Ir para conteúdo

O farm do bRO é bom?


Magnatrom

Posts Recomendados

Ultimamente tenho percebido que num jogo tão rico em coisas para fazer, num mundo aberto tão grande, tem tão pouca coisa para fazer que seja realmente eficiente para ganhar dinheiro.

A staff do nosso servidor costuma fazer um trabalho excelente ao criar eventos, como a União dos Solteiros e a última quest de natal, são quests muito criativas e movimentam bastante o servidor. Mas infelizmente se tratam de eventos, é algo temporário, não podemos depender deles para farmar diariamente.

Sei que tem muita gente hoje fazendo bastante dinheiro farmando celine (inclusive eu) mas não aguenta mais e adoraria passar a farmar outras coisas que valessem a pena. Nem todo mundo acha legal criar 15 personagens iguais na mesma conta para ficar repetindo uma instância todos os dias, várias vezes por dia.

Portanto o objetivo deste tópico é apresentar soluções e alternativas para o farm, seja para iniciantes e até para jogadores mais experientes.

 


 

Farm da celine

É inegável que o farm na Fábrica do Terror, instância da Celine Kimi, está entre os melhores farms do jogo. São zenys fáceis e não é necessário um investimento tão grande para conseguir farmar aqui, além de que o farm não sofre com desvalorização já que os itens são vendidos no NPC.

O estranho daqui é que o farm é bem desbalanceado em relação às outras instâncias que são mais difíceis, precisam de equipamentos muito mais fortes e as vezes até um grupo com pelo menos três pessoas. Farm de equipamentos craftáveis, como a Maldição de Glast Heim, vão perdendo a eficiência com o tempo, já que os equipamentos continuam sendo criados constantemente e caindo seu valor.

Sugestão:

Continuar do jeito que está :)
Os outros métodos de farm que listarei a seguir são os que precisam se readequar.

 

Maldição de Glast Heim

Essa instância, seja a versão normal quanto a sombria, é muito bacana e a mecânica de farm bastante diferenciada. Acontece que, assim como citei no farm da celine, os equipamentos craftáveis dessa instância, as Botas Temporais, normais e modificadas, já estão bem desvalorizados. A forma de ganhar um dinheiro legal seria conseguir encantar com sucesso uma bota temporal com slot, e vir um último encantamento bom, mas são poucas pessoas que conseguem tornando o processo bastante arriscado.

O farm dessas duas instâncias não dá muito retorno. Se o personagem for farmar sozinho ele precisa estar muito bem equipado, com um set perto do end game, e o retorno hoje é relativamente baixo comparado ao farm da celine.

A quest Ordem dos Exploradores veio dando um gás nesta instância, valorizando tanto as Manas Coaguladas quanto as Manas Sombrias, necessárias para criar o Anel Temporal. Mas mesmo assim conforme o tempo passa, mais Anéis Temporais são criados (quando o evento está ativo) e menos o farm vai valendo a pena.

Sugestões:

1- Tornar a Ordem dos Exploradores uma quest fixa, não um evento temporário.

2- Aumentar a quantidade de 7230.png Platina em Barra, 7228.png Ouro em Barra e 7229.png Prata em Barra que as estátuas dropam ao final da instância, principalmente na versão sombria da instância. Uma única ida na celine pode render até uns 15kk, sendo que é possível terminar a instância em 20 minutos, enquanto a OGH rende bem menos e demora mais do dobro do tempo para ser concluída.

OBS: Não adicionem Ludes Grotescos nesta instância e nem em nenhuma outra. Estes monstros são da Fábrica do Terror, tanto que dropam Moedas Sangrentas, itens da instância da celine.

 

Outras instâncias

Como falei nos dois tópicos anteriores, o farm da maioria das instâncias traz recompensas que vão se desvalorizando muito com o tempo. Os equipamentos vão sendo obtidos/criados, eles vão se acumulando no servidor, ou até perdendo relevância nas builds end game, e vão ficando baratos demais a ponto de desmotivar o farm das instâncias.

Algo que não perde o valor com o tempo são barras de ouro que valem mais que dinheiro itens que podem ser vendidos no NPC, como a Fábrica do Terror e como sugerido para a OGH normal/sombria. Mas acho que esta proposta não se encaixaria muito bem por tornar muito fácil criar zenys no servidor em qualquer instância.

Sugestão:

Adicionar em algumas instâncias consumíveis como recompensa, seja aqueles que nos curam (melado, envelope, etc), removem efeitos negativos (elvira), aumentam nosso poder (comidas +20) e até minérios de refino.

Alguns exemplos de como poderiam viabilizar algumas instâncias:

  • Memórias de Sarah - recompensar com 1 a 3 12429.png comidas +20 aleatórias
  • Charleston em Crise - recompensar com 1 a 2 7620.pngOridecon e 7619.png Elunium Enriquecidos e chance de dropar 1 6635.png Bênção do Ferreiro ao derrotar o MVP da instância
  • Sala Final - recompensar com 5 12529.png Caixas de Poção Branca Compacta

 

Valor dos itens no NPC

Quando os botes eram presentes no servidor, muitos itens tiveram seu valor drasticamente reduzido, alguns deles praticamente morreram como itens farmáveis. Agora que os botes não estão mais presentes por aqui (pelo que eu saiba), acho muito válido o valor dos itens voltarem ao que costumava ser.

Isso é muito impactante para os jogadores mais iniciantes. A venda no npc de itens dropáveis em mapas comuns (magmarings, magdun, bodes, etc) é algo que os iniciantes têm para começar a montar seu set e começar a farmar outras coisas que precisam de equipamentos melhores.

Sugestão:

Retornar o 670.png valor dos itens para o que costumava ser.

 

Álbuns de Cartas

Este aqui pode causar um pouco de polêmica. Não espero que concordem comigo, mas pelo menos que entendam meu ponto.

Hoje existem milhares e milhares de cartas por aí, de fácil acesso a qualquer um, por conta dos Álbuns de Cartas, Velho e Mágico, que são dropados aos montes todos os dias. Com isso o farm de cartas foi muito desvalorizado. Raramente vemos alguém indo farmar os Scarabas Dourados para fortalecer acessórios, farmar Cavaleiros do Abismo para fortalecer sua caçada a MVPs, farmar cartas Elvira para deixar seus Arcanos mais fortes, e por aí vai. A recompensa do farm de cartas hoje não vale muito a pena, com pouquíssimas excessões, mas claro excluindo as cartas mvps e as recém lançadas.

Imagine alguém que está começando a farmar e dropa uma carta Mosca Caçadora e conseguindo 80kk nela, ou algúem indo farmar uma carta Sapo de Rodda ou até uma Cenere indo caçar em grupo, seria algo com um retorno bastante grande para quem está começando e não tem nada de valor ainda.

Entendo que existe o comércio de álbuns de cartas, tem gente que lucra com isso e tals, mas o ponto é valorizar o farm de cartas na raça e determinação, como deveria ser.

Sugestão:

Deixar o 12246.png Velho Álbum de Cartas e o 12246.png Álbum Mágico de Cartas como uma recompensa rara, não algo recebido aos montes em instâncias e na cheffênia. Poderiam deixar como drop de um ou outro MVP que seja realmente difícil, como o Vigia do Tempo, ou obtível nos baús do castelo da Guerra do Emperium, mas em bem pouca quantidade.

 

Afanar

Este aqui depende que os botes continuem bloqueados no servidor, que é o que tem sido nossa realidade atual.

Os Arruaceiros sempre foram conhecidos por sua capacidade de farm em destaque em relação às outras classes por sua capacidade de furtar itens e zenys. Mas hoje eu noto que a classe já perdeu essa função. Os drops dos monstros não são muito rentáveis (ainda mais com o nerf de zenys de mtos itens) e a quantidade de zenys obtida pelo Afanar é muito baixa.

Digamos que um Renegado nível 110 esteja precisando de dinheiro e decida investir seu tempo afanando monstros nível 100 para conseguir zenys limpos. Em média conseguirá 1050z por monstro afanado. Caso ele consiga afanar 200 monstros por hora, o que dá 1 monstro a cada 18 segundos, conseguirá apenas 200k por hora, um valor muito baixo para se tornar viável. É um procedimento tão trabalhoso e pouco viável que só os botes conseguiam fazer e lucravam apenas farmando 24h por dia.

Sugestão:

Aumentar significativamente o valor de zenys obtidos pelo Afanar.png Afanar. Caso ele consiga 1000z por monstro, que passe a ganhar 4000z a 5000z, algo que se tornaria um método eficiente e se encaixaria com a proposta da classe.

OBS: caso a staff aceite implantar essa sugestão, eu sugiro que desativem o autocast de Afanar por reflect com o Anel Sombrio, já que possibilitaria um farm afk.

 

Evento Ticket de Rifa

Outro tópico que pode ser polêmico. "Prejudicar" é uma palavra bem forte, e eu mesmo não sei se seria a palavra correta, talvez eu esteja errado a respeito disso, cabe à staff analisar.

Este evento tem uma proposta interessante, que é a de "compensar" a falta dos botes no servidor, mas eu acredito que acaba tendo um efeito inverso. Muitos itens que hoje poderiam ser farmados por jogadores iniciantes podem ser obtidos neste evento facilmente apenas pagando zenys para o NPC. Alguns exemplos são:

  • 1061.png Areia Estelar de Bruxa, item usado para a criação de poções
  • 1032.png Flor de Planta Carnívora, item usado para uma Quest do Éden
  • 970.png Álcool, item usado para criação do Frasco de Fogo Grego e Poção Branca Especial
  • 6259.png Tentáculo de Drosera, item usado para criação do Cozido de Drosera
  • 678.png Garrafa de Veneno, item usado pelos Algozes e Sicários para deixar OP muitas builds da classe

Estas coisas de um lado barateiam alguns itens que são usados por personagens que já tem bastante dinheiro, mas por outro lado prejudica iniciantes que poderiam estar farmando estes itens que seriam valiosos caso tivessem um valor mais alto.

Sugestão:

Trazer o evento com menor frequência, ou pelo menos remover/alternar alguns dos itens do evento, como os citados acima.

 


 

Sei que minhas sugestões não são perfeitas e podem ter alguma falha, mas acredito que é para o melhor do servidor. É cansativo e triste recomendar a um iniciante criar um Sicário para farmar celine para fazer zenys, já que o jogo é bem repleto de coisas para fazer mas poucas valem realmente a pena o esforço.

Peço à comunidade que dêem mais sugestões de como melhorar o farm do bRO, seja com mais assuntos a serem depatidos ou com alguma sugestão diferente de um assunto que eu já abordei neste tópico.

Peço à staff que analise com carinho estes assuntos debatidos e que possa trazer mudanças duradouras para tornar o nosso mundo mais diverso.

  • Like 7

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Olha quem voltou xd

 

Ótimo tópico! Voltei essa semana a ver como estava o bRO e vi que a única fonte de renda do jogo é farm de Celine, ou venda de alguns itens relacionados a Evento. E como você disse, o Rag é um jogo tão grande que chega a ser ridículo ser tão limitado, simplesmente porque as outras opções existentes tem um desempenho bem abaixo dos principais Farms.
Me peguei pensando esses dias, que quando retornei ao jogo em 2017, eu lucrei muito vendendo cartas Raydric e Cavaleiro do Abismo simplesmente enquanto fazia a quest da Síntese de Cristais. Ou revendendo Coração Imortal enquanto upava na Pirâmide Pesadelo. Hoje, há pouquíssimos Drops assim que valem a pena farmar.

 

Instâncias

Como você disse, Celine é disparado a melhor instância pra farmar Zennys. Outras instâncias como OldGH ainda dão algum lucro, mas não chega nem perto pelo esforço e custo benefício. Se não fosse por conta dos Exploradores, muitas instâncias já estariam praticamente mortas simplesmente porque não dão mais lucro.

É muito interessante pensar em reformular as recompensas das instâncias, seja em retorno por XP, Zennys (itens valorosos pra venda) ou até mesmo itens úteis na jornada do aventureiro (como as comidas +20 que citou).

 

Afanar

Talvez, no ínicio quando chegou Arruaceiro, o Afanar tenha sido uma fonte de renda viável, visto que o Zenny era muito mais valioso do que é hoje, e qualquer quantidade já era interessante. Com o passar do tempo a skill só era útil de fato para os Botes que ficavam 24hrs farmando.
De acordo com a formula no bROWiki, calculei que o máximo de zennys que um Afanar pode retornar é 1.969zennys
Zeny adquirido = (Nv. do alvo × Fator) zenys ..... 179 x 11 = 1969

Realmente se derem um boost no valor do Afanar, possa ser útil para farm, principalmente para iniciantes.

 

Valor dos itens no NPC

E até hoje ainda não entendi porque não retornaram o valor dos itens nerfados por conta dos Botes... Imagino que eles mesmos não confiam que o EAC seja de fato seguro, ou não querem ter o trabalho de voltar o valor do drop.

Aliás, estava mesmo pensando se os Botes saíram do jogo por conta do EAC, ou se é porque simplesmente não vale mais a pena usar Botes... Talvez seja um pouco dos dois xd

 

Evento Ticket de Rifa

Outro evento que parece que chegou para quebrar com os Botes (como foi desde o primeiro Exploradores e outros eventos parecidos).
Quando começaram a adicionar itens como EDP, AD, PotCompacta e etc nesses eventos como recompensa, a impressão que eu tive foi que era simplesmente para acabar com os Botes. Convenhamos que o farm da maior parte das matérias primas desses itens eram farmados por Botes. Ocasionalmente algum player dropava e vendia. Mas eu mesmo nunca vi alguem que efetivamente farmava esses itens.

Hoje sem os Botes, é uma alternativa de farm MUITO interessante e viável demais para iniciantes. Porém com o eventos como o Rafa da Rifa, tiram quase que totalmente a viabilidade desse tipo de Farm.

(Só pra constar, tambem entendo que esses eventos vieram pra escoar os zennys do servidor)

 

Álbuns de Cartas

Acredito que hoje, infelizmente, é totalmente inviável retroceder com o OCA.
Como jogador OldTimes, eu sempre tive pra mim que Carta era pra ser o item mais raro e valioso do jogo (depois dos Godlys). Era a maior emoção ver uma carta dropada e ficar desesperado pra pegar antes de sumir ou outra pessoa pegar. Pegar uma carta, por pior que fosse, tinha um sentimento gostoso e que você sabia que algum trocado você tirava dali. Hoje com milhares de OCA dropadas na Cheffenia, OCAM de tantas instâncias, fez o jogo lotar de cartas, o que fez perder esse sentimento de algo raro e valioso. Até mesmo cartas de EPs novos, no mesmo dia quando lançam no OCA(M) já enche o servidor de cartas.

Se caso houver nerf no drop do OCA(M), vai demorar muito pra surtir efeito no servidor, e só vai dificultar mais pra quem está começando o jogo, e deixar mais rico aquele que um dia conseguiu farmar isso.

 

 

No mais, é um tópico que realmente tem que ser visto com carinho, por dois motivos:

1) Evitar de inflacionar o servidor com entrada de mais zennys (e não ter onde escoar os mesmos).
2) Viabilizar outros farms para aproveitar o mundo gigantesco do Ragnarok (mas sem inviabilizar os já existentes).

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, Magnatrom disse:

 

Álbuns de Cartas

Este aqui pode causar um pouco de polêmica. Não espero que concordem comigo, mas pelo menos que entendam meu ponto.

Hoje existem milhares e milhares de cartas por aí, de fácil acesso a qualquer um, por conta dos Álbuns de Cartas, Velho e Mágico, que são dropados aos montes todos os dias. Com isso o farm de cartas foi muito desvalorizado. Raramente vemos alguém indo farmar os Scarabas Dourados para fortalecer acessórios, farmar Cavaleiros do Abismo para fortalecer sua caçada a MVPs, farmar cartas Elvira para deixar seus Arcanos mais fortes, e por aí vai. A recompensa do farm de cartas hoje não vale muito a pena, com pouquíssimas excessões, mas claro excluindo as cartas mvps e as recém lançadas.

Imagine alguém que está começando a farmar e dropa uma carta Mosca Caçadora e conseguindo 80kk nela, ou algúem indo farmar uma carta Sapo de Rodda ou até uma Cenere indo caçar em grupo, seria algo com um retorno bastante grande para quem está começando e não tem nada de valor ainda.

Entendo que existe o comércio de álbuns de cartas, tem gente que lucra com isso e tals, mas o ponto é valorizar o farm de cartas na raça e determinação, como deveria ser.

Sugestão:

Deixar o 12246.png Velho Álbum de Cartas e o 12246.png Álbum Mágico de Cartas como uma recompensa rara, não algo recebido aos montes em instâncias e na cheffênia. Poderiam deixar como drop de um ou outro MVP que seja realmente difícil, como o Vigia do Tempo, ou obtível nos baús do castelo da Guerra do Emperium, mas em bem pouca quantidade.

 

 

Uma opção seria permanecer com as cartas clássicas sendo dropadas pelos Álbuns de Cartas e adicionar ao jogo uma nova classe de cartas, com efeitos adicionais, que só podem ser obtidas através do drop do mosntro.

Por exemplo, a carta mosca caçadora tem 3% de chance de converter 15% do dano em HP - Sendo que essa é a carta clássica do jogo que continuaria sendo dropada ou do monstro ou do Velho Álbum de Cartas.

No entanto, poderiam ser criadas uma nova classe de cartas, como por exemplo carta mosca caçadora aprimorada que melhoraria o bônus da carta clássica, isto é, com 3% de chance de converter 15% do dano em HP e 1% de chance de converter 15% de dano em SP, com a chance aumentando 1% a cada 3 refinos da arma (apenas exemplificando). Sendo que esse tipo de carta só pode ser obtida através do drop do monstro.

 

Acredito que dessa forma poderíamos solucionar 2 problemas, como melhorar esse problema do álbum e valorizar um drop de um monstro qualquer.

ezgif.com-gif-maker.png.d97a8306558ba4e90eac2194f29c6e36.png

Link para o comentário
Share on other sites

Minha sugestão para instâncias como Charleston e OGHs seria aumentar a % de drop dos Tanques e Manas, respectivamente. Para tornar o farm interessante como Celine é.

Eu sempre vou em Charleston pra tentar pegar uns tanques, e serve pra criar equipamentos que tem utilidade pra iniciantes e encanto pro pessoal do mid/endgame. As manas facilitariam a criação das botas e reduziria o custo para as botas slotadas. Quase n tem modificada [1] com o último encanto pq é caro, arriscado e sem retorno caso resolva vender.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Adorei a organização do tópico, só vou adicionar uma coisa aqui pra galera mais nova.

Existe uma forma mais fácil de fazer grana que a Celine, estou falando da venda de leech, ao invés de ter que correr atrás de vários personagens 140 basta pegar um insurgente lvl 100 e um set baratinho ir dando KS em todo mundo enfiando a sua ética e moral sabe a onde, você faz 25~30kk por hora sem limite diário, 

Seria interessante eles buffarem as outras instâncias pra pelo menos valerem o esforço, hoje se eles nerfam Celine muita gente quita.

Editado por Zanakeph
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

9 minutos atrás, Zanakeph disse:

Existe uma forma mais fácil de fazer grana que a Celine, estou falando da venda de leech

Esse método de conseguir dinheiro é ótimo, mas não é necessariamente um farm, é uma venda de serviço.

Por este motivo não citei outras coisas como revendas, enviar rodex no éden pedindo equipamentos, venda de limão/guaraná, etc.

Outro problema é que a venda de leech requer um investimento inicial que os iniciantes não têm sem precisar farmar antes ou colocar rops no jogo. Então o ajuste no farm desses métodos que citei são importantes para alavancar os iniciantes e ainda ser útil para os mais experientes.

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Celine - Eu acho que seria legal se fizessem modificações pra que o pessoal fosse com a classe que quisesse. 

Maldição de Glast Heim - Bom, a Exploradores já está confirmada como sendo fixa. Sobre as Barras, poderia ser, não sou contra...Mas consciente de que rolaria isso que você falou abaixo:

15 horas atrás, Magnatrom disse:

Mas acho que esta proposta não se encaixaria muito bem por tornar muito fácil criar zenys no servidor em qualquer instância.

Você cita os equipamentos se desvalorizando, mas o mesmo acontece com o Zeny. E sim, isso também rolaria deixando Celine "acessível" pra todas as classes. Mas a diferença é que não seria pra tentar deixar mais rentável mesmo.

Sugestão dos consumíveis e outros - Gostei. Mas tem dois pontos. Primeiro, você já sabe a dificuldade de colocarem.

Segundo, assim, em relação às instâncias, nós já vamos ganhar Exploradores de modo fixo. E como você mesmo fala sobre o Anel Temporal, vai ser ainda mais difícil, e vai precisar de ainda mais planejamento, disposição e boa vontade da staff pro evento continuar rentável de modo fixo. E o jogo tem recursos limitados. Então eu sugeriria deixar os consumíveis de HP/SP e comidas pros eventos sazonais mesmo (como a quest de Natal e outros). BSB, Enriquecidos e demais coisas que poderiam ser pensadas, poderiam ser usadas pra se certificarem de que haja uma boa "rotação" na Exploradores.

15 horas atrás, Magnatrom disse:

Agora que os botes não estão mais presentes por aqui (pelo menos que eu saiba)

Eu já disse minha opinião sobre isso aqui no fórum, sobre o que acontece. Mas além disso, eles não estão mesmo? Digo, não estou jogando. O mapa dos Pirralhos tá limpo? E o dos Salgueiros Anciões? Sul de Al De Baran?

Álbuns de Cartas - Entendo seu ponto, não parei pra pensar muito, e teria umas coisas pra comentar, mas estou tentando ser breve, e é, iria encontrar muita resistência do pessoal, acho bem difícil. 

Afanar - Tem o ponto dos robôs, e novamente é algo difícil de mexerem. Eu seria a favor, desde que melhorassem apenas pra personagens de nível alto (130+ talvez?), porque aí, teoricamente se a staff fizer o trabalho dela, não seria tão abusado pelos robôs.

Ticket de Rifa - Alguns casos, como EDP, a própria staff vende por ROPs. Mas fora isso, concordo, mas tem que melhorar a fiscalização contra os robôs. 

15 horas atrás, Magnatrom disse:

É cansativo e triste recomendar a um iniciante criar um Sicário para farmar celine para fazer zenys

Sim, principalmente pro iniciante. Nada atrativo. A pessoa está conhecendo o jogo, o jogo tem que ser atrativo.

 

12 horas atrás, PeLégolas disse:

Aliás, estava mesmo pensando se os Botes saíram do jogo por conta do EAC, ou se é porque simplesmente não vale mais a pena usar Botes... Talvez seja um pouco dos dois xd

Exatamente, tem que ter cuidado pra não criar incentivos.

Editado por Gale
Link para o comentário
Share on other sites

Eu penso que o farm do bRO é bom (respondendo ao título). Mas aí tem que partir da força de vontade do usuário de arriscar "as coisas novas" (instâncias). E se tiver uma instância ainda melhor que Fábrica do Terror, aí entramos no mesmo ciclo da "mesmice" e pedimos mais.

Sobre as instâncias, em partes:

Memórias de Sarah: Aí vai ter que ver o que pensam os bioquímicos que ficam fabricando comidas (se acham bom ou ruim), já que isso também é uma das fontes de renda deles. Além do farm de ingredientes.

Charleston em Crise: Eu diria que lá vale mais pelos Tanques Velhos. E o Componente de Charleston que agora é usado para Ordem dos Exploradores.

Sala Final: Aqui, o foco é na troca da Peça Intacta por equipamentos exclusivos dessa. Embora não pareçam ser mais úteis. Então umas poções seriam apenas bônus.

Sobre os outros pontos...

OCA - Por um lado, houve desvalorização de muitas cartas. Por outro lado, ficou ainda mais fácil. Então, é a velha história dos altos e baixos. Cartas como Fen, Vitata e outras ficaram mais acessíveis, embora tiveram seu preço cortado consideravelmente.

Enfim, vai ter que pensar bem quanto a essa história de tornar o farm mais fácil. Como disseram, vai ter que ver quanto à inflação. E economia é serious business mesmo em um jogo online. @_@

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Ah, pro propósito comentado, a sugestão do @Med ▲ seria boa, mas penso que fugiria muito da staff daqui, até pelo volume de cartas. Mas de fato, se quisessem deixar as cartas mais atrativas, os álbuns seriam um dos problemas (bem como os óleos poderiam ser/já foram, a depender da carta). Seria mais fácil à Gravity criar um novo Álbum, e parar de atualizar os antigos. Mas, a proposta do Magnatrom seria a mais fácil de executar. 

18 horas atrás, Magnatrom disse:

Peço à comunidade que dêem mais sugestões de como melhorar o farm do bRO, seja com mais assuntos a serem depatidos ou com alguma sugestão diferente de um assunto que eu já abordei neste tópico.

E esqueci de citar "minha" sugestão, trazer o craft da Aura Verde, mesmo que com os itens improvisados. Espero que não deixem pra trazer quando os itens estiverem ficando defasados (sendo que, pro nosso servidor, alguns deles já seriam).

Editado por Gale
Link para o comentário
Share on other sites

5 hours ago, Gale said:

E como você mesmo fala sobre o Anel Temporal, vai ser ainda mais difícil, e vai precisar de ainda mais planejamento, disposição e boa vontade da staff pro evento continuar rentável de modo fixo

A ideia parece fazer trocas sazonais. Achei ótimo e poderiam fazer isso com o Festival de Brasílis também. Seriam duas formas de jogadores mais novos conseguirem itens relevantes sem depender do mercado. E sabe-se que quando os eventos saem, deus sabe lá quando voltarão.

Agora só o fato de melhorar o acesso aos itens já torna o evento interessante. Pra mim, o jogador poder farmar seus itens sem depender de especulação de mercado é o grande atrativo da ordem se tornar fixa.

20 hours ago, Magnatrom said:

Deixar o 12246.png Velho Álbum de Cartas e o 12246.png Álbum Mágico de Cartas como uma recompensa rara

Esqueci de comentar que seria contra essa sugestão pelo mesmo fundamento citado acima. Prefiro sempre acessibilidade, principalmente, de novatos ou de quem não tem tempo/recursos pra gastar no jogo ao invés do lucro do revendedor. Eles já tem o mercado de itens de ROPS inteiro. Deixemos o farm do jogo acessível pra quem mais precisa. Espero, por exemplo, que essas cartas do torneio que já estão mais do que ultrapassadas, entrem na OCA pra enfim terem utilidade. N faz sentido o que se cobra por isso nos dias atuais. 

Editado por Deux-EX
Link para o comentário
Share on other sites

52 minutos atrás, Deux-EX disse:

A ideia parece fazer trocas sazonais. Achei ótimo e poderiam fazer isso com o Festival de Brasílis também.

Sim, claro, eu entendi. Mas tem bastante coisa pra eles considerarem. Por exemplo, uma coisa que eu comentei por alto no tópico da Live, mas não me expressei bem: Com a Ordem do jeito atual, só os mais perseverantes farmam "o ano todo" (até porque, devido a atrasos, só tivemos 2). Vários farmam e desistem no meio do caminho, param de jogar, ou outro motivo. Com a Ordem fixa, é bem provável que vire o foco do pessoal, como Celine. Vai atrair mais gente. A última durou 6 meses, se me lembro bem? Eu só espero que eles não estejam planejando colocar, largar lá, e só atualizar a cada 6 meses, porque, sendo fixo, com o tempo, ainda mais se não rotacionarem os itens requeridos (que é justamente o que estão pedindo), não vai ter mais o mesmo resultado. 

Fora que a staff é toda atrapalhada, sempre atrasando tudo. E eles também vão ter ter "abrir mão" de ainda mais coisa de outros lugares pra colocar na Ordem. Sei lá, torço pra que dê certo, mas eles tem que planejar bem.

Sobre o Festival, eu não acharia legal pessoalmente. A gameplay do Festival é muito repetitiva, pobre (eu sei que tiraram das missões de Malangdo, mas ainda assim), acho bom ser curtinho. Fora que, mesmo que mudassem o funcionamento, seriam 2 coisas pra administrarem/atualizarem + Eventos sazonais + Atualizações + Kachua e coisas afins, me parece demais. Melhor aumentar o pessoal, né focar em fazer a Ordem fixa dar certo. Pelo menos, eu acho

Editado por Gale
Link para o comentário
Share on other sites

Não sei se eles podem alterar as paradas, mas se isso é uma possibilidade, tornar as outras instâncias interessantes seria massa.

Algo que solucionaria seria ter sempre um evento rolando todo mês, como foi ano retrasado(eu acho). Infelizmente esse ano tá muito lento pra conteúdo.

beelrape2.png

Link para o comentário
Share on other sites

45 minutos atrás, Deux-EX disse:

A ideia parece fazer trocas sazonais.

Não são trocas sazonais. Só está sazonal porque o evento é temporário.

A ideia da Ordem dos Exploradores é dar utilidade a muitas instâncias que não tem recompensa útil, então os jogadores farmam as instâncias e podem trocar por coisas que se encaixem nos padrões atuais, como equipamentos bons, não necessariamente tops, consumíveis, slots em itens antes esquecidos, etc.

Com a Ordem dos Exploradores fixa tudo vai fazer mais sentido, não precisaremos mais ficar farmando com o evento inativo esperando o evento voltar para gastar nossas milhões de moedas guardadas.

 

21 minutos atrás, Gale disse:

Com a Ordem do jeito atual, só os mais perseverantes farmam "o ano todo" (até porque, devido a atrasos, só tivemos 2). Vários farmam e desistem no meio do caminho, param de jogar, ou outro motivo.

Esse é o ponto que defendo. Qual o sentido de farmar para um evento que nem está ativo? Claro, temos essa liberdade, mas é estraho. Fora que, como você falou, quando o evento volta pode ser que quem farmou nem esteja mais jogando.

 

49 minutos atrás, Deux-EX disse:

Prefiro sempre acessibilidade, principalmente, de novatos ou de quem não tem tempo/recursos pra gastar no jogo ao invés do lucro do revendedor.

Mesmo com as cartas nos valores atuais eu não as recomendo para iniciantes. Carta Scaraba para autocast é só um detalhe, carta Mavka é relativamente barata mas também não costumo indicar para iniciantes, e por aí vai. Prefiro muito mais recomendar um Guarda-Chuva refinado, Botas Temporais, combo Desbravador, etc. O mesmo se aplica a outras classes, como Sicários, não é recomendado a iniciantes começarem procurando cartas Scaraba Dourado, cartas raciais para a arma, etc, o mais indicado é que ele comece a procurar uma katar bacana, Rideword, Serafim, Pele do Guardião, etc. Tenho certeza que o mesmo se aplica a muitas outras classes.

Imagine que a pessoa dropa uma Mosca Caçadora, vai ter um valor muito maior se os álbuns forem raros, imagina ele ganhar coisa de 80kk com a carta, vai comprar muita coisa pro set dele, e ainda pode farmar outra mosca pra colocar na arma e ter o sustain dele.

E não entendi o que você quis dizer em lucro do revendedor. O que vejo é os revendedores atuais revendendo os álbuns, é isso?

 

57 minutos atrás, Deux-EX disse:

Eles já tem o mercado de itens de ROPS inteiro.

Se a pessoa gasta dinheiro no jogo com ROPs, logo ela pula umas etapas de farm, então ele já não é mais tão iniciante assim e foge da proposta do tópico.

 

59 minutos atrás, Deux-EX disse:

Deixemos o farm do jogo acessível pra quem mais precisa.

Me parece algo que já ouvi falar sobre a situação em determinado país. Deixam algumas coisas mais acessíveis mas empobrecem a população de outras formas, como impostos altos, baixo salário minimo, etc.

Se a pessoa lucra muito dropando cartas, então a pessoa já está empregada, tem uma renda boa, então consegue comprar seus itens que são mais caros e posteriormente as cartas (ou até ir dropá-las).

 

3 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse:

Memórias de Sarah: Aí vai ter que ver o que pensam os bioquímicos que ficam fabricando comidas (se acham bom ou ruim), já que isso também é uma das fontes de renda deles. Além do farm de ingredientes.

Essa é uma das falhas que citei no fim do tópico. Existe um farm bom de um lado mas de outro lado prejudica quem criava os itens.

Mas a sugestão de recompensa é apenas um exemplo, e caberia à staff decidir recompensas mais atrativas do que as atuais.

 

3 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse:

Charleston em Crise: Eu diria que lá vale mais pelos Tanques Velhos. E o Componente de Charleston que agora é usado para Ordem dos Exploradores.

Tanques Velhos é uma ótima opção, gostei :) 

 

3 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse:

OCA - Por um lado, houve desvalorização de muitas cartas. Por outro lado, ficou ainda mais fácil. Então, é a velha história dos altos e baixos. Cartas como Fen, Vitata e outras ficaram mais acessíveis, embora tiveram seu preço cortado consideravelmente.

É o que eu falei no começo deste comentário. A ideia de deixar os OCAs raros seria valorizar o farm das cartas, então os iniciantes terão a possibilidade de dropá-las para usar ou para vender e lucrar bastante, afinal os jogadores mais experientes já tem o farm da Celine/OGH para ganhar seus zenys e comprar as cartas.

 

6 horas atrás, Gale disse:

Celine - Eu acho que seria legal se fizessem modificações pra que o pessoal fosse com a classe que quisesse. 

Todo mundo pode farmar com a classe que quiser, todas tem a capacidade de matar os monstros da instância.

Mas sicário se destaca por ficar completamente invisível aos demônios, furtar e ter facilidade em conseguir esquiva perfeita.

Acho que se trata mais de uma característica/mecânica da instância do que uma limitação para as classes.

 

6 horas atrás, Gale disse:

Maldição de Glast Heim - Bom, a Exploradores já está confirmada como sendo fixa. Sobre as Barras, poderia ser, não sou contra...Mas consciente de que rolaria isso que você falou abaixo:

Sim, falei e estava ciente da OGH. Mas seriam 3 instâncias que concederiam zenys com mais facilidade, Celine, OGH e GHS. Aquela minha frase foi que se todas as instâncias dropassem platinas/ouro/etc iria ter zenys demais em circulação, acarretando no aumento de preço dos itens também. Mas duas ou três instâncias concedendo zenys não seria algo muito agressivo.

 

6 horas atrás, Gale disse:

O mapa dos Pirralhos tá limpo? E o dos Salgueiros Anciões? Sul de Al De Baran?

Salgueiros Anciões não tem, Pirralhos acho que não, Al de Baran não frequento.

 

6 horas atrás, Kaoz '-' disse:

Acho que no Kro teve uma atualização da ogh sombria que não tem mais chance de perder a bota slotada no processo de enchant.

Eu sei que tem para os encantamentos de Bio5, mas só até determinado ponto, não é até o +10.

 

10 horas atrás, Deux-EX disse:

Minha sugestão para instâncias como Charleston e OGHs seria aumentar a % de drop dos Tanques e Manas, respectivamente

Concordo com os tanques na Charleston.
OGH dropa bastante manas, não sei se tem necessidade de aumentar.
GHS dropa bem menos Manas Sombrias que a OGH dropa de Manas Coaguladas, e ainda tem recarga de 3 dias, talvez seria interessante aumentar a quantidade pelo menos nas estátuas. Mas é o que falei anteriormente, valor das manas/equipamentos vão caindo com o tempo.

 

13 horas atrás, Med ▲ disse:

No entanto, poderiam ser criadas uma nova classe de cartas, como por exemplo carta mosca caçadora aprimorada que melhoraria o bônus da carta clássica, isto é, com 3% de chance de converter 15% do dano em HP e 1% de chance de converter 15% de dano em SP, com a chance aumentando 1% a cada 3 refinos da arma (apenas exemplificando). Sendo que esse tipo de carta só pode ser obtida através do drop do monstro.

Não gostei muito disso aqui não :( 

Daria um trabalho gigantesco pra gravity e um monstro dropar 2 cartas diferentes foge bastante do que o ragnarok sempre foi. Fora que essa mosca aprimorada com uma mini drácula embutida é bastante estranho.

 

17 horas atrás, PeLégolas disse:

Talvez, no ínicio quando chegou Arruaceiro, o Afanar tenha sido uma fonte de renda viável, visto que o Zenny era muito mais valioso do que é hoje, e qualquer quantidade já era interessante.

Realmente, não tinha pensado nisso.

Antigamente 1kk era muita coisa, hoje você mal consegue comprar um único equipamento relevante.

Seria ótimo um jogador real hoje ir farmar com Afanar e conseguir coisa de pelo menos 5kk por hora. Comparando com Celine que fazendo com uns 3 personagens dá pra fazer até uns 30kk por hora, 3~5kk por hora com Afanar seria bacana para iniciantes, muito diferente dos 200k que mencionei no tópico.

 

17 horas atrás, PeLégolas disse:

Acredito que hoje, infelizmente, é totalmente inviável retroceder com o OCA.

Eu acho viável sim, seria ótimo para melhorar nosso mmorpg a longo prazo.

Claro que teria muita gente triste por perder seus centavos a mais em instâncias/cheffênia, mas seria para um bem maior.

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

16 minutos atrás, Zangz disse:

Algo que solucionaria seria ter sempre um evento rolando todo mês, como foi ano retrasado(eu acho). Infelizmente esse ano tá muito lento pra conteúdo.

Não dá pra depender de eventos para corrigirem problemas do jogo.

1- Sabemos que eventos são raros por aqui, demoram demais para chegar e demoram ainda mais para voltar.

2- Eventos são temporários e trazer algo divertido para os jogadores fazerem, como um farm diferente do comum, mas não para tapar brechas.

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

O farm do bRO é bom?

Sim, e não. Há uma ampla variedade de itens para se farmar e tentar fazer uma grana, mas os itens mais interessantes sempre foram um ** para se obter; isto é, cartas. Mais sobre isso abaixo, porque agora já afiei as facas para bancar o Jack Estripador e ir por partes.

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Farm da celine

Sugestão:

Continuar do jeito que está :)

Essa é a sugestão da qual eu mais discordo, embora de forma menos veemente como outra abaixo. Se há algo que contribui para a eterna inflação e que se retroalimenta dela é essa instância, justamente por ser algo tão estupidamente "fácil". Problema é que não vejo como mudar essa defecada da Gravity sem irritar meio mundo de gente, mas o caso é que enquanto essa instância for do jeito que é, nunca haverá uma melhora significativa do mercado para que não haja a necessidade de farmar até enjoar do lugar (meu caso).

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Outras instâncias

"Como falei nos dois tópicos anteriores, o farm da maioria das instâncias traz recompensas que vão se desvalorizando muito com o tempo..."

Sugestão:

Adicionar em algumas instâncias consumíveis como recompensa, seja aqueles que nos curam (melado, envelope, etc), removem efeitos negativos (elvira), aumentam nosso poder (comidas +20) e até minérios de refino.

Alguns exemplos de como poderiam viabilizar algumas instâncias:

  • Memórias de Sarah - recompensar com 1 a 3 12429.png comidas +20 aleatórias
  • Charleston em Crise - recompensar com 1 a 2 7620.pngOridecon e 7619.png Elunium Enriquecidos e chance de dropar 1 6635.png Bênção do Ferreiro ao derrotar o MVP da instância
  • Sala Final - recompensar com 5 12529.png Caixas de Poção Branca Compacta

Sobre o preâmbulo dessa sugestão, não há o que fazer. As coisas vão se desvalorizar de um jeito ou de outro, é normal. Sobre a sugestão em si, eu concordo com a adição de certos itens ROPs como recompensas, mas apenas como drop de chefe, não por completar a instância em si, porque essa ideia tem 100% de chance de rejeição se sugerir que basta completar para obter um certo item, já que diminuiria o lucro da Gravity (pecado mortal!), mas adicionar como uma chance de drop permite que o bom e velho RNG continue favorecendo uns poucos safados enquanto mantém todos os outros tolos ingênuos na esperança vã de conseguir algo que preste. *longo suspiro*

E discordo da adição de comidas +20 por motivos que elaborarei mais abaixo.

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Valor dos itens no NPC

Quando os botes eram presentes no servidor, muitos itens tiveram seu valor drasticamente reduzido, alguns deles praticamente morreram como itens farmáveis. Agora que os botes não estão mais presentes por aqui (pelo que eu saiba), acho muito válido o valor dos itens voltarem ao que costumava ser.

Isso é muito impactante para os jogadores mais iniciantes. A venda no npc de itens dropáveis em mapas comuns (magmarings, magdun, bodes, etc) é algo que os iniciantes têm para começar a montar seu set e começar a farmar outras coisas que precisam de equipamentos melhores.

Sugestão:

Retornar o 670.png valor dos itens para o que costumava ser. 

Irrelevante, desnecessário até, por um simples motivo: até hoje existem drops muito bons por aí para farmar, e em mapas nada desafiadores, que não sofreram nenhuma mudança no valor de venda para NPC. Quem quer mesmo fazer grana com isso só precisa dar um passeio por aí, dar uma de "velho decrépito" e cometer o ato "vintage" de coletar itens que caem dos monstros para vender no NPC e descobrir quais itens valem mais do que os outros.

Eu até poderia dar umas poucas dicas, mas vou deixar para quem quiser a oportunidade da descoberta. O jogo tá aí há tempos, se ainda não viram alternativa é porque querem sentar no poring (turminha da Caverna de Magma).

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Álbuns de Cartas

Entendo que existe o comércio de álbuns de cartas, tem gente que lucra com isso e tals, mas o ponto é valorizar o farm de cartas na raça e determinação, como deveria ser.

Sugestão:

Deixar o 12246.png Velho Álbum de Cartas e o 12246.png Álbum Mágico de Cartas como uma recompensa rara, não algo recebido aos montes em instâncias e na cheffênia. Poderiam deixar como drop de um ou outro MVP que seja realmente difícil, como o Vigia do Tempo, ou obtível nos baús do castelo da Guerra do Emperium, mas em bem pouca quantidade.

HAHAHA...!

*respira fundo*

Literalmente, NÃO FORNICA, Magnatrom.

Primeiro, não comercializo nenhum Álbum, até porque o preço que colocam em loja de compra é uma piada. Abro todos que dropo, já que uma das poucas satisfações que eu ainda me forço a encontrar em jogar esse Rag sem atualizações (episódios, não qualidade de vida atrasada) é ver o que o RNG vai produzir na hora de abrir algum Álbum. Em segundo, hora da "historinha", como diria a Himmelmez.

Carta Raydric. Sim, aquela carta que antes da Renovação era quase onipresente em tudo quanto era Manteau, Sobrepeliz, até em algum Capuz humilde por aí. Fazia uma diferença enorme na vida de qualquer um, e rendia uma grana legal. Cai de um monstro presente no jogo desde o beta, e que mesmo até hoje é relativamente fortinho pro nível dele, claro que a depender dos seus equips. Se olhar em alguns armazéns seus por aí, deve ter um punhado delas.

Eu jogo desde novembro/dezembro de 2004. Só tive mínimas condições de ir lá tentar pessoalmente a partir de 2007, e mesmo assim gastando muito com poção, porque dual client não existia ainda, e eu não tinha com quem ir.

Sabe quando eu consegui dropar u-m-a carta dessas? Na manhã de 4 de fevereiro de 2021, no Evento de Caça. Isso mesmo, CA-TOR-ZE ANOS depois. Levou tanto tempo que até o dia eu lembro, ao passo que só sei que dropei minha Orc Herói em novembro (ou talvez outubro, nem isso tenho certeza) passado numa madrugada aí.

Não subestime os 0,01% de chance, cara. Tem gente que não vai dropar nunca, "um ou dois" podem dropar várias e fazer coleção. E da forma como você colocou, até parece que Mosca Caçadora ou Maya Macho saem às centenas dos Álbuns; tem horas que penso que algum programador da Gravity pensou em fazer um jogo de fazenda e bolou um algoritmo de "nascimento de frangos", e acabou aproveitando ele num certo RNG aqui do Rag, se é que você me entende.

E outra, você mesmo citou a verdadeira causa dessa desvalorização das cartas na sua sugestão; tem a ver com "montes", mas nada a ver com instâncias, porque não se consegue um monte de Álbuns em instâncias. Polêmica de verdade seria solucionar (remover) essa causa, essa sugestão sobre os álbuns é apenas uma péssima ideia.

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Afanar

"Este aqui depende que os botes continuem bloqueados no servidor, que é o que tem sido nossa realidade atual..."

Sugestão:

Aumentar significativamente o valor de zenys obtidos pelo Afanar.png Afanar. Caso ele consiga 1000z por monstro, que passe a ganhar 4000z a 5000z, algo que se tornaria um método eficiente e se encaixaria com a proposta da classe.

OBS: caso a staff aceite implantar essa sugestão, eu sugiro que desativem o autocast de Afanar por reflect com o Anel Sombrio, já que possibilitaria um farm afk

Sobre o preâmbulo, que as Valquírias digam AMÉM!

Sobre a sugestão...não.

Cara, pouquíssimos drops de monstros valem "tanto zeny" assim no NPC. O único que eu lembro de cabeça é a Peça Misteriosa da T-W-O, que vale 5000z, e aqui estamos falando de um chefe de instância. Voltando ao início do tópico, o povo farma Celine porque tudo custa o olho da cara, essa herança maldita dos andróides "milhos de pupa", e você tá sugerindo contribuir ainda mais para a inflação eterna aumentando a quantidade de zenys gerados?

Meu hoje Renegado foi o terceiro personagem que criei, pelos motivos que você mesmo citou, farmar, mas isso para itens. Eu sempre vi Afanar como algo secundário, que ajudava a pagar os custos operacionais do processo, como poções, teletransporte da Kafra naqueles tempos pré-"almofada de Poring" da Especial, etc. Da forma como está e para o que se destina, continua bastante viável. Não vejo como uma boa ideia, agora desativar o autocast por reflect de maneira geral é algo super positivo que eu quero para ontem, ou pelo menos já para o próximo update.

Em 7/22/2021 em 3:39 AM, Magnatrom disse:

Evento Ticket de Rifa

Outro tópico que pode ser polêmico. "Prejudicar" é uma palavra bem forte, e eu mesmo não sei se seria a palavra correta, talvez eu esteja errado a respeito disso, cabe à staff analisar.

Este evento tem uma proposta interessante, que é a de "compensar" a falta dos botes no servidor, mas eu acredito que acaba tendo um efeito inverso. Muitos itens que hoje poderiam ser farmados por jogadores iniciantes podem ser obtidos neste evento facilmente apenas pagando zenys para o NPC. Alguns exemplos são:

  • 1061.png Areia Estelar de Bruxa, item usado para a criação de poções
  • 1032.png Flor de Planta Carnívora, item usado para uma Quest do Éden
  • 970.png Álcool, item usado para criação do Frasco de Fogo Grego e Poção Branca Especial
  • 6259.png Tentáculo de Drosera, item usado para criação do Cozido de Drosera
  • 678.png Garrafa de Veneno, item usado pelos Algozes e Sicários para deixar OP muitas builds da classe

Estas coisas de um lado barateiam alguns itens que são usados por personagens que já tem bastante dinheiro, mas por outro lado prejudica iniciantes que poderiam estar farmando estes itens que seriam valiosos caso tivessem um valor mais alto.

Sugestão:

Trazer o evento com menor frequência, ou pelo menos remover/alternar alguns dos itens do evento, como os citados acima. 

Rapaz!

Polêmico nada! Se as sugestões aqui apresentadas fossem apostas num cassino, enquanto as outras passaram perto ou erraram feio, eu diria que esta aqui acertou o jackpot!

SIM, mil vezes mil SIM!

Não adianta nada tirar os andróides milhos de pupa e não permitir que os jogadores, especialmente os novatos, assumam essa função que sempre deveria ter sido a fonte primária de renda para quem começa. Eu comprei meus primeiros equips bons farmando justamente Erva Azul, em 2005, pouco antes dos andróides virem como uma praga para estragar o jogo. Sem esse evento defasado daria para fazer um bom pé-de-meia passando um tempo no farm, e é algo que permite uma variação de cenário, a depender de quais itens estiverem em maior demanda, sejam poções, comidas, ou o famigerado Veneno; aliás, com tanto "Zicado" por aí, Veneno seria uma fonte de renda garantida. Sempre achei que os itens produzidos pelos jogadores deveriam ter uma valorização, e por isso eu acho que dar comidas que podem ser produzidas por Bioquímicos como recompensa de instância não é uma boa, pois desvaloriza a classe.

Por mim esse evento deixaria de existir, ou então viria com frequência reduzida, tipo duas ou três vezes por ano, e com prêmios tipo aqueles que você sugeriu para instâncias, como minérios, Benção do Ferreiro, etc. Podem até mesmo aumentar o valor em zenys para justificar a melhora nas recompensas.

Editado por The Unknown
"Bichões", pff. E também aspas em "tanto zeny".

Cogito, ergo sum.

Link para o comentário
Share on other sites

25 minutos atrás, The Unknown disse:

Irrelevante, desnecessário até, por um simples motivo: até hoje existem drops muito bons por aí para farmar, e em mapas nada desafiadores, que não sofreram nenhuma mudança no valor de venda para NPC

Concordo com você.

O loot que foi nerfado seria aquele que fazia parte da agenda robótica certo? Mas tem tantos outros lugares relativamente farmáveis. Sempre achei "Poxa ok! tá nerfado poderia voltar ao normal já que os Benders do mal foram praticamente extintos". Mas há alternativas até em níveis baixos né?

Um loot que eu particularmente gosto de recolher são as Unhas e Mandíbulas das instâncias ogh e oghs. Até o Brigan eu recolho. Ok não é um lugar fácil, mas todo dinheiro que entra é lucro ?

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

13 horas atrás, Magnatrom disse:

Não são trocas sazonais. Só está sazonal porque o evento é temporário.

Se eu não entendi errado, ele está falando sobre a Exploradores fixa com rotação dos itens e/ou recompensas.

13 horas atrás, Magnatrom disse:

Esse é o ponto que defendo. Qual o sentido de farmar para um evento que nem está ativo? Claro, temos essa liberdade, mas é estraho. Fora que, como você falou, quando o evento volta pode ser que quem farmou nem esteja mais jogando.

Sim, só estou dizendo, justamente por essa motivação a mais (e alguns outros motivos), será necessário uma boa rotação pra que continue razoável. 

13 horas atrás, Magnatrom disse:

Todo mundo pode farmar com a classe que quiser, todas tem a capacidade de matar os monstros da instância.

Mas sicário se destaca por ficar completamente invisível aos demônios, furtar e ter facilidade em conseguir esquiva perfeita.

Acho que se trata mais de uma característica/mecânica da instância do que uma limitação para as classes.

Mas é claro. Eu me referia a sugestão que dei naquele meu tópico antigo. Na realidade, o que me incomoda é Celine ser um dos melhores pontos de farm, o melhor em questão de acessibilidade e, logo, o mais visado por iniciantes, mas ser tão limitante. Isso obviamente deve desmotivar demais vários jogadores. Eu tentei ser breve, mas sim, se deixassem outras instâncias tão boas quanto, ou até melhores, resolveria também.

13 horas atrás, Magnatrom disse:

Sim, falei e estava ciente da OGH. Mas seriam 3 instâncias que concederiam zenys com mais facilidade, Celine, OGH e GHS. Aquela minha frase foi que se todas as instâncias dropassem platinas/ouro/etc iria ter zenys demais em circulação, acarretando no aumento de preço dos itens também. Mas duas ou três instâncias concedendo zenys não seria algo muito agressivo.

Muito não seria mesmo. Só estou dizendo que faria uma diferença sim. Tipo, no caso da Celine, a minha sugestão tem efeito parecido, é verdade. Mas é consciente, e o objetivo da sugestão é outro. A vantagem da sua sugestão seria isso (tirar o foco de Celine). Porque, o valor do Zeny mesmo, acabaria caindo.

13 horas atrás, Magnatrom disse:

Salgueiros Anciões não tem, Pirralhos acho que não, Al de Baran não frequento.

Acredito em você. Mas não acredito que o jogo esteja sem robôs. Tem tópico de 1 mês atrás denunciando isso...Ainda estou no "Não Logue, e Ganhe". Mas poderia ter ido verificar nos outros 2, era onde mais tinha.

 

Sobre Afanar e a questão das cartas. O jogo foi projetado em outra época e com lan houses coreanas em mente. Você mesmo evidencia no seu texto que é algo muito melhor explorado pelos robôs. Não que as instâncias sejam diferentes, mas ao menos costumam exigir níveis mais elevados e, por seu funcionamento, são menos simples que monstros em campos, além de, a depender da instância e mapa, serem mais difíceis e requererem mais planejamento e conhecimento de jogo. E até personagens diferentes (mais personagens, no caso), pelos delays. A minha opinião é que o jogo precisa evoluir, seguir em frente, então o ideal seria ir se desfazendo desse tipo de coisa, não o contrário. 

Assim, eu concordo com você em um ponto: tem um lado bonito na raridade das cartas. E os álbuns jogam sim muitas cartas no servidor, principalmente com Cheffênia. Tudo bem, é difícil tirar a carta que você quer, como The Unknown aponta. Mas o que acontece é que alguém vai tirar, ela entra no mercado de qualquer maneira. E como o Vimas bem apontou num vídeo dele recente (me pergunto se você viu se inspirou nesse vídeo pra dar essa sugestão?), o jogo perdeu bastante disso. Aquele jogador que está upando e fica "rico". Mas, talvez esse caminho seja o melhor. Eu ainda discordo de The Unknown em relação à dificuldade, acho que está subestimando o pessoal, e digo por mim mesmo. Ainda mais com consumíveis e equipamentos bonificadores de drop, e VIP, também não é assim essa dificuldade toda. Já deixou claro em outros tópicos que não gosta/cansou de grind, então talvez daí venha um pouco de exagero?

O ponto é, será que beneficiaria tanto assim os jogadores? Farmar na coragem, como você implica, ainda é difícil af. Poucos se beneficiariam disso. Já os robôs...Se beneficiavam antes mesmo da festa de álbuns que existe hoje. O preço das cartas sempre foi mais baixo que o normal, justamente porque você sempre via a lojinha com 50 de cada e sabia que, na época, não tinha saído de álbum e nem de caçar o monstro na coragem. Então seria isso que eu iria comentar, poderia voltar a um estágio anterior.

7 horas atrás, The Unknown disse:

Irrelevante, desnecessário até, por um simples motivo: até hoje existem drops muito bons por aí para farmar, e em mapas nada desafiadores, que não sofreram nenhuma mudança no valor de venda para NPC. Quem quer mesmo fazer grana com isso só precisa dar um passeio por aí, dar uma de "velho decrépito" e cometer o ato "vintage" de coletar itens que caem dos monstros para vender no NPC e descobrir quais itens valem mais do que os outros.

Eu até poderia dar umas poucas dicas, mas vou deixar para quem quiser a oportunidade da descoberta. O jogo tá aí há tempos, se ainda não viram alternativa é porque querem sentar no poring (turminha da Caverna de Magma).

Hmm, dá pra fazer grana mesmo. Mas...Acho que é desnecessário falar um monte de coisa que você já sabe, então, dá umas dicas aí, só pra ver se "estamos na mesma página", ou se estou por fora.

Em off: Um puta trabalho fazer posts assim pelo celular. 

Editado por Gale
1k de cada, pras cartas, foi um baita exagero, força de expressão. Aí seriam outros itens, tipo domesticação. Editei
Link para o comentário
Share on other sites

15 hours ago, Magnatrom said:

Não são trocas sazonais. Só está sazonal porque o evento é temporário.

 

Bom, ai não sei. Se os itens não forem sendo substituídos e renovados de acordo com o padrão do servidor em dois anos cairia em desuso também. Tem que ver isso ae.

15 hours ago, Magnatrom said:

Imagine que a pessoa dropa uma Mosca Caçadora, vai ter um valor muito maior se os álbuns forem raros, imagina ele ganhar coisa de 80kk com a carta, vai comprar muita coisa pro set dele, e ainda pode farmar outra mosca pra colocar na arma e ter o sustain dele.

Hoje já existem itens de cash que tornam pouco relevante a utilização dessas cartas (infelizmente). A escassez delas não necessariamente tornaria as pessoas mais dispostas a obtê-las ou a pagar mais por elas. Petal virou meme com tanto item dando % crítico, o mesmo vale para WakWak. E já tem quem defenda que por Menblatt é "sujar" o item visto que já possuem muito % Ranged nos equipamentos. O mesmo fenômeno parece ocorrer com o sustain. Essas cards vão caindo em desuso, e vão entrando no limbo junto com 9/10 das cartas que existiram no jogo e foram muito úteis nos primórdios.

Admito que não tenho uma opinião concreta nessa matéria. Caso eles resolvam não colocar itens de episódios/instâncias futuras eu não veria nenhum problema. A pessoa que quer o item ela vai lá e quem sabe um dia dropa ou tenta comprar de quem dropou. Mas, por outro lado, sem essas Ocas abundantes algumas cards raciais, por exemplo, não estariam disponíveis, e quem tem pouco tempo não poderia usá-las pra montar uns sets custon pra ir progredindo.

15 hours ago, Magnatrom said:

Se a pessoa gasta dinheiro no jogo com ROPs, logo ela pula umas etapas de farm, então ele já não é mais tão iniciante assim e foge da proposta do tópico.

talvez eu tenha me colocado de maneira ambígua. Somos nós os veteranos que temos os itens de cash para especular. O "novato" chega e tem que lidar com os preços que o pessoal estabeleceu. Seria bom ter eventos/opções ingame para o jogador obter itens independente do mercado. Se ele vai lá qualquer dia e farma Brasílis ele obtem itens legais. Vai na corrida de hugel e farma os pergas que precisa pra refinar os itens que obteve em Brasílis, e com isso consegue farmar algumas instâncias pra obter os itens da Exploradores. Tudo isso de maneira independente, permitindo que comece no jogo e decida depois se irá gastar com cash ou partir para itens mais endgame que estão no mercado.

 

16 hours ago, Magnatrom said:

O mesmo se aplica a outras classes, como Sicários, não é recomendado a iniciantes começarem procurando cartas Scaraba Dourado, cartas raciais para a arma, etc, o mais indicado é que ele comece a procurar uma katar bacana, Rideword, Serafim, Pele do Guardião, etc. Tenho certeza que o mesmo se aplica a muitas outras classes.

Entre os insurgentes se recomenda bastante aos iniciantes que comprem as armas de npc e coloquem cartas raciais/elementais. Ambos são baratos e acessíveis e ajuda a chegar no mid game. Se a opção "Rideword"  como o Livro Amaldiçoado estivesse disponível para expandidas ou existisse uma opção low level e farmável para equipar eu recomendaria. Só que não existe, então a opção é cash msm.

Link para o comentário
Share on other sites

12 minutos atrás, Deux-EX disse:

Seria bom ter eventos/opções ingame para o jogador obter itens independente do mercado.

Exatamente ❤️

O tópico não é só sobre os iniciantes, mas os incluem bastante.

Eventos são excelentes para todos, iniciantes e jogadores experientes. Mas como falei acima não dá pra contar com eles pois nem sempre estão disponíveis, e as vezes há um intervalo muito grande sem eventos para fazer, como é nosso caso agora.

A Ordem dos Exploradores ficando permanente, deixaria de ser um evento e passaria a ser um conteúdo do jogo. Claro, muitos itens se desvalorizariam bastante, mas estariam sempre disponíveis para serem criados, seja por jogadores experientes fazendo os itens em poucos dias e até por jogadores mais iniciantes criando os itens de forma mais devagar.

 

16 minutos atrás, Deux-EX disse:

Entre os insurgentes se recomenda bastante aos iniciantes que comprem as armas de npc e coloquem cartas raciais/elementais

Concordo. Sei que para tudo existem excessões. Mas eu acredito que equipamentos costumam ser mais importantes do que as cartas neles para os iniciantes.

Todas as cartas raciais são bastante antigas e os monstros que as derrubam são de fácil acesso, Hidra, Strouf, Caramelo, etc. Acho que qualquer um tem condições de ir no mapa farmar sem problemas.

O pesado mesmo é a pessoa poder comprar uma Succubus ou Anel Distorcido, Serafim, etc.

 

43 minutos atrás, Deux-EX disse:

Livro Amaldiçoado

É uma boa opção pra farm mesmo, mas o nível do monstro é bem alto para iniciantes, e ainda a pessoa teria que refinar o hat, pelo menos +6 já fica bacana.

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Ei the unknow não vai achando que quem ta en caverna de magma e priguisoso n , eu mesmo não tenho sorte com drops que não sejam drops comuns e se tento pegar barras nos lude grotescos pego mais lixinhos do que as barras dos 52 ludes de Celine 

E assim as asas de magdun que atualmente são 10z eram 1k, n que quando era esse preço desse pra farmar direito de tanta galera la , podiam por de volta o drop normal de muda de mandragora ou o preço do coração que cai de magmaring e outros bixos , votaria no coração pra não ter chanse de ficar tão atrativo pra benders não emtupirem o Server ( acho meio difícil até disponibilizarem os programinhas ilegais de grátis, segundo fofocas só tem versões pagas e bem caras)

Editado por Danilo Illia
Link para o comentário
Share on other sites

Em 7/22/2021 em 7:07 AM, PeLégolas disse:

Me peguei pensando esses dias, que quando retornei ao jogo em 2017, eu lucrei muito vendendo cartas Raydric e Cavaleiro do Abismo simplesmente enquanto fazia a quest da Síntese de Cristais. Ou revendendo Coração Imortal enquanto upava na Pirâmide Pesadelo. Hoje, há pouquíssimos Drops assim que valem a pena farmar.

Queria saber que sorte toda é essa que as pessoas tem. Já passei uns 3 meses no mesmo mapa sem Dropar 1 Cartinha Sequer.

Link para o comentário
Share on other sites

16 minutos atrás, Onay disse:

Queria saber que sorte toda é essa que as pessoas tem. Já passei uns 3 meses no mesmo mapa sem Dropar 1 Cartinha Sequer.

idem. o pior que quando dropo, é de bicho que não quero. já tentei ir torre pensando não quero carta mvp, pra ver se caia alguma. kkkkk

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...