Ir para conteúdo

Guia geral de Arcanos por Judit


Judit

Posts Recomendados

Guia Geral de Arcanos

Por: Judit

Última atualização 26/Fevereiro/2024

Summário:

1. Introdução
2. Atributos
3. Habilidades
4. Builds
5. Equipamentos
6. Consumíveis
7. Onde Upar
8. Instâncias.
9. Vídeos e Dicas gerais.
10.MVPS mais problemáticos
11. Agradecimentos.

1. Introdução

Descrição geral da classe:
Arcanos, popularmente chamados de WL(abreviação de Warlock, o nome da classe em inglês), são a evolução de magos, bruxos e arquimagos do jogo. São uma das classes mais poderosas de magia, se não for a mais poderosa, também está entre os maiores dps de dano geral do jogo. Ao optar por jogar de arcano terá facilmente acesso a várias magias elementais com destaque para vento, fantasma, fogo, sombrio e ficando mais em segundo plano existem magias fortes de água e neutro também.

A classe dispõe no seu arsenal de vários recursos muito úteis que vai desde dreno de sp e a hp a habilidades que fazem mob control e magias capazes de atingir dps altíssimos quando bem utilizadas.

Vantagens:

+ DPS altíssimo com os equips corretos, potencialmente o maior do jogo em muitos monstros.
+ Ataca a distância com as magias.
+ Muitos recursos defensivos que incluem: Exílio, Proteção Arcana, Escudo Mágico, Pântano dos Mortos, Barreira de Gelo, Barreira de Fogo, Congelar e algumas outras.
+Facilidade de troca de elementos.
+Sustain “nativo de hp e sp”.
+Ataques em áreas que limpam mobs facilmente.
+Up relativamente fácil.
+Classe dinâmica não ficando preso a dois ou três botões.
+WL tem um teto de dano ridiculamente alto, quanto mais você investir mais dano ele pega sem saturar muito.

Desvantagens:
-Muito Frágil em builds mais dedicadas a dano
-Facilmente anulada por carta GTB em woe A carta GTB teve seu efeito removido da woe
-Extremamente vulnerável a reflect mágico de alguns mvps e equipamentos em woe.
-HP base baixo.
-Provavelmente a classe mais cara nos seus sets mais otimizados.
-Dependência grande de equipamentos sejam eles baratos ou caros.
-Classe não amigável pra iniciantes e gente que está inicializando no jogo, o começo vai ser mais sofrido mesmo. 
Hj com supernova é super fácil
-Muitos problemas pra resolver e otimizar dano, cast variável, cast fixo, pós-conjuração, ignorar defesa mágica.
-Embora tenha um sustain nativo, ele não é tão eficiente em leveis mais altos com mais dano como as classes físicas.

2. Atributos
Para mais detalhes:
https://browiki.org/wiki/Atributos#Atributos_Prim.C3.A1rios

Força
Atributo importante caso vá usar a máscara de Oni, nesse caso é recomendado fechar em múltiplos de 18 geralmente totalizando 72 pontos base. Sua outra função principal no caso de WLs é de aumentar a capacidade de peso, algo bem relevante pra carregar consumíveis e equipamentos pra switch. Outra funções de menor relevância incluem menor duração na imobilização do tornado e maior tolerância a máscaras de renegado nas WOEs

Agilidade

A Importância desse atributo esta principalmente ligado a aspd como outra função importante esta a imunidade ao status sangramento, ferimento crítico e sono. 100 pontos somando o atributo base mais o bônus garante imunidade.

Vitalidade

Principal função é ajudar a ser menos papel aumentando seu HP máximo, função secundária é imunidade ao status atordoamento, cumprindo essa função ao se obter 100 ou mais no atributo contando status base com bônus, e caso vá usar Máscara de Oni ajuda a ganhar pontos bônus em destreza. Também melhora a efetividade da cura de itens.

Inteligência

Um dos dois atributos principais da classe e sendo assim vou listar a integra do status, copiado do browiki:
Inteligência (INT) é conhecida por aumentar o poder mental do personagem, melhorando os ataques mágicos e reduzindo a conjuração variável.

Comumente usada em personagens mágicos.

Cada 1 ponto de INT proporciona:

Ataque mágico base +1,5.

SP máximo +1% (multiplicativo).

Efetividade de cura dos itens que regeneram SP +1%.

Chance de sucesso ao criar poções de Alquimia +0,05%.

Tolerância a silêncio e cegueira +1%.

Reduz levemente o tempo de conjuração variável.

Cada 2 pontos de INT:

Defesa mágica base +1.

Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo.

Cada 6 pontos de INT:

Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo.

Pra builds mais otimizadas sua maior preocupação no status deve ser zerar o cast variável no atributo. A maior parte dos WLs vai ter 120 pontos ou mais nesse status.

Destreza

A principal função do status é diminuir o cast variável ou mesmo zerando junto com o status int. Status também é muito utilizado em muitos equipamentos sendo que muitas vezes 120 pontos ou mais do status são necessários para cumprir os bônus.(exemplo: Botas Temporais DES e Orelhas de Kardui exigem 120, fogo fátuo exige 125 de des no bônus máximo)

Outras funções incluem diminuir as chances de ter equipamentos removidos, aumentar o ataque mágico e aumentar a velocidade de ataque.

Sorte

Principal função para wls é imunidade a status sendo os terríveis caos e maldição.

Sub status
Atributos que dependem dos outros, não se bota pontos aqui

Conjuração

A conjuração é composta de partes sendo a conjuração fixa e a conjuração variável. Ter a conjuração total zerada ajuda muito na habilidade corrente elétrica em particular, falarei sobre isso mais tarde.

Conjuração Variável

Reduzida tanto por atributos como por equipamentos quanto por itens que reduzam especificamente a conjuração variável da habilidade. A sua duração é calculado por:

Conj. Variável ou Cast Variável= A*(1-B)*(1-C)*(1-D)

A = Tempo de conjuração variável da habilidade
B = [Redução por atributos]
C = [Somatório da redução de conjuração variável]
D = [Somatório da redução de conjuração variável da skill]

 

B = Min( (2x(Total de Des)+(total de INT))/530,1)

Basicamente se a soma de 2 vezes a destreza mais inteligente ultrapassar 530  B=1  se não fica o valor da razão  (2x(Total de Des)+(total de INT))/530
C = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável.
D = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável daquela skill em específico.

Nota:
Pegar IC tanto por equipamento quanto por atributo te torna imune aos slow cast de mvps como bispo ou belzebu, porem se pegar ic variável de habilidades específicas você ainda será afetado pela habilidade slow cast.(Info corrigida, anteriormente tava errada, porque falei que ic por equipamento é atingido por slow cast. A informação correta é de que não ic por equipamento funciona da mesma forma que ic por atributo na hoar de tomar slowcast) 
Conjuração fixa

Valor que só é reduzida por equipamentos e por habilidades.

Importante: Reduções porcentuais do Fixo não se somam, conta apenas o maior valor isolado. Exemplo se tu tem dois equipamentos um que reduz a conjuração fixa em 50% outro em 70% a redução na conjuração fixa fica sendo de 70%

Para calcular a conjuração fixa primeiro se diminui do valor total da conjuração itens que reduzem a conjuração fixa, depois se  aplica a porcentagem.

A formula da duração da conjuração fixa é de

Conjuração Fixa ou  Cast fixo = (A-B)*(1-C)
A = Tempo base de conjuração fixa da habilidade.
B = Redução fixa da conjuração fixa (exemplos: rabo de gato, benção celestial, chapéu chique, Insígnia da virtude, botas temporais des...)
C = Maior valor da redução fixa em porcentagem

Juntando tudo o tempo de cast da sua habilidade é dado por
Conjuração total= Conjuração fixa+ Conjuração variavel
 

Ataque Mágico

É o valor bruto de onde o dano de todas as suas magias vão partir(exceção para esmagamento mágico). É composto de A, o ATQM Base (ou statusMATK) que vem dos seus status,  e  B  , o ATQM de equips e arma consumíveis e Buffs.

Atributosatqm.png

As formulas gerais são dadas por

 A = floor[floor[BaseLevel ÷ 4] + Int + floor[Int ÷ 2] + floor[Dex ÷ 5] + floor[Luk ÷ 3]]

Floor é simplesmente uma função que arredonda valores decimais positivos para baixo.

B = ATQMArma + Variância + Bônus de refino + BônusExtra de refino +ATQM de equipamentos+ ATQM de buffs + ATQM de consumíveis

Variância = (± 0.1 × (Level da arma)) × (ATQM base da arma + Bônus do refino)

Importante falar que status como variância, alguns buffs não aparecem somando na janela de status do seu personagem lá, buff vip é um exemplo disso.

Defesa Mágica

Composta de soft MDEF e HARD MDEF aparecem na janela de status do seu personagem nessa ordem.
Atributosdefm.png

De forma geral defesa mágica é um problema e tanto para arcanos porque diferente da defesa física valores baixos de defesa mágica reduzem bastante o dano. Abaixo vocês podem ver o valor da redução do seu dano pra diferentes valores de hardmdef.
HardDefM.png
Com um valor de 100 de defm já reduz em quase 50% o dano recebido.

Especialmente contra MVPS você vai querer ignorar o maior valor possível de defesa mágica, visto que se visa maximizar o dano para passar menos tempo tomando dano e levar a competição pelo monstro.

As principais formas (não é uma lista exaustiva) de ignorar mdef geral é com o combo Botas de Pororoca + Bastão de Lágrimas, Cajado da Magia Oculta, Cajado de espinhos da escuridão, Máscara de Oni, luvas de H. Motto

Para ignorar a MDEF de monstros chefes se utiliza mais comumente Carta Vesper, combo do Capacete Vesper + Carta Vesper, Vestido da Bruxa, escudo Purificado.

Para ignorar a MDEF de monstros comuns e players se utiliza carta Arquimaga Katherine, atenção ela não ignora a mdef de MVPS e monstros boss.

Destaca-se  ainda formas focadas em raças de ignorar defm como manto temporal INT para ignorar a defm de bruto e demônio. Combo NeoPunk + marcatempo para ignorar a defm de amorfo e demônio. Combo Mímico do pesadelo+ Arclouse do Pesadelo para ignorar a defm de Bruto e Morto-Vivo

100 de HardMDEF, sem contar bônus de assumptio e habilidades como Balada Sinfônica, garantem imunidade a congelar e petrificação.

Fórmulas

SoftMDEF   = floor((INT + (VIT ÷ 5) + (DEX ÷ 5) + (BaseLv ÷ 4))

HardMDEF = Somatório de defesa mágica dada por equipamentos e cartas

Dano recebido após aplicação de MDEF = Damage × [(1000 + HardMDEF) ÷ (1000 + HardMDEF × 10)] - SoftMDEF

 

Recarga

Valor próprio para cada skill só pode ser reduzido por itens que explicitamente falam que reduzem a recarga da skill (exemplo:  memorável mistério de magia). Pode ser burlada usando disparos de magia.

Pós-Conjuração

Valor em segundos que te impede de usar novas habilidades após usar uma habilidade em específico. Geralmente tratado como porcentagem por jogadores e quanto maior a redução da pós conjuração melhor.

Exemplo básico: Corrente elétrica tem 3s de pós conjuração base, após usar a habilidade você não poderá usar outra habilidade durante 3s. Agora se tiver 30% de redução de pós conjuração poderá se utilizar outra habilidade em 2.1s e caso tenho 100% de pós conjuração poderá usar uma outra habilidade imediatamente após conjurar corrente, sendo limitado por sua aspd.

 

ASPD

Valor nada fácil de calcular sendo indicado calculadores para isso.

Depende muito de Agi equipamentos e consumíveis e seu valor máximo pra classes 3 é de 193 e valor máximo de 190 para personagens com level menor que 100

Recomendo utilizar a seguinte calculadora
http://www.zeindelf.com/ragnarok/aspd-calc/
ou utilizar o arquivo xls disponível no irowiki
http://kaitch.com/files/FJK_iRO_ASPD_Calc_1.11.xls

O número de ataque por segundo dada a aspd é dado por

Ataques por segundo = (50/(200-aspd))

Valores de ataque por segundo para cada valor de aspd

ASPD/ ataques por segundo

180 /  2.5
181 / 2.63
182 / 2.77
183 / 2.94
184 / 3.125
185 / 3.33
186 / 3.57
187 / 3.84
188 / 4.16
189 / 4.54
190 / 5
191 / 5.55
192 / 6.25
193 / 7.14

Repare que quanto mais alto o valor de aspd atingindo maior o ganho em dps em relação ao anterior. Exemplo: saltar de aspd de 184 para 185 te daria um ganho de dps de 6.3% já saltar de 192 para 193 te da um ganho de dps de 14.3% a diferença de spamar habilidades numa aspd de 190 para 193 pode parecer pouco, mas a aspd de 193 te da 43% mais dps do que uma aspd de 190.

SPAM de habilidade
Para spamar habilidades é necessário se atentar a conjugação dos valores de aspd com a pós conjuração daquela habilidade específica. Um dos dois vai limitar a sua habilidade de spam habilidades.
Para spamar na velocidade máxima de aspd 193 é preciso ter uma pós conjuração de nos máximo 0.14s(esse valor corresponde ao inverso do número de ataques por segundo da aspd)

Os valores pra se ter em mente em spam máximo é de pra spamar impacto espiritual (0.5s de pós conjuração) a 193 é necessário 72% ou mais de redução da pós conjuração. Para spamar chamas de hella(1s de pós) a 193 é necessário 86% ou mais de redução da pós conjuração, para spamar corrente elétrica é necessário 96% ou mais de redução.

Seu número efetivo de habilidades por segundo é dado por

Habilidades por segundo=Min(50/(200-ASPD),1/[(Pós-conjuração da habilidade em segundos)*(1-redução do valor de pós conjuração do seu personagem em porcentagem) +tempo de conjuração] )
 

3.Habilidades

Apenas uma descrição breve e recomendações, mas não vou dar maiores detalhes, para isso recomenda-se o browiki.
https://browiki.org/wiki/Arcanos

Arvore de Magos:
 


Arte_Magos.png


Lanças de Fogo
Lan%C3%A7as_de_Fogo.png
Habilidade útil no up inicial e pode ser útil na WOE TE, em geral recomendada apenas no up como pré-requisito pra pegar barreira de fogo.

Lanças de Gelo
Lan%C3%A7as_de_Gelo.png
Habilidade útil no up inicial recomendado deixar no level 5 por motivos de pré-requisito

Relâmpago
Rel%C3%A2mpago.png
Pegue no level 4 não mais, não menos, apenas por motivos de pré-requisito de habilidades.

Tempestade de Raios
Tempestade_de_Raios.png

Deixe no level 1 como pré-requisito.

Barreira de Fogo
Barreira_de_Fogo.png

Muita gente gosta de ter no 10 como proteção contra arclouses em instâncias e pra ativar efeitos de itens, mas vai de gosto, geralmente sobra pontos nas skills de arquimago e bruxo juntas então acho um bom lugar pra por.

Chama Reveladora
Chama_Reveladora.png

Tenha obrigatoriamente em level 1.

Escudo Mágico
Escudo_M%C3%A1gico.png

Praticamente obrigatório se ter no lvl 10 o consumo da gema azul é pífio e com rodex peso não é mais desculpa.

 Petrificar
Petrificar.png

Geralmente se tem no level 1 como pré-requisito, o alcance da habilidade é horrível, é single target e consome gema, não existe muitos motivos pra se ter acima do level 1, pode-se tentar o uso em guerras de WOE TE, mas ainda assim não recomendo.

Bola de Fogo
Bolas_de_Fogo.png

Tenha como pré-requisito depois de transcender e antes de transcender é legal ter no 10 pra matar mobs mais rápido, em especial com carta condor de fogo, up mais facil do mundo.

Aumentar Recuperação de SP
Aumentar_Recupera%C3%A7%C3%A3o_de_SP.png

Vai de gosto, tenha ao menos level 5 se for ter Dreno de alma. Eu gosto de ter no 5

Espíritos Anciões
Esp%C3%ADritos_Anci%C3%B5es.png

Tenha como pré-requisito apenas deixe em 7 se for ter dreno de alma, do contrário deixe em 5.

Ataque espiritual
Ataque_Espiritual.png

Deixe o valor em 7, não existe motivo para aumentar esse valor.

Rajada Congelante
Rajada_Congelante.png

Recomendo deixar em level 1 mesmo, tem habilidades melhores.

Proteção Arcana
Prote%C3%A7%C3%A3o_Arcana.png

Habilidade de quest, obtida automaticamente ao virar transclasse, uma das melhores habilidades de redução de dano do jogo. Se sp não for um problema é recomendado ter sempre ativa

Árvore de Bruxos

Arte_Bruxos.png
 

Coluna de Pedra
Coluna_de_Pedra.png

Recomendo deixar no level 3 como pré-requisito

Fúria da Terra
F%C3%BAria_da_Terra.png

Recomendo deixar level 1 como pré-requisito em woe TE pode ser legal deixar em level 5, mas nada muito relevante.

Pântano dos Mortos
P%C3%A2ntano_dos_Mortos.png

Afeta monstros chefes, uma das melhores habilidades de Bruxo, não vejo motivo pra não ter em level 5.

Ira de Thor
Ira_de_Thor.png

Dano bom recomendo para WOE TE, com o rebalance de transclasse o dano melhorou muito e vem em burst de dano.

Trovão de Jupiter
Trov%C3%A3o_de_J%C3%BApiter.png

Tenha ao menos em level 5 como pré-requisito, skill com dano ultrapassado, atualmente corrente elétrica bate bem mais, mas que ainda pode obter buffs por equipamentos futuros. Skill linda para WOE TE podendo atingir danos muito altos na guerra. Como grande vantagem tem a total ausência de pós conjuração e recarga sendo naturalmente spamavel ao contrário de corrente elétrica. Ter level 10 é opcional.

Barreira de Gelo
Barreira_de_Gelo.png

Já foi útil pra telar mvps na cheffenia, hoje tá sem maiores usos, recomendo apenas como pré requisito de ganbatein e congelar.

Congelar
Congelar.png

Se for utilizar do combo pororoca é obrigatório ter no level 10, a skill ainda é útil pra se livrar de mobs de monstros que batem em você caso não for usar, mas já passa ser mais supérfluo sem o pororocas.

Esfera d’ Água
Esfera_d'%C3%81gua.png

Recomendo ter em level 5 se for usar combo pororoca. A skill e lindona o maior dps de bruxo podendo ser usado como arcano com o combo pororoca tendo também um dos maiores dps. É possível utilizar com dilúvio. Da pra renovar o dilúvio enquanto ainda está na animação de uma esfera em altas aspd, varia de ping pra ping e até do sexo do seu personagem, sendo que a WL feminina consegue fazer isso mais facilmente, menor valor de aspd, devido a animação. Vídeo demonstrando aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=FRKvC99JZD0

Como contra ponto é extremamente inconveniente de usar e bem situacional.

Nevasca
Nevasca.png

Skill que divide opiniões obrigatório ter em pelo menos level 1 em qualquer arcano. O level 10 ainda causa danos relevantes depois, em especial com o combo biquíni de escamas. Para WOE TE é obrigatório ter level 10 nessa skill. A skill é útil até no level 175 de arcano mesmo não tendo no level 10. Se sobrar pontos pra ter nevasca level 10 eu definitivamente recomendo.

Importante lembrar que assim como Ira de Thor, duas nevascas no mesmo local não se somam, fica apenas o efeito de uma delas.

Supernova
Supernova.png

Tenha em level 3 como pré-requisito de chuva de meteoros. Não existe muitos motivos para se ter em leveis superiores.
Com a chegada da Capa Fada do Éden vira uma das principais skills de dano do WL, se for usar essa capa deixe a skill no level 10. Da um dano gigantesco em área e spamavel com fixo baixíssimo. Hoje(23/09/22) a skill tem problemas na woe sendo refletido por itens como carta orc lord, então ela ta bém ruim nessa modalidade. A pós adequada para o spam é de 93% de redução de pós cast.

Chuva de Meteoros
Chuva_de_Meteoros.png

Para maioria das situações recomendo ter apenas em level 1 como pré-requisito de Arcanos. Para woe TE é a skill de área de defesa de maior dps possível, superando nevasca com pós zerado pelo motivo de que duas chuvas de meteoros no mesmo lugar se acumulam e por isso é possível conjurar na mesma área vários meteoros. A nevasca ainda é bem mais conveniente, mas essa skill não deve ser desprezada.

Coluna de Fogo
Coluna_de_Fogo.png

Dano até ok, mas não recomendo que se gaste pontos aqui, talvez em woe TE com carta salamandra tenha um dano mais legal, acho dispensável.

Árvore de Arquimagos
Arte_Arquimagos.png
 

Amplificação Mística
Amplifica%C3%A7%C3%A3o_M%C3%ADstica.png

A quem discorde, mas gosto de ter em level 10, no futuro vai melhorar, e ajudar a dar hit kill em alguns alvos. Level 10 é ótimo nessa skill.

Campo Gravitacional
Campo_Gravitacional.png

Com esta o maior dano de area de HW hita elemento neutro e muito bem. Excelente para a woe TE

Dreno de Alma
Dreno_de_Alma.png

Sustain natural de sp, funciona em skills de alvo único, como grande desvantagem tem uma animação que trava o personagem depois do uso, pode ser cortada movendo o personagem, tem quem prefira nem ter a skill, eu recomendo no level 10 pelo sustain e sp extra, se quiser entrar no modo Silvio Santos e gastar a vontade com consumíveis de SP recomendo que nem tenha essa skill, pois pode atrapalhar o dps em mobs grandes.

Esmagamento Mágico
Esmagamento_M%C3%A1gico.png

É legalzinho pra brincar em alvos que refletem dano ou imune a magia, na prática não tem uso

Ganbatein
Ganbantein.png

Única skill de arcano que remove efeitos do chão, tem um longo cast fixo e consome obrigatoriamente duas gemas, sendo uma amarela outra azul, e não é cancelado por skills como canção preciosa ou carta abelha rainha. Considero Skill obrigatória para woe TE, pro pvm acho dispensável, mas útil. Existem Builds na TE que se dedicam inteiramente a essa skill abrindo buracos no ME do clã rival.

Vulcão Napalm
Vulc%C3%A3o_Napalm.png

Com o rebalance de classe 3 chega a bater mais que impacto espiritual caso impacto nao conte com os bonus de expansivos. Skill bate muito forte, para a WOE TE tenha level 5.

Árvore de Arcanos
Arte_Arcanos.png

 

Invocar Esfera de Fogo/Água/Terra/Vento
Invocar_Esfera_de_Fogo.pngInvocar_Esfera_de_%C3%81gua.pngInvocar_Esfera_de_Terra.pngInvocar_Esfera_de_Vento.png

Tenha essas skills no máximo em level 1, acima disso a polícia de geffen manda prender.

Expansão Arcana
Expans%C3%A3o_Arcana.png

Recomendo pesadamente ter em level 3 pelo aumento do alcance das magias o bônus do cast fixo é quase sempre desnecessário.

Impacto Espiritual
Impacto_Espiritual.png

Considero essa skill uma das mais importantes se não a mais importante em todos os arcanos, obrigatório ter level 5 nessa skill. Pós baixa, cast 100% variável, afetado por telecinesia. O ruim dela é ter um elemento, fantasma, que na maioria das vezes é ruim, mas quando é bom ninguém segura o dano.

Telecinesia
Telecinesia.png

O buff supremo na skill fantasma, todos os arcanos deveriam ter em level 5 também, ajuda muito a matar mvps fantasmas e mortos vivos muito mais rapidamente. Diminui conjuração variável de todas as habilidades, aumenta muito o dano da propriedade fantasma e corta o consumo de sp das skills fantasmas. Recomendo ter no level 5 em todas as builds.

Drenar Vida
Drenar_Vida.png

Recomendo level 1 como pré-requisito ou level 5 pra utilizar como sustain. Gosto de ter a skill em level 5 em builds que não se utilizam de tetra vórtex. Utilizando com Disparo é uma excelente forma de recuperar todo o hp sem depender da recarga.

Cometa
Cometa.png

Dano muito elevado área gigantesca, quase sempre consome gema, consumo de sp colossal, cast criminosamente alto, se for usar use com disparo.

Meteoro Escarlate
Meteoro_Escarlate.png

Com a chegada da carta Alma de Katherine virou uma das skills de maior dano, de warlock.  Também é uma das skills mais convenientes de ter no up, recomendo level 2 como pré-requisito ou level 5 como nuke. A recarga da skill é alta e só da pra spammar no disparo, futuramente isso deve ser modificado, por agora é uma skill bem conveniente pra eliminar arclouses, pra upar, e pra limpar mob de mvp. Em cheffenia tu podes disparar uns 3 em sequência para derreter mvps no disparo exemplo:
Warlock Droguinha - Cheffenia 05/22 - Solo parte 2 - YouTube -Creditos Duducito

Chamas de Hela
Chamas_de_Hela.png

Recomendo level 5 para todos os Arcanos uma das skills de maior dps do jogo, com a chegada de magia oculta e com as botas da evolução atinge danos estupidamente altos. Única skill sombria que tu tem acesso também, sem essa skill é muito difícil matar mvps como Valquirye Randgrids e outros da propriedade sagrado 4. Seu spam não é travado pela animação, diferente de corrente elétrica, a pós conjuração de 1s também ajuda, diferentemente dos 3s de corrente essa skill não precisa de sets muito específicas pra spammar no talo.

Zero Absoluto
Zero_Absoluto.png

Recarga alta, pode ser útil na woe, no PVM é melhor deixar como pré requisito no level 2.

Esquife de Gelo
Esquife_de_Gelo.png

Skill útil para limpar os mobs da tela ou congelar eles(congela com 100% de chance), alguns mvps como flor do luar morrem muito facilmente para spamm dessa skill. É uma skill que é spamavel mais rapidamente com cast minúsculo do que zerado, não me pergunte o porque disso.

Abalo Sísmico
Abalo_S%C3%ADsmico.png

Skill situacional, pegue somente se for ter tetra vórtex, ou se jogar woe. O Dano não é ruim, mas tem muita coisa melhor para por ponto.

Pântano de Nifflheim
P%C3%A2ntano_de_Nifflheim.png

Pode ter sua utilidade em woe, mas mesmo na guerra nunca vi usando, recomendo não botar pontos aqui.

Fúria da Medusa
F%C3%BAria_da_Medusa.png

Petrificar em área, mas o alcance ainda é pequeno, pode ter sua utilidade na woe normal, mas é outra skill que não vejo usando. Recomendo botar os pontos de pré-requisito de tetra se for ter.

Corrente Elétrica:
Corrente_El%C3%A9trica.png

Outra skill carro chefe na build de spamm, a skill mais difícil de otimizar o spamm devido a gigantescos 3s de pós conjuração e 1 segundo de fixo. A skill se beneficia muito do user ficar instant cast(sem conjuração fixa e variável) pois corta a animação dela e permite spammar numa velocidade muito mais rápida do que alguém que tem um micro cast o DPS mais que dobra quando ic com aspd alta e redução de pós cast acima de 96%. Recomendo em todas as builds, pra quem vai de esfera d’ agua ainda é uma boa skill pra matar mvps de agua, podendo usar bala de guaraná após cada uso da skill pra diminuir o tempo de pós cast.

Abaixo seguem valores chaves pra se ter em mente relação ao equilíbrio de aspd e pós-cast pra corrente IC, pra cada valor de aspd vai ter uma redução de pós cast. Tenha em mente que a tabela de pós cast pra mínima aspd vai ser na prática um pouco diferente devido a questões de arredondamento outra coisa a se ter em mente é que isso é o mundo ideal do ideal, no real seu dedo não vai ter tanta capacidade de dar clicks no mouse e outros fatores como ping vão influenciar na velocidade que se casta. Essa tabela é mais pra se ter uma ideia do máximo teórico, na vida real seu dedo, mouse e ping vão limitar seu spam bem mais do que isso, ao menos pra valores de pos cast até 93-94%  seu pós caindo abaixo disso vai importar bastante.


ASPD / mínimo pós-Cast  necessário
193 / 96%
192 / 95%
191 / 94%
190 / 94%
189 / 93%
188 / 92%
187 / 92%
186 / 91%
185 / 90%
184 / 90%
183 / 89%
182 / 88%
181 / 88%
180 / 87%

A conclusão aqui  básica é que é importante atingir 95 96% de pós conjuração pra maximizar o dano da corrente, em um exemplo caso se tenha 90% de redução de pós conjuração se trabalha com um intervalo de ataques de 0.3s sendo 3.33 correntes por segundo que corresponde a aspd de 185 ou seja caso resolva ter 90% de redução(2 anéis e uma kiel por exemplo) no lugar de 96% de redução se perde uma quantidade absurda de dano devido ao spam na corrente, você só daria 47% do dano(ou 53% do dano no Max spam) que daria caso tivesse 96% de redução.

Em um outro exemplo que com purificado 2 anéis e uma kiel se pega 95% de redução de aspd, o que da um intervalo de 0.15s entre correntes ou 6.66(aspd mínima de 193 pra atingir esse valor) ataques por segundo. Na comparação com o 7.14 ataques possíveis se perderia 6.7% do dano que se teria caso tivesse 96% de pós tenha valor esse facilmente compensado por estar usando 2 anéis expansivos fátuo e echarpe, como geralmente é feito.
 

Tetra Vortex
Tetra_Vortex.png

Um dos maiores nukes elementais, a recarga de 10segundos é alta. É útil pra matar mvps em esquemas hit and run com disparo. Muito útil com a build de esferas d’ Agua. Hoje com builds voltadas para spam de habilidades falta ponto para por tetra vórtex.

Maximizar Poder
Maximizar_Poder.png

Pode ter seus usos, tem uma recarga de 50 minutos tornando a habilidade bem ruim pra uso geral, não recomendo pontos aqui.

Exílio
Ex%C3%ADlio.png

Principal utilidade da skill no pvm é usar em si mesmo pra tankar skills pesadas como tetra vórtex ou terremoto, é um dos melhores recursos defensivos do jogo e pode tornar o WL um bom tank.

Em woe é muito boa para parar alvos que se recusam a morrer, desvantagem incluem um alcance baixo.

Recomendo level 1 para maioria dos arcanos, arcanos voltados pra woe podem querer mais pontos aqui, mas ainda assim é meio inconveniente devido a falta de pontos.

Distorção Arcana
Distor%C3%A7%C3%A3o_Arcana.png

Pegue no lvl 5 se for se aproveitar de todos os bônus dos expansivos em builds de spam, do contrário deixe como pré-requisito no level 1.
Afeta as seguintes habilidades
https://browiki.org/wiki/Discussão:Distorção_Arcana

Existe um certo acordo de cavalheiros em woes no BRO para que não se use essa skill, usar ela pode fazer seu clã mal falado e você também, mas proibido de usar não é, só saiba bem a situação que você quando for usar essa skill. O uso dela fora do pvm é abuso de skill e só serve para atrapalhar outros jogadores, não use.

Maestria Arcana:
Maestria_Arcana.png

Permite que magias causem o máximo de dano mágico, mas aumentando o custo de sp das habilidades em 25%. Pegue em level 5 apenas se quiser usar o bônus de tirar 30 da pôs conjuração das habilidades o que é bem recomendável. Obrigatória em builds de spam de habilidade. O que essa habilidade faz é diminuir muito a variância do seu matk devido ao refino da arma. Testes meus indicam um aumento geral de 10% no dano das skills com arma refino 13 e level 4. Recomendo usar em level 1 mesmo que tenha maximizado porque se morrer poderá usar mais rapidamente ao invés de ter que esperar a recarga acabar, além do efeito ser o mesmo em todos os leveis, mudando apenas a duração e recarga.

Estudo Arcano:
Estudo_Arcano.png

Essa skill só faz sentido de pegar se for ter disparo. Memoriza magias pra serem utilizadas, recomendo em todas as builds. Informações das habilidades a serem disparadas, para fins de quantos pontos você precisa pra memorizar uma habilidade é importante lembrar que os pontos bônus contam também, não é só a int base, se Potar um Siroma e receber um Clementia já ganha mais pontos para memorizar.
https://browiki.org/wiki/Estudo_Arcano

Os livros são obtidos através de quests e por compra.
https://browiki.org/wiki/Novas_habilidades:_Magos_e_evoluções#Bruxos

Estudo Arcano Avançado:
Estudo_Arcano_Avan%C3%A7ado.png

Bote somente pontos que sobrou aqui, vejo pouca necessidade de ter esses pontos extras, talvez auxilie no up em disparo, mas acho bem dispensável.

Disparo Arcano:
Disparo_Arcano.png
Dispara magias memorizadas ou esferas em volta do personagem, dando preferência as magias memorizadas. As magias são disparadas em ordem reversa de memorização em um esquema de pilha, a última mágia a ser memorizada é a primeira a ser disparada.

As principais skills a serem disparadas são Cometa, Tetra, Dreno, esfera D’ água, Nevasca, Meteoro Escarlate. Recomendo em todas as builds.

Isso de forma geral é bem pessoal, mas para um aventureiro de primeira viagem eu sugiro que antes de virar transclasse bote bola de lanças de fogo primeiro no 5 depois lanças de gelo no 5 , depois bola de fogo no level 10(apenas pra up de classe não renascida) e ai bota barreira de fogo, os pré-requisitos as lanças no 10. Quando virar bruxo abra com TJ 10, pântano 5 e nevasca 10 o resto é bem a gosto.

Depois de renascido a coisa fica mais complicada e é preciso prestar bastante atenção nas habilidades pra não colocar pontos no lugar errado. Novamente minha sugestão (longe de ser algo obrigatório ou mesmo otimizado, é apenas algo que eu gosto de seguir) é colocar logo nos primeiros pontos lanças de fogo no 4 e de gelo no 5, depois botar bola de fogo no 5(caso vá ter barreira de fogo, que eu encorajo que tenha) depois botar os pré-requisitos das habilidades de bruxo. Virando arquimago(a) abra com TJ 5 e pântano 5 e vá colocando o resto dos pontos ao conforme a conveniência, dreno de alma se for ter é legal botar cedo pra zerar problemas com sp também.

Como Arcano tudo depende dos itens que você já tem disponível e da build que você vai fazer vou apenas tecer comentários gerais:
-Mesmo tendo Gioia e elviras e tudo pra corrente eu não acho que seja uma skill legal pra botar no começo até porque ela provavelmente vai depender de maestria arcana no 5 com anel expansivo pra ter um dps legal e ainda assim não é uma das melhores skills de up porque não é exatamente de área. Eu gosto de abrir corrente lá pro level 120 130,, caso vá upar na torre sem fim pode abrir um pouco antes.
-Expansão arcana é muito bom, mas em geral pode esperar até mais tarde na build pra fechar os 3 pontos nela.
-Esquife se tiver bons equips de dano de água e redução de fixo pode ser uma ótima opção pra upar, talvez a melhor no low level(faixa do 100 até o 120, depois começa a faltar dano), funciona como um expurgar de insurgente do elemento água, a maior desvantagem é que exige uma quantidade não tão baixa assim de pontos pra colocar no level 5, mas definitivamente é bom abrir essa skill cedo, talvez até primeiro caso esteja upando em magmaring.
-Meteoro escarlate, mesmo não tendo no level 5, é uma das melhores skills de up, com a carta alma de katherine na arma level 4 então vai obliterar todos os inimigos no up até o level 175 praticamente. Minha opinião é que deveria ser uma das primeiras skills de dano a se pegar também.
-Impacto Espiritual, caso tenha os anéis expansivos uma ótima escolha de skill pra por seus primeiros pontos de job, tendo os anéis eu gosto de ter como a segunda skill a ser aberta.
-Chamas de Hella, ótima skill, mas não necessária nos leveis iniciais gosto de ter ela no level 130 140.
-Maestria Arcana: caso tenha os anéis expansivos é uma boa skill pra por no level 120, mas vai da conveniencia também
-Drenar vida: puramente da conveniência, eu só tenho em leveis mais avançados porque poto ou uso itens/habilidade que me dão cura ou kaahi.
-Distorção Arcana: somente em casos de ter expansivo e queira botar no 5, recomendo como a última skill a ser pegue.
-Disparo Arcano: Caso vá upar em juperos, ou mapas especiais ou outro lugar que mobe muito, pegue tão logo for pra esses mapas, caso o contrário pode esperar bastante essas skills.
-Abalo: Caso vá pegar pegue sem pressa, não tem muitas situações que seja uma skill especialmente útil, quase sempre vai ter coisa melhor na arvore pra pegar.
-Tetra Vortex/Cometa: São skills a serem pegas bem mais tarde, não tenha pressa nelas, cometa ainda é uma skill que da pra pegar mais cedo, mas não gosto de ter como skill de up, vai consumir bastante do sp, fora as gemas.

4. Builds

 

Sugestões gerais de build Comuns

Warlock de Spam de habilidades

Árvores de habilidades recomendadas.

Para builds de spam de habilidades, mais caras porém com maior DPS e mais versáteis eu recomendo essa build. Da pra fazer ela de forma bem mais barata, mas começa a perder bastante efetividade.

Skill tree base recomendada:
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/wlk.html?10rEdxoXeBdqabboeBgA2cdBaFaFqnaSrBqobnIn1

O resto dos pontos fica a critério, eu gosto de dreno de alma, amplificação mística e (meteoro ou cometa sendo mutualmente exclusivos)

Sugestão geral de faixa de atributos para build de Spam
Força: 1 até 7x - somente pelo peso ou caso vá usar oni, mas máscara oni hj é bem ultrapassado.
Agilidade: 4x até 100 - Muito importante para pegar aspd alta e spammar melhor as habilidades.
Vitalidade: Vitalidade 4x ~ 120 - Imunidade a atordoamento, HP maior se for usar o tapa olho da para esticar até o 120.
Inteligência: 100 ~ 125 - Para ter facilidade de pegar IC, para o combo infame e Botas Inteligêntes, não recomendo colocar menos de 100
Destreza: 120 ~ 130 – A utilidade básica desse atributo é pegar IC, hoje em dia da para fechar com valores bem mais baixos de destreza e a temporal des não é mais necessaria. Mas ainda é um atributo bom para ter alto se for fechar variavel por atributo.
Sorte: 1 ~ 6x – Atributo coringa, serve pra muita coisa, em geral gosto de deixar em faixas mais intermediarias para fechar em 100 de sor e pegar imunidades, alem de que ele da um atqm mais marginal então os valores iniciais por custarem muito pouco ponto acabam dando mais atqm por ponto de atributo que a int em valores mais altos.

Virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência.

Sugestão da ordem de como botar os atributos

Minha WL com build spam tá com
2 de for, 72 de agi, 91 de vit, 120 de int e 120 de des resto em sorte, tem bem mais atributo que o necessario para o IC, mas eu gosto assim.
A skill de tree esta da seguinte forma:
http://irowiki.org/~himeyasha/skill7/wlk.html?10qneAoXfbdDabeBeBGKcAapdBaFqSqnaSrBqobnIn1
Sigam se quiserem, essa é a minha opção e é longe de ser a única existente ou a melhor build.
---------------------------------------------------------------------------------------

Build de esfera d’Agua(esta aqui pelo seu uso histórico, ta bem ultrapassada)

Antiga build meta, perdeu espaço devido a inconveniência de ficar preso em um só elemento mais forte é uma build um pouco melhor pra dar nukes e one hit com tetra e combo celine. Ela é mais velha e mais em desuso, mas ainda é bem forte. Não é recomendada para cheffenia nos dias de hoje devido a uma série de inconveniências. ASPD altos tem seu valor nessa build para emendar uma esfera d’agua na outra.

Para builds de esfera d’Agua recomendo essa skill tree.
http://irowiki.org/~himeyasha/skill5/wlk.html?10rEdxoXeBdqcBeBdxhNcAacdBdSaFqSrbeBdobnIn1

Sobram 4 pontos de arcano, gosto da possibilidade ou de drenar vida lvl 5 ou maestria arcana lvl 5 para pegar o bônus de 30% em pós conjuração, existe a possibilidade de não pegar tetra vórtex também com a build de esfera d’agua. É bem válido, mas pessoalmente acho que tetra casa bem com esferas. Os atributos podem ficar iguais ao de spam se usar Oni, se não for usar pode-se ter muita Vit, para maiores valores de HP junto com pororoca. 

Mesma coisa da build de spam virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência.

Atualmente ultrapassado a seguinte imagem, mas dá uma ideia de uma construção.

Exemplo de sets possíveis(@Creditos ao user duci do discord de arcanos foto do final de 2021) 
 

Segue outros sets mais atualizados setembros de 2021 de como jogar com vários switchs sem purificados, hoje tu podes sempre mudar a oni pelo colar do mago Salomão e colocar escudo com penas se for para jogar sem ser purificado se for para jogar sem gioia uma capa do guardião morto é excelente também.
unknown.png

Exemplo de sets mais high end com switchs funcionaram desse jeito, lembrando que é um exemplo.(Créditos ao user duducito de novo)
unknown.png

Um set de supernova em outubro de 2023 idealmente assim.
image.png.7297ff8591f243be8a35833d9adc4adb.png

Surgiro que ao usar supernova tenha uma luva sombria anticongelante com escudo da estabilidade e uma armadura de perseu tbm. Existe duas vespers para fechar bypass. Ou outra opção é usar combos Tempestivos no lugar.


O meu set de equipamentos principais para cheffenia hoje(15/09/2023) esta assim, nops não uso u-fixa, não que não o dano não seja melhor, eu apenas gosto mais assim:
image.png.3eb1feb0e40948109cd0d8f889443932.png

Da para mudar muuuuuuuita coisa ai na minha opinião, mas eu to feliz com esse set, tu sempre pode trocar as atrias por elvira, usar outra capa, eu mudo muito a bota, a arma e a armadura durante a gameplay. O mid tbm mudo para orelhas fantasmagoricas quando quero estar quase 100% do tempo de telecinesia. 

Exemplo de Set mais barato de Arcano otimizando tudo(Válido para o Thor), créditos para o user duducito7 do discord do rag.
unknown.png
Vídeo do set:
(51) Warlock Droguinha - O Set do Criminoso - Custo/Benefício (SEM GIOIA e com Switch cajados) - YouTube
Esse set vai ter mais dificuldade de pegar ic por atributo, uma adaptação pro valhalla seria usar égide das divindades e manto dos espiritos com cenere.


Lembretes e pitacos meus na hora de buildar e planejar o WL:
-Postei mais sets high end, coisas pra se mirar, tem muitos sets bem mais baratos com danos não tão abaixo.
-Muitas vezes pode se ter uma arma pra switch, Magia oculta é excelente pra hela porque tem dois slots e encantáveis, mas caso queira atacar de corrente nada impede que se use um espinhos da escuridão, que te permite pegar uma pós extra e um bypass extra.
-Pra boss com defesas mágicas baixas, como por exemplo os amdarais não se sai tão no prejuízo se fechar umas 80% de bypass, pode valer a pena pra pegar dano em outro lugar, já pra outros como a celine é bem recomendado ignorar tudo.
-Não precisa se fixar tanto no IC durante o up e instancias, eu só faço questão de pegar ic em bio5 e competição de mvp.
-Contar com Clementia na hora de fechar o up tem seus inconvenientes, mas eu gosto de contar porque faço pouca questão de solar, um AB do teu lado torna tudo muito mais fácil e eficiente até.
-Não é algo tão geral e vai de opinião pra opinião e situação pra situação, mas na hora de fechar equipamentos e ir comprando uma boa heurística é primeiro tentar fechar o bypass de defmag em (especialmente de mvps), depois se preocupar em ficar com um cast baixo(se for jogar na corrente otimizada é importante zerar) e depois fechar a pós conjuração.

5. Equipamentos

No endgame:
Aqui uma sugestão de equipamentos mais utilizados em sets mais consolidados geralmente aqui vai estar o melhor do jogo para várias situações. Porém não e exaustivo, pode ter outros equipamentos muito bons, ou outros melhores que saíram depois que publiquei o guia.

Arma:
O Criador[3]

550021
Cajado Supremo das classes mágicas, use em todas as habilidades que não forem chamas de hella. Da resistencia hp bless para fechar o ic,resistencia a distancia e um cavalar buff no matqk%. O cajado é excelente.

Cajado da Magia Oculta[2]
1682

Melhor opção para Hella, seu bônus é absurdo em chamas de hela, essa arma faz hela brilhar a ponto de fazer pouco sentido utilizar hela com outra arma, também ignora 50% da def mágica de todo mundo no refino 10 ou mais. Refino inferiores são uteis mais a partir do refino 10 é o melhor custo benefício. Pode ser encantado em Malangdo 2 vezes ao custo de 4 iras do deus mar cada para obter as poderosas pedras de amplificação 1 e 2(conhecidos como PA1 e PA2). Definitivamente uma arma para todos os arcanos terem, mesmo o de esfera, embora não seja a arma principal.

Bastão de Lágrimas [2]
1646

Arma chave na build de arcano esfera d’agua combando com pororocas. Também pode ser encantado em Malangdo ao custo de 3 Iras, provavelmente a melhor arma para Arquimagos de WOE TE.

Adaga das Valquírias[2]
28728

Arma mais voltada pra woes em um set mais focado em passar status e castar ganbatein. Refinando a arma se pega HP extra e resitência extra contra humanoides. Não use fora dessa situação.

Rutilus-OS
26151
Arma extremamente barata e versátil fácil de encantar com bons enchants, porem só deve ser o melhor no slot na hora de cometar, é uma boa opção para meter umas Almas de Katherines tbm, enfim acho que vale a pena experimentar com ela caso não ache nada melhor ou queira cometar por ai.

Cetros de Brasilis:
26104.png26113.png26102.png1688.png

Farmável no evento de diversidade Oxum, Xangô, Iansã e Oxossi devidamente cardeados para alvos específicos e com encantamento PA2

Devidamente cardeados com os mesmos bônus que os cetros dão, fazem um ótimo combo em alguns monstros. Sendo muito mais baratos e melhores nas situações específicas nos quais se encaixam.

Cetro Brutal:
26141
Ótima opção para guerra por dar hp e mdef pierce bonus em humano, encantavel com PA2 fica bala. Se tiver um com PA2/1 ou PA2 Bi deve passar o criador, mas acho muito especifíco.

Cartas para armas:
31026

- Cartas de aumento de dano mágico para os cetros de brasilis.
- Carta Marionete demoníaca: para aumentar ASPD
- Carta Celine Kimi: metade dos efeitos da carta Vigia do Tempo com um bônus estético de auto conjurar ferida mortal que é bem útil na woe.
- Carta Vigia do Tempo: melhor carta de dano geral, cara e aumenta o consumo de sp o que não é conveniente, mas é a melhor carta pra dano.
- Carta Leão de Vinhas: somente se for combar com combo kardui para dano especialmente na woe TE.
- Carta Alma de Katherine: usada para aumentar o dano de Meteoro Escarlate
- Carta Veritas: Maior uso é combar com a capa Fada do Éden e ganhar mais uma skill usando supernova. Se for usar tal capa recomendo bastante o uso dela.
-Carta Ursinhos Coloridos e Fragmento de Alma: Opções lindas e que devem ficar obsoletas com ogh challenge mode, mas muito muito boas.

Para ver as cartas específicas de aumento de dano mágico racial para os sets de brasilis ver os links do browiki:
Aumenta dano contra raça em 10% equipa em arma.

Aumenta dano contra monstros de um determinado elemento em 10%

Topo:

Chápeu do Éden:
19315.png
Melhor chapéu pra woe com carta Arquimaga Katherine. Equipa antes de virar arcano até, tem um dos melhores bônus de dano de magia, da status de INT e DES. Com o combo Arquimaga Katherine(atenção que é a carta da mvp, não do monstro comum ) definitivamente a melhor opção em woe clássica e 2.0, também devido a possibilidade de ficar com telecinesia 100% do tempo é um ótimo chapéu pra farmar instancias.

Laço da Celine [1]:
18849.png
Melhor opção de longe para o WL de esfera d’agua e supernova e não faz feio em builds de spam com o combo celine. Com um set bem montado é provavelmente o hat de maior dano em único ataque. Encantável, sendo que AA e pedra des são provavelmente os melhores encantos para a classe. O hat também é bem barato.

Memorável Mistério da Magia [1]
18978

O hat, também conhecido como MMM, só equipa no level 170 então é bom ter uma boa opção pros leveis anteriores. Ótima opção para todas as skills de WL dando Status, HP/SP e dano no impacto. Retira conjuração fixa se encantado, o encanto é difícil de conseguir, mas longe do impossível. Devido aos encantos que são caros de obter o céu é o limite para o preço e desempenho do hat. O melhor encanto para a classe é a insígnia da virtude sendo que ele começa a brilhar tendo essa mesma insígnia no level 5(famoso IV5). Esse encantamento pode ir até o level 10, mas esse encanto só é possível com sorte de mega sena. Na prática o máximo viável de ir é até o level 8 e os caros vão ser até o level 6 e 7 a maioria deve ficar no level 5. Para mais informaçòes do valor médio de custo pra encantar o hat em cada level partindo do 1.
Um estudo sobre os refinos dos chapéus de Bio5 - Bruxos e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com)

Para mais informações do encantamento
https://browiki.org/wiki/Tumba_da_Honra

Benção Celestial
19249

Esse é um ótimo hat de up também e potencialmente o melhor hat de WOE TE. Supera o dano do MMM em alguns Sets e skills no refino 15. É um hat bem de luxo de ter nesse refino uma vez que o custo estimado médio de fazer esse hat é perto de 5 bilhões de zennys.

Acessório Extravagante
400054
Hat que da mais dano, porem reduz menos o cast fixo que a Benção Celestial, ao meu ver o seu uso endgame seria para cometar apenas com o rutilus, mas caso ja tenha ele ou queira investir não ficara na mão.

Mid e low:
- Fogo Fátuo + Echarpe Misteriosa 
19380 + 19499

Juntos formam isoladamente o melhor dano, mas sofrem de não terem um slot extra para ajudar em cartas que aumentam ataque mágico ou diminuam a pós, ou ajudem a ignorar defesa mágica. Exige 125 de des  e geralmente vai casado com 2 anéis expansivos, mas podem ser usados em WL de esfera d’ agua também com o combo celine. No evento das fadas a echarpe pode ser encantada com vel de atq +1

-Tapa olho com Orc Heroi + Echarpe Misteriosa
1944419499
Boa build. Também comumente faz um personagem bem mais resistente e menos papel pela vitalidade alta, defesa alta e mais facilidade para pegar imunidade a status como chaos e maldição.
Abaixo uma comparação entre fogo 
Fátuo e Tapa olho(créditos ao duducito)
(3) Warlock Droguinha - Endgame Fogo Fátuo x Tapa Olho (05/22) - YouTube

- Óculos +lenço infame
2204+28502.png

Ótima opção, principalmente por ter um slot extra permitindo a flexibilização de muitos equipamentos.  Downside o visual é horroroso, se for usar infame coloquem visuais, não fiquem com isso na cara.

- Orelhas de kardui + fragmento do yggdrasil
19252 +19299

Uma das melhores opções para enfrentar playes, tem um combo muito relevante com carta leão de vinhas, um dos melhores sets para se usar tanto em woe como woe TE. Bem mais barato que os outros dois também, porém muito mais situacional.

-Cesta das Maravilhas
410028
Atualmente estou gostando dessa opção junto de uma lady branca até mais que o fogo fatuo, 10 all status e 200 de atqm, outros pets podem te dar 10%  contra tamanho e 200atqm o dano vai ser inferior ao fogo fatuo, mas a conveniencia e a possibilidade de usar um slot extra é maravilhoso, como penalidade vai ter que manter um pet com lealdade alta.

-Super óculos Poring[1]
19117.png

Combado com a respectiva bota também é ótima opção para Woe TE:

-Orelhas Fantasmagóricas[1]
410130

Muita gente despreza, mau faço uso disso em switch em cheffenia, com uma carta Engkanto deita veneno mais rapido que outras e ainda te faz ficar de telecinesia quase full time ao custo de uns 20% de perda de dano. Não subestime.

Cartas para o topo e meio:
31026
- Carta Fenrir MVP: A mais cara delas, muito mais utilizada em sets do topo do topo dos servers.
- Carta Kiel: Ajudando a fechar pós cast da classe.
- Carta Vesper: Um pouco mais budget, mas ainda uma ótima opção para alguns sets.
- Carta Maya Macho: Útil na woe e para ver monstros escondidos.
- Cartas Lichterns: Não recomendo, mas pode ter seus usos para melhorar marginalmente alguns danos.


Armadura:

Vestido Abissal [1]
15254

Não permite ser empurrado, propriedade sombrio, deve ser evitado ao lidar com a valquíria. Melhor carta é Amon Rá pesadelo, mas naght Sieger também é boa e eu já tive uma e gostei.

Vestido Natural
15352+450143+15420
Vestido interessantes para woe e bater nos mvps que são fracos contra seus bonus.

Vestimenta Arrogante [1] Ou Colete Ilusion B[1]
15146+15377

Armadura geral de dano, permite vários encantos, são farmaveis então considere fazer uma caso não tenha muita grana.
Idealmente a arrogante deve tá com um RM3/1, RM2/2, RM3/2 ou RM3/3
O colete deve ta com 2 S-ATQM e 1 U-Pós

Biquíni de Escamas [1]
450005

Armadura de dano geral também, é maravilhoso com a carta Celacanto Cruel, dando um boost gigantesco na nevasca fazendo uma skill muito mais relevante nos leveis 175

Vestido da Bruxa [1]
15387

Armadura de dano geral, uma das melhores opções, especialmente combado com o manto da Bruxa ou não é a minha opção preferida com carta prof celia para sets de corrent.

Manto da Sara [1]
15121

Armadura que quando encantada com o PA3 esta dando um dos maiores dps possíveis, com o pingente do mago salomão aumenta ainda mais os danos.
 

Vestido Mágico da Celine[1]
450179
Opção viável apenas com o laço da Celine,  a melhor armadura para usar com uma fada do eden combo celine para abusar de supernova e em sets de corrent com u-fixa.

Sobretudo do Senhor do Tempo [1]
15383

Opção relevante para woe TE, não é a melhor opção de dano na guerra, mas bastante conveniente.

Armadura do Herói Sábio [1]
15346.png

Uma das melhores opções em WOE TE para dano, equipa desde o level 1 também, sendo ótima pra up.

Armadura Eclipse [1]
15374

Uma das melhores armaduras do jogo basicamente para tudo e para qualquer classe. Quase sempre a melhor armadura defensiva combada com a carta certa. A redução em 70 do cast fixo, pode ajudar muito em spam de hella com botas da evolução também.

Manto do Cientista[1] e sua evolução [MEGA] Vestimenta da Seda[1]
450163

Boa opção, se tiver condições de ter tenha, junto com o combo dela é um dos maiores danos no impacto espiritual, acho uma melhor opção para woe, mas funciona no pvm também.

Seu uso é legal especialmente pelo hp, dano do impacto, pos e bonus de tamanho, contudo devido a não ignorar defmag ainda acho uma opção geral menos versátil que o vestido da bruxa usado com purifidao e armas de brasilis. Mas onde as armas de brasilis não pega deve ser a melhor armadura.

Armadura do Cavaleiro Branco[1]:

15407

Boa pedida caso esteja com dificuldades de fechar a pós sem armadura. Como bônus te da um vigor, skill muito útil pra fugir de situações perigosas. Pra dano, ou mesmo tankar é bem dispensável. Sempre tem a opção de ser uma armadura de switch rápido para momentos em que se deseja fugir de um mob e não travar devido ao vigor permanente. É a minha opção para andar de vigor por ai, sempre faço switch disso para andar em ambientes hostis.


Cartas para a armadura:
31026
-Carta Amon Rá do Pesadelo: Uma das melhores cartas mvps para arcanos, especialmente uteis em monstros sombrios visto que WL geralmente tem desvantagem elemental contra esse elemento. Das cartas mais caras essas é uma das melhores pra ter sem dúvidas.

-Carta Celacanto Cruel: opção usada no Biquíni de Escamas, faz a nevasca voltar ao jogo lindamente.

-Carta Professora Celia: Usada mais no vestido da Bruxa, não é a melhor opção de dano, mas ajuda caso tenha um sorc e ainda faz o vestido ter um dano de % de matk sem congelar. Provavelmente melhor opção de dano no vestido da bruxa.

-Carta Crothen:  Geralmente melhor opção de dano puro  em arrogante, principalmente no manto da Sarah, mas pode ser usada genericamente em qualquer armadura voltada a dano, vai muito bem em um set de WOE TE tb.

-Carta Amdarais e Amdarais Sombrio: Pode ser melhor que crothen dependendo do Set, mas tem suas inconveniências, vai muito bem numa armadura do herói sábio pra woe TE.

-Carta Meyer: Em muitos sets melhor que crothen até não despreze, ela é boa e barata.

-Carta Cavalo Marinho: Útil para não congelar em qualquer armadura, muito mais barata que as demais e por vezes a melhor opção.

-Carta Tao Gunka: Para usar no eclipse, te da um hp lindo pra sobreviver a muitas coisas que de outra forma morreria.

Escudo:

Escudos de Brasilis[1](escudo da agua, fogo, terra, vento)
28908.png28906.png28909.png28907.png

Em refinos baixos da bastante HP além de um bônus elemental muito bom, opção barata ótima.

Escudo de placas do Samurai [1]
28910

Talvez a melhor opção em woe e em mapa bio5 pela excelente resistência a danos a distância, com certeza um escudo a se considerar

Escudo Celestial [1]
2168

Escudo bom pra resistência geral, não é um item ruim para WOE e resistência.

Coelho Macabro [1]
28902

Ótima opção para quando não se quer ter o cast interrompido, um dos escudos mais ofensivos do jogo. Não da bônus de defesa fora a chance de refletir magia de volta. Muito usado também pra situações de priorizar ataque.Escudo Maldito [1]

Escudo da Bruxa[1]
28956
Ótima opção com vestido da Bruxa, o maior defeito é que so contribui com dano, mas a resistencia a 20% fantasma + um manto espiritos da alma te permite sobreviver a usuarios de maya em woe ao atacar com ataque espiritual.

Escudo da Valquíria[1]
2115

Escudo muito defensivo, extremamente barato, brilha em situações de defesa, tem o ponto fraco de ser quebrável. Com um Coat é por vezes a melhor opção geral de defesa.

Égide das Divindades[1]
460000

Escudo que veio pra auxiliar muito a fechar pós conjuração sem kiels, da uma imunidade difícil de conseguir contra petrificação e já vem com bônus de cura e cura 10. Como não amar esse escudo. Ótimos em sets mais baratos sem perder muita eficiência e com imunidade extra.

Escudo Purificado [1]
28946

Opção que se popularizou, um dos equips mais caros listados, sua grande vantagem é a possibilidade e encantar para ignorar defesa mágica de boss além de dar muita aspd, alguma pós e algum ataque mágico. Peca por ser um escudo não tão defensivo, ser quebrável e ser extremamente caro, agora com certeza uma das melhores opções disponíveis. Se tiver use com coat ou ao menos ou tenha um outro reserva caso quebre. Se tiver ele, a Oni passa a ser mais dispensável e compensa jogar de 2 aneis expansivos com fogo fátuo e echarpe.

Escudo E.X.C [1]
28941

Escudo interessante para obter um atkm extra e hp e sp extra relevantes, não acho uma opção particularmente das melhores, mas não da pra esquecer ele. Pode melhorar o dps em muitas builds, também pode pegar uns R-elemento pra ficar mais defensivo. Considere ele.

Para mais informações:
https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata

Escudo de Carvão:
460046
Não permite que vc seja empurrado, da uma boa quantidade de HP e SP resistencia, é ok, mas não recomendo tanto.

Escudo Ilusion 28962:
A depender dos seus encantos de Super e se conseguir fechar a velocidade de ataque pode sim ser uma boa opção.

Cartas para o escudo:
31026

Literalmente qualquer uma, mas vou destacar a Sapo de Thara pra woe, Alice para mvps, cartas do combo Barão, Bijou e a famosa Carta Besouro Ladrão Dourado.
As cartas do barão e da cavaleira e outros de redução por tamanho aparentemente só tão reduzindo danos físicos, o mágico tu vai tomar full ainda, considere isso antes de partir pra tais escudos.

Capa:

Manto da Bruxa [1]
20908

No refino +15 da vigor permanente uma ótima resistência a fogo e vento e um multiplicador gigantesco no ataque mágico. é atualmente uma das opções favoritas. Em desuso, ninguém mais usa isso.

Manto Temporal INT [1]
20966

Com a possibilidade de encantar com pós conjuração e outros mais virou de novo um manto muito competitivo. Seus encantos não devem ser esquecidos, podem completar muita build.

Manto do Barão [1]
480025

Uma das para ter um dano muito alto ao combar com as cartas no escudo, e poder manter uma aspd de 193 facilmente durante longos períodos. Da bastante dano, mas vai ter que ficar mudando escudo, é bom, mas em desuso tbm/

Fada do Éden [1]
20991

Capa mais recente, seu dano para corrente e impacto ainda perde para o barão, mas sua incrível versatilidade e resistência são uma ótima pedida, na minha opinião é a melhor capa atual para a classe no geral.

Manto do Guardião Morto
480045
Capa que te da resistências absurdas, um ótimo ataque mágico, pós, hp, velocidade de ataque e é uma capa que tu podes usar em quase qualquer classe do jogo. Se for para jogar sem gioia essa seria minha capa de andar colado só mudando para switches ocasionais, ela é absurda, especialmente em guerra.

Capa Mágica de Geffen [1]
20943

Talvez a melhor opção em termos de dano pra WOE TE, corretamente encantada permite atingir o IC facilmente, seu dano é inferior as demais acima do level 100, mas é uma capa muito conveniente. Devido aos status, já foi minha opção antes do barão.

Manto do Senhor do Tempo [1]
20939

Opção mais voltada pra woe TE, combando com a bota. Geralmente fora dessa situação tem opções melhores.

Manto do Leviatã, Fenix, Behemoth, Manto dos espíritos:
Capas mais situacionais, são ótimas para um switch, ou dependendo da situação para ficar permanentemente. Leviatã com marte acaba com problemas de esfera d’agua.

Capa Grandiosa [1]
20747+15921

Opção boa para ignorar defmágica e é farmada de graça em Brasilis, seu uso maior é ver invisível na woe TE.

Cartas para a capa:
31026

- Carta Gioia: Opção mais cara e mais high end, mas um tesão de carta, ela vai te deixar mais papel do que você já é, porém aumenta muito mesmo o seu dano fantasma e na corrente.
- Carta Larva de Verme: Melhor opção pra WL de esfera d’ agua ou que vai usar nevasca.
- Carta Salamandra: Situacional e mais de woe TE caso va spamar chuva de Meteoro e colocar coluna de fogo.
- Carta Cenere ou golem estalacticio ilusional: Opção geral para spam de habilidades muito barata ou caso va de tapa olho e nao tenha nada melhor na capa.
- Carta Mumia do pesadelo ou Carta Ancião Ancestral: Bem situacionais, mas a múmia é bastante útil com meteoro para up.
- Carta Antigo Livro Danificado: Vai direto pra prisão.
- Carta Deviling: Tem que ter cuidado ao usar, mas é bem útil no up.
- Carta Arcana Katherine: Opção maravilhosamente boa, mas eventualmente dropa. Provavelmente custando um rim. Ótima carta para todas as situações, deve ser boa para fazer um switch com Gioia, quem dropar e quiser emprestar para testar eu aceito.

Botas:

Botas Gravitacionais G09[1] e sua evolução [MEGA] Botas Espaciais [1]
22203

Combada com carta DL te permite usar vulcão facilitando dar one hit em alguns mvps de instância. (Isso pode ser útil nos farms como na bijou), acho que uma das melhores botas pra uso geral de impacto, embora tenha aparecido opções bem superiores nos últimos updates.

Já sua evolução combada com a carta da um bonus absurdo da propriedade fogo e uma pos que quase se fecha sozinha usando uns cajado(cavalheiro[3] com PA2 por exemplo) com katherines keyrons é possível dar one hit ate matar em uns 2 ou 3 golpes muitos mvps de terra. Bota sensacional também.

Botas Temporais DES [1]
22008

Melhor bota geral da muita destreza facilitando a pegar IC, corta 0.5 do cast fixo. Melhores encantos são AA4 e melhor carta é a Bispo. Essa aqui é a bota mais geral e útil em termos de dano. Use uma com epifania se quiser ver seu dinheiro com amargas ir embora. Epifania uma vez ativada, e ela é facilmente ativada, bate de longe o dano de todas as outras botas exceto a bota da evolução em alvos onde a bispo não pega e a bota Ilusion corretamente encantada junto ao set celine.

Os custos médios pra encantar uma com slot sem encantamento especial e com o encantamento do slot 4 no máximo é de 33 sombrias e 170 coaguladas e 3.34 botas com slot.
Os custos médios pra obter uma com slot e encantamento especial qualquer vão ser de 93 sombrias, 470 coaguladas e 7.1 botas com slot sem encantamento, então vá preparado se quiser fazer por conta própria. 

Encantos com epifania, animo, instinto e euforia são ok. Delírio na minha opinião piora a bota pra WL, mas outras classes podem gostar. Histeria na minha opinião estraga a bota pra WL e pra boa parte das classes, talvez seja útil pra um RK sopro.

Para obter os valores médios para um encanto específico multiplique os valores médios do encantamento especial por 6.

Botas Ilusión B[1]
22197
Com encantamento lendario sortilegio de int e o U-Fixa junto do combo celine esse combo estoura o dano na corrente sendo ate melhor que a bota temporal de DES. Só é muito difícil de conseguir, mas recomendo bastante caso consiga.

Botas da Pororoca e Botas da Pororoca [1]
22104
Opção chave para WL de esfera d’ Água é um dos itens principais da build. Te da muito HP e SP também. É essa bota que te permite usar Dilúvio.

Salto Alto Elegante [1]
22071

Ótima opção geral para bota, tem o defeito de não fechar cast fixo de corrente e hella perdendo muito dano nesse quesito, mas ganha em basicamente todo o resto. Não recomendo como bota de dano, mas é opção linda em tudo mais. Precisa estar combada com a Carta Amon Rá pra ser útil

Sapato Infernal[1] e sua evolução Patas de Raposa [1]
22191.png

A infernal já era minha opção favorita quando não estou pensando em dano e sim conveniência, não faz feio em dano de impacto também concedendo 100 de MDEF é muito coisa e 220 de MATK no 11 também não é nada feio quando combada com a Carta Flor do Luar.

Já a bota atualiza Patas de Raposa  que fornecem 10 de int a cada refino e outros bonus é a melhor bota para dar impacto espiritual uma vez que a int entra na fórmula de dano da habilidade, e ainda pode receber uns bônus de encantamento. Em refinos 12 fica equivalente a bota com bispo mesmo em montros humanoides e anjo(bonus do bispo) em refino superiores o dano do impacto ainda vai ser maior, para as outras skills com fixo essa bota ainda perde infelizmente, ate que cheguem outras possibilidade de zerar fixo.

Botas da Evolução
22228

Botas absurdas para spamar chamas de hella, idealmente deve ser utilizada com doce mágico, eclipse, Carta Fenrir,  Sacramentum, ou IV mais alto(iv 7 com sacra já deixa o dano no talo). Geralmente não vai superar o dps da Carta bispo em hella quando o efeito da carta pegar os bônus raciais. Para todo resto é uma bota absurda quando usada com hella e algum mecanismo melhor de redução de fixo.

Botas do Senhor do Tempo [1]
22204

Opção mais voltada para WOE TE combando com o manto do senhor do tempo.

Botas Primordiais[1]
22238

inferior a bota com u-fixa e sortilegio, mas é boa, é melhor que uma bota sem sortilegio.

 

Botas farmaveis tirando 0,5 farmaveis tbm são boas.



Cartas para as botas:
31026

-Carta Verit do pesadelo: Vai bem em botas mais baratas
-Carta Bispo Decadente: Quase sempre a melhor opção em botas que já não vem com combo próprio. Indiscutivelmente a melhor opção em woe e pvp
-Carta Eddga: Vigor é sempre legal, provavelmente não travar é mais importante que o HP perdido, deve ficar mais em botas de switch, recomendo gigantes ou convergentes.


Acessórios:

Anel Expansivo [1]:
490079

Acessório core pra build de spam de habilidades, te da uma kiel grátis, bônus em elementos sombrio neutro e fantasma, INT , MDEF, reduz a recarga de telecinesia e aumenta o dano de Impacto, é provavelmente o melhor acessório da classe. Builds com Fogo Fátuo geralmente vão ter dois desses e build com Oni e infame geralmente vão ter somente 1 desses. É um item que vai mudar muitas habilidades na sua build caso tenha e viabiliza usar impacto em monstros no começo do up também.

Adereço da Celine [1]
32237

Opção legal especialmente em builds de supernova/esferas que já consiga ignorar toda a defesa magica. Da um dano legal, corta fixo e melhora atkm no brainer pra build.

Broche da Celine[1]
28572

Primeira opção pra danos em chefes, muito útil caso queira one hit kill em monstros e certamente o melhor acessório pra WL de esfera/supernova, e não faz feio em outros sets também.

Máscara de Oni [1]
28565

Opção de WL Marombado, jeito fácil de pegar bastante status e ignorar defesa mágica de geral junto com combo pororoca ou Cajado da magia oculta. Faz de tudo um pouco na build, acessório maravilhoso. Geralmente usado com 72 pontos em for. ESTA ULTRAPASSADA.

Luvas de H. Motto [1]
28538

Bom em sets iniciais e comba bem com carta vesper e combo pororoca permitindo fechar by-pass em defesa mágica sem ter que botar vit na build

Colar do Mago Salomão[1]
490036
Item que tem potencial para ser melhor do que é hoje com os vários combos de amplificação, atualmente é valido para dar um burst de dano ao usar amplificação, com ele é possível dar o maior dano em corrente hella, mas eu acho inconveniente hj. Importante notar que os combos de pedra de amplificação 1,2,3,4,5 combinam podendo em um cenário no futuro pegar 5 vezes o bonus.

Anel Temporal [1]
28594.png
Algumas pessoas usam pra fechar o cast combando com instinto na bota, eu não gosto da opção, mas muita gente gosta.

Anel do Senhor do Tempo [1]
32221

Opção legal para usar uma vez se usar todo o set do senhor do tempo, especial em woe TE. Vai sacrificar dano, mas pega uma redução de cast variável bem grande. Não acho a melhor opção, mas vale a pena considerar.

Colar Memorável RWC[1]+ Luvas de Restauração [1]
2968+28437

Set mais voltado pra WOE TE, um dos maiores danos e redução no cast variável, desde que consiga combar o PE1/2 com a luva da restauração. Não tem muito uso fora da woe TE.

Anel dos 5 elementos
490043
Serve mais caso queira nukar alguém com tetra vortex, pessoalmente acho que o item não vale a pena, é difícil encaixar em builds de spam justificando o seu uso e para builds puramente de tetra até tem seu valor e é usável, mas fica limitado o uso devido a mecânica de tetra. Com o rebalance pode melhorar o seu uso.

Cartas para os acessórios:
31026

- Carta Elvira: Aumento de dano Mágico das propriedades vento e fantasma, geralmente WL de spam de habilidades vão ter essas cartas.
- Carta Mavka: Aumento de dano Mágico das propriedades fogo e terra, útil no up com carta alma de katherine.
- Carta Mula sem Cabeça: Aumento de dano Mágico das propriedades água e sagrado, geralmente a opção usada em WLs de esfera d’ Agua, pessoalmente gosto de nesse caso ter somente 1 mula se o outro acessório for mais caro, já que WL de esfera pega um multiplicador bem alto no elemento agua.
- Carta Atria: Aumenta o dano de Neutro e sombrio, ótimo para chamas de Hela e Cometa. Recomendo ter um par de expansivos com essa carta.
- Carta Fen: Útil em diversas situações, mas não é das melhores para ter no acessório na minha opinião.
- Carta Scaraba: Vai direto para cadeia, sem direito a defesa, use somente em acessório que esteja disposto a jogar fora, geralmente para upar os primeiros níveis e só.
- Carta Belzebu: Pode ser útil pra combar com o futuro combo da carta e para obter redução variável por equipamento, da para fazer build com 100% reducao variável e ter bem pouca des, mas eu não gosto.
- Carta Imp: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de fogo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up.
- Carta Siroma: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de gelo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up.

ignore o quote abaixo, são imagens que não saem na edição devido a bug

Quote

 

 

 

 

 

 

 

 

 

image.png

  • Like 14
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Sugestão de progressão de equipamentos bem mais baratos e muito bons:
 
Armas:
- Bastão de lágrimas
1646.png
- Bastão da destruição
2000.png
- Kronos
2004.png
- Cajado dos espíritos da escuridão
1664
-Cajado da Memória
26177
Difícil achar barato porque o mesmo veio bem nerfado para o bro, mas ele é sim um bom cajado de uso geral e para upar esquife primeiros leveis. Mas é só isso, o cajado é ruim no geral.

- Cajados de brasilis com PE10 ou PA2
26104.png26113.png26102.png1688.png

Todas são armas baratas, equipam relativamente cedo e tem um dano base muito alto. Um cajado do cavalheiro [3] com cartas alma de Katherine também faz milagres, mas pode ser um pouco mais caro de obter.
O Cajado dos espíritos da escuridão é um ótimo cajado pra ajudar a fechar pós e bypass na corrente caso ainda não consiga atingir 96% de pós com o magia oculta, nessas situações recomendo fazer o switch pra esse cajado que na ordem dos exploradores recebe 1 slot e ainda encanta em malangdo.


Equipamentos de Honra:
https://browiki.org/wiki/Equipamentos_de_Honra

- Otimos equipamentos para fazer a progressão aos poucos recomendo. O ponto fraco fica pelo anel que poderia ter coisa melhor, não obstante alguns equipamentos como bota e armadura são bons.
 

Headgear uteis e baratos:
- Tiara de espinhos gótica combado com os espinhos da escuridão formam um belo combo capaz de tirar belos danos e ambos são bem baratos no mercado.
- Combo asinhas com qualquer um dos seus pode sair relativamente barato também, mas as asinhas pode sair caro pra um jogador iniciante.
- Combo kardui ainda é o mid low mais barato e que mais fornece ataque mágico pelo preco que custa é uma boa pedida também, além de ser um dos melhores itens para WOE.
- Capacete Vesper com vesper: Um pouco mais caro entre os hats mais baratos, mas tem sua utilidade com dois expansivos, apenas tem coisa bem melhor no geral.
- Pedra do desbravador Combado com anel do desbravador: possivelmente ainda mais barato e versátil do que orelhas do kardui.
- Orelhas Fantasmagóricas subestimado, mas muito util especialmetne para up.

Armadura:
- Bata de orleans ou manto mágico de Geffen: já impede seu cast de ser interrompido. Dropavel
- Manto mágica de Geffen: Muito parecido com a Bata, também deve ser bem barato. Farmavel em instâncias.
- Vestimenta Arrogante: Farmavel em prontera e encantável lá também. Boa armadura de dano até para o endgame. O refino pode se provar mais complicado e demorado.

Capa:
- Sobrepeliz da rainha verme: Já vem com over e deve ser ideal para botar uma carta como larva de verme, Mumia anciã do pesadelo ou ancião ancestral. Em evento de exploradores da para obter uma capa ainda melhor que é o manto temporal de geffen combando com uma das armaduras.
- Sobrepeliz do Guardião: Opção ok pra resistência muito barato também.

Bota:
- Bota diabolus com algum refino + asinhas discretas: Combo mais caro devido ao refino da bota e as asinha, mas pode ser bem útil.
- Botas Temporais Des ou INT: A Des é melhor, mas ambas são muito baratas, farmaveis a partir do level 130. Idealmente tu compra antes de player a preços mínimos. O melhor encantamento no começo é um PE5
- Botas EXC: Permite alguns encantamentos bem interessantes, também é farmavel embora só mais tarde. Vários diagramas úteis podem ser instalados nele. É uma opção que talvez seja mais útil vender os itens de farm do que aproveitar, mas também uma bota bem ok no começo. https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata
- Botas Divergentes: Custa nada, qualquer player antigo deve ter algumas na kafra pra dar de presente, da bastante hp e sp.

Escudo:
- Escudos de Brasilis: Proporcionam um combo com bracelete suntuoso bem legal para começo em especial o combo do escudo de água. Tirar 20% da pós quando não se tem nenhuma redução é bastante coisa.
- Escudo da Valquiria: Bom, bonito e barato. Não precisa de refino, um set com vários desses e as várias cartas de resistência racial te levam longe. Também bem legal com neopunk pra combar com marcatempo e ignorar 50% da def mágica.
- Livro Antigo de Geffenia - Água [1]: Item chato de farmar para iniciantes, se fabrica em Lighthalzen. Com evento das fadas pode ser bem fácil de farmar.

Acessórios:
- Bracelete suntuoso: combado com escudo e com as cartas elementais provavelmente é uma das melhores opções baratas, em eventos de brasilis são altamente farmaveis.
- Anel do Desbravador: Combado com a pedra do desbravador, é um dos melhores mids e subestimado para a classe bem barato também, ainda reduz fixo de bônus.
- Qualquer acessório barato com as cartas de aumento de dano elemental(Elvira, Mula, Mavka): As cartas já fazem boa parte do trabalho.

Combos de Mora:
https://browiki.org/wiki/Encantamentos_de_Mora
Com trevo de mora
https://www.divine-pride.net/database/item/420226/trevo-de-mora

São sets que podem auxiliar bastante se tiver usando mais uma skill para concentrar dano. Se por ventura tiver um char com muitas moedas classe A,B,C,D,E é possível obter os sets rapidamente trocando essas moedas por moedas de mora em Malangdo e utilizando essas moedas para obter os itens e dar um grande boost de dano. Não acho que valham muito o esforço de tentar pegar o fortalecido porque dependendo da sorte pode sair um pouco caro refinar e só equipam no level 130. Os pontos positivos do set são que podem sair de graça, podem boostar muito o dano a depender do resto do seu set, porque ocupam muitos slots que poderiam ter coisas mais uteis e os cajados de Brasilis podem se sair bem melhores também. Mas é uma opção para lembrar a custo bem baixo. 

O combo de mora não se sai ruim no dano, mas peca por usar muitos slots que poderiam ter coisa melhor. Se quiser experimentar vá em frente, acho que a grana poderia ser melhor usada em outras coisas.

Algumas considerações
Outros combos e Armaduras de valores não necessariamente baixos

Combo Astrea:
Útil pra resolver vários problemas, no geral talvez seja a melhor opção pra sobreviver e tankar habilidades, mas tankar não é a finalidade de WL na maior parte das Vezes. Considere usar a Tiara junto com a bota se quiser fechar fixo de uma forma fácil, já o variável não vai ser muito fácil sem botas temporais des. A armadura junto com a tiara provavelmente vai ser um combo bem ruim, correr o risco de perder 50% do dano mágico enquanto esta apanhando e sem a reposição do hp dos 200 de vit podem te por em maus lençóis.

Comparando conjuntos de equipamentos diferentes.

Sempre que ficar na dúvida sobre se um conjunto de equipamentos é melhor que o outro e não tiver acesso aos equipamentos é possível fazer as contas previamente para não ter que gastar kks com equips e depois se arrepender. É possível fazer isso com caneta e papel, planilha, calculadora, mas eu recomendo utilizar esse site aqui.

Compare Setups (irowiki.org) 

O site é bem autoexplicativo basta somar os bônus de cada multiplicador que você tem que vão desde % de ATQM, % em dano de elemento X, % em em dano mágico e colocar os valores nas caixas indicadas. O único detalhe mais particular que eu faço e é particularmente meu é que a calculadora não tem um multiplicador próprio da skill (exemplo: Anel expansivo boostando dano mágico) e por isso eu uso o multiplicador de monster% (esse multiplicador é originalmente dedicado a itens que aumenta danos em monstros particulares como tiara do orgulho e os monstros da torre do relógio e asinhafaas discretas) como esse é um multiplicador que geralmente não é usado e eu faço essa gambiarra.

O monster ID é o id do monstro que aparece no divinepride, basta procurar o nome do monstro e colocar o id pra ver seu dano base no monstro. A partir dai o seu dano com a skill é calculado multiplicando o matk pelo % de dano da formula no browiki, pra maioria dos efeitos práticos, tu não precisa fazer esse último passo basta comparar os dois valores de matk com os dois conjuntos de equipamentos a serem comparados.

Equipamentos Sombrios:
Combo Deusa:
24326.png+24327.png
Armadura da Deusa+ Escudo da Deusa

Melhor combo e muito barato. Da defm e um atqm extra. Também encaixao em outros personagens, tenha de toda forma.

Combo Armadura indestrutivel
24154.png+24155.png
Compete com o combo da Deusa no slot da armadura, uso ao seu julgamento.

Equipamento Sombrio total(Brinco e Colar)
24339,24340
Na minha opinião o melhor sombrio, mas  ainda caro e raro proporciona 1 de status a cada refino
Combo Tempestivo Greva+bota ou colar+brinco
24666.png24667.png ou24339,24340
Melhor forma de se ignorar defesa mágica especialmente com o criador. De preferencia encantado com atqm ou velocidade de ataque

Combo Elegante
24363.png+24364.png+24365.png
Proporciona algum HP, Sustain pequeno e atqm, minha opinião é um combo para olhar com carinho e não compete com os slots da Deusa

Sapato Sombrio Fugaz II
24320
Para mim opção melhor no slot até agora. 

Colar Sombrio da Velocidade
24365.png
Ótimo se precisar tirar pontos de agi para fechar aspd, equipamento que não deve ser esquecido
Greva sombrias da autoconjuração ou do mamute
24038.png
Bom pra fechar o ultimo ponto de aspd no +9

Combo sombrio de Classe
24363.png+24513.png+24364.png+24365.png+24038.png+24154.png

Bem encantado diria que supera até os sombrios totais, mas muito caro e dificil de achar com os encantos máximos e muito passivel de vir coisa melhor no slot. Retirar a recarga no dreno de vida é bem importante para o futuro da classe com a vinda de um certo hat. O combo todo é dispensável até para as builds mais caras na minha opinião, mas tem sua utilidade especialmente se tu tambem joga de Arquimago na WOE TE(tirando luva e escudo que não equipam).

Autoportante, Tensão, Medicinal
Fulgaz pode ser luxo 
Autoportante acho bem ruim não vale a pena, muito investimento e ocupa muitos slots para fornecer pouca coisa, um switch de armadura resolve
Tensão só ativa com ataque físico, mas ainda pode ser útil

6. Consumíveis Úteis:

Antes de mais nada queria linkar um post feito pela Mage com bem mais consumíveis:
[CONSUMÍVEIS] - Sacerdotes e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com)
Abaixo minha opinião geral sobre os mais comuns.

Para aumentar os status e atingir o IC mais facilmente:
- Palitinhos doces
- Bolinho divino
- Coquetel Uivante,
- Chá Gelado de Siroma
- Pergaminho de Benção.

Bolinho divino ainda te da ataque mágico e não desativa ao morrer, durando 30mins.
Coquetel Uivante e Chá gelado acumulam com bolinho divino, mas duram apenas 5 mins e desativam ao morrer.

Todos esses te ajudam a chegar mais perto de completar a fórmula do instant cast variável
2*Des+INT >= 530


Consumíveis para aumentar ASPD:
- Doce hiper açucarado
- Doce Mágico*
- Suco Celular Enriquecido
- Fúria Selvagem
- Acarajé
- Elixir Rubro
- Poção Ilimitada

Fúria selvagem e suco Celular enriquecido são extremamente baratos e na prática podem facilmente ser contados o tempo todo.

Doce mágico não aumenta aspd, mas corta em 70% o fixo se não tiver um bônus desse ajuda a spamar mais rápido hella com botas da evolução por exemplo, tem uma recarga de 3mins

Doce Hiper Açucarado aumenta bastante a aspd e da vigor, porem tem recarga 3 mins.

Acarajé é caro e não deve ser muito contado na build, mas é uma opção.

Elixir Rubro: Não tão caro, dura 10 minutos, aumenta a velocidade de ataque te da ataque mágico, use com cuidado pois diminui o hp máximo enquanto ativo. O efeito é cancelado ao morrer.

Consumíveis para ajudar a sobreviver:
-
Poção grande de HP.
- Poção da Média Vida.
- Poção pequena da Vida.
 -Poção Infinita

Consumíveis baratos também a poção grande de HP pode fazer a diferença várias vezes entre a vida e a morte, também é barata de comprar.

Outros consumíveis úteis:
- Poção do Furor mágico: Aumentar ATQM
- Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 5%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 3%
- Grande Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 10%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 5%
- Suco de Gato: Diminuir o elevado consumo de sp da corrente
- Poção de Guyak: Aumenta muito a mobilidade ajudando muito a upar, a desviar de obstáculos e chegar mais rápido em monstros, poção do vento também é uma alternativa boa em woe.
- Elixir Rubro Fornece atqm.
- Super Poção infinita - Fornece de tudo um pouco também.
- Super Poção ilimitada - Fornece de tudo um pouco também.
- Pergaminho de transformação Banshee ou Marduk. Aumenta atqm.
- Furor Mágic: Aumenta atqm

Buffs especialmente úteis:

- Poema de Bragi: Em WOE TE você vai querer estar o tempo todo em cima de uma poema de Bragi.

- Proteção da Orla: Ajuda muito na sobrevivência se tiver um amigo gato tank
- Clementia e Cantus Candidos: Ajuda muito na aspd e principalmente para fechar o IC se tiver AB na PT deve contar sempre com isso. Eu pessoalmente gosto de fechar o IC contando com clementia.

- Sacramentum: Útil em algumas situações em que não se anda com Fixo zerado, como spammar Hella com botas da evolução.

- Demais buffs de aspd e HP como ritmo contagiante, canção de Frigga, Maçãs de Idun.
 

7. Onde e como upar?

Ver esse link:

 

A única dica adicional que eu dou é ter uma segunda conta pra casar seu personagem com um soul linker e upar com kaahi, seus problemas com hp acabam dessa forma.
Tem um guia de up com kaahi nesse próprio fórum.

 

 

8. Instâncias:

Basicamente um WL bem equipado faz tudo com relativa facilidade.
WLs com sets mais modestos podem sofrer bastante para fazer algumas instâncias.
Não vou postar vídeos de WL com sets de vários Bs fazendo instância porque não faz sentido, qualquer WL com alguns Bs deve fazer qualquer instância fácil. Vou postar um comentário e talvez alguns vídeos de algumas instâncias.
 

Torre sem fim:
Da pra fazer fácil com set de esfera d’ agua e conjuração sem interromper até chegar no kraken ao menos, ai vai precisar de mais equipamentos e consumíveis e habilidade.

Salão de Ymir:
WL faz fácil essa instância com telecinesia ou esfera d’agua. Cuidado apenas com um dos golpes do amdarais. Ele pode ser morto facilmente utilizando algumas folhas de yggdrasil. É possível obter o drop da bijou 2 vezes se conseguir tirar mais de 10kk nela em um único hit na primeira vez que ela aparece. Para conseguir isso vai precisar provavelmente de uma carta Amon Rá do Pesadelo, muito difícil conseguir tirar 10kk sem isso. 

Abaixo um set capaz de dar 10kk+ na bijou em um só hit com a lex do barão ativa, amplificação mística e pilula de combate e furor mágico.  Sets mais baratos são bem possíveis, especificamente uma bota G09 com vulcão deve aumentar muito o dano e até se livrar de muitas coisas que tem nesse set, outra coisa que ajudaria seria encanto PA1/2 no cajado, no caso pra esse set da foto, isso não é utilizado. O cajado esta com 3 almas de katherine.
unknown.png

Pesadelo Musical:
Idealmente deve ser feita em grupo, mas da pra solar de WLs sem muito equipamentos perto do level 120 desde que bem construído e jogado. Abuse o tempo todo de escudo mágico e meteoro Escarlate, seja no disparo ou castado.  Se tiver esfera, pode usar essa habilidade em muitos ambientes com água também, têm vários desses. Não tenha medo de potar, os bichos batem bem. Sempre melhor ir de grupo. Torna a vida muito muito mais fácil.

OGH:
Um pé no saco para WLs, com poucos equipamentos  o excesso de monstros sombrios sem nenhuma abissal vai tornar sua vida muito difícil. Da pra fazer matando na esfera d’ agua, corrente cometo, disparo de Dreno, mas é bem ruim de fazer solando com poucos equips.

Charleston em crise:
Recomendo ao menos um set de esfera d’agua, muitas pots paras ir só. O ideal é congelar os monstros no meio do caminho caminho e matar o resto.

Fábrica do Terror:
Sua principal dificuldade vai ser lidar com os poltergeist sangrentos, o resto deve morrer fácil desde que não mobe muito e com paciência para impacto, o poltergeist vai lhe encher o saco. Minha dica: é ir devagar sempre usar escudo mágico quando encontrar poltergeist sangrento e tentar matar com todas as skills que não seja impacto. Um cajado do cavalheiro com 3 katherines deve matar ele em um só hit. Mas paciência é o nome do jogo aqui com essas criaturas.

Matar a celine não vai ser fácil. Abaixo o vídeo com o set mais barato que já vi em que se mata a celine, não espere matar ela com menos do que isso.

(13) Warlock VS Celine Kimi bRO Valhalla - YouTube

Único comentário a se fazer é que gato ranzinza é praticamente impossível achar nos dias de hoje e não recomendo muito usar a não ser que esteja em um preço ridiculamente baixo. Capacete vesper tem uns baratos no mercado e já liberaria o resto do set para fazer o que você quiser. 

Sussuro Sombrio:
Basicamente WL é a classe mais fácil de fazer a instância e upar lá em cima nos zumbis. Vá com set com elviras um abissal e não tema. Ela deve ser bem fácil.

Glast Heim Sombria:
Instância bem chata de fazer só, vai precisar de no mínimo uma build com equipamentos high end muito bem montada e vontade de solar. Não recomendada pra fazer sozinho se não tiver com itens muito bons.

Laboratório Wolfchev:

Instância em que se mata um MVP Bio3 ou 4. Não recomendo pra pessoas com leveis baixos ou sem muito equipamentos bons, o melhor jeito de fazer é fazer os bichos entrarem em modo de perseguição antes de te ver e dar dano neles em um esquema bate e corre, sem deixar eles encostarem em você, poções do vento e poções do guyak são recomendadas. Caso o mvp invoque o mob, o melhor jeito é atacar no limite da distancia com magias de alto dano via disparo ou IC. Abaixo um vídeo mostrando a instância da maneira mais fácil.
 (13) Rag - Laboratório, faz tempo - YouTube

9. Vídeos gerais e dicas:
Outros vídeos explicando o arcano de esfera d’ Agua:
(14) Ragnarok - Warlock[WL] / Arcano de Esferas d'Água / Tetra Vortex - Cheffênia 2020/2021 - YouTube
Acredito que hoje um adereço da Celine se saia melhor que o anel desbravador, mas muitas outras opções são possíveis.

Como passar na quest para virar WL com equips mínimos.
(14) Tutorial Quest de WL usando set Eden - YouTube

Lista de cartas que existem no bRo(na verdade faltam algumas ai, mas as mais importantes estão ai, não incluem MVPs por exemplo)
https://browiki.org/wiki/Lista_de_Cartas

Woe TE:

Disclaimer: Depois do rebalance de transclasse muita coisa mudou, e a introdução de sombrios bons e em um futuro proximo encantos de visual isso deve mudar bastante, as construcoes ainda estao se desenvolvendo então o que vc vai ler aqui vai mudar muito.

Função:
Arquimagos fazem dois papeis em gvg, basicamente um papel em defesa(pre-cast).
Para os gvgs existem construções mais voltados para o Dano puro se concentrando em Campo Gravitacional, Vulcão napalm, Trovão de Jupiter, Ira de thor e Nevasca. Contruções voltadas para o uso de Ganbatein passar status via magia e ocasionalmente uma magia. Na minha opinião, tendo somente um arquimago deve-se priorizar o de dano, o segundo é bom focar em ganbatein pois ajuda a ativar o dano de skills de área assim como queimar bruma ofuscante de professores fora do ME e tirar pneuma.

Para dano na Woe TE:
Topo:
Benção Celestial ou chapéu do éden no mundo dos sonhos com uma fenrir, sem a fenrir pode se usar a katherine normal ou até mesmo uma lichtern. Kiels podem ser uteis, mas com tanta recarga elas perderam um pouco o Brilho.
Eu prefiro a benção pelo corte no fixo. 

Mid e Low:
Curativo com slot pelo HP ou chip de batalha. Outra opção orelhas de kardui.

Low:
Fragmento do yggdrasil combado com leão ou echarpe misteriosa ou natureza pequenina para combar com capa grandiosa e ver gente de eremes ou escondida, raposa ilusional.

Arma:
Minha arma favorita é um lágrimas bem refinado e encantado com PA1 ou PA2.  Obrigatório ter uma leão de vinhas caso esteja com kardui(muito recomendado) e como segunda carta uma celine/Vigia do Tempo mais barato seria fragmento de alma. Demoniaco, Bastão da destruição e espinhos da escuridão, varinha Rubi +15/+14 devem bater bem também. Ou um cajado de Brasilis Iansã com PA2, leão de vinhas e 2 Fragmento de alma tbm tem seu seu potencial e baratinho.

Armdura:
Armadura do heroi sábio com carta crothen ou meyer, Amdarais caso não tenha bijou botar uma anticongelante, ou então uma eclipse pelo corte no fixo das skills.
Manto do Cientista para dano com crothen e Amadarais também.

Escudo:
Coelho, Maldito, Purificado, Fotia, Nero carta sapo de thara pra defesa e bijou para dano.
Égide das divindades também para evitar petrificacao e ganha pós.

Capa:
Caso esteja usando combo senhor do tempo botar a capa senhor do tempo, caso esteja usando super óculos poring usar um manto mágico de geffen ou como outra opção uma FAW de Cast, prefira o Manto de Geffen pra dano, eventualmente combo capa grandiosa ver invisivel.

Bota:
Senhor do tempo, botas elementais, sapatos luxuosos ou sapatos ilusionais também é valido. ambas com carta bispo no mundo ideal.

Acessorios:
2 H motto ou colar memorável RWC pe1/2 + restauração. Cartas de dano elemental. Oni e tbm pode ser bom em algumas situações.

Para Castar ganbatein:
Ou se tem 90+% de pos ou use algo como bala de guarana entre os casts para dar override no pós. Eclipse é basicamente obrigatorio, de resto priorize resistencia.

Para dano:
Tente escolher uma skill para maximizar caso não va jogar mais solto e use prioritariamente ela e algumas outras entre as recargas.

10. MVPS mais problemáticos, com dicas em cheffenia aura verde:

Sombra de Nidhogg:
O capeta para WLs , esse demônio adora ativar reflexão mágica e não tem como saber se a reflexão tá ativada ou não sem bater nele. Se tiver em cheffênia surgiro passar reto, se tiver que passar por ele, de umas nevascas lvl 1 e fique tomando o dano da nevasca refletida, no momento que parar de tomar dano de reflexão mude para corrente e frite o Dragão rapidamente antes que ele ative de novo, porque não demora muito pra isso acontecer. WLs de esfera d'Agua podem sofrer bastante com ele.

Bispo Decadente:
Reflete dano mágico também, costuma ativar depois de poucos segundos após te alcançar, com bons sets é possivelmente matar ele bem antes dele ativar a reflexão. WLs que obtiverem conjuração variável zerada por equipamentos vão sofrer muito com conjuração lenta, os WLS que fecharem essa conjuração por atributos, não vão ter nenhum problema com isso.

Ifrit:
Com a aura verde se tornou extremamente dificil de matar antes de dar terremoto, tanque e tenha imunidade a caos, ou use exilio. 

 

Celacanto Cruel e Celacanto Mutante:
Esqueça, eles são imunes a dano mágicos.

Celacanto Sombrio e Celacanto Violento
Ambos só tomam dano mágico, o celacanto violento é a versão mais difícil entre os dois. Eles atacam principalmente com esfera d'agua e um TJ que te joga pro outro lado da tela. Se conseguir spammar corrente eles morrem ridiculamente rápido. WLs de esfera vão ter problemas, vão precisar de um Manto Leviathan e uma armadura de vento com defesa mágica pra ficar de boa. O celancanto Sombrio tem como mob o kukre ancestral que da divest all também. Então não deixe eles chegarem perto. Fique esperto também com desencantar que ele pode castar acabando com ic caso dependa de clementia.

Rainha Scaraba Dourada:
Ela só é horrível devido ao seu mob, certifique-se de matar o seu mob primeiro e o resto deve ser bem fácil. Não mate o mob e sofra todo tipo de problema, de caos, a strip a equipamentos quebrados. Uns impactos resolvem o problema.

Kraken:
O primeiro grande obstáculo da torre sem fim.

Para WL de corrente ele não deve ser problema nenhum, mas caso ainda tenha problemas o manto Leviatã deve resolver todos eles, se não conseguir matar a tempo, lembre-se de castar exílio rapidamente em você quando ver todo o chão ficando vermelho (indicativo de terremoto), cajados dedicados de brasilis também podem servir como uma grande mão na roda.

Para WLs de esferas a mesma coisa vale, um Leviatã junto com anti-agua ou nero  ou Leviatã com marte basicamente anula todo o grande dano dele, de resto só ficar atento ao terremoto. Mate na corrente elétrica ou tetra vortex de vento mesmo, use bala de guaraná após cada cast pra ter menos problema com pós cast. É possível dar exílio no terremoto.

Belzebu:
Se quiser o loot e experiência vai ter que esperar ele transformar do modo mosca (aparencia de chonchon de aco) para o modo final, isso pode ser um problema pois as pancadas do seu mob podem doer um pouco e é importante potar nesse meio tempo. Tanto WLs   devem matar esse modo final utilizando impacto Espiritual de preferência em telecinesia e com cartas elviras e gioia. Após transformar ele ativa reflexão mágica depois de alguns poucos segundos, felizmente ele leva um dano absurdo de impacto com telecinesia e deve morrer antes.

Amdarais Sombrio:
Recomendo uma carta naght Sieger, amon rá do pesadelo, elviras, ele tem baixa defm então não é tão importante assim ignorar toda a defm dele. Com um mínimo de boost no seu dano fantasma e com telecinesia ativa ele deve morrer muito rápido. Mesmo WLs de esferas deveriam tentar fazer no telecinesia, ele toma muito dano pra isso.

KTULLANUX
Ele te desencanta logo que te vê a preferência é mandar outra pessoa para tomar o dispell, caso tenha baixo dps você pode sofrer porque pode dar tempo dele castar imunidade a danos mágicos, mas ainda assim é incomum. Uma corrente e um manto do Leviathan resolvem.

General Daehyun
Na aura verde ele foi motivo frequente de wipe da pt, especialmente no começo. Ao acumular muitos monstros o dps nele cai bastante dando tempo para ele ativar o max pain matando toda sua pt nos pulos da corrente. Minha sugestão é limpar o mob com impacto meteoro cometa, o que for mais conveniente para você (para mim era impacto) porque o mob fica tomando dano da corrente que seria do General, com um detalhe, o mob é imune a vento e com isso seu dps nele cai bastante. Então de impacto nele para limpar o mob e comece a fuzilar de corrente, caso comece a subir miss no seu char é porque ele invocou o mob dele de volta, nesse caso pare a corrente e limpe o mob de novo. Dessa forma ele tem bem menos chances de ter tempo de conjurar imunidade a dano mágico ou mesmo o max pain. É um dos mvps mais chatos da atual cheffenia.

Detardeurus
Sugador de sp, demora muito para morrer e é chato, minha sugestão é que deixe ele no final da sua tela e caste um pântano dos mortos e uma nevasca level 1 saindo da tela dele. Grandes chances do mvp usar teletransporte.

Serpente Suprema
Um dos mvps que mais pegam imunidade a magia, mesmo de gioia MMM e 2 expansivos ela consegue castar essa skill ainda com certa frequência. Ela é fácil mas fique esperto a imunidade.

Bio3: Eremes e Gertie
Morrem fácil na supernova
Melhor jeito de fazê-los é com carta amon ra pesadelo. Deixe-os irem em algum tanker e não existe nem a necessidade de revelar eles, atacar o mob com impacto em telecinesia já vai fazer o mob morrer em poucos segundos.

Bio5: Sentinela Cecil, Trovador Alphoncio e Musa Trentini

Morrem Fácil na supernova
Esses mvps bio5 tem um modo easy de fazê-los, em especial a sentinela Cecil, para isso é necessário apenas um AB com habilidade ressucitar com baixa pós e uma certa tranquilidade no mapa. A ideia é que o mvp não anda para te atacar já que eles atacam de longe.

Deixe-os distante na tela e comece a atacar o mvp bio5 com chamas de Hella enquanto o AB fica longe de você e especialmente da tela do mvp, o mob deve se deslocar até você e te matar, mas como o mob vira passivo a alvos que não estão na tela do mvp seu AB não vai ser atacado. Faça seu AB te ressucitar várias vezes e em cada ress deve ser possível castar uma ou duas chamas de hella no mvp.  Nesse meio tempo o mvp deve castar maxpain algumas vezes, continue fazendo o seu AB te ressar e continue atacando o mvp assim mesmo, para que não o deixe andar em direção ao AB, o maxpain some bem rápido também. O mvp não deve demorar para morrer.

Coisas a se atentar nessa estratégia: 
-Não ser empurrado por skills, use abissal etran o que for, ser empurrado pode acabar com o posicionamento e levar a um wipe rápido.
-Ficar atento aos ekips se eles estão quebrando ou tomou divest, na minha experiência isso não acontece.
-SP, alguns monstros de bio5 sugam sp e é bom ter vairos consumíveis de sp na mão para recuperar eles rapidamente.
-Skill como fogo grego no chão pode te ferrar bastante interrompendo cast, tenha algo como ic permanente com ekips como manto do javali anel temporal com instinto, seja imune a fogo ou mande um bio da pt jogar ervas daninhas para tirar o fogo grego do local que você esta sendo ressucitado.

Bio5: Arcana Kathryne  e Feiticeira Celia
Bem fáceis com gioia e bispo, elas devem morrer com impacto de telecinesia antes mesmo de encostar em você.

Bio5: Guardião Randell  e Arcebispa Margaretha
Aqui começa a ficar mais difícil, ataque com chamas de Hella, minha experiência diz que é mais dificil deles usarem dor máxima se estiverem batendo em um tanker por isso deixaria eles chegarem no tanker várias vezes antes de atacar eles. Morrem rápido com chamas de hella, o tank não precisa aguentar muito tempo.

Bio5: Resto
Não tive nenhuma estratégia que funcionasse melho neles ainda, atacar com corrente pode ser arriscado uma vez que o pulo da corrente aumenta as chances de alguém do mob aleatório usar a skill e matar todo mundo.A situação ideal era quando o mvp estava desgarrado do mob podendo evitar os pulos das correntes.

Link com sets recomendados de corrente armadura calcado e brasilis, não atualizado ainda para incluir uma possível supernova.
Sets de troca para cada MVP - Bruxos e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com)

 

Outras dicas cheffenia:
- Combine com a pt quais mvps vocês irão telar e a função de cada um nesses eventos.
-Pântano dos mortos para diminuir a velocidade de andar dos mvps é sempre bom
-Lady Tanee deve ser feita rapidamente porque ela pode telar alguém da pt para outra pate do mapa.
-Alguns MVPS puxam com certa frequência, Thanatos Hatii foram os mais problemáticos para mim, mas ainda é difícil de acontecer.
-Vigia do tempo é horrivel de fazer, quase sempre melhor mandar os ABs darem graça divina dele para fazê-los telarem.
-Morroc ferito pouco antes de morrer casta uma skill chamado poder infernal que impede que se ressucite as pessoas na tela durante 4mins, caso sua pt tenha dps alto o suficiente ele morre antes de castar essa skill. Surgiro que ao matar eles todos da PT foquem nele para minimizar as chances dele castar essa skill
-Vesper em particular usa bastante grito da mandrágora, com algumas sortes e vit no build laudas as chances de pegar diminuem muito, mas sempre tenha doce de elvira.
-Se estiver em grupo é muito frequente que o vesper ative imunidade a um tipo de dano, no caso do Vesper é sempre imunidade a danos físicos então fique esperto para avisar a pt.
-MVPS como ifrit geralmente são feitos com mais de um tipo de dano, físico e mágico e uma situação comum de acontecer é a PT não saber se ele ta imune a dano físico ou mágico. Na minha experiencia com danos de mamonita e sbk a foma mais fácil de distinguir entre os dois é a velocidade da cura do MVP, se os números verdes da cura estiverem subindo numa velocidade alucinadamente rápido é porque ele pegou imunidade a dano mágico porque corrente bate muito mais rápido, mais hits por segundo. que mammonita. Não sei como é o caso se o outro membro físico for um doram que tem skill que combina vários danos em um só.

11. Agradecimentos e lugares para visitar e consultar:

Ao Browiki:
https://browiki.org/wiki/Página_principal


Ao IROwiki:
https://irowiki.org/wiki/Main_Page


Ao DivinePride:
https://www.divine-pride.net/


A toda comunidade do discord da páginas de Arcanos do bRo.
Destaque para: Duducito, GFSMelo em ajuda com a WOE TE, Sucy, Nagi, Mesmer e Nihal.
Ao jogador Toth von K. O Everton Dohler por mostrar que da para fazer muito com a classe desde muito cedo, quando WL ainda era considerado meme.
A user _Lakshmi_ que 7 anos atrás fez um guia mais legal e bonito que o meu e me ajudou a estruturar esse.

Abaixo imagens que buggaram no post e que eu não consigo remover no edit

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Muito bom!
Quero ver a plaquinha rs

 


Tem o biscoitinho lá da máquina de presentes que ajuda na aspd tb Só é um pouco mais restrito o acesso.
Assim como a poção de ouro. É 3% só mas é alguma coisa

Campo Gravitacional hj é meme mas no futuro é bem boa tb.

 

18 horas atrás, Judit disse:

Ao jogador Toth von K. O Everton Dohler por mostrar que da para fazer muito com a classe desde muito cedo, quando WL ainda era considerado meme.

Eu confesso que eu só jogo de WL até hj por causa dele.

Editado por Kaoz '-'
  • Like 4

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente guia, parabéns! /like

Gostei de alguns comentários com humor, deixam a leitura mais descontraída!  :D

  • Like 2

"Onde há vida, há trevas. Onde há trevas, há o mal. Esses seres malignos, que os céus não conseguem julgar... Serão eliminados nas trevas. Por nós... Os assassinos." Akame ga Kill

Link para o comentário
Share on other sites

  • Judit pinned this topic
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Povo, já li e relí o tópico várias vezes.

Estou pensando em comprar um cajado da magia oculta +10 para servir como arma "genérica" para tudo ou quase tudo. Existe alguma(s) carta(s) também "genérica(s)" ou seja, que sirva(m) para a maioria das situações e que não sejam as de MVP (Celine e Vigia do Tempo)??

Pelo que li do tópico, seria a marionete demoníaca, carta bem mais acessível do que as MVP acima citadas, e que de qualquer forma ajudaria na ASPD. 

Editado por bruxa daora
Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, bruxa daora disse:

comprar um cajado da magia oculta +10 para servir como arma "genérica" para tudo ou quase tudo

Ele é bem top viu!

Ignorar 50% defm é bastante coisa, e ainda tem 2 slots e pode receber 2 encantamentos.

 

9 horas atrás, bruxa daora disse:

Existe alguma(s) carta(s) também "genérica(s)" ou seja, que sirva(m) para a maioria das situações e que não sejam as de MVP (Celine e Vigia do Tempo)??

Sem ser MVP seria Marionete Demoníaca mesmo, ou Essência de Morroc INT3.

Quando chegar a Ilusão do Luar chega uma carta que dá 25 ATQM. Não é muito, mas é mais uma opção acessível pra dano.

 

9 horas atrás, bruxa daora disse:

Pelo que li do tópico, seria a marionete demoníaca, carta bem mais acessível do que as MVP acima citadas, e que de qualquer forma ajudaria na ASPD. 

Sim, ela seria a melhorzinha mesmo.

No entanto se o seu cast não for muito baixo, tipo de 0s a 0.5s, a velocidade de ataque dela não terá muita serventia, já que seu spam não será alto.

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Magnatrom disse:

Ele é bem top viu!

Ignorar 50% defm é bastante coisa, e ainda tem 2 slots e pode receber 2 encantamentos.

 

Sem ser MVP seria Marionete Demoníaca mesmo, ou Essência de Morroc INT3.

Quando chegar a Ilusão do Luar chega uma carta que dá 25 ATQM. Não é muito, mas é mais uma opção acessível pra dano.

 

Sim, ela seria a melhorzinha mesmo.

No entanto se o seu cast não for muito baixo, tipo de 0s a 0.5s, a velocidade de ataque dela não terá muita serventia, já que seu spam não será alto.

Tendi meu nobre. Tks pela resposta detalhada. Acho q eu deixaria limpo mesmo, por hora, então = )

Link para o comentário
Share on other sites

Meu nobres, no meu gameplay atual de WL reparei mais uma coisa que demanda o conhecimento práticos dos experts.

Sobre as botas temporais, notei que basicamente só servem os encantamentos de Epifania e a Euforia, que são os que ativam por dano mágico (tá tá eu sei que seria possível usar as outras de outras maneiras, mas de forma prática somente essas duas efetivamente acionam constantemente).

A Epifania é muito legal, aumenta o dano pra caramba, me deixa insta cast, mas meu povo, que coisa chata aquela drenagem de SP hein, volta e meia me acabam os itens de recuperação vou lá ficar sentada com a bruxonilda hehe.

Outrossim, a Euforia não drena SP de forma tão chata, mas o bônus dela não é nada de mais, os 200 de Luk, aumenta bem pouquinho o dano, nada relevante.

Dito isto, o que q tus me dizem: focar em Epifania e "tankar" o gasto excessivo de SP, ou usar Euforia, basicamente ignoro o bônus de luk, e uso ela apenas pelos bônus de tirar 0,5 do cast fixo e Dex + Hp  por conta do fácil refinamento até +11 (usando o item lá da ordem dos exploradores).

Opinem,

Link para o comentário
Share on other sites

Em 5/4/2022 em 7:15 PM, The Unknown disse:

Eu voto pela Epifania. Não acho pausas ocasionais para sentar um problema, e você pode reduzir isso usando alguns recursos próprios, como pontuar em Dreno de Alma.

É cara, fiz vários testes aqui. E a Epifania ganha de lavada mesmo, não tem nem comparação. O negócio é andar com bastante consumível de SP pra emergência. Feshow.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 4/22/2021 em 2:36 AM, Judit disse:

Sugestão de progressão de equipamentos bem mais baratos e muito bons:
 
Armas:
- Bastão de lágrimas
1646.png
- Bastão da destruição
2000.png
- Kronos
2004.png
- Cajado dos espíritos da escuridão
1664
- Cajados de brasilis com PE10 ou PA2
26104.png26113.png26102.png1688.png

Todas são armas baratas, equipam relativamente cedo e tem um dano base muito alto. Um cajado do cavalheiro [3] com cartas alma de Katherine também faz milagres, mas pode ser um pouco mais caro de obter.
O Cajado dos espíritos da escuridão é um ótimo cajado pra ajudar a fechar pós e bypass na corrente caso ainda não consiga atingir 96% de pós com o magia oculta, nessas situações recomendo fazer o switch pra esse cajado que na ordem dos exploradores recebe 1 slot e ainda encanta em malangdo.

Headgear uteis e baratos:
- Tiara de espinhos gótica combado com os espinhos da escuridão formam um belo combo capaz de tirar belos danos e ambos são bem baratos no mercado.
- Combo asinhas com qualquer um dos seus pode sair relativamente barato também, mas as asinhas pode sair caro pra um jogador iniciante.
- Combo kardui ainda é o mid low mais barato e que mais fornece ataque mágico pelo preco que custa é uma boa pedida também, além de ser um dos melhores itens para WOE.
- Capacete Vesper com vesper: Um pouco mais caro entre os hats mais baratos, mas tem sua utilidade com dois expansivos, apenas tem coisa bem melhor no geral.
- Pedra do desbravador Combado com anel do desbravador: possivelmente ainda mais barato e versátil do que orelhas do kardui.

Armadura:
- Bata de orleans ou manto mágico de Geffen: já impede seu cast de ser interrompido. Dropavel
- Manto mágica de Geffen: Muito parecido com a Bata, também deve ser bem barato. Farmavel em instâncias.
- Vestimenta Arrogante: Farmavel em prontera e encantável lá também. Boa armadura de dano até para o endgame. O refino pode se provar mais complicado e demorado.

Capa:
- Sobrepeliz da rainha verme: Já vem com over e deve ser ideal para botar uma carta como larva de verme, Mumia anciã do pesadelo ou ancião ancestral. Em evento de exploradores da para obter uma capa ainda melhor que é o manto temporal de geffen combando com uma das armaduras.
- Sobrepeliz do Guardião: Opção ok pra resistência muito barato também.

Bota:
- Bota diabolus com algum refino + asinhas discretas: Combo mais caro devido ao refino da bota e as asinha, mas pode ser bem útil.
- Botas Temporais Des ou INT: A Des é melhor, mas ambas são muito baratas, farmaveis a partir do level 130. Idealmente tu compra antes de player a preços mínimos. O melhor encantamento no começo é um PE5
- Botas EXC: Permite alguns encantamentos bem interessantes, também é farmavel embora só mais tarde. Vários diagramas úteis podem ser instalados nele. É uma opção que talvez seja mais útil vender os itens de farm do que aproveitar, mas também uma bota bem ok no começo. https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata
- Botas Divergentes: Custa nada, qualquer player antigo deve ter algumas na kafra pra dar de presente, da bastante hp e sp.

Escudo:
- Escudos de Brasilis: Proporcionam um combo com bracelete suntuoso bem legal para começo em especial o combo do escudo de água. Tirar 20% da pós quando não se tem nenhuma redução é bastante coisa.
- Escudo da Valquiria: Bom, bonito e barato. Não precisa de refino, um set com vários desses e as várias cartas de resistência racial te levam longe. Também bem legal com neopunk pra combar com marcatempo e ignorar 50% da def mágica.
- Livro Antigo de Geffenia - Água [1]: Item chato de farmar para iniciantes, se fabrica em Lighthalzen. Com evento das fadas pode ser bem fácil de farmar.

Acessórios:
- Bracelete suntuoso: combado com escudo e com as cartas elementais provavelmente é uma das melhores opções baratas, em eventos de brasilis são altamente farmaveis.
- Anel do Desbravador: Combado com a pedra do desbravador, é um dos melhores mids e subestimado para a classe bem barato também, ainda reduz fixo de bônus.
- Qualquer acessório barato com as cartas de aumento de dano elemental(Elvira, Mula, Mavka): As cartas já fazem boa parte do trabalho.

Combos de Mora:
https://browiki.org/wiki/Encantamentos_de_Mora

São sets que podem auxiliar bastante se tiver usando mais uma skill para concentrar dano. Se por ventura tiver um char com muitas moedas classe A,B,C,D,E é possível obter os sets rapidamente trocando essas moedas por moedas de mora em Malangdo e utilizando essas moedas para obter os itens e dar um grande boost de dano. Não acho que valham muito o esforço de tentar pegar o fortalecido porque dependendo da sorte pode sair um pouco caro refinar e só equipam no level 130. Os pontos positivos do set são que podem sair de graça, podem boostar muito o dano a depender do resto do seu set, porque ocupam muitos slots que poderiam ter coisas mais uteis e os cajados de Brasilis podem se sair bem melhores também. Mas é uma opção para lembrar a custo bem baixo.

Algumas considerações
Outros combos e Armaduras de valores não necessariamente baixos

Combo Astrea:
Útil pra resolver vários problemas, no geral talvez seja a melhor opção pra sobreviver e tankar habilidades, mas tankar não é a finalidade de WL na maior parte das Vezes. Considere usar a Tiara junto com a bota se quiser fechar fixo de uma forma fácil, já o variável não vai ser muito fácil sem botas temporais des. A armadura junto com a tiara provavelmente vai ser um combo bem ruim, correr o risco de perder 50% do dano mágico enquanto esta apanhando e sem a reposição do hp dos 200 de vit podem te por em maus lençóis.

Comparando conjuntos de equipamentos diferentes.

Sempre que ficar na dúvida sobre se um conjunto de equipamentos é melhor que o outro e não tiver acesso aos equipamentos é possível fazer as contas previamente para não ter que gastar kks com equips e depois se arrepender. É possível fazer isso com caneta e papel, planilha, calculadora, mas eu recomendo utilizar esse site aqui.

Compare Setups (irowiki.org) 

O site é bem autoexplicativo basta somar os bônus de cada multiplicador que você tem que vão desde % de ATQM, % em dano de elemento X, % em em dano mágico e colocar os valores nas caixas indicadas. O único detalhe mais particular que eu faço e é particularmente meu é que a calculadora não tem um multiplicador próprio da skill (exemplo: Anel expansivo boostando dano mágico) e por isso eu uso o multiplicador de monster% (esse multiplicador é originalmente dedicado a itens que aumenta danos em monstros particulares como tiara do orgulho e os monstros da torre do relógio e asinhafaas discretas) como esse é um multiplicador que geralmente não é usado e eu faço essa gambiarra.

O monster ID é o id do monstro que aparece no divinepride, basta procurar o nome do monstro e colocar o id pra ver seu dano base no monstro. A partir dai o seu dano com a skill é calculado multiplicando o matk pelo % de dano da formula no browiki, pra maioria dos efeitos práticos, tu não precisa fazer esse último passo basta comparar os dois valores de matk com os dois conjuntos de equipamentos a serem comparados.

Equipamentos Sombrios:
Combo Deusa:
24326.png+24327.png
Armadura da Deusa+ Escudo da Deusa

Melhor combo e muito barato. Da defm e um atqm extra. Também encaixao em outros personagens, tenha de toda forma.

Combo Armadura indestrutivel
24154.png+24155.png
Compete com o combo da Deusa no slot da armadura, uso ao seu julgamento.

Equipamento Sombrio total(Brinco e Colar)
24339,24340
Na minha opinião o melhor sombrio, mas extremamente ainda caro e raro proporciona 1 de status a cada refino

Combo Elegante
24363.png+24364.png+24365.png
Proporciona algum HP, Sustain pequeno e atqm, minha opinião é um combo para olhar com carinho e não compete com os slots da Deusa

Sapato Sombrio VIT AGI
24038.png
Para mim o melhor no slot até agora 

Colar Sombrio da Velocidade
24365.png
Ótimo se precisar tirar pontos de agi para fechar aspd, equipamento que não deve ser esquecido

Combo Fulgaz, Autoportante, Tensão, Medicinal
Fulgaz pode ser luxo 
Autoportante acho bem ruim não vale a pena, muito investimento e ocupa muitos slots para fornecer pouca coisa, um switch de armadura resolve
Tensão só ativa com ataque físico, mas ainda pode ser útil

6. Consumíveis Úteis:

Antes de mais nada queria linkar um post feito pela Mage com bem mais consumíveis:
[CONSUMÍVEIS] - Sacerdotes e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com)
Abaixo minha opinião geral sobre os mais comuns.

Para aumentar os status e atingir o IC mais facilmente:
- Palitinhos doces
- Bolinho divino
- Coquetel Uivante,
- Chá Gelado de Siroma
- Pergaminho de Benção.

Bolinho divino ainda te da ataque mágico e não desativa ao morrer, durando 30mins.
Coquetel Uivante e Chá gelado acumulam com bolinho divino, mas duram apenas 5 mins e desativam ao morrer.

Todos esses te ajudam a chegar mais perto de completar a fórmula do instant cast variável
2*Des+INT >= 530


Consumíveis para aumentar ASPD:
- Doce hiper açucarado
- Doce Mágico*
- Suco Celular Enriquecido
- Fúria Selvagem
- Acarajé
- Elixir Rubro

Fúria selvagem e suco Celular enriquecido são extremamente baratos e na prática podem facilmente ser contados o tempo todo.

Doce mágico não aumenta aspd, mas corta em 70% o fixo se não tiver um bônus desse ajuda a spamar mais rápido hella com botas da evolução por exemplo, tem uma recarga de 3mins

Doce Hiper Açucarado aumenta bastante a aspd e da vigor, porem tem recarga 3 mins.

Acarajé é caro e não deve ser muito contado na build, mas é uma opção.

Elixir Rubro: Não tão caro, dura 10 minutos, aumenta a velocidade de ataque te da ataque mágico, use com cuidado pois diminui o hp máximo enquanto ativo. O efeito é cancelado ao morrer.

Consumíveis para ajudar a sobreviver:
-
Poção grande de HP.
- Poção da Média Vida.
- Poção pequena da Vida.

Consumíveis baratos também a poção grande de HP pode fazer a diferença várias vezes entre a vida e a morte, também é barata de comprar.

Outros consumíveis úteis:
- Poção do Furor mágico: Aumentar ATQM
- Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 5%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 3%
- Grande Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 10%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 5%
- Suco de Gato: Diminuir o elevado consumo de sp da corrente
- Poção de Guyak: Aumenta muito a mobilidade ajudando muito a upar, a desviar de obstáculos e chegar mais rápido em monstros, poção do vento também é uma alternativa boa em woe.
- Elixir Rubro Fornece atqm.
- Super Poção infinita - Fornece de tudo um pouco também.
- Super Poção ilimitada - Fornece de tudo um pouco também.
- Pergaminho de transformação Banshee ou Marduk. Aumenta atqm.
- Furor Mágic: Aumenta atqm

Buffs especialmente úteis:

- Poema de Bragi: Em WOE TE você vai querer estar o tempo todo em cima de uma poema de Bragi.

- Proteção da Orla: Ajuda muito na sobrevivência se tiver um amigo gato tank
- Clementia e Cantus Candidos: Ajuda muito na aspd e principalmente para fechar o IC se tiver AB na PT deve contar sempre com isso. Eu pessoalmente gosto de fechar o IC contando com clementia.

- Sacramentum: Útil em algumas situações em que não se anda com Fixo zerado, como spammar Hella com botas da evolução.

- Demais buffs de aspd e HP como ritmo contagiante, canção de Frigga, Maçãs de Idun.
 

7. Onde e como upar?

Ver esse link:

 

A única dica adicional que eu dou é ter uma segunda conta pra casar seu personagem com um soul linker e upar com kaahi, seus problemas com hp acabam dessa forma.
Tem um guia de up com kaahi nesse próprio fórum.

 

 

8. Instâncias:

Basicamente um WL bem equipado faz tudo com relativa facilidade.
WLs com sets mais modestos podem sofrer bastante para fazer algumas instâncias.
Não vou postar vídeos de WL com sets de vários Bs fazendo instância porque não faz sentido, qualquer WL com alguns Bs deve fazer qualquer instância fácil. Vou postar um comentário e talvez alguns vídeos de algumas instâncias.
 

Torre sem fim:
Da pra fazer fácil com set de esfera d’ agua e conjuração sem interromper até chegar no kraken ao menos, ai vai precisar de mais equipamentos e consumíveis e habilidade.

Salão de Ymir:
WL faz fácil essa instância com telecinesia ou esfera d’agua. Cuidado apenas com um dos golpes do amdarais. Ele pode ser morto facilmente utilizando algumas folhas de yggdrasil. É possível obter o drop da bijou 2 vezes se conseguir tirar mais de 10kk nela em um único hit na primeira vez que ela aparece. Para conseguir isso vai precisar provavelmente de uma carta Amon Rá do Pesadelo, muito difícil conseguir tirar 10kk sem isso. 

Abaixo um set capaz de dar 10kk+ na bijou em um só hit com a lex do barão ativa, amplificação mística e pilula de combate e furor mágico.  Sets mais baratos são bem possíveis, especificamente uma bota G09 com vulcão deve aumentar muito o dano e até se livrar de muitas coisas que tem nesse set, outra coisa que ajudaria seria encanto PA1/2 no cajado, no caso pra esse set da foto, isso não é utilizado. O cajado esta com 3 almas de katherine.
unknown.png

Pesadelo Musical:
Idealmente deve ser feita em grupo, mas da pra solar de WLs sem muito equipamentos perto do level 120 desde que bem construído e jogado. Abuse o tempo todo de escudo mágico e meteoro Escarlate, seja no disparo ou castado.  Se tiver esfera, pode usar essa habilidade em muitos ambientes com água também, têm vários desses. Não tenha medo de potar, os bichos batem bem. Sempre melhor ir de grupo. Torna a vida muito muito mais fácil.

OGH:
Um pé no saco para WLs, com poucos equipamentos  o excesso de monstros sombrios sem nenhuma abissal vai tornar sua vida muito difícil. Da pra fazer matando na esfera d’ agua, corrente cometo, disparo de Dreno, mas é bem ruim de fazer solando com poucos equips.

Charleston em crise:
Recomendo ao menos um set de esfera d’agua, muitas pots paras ir só. O ideal é congelar os monstros no meio do caminho caminho e matar o resto.

Fábrica do Terror:
Sua principal dificuldade vai ser lidar com os poltergeist sangrentos, o resto deve morrer fácil desde que não mobe muito e com paciência para impacto, o poltergeist vai lhe encher o saco. Minha dica: é ir devagar sempre usar escudo mágico quando encontrar poltergeist sangrento e tentar matar com todas as skills que não seja impacto. Um cajado do cavalheiro com 3 katherines deve matar ele em um só hit. Mas paciência é o nome do jogo aqui com essas criaturas.

Matar a celine não vai ser fácil. Abaixo o vídeo com o set mais barato que já vi em que se mata a celine, não espere matar ela com menos do que isso.

(13) Warlock VS Celine Kimi bRO Valhalla - YouTube

Único comentário a se fazer é que gato ranzinza é praticamente impossível achar nos dias de hoje e não recomendo muito usar a não ser que esteja em um preço ridiculamente baixo. Capacete vesper tem uns baratos no mercado e já liberaria o resto do set para fazer o que você quiser. 

Sussuro Sombrio:
Basicamente WL é a classe mais fácil de fazer a instância e upar lá em cima nos zumbis. Vá com set com elviras um abissal e não tema. Ela deve ser bem fácil.

Glast Heim Sombria:
Instância bem chata de fazer só, vai precisar de no mínimo uma build com equipamentos high end muito bem montada e vontade de solar. Não recomendada pra fazer sozinho se não tiver com itens muito bons.

Laboratório Wolfchev:

Instância em que se mata um MVP Bio3 ou 4. Não recomendo pra pessoas com leveis baixos ou sem muito equipamentos bons, o melhor jeito de fazer é fazer os bichos entrarem em modo de perseguição antes de te ver e dar dano neles em um esquema bate e corre, sem deixar eles encostarem em você, poções do vento e poções do guyak são recomendadas. Caso o mvp invoque o mob, o melhor jeito é atacar no limite da distancia com magias de alto dano via disparo ou IC. Abaixo um vídeo mostrando a instância da maneira mais fácil.
 (13) Rag - Laboratório, faz tempo - YouTube

9. Vídeos gerais e dicas:
Outros vídeos explicando o arcano de esfera d’ Agua:
(14) Ragnarok - Warlock[WL] / Arcano de Esferas d'Água / Tetra Vortex - Cheffênia 2020/2021 - YouTube
Acredito que hoje um adereço da Celine se saia melhor que o anel desbravador, mas muitas outras opções são possíveis.

Como passar na quest para virar WL com equips mínimos.
(14) Tutorial Quest de WL usando set Eden - YouTube

Lista de cartas que existem no bRo(na verdade faltam algumas ai, mas as mais importantes estão ai, não incluem MVPs por exemplo)
https://browiki.org/wiki/Lista_de_Cartas

Woe TE:

Disclaimer: Fiquei na dúvida sobre escrever sobre essa parte, tenho pouca experiência ainda mais jogando em um servidor(valhalla) onde ela não é tão forte quanto no Thor. Mas prefiro ter uma sessão sobre minha construção do que ficar no vácuo. Tenha em mente que minhas opiniões não são regras e as grandes guildas devem saber melhor sobre a guerra, provavelmente elas vão até te orientar melhor sobre a integração do seu char na guilda deles.

Função:
Arquimagos fazem dois papeis em gvg, basicamente um papel em defesa(pre-cast).
Para os gvgs existem construções mais voltados para o Dano puro(geralmente nevasca, mas outras skills dão danos até maiores, porem não tão convenientes) e construções mais voltadas para ganbatein e status control. Na minha opinião, tendo somente um arquimago deve-se priorizar o de dano, o segundo é bom focar em ganbatein pois ajuda a ativar o dano da Nevasca, que pode ser bem alto, e também pelo fato de 2 nevascas não se sobreporem uma a outra prevalecendo apenas uma.

Para dano na Woe TE:
Topo:
Benção Celestial ou chapéu do éden no mundo dos sonhos com uma fenrir, sem a fenrir pode se usar a katherine normal ou até mesmo uma lichtern. Kiels podem ser uteis, mas geralmente se passa 90% do tempo no Bragi, então outras cartas costumam se sair melhor.
Eu prefiro a benção pelo corte no fixo. E de carta eu uso uma pra priorizar o cast mesmo, a katherine keyron.

Mid e Low:
super óculos poring(combado com a bota apenas) ou orelhas de kardui combado com leão de vinhas.

Low:
Fragmento do yggdrasil combado com leão.

Arma:
Minha arma favorita é um lágrimas bem refinado e encantado com PA1 ou PA2.  Obrigatório ter uma leão de vinhas caso esteja com kardui(muito recomendado) e como segunda carta uma celine/Zakudam/Vigia do Tempo. Demoniaco, Bastão da destruição e espinhos da escuridão, varinha Rubi +15/+14 devem bater bem também. Ou um cajado de Brasilis Iansã com PA2, leão de vinhas e 2 zakudans tbm tem seu seu potencial e baratinho.

Armdura:
Armadura do heroi sábio com carta crothen, Amdarais caso não tenha bijou botar uma anticongelante, ou então uma eclipse pelo corte no fixo das skills.
Manto do Cientista para dano com crothen e Amadarais também.

Escudo:
Coelho, Maldito, Purificado, Fotia, Nero carta sapo de thara pra defesa e bijou para dano.
Égide das divindades também para evitar petrificacao e ganha pós.

Capa:
Caso esteja usando combo senhor do tempo botar a capa senhor do tempo, caso esteja usando super óculos poring usar um manto mágico de geffen ou como outra opção uma FAW de Cast, prefira o Manto de Geffen pra dano. 

Bota:
Senhor do tempo, Archangeling ou sapatos luxuosos também é valido. ambas com carta bispo no mundo ideal.

Acessorios:
2 H motto ou colar memorável RWC pe1/2 + restauração. Cartas de dano elemental.

Para Castar ganbatein:
Set de redução de dano + redução de cast fixo e variável + armadura do eclipse(se tiver delay de doce mágico)
arma: Adaga da valquíria encantamentos PE são legais pra reduzir o variável e passar status maldição com presentes se optar por isso.
Hat: Benção ou Digititica mesmo pelo dano.
Orbes arcanos podemos ser bem vindos pelo esconderijo.
Sapatos luxuosos com resistência humanoide
Capa vendo com resistência humanoide, anel revigorante com crocodilo outro proteção te ou colar RWC com PE de redução variavel. 

Joguei muito pouco mais voltado pro ganbatein,  é ideal fechar o variável junto com Bragi, principalmente se for castar skills pra dar maldição. Tu basicamente nunca deve sair de perto de um redentor ou de um menestrel com Poema de Bragi. Se estiver com sets de dano, é legal fazer carregar ao menos dois sets de boost elemental diferente, geralmente um deles sempre vai ser água devido a nevasca, o segundo geralmente é vento, mas pode ser água e fogo também.

Chuva de Meteoros tem um DPS maior que Nevasca com um bragi no seu pé e especialmente com carta salamandra na capa, mas é mais difícil aguentar inimigo refletindo o dano também tem a desvantagem de ter um dano espalhado e não congelar. No mundo ideal tem uma nevasca e várias chuvas de meteoro caindo sendo um arquimago pra cada skill em um pré-cast. Trovão de Júpiter pode chegar  danos monstruosos com o set certo é bom também porque frequentemente seus oponentes podem achar que só vai ter nevasca e usarem anti-agua ou mesmo um motor trip R-água(-75% de redução a agua,+25% de dano vento) Nesses casos um TJ no meio da nevasca pode garantir um dano bem maior em casos mais individuais.

10. MVPS mais problemáticos, com dicas em cheffenia aura verde:

Sombra de Nidhogg:
O capeta para WLs , esse demônio adora ativar reflexão mágica e não tem como saber se a reflexão tá ativada ou não sem bater nele. Se tiver em cheffênia surgiro passar reto, se tiver que passar por ele, de umas nevascas lvl 1 e fique tomando o dano da nevasca refletida, no momento que parar de tomar dano de reflexão mude para corrente e frite o Dragão rapidamente antes que ele ative de novo, porque não demora muito pra isso acontecer. WLs de esfera d'Agua podem sofrer bastante com ele.

Bispo Decadente:
Reflete dano mágico também, costuma ativar depois de poucos segundos após te alcançar, com bons sets é possivelmente matar ele bem antes dele ativar a reflexão. WLs que obtiverem conjuração variável zerada por equipamentos vão sofrer muito com conjuração lenta, os WLS que fecharem essa conjuração por atributos, não vão ter nenhum problema com isso.

Ifrit:
Ou se faz ele no hit and run e pra isso é importante ter imunidade a caos ou se da um dano bem explosivo nesse cara, porque do contrário ele vai ativar terremoto e isso vai doer bastante se não conseguir ativar exílio a tempo, mesmo que consiga tankar ele em fúria é bem ruim?. Com build de spam é muito difícil matar ele antes que ele de terremoto se não tiver carta Gioia, se tiver também pode ser difícil. Na hora de matar ele é bom ter 193 de aspd algum consumível como furor mágico, um escudo de fotia ajuda bastante, WLs com Oni podem se beneficiar de usar o vestido da bruxa e um cajado de Brasilis de Oxum com PA2 e cartas Aranha Pomar, não sai caro, não comparado ao preço do resto do seu set provavelmente, e o resultado é excelente.

Wls de esfera d''agua amplificada podem matar ele com uma esfera d''agua seguido de tetra vortex de água. Para isso, Biquíni de escamas, fotia, uma Pedra de amplificação e quem sabe até cartas de dano mágico contra fogo ajudam bastante aqui.

Celacanto Cruel e Celacanto Mutante:
Esqueça, eles são imunes a dano mágicos.

Celacanto Sombrio e Celacanto Violento
Ambos só tomam dano mágico, o celacanto violento é a versão mais difícil entre os dois. Eles atacam principalmente com esfera d'agua e um TJ que te joga pro outro lado da tela. Se conseguir spammar corrente eles morrem ridiculamente rápido. WLs de esfera vão ter problemas, vão precisar de um Manto Leviathan e uma armadura de vento com defesa mágica pra ficar de boa. O celancanto Sombrio tem como mob o kukre ancestral que da divest all também. Então não deixe eles chegarem perto. Fique esperto também com desencantar que ele pode castar acabando com ic caso dependa de clementia.

Rainha Scaraba Dourada:
Ela só é horrível devido ao seu mob, certifique-se de matar o seu mob primeiro e o resto deve ser bem fácil. Não mate o mob e sofra todo tipo de problema, de caos, a strip a equipamentos quebrados. Uns impactos resolvem o problema.

Kraken:
O primeiro grande obstáculo da torre sem fim.

Para WL de corrente ele não deve ser problema nenhum, mas caso ainda tenha problemas o manto Leviatã deve resolver todos eles, se não conseguir matar a tempo, lembre-se de castar exílio rapidamente em você quando ver todo o chão ficando vermelho(indicativo de terremoto), cajados dedicados de brasilis também podem servir como uma grande mão na roda.

Para WLs de esferas a mesma coisa vale, um Leviatã junto com anti-agua ou nero  ou Leviatã com marte basicamente anula todo o grande dano dele, de resto só ficar atento ao terremoto. Mate na corrente elétrica ou tetra vortex de vento mesmo, use bala de guarana após cada cast pra ter menos problema com pós cast. É possível dar exílio no terremoto.

Belzebu:
Se quiser o loot e experiência vai ter que esperar ele transformar do modo mosca(aparencia de chonchon de aco) para o modo final, isso pode ser um problema pois as pancadas do seu mob podem doer um pouco e é importante potar nesse meio tempo. Tanto WLs de Spam como de esfera devem matar esse modo final utilizando impacto Espiritual de preferência em telecinesia e com cartas elviras. Após transformar ele ativa reflexão mágica depois de alguns poucos segundos, felizmente ele leva um dano absurdo de impacto com telecinesia e deve morrer antes.

Amdarais Sombrio:
Recomendo uma carta naght Sieger, amon rá do pesadelo, elviras, ele tem baixa defm então não é tão importante assim ignorar toda a defm dele. Com um mínimo de boost no seu dano fantasma e com telecinesia ativa ele deve morrer muito rápido. Mesmo WLs de esferas deveriam tentar fazer no telecinesia, ele toma muito dano pra isso.

KTULLANUX
Ele te desencanta logo que te vê a preferência é mandar outra pessoa para tomar o dispell, caso tenha baixo dps você pode sofrer porque pode dar tempo dele castar imunidade a danos mágicos, mas ainda assim é incomum. Uma corrente e um manto do Leviathan resolvem.

General Daehyun
Na aura verde ele foi motivo frequente de wipe da pt, especialmente no começo. Ao acumular muitos monstros o dps nele cai bastante dando tempo para ele ativar o max pain matando toda sua pt nos pulos da corrente. Minha sugestão é limpar o mob com impacto meteoro cometa, o que for mais conveniente para você(para mim era impacto) porque o mob fica tomando dano da corrente que seria do General, com um detalhe, o mob é imune a vento e com isso seu dps nele cai bastante. Então de impacto nele para limpar o mob e comece a fuzilar de corrente, caso comece a subir miss no seu char é porque ele invocou o mob dele de volta, nesse caso pare a corrente e limpe o mob de novo. Dessa forma ele tem bem menos chances de ter tempo de conjurar imunidade a dano mágico ou mesmo o max pain. É um dos mvps mais chatos da atual cheffenia.

Detardeurus
Sugador de sp, demora muito para morrer e é chato, minha sugestão é que deixe ele no final da sua tela e caste um pantano dos mortos e uma nevasca level 1 saindo da tela dele. Grandes chances do mvp usar teletransporte.

Serpente Suprema
Um dos mvps que mais pegam imunidade a magia, mesmo de gioia MMM e 2 expansivos ela consegue castar essa skill ainda com certa frequência. Ela é fácil mas fique esperto a imunidade.

Bio3: Eremes e Gertie
Melhor jeito de fazer eles é com carta amon ra pesadelo. Deixe eles irem em algum tanker e não existe nem a necessidade de revelar eles, atacar o mob com impacto em telecinesia já vai fazer o mob morrer em poucos segundos.

Bio5: Sentinela Cecil, Trovador Alphoncio e Musa Trentini
Esses mvps bio5 tem um modo easy de fazer eles, em especial a sentinela Cecil, para isso é necessário apenas um AB com habilidade ressucitar com baixa pós e uma certa tranquilidade no mapa. A ideia é que o mvp não anda para te atacar já que eles atacam de longe.

Deixe eles distante na tela e comece a atacar o mvp bio5 com chamas de Hella enquanto o AB fica longe de você e especialmente da tela do mvp, o mob deve se deslocar até você e te matar, mas como o mob vira passivo a alvos que não estão na tela do mvp seu AB não vai ser atacado. Faça seu AB te ressucitar várias vezes e em cada ress deve ser possível castar uma ou duas chamas de hella no mvp.  Nesse meio tempo o mvp deve castar maxpain algumas vezes, continue fazendo o seu AB te ressar e continue atacando o mvp assim mesmo, para que não deixe ele andar em direção ao AB, o maxpain some bem rápido também. O mvp não deve demorar para morrer.

Coisas a se atentar nessa estratégia: 
-Não ser empurrado por skills, use abissal etran o que for, ser empurrado pode acabar com o posicionamento e levar a um wipe rápido.
-Ficar atento aos ekips se eles estão quebrando ou tomou divest, na minha experiência isso não acontece.
-SP, alguns monstros de bio5 sugam sp e é bom ter vairos consumíveis de sp na mão para recuperar eles rapidamente.
-Skill como fogo grego no chão pode te ferrar bastante interrompendo cast, tenha algo  como ic permanente com ekips como manto do javali anel temporal com instinto, seja imune a fogo ou mande um bio da pt jogar ervas daninhas para tirar o fogo grego do local que você esta sendo ressucitado.

Bio5: Arcana Kathryne  e Feiticeira Celia
Bem fáceis com gioia e bispo, elas devem morrer com impacto de telecinesia antes mesmo de encostar em você.

Bio5: Guardião Randell  e Arcebispa Margaretha
Aqui começa a ficar mais difícil, ataque com chamas de Hella, minha experiência diz que é mais dificil deles usarem dor máxima se estiverem batendo em um tanker por isso deixava eles chegarem no tanker várias vezes antes de atacar eles. Morrem rápido com chamas de hella, o tank não precisa aguentar muito tempo.

Bio5: Resto
Não tive nenhuma estratégia que funcionasse melho neles ainda, atacar com corrente pode ser arriscado uma vez que o pulo da corrente aumenta as chances de alguém do mob aleatório usar a skill e matar todo mundo.A situação ideal era quando o mvp estava desgarrado do mob podendo evitar os pulos das correntes.

Link com sets recomendados de corrente armadura calcado e brasilis, não atualizado ainda para incluir uma possível supernova.
Sets de troca para cada MVP - Bruxos e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com)

 

Outras dicas cheffenia:
- Combine com a pt quais mvps vocês irão telar e a função de cada um nesses eventos.
-Pântano dos mortos para diminuir a velocidade de andar dos mvps é sempre bom
-Lady Tanee deve ser feita rapidamente porque ela pode telar alguém da pt para outra pate do mapa.
-Alguns MVPS puxam com certa frequência, Thanatos Hatii foram os mais problemáticos para mim, mas ainda é difícil de acontecer.
-Vigia do tempo é horrivel de fazer, quase sempre melhor mandar os ABs darem graça divina dele para fazer eles telarem.
-Morroc ferito pouco antes de morrer casta uma skill chamado poder infernal que impede que se ressucite as pessoas na tela durante 4mins, caso sua pt tenha dps alto o suficiente ele morre antes de castar essa skill. Surgiro que ao matar eles todos da PT foquem nele para minimizar as chances dele castar essa skill
-Vesper em particular usa bastante grito da mandrágora, com algumas sorte e vit na build laudas as chances de pegar diminuem muito, mas sempre tenha doce de elvira.
-Se estiver em grupo é muito frequente que o vesper ative imunidade a um tipo de dano, no caso do Vesper é sempre imunidade a danos físicos então fique esperto para avisar a pt.
-MVPS como ifrit geralmente são feitos com mais de um tipo de dano, físico e mágico e uma situação comum de acontecer é a PT não saber se ele ta imune a dano físico ou mágico. Na minha experiencia com danos de mamonita e sbk a foma mais fácil de distinguir entre os dois é a velocidade da cura do MVP, se os números verdes da cura tiverem subindo numa velocidade alucinadamente rápido é porque ele pegou imunidade a dano mágico porque corrente bate muito mais rápido, mais hits por segundo. que mammonita. Não sei como é o caso se o outro membro físico for um doram que tem skill que combina vários danos em um só.

11. Agradecimentos e lugares para visitar e consultar:

Ao Browiki:
https://browiki.org/wiki/Página_principal


Ao IROwiki:
https://irowiki.org/wiki/Main_Page


Ao DivinePride:
https://www.divine-pride.net/


A toda comunidade do discord da páginas de Arcanos do bRo.
Destaque para: Duducito, GFSMelo em ajuda com a WOE TE, Sucy, Nagi, Mesmer e Nihal.
Ao jogador Toth von K. O Everton Dohler por mostrar que da para fazer muito com a classe desde muito cedo, quando WL ainda era considerado meme.
A user _Lakshmi_ que 7 anos atrás fez um guia mais legal e bonito que o meu e me ajudou a estruturar esse.

Abaixo imagens que buggaram no post e que eu não consigo remover no edit

Me ajudou bastante o seu guia, obrigado. =)

  • Sad 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 4/22/2021 em 2:32 AM, Judit disse:

Colar do Mago Salomão[1]
490036
Item que tem potencial para ser melhor do que é hoje com os vários combos de amplificação, atualmente é valido para dar um burst de dano ao usar amplificacao, com ele é possivel dar o maior dano em corrente hella, mas eu acho incoveniente hj. Importante notar que os combos de pedra de amplificação 1,2,3,4,5 combinam podendo em um cenário no futuro pegar 5 vezes o bonus.

Opa, blz... No caso de conjunto quando a descrição tem a condicional ou pega mais de um bônus? No caso hj com o manto de sara Pa3 e um cajado pa2 pega dois bônus? Hj é o máximo de possibilidade no jogo?

Edit: no caso de alguns cajados daria para ter 3 bônus, exemplo cajado com pa2, pa1 e armadura com pa3.. aí seriam 3 bônus?

Editado por Luiz_
Link para o comentário
Share on other sites

On 8/28/2022 at 10:54 AM, Luiz_ said:

Opa, blz... No caso de conjunto quando a descrição tem a condicional ou pega mais de um bônus? No caso hj com o manto de sara Pa3 e um cajado pa2 pega dois bônus? Hj é o máximo de possibilidade no jogo?

Edit: no caso de alguns cajados daria para ter 3 bônus, exemplo cajado com pa2, pa1 e armadura com pa3.. aí seriam 3 bônus?

Se tiver cajado e sara pa3 pega 2 bonus. daria para pegar 3 se tiver as 3 pedras diferentes.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 4/22/2021 em 2:32 AM, Judit disse:

Cartas para o escudo:
31026

Literalmente qualquer uma, mas vou destacar a Sapo de Thara pra woe, Alice para mvps, cartas do combo Barão, Bijou e a famosa Carta Besouro Ladrão Dourado.
As cartas do barão e da cavaleira e outros de redução por tamanho aparentemente só tão reduzindo danos físicos, o mágico tu vai tomar full ainda, considere isso antes de partir pra tais escudos.

Opa, blz?

sabe dizer se esse bug de redução apenas de dano físico, das cartas de escudo de tamanho ainda existe?

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Oi, pessoal!

Estava vendo aqui e talvez tenha um item que não estão dando muito valor e pode ser legal também. A Perna B, do Ilusión, pode ser equipada com um -0,7 de conj. fixa, +50 INT/DES (efeito por 10 segundos) e um def+45. Sei que as botas temporais com epifania pode ter um efeito melhor, mas considerando a redução de 0,7 de conj fixa, me pareceu bem bom.... alguém já testou?

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...