff estadunidense lançou no iro é um exemplo que eles tem interesse em procurar alternativas. 

Mas o que dá pra fazer? Primeiro, achar o nosso padrão de mercado. Peguemos 2019-2020.

Bom, precisamos estabelecer um padrão. No mundo real tivemos padrão ouro, padrão dólar... Quando comparamos nosso poder de compra no Brasil fazemos comparações com o dólar? Sim ou não? E no rag? Temos duas moedas = zeny e rops.

Pois bem, no mundo real temos outras variáveis, petróleo, soja etc. Tomemos o fruto de yggdrasil, dado sua disponibilidade (taxa de drop) e a sua utilidade indiscutível (cheffenia, instância, woe).

Antes (2019-2020, pré-aura verde): peguemos o período de valorização, quando lançavam algo relevante nos itens de gatcha ou quando tinha cheffenia.

            1 fruto de yggdrasil = 90.000 zenys aproximados

            1 ticket de promoção (1000 rops) = 4.000.000 zenys aproximados

  Qts ygg precisa para ter 1000 rops? 44,45.

Última cheffenia (2022):

           1 fruto de yggdrasil = 350.000 zenys aproximados

           1 ticket de promoção = 30.000.000 zenys aproximados

Qts ygg precisa para ter um ticket? 85,71.

Opa! Chegamos num padrão. Aproximadamente dobrou ou não dobrou? 44,45 para 85,71.

Então se os morangos antes valiam 2k e hoje vemos serem vendidos por 3k, temos um descompasso que prejudica os iniciantes, mas se tiver aproximadamente 4 k estamos numa situação mais equilibrada.

1ª conclusão, para buscar um equilíbrio, boicotar o que foge desproporcionalmente ao padrão (estabelecendo um percentual de margem de tolerância para exercer a concorrência). Muitos streamers e parceiros fazem vídeos instruindo a farmar zenys, dá pra divulgar médias de preços para os jogadores se pautarem e ajudar a divulgar um padrão. Não precisamos alcançar dezenas de milhares de jogadores para divulgação, olhem no discord, no máximo alcançamos 500 jogadores concorrendo aos sorteios de rops nas sextas-feiras. O último pico do fórum foi em 16 de novembro de 2020 (1223 online ao mesmo tempo).

Mas eu peguei 2019 e 2020 como exemplo. Sabemos que não era um período de glória, e aí cabe decidirmos a que condições de mercado queremos retroceder para recuperar a economia? Pois bem, vejamos, se retrocedermos para antes de 2017 não podemos esquecer de olhar as atualizações, isto é, se entendermos por restabelecer uma condição de equilíbrio antes de 2016 temos de nos lembrar de Celine.

Mas isso não é problema a menos que peçamos intervenção da empresa, pois se escolhermos um período de equilíbrio levando em conta celine e de repente a empresa nerfa, diminui ou aumenta o valor dos itens (ouro, platina), isso afeta o nosso combinado. Melhor deixar conosco a decisão, pois não sabemos nem controlamos o que vem da empresa.

Eu concordo por manter celine por refletir uma realidade do mundo real, vejamos, eu estudo faço o ensino fundamental (1 e 2 classe), faço o ensino médio ( 1 e 2 transclasse) e chego no ensino superior (3rd), agora eu vou trilhando pelo mercado de trabalho (upando) e  consigo ter condições de conseguir uma melhor remuneração (agora eu não ganho mais em flor de planta carnívora, minha remuneração é em ouro e platina por um dia de trabalho). Eu pensava antes em comprar um celular, e agora posso comprar uma casa própria.

Entenderam?

Mas até aqui tudo bem, o problema é, e se eu quiser comprar uma casa própria numa região nobre da Europa, associem, e agora, seu eu quiser comprar uma carta thanatos e ou um item refinado no +11 já com carta mvp inclusa. Não há condições de todos terem, mas se formos seguir a economia de mercado,  temos que dar condições de ao menos ser possível tentar obter. 

Para achar o equilíbrio, temos que fazer uma pesquisa no fórum e na área de vendas lá do discord do histórico de estipulação de preços de compra e venda desse itens: qt custavam e qts eles estão agora (só limpos, depois só refinados no +11 e depois limpos+refinados e depois refinados e com carta mvp), quais itens tomar como referência? Aqueles que só vieram por ticket, e não por venda direta. É trabalhoso fazer essa pesquisa, mas temos que restaurar algum padrão para sabermos o que é preço abusivo ou não.

Apesar disso, uma coisa nunca mais voltará a ser a mesma. Como eu disse, nem todos na economia de mercado conseguirão os itens top para enfrentar os monstros de aura verde, se antes dava para brincar com itens medianos, agora esses jogadores precisarão ou se sentir atraídos para jogar woe (e com a esperança que dê para se divertir em termos financeiros lá e de próprio gosto, pois a pessoa pode não gostar de guerra) ou esperar uma quantidade razoável de instancias com mvps sem aura verde que dê pra ela sentir que enfrentar aura verde é só uma opção entre muitas outras (mas isso depende de atualizações que nem eu sei se atenderiam a essas expectativas).

Eu sigo pesquisando no fórum lá fora alguma situação excepcional parecida com a nossa, para buscar saber se eles encontraram problemas similares e como saíram deles, mas não entendo japonês ou coreano,  o que limita minha pesquisa ao iro,  é bem parecido com nós a respeito de falta de atualizações, segundo o relato dos players. Lá eles tão discutindo algumas coisas sobre o jro, como qt que rende cada player para a empresa, mas não analisei afundo.

 

 

  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, DiegoMaxuel disse:

hank you for taking the time to give your feedback. Please let us know if you would be willing to play a Ragnarok Online server with the following systems in place:

- Subscription required to play
- Cash shop consisting solely of Character Name Change Coupon, Character Slot Change Coupon, Hair Change Coupon, and Character Dye Coupon
- Current cash shop and gacha items incorporated into crafting and adventure rewards
- A price point of approximately $10 USD per month

A Lug quis tanto que os players quitassem do thor, que finalmente o sonho deles vai se concretizar. Só não pro server que eles queriam.

Mesmo que não dure nem 1 ano e mensalidade de quase 50 reais, vale a pena da uma chance pra um servidor oficial assim.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

15 horas atrás, Dasmilton disse:

A desenvolvedora precisar depositar esforços e tempo para trazer o conteúdo pra cá certo? (Tempo da equipe de QA e etc) enquanto a Warportal também precisa de tempo e esforços, e isso tudo tem um custo, então como a staff ou a gestão do bro iria conseguir pedir algo se abrisse o jogo e dissese que o servidor está super inflacionado, que a população está baixa e cada semana menos, que o jogo está desatualizado e etc....

A desenvolvedora iria simplesmente questionar se vale a pena realmente o esforço de mandar conteúdo ao Bro, e talvez chegasse a conclusões que não vale o esforço.

Eh um relacionamento complicado, não quero passar a mão na staff (pelo contrário, tenho muitas críticas as suas "prioridades" e seus "modos de gestao") 

Minha crítica eh justamente esse "modo de gestao" o thor já está inflacionado a mais de 6 meses (o bug da quest do monge e do armazem foi em setembro/2021), eh metade de um ano! E o único ZD que tivemos foi o evento Mega que era mais um rops drain que um zeny drain, enquanto o valhala reclama a anos da falta de população e tudo que recebeu foi um bônus de 1x semana sobre eventos....

Mas a Culpa de tudo é deles para começo de conversa

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que a gravit sabe como andam os servers pelo mundo sim , a lug , pelo menos pro rag , realmente parecia querer matar o server , mais pra versao br oficial do grand chase que tinha , ela bem que temtou cuidar melhor

A warp portal n e a que cuida do iro , o server tao elogiado e blablabla ?

Era pra ela tar cuidando melhor do server br agora que e ela que cuida , estou usando cuidar , pq o iro era cuidado pela warp , ela n e so distribuidora como a lug era

Isso meio que me cheira a disipero de alguem , seja da warp br , dos ilegais no jogo , dos vendedores safados e por ai vai

Disispero do que ?

Algo grande e f2p pelo jeito , junto ou depois das 3rd de mtk e linker

Ultima veis que esplanei o que quis , parece que pisei no calo de alguem , apareceu tipo um homen de preto pedindo pm pelo email dele , eu nen fui atras n kkkkk

Por enguanto e isso

 

Link para o comentário
Share on other sites

Em 4/2/2022 em 10:19 AM, DiegoMaxuel disse:

O último pico do fórum foi em 16 de novembro de 2020 (1223 online ao mesmo tempo).

Saudades disso.

Vamos ver hoje/amanhã e o KN que o @Vlad Dracull vai nos trazer.

Agora não tem muita desculpa, começo do mês de abril, então deveria vir ao menos evento de refino e ticket (além do exploradores que tá meses sendo postergado).

Ragnarok é bem simples na real. Basta trazer conteúdo que o pessoal volta.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...