Ir para conteúdo

Os artistas suporte na WoE TE


Posts Recomendados

Apresentação

Oi, sou o Heitor. Kokuritsu é meu nick de escolha pra ambientes virtuais, e meus companheiros de clã me conhecem por Brócolis, que é o nick da minha espiritualista de guerra TE. Se você vir um personagem com o nick no formato (Verdura/Legume)~* andando por ai no bRO, provavelmente sou eu :). Sou mais ativo na comunidade do Poder Interior (MTK/SL), e por vezes ajudo um pessoal com conhecimento específico de AB ou conhecimentos gerais de rag (longe de ser um especialista). Passei a maior parte desse ano jogando de Main Bragi, e mesmo não sendo nem o melhor Main Bragi do meu clã (mas ai é falta de dedo mesmo) eu estudei bastante da classe pra tentar otimizar meu personagem, e como existe uma escassez de material específico e atualizado sobre Guerra TE (existe um guia de Ciganas e Menestréis TE no fórum já, mas ele tá velhinho e a pessoa que postou parece que não tá mais ativa :( ), resolvi compartilhar um pouco do que sei.

Durante o guia, eu falo muito em Redução Humanoide. Esse é o termo comumente usado pois no começo do ragnarok não existia diferenciação entre Humano e Humanoide, então a comunidade da WoE no geral usa esse termo para se referir à Resistência à Raça Humano. Ao buscar soluções/equipamentos de redução não citados aqui tenha em mente que você precisa de Resistência à Raça Humano, e não à Humanoide. São coisas diferentes.
 

Comentário geral
 

 

Eu tô postando esse guia por 4 motivos principais:
1) Ao assistir vídeos de outros clãs, percebi o Main Bragi cometendo alguns erros, provavelmente por falta de conhecimento das mecânicas da classe. Assim, acredito que uma leitura possa auxiliar a não cometer esse tipo de erro.
2) Cada clã, no geral, tem somente 1 Main Bragi. Assim, diferente de outras classes em que você consegue procurar um clã e falar “Olha, queria jogar de Paladino Redentor, mas não manjo nada”, e o clã vai te ajudar a aprender a jogar e a equipar a classe, no geral se você fala “Oi, queria jogar de Main Bragi mas não sei nada” a resposta que você vai ter vai estar entre “Olha, não tem vaga pra essa classe no plantel” ou “Olha, pra Main Bragi não tem, mas você pode jogar de Status/AV e a gente te ajuda”, e ai mesmo que você entre no clã como artista de Status, pode ser que você tenha necessidade de suprir o Bragi durante os embates porque o seu Main Bragi morreu, e assim é interessante para qualquer build de artista ter algum conhecimento sobre o funcionamento da classe como suporte.
3) No caso de você estar querendo começar na Guerra TE fundando seu clã junto com amigos, e queira ser o responsável pelo Bragi, já vai ter alguma informação sem precisar passar por todo o processo de experimentação pessoas antes passaram.
4) Gosto de compartilhar conhecimento. Mesmo que existam outros guias aqui, muitas vezes o dono do guia não é ativo. Não significa que os guias anteriores estejam ruins ou sejam inválidos, é mais uma questão de eu gostar de compartilhar minha visão.
Alcançando qualquer objetivo desses eu acredito que a qualidade da Guerra TE vai melhorar, e ela pode vir a se tornar mais movimentada, que é o que todos os jogadores da modalidade almejamos.


Sobre a Guerra TE atualmente

 

 

Jogadores que se interessam por WoE mas não tomaram parte dela recentemente (não sei dizer quando isso começou) costumam ter um ideal de como é uma WoE diferente de como ela se apresenta, principalmente a TE. Basicamente na primeira 1h30~1h50 das 2h de guerra, lideranças de clãs trocam PMs para marcar um embate de Guilda vs Guilda (chamados GvGs). Basicamente, se escolhe um castelo e uma posição desse castelo, cada clã se organiza de um lado, se buffa etc. etc., falam um “1, 2, 3, já” e a partir desse momento colocam em prática suas estratégias de combate, com o intuito de eliminar adversários o suficiente de maneira que os membros de seu clã consigam se posicionar na porta do castelo de maneira a não permitir que o clã perdedor se restabeleça no castelo (vulgo elimine boa parte de seu clã), o que chamamos de “fechar a porta”. Assim, o clã que consegue fechar a porta é dito ganhador desse GvG. Esse modelo é adotado pois na situação atual do Ragnarök, especialmente para a TE, um clã que está defendendo uma posição tem uma vantagem muito muito grande frente a um clã que está tentando invadir essa posição, tornando o embate “de frente” muito mais interessante, mas de maneira a possibilitar uma virada do clã que consegue se reagrupar rapidamente, de maneira a derrotar o inimigo mesmo ele estando em uma posição privilegiada. Como existem mais castelos do que clãs os disputando, os itens “Godlys” não merecerem essa alcunha a um bom tempo, e as premiações do ranking de clãs não são entregues mensalmente, os jogadores de guerra no geral estão muito mais interessados em gameplay de qualidade/diversão do que em lucro (mesmo porque a quantidade de consumíveis que um clã usa para tomar/segurar um castelo, quem dirá vários, dificilmente é paga pela premiação do Ranking TE). Mesmo assim, os últimos 30min~10min de Guerra são usados pelos clãs para dominar/defender castelos, sendo um momento um pouco mais fiel à visão que jogadores antigos de WoE/de PvM têm da Guerra. Durante o guia, falarei apenas de GvG/Fluxo (tentativa de impedir o inimigo de fechar a porta a partir do embate de frente), que é a parte que mais interessa para os jogadores atuais da TE.


Afinal, o que faz um artista suporte?

 

 

Temos 3 tipos de artistas presentes nas Guerras TE: Main Bragi, Status, AV. Desses, considero Main Bragi e Status como suportes, e AV evidentemente é um killer. O Main Bragi geralmente é um Menestrel (apesar das Ciganas também serem capazes de dar bons Bragis) que tem por função principal buffar o clã com suas músicas/danças, enquanto um Status faz uso das habilidades Escândalo/Piada Infame e Chuva de Flechas para infligir status negativos no clã inimigo, dificultado a execução das estratégias adversárias. Existem outras classes usadas também com essa função, e cada uma delas têm suas particularidades que fazem um clã optar por um ou por outro. Por curiosidade, a função de um AV é, em conjunto dos suportes do clã, causar um dano altíssimo e explosivo para eliminar classes de alta resistência.


Atributos

 

 

Diferentemente de muitas classes em que os atributos primários são só formas de melhorar seus atributos secundários ou melhorar a efetividade de certos itens, a qualidade dos buffs dos Artistas depende diretamente de alguns atributos. Essa qualidade aumenta sempre nos múltiplos de 10, ou seja, um bragi de 129 de int dá a mesma pós que um de 120, porém menos que um de 130. Tenha isso em mente quando for calcular seu personagem.

Força - Não influencia diretamente em nenhuma das músicas, porém ao se atingir o múltiplo de 10 almejado nos principais atributos, recomendo investir o resto dos pontos aqui, já que capacidade de carga é relevante no cenário de WoE.
Agilidade - Influencia as habilidades Crepúsculo Sangrento e Assovio, portanto, não é um atributo prioritário para Main Bragis, porém também é responsável pela ASPD, sendo assim relevante para Artistas Status. Entretanto, é o atributo responsável pela imunidade a sono, assim, caso não use outro equipamento para garantir tal imunidade, é imprescindível ao menos 100. Como a build de Main Bragi costuma ser apertada, recomendo optar por atingir imunidade por equipamentos nesse tipo de personagem. Para Status, fica a cargo do jogador

Vitalidade - Influencia a habilidade Maçãs de Idun, sendo assim prioritário (logo atrás de Inteligência) para um Main Bragi. Importante para um Status atingir imunidade a atordoamento (ao menos 100), visto que a alternativa é o uso de uma Carta Orc Herói, que se encontra caríssima e ocupa um slot precioso da cabeça.

Inteligência - Influencia as habilidades Poema de Bragi e Dança Cigana. Atributo de maior importância para um Main Bragi: a primeira prioridade é atingir 150 de Inteligência na build. Caso isso não seja possível, ficar com o múltiplo de 10 mais alto possível, em harmonia com os outros atributos (sempre fechando em múltiplos de 10). Para os Status, atingir 100 é facultativo pois ele gera imunidade à Silêncio e Cegueira, status que podem ser removidos através de poções pelo próprio jogador.

Destreza - Influencia as habilidades Poema de Bragi, Não me Abandones e Sibilo. Só tem relevância, de fato, para o Poema de Bragi, e ainda assim, não tem prioridade sobre a Vitalidade. Para os jogadores de Status, mais Destreza significa mais dano, assim, além dos status passados, ajuda com uma pequena (bem pequena mesmo) pressão de dano nos adversários.

Sorte - Influencia Beijo da Sorte e Assovio. Nenhuma dessas habilidades têm relevância, usualmente, para um Main Bragi. Para um Status, também não é tão útil, pois está relacionada à imunidade a Maldição e resistência a Caos, que são status facilmente removidos pelo próprio jogador através de consumíveis.


Habilidades que não podem faltar

 

 

Essa seção tem um título bem auto-explicativo. Vou basicamente listar as habilidades de cada árvore que são essenciais para o personagem, e fazer um breve comentário do motivo. Tenha em mente que se uma das habilidades tiver um pré-requisito, e ele não for citado, é porque ele não tem um uso prático (para mim) em nenhuma das construções. Também pode acontecer de nem todos os pontos serem gastos, então gaste os remanescentes de acordo com o que preferir. Acho bom deixar notado que músicas e danças funcionam no Proteger Terreno (ME), mas duetos não.

Árvore de Arqueiro

Precisão 10 - Aumenta sua Destreza, atributo que aumenta seu dano (relevante pois os status só passam se você causa dano) e também tem influência na efetividade do Bragi.

Olhos de Águia 10 - Aumenta seu alcance.

Concentração 10 - Novamente, atributos são sempre bem vindos.

Chuva de Flechas 10 - Maximiza a área e o dano da habilidade, assim ampliando sua área de ação na inflição de status negativos.


Árvore de Menestrel

Lições de Música 10 - Aumenta a efetividade das suas músicas, nível 10 obrigatório.

Flecha Melódica 5 - Interessante para passar status sem tirar o escudo. Usada majoritariamente em situações de fluxo/movimentação para a porta após o embate de frente.

Piada Infame 5 - Apesar de a maioria esmagadora dos personagens de TE não congelar, alguns ainda sofrem esse status. Assim, sempre vale a pena “testar” o quão Anti-Congelante o clã adversário está.

Poema de Bragi 10 - A principal habilidade de um Main Bragi (dã). Com ela sozinha, é possível zerar a pós-conjuração de personagens aliados, e melhorar bastante a conjuração variável. Dessa forma, os killers do seu clã podem se preocupar majoritariamente em buscar dano puro em seus itens, já que o spam está coberto pela ideia de que sempre estará sob efeito de Bragi. Para atingir o efeito de reduzir 100% da pós-conjuração, o Menestrel deve ter 150 de Inteligência e Lições de Música nível 10. Por vezes, por uma questão de investimento, o Menestrel não consegue fazer isso, mas tente pelo menos acumular o maior múltiplo de 10 de Inteligência possível. A redução de conjuração variável depende da Destreza do Menestrel. Uma boa meta de Destreza é 100, pois assim, com lições de música no 10 você dá uma redução de 50% na conjuração variável dos jogadores afetados, mas dê sempre preferência para os 150 de Inteligência e, no geral, para a eficácia das Maçãs de Idun. Habilita Beijo da Sorte via link.

Maçãs de Idun 10 - Segundo buff mais importante dos músicos, sua eficácia está atrelada à Vit do Menestrel. A recomendação é alcançar o maior múltiplo de 10 em Vitalidade possível, tendo prioridade sobre o buff de conjuração variável do Bragi, mas sendo não-prioritário em relação ao buff de pós-conjuração. Quando linkado, dá acesso a Dança Cigana.

Crepúsculo Sangrento 10 - Buff de prioridade baixa durante o GvG (na minha experiência, killers não contam com ele para fechar sua ASPD), mas tem utilidade no momento de quebra de Emperium. Quando linkado, dá acesso a Não me Abandones, que é uma dança de debuff, explicada melhor na árvore de Cigana.


Árvore de Cigana

Lições de Dança 10 - Vide Lições de Música.

Estilingue 5 - Vide Flecha Melódica

Escândalo 5 - Similarmente ao que ocorre com a Piada Infame, a maioria esmagadora dos jogadores de TE é imune à Atordoamento (via 100 de vit ou carta OH), mas sempre vale a pena testar.

Beijo da Sorte 10 - A skill em si não é muito útil (só um nicho de personagens de TE faz uso de taxa de crítico, então confira no seu clã se vale a pena incluí-la em sua rotação), mas é altamente relevante pelo fato de habilitar Poema de Bragi via link. Mesmo não sendo tão eficiente quanto o de um Menestrel por não ter acesso à Lições de Música, um Bragi de Cigana pode salvar vidas em uma situação de aperto.

Dança Cigana 10 - A redução de custo de SP é útil para todos, dado que o spam de habilidades é uma realidade para a maioria das classes TE durante um GvG, então se você sentir confiança, vale muito a pena incluí-la em sua rotação. Caso seu clã conte com um Mestre de Asura, é obrigatório garantir que ele esteja com esse buff. Habilita Maçãs de Idun via link.

Não me Abandones 10 - Skill de debuff muito interessante: reduz a velocidade de ataque e de movimento dos jogadores na área. Assim, caso você esteja cercado de inimigos, talvez seja interessante piscar ela. Antigamente, o debuff era muuuuuito maior, fazendo com que existissem Ciganas especializadas em aplicar Não me Abandones nos adversários. Hoje, é mais usada como um último suspiro. Habilita Crepúsculo Sangrento via link.

Árvore de Artistas

Lamento de Loki 1 - Usada para fazer defesas de Emperiuns no final da guerra, vale a pena jogar pelo menos um pontinho aqui.

Voz Dolorosa/Piscadela - Skills de quest. Eu sempre gosto de ter, e caos é um status útil em alguns momentos. Não é sempre que você vai usar, mas é bom ter um leque de opções.

Destino nas Cartas 5 - Desativada a mais de um ano, sofremos da já conhecida negligência por parte da staff e da desenvolvedora. Questionei sobre o retorno em ticket no começo de maio de 2021 e fui informado que não existe previsão de correção da habilidade, e quando questionei sobre a possibilidade de reativá-la somente em mapas de PvP/WoE, e se nossa staff questionou a desenvolvedora sobre essa possibilidade, dado que o que levou à desativação da habilidade foi o bug que causava em respawns de monstros, fui informado que “A desenvolvedora optou por desativar a habilidade, pois realmente não haviam outras opções. Se existisse, pode acreditar que a solução menos prejudicial seria levada em consideração. Cada habilidade possui uma fórmula, logo, muitas vezes, o mesmo método não funciona para todas. No caso da habilidade em questão, a única forma de evitar o uso indevido, foi desativá-la por tempo indeterminado.”. O quanto de verdade existe nisso é impossível dizer, dada a falta de transparência histórica entre comunidade e staff do servidor. Espero que um dia essa habilidade importantíssima para artistas de TE volte a funcionar no bRO, afinal ter classe aleijada no PvP por falta de interesse em corrigir um bug que só prejudica PvM é triste.


Um pouco sobre a gameplay

 

 

Esconderijo

Uma mecânica altamente relevante para PvP e completamente ignorada pela maioria das pessoas que só joga PvM é a mecânica do Esconderijo. Além de te deixar invisível (mais relevante ainda na WoE TE visto que Caixa de Luz do Sol e Carta Maya Macho não funcionam nos castelos dessa modalidade), o estado de Esconderijo também te deixa imune a danos que não são de Terra. Para nós, significa que só seremos revelados por uma Fúria da Terra ou por uma habilidade de Revelação (Concentração, Chama Reveladora, Revelação e Alerta sendo as disponíveis na TE). Além disso, o Esconderijo nos permite desviar de habilidades castadas, simplesmente entrando nesse estado antes do cast completar. Assim, conseguimos desviar de SBKs, AVs, Lanças, sair do foco de AAs, e não sofrer dano das principais magias de área utilizadas. Tenha em mente que Esconderijo é mais do que só ficar invisível.


Main Bragi

Como já foi citado, um artista Main Bragi tem a função principal de manter os buffs de músicas/danças ativos em sua tag. Normalmente, se escolhe um Menestrel para essa função, já que ele tem acesso aos principais buffs (Bragi e Idun) mesmo sem link, e eles tem uma efetividade por conta de Lições de Música, mas nada impede de fazer uma Cigana Main Bragi, só tem que ficar 3x mais atento para o dispell e ter um suporte muito bom de SLs, que te linkam instantaneamente assim que o link cai. Para isso, vamos utilizar a técnica chamada “Piscar a música”, isso é, utilizamos um buff, desativamos ele, utilizamos outro, desativamos ele, e assim vai até todos terem recebido os buffs que você escolheu colocar na sua rotação. A rotação mínima é composta por Poema de Bragi e Maçãs de Idun. Depois de ser afetado por uma música, os jogadores seguem com o buff dela por 20 segundos após parar de estar na área dela, e você só consegue renovar esse buff passados os 20 segundos que você desativou a habilidade. Perceba que não mencionei a habilidade “Encerramento”, exatamente porque essa habilidade é completamente inútil. Para cancelar uma música e começar outra, o que se faz é um switch de arma: você equipa uma adaga no lugar de seu chicote/instrumento, cancelando, assim, a música ativa. Pode ser feito com arcos também, porém nesse caso você terá que reequipar o escudo também, dificultando um pouco na aplicação da técnica com esse tipo de arma. Assim, o momento da sua rotação se dá da seguinte maneira: buff>adaga>instrumento/chicote>buff>adaga etc., até todos os buffs estarem ativos. Como você precisa esperar 20s para renová-los, existem um tempo de 15~18s em que você não vai estar “fazendo nada”, portanto, é bom arrumar algo para fazer. As principais opções são :

a) Utilização de Piada/Escândalo/Chuva de Flechas para causar status nos inimigos

b) Prestar auxílio aos outros suportes, usando itens que te dêem acesso a habilidades de suporte relevantes

c) Ficar escondido para não ser foco de dano/dispell

Em algumas situações também, você pode optar por piscar os buffs e manter o Bragi ativo, reduzindo a quantidade de coisas que você vai realizar, mas garantindo que o principal buff não vai cair, o que pode ser tão importante (por vezes até mais do que) quanto congelar um inimigo ou descongelar um aliado. Essa é a descrição básica da gameplay da classe, mas você é livre para incrementar como quiser, dentro da sua PS e possibilidades de alt+q. Só reitero que não use Encerramento, o switch é muuuuuuuuuuuuuito mais eficaz para rotacionar os buffs.

Durante o Fluxo, devemos abusar do Esconderijo para nos deslocarmos com segurança, evitando ser foco de dano, e devemos tomar cuidado com o lugar onde buffamos: as músicas também buffam adversários, e a animação de cura do Idun pode denunciar um aliado que está escondido ou furtivo. Assim, enquanto você está na posição de atacar uma porta, se ainda está dentro do castelo, se movimente com cautela e procure aliados que façam bom uso de seu buff ou um ME aliado para tentar auxiliar no controle de área com seus buffs/debuffs.

É importante estar linkado durante o máximo de tempo que você conseguir garantir isso, pois além de fazer com que suas músicas e danças tenham efeito sobre você mesmo, ele anula a penalidade na velocidade de movimento enquanto as tem ativas.

Status

Um artista de status normalmente vai ter um posicionamento um pouco mais ofensivo do que o do Main Bragi, pois ele precisa fazer com que suas habilidades atinjam a tag inimiga. Por isso, aqui, é imprescindível o link, já que por vezes não será possível fazer uso dos buffs do Main Bragi, então você mesmo tem que garantir sua pós (altamente relevante pois tanto Escândalo quanto Piada tem 4 segundos de pós-conjuração), seu HP e sua ASPD (altamente relevante para o spam de habilidades). Aqui também é onde você deve fazer mais uso do Esconderijo para evitar ser foco de dano. Basicamente, sua gameplay é procurar uma posição relativamente segura, se buffar, e utilizar suas habilidades. Tenha em mente que o alcance da Chuva de Flechas, e a área de efeito da Piada e do Escândalo são maiores que o que você enxerga com o zoom distanciado ao máximo, então mesmo se não existem adversários à vista, é interessante manter um spam de Piada e Escândalo. Se em algum momento você se destacar do bloco do seu clã e perceber que pode virar alvo, use esconderijo. Se não usar esconderijo, pode se considerar morto. Assim que tiver visão dos inimigos, você consegue se decidir melhor entre seguir spammando sua Piada/Escândalo ou se troca para a Chuva de Flechas (que deve buscar causar status diferentes dos que sua habilidade já causa). Se em algum momento ouvir a call de que seu Main Bragi morreu antes do embate de frente estar com cara de definido, retorne para o bloco e segure as pontas com seus buffs. Normalmente, eles são um pouco piores, mas para quebrar um galho já está ótimo. Se conseguir casar bons status para buffs junto com a resistência, que é o principal num set status, excelente.

A gameplay no Fluxo não é muito diferente: tente estar linkado, ache uma posição boa para conseguir passar seus status, abuse do Esconderijo.
 

Acredito que isso cubra os aspectos principais da gameplay (muitos já comentados no guia já existente antes desse), e um básico sobre funcionamento de músicas. Para mecânicas mais avançadas, consulte o [Guia] Ritmo Musical - Entendendo a Mecânica das Músicas !!, ter conhecimento delas pode ajudar na sua gameplay.

 


Os principais perigos

 

 

Normalmente, vamos ter Vitalidade alta, assim, nossos maiores carrascos são os Criadores: basicamente, uma AD é kafra. Esse problema não tem uma solução além de jogar safe, e se aproveitar de pneumas durante a movimentação. Um Artista Status pode optar por jogar com baixa Vitalidade para escapar das ADs, mas se torna muito mais vulnerável a outros tipos de killers. Para isso, contudo, é obrigatória a Carta Orc Herói para atingir imunidade a atordoamento, o que transforma uma classe barata em uma classe caríssima. Como temos bastante Redução Humanoide (natural em itens de suporte), aliado com o alto HP proveniente de quantidades altas de Vitalidade, geralmente não morremos IK para outros tipos de killer (HW, Sbk), mas nada que nos faça aguentar um dano explosivo (AV, Bolter, Asura). Contudo, no geral, não somos focos de danos do tipo explosivo, então fora a AD, um músico bem montado geralmente não morre IK, então fique atento para potar e não deixar seu clã na mão. A AD também tem o efeito chato de destruir seus itens, o que é especialmente ruim para você, pois os principais itens não são naturalmente indestrutíveis, e você depende de estar com um instrumento/chicote equipado para o uso de seus buffs, então procure sempre estar de Coat, e quando não tiver, jogue bem safe para evitar ser foco. Considere Carta Golem no seu instrumento principal ou ter 1 ou 2 instrumentos de backup para o caso do seu principal ser quebrado. O último perigo envolve você ser pego por um Dispell, ficando perdendo parte do seu potencial. Para isso, recomendo que converse com seus SLs, e peça para um ficar especialmente atento a isso.


Equipamentos

 

 

Agora a parte que todo jogador adora: o alt+q. Vou citar as principais alternativas, mas com elas e o motivo delas em mente, você mesmo deve ser capaz de pensar em substitutos que caibam no seu orçamento :). Diferente do meu compilado de itens de AB, não vou nem tentar manter os preços atualizados, aprendi que dá muito trabalho quando você não é tão ativo no jogo quanto costumava ser, e geralmente preço não é algo muito levado em consideração na hora de montar um personagem de WoE, diferente do PvM.


Topo
 

 

19020.png+9~+14 Tiara Arcana - Principal opção de um Main Bragi: dá bônus de Inteligência, Vitalidade, e Redução Humanoide, cobrindo o basicamente tudo que buscamos em um item. Refino +9 é obrigatório para conseguir tirar proveito total do item, e o +10 é sugerido como mínimo, pois é só mais um refino em relação ao mínimo e você ganha 1 ponto inteirinho de Inteligência por ele.
18959.pngChapéu de Dighi-titica - Uma das principais opções para Status, e ótima opção para Main Bragi, é o hat que dá mais Redução Humanoide sem precisar de nenhum complemento. Os combos dele são meio meme.
18941.png+0~+7 Boina do Zéfiro (RH5)(+3 no que preferir) - Recebe encantamentos de Redução Humanoide  e de Atributo +3, o que é bem relevante. Vamos sempre usar esse item aliado ao Bracelete Suntuoso, conseguindo assim de 10 a 15% de Redução Humaniode nesses dois itens, além da redução de danos mágicos e físicos à distância que fornece. Se você pretende usar acessórios de Redução Humanoide, no acumulado a resistência desse combo perde para um Dighi, mas se não for esse seu plano, deve ser com ele que você fica mais resistente.


Meio
 

 

18603.pngMáscara Esquisita [1]- Apesar de dar somente +1 All, diferente da versão sem slot que dá +2 All, os slots da cabeça são muito bons para se jogar fora. Utilizado principalmente por Main Bragis para completar os status, é um excelente meio slotado para qualquer classe TE. Pode ser encantado com +1 em algum atributo
18894.png Diadema Arco-íris - Principal meio de Redução Humanoide, apesar de não ter o slot costuma ser a opção dos Status, que buscam o máximo de resistência possível em seu alt+q.
19455.png Diadema do Paraíso [1] - Opção de meio de quem não quer perder o slot e prefere 2% de Redução Humanoide frente a +1 All. Pode ser encantado com +1 em algum atributo.


Baixo

 

 

19139.pngOrbes Arcanos - Obrigatório caso opte por Tiara Arcana (dã), e pode ser usado como switch de Esconderijo caso opte por outro Topo. Os principais encantos seriam os de atributo +1, dependendo do que quer fechar. A segunda opção seria DEFM+4, visando resistência. Por último, ASPD+1 pra conseguir melhorar a ASPD se for dos que gosta de usar Chuva de Flechas no GvG

18670.pngLenço da Compaixão - Baixo com maior Redução Humanoide. Usado principalmente por Main Bragis que optaram por não usar Tiara Arcana nem Diadema do Paraíso em seu alt+q, e como switch de resistência por Status.

19151.png Balão de Deviling - Obrigatório para Status. É uma das melhores maneiras de acumular status possíveis de serem passados por seus ataques. Maldição, além de deixar os jogadores lentos, também reduz a quantidade de dano causado, sendo um status extremamente incômodo.

31625.pngEcharpe do Paraíso - Excelente combo com Diadema do Paraíso, caso opte por ele.
19314.pngSobrepeliz Real - Com a possibilidade de ser encantado com +1 Inteligêcia/Destreza/Vitalidade o Sobrepeliz Real faz um excelente conjunto com a Carta Guardião Morto Kades, complementando suas resistências, possibilitando um set teórico em que sua resistência vem de resistências elementais, ao invés da Redução Humanoide.
15923.pngVentinho Bruto - Item simplesmente revolucionário para a modalidade, o Ventinho Bruto é um excelente baixo de resistência. Em combinação com a Capa do Vento, proporciona mais resistências elementais que o Sobrepeliz Real, além de proporcionar resistência direta a habilidades de alta relevância na TE (de maneira similar à resistência a Tempestade de Flechas e Portões do Inferno concedida pelo Combo Comodo). Altamente recomendado como switch de resistência para passar portas, ou quando a outra tag tem muitos Justiceiros/Falcoeiros.
15921.pngNatureza Pequenina - Ao que tudo indica, vai ser a maneira de jogarmos com o efeito da Carta Maya Macho na TE (requer testes). Muito interessante para personagens status que querem se destacar da tag para pegar uma posição privilegiada para fazer seu trabalho. O lado ruim é que compete com o Balão de Deviling. Sugiro manter o Balão se estiver jogando o meio do bloco, e quando se destacar, colocar a famigerada MM.


Cartas para a Cabeça
 

 

 

4484.pngCarta Gemini-S58 - Principal motivo para não querermos abrir mão dos slots da cabeça: com 80 de Vitalidade, usando duas dela você fica imune a Petrificação (status chatíssimo de se lidar na TE) e Sono (dispensando Agilidade em 100 para Main Bragis). Melhor carta de uso geral, não somente em Artistas, mas como em qualquer suporte TE.
4484.png Carta Pesadelo - Se você já pega imunidade a Petrificação de outra maneira, e deseja ser imune a Sono sem 100 de Agilidade, o melhor jeito é ter uma Carta Pesadelo no seus personagem.

4484.png Carta Serpente Suprema - Imunidade a Maldição, que incomoda bastante na questão da movimentação, e ainda dá +3 de Inteligência.

4484.png Carta Giearth - Como somos uma classe que se movimenta muito, um Caos despercebido pode ser fatal. A resistência a Terra também não é nada mal, já que é um dos principais tipos de dano elemental da WoE.


Armadura
 

 

2357.png Armadura das Valquírias - +1 All, e pode ser encantada com uma pedra de +3 em um atributo. O 50% de tolerância a silêncio acaba sendo irrelevante. Uma excelente opção para um Main Bragi precisando fechar seus atributos.
15041.png Couraça de Boitatá - Sua redução a neutro pode ajudar a aguentarmos melhor as ADs, mas nada tão relevante assim se não acumulada com outros equipamentos de redução neutra. Os 5% de HP são bem bons, se você não estiver precisando fechar atributos.

15169.png+9 Manto do Kardui - Principal opção de Redução Humanoide. No geral, prefiro ela à Boitatá caso não esteja precisando fechar nada, mas seu preço é bem mais elevado.

15374.png +13 Armadura Eclipse - Provavelmente a armadura de uso mais amplo nesse jogo, acha um espaço aqui também. Os 70% de conjuração fixa e os 13% de pós-cast te ajudam a usar Flecha Melódica/Estilingue e Piscadela/Voz Dolorosa de maneira mais eficiente, sem falar que 15% de HP e SP não é de se jogar fora de maneira alguma.


Cartas para Armadura
 

 

4484.png Carta Cavalo-Marinho - Acho que dispensa comentários. Para classes suportes, é obrigatório não congelar, no geral.

4484.png Carta Druida Maligno - Opção para não congelar nem petrificar com o slot da armadura, mas ficando extremamente vulnerável a danos de fogo e sagrado, use por sua conta e risco.

4484.png Carta Hatii - Combo com a Armadura Eclipse.

4484.pngCarta Angeling - Combo com o Manto do Kardui.

4484.pngCarta ChonChon de Aço - Combo com o Chapéu de Dighi-titica.
4131.pngCarta Celacanto Cruel - Com a chegada do [MEGA] Patas de Raposa, é factível fechar as resistências a congelamento e petrificação via DEFM. A Carta Celacanto vai pra esse lado também.


Escudos
 

 

2115.pngEscudo da Valquíria - Bom, bonito e barato. Muito forte mesmo.

2168.png +12 Escudo Celestial - Só vale a pena no +12, pela redução de neutro, que é uma das maneiras que temos para tentar contornar a AD. Não deve ajudar contra Criadores High End, mas em um set que valoriza bem a resistência a neutro, usando esse escudo talvez você consiga segurar uma AD de um criador um pouco menos equipado.

28940.png +13 Escudo das Divindades - Perdeu o evento de refino, que vergonha tsc tsc. Imunidade a Petrificação é altamente recomendada. Usando esse escudo, você libera os seus slots da cabeça da necessidade de Gemini, podendo usar aqueles slots para outras cosias. O Curar habilitado pelo escudo também pode ser usado para remover Kaite dos seus companheiros de Clã nos momentos entre rotações de buff.

460000.png+10 Égide das Divindades - A versão melhor do Escudo das Divindades. Além da imunidade a Petrificação, te dá 20% de pós-cast. Provavelmente o melhor escudo de suporte disponível na TE.


Cartas para Escudo

 

 

 

Armas

 

 

1926.png1979.png Harpa de Nepenthes/Caule de Nepenthes - Ambos te concedem +2 de Inteligência, possuem 2 slots e podem ser encantados em Malangdo com pedras de +1~+6 em qualquer atributo. São as armas que te dão os melhores bônus do atributo escolhido para buffar, em particular concedendo no máximo 22 de Inteligência em um só item, o que é um valor exorbitante pensando em um personagem nível 99. Sem dúvida, a melhor arma para um Main Bragi.

1902.png1951.pngViolino/Cordel [4] - Com 4 Slots, você consegue um máximo de +16 num atributo escolhido via Essências de Morroc, sendo uma opção um pouco mais barata do que os itens de Nepenthes (um encantamento ideal é difícil de conseguir). Bom candidato para uma Carta Golem. Pode ser interessante ter uma cardeado para passar status através de Estilingue/Flecha Melódica também.

1920.png Guitarra Frenética - Opção de arma de ASPD para Menestréis, no geral é utilizada quando visamos o spam de Piada, pois ela sozinha já deixa sua ASPD em 190, maximizando assim oa quantidade de vezes que a habilidade é utilizada.

1228.png Faca de Combate - Arma de Redução Humanoide, pode ser encantada em Malangdo de acordo com sua necessidade. Pode ser um item interessante para se ter equipado durante um spam de Piada/Escândalo em uma posição mais arriscada. Além disso, recomendo como adaga de escolha para o switch durante a rotação de músicas para os Main Bragis, e como item para se estar equipado ao tentar passar por uma defesa de porta durante o Fluxo.

1732.pngArco da Terra - Principal Arco para uma Chuva de Status de respeito. Petrificação é a principal disrupção da TE no momento, por isso escolhemos esse arco. Normalmente cardeado com uma carta de status.

1705.pngArco Composto [4] - Arco para passar status. Cardeia-se com cartas de status, e se usa com a flecha do status desejado.

 

Cartas para Armas

 

4484.png Carta Golem - Torna a arma indestrutível. Ter seu instrumento/chicote destruído pode atrasar muito seu jogo, então se não conseguir garantir Coat 100% do tempo, tenha uma arma com Golem disponível. Uma alternativa mais cara, porém mais eficaz é usar as Luvas e Brinco Sombrios Indestrutíveis.

4484.pngCartas de Status - São muitas, então não vou citar uma por uma. Mas tenha em mente que são a principal arma de um Status, combinado com a flecha de status desejada, pode causar muitos problemas aos adversários.

4914.png4920.png4908.png4911.png4923.png4917.pngEssências de Morroc - Como já foi discutido, seus atributos são a chave para bons buffs. Como não visamos causar dano, os slots de Arma acabam não tendo cartas tão interessantes assim. Portanto, os usamos para pegar atributos, e, atualmente, Essências de Morroc 3 são o melhor jeito de se transformar um slot em atributo.


Capa

 

20718.png Pele da Rainha Verme [1] - Só vale a pena com slot. Jeito mais barato e eficiente de se conseguir fechar um atributo. Uma perfeita te dá +18 no atributo escolhido, mas duvido que exista uma assim. Peles que são +10~+14 no atributo escolhido, contudo, são abundantes, e o preço não é tão alto assim. Tenha em mente que quando falo de +10 já estou contando 2 pedras do atributo + uma do tipo Super Atributo.

20944.png Capa Anti-Magia - Dá muito HP, e tem os mesmos encantos da Rainha Verme. Atualmente tá cara porque é um item de evento sazonal, que nem sabemos se vai voltar com ela disponível. Deixe sua Pele da Rainha Verme pronta para ser transformada numa dessa.

20735.png20747.png20745.png20734.pngCapas de Brasilis (Flamejante/Grandiosa/Mística/do Vento) (RH5) - Valendo a pena no geral por serem capas com a possibilidade de terem o encanto de RH5, são bem legais pensando mais defensivamente. Escolha com cautela os outros 2 encantos.

20904.png+12 Bata de Etran - Dá bastante HP, e te permite usar Carta Deviling sem tomar as penalidades advindas dessa carta. Melhor opção se tiver fazendo a escolha de acumular resistência neutra.

20783.png +10~+15 Capa Heroica - Bastante resistência a Neutro mesmo sem carta Deviling. Costuma ser pior do que uma Etran com Deviling, mas você pode combiná-la com outras cartas e seguir tendo uma excelente redução de dano neutro.


Cartas para a Capa

 

4484.pngCarta Raydric - Boa opção para a redução de dano neutro.

4484.png Carta Nuvem Tóxica - A queridinha das WoEs, é outra opção de redução a neutro, porém com um pouco de redução de dano à distância, o que ajuda a tankar SBKs e Atiradores de Elite que causam danos elementais.

4484.png Carta Deviling - Geralmente usada junto da Etran, pode ser usada em outra capa se você não tiver problema em tomar muito dano elemental (sugiro que tenha).

4484.png Carta Jejeling - Dá bastante HP a cada 10 de vit base. Com ela, os Main Bragis conseguem pegar quantidades absurdas de HP.

4484.pngCarta Randel - Bloqueio pode ser útil em Status. Main Bragis não costumam querer usar isso pois dependem de estar se movimentando o tempo todo.

4484.png Carta Flamel - Flamel.

4484.png Carta Algoz Eremes - Eremes.

4484.png Carta Guardião Morto Kades - Kades.


Sapatos

 

22082.pngSapatos Luxuosos (RH5)(+3 na sua preferência) - Dá umas resistenciazinhas, mas sua principal função é fechar atributos para Main Bragis ou Status que queriam ter os buffs melhorezinhos. Excelente calçado.

22106.png +7 Botas Gigantes - Caso não precise das botas para fechar seus atributos, e não esteja com tanto acúmulo de resistências elementais, é a bota recomendada por possuir bônus de hp e Redução Humanoide.

22071.png+xx Salto Alto Elegante - Dispensa comentários.
470047.png +xx [MEGA] Patas de Raposa - Não vai estar menos que +11, e só vai valer a pena combado com a Carta Flor do Luar. Vai dar +33~39 de Inteligência, e a +13 dá pra colocar +15 de Vitalidade. Provavelmente é um overkill, mas é a opção de mais atributos tirando o Salto Alto Elegante (que também é um overkill, mas abre portas para builds bem alternativas). Também dá 55~65 DEFM no +11~+13, o que abre possibilidade de fechar a resistência a petrificação e congelamento via DEFM.


Cartas para Sapatos

 

 

4484.png Carta Ferus Verde - Mais comum em qualquer personagem de WoE. 10% de hp e 1 de Vitalidade é muito bom em qualquer situação. É minha carta de sapatos de uso geral preferida, também.

4484.png Carta Matyr - 10% de hp e 1 de Agilidade é uma escolha boa para os que desejam pegar imunidade a sono via Agilidade.

4484.png Carta Amon-Ra - Combo com Salto Alto Elegante.
4131.pngCarta Flor do Luar - Combo com a [MEGA] Patas de Raposa.
27150.pngCarta Quimera Venenosa - Nem deve ter no servidor ainda, mas fica aqui citada como opção para Status com orçamento infinito. Se você é um Bragi de orçamento infinito, sugiro o Salto Alto Elegante.


Acessórios
 

 

28411.pngBrincos de Esmeralda - Principal acessório para Main Bragis, +5 de Inteligência  e +5 de Destreza é muito bom.
2998.pngBracelete Suntuoso (+9 em um atributo ou +1500 hp) - Uma excelente escolha, também. Melhor acessório para um boost alto em um atributo específico, e faz combo com a Boina do Zéfiro, sendo obrigatório caso esse seja o Topo escolhido.
2936.pngAnel Revigorante - O famoso revig é outro queridinho no mundo da TE pela quantidade altíssima de HP que fornece, completamente fora da curva de outros acessórios defensivos. Excelente acessório.
2949.pngBracelete do Ourives - +1 all por si só é legal para fechar atributos, mas o verdadeiro destaque desse acessório é a habilitação de Desconcentrar, que pode vir a ser útil em diversas situações durante a guerra.
2944.png2946.pngAnel da Proteção TE/Anel do Desafio TE - Principal opção de acessório para o acúmulo de Redução Humanoide. São gratuitos, e uma vez clamados, ficam na sua conta por 24h. Alguns personagens Status fazem uso de pelo menos um desse, quando não de 2.


Cartas para Acessórios
 

 

4484.png Carta Iara - Habilita Graça Divina, bom para auxiliar os outros suportes no momento entre rotações, e durante o fluxo.

4484.png Carta Fumacento - Ter acesso a Esconderijo é obrigatório, assim se nenhum dos seus itens anteriores te dá isso, tenha um acessório com Carta Fumacento pelo menos para switch.

4484.png Carta Horong - Habilita Chama Reveladora, o que pode ser útil.

4484.png Carta Vitata- Habilita Curar, interessante para auxiliar o time de suportes a tirar Kaite dos seus aliados.
4484.png Carta Crocodilo - 5% de redução de dano a distância pode ser útil, caso não julgue que precise das habilidades habilitadas por outras cartas a todo momento.

4914.png4920.png4908.png4911.png4923.png4917.pngEssências de Morroc - Fora as cartas de habilitação de habilidades, você pode usar seus slots de acessório para fechar atributos através de Essências de Morroc 3.

 

Equipamentos Sombrios
 

 

 

24152.png24153.pngConjunto Sombrio de Arma Indestrutível (Luva/Brinco) - É de extrema utilidade conseguir jogar com a arma indestrutível sem a necessidade de Carta Golem, deixando possível com que todas as armas sejam full E. Int3, que é nossa melhor “Carta” para arma. É um investimento que costuma valer a pena, visto que esse conjunto é amplamente utilizado em PvM (já que ninguém dá coat pra matar bichinho voador :P). Certamente são as melhores opções para os slots de Brinco/Luva

24036.png24042.pngConjunto Sombrio INT (Colar/Brinco) - Dá uns pontinho de Inteligência, que é sempre bem vindo. Usa o slot de Brinco, que é melhor utilizado pelo conjunto de Arma Indestrutível. Mesmo assim, o Colar no +9 se dá 3 de Inteligência, o que é muito bom.
24340.png24339.pngConjunto Sombrio Total (Colar/Brinco) - Novamente, usa o slot do Brinco, mas eles não tem bônus de conjunto, então não há problema em usar o Colar sozinho, sendo a melhor opção de Colar para Main Bragi, e um dos melhores (se não o melhor) para Status também, já que ajuda muito a fechar imunidades.

24047.pngColar Sombrio de Velocidade - No +9 é uma boa opção para os artistas Status fecharem a ASPD com o Arco equipado.

24155.png24154.pngConjunto Sombrio de Armadura Indestrutível (Colar/Armadura) - O colar é muito bom, dando até 6 de DEFM, o que é uma boa opção para fechar imunidades via DEFM (temos muitas formas de buscar esse tipo de imunidade agora), mas a armadura ser indestrutível em si não é de tanta importância quanto a Arma (de armadura quebrada você consegue jogar, coneglando mas consegue. Sem instrumento não)

24327.png24326.pngConjunto da Deusa (Escudo/Armadura) - O Escudo é especialmente bom, sendo exclusivamente melhor que o Escudo Sombrio Festivo. Também dá bastante DEFM em refinos altos. A armadura e o bônus de set são meio meh, mas se for o que tiver de mais refinado, pode usar por conta do HP.
24012.png24015.png24013.png24017.png24016.png24014.pngConjunto Sombrio Festivo (Luva/Escudo/Armadura/Colar/Brinco/Greva) - Servem para ajudar a fechar os atributos, e são dropáveis. Se não tiver nada melhor, use isso no refino máximo que conseguir, qualquer 10 de HP pode ser a diferença entre a vida e a morte.
24044.png24038.png Conjunto Sombrio VIT ( Escudo/Greva ) - Ocupa exatamente os slots complementares de ambos os Conjuntos Indestrutíveis, e tem a possibilidade de conseguirmos +5 de Vitalidade com eles, o que é meio caminho andado para mais um bônus da Maçãs de Idun. Interessantíssimo

24181.pngGreva Sombria Autoportate - Melhor Greva que temos, dá HP e SP. Só acaba perdendo pra Festiva caso você queria fechar imunidade a sono via Agilidade.

24360.pngLuva Sombria de Tensão - Dá muito HP por refino, sendo a melhor opção excluindo o Conjunto Sombrio de Arma Indestrutível.

24180.pngMalha Sombria Autoportante - Dá DEFM por refino, sendo uma das melhores malhas para se usar, caso opte por não usar o Conjunto de Armadura Indestrutível.

24180.pngMalha Sombria DES - Dá Destreza, que é um dos atributos do Bragi. Então fica sendo uma terceira opção muito boa de malha.

 

 

Consumíveis
 

 

Geralmente abominados por jogadores de PvM, em WoE o uso de consumíveis é essencial para se possuir um personagem otimizado. Assim, vou deixar aqui um norte de que consumíveis são legais, e para o que servem.
 

12883.png Bolinho Divino / 14618.png14619.png14617.png14616.png14620.png14621.pngPalitos de atributo - Duram 30 min, você não perde seu efeito ao morrer, e servem para fechar sua build de atributos. O bolinho dá +10 em todos enquanto cada Palito dá +15 no atributo pelo qual ele é responsável. As builds são melhor otimizadas com Palitos, mas o bolinho é mais comumente utilizado por geralmente ser suficiente, e ser mais economicamente viável. No geral, é seguro confiar que você vai estar de Bênção e Aumentar Agilidade ao calcular sua build, também. Praticamente obrigatório em um bom personagem.

506.png Poção Verde / 526.png Geléia Real / 12475.pngPoção de Recuperação - Utilizados para remover status negativos auto-removíveis que você porventura leve (Caos, Silêncio, Cegueira e Maldição, nominalmente). Sempre carregue alguns.

547.png Poção Branca Compacta / 522.png Mastela / 11564.png Biscoito Melado / 11612.png Pipoca Flavorizada - São os consumíveis mais recomendados para uma potagem de dano incidental. Sempre carregue uma quantidade razoável, pois você provavelmente vai precisar usar.

505.png Poção Azul / 568.png Limão / 578.png Morango / 11563.png Chá Quente - Potagem de SP. Obrigatório em todas as modalidades do jogo, mas especialmente em WoE que não existe nenhuma chance de você ganhar um Exall. Além disso, Artistas Suporte usam muito SP pelo volume de habilidades que usam durante um GvG. Sempre carregue uma quantidade razoável.

656.png Poção do Despertar* / 12437.png Suco Celular Enriquecido / 12375.png Acarajé / 12684.png Poção de Ouro / 23551.png Biscoito da Festie - Consumíveis de ASPD. Bom se usar em Ciganas (não necessariamente todos) pois essas não tem a opção da Guitarra Frenética quando precisam de ASPD 190 fora do Arco. Para Status, é necessário para se pegar a ASPD com arcos. Se você for Main Bragi e não pretender usar arcos, nem esquenta com isso. Apesar de ser a com menos efeito dentre todas, a Poção de Ouro tem a particularidade de manter o buff mesmo depois que você morre. Assim, 8 poções de ouro sempre são suficientes para uma WoE.

*: No começo de um GvG, você pode pedir para um criador linkado para te dar uma Poção de Fúria Selvagem, mas durante o Fluxo você vai ter que potar sua própria ASPD.
12424.pngPoção Grande de HP - GHP nossa de cada dia. Eu me sinto praticamente pelado jogando sem uma GHPzinha. Eu chamaria ela de obrigatória, mas ela essencialmente não é. Mas finja que é :P.

13280.png Poção Grande de SP / 12436.png Poção Vitata 500 / 14600.png Poção Mental / 12298.png Suco de Gato - Consumíveis relacionados ao SP. Você gasta bastante SP, então recomendo pelo menos a GSP. O resto é luxo.

12119.png12118.png12120.png12121.pngPoções Anti-Elementais - Acho muito bom potá-las, já que é uma redução de dano boa e elas são baratinhas, no geral. Você pode optar por potar todas, ganhando 5% de resistência em cada elemento, ou potar Anti-Água e Anti-Terra, que são os danos mais relevantes de TE com bônus que não se sobrepõe.

607.png Fruto de Yggdrasil / 608.png Semente de Yggdrasil / 11589.png Sorvete de Casquinha / 12709.png Doce de Guyak - Itens de cura em burst. Quando você toma um dano muito alto e precisaria potar muitos consumíveis menores de HP, você pode optar por potar esse tipo de consumível. São os consumíveis “do susto”. Não são obrigatórios, mas é altamente recomendado que você carregue pelo menos alguns dessa categoria.

12016.png Poção do Vento / Poção de Guyak - Consumíveis de movespeed. Altamente recomendado que você use pelo menos um deles, e praticamente obrigatório usá-los durante o fluxo, para manter uma constância de pessoas entrando na porta atrapalhando o domínio adversário. O Guyak tem duração longa, então se você acha que quer a movespeed por bastante tempo use ele. Se você quer só passar de uma porta ou ir até ela, a Poção do Vento no geral é suficiente. Eu particularmente recomendo ter os dois na barra.

14598.png14538.png23177.png12596.png14591.png 23475.png100008.pngOutros - Sim, “outros”. Existem muitos consumíveis nesse jogo, e você deve se sentir livre para ser criativo sobre como usá-los.

 


Considerações finais


Se você é um jogador que gosta de jogar de suporte, e se sente sem espaço no PvM atual, sugiro que experimente WoEs. Na verdade, sugiro que todos experimentem jogar uma WoE, é uma modalidade de jogo muito interessante, e altamente dependente de PS. Depois que você supera o preconceito vigente na comunidade de Ragnarök que PvP/WoE é só “quem clica primeiro”, e experimenta as modalidades, você simplesmente se toca que a matação de bichinho voador é o verdadeiro “quem clica primeiro”. Uma coisa, contudo, é verdade: PvP/WoE atualmente é só gasto. É impossível lucrar com WoE ou PvP, e eu pessoalmente acredito que isso é uma das coisas que afasta os jogadores da modalidade. Afinal, alguém iria Cheffênia/Torre/Lab Central se fosse só jogar consumível/zenny no ralo em troca de diversão? Eu pessoalmente duvido, e, no momento, jogar PvP/WoE é exatamente isso. Então fica aqui meu apelo pela revisão de premiação dos rankings das WoEs, dos drops de Baú, e pela adição de um sistema de premiação por ranking em PvP ou pelo menos um evento que contemple essas modalidades. No mais, se alguém quiser bater um papo, meu discord é Kokuritsu#1006, só chamar lá.

Changelog

 

2022/01/22 - Adicionados Ventinho Bruto e Natureza Pequenina. Depois de muito ponderar, concluí que é suficiente para a atualização de consumíveis colocar os ícones da Poção Infinita e da Super Poção Infinita na linha de "Outros" consumíveis, pq apesar de boas elas não são exatamente excepcionais para suportes. Carta Quimera Venenosa adicionada como opção de orçamento infinito. Adicionado também a opção do Conjunto Sombrio VIT.
2021/12/21 - Adicionada a [MEGA] Patas de Raposa e a Carta Celacanto Cruel, que se torna viável graças à DEFM da Patas de Raposa
2021/12/19 - Adicionada a seção sobre equipamentos sombrios, e comentário que antes estava no início sobre esse tipo de equipamento apagado. Falta atualizar os consumíveis ainda.
2021/12/13 - Adicionado comentário sobre encantamentos do item Orbes Arcanos, e o item Sobrepeliz Real. A única coisa que vi que mudou referente ao Alt+q de fato foi isso, sei que saíram mais sombrios mas ainda não me atualizei. Provavelmente vou ter que fazer uma seção pra eles. Vi que tem uns consumiveis novos também, mas vou ter que dar uma olhada melhor neles pra ver como potar, o que se sobrepõe com o que etc.
2021/06/16 - Comentário sobre itens sombrios adicionados em "Equipamentos", atualização do texto referente à Carta Golem.
2021/06/02 - A imagem da Echarpe do Paraíso tava estranha, dai arrumei.
2021/05/17 - Imagem de cartinha do lado das cartas adicionadas, e Carta Crocodilo adicionada. Talvez eu coloque link nas cartas ainda hoje. No fim, coloquei mesmo. Cartas Jejeling, Randel, Flamel e Kades linkadas para um database externo, visto que não constam no oficial. Não achei um jeito bom de linkar as cartas de status. Fiz dos consus tbm, o que deve deixar o guia um bom tempo do jeito que tá. Não achei um lugar com o sprite atualizado da Poção de Guyak, então deixei sem fotinho memso.
2021/05/14 - Links e imagens dos equipamentos adicionados. Eventualmente eu vou linkar as cartas e consus também
2021/05/13 - Postado

 

 

 

 

Editado por Kokuritsu
  • Like 4
Link para o comentário
Share on other sites

Nossa, teve direito a changelog ainda, se eu fizer changelog o log fica maior que o post de tanto edit que eu faço.

Escrever guias é prazeroso também, meio que descobri isso escrevendo o meu e eu odeio escrever normalmente.

Parabéns pelo guia, está ótimo.

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Zangz disse:

Ótimo guia! Fico muito feliz de ver um guia assim por aqui. As guerrinhas tão abandonadas pela gravity/wp, mas não por nós players. Talvez com guias assim, chame a atenção de mais gente pra participar das guerrinhas.

É duro esse abandono :/, se a comunidade não cuidasse nem duvido que todos os castelos seriam um spot de farm tipo o famigerado G5 da Vendetta no Thor.
Eu fiz pensando mais numa possível tag pra surgir, visto que a maioria das tags já tem pelo menos um main bragi de ofício, e ai quem tiver esse tipo de interesse não tem muito de onde tirar infos de como montar um
Vou ver se faço mais aqui. Gosto do fórum ter material, apesar de não ser exatamente o primeiro lugar em que as pessoas buscam infos atualmente

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...