Ir para conteúdo

Remoção dos nerfs? Revisão de itens e fórmulas? - O Show Deve Continuar !!!


Posts Recomendados

De Volta à Partitura 

Prelúdio 

Este texto foi elaborado com a soma de muitos anos de experiência, discussão e pesquisa, e viabilizado através do Kafra News, onde o Rufio sugeriu a confecção do mesmo, mostrando a insatisfação dos jogadores, ao mesmo tempo justificando o porquê da melhoria na classe dos artistas e retirada dos nerfs já impostos para que a equipe da Warpportal Brasil/Level Up passe a interceder junto à Gravity 

Muitos (muitos mesmo!) amantes da classe contribuíram com sugestões e um denominador comum foi criado com uma pequena interseção de tudo o que foi abordado. Não vou citar todos os nomes, pois posso me esquecer de alguns. Então, agradeço a TODOS pela força, em especial ao :Artista: e à RainhaCat que muito incentivaram para que este documento fosse produzido e publicado. 

Peço desculpas pelos assuntos que não foram citados, mas, como já dito a cada um, o nosso foco é trazer de volta à ativa uma classe tão querida e ameaçada de extinção devido ao caminho adotado para o jogo que a deixou de fora após tantas mudanças ocorridas. Garanto que tudo está anotado e será usado a medida em que for abordado. 

Dissonância 

Uma certa quantidade de pessoas, independente da classe que joga, alega não conseguir acreditar na seriedade da empresa desenvolvedora do Ragnarök e, quando não se mostram desanimadas, dizem que vão parar de vez com o jogo. Talvez, nem todos os casos sejam verdade, mas o fato é que existe a conversa e as desilusões. Também em fóruns internacionais (ex.: forums.warpportal.com), muito frequente, se vê debates sobre o assunto, com apelos e pedidos à Gravity, especialmente sobre Bardos, Odaliscas e evoluções. Vemos neste texto uma oportunidade de nos expressar e de a Gravity mostrar aos seus clientes que preza pelos mesmos e não exala tal indiferença, como é constantemente comentado em discussões sobre o Ragnarök 

A classe de Músicos está muito defasada em relação às demais classes e ao Ragnarok em si. A vertente masculina se resumiu à uma única habilidade adquirida na classe 2-2: o Poema de Bragi, a feminina tem seus bônus um pouco maiores, mas não são requisitadas para grupos a não ser que seja para usar o dueto do Baquete de Njord. Em testes práticos, os artistas perdem de longe das demais classes seja em níveis equivalentes se compararmos com as demais classes 3 ou até com algumas involuções das mesmas. Por exemplo, ao fazer uma comparação de um Trovador ou uma Musa com certas classes 2-1 ou 2-2, sendo transclasse ou não, podemos ver que o fato de investir na classe, o tempo gasto, up, renascimento (reborn) parecem não ter valido tanto a pena para os Músicos.  

Por mais que se diga que a “a classe foi feita pra ser suporte e deve continuar assim”, não é justificativa, muito menos se enquadra no cenário e desenvolvimento do Ragnarok. Um grande exemplo disso, é a classe de Arcebispo que é “A SUPORTE” e tem habilidades destrutivas totalmente funcionais ao se enveredar para o lado do Exorcismo, sem perder os auto-buffs. O Guardião Real (Templário) também, foi inicialmente criado para Tank/ Defesa e tem uma efetividade imensa como killer ou mesmo breaker, na WoE.  O Feticeiro tem a sua build de suporte, porém, consegue dar altíssimos danos com uma build caster, e por aí vai. Lembrando que as classes MTK e Espiritualista são expandidas (não se investe tanto tempo para atingir os mesmos níveis de desenvolvimento) e suas evoluções já foram implantadas (não no BRO), elevando-as ao mesmo patamar das demais classes, com exceção das evoluções de Bardo e Odalisca.  

Concentração 

Existem opções de builds bem distintas para cada classe, porém para os Músicos, pode-se até mudar aleatoriamente um ou outro atributo. Tamanha a falta de opção, as habilidades investidas são praticamente as mesmas, diferenciando apenas pelo gosto aleatório de cada um ou uso como requisito para outra. Outro fato é que não há tanta efetividade assim nos Músicos que, a grosso modo, são vistos pela maioria como uma classe que, por mais que se invista, não passa de uma classe 2 com mais hp e sp, até as habilidades novas são repetecos das antigas: deveriam fazer a diferença, mas não têm o brilho, a atração ou efetividade que as das demais classes 3 (ou evolução das expandidas) têm.  

Seja em PvP, PvM, WoE ou MvP, os Artistas estão muito aquém, ao se comparar com as outras já criadas em termo de performance geral, a começar pela falta de opção para equipamentos, quer sejam armas, armaduras etc. Em uma simples brincadeira contra qualquer classe para ver quem ataca/ conjura primeiro (não estamos apenas falando de matar primeiro) os músicos SEMPRE perdem. A necessidade atualmente é de uma classe que de fato tenha builds para o player trabalhar, se dedicar e ver resultados significativos : se suporte, que possa se sustentar, ter skills eficientes de fuga e apoiar os aliados com mais habilidades além do “querido” Poema de Bragi;  se for uma build de ataque, que tenha a oportunidade de lutar, vencer ou perder como qualquer classe, de levar MvP como era na época em que foram implantadas as transclasses, onde uma Cigana ou Menestrel bem feito não devia nada para um Atirador de Elite, um Criador, um Lorde, um Shura entre outros. O que faz surgir a questão de “até que ponto a aura verde, dos MvPs, será útil?”, pois somente classes de dano alto serão beneficiadas, descartando mais uma vez as Musas e Trovadores. Dos primórdios do Ragnarök até um tempo depois do episódio Heritage, a competição era acirrada, inclusive no PvP e WoE. TODAS as classes de nível semelhante tinham vez, e mesmo que fossem derrotadas por uma classe "X”, derrotava a classe “Y” que por sua vez derrotava a “X” e tudo se equilibrava. Derrotar, não precisa ser mega-over-power e dar ik em todo mundo, como supra citado com exemplos de builds, mas se esquivar/ fugir, zerar o hp em 1, 2 ou 3 tentativas, zerar o sp, imobilizar o adversário ou dar debuffs consideráveis, tankar, impedir que algo “ruim” venha a ser feito e se buffar também de forma efetiva. Ou seja, são muitas as opções que se pode trabalhar uma classe. As classes no Ragnarok em si vêm sendo bem trabalhadas, mas a impressão é de que a classe de músicos é uma exceção.  

Todos conhecemos pelo menos uma pessoa que gosta da classe de paixão, mas que parou de jogar o Ragnarok exatamente por causa desse aparente descaso, outras pessoas que jogam de suporte com outra classe por falta de opção, sem muita empolgação no jogo, e conheço outras ainda que quase não logam nem sentem vontade de investir no jogo, mas esperam um dia em que tudo isso vai mudar e poderão voltar a jogar com seus músicos sem a sensação de inutilidade, baixo desempenho independente do seu esforço e sensação de abandono por parte da desenvolvedora.  

Murmúrio Perene  

Agora, voltando às habilidades e desempenhos, vemos que a classe de músicos precisa de um olhar especial. Outro fato que evidencia a atenção diminuída à classe são os sprites, pois vemos que cajados, espadas, escudos etc., mudam o sprite nos personagens, enquanto que, por exemplo, no Trovador sempre vai aparecer um bandolim sendo tocado, independente se o personagem esteja fazendo uso de violino, viola, guitarra, flauta, arco, adaga, concha, harpa, gaita, apito, piano, bateria, teclado, órgão... O sprite de Temporal de Mil Flechas que o diga: sendo atualmente lançado apenas por arcos, mas vemos uma animação de personagens com chicote ou bandolim. Esta situação do sprite não altera em nada no desempenho do jogo, apenas foi citada por ter sido muito comentada em diiscussões informais.

Analisando até as habilidades das classes 4 que ainda não foram implantadas (deixando os Músicos de fora mais uma vez, pelas informações já divulgadas via internet), todas as classes recebem habilidades com efeitos novos significativos. Aparentemente, Troubadour e Trovere recebem basicamente as mesmas habilidades que já possuíam com novos nomes, mesmos efeitos (às vezes com duração ou recargas diferentes). O que muda? Não há criatividade? Os desenvolvedores são tão inteligentes que criam efeitos, poderes, habilidades novas a partir até do que não existe! Por que quando chegam na classe de músicos tudo se esgota? A música em sim nem é muito trabalhada: ouvimos os sons, mas não passa disso. Poderia se trabalhar com a velocidade do som, com o efeito de hipnose, com controle dos sentimentos, perturbação mental, controle dos elementos, vibração etc. A música é muito mais poderosa do que se imagina e nem precisa estudar tanto para se saber disso.  

Outra coisa que poderia se trabalhar: o som em si não se propaga no vácuo, logo a habilidade Escudo Sagrado poderia barrá-la facilmente ou mesmo o uso de um “isolante acústico”. Já a vibração penetra em toda e qualquer célula com efeitos curativos ou devastadores, esta poderia ter um caráter voltado para a magia. Tudo deve ter seus prós e contras. Toda habilidade precisa de um “calcanhar de Aquiles” para que não haja uma vantagem insuperável sobre todas as demais classes. Bem, o que acabei de citar foram só meros exemplos para se trabalhar uma classe tão boa, tão apreciada por muitos, mas que se encontra esquecida pela desenvolvedora cheia de colaboradores inteligentes e criativos. Se assim não o fosse, o jogo não teria sido criado. Caso aceitem, estão aqui algumas humildes sugestões. 

Grito de Liberdade 

É sabido que, para os nossos Artistas do Ragnarök, não há uma gama de equipamentos ou opções dos mesmos dentro do jogo. Existem itens principais como o Anel de Esmeraldas - que ajuda mais nas skills Rajada de Flechas e Chuva de Flechas, de classe 1, do que no próprio temporal em si, que não chega a ser um item endgame, mas tem funcionado; as armas Ancestrais (Violino/ Concertina e Arco) - considerado por muitos as melhores armas atuais para a classe, mesmo não extraindo o máximo das habilidades dos músicos; os Tamancos Glamurosos -  não apreciados por alguns devido à sua comparação com os calçados de mesma categoria voltados para outras classes; a Jaqueta do Orgulho - que, assim como os Tamancos Glamurosos, têm seus buffs ativados sob determinadas condições, porém, eles ainda não são suficientes para nivelar à classe junto aos seus companheiros de aventura; e Fones Alados - Estes têm um papel importante para a habilidade Ruído Estridente, porém, seu uso termina por limitar os Artistas à skill citada, vez que perdem equipes que poderiam viabilizar uma boa utilização de outra habilidade como alternativa, tomando dois espaços na cabeça.  Ainda assim, o que geralmente acontece, é que um ou outro player esperançoso e ousado pegue equipamentos “emprestados” de determinadas classes para tentar arrumar o que não deveria estar tão bagunçado. Isso não dá muito certo, pois o máximo potencial da classe nunca será explorado como as demais, sempre deixando algo a desejar. Nem mesmo as cartas MvP de Bio 5 (Trovador Alphoccio e Musa Trentini) têm uma boa eficiência em uma comparação geral, pois enquanto que estas dão apenas uma porcentagem fixa em hp e sp, não tendo influência direta em nenhum efeito de nenhuma skill dos Músicos, as cartas MvP das demais classes dão aumento direto em ataque (físico, mágico, crítico ou a distância), defesa (física ou mágica), suporte (efetividade de cura) ou mesmo velocidade de ataque. Então, já que não há itens, armas nem armaduras variadas e específicas, que sejam repensados todos os nerfs, bloqueios e fórmulas que atrapalham o bom desempenho de quem curte jogar de Trovador e/ou Musa. Ainda se leva em conta que os equipamentos das outras classes são de altíssima eficiência, com danos e buffs absurdos. Esses itens deram nova vida a certas skills (algumas nem eram mais utilizadas em jogo) de maneira tal que, em não raros casos, o seu uso priva qualquer chance de cura ou revide aos seus adversários, sendo os maiores pivôs do desbalanceamento, vez que “uns têm tudo e outros nada”. A exemplo temos os recentes itens: os anéis da Égide, do Guardião Real e o Anel Obscuro do Algoz (que há pouco já havia recebido o Anel do Rei Abissal), que têm mais valia do que uma carta de MvP ou duas ou três juntas. Uma carta MvP, até então, seria o item mais cobiçado do jogo. O player quer ter, ver e exibir um troféu, fruto de suas conquistas. Apenas comprar diretamente equipamentos que são melhores que os próprios “troféus” não fazem sentido em um jogo, que logo se tornará enfadonho, sem motivação e sem vida. Daria para falar de cada classe, mas o texto iria se estender demais, porém, a situação é totalmente visível para quem tem a prática de jogar Ragnarök. Os músicos não possuem nada de significativo, nem para ataque físico, nem para ataque mágico, nem para defesa física, nem defesa mágica, nem para qualquer outro atributo que venha a existir. São inúmeras as desvantagens que dificultam a jogabilidade e competitividade da classe aqui evidenciada em relação ao jogo inteiro. Desta forma, através de pesquisas, bate-papos, postagens e discussões, podemos compactar, listar e apresentar os principais pontos de interseção e mudanças emergenciais para a melhoria dos Trovadores e Musas do nosso querido Ragnarök. Para um leigo pode até parecer que este texto esteja bastante exigente, mas, pelo contrário, como já mencionado aqui, foram selecionadas as partes mais gritantes e observadas pelos jogadores atuantes e AFKs (esperamos que por pouco tempo), considerando que para uma classe que está presente há mais de 15 anos no Ragnarök e o seu desempenho em relação às outras, o que está sendo apresentado é um resumo com os pontos mais importantes já discutidos e, assim, faz-se o apelo para a desenvolvedora rever seus conceitos e atender as necessidades de seus clientes: 

Destino das Cartas 
Ser possível utilizar a skills novamente. 

Melodia de Morfeu 
Atualmente a fórmula desta skill não consegue alcançar 100% de chance em monstros ou players, deixando-a assim pouco confiável na prática. Desta forma propomos a seguinte solução: 
 
Que na fórmula de chance de aplicar o efeito seja acrescido os atributos de INT e DEX, no intuito de tornar possível alcançar por volta de 50 a 70% de chance juntamente com o nível da habilidade, tornando assim a classe muito interessante para controle de alvos múltiplos. 
 
Canto da Sereia 
Atualmente a fórmula desta skill não consegue alcançar 100% de chance em monstros ou players, deixando-a assim pouco confiável na prática. Então propomos a seguinte solução: 

Que na fórmula de chance de aplicar o efeito, assim como para a melodia de morfeu, seja acrescido os atributos de INT e DEX, no intuito de tornar possível alcançar 50 a 70% de chance juntamente com o nível da skill, tornando assim a classe muito interessante para controle de alvos múltiplos.

 

Brado de Odin 
Ela se encontra no mesmo molde do Irowiki, porém, ela não possui sinergia com as outras skills, deixando uma build com foco nela muito prejudicada, vejamos: 
Ela possui muito tempo de recarga, considerando que pode ser apenas utilizada com outro personagem artista no grupo dificultando assim o uso frequente da skill. 
A solução que propomos seria: 
1- Habilitar o uso da skill sem precisar haver outro artista no grupo. 
2- Reduzir a 0 a recarga da skill. 

3-Consertar o bug: a quantidade de Artistas no grupo não está aumentando o dano. 

 

 Improviso 

É uma habilidade pouco confiável, pois além de possuir seus temporizadores de skill, ao lançar a skill aleatória ela também respeita o temporizador da skill aleatória. Ou seja, fica quase que impraticável a utilização desta skill, assim, sugerimos a seguinte solução: 

Que o tempo de recarga da skill seja reduzido em 1 segundo. 
Que os temporizadores das skills aleatórias que são lançadas tenham suas conjurações fixas e variáveis reduzidas a 0. 


Vulcão de Flechas 
Todos multiplicadores que afetam a skill estão defasados. Atualmente ela está dessa forma no nível 10:  

Dano%: 1.200% 
Conjuração Fixa: 0,76 segundos 

Conjuração Variável: 3,04 segundos 

Pós-Conjuração: 2 segundos 
Animação: 2 segundos 

 

Comparando com o Vulcan Arrow do Irowiki percebe-se que tentaram arrumar a skill: 

Dano%: 1.500% 
Conjuração fixa: 0,5 
Conjuração Variável: 1,5 
Pós-Conjuração: 0,5 
Recarga: 1,5 segundos. 
 
Podemos perceber que o dano foi aumentado em 300% e também que foram resolvidos o excesso de cast fixo, variável e a pós-conjuração, e fizeram um ponto muito positivo de terem tirado a animação da skill, porém foi acrescido recarga de 1,5 segundos. Travando mais uma vez a skill. 
 
A Solução que propomos é que a skill fique nestes moldes: 

Dano%: 1.500% 
Conjuração fixa: 0,5 
Conjuração Variável: 1,5 
Pós-Conjuração: 0,5 
Recarga: não ter 
Animação: Acompanhar a velocidade de ataque, assim como a Bomba Ácida que perde a animação quando fica com Conjuração Instantânea, ou que pelo menos fique igual ao Chilique de Picky que é possível arremessar outra skill enquanto a animação da primeira ainda está batendo. Hoje, só é possível usar uma outra skill, ou mesmo repetir a skill vulcão de flechas, apenas após a animação da habilidade finalizar. 
 
Flecha melódica 

Todos multiplicadores que afetam a skill estão defasados. Atualmente ela está dessa forma no nível 5: 

Dano%: 250% 
Conjuração fixa: 0,3 
Conjuração Variável: 1,2 

 

Comparando com outro servidor percebe-se que tentaram arrumar a skill: 

Dano%: 310% 
Conjuração fixa: não têm 
Conjuração Variável: 0,5 

Pós Conjuração: 0,3 

 

Podemos perceber que o dano foi aumentado em 60% e também foi removido a Conjuração fixa e diminuído expressivamente o Conjuração variável. Além disso foi acrescido a pós conjuração de 0,3. 
 
A Solução que propomos é que a skill fique nestes moldes: 
Dano%: 310% 
Cast fixo: não têm 
Cast Váriavel: 0,5 

Pós Conjuração: 0,3 

Colocar a animação da flecha melódica vinculada a velocidade de ataque, assim como funciona a animação da skill lâminas de loki. 

 

Ruido Estridente 

Ela se encontra no mesmo molde do Irowiki, porém ela não possui sinergia com as outras skills, deixando uma build com foco nela muito prejudicada, vejamos: 
 
Ponto1: possui uma recarga muito grande, inviabilizando o seu spam, fazendo com que o player precise de uma skill secundária para utilizar enquanto não pode usar o Ruído Estridente novamente. A única skill viável seria a ressonância pois ela possui parte de seu dano mágico. Porém ela é uma skill de armadilha o que não é funcional em uma caçada de aumento de nível, muito menos de MVP. 
Ponto 2: Ela sempre possui dano neutro, ficando muito aquém das outras classes mágicas que possuem elementos variados em seu dano. 
Ponto 3: Ela não possui atributos na fórmula de dano, deixando-a mais uma vez em desvantagem em comparação com outras classes mágicas. Aqui cito com exemplo, onda psíquica, dos feiticeiros, e impacto espiritual, dos arcanos, ambas as skill entram o atributo INT na formula, deixando-o assim em uma vantagem muito grande na ativação de itens com encantamento de epifania, por exemplo. 
 

A solução que propomos: 
Atualmente o equipamento Jaqueta do Orgulho, quando colocado no nível 5 de canção de Frigga, proporciona Velocidade de ataque +10% e Recarga de Ruído Estridente -0,2. Nossa proposta é que fique da seguinte forma, a cada nível de Canção de Frigga o personagem receba +2% de velocidade de ataque e -0,4 de recarga de ruído estridente.  

Que os fones alados passem a ser apenas equipamento de topo ou apenas equipamento de meio, pois, com tantos itens de outras classes com altos poderes destrutivos, a mudança aqui proposta não terá carácter algum de desequilíbrio no jogo, muito pelo contrário. 

A outra mudança que propomos seria que o dano do Ruído Estridente seja neutro, porém baseado no elemento da flecha ou no elemento da arma que esteja equipada. Ou seja, se ele usar uma flecha de fogo, o elemento da magia seria fogo, muito próximo do que acontece com os danos físicos que ficam no elemento da arma utilizada ou mesmo da flecha.  
Por fim, propomos que o atributo INT e/ou DEX seja incluído na fórmula de dano da skill. 

 
Ressonância 
 
Ela se encontra no mesmo molde do Irowiki, porém ela não possui sinergia com os outros equipamentos, deixando uma build com foco nela muito prejudicada, vejamos: 
 
Vamos começar falando do violino ancestral, que no refino +12 apresenta as seguintes configurações: 
 
Ataque: 160 
Ataque mágico: 190 
Ataque mágico pelo refino +12: +60 
Dano mágico Neutro pelo refino +12: +16% 
Dano de Ressonância e Ruido Estridente: +10% 
 
Combo com Botas Ancestrais: 
+20 de INT 
15% Dano mágico. 
 
Essa é a melhor arma do tipo violino para a classe, pois possui nível 4 e tem 2 slots, e, atualmente, recebe 2 encantamentos. 
 
Perceba que ela tem uma forte tendência a dano mágico, sendo a melhor arma para usar as cartas Alma de Alphocio que aumenta em 60% do dano de ressonância se a arma for nível 4 e estiver refinada no +10. 
 
Agora analisando a skill em seu nível máximo, temos a seguinte situação: 
Ataque Físico: 800% 

Ataque mágico: 600% 
 
É possível perceber que o maior dano dela é baseado no ataque físico, o que fica completamente contraditório, vez que todos os itens que aumentam sua força são baseados em dano mágico. 
 
A solução que nós propomos: 

Que Domínio Musical aumente o dano da skill, a DEX faça parte da formula de dano físico e que a INT faça parte da fórmula de Dano Mágico. 

Que o dano mágico da skill seja com efeito de ignorar a defesa mágica ou que o dano físico seja fixo podendo tirar % do hp do alvo e seja “never miss”. 

Que haja um catalisador como uma pastilha elemental para que a habilidade seja sempre ativada em dano neutro (afinal a onda é produzida pelo instrumento e não por um item qualquer) e, ao usar a pastilha elemental, por exemplo, a habilidade assumirá o elemento da mesma. E como a habilidade se trata de ondas de alta frequência, poderia ser aplicado um status de “desorientação”, como medo, alucinação, forçado a sentar ou mesmo o coma, por exemplo, já que ao criar uma ressonância a fonte emite um som de frequência igual à frequência natural do receptor fazendo-os se contorcer, entrando em colapso e se destruindo. 

 
Temporal de mil Flechas 

Ela se encontra no mesmo molde do Irowiki, porém ela não possui sinergia com as outras skills, deixando uma build com foco nela muito prejudicada, vejamos: 
 
A skill em seu nível máximo possui essas características: 
 
Conjuração Fixa: 0,5segundos 
Conjuração Variável: 3,5segundos 
Recarga: 7 segundos 
Pós Conjuração: 1 segundo 
 
A skill possui um dano muito baixo, e tem um excesso de todos os temporizadores q estão vinculados a ela. 
 
A solução que propomos seria esta: 
Ser possível usar violino para usar a habilidade da skill. Desta forma seria possível utilizar o temporal de mil flechas em sinergia com outras skills, além do fato que, no meio do mob, quando se utiliza a skill todos os monstros vêm pra cima do seu lançador e o músico não tem def o suficiente para se manter vivo, às vezes mesmo com um Arcebispo ao seu lado. Então haveria a possibilidade do uso de pelo menos um escudo amenizando o fato. 
 
Que a fórmula de dano da skill seja Dano = {[(DES + AGI) × (Fator + 1 x Nv. da skill)] × (Nv. de base ÷ 100)}% 
 

Se a Skill For utilizada por Violino o dano seja dobrado. Parecido com a mecânica da habilidade Crux Divinum. 
 
Que assim como a skill Tempestade de Flecha, ela não tenha pós conjuração, possibilitando utilizar outras skill enquanto espera a sua recarga. 
 
Que assim como a skill de tempestade de flecha, o seu consumo de flechas seja reduzido para os mesmos números de flechas. 
 
Que assim como a skill de tempestade de flecha ela não possua Conjuração fixa. 
 
Que a recarga seja reduzida para 5,3 segundos. Possibilitando que o trovador possa usar outro temporal de mil flechas quando o efeito da primeira acabar. Caso ele use o arco ancestral ou arco da tempestade. Possibilitando também que a musa possa usar um temporal em cima do outro, caso use os arcos mencionados com o boné de asinhas. Válido lembrar que o boné com asinhas não é tão forte frente aos itens que encontramos hoje disponíveis no servidor, porém fica muito viável tê-lo para uma build de temporal de mil flechas com baixo custo e rendimento aceitável. 

 

Poema de Bragi, Crepúsculo Sangrento, Maçãs de Idun, Dança Cigana, Beijo da Sorte e Assovio 

Não há nenhuma explicação para o fato de os Músicos não poderem ouvir as próprias músicas. Se os mesmos fossem imunes, jamais poderiam se enfrentar. Teoricamente, toda música deveria ser em área, tomando toda a tela, fazendo grandes efeitos nos mais próximos e diminuindo com a distância. Assim propomos a seguinte solução: 

Efeitos de buffs das habilidades no próprio personagem que produz o som. 

Não me abandones 

Passe a funcionar em monstros normais e MvP, pois há restrição na skill. 

Habilidades de coral 

Arrumar a parte que melhora (bonifica) o efeito por quantidade de Artistas no grupo. 

??? *Uma habilidade de mobilidade decente*  

A classe dos Artistas não tem mobilidade, não possui uma única habilidade que proporcione esse feito, sua locomoção é muito lenta e isso podia ser muito bem trabalhado usando as propriedades do som como fundamento, pois vemos classes que possuem velocidades ou formas de locomoção incríveis e realmente úteis, por exemplo, Propulsão do Carrinho, Propulsão Traseira e dianteira, Passo Etéreo, Pulo, Pulo do Gato, Corrida, entre outras, fora as montarias específicas de certas classes que combam com qualquer efeito de agilidade.  

Solução que propomos: 

Reaproveitar uma habilidade existente (como por exemplo, Canção de Balder – usando os poderes do deus detentor da sabedoria de Asgard- e Balada Sinfônica - unindo as mais perfeitas notas de um concerto), onde na descrição informa que, ao tocar a canção, o seu executor atinge a velocidade do som, e assim, acrescenta-se o efeito de forma funcional e atualizada. 

 
Equipamentos Rubi apresentarem Ataque mágico 
Podemos perceber que as armas sobrenaturais possuem uma certa equivalência com as armas rubi. Porém quando se trata das armas rubis dos artistas (instrumento musical e chicote) essa equivalência não existe. As armas sobrenaturais possuem ataque mágico básico e com o aumento do refino o ataque mágico aumenta proporcionalmente. Já no armamento Rubi, não possui ataque mágico, muito menos o aumento dele proporcional ao refino, por isso propomos que os armamentos rubi possuam ataque mágico básico e também progressão de aumento de ataque mágico proporcional ao refino, assim como são as armas sobrenaturais. 
 

Equipamentos que ignoram defesa 
Apesar da classe ser versátil em dano mágico e físico, ela não possui equipamentos q ignoram defesa, como bota do conjurador, bota do perseguidor, bota imperiais, botas robustas, sapatilha de algodão e etc. 
Desta forma, propomos que os tamancos glamurosos passem a ignorar defesa mágica e que o calçado seja remodelado com efeitos semelhantes aos citados acima e assumindo um valor correlato para a classe dos artistas. 
Que seja criado/remodelado um instrumento musical equivalente à Concertina de Arame[1]. 
 
Consumo de SP 
Todas as skills equivalentes às da classe Bardo/Odaliscas e suas evoluções possuem um consumo de SP bem menor, desta forma propomos que seja reduzido em 50% o consumo de todas as skill da classe. Propomos também que os tamancos glamurosos, Jaqueta do orgulho ou outro equipamento que exista ou venha a existir tenham o efeito de reduzir o consumo de SP, assim como o sapato Social ou Pluma Negra, entre outros. 
 

Encerramento 

Em uma observação mais detalhada e sempre se fazendo comparações com as classes do Ragnarök, conclui-se que a classe dos Músicos possui, em praticamente todas as suas habilidades, seja de dano ou de suporte, restrições (de uma só vez) que nas demais não existem ou aparecem de forma alternada ou mesmo, quando existem, romper seus limites é alcançável.  As classes têm conjuração fixa e/ou variável em equilíbrio, de forma compensatória; recarga, em sua maioria não muito alta, e quando alta, existe algo que a elimine por completo. Já a classe de Musa e Trovador não possui (mais) uma skill fantástica com altíssimos danos e pelo contextto atual do jogo, a classe tem tudo o que impede ou barra as habilidades, não permitindo que haja o spamm e dano significativo, porém as classes outras têm suas skills com spamm e danos ou trolls elevados, a exemplo da comparação entre Temporal de Mil Flechas e Tempestade de Flechas, onde esta última tem um dano absurdo, ainda recebe buffs do Ilimitar, do Sentinela, gasta muito menos sp e menos flechas, e pode ser facilmente spammável, sem cast fixo; a recarga também é muito menor e ainda se vê que a skill “correlata” dos Artistas possui uma duração/ animação fora da realidade, sem mencionar o fato de que até o ano de 2012, antes do (des)balanceamento da época, a habilidade era muito mais eficiente.  Outro exemplo comparativo dado, foi em relação às skills de dano físico e mágico que diferente das de Trovador e Musa, possuem never miss ou ignoram def dos inimigos e têm danos consideráveis. A falta de uma habilidade de locomoção eficiente também foi notada, assim como a necessidade de receber efeitos de suas próprias músicas, como o Poema de Bragi e a Dança Cigana.  Salientando que, o objetivo deste texto não é tornar os Músicos mestres do jogo ou superiores a tudo, logo, as sugestões são válidas e pertinentes. Cabe à desenvolvedora avaliar como fará as melhorias e adequá-las de maneira a não causar mais desequílibrio em cima do que já existe nem mesmo compactuar com a disparidade atual.

Por um apanhado geral e, sem mais delongas, percebe-se nitidamente e em caráter de urgência, que, para a classe dos Artistas, há a extrema necessidade de alteração nas fórmulas de dano, incluindo atributos, para ter skills never miss, que ignorem def , defm e ainda reformular os seus bônus, e que seja realizado o “desnerfamento” da classe, incluindo correções de bugs, trazendo de volta a sua funcionalidade, melhorando a jogabilidade e interesse por parte de quem se identifica com os personagens, de maneira a contribuir com o desenvolvimento do jogo de forma igual às demais classes, reinserindo-os no atual contexto do Ragnarok. 

Confiamos fielmente que as alterações sugeridas neste documento, ou mesmo a simples retirada dos nerfs implantados ao longo do tempo - levando em consideração a escassez de equipamentos voltados para a classe - trarão o desejado equilíbrio ao jogo devolvendo o lugar dos Bardos, Odaliscas e evoluções em seu devido patamar, ao lado das outras classes.

 

Créditos ao bROWiki, iROWiki, Divine Pride, aos amigos ingame e cada player que, à sua maneira, acredita e contribui para um Ragnarok longevo e melhor.

@Rufio Fastbomb@castelhonebella@'Lua

Editado por Junior Stos
  • Like 5

Ruído_do_ARQ_no_Bafomé(1)(2)(1).gif

Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, Junior Stos disse:

onde o Rufio sugeriu a confecção do mesmo

Não pude assistir o KafraNews. Foi uma sugestão para criar um tópico para músicos ou vale também para as demais classes?

Se sim, também pretendo fazer um tópico sobre Arruaceiros/Renegados.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

Analisando até as habilidades das classes 4 que ainda não foram implantadas (deixando os Músicos de fora mais uma vez, pelas informações já divulgadas via internet)

Vc pode encontrar as skills neste tópico:

Infelizmente as skills não foram traduzidas para o português como muitas das outras classes 4 tiveram. Mas foi membros da própria comunidade que traduziram, como eu traduzi o dos Abyss Chasers (4a de renegados) e o Vs4 traduziu a dos Shadow Cross (4a de sicários).

Então nada vos impede de traduzir as skills e publicar no fórum.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

faz-se o apelo para a desenvolvedora rever seus conceitos e atender as necessidades de seus clientes: 

Lá no kRO houveram dezenas de mudanças nas habilidades de Bardos/Odaliscas, Menestréis/Ciganas e Trovadores/Musas.

Eles foram levados em consideração para a elaboração do pedido?

Vou listar aqui as mudanças feitas que um dia chegarão por aqui. Também vou traduzir para facilitar ;)

 

Bardos e Odaliscas:

 


- Aumenta a duração de 60 segundos para 180 segundos das habilidades (Magic Strings / Impressive Riff / Song of Lutie / Perfect Tablature / Gypsy's Kiss / Lady Luck / Focus Ballet / Battle Theme / Mental Sensing / Acoustic Rhythm / Power Cord)
- Acho que são as mesmas músicas/danças mencionadas abaixo

Flecha Melódica / Estilingue
- Reduz conjuração variável de 1.5 segundos para 0.5 segundos
- Adiciona 0.3 segundos de pós-conjuração
- Aumento de dano. Nova fórmula de dano:  (110 + (40 x nível da habilidade))%Atk x 2 golpes.

Lições de Música
- Também aumenta a velocidade de ataque em 1% e SP máximo em 1% por nível da habilidade
- Não dá mais bônus para habilidades de música

Lições de Dança
- Também dá CRIT +1 e SP máximo +1% a cada nível da habilidade
- Não dá mais bônus para habilidades de música

Piada Infame / Escândalo
- Adiciona 4 segundos de recarga
- Reduz pós-conjuração de 4 segundos para 0.3 segundos

Encerramento
- Muda mecanismo da habilidade, reduz consumo de SP das habilidades de música em 20%
- Adiciona 0.3 segundos de pós-conjuração
- Adiciona 300 segundos de recarga

Bis
- Adiciona 0.3 segundos de pós-conjuração
- Adiciona 10 segundos de recarga

Dissonância
- Causa dano mágico neutro a inimigos dentro de 9x9 células ao redor do usuário. Fórmula de dano: (100 + (10 x nível da habilidade))% ATQM
- Dano aumentado dependendo do nível de classe do usuário
- Apenas pode ser usado em mapas PvP


Poema de Bragi
- Muda mecanismo da habilidade, reduz conjuração variável e pós-conjuração do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Reduz conjuração variável em 2% a cada nível da habilidade, reduz pós-conjuração em 3% a cada nível da habilidade

Crepúsculo Crescente
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta velocidade de ataque do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Aumenta a velocidade de ataque em [ -1 + (2 x nível da habilidade)]% no nível 1~9, aumenta velocidade de ataque em 20% no nível 10

Maçãs de Idun
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta o HP máximo % e efetividade de cura recebida do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Aumenta o HP máximo em ( 9 + (nível da habilidade) )% no nível 1~9, aumenta o HP máximo em 20% no nível 10. Aumenta a efetividade de cura recebida em ( 2 x nível da habilidade)%

Assovio
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta a esquiva e esquiva perfeita do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Esquiva + ( 18 + (2 x nível da habilidade) ) no nível 1~9, esquiva +40 no nível 10. Esquiva perfeita + 1 (nível 1~2), +2 (nível 3~4), +3 (nível 5~6), +4 (nível 7~8), +5 (nível 9~10) 

Dança do Ventre
- Chance de drenar SP dos inimigos dentro de 9x9 células ao redor do usuário. Dreno de SP: ( 10 + ( 2 x nível da habilidade ) )%. Chance de sucesso (20 + (5 x nível da habilidade)%
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Não me Abandones
- Reduz velocidade de ataque e velocidade de movimento de inimigos dentro de 9x9 células ao redor do usuário. Redução de velocidade de ataque: (3 x nível da habilidade)%. Redução da velocidade de movimento: (2 x nível da habilidade)%
- A intensidade da habilidade depende da AGI e DES do usuário
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Dança Cigana
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta SP máximo % e reduz consumo de SP do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Aumento de SP máximo em: ( 9 + (nível da habilidade) )% no nível 1~9, aumento de SP máximo em 20% no nível 10. Reduz consumo de SP em ( 5 + (nível da habilidade) )%

Beijo da Sorte
- Muda mecanismo da habiliadde, aumenta CRIT e dano crítico do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. CRIT + (nível da habilidade). Aumenta dano crítico em (2 x dano da habilidade)%

Sibilo
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta precisão usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Precisão + (4 x nível da habilidade)

Banquete de Njord
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta a experiência recebida por derrotar monstros do usuário e de membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Aumento de experiência recebida: ( 10 + (10 x nível da habilidade) )%

Anel dos Nibelungos
- Muda mecanismo da habilidade, concede um bônus aleatório para o usuário e membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário.
-- Aumenta velocidade de ataque em 20%
-- Dano físico +20%
-- Dano mágico +20%
-- HP máximo +30%
-- SP máximo +30%
-- Todos atributos +15
-- Precisão +50
-- Reduz consumo de SP das habilidades em 30%
-- Aumenta recuperação natural de HP em 100%
-- Aumenta recuperação natural de SP em 100%

Ode a Siegfried
- Muda mecanismo da habilidade, concede redução de dano contra as propriedades terra, água, fogo e vento e aumenta a resistência a cegueira, congelamento, petrificação, atordoamento, maldição, sono e silêncio para o usuário e membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. Resistência às propriedades: (3 x nível da habilidade). Resistência aos efeitos negativos: (5 x nível da habilidade)%

Canção Preciosa
- Muda mecanismo da habilidade, anula o consumo de gemas pelo usuário e membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário.

Ritmo Caótico
- Muda mecanismo da habilidade, reduz a defesa dos oponentes dentro de 9x9 células ao redor do usuário para 0
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Lamento de Loki
- Muda mecanismo da habilidade, inflie confusão e maldução a todos jogadores (exceto usuário) dentro de 9x9 células ao redor do usuário para desabilitar o uso de habilidades
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Cantiga de Ninar
- Muda mecanismo da habilidade, inflige sono aos inimigos dentro de 9x9 células ao redor do usuário

Rufar dos Tambores
- Muda mecanismo da habilidade, aumenta ATQ e DEF do usuário e membros do grupo dentro de 31x31 células ao redor do usuário. ATQ + ( 15 + (5 x nível da habilidade) ). DEF + (15 x nível da habilidade)

Menestréis e Ciganas:

 


Vulcão de Flechas
- Reduz conjuração fixa de 0.76 segundos para 0.5 segundos no nível 10
- Reduz conjuração variável de 3.04 segundos para 1.5 segundos no nível 10
- Reduz pós-conjuração de 2 segundos para 0.5 segundos
- Adiciona 1.5 segundos de recarga
- Muda fórmula de dano. Nova fórmula: ( 500 + (100 x nível da habilidade) )% ATQ
- Causa dano adicional dependendo do nível base do usuário
- Remove animação de ataque

Grito de Liberdade
- Muda nome da habilidade para Cantor Especial Habilidoso ("Skilled Special Singer" em inglês, não sabemos se vão mudar aqui)
- Muda mecanismo da habilidade, imediatamente remove a penalidade de habilidades de conjunto
- Adiciona 60 segundos de recarga

Trovadores e Musas:

 


Improviso
- Muda mecanismo da habilidade. A habilidade tem uma chance de remover b6onus de coros no alvo ao invés de conjurar uma magia aleatória. Chance: ( 30 + (10 x nível da habilidade) )%

Réquiem de Orfeu
- Chance de sucesso alterada para 100%

Ode a Hela
- Muda mecanismo da habilidade. A habilidade só pode ser usada em mapas PvP
- Remove dano bônus em certas habilidades
- Adiciona efeito negativo no alvo inimigo que aumenta conjuração fixa em (0.5 x nível da habilidade) segundos e aumenta o consumo de SP em (10 x nível da habilidade)%
- Os efeitos existentes, redução de esquiva do alvo, velocidade de movimento, velocidade de ataque e remover montaria, permanecem nesta habilidade
- Duração da habilidade é 60 segundos em todos níveis

Sibilo de Eir
- Aumenta duração de 60 segundos para 180 segundos
- Aumenta área de efeito para 31x31 células independente do nível da habilidade
- Funciona apenas em membros do grupo dentro do alcance
- Não mais drena SP do alvo
- Muda recuperação de HP por segundo para aumento de recuperação natural de HP em 50% a cada nível da habilidade

Melodia de Morfeu
- Passa a ser magia de alvo. Funciona no alvo inimigo e inimigos próximos
- Área de efeito: 3x3 (nívels 1~3) / 5x5 (níveis 4~5)
- Aumenta duração para 60 segundos. A duração será reduzida dependendo da resistência do alvo.
- Recarga de 30 segundos
- Consome 2 Pastilhas Refrescantes

Sinfonia dos Ventos
- Ajusta fórmula de ATQ bônus. ATQ + 7/10/13/15/20 (níveis 1 a 5)
- ATQ bônus aumentado dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Adiciona bônus de velocidade de movimento
- Aumento de duração de 60 segundos para 180 segundos
- Aumento da área de efeito para 31x31 células independente do nível da habilidade
- Consome 1 Pastilha Refrescante (posteriormente removido)

Canção de Balder
- Aumento da duração de 60 segundos para 180 segundos
- Muda DEF bônus para porcentagem ao invés de valor fixo

Serenata ao Luar
- Ajuste da fórmula de ATQM bônus. ATQM + 7/10/13/15/20
- ATQM bônus aumentado dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Aumento da duração de 60 segundos para 180 segundos
- Consome 1 Pastilha Refrescante (posteriormente removido)

Ritmo Contagiante
- Aumenta duração de 60 segundos para 180 segundos
- Adiciona redução de conjuração fixa em 6% por nível da habilidade
- Reduz velocidade de ataque bônus de 5% para 3% a cada nível da habilidade
- Velocidade de ataque bônus aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Consome 1 Pastilha Refrescante (posteriormente removido)

Orvalho de Idun
- Aumenta duração de 60 segundos para 120 segundos no nível máximo
- Muda bônus de HP máximo de valor fixo para porcentagem. HP máximo + ( 2 + (3 x nível da habilidade) )%
- Bônus de HP máximo aumentado dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Consome 1 Pastilha Refrescante

Canção de Alfheim
- Duração reduzida de 150 segundos para 120 segundos
- Regenera 10/10/15/15/20 % SP (níveis 1~5) instantaneamente
- Aumenta recuperação natural de SP em 50% por nível da habilidade
- Consome 1 Pastilha Refrescante

Cântico da Iluminação
- Redução da recarga de 180 segundos para 20 segundos
- Chance de sucesso adicional aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical. No nível máximo o alvo perderá 12% SP baseado no SP máximo do alvo e 50 INT.
- Chance de sucesso: 10/15/20/25/30 (nível 1~5) e será aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Removido dreno de SP e redução de INT vindo de artistas adicionais no grupo
- Consome 2 Pastilhas Refrescantes
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Clamor de Batalha
- Reduz recarga de 180 segundos para 20 segundos
- Chance de sucesso adicional aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical. No nível máximo o alvo perderá 20% HP baseado no HP máximo do alvo e 60 INT
- Chance de sucesso: 15/18/21/24/27 % (nível 1~5) e será aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Removida a redução de HP máximo e FOR vindo de artistas adicionais no grupo
- Consome 2 Pastilhas Refrescantes
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Prelúdio do Ragnarök
- Muda mecanismo da habilidade. A habilidade duplica a quantidade de dano que jogadores inimigos recebem por 10 segundos. O efeito não desaparece quando o alvo é atacado.
- Duração da habilidade é aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Chance de sucesso: 20/25/30/35/40 % (nível 1~5)
- Área de efeito: 11x11 (nível 1~2) / 13x13 ()nível 3~4) / 15x15 (nível 5)
- Recarga de 60 segundos
- Consome 10 Pastilhas Refrescantes
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Embalos de Sábado a Noite
- Remove bônus de dano
- Pode ser usado apenas em jogadores inimigos
- Chance de sucesso adicional aumentada dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Redução de precisão e esquiva mudada de porcentagem para valor fixo. Esquiva - 50/80/110/140/170. Precisão - 100/150/200/250/300 (nível 1~5)
- Área de efeito: 7x7/9x9/11x11/13x13/15x15 (nível 1~5)
- Remove dano causado quando a habilidade termina
- Consome 5 Pastilhas Refrescantes
- Apenas pode ser usado em mapas PvP

Dança com Lobos
- Reduzida a duração de 150 segundos para 120 segundos
- Reduz conjuração fixa em ( 20 + (10 x nível da habilidade) )%
- Adiciona bônus de velocidade de ataque em 5% por nível da habilidade
- Adiciona bônus de dano físico a distância em 1% por nível da habilidade
- Consome 1 Pastilhas Refrescantes

Murmúrio Perene
- Aumenta dano mágico de todas propriedades do usuário e membros do grupo em (4 x nível da habilidade)%
- Bônus de dano aumentado dependendo do nível aprendido de Domínio Musical
- Consome 5 Pastilhas Refrescantes

Ruído Estridente
- Reduz recarga de 3 segundos para 2.5 segundos
- Adiciona 0.5 segundos de pós-conjuração
Posteriormente mais essas modificações:
- Aumenta nível máximo de 5 para 10
- Divide o dano para exibir 2 golpes
- Remove efeito de dreno de SP

Temporal de Mil Flechas
- Pode ser usada enquanto Chicote ou Instrumento Musical está equipado
- Ao usar Chicote ou Instrumento Musical a fórmula de dano fica mais alta do que usando Arco

Posteriormente mais estes balanceamentos

Ruído Estridente
- Muda pré-requisito para Ressonância nível 5
- Duplica o dano da habilidade

Temporal de Mil Flechas
- Melhora fórmula de dano. Nova fórmula:  (100 x nível da habilidade)% ATQ quando usando arcos e (120 x nível da habilidade)% ATQ quando usando chicotes ou instrumentos musicais. A habilidade inflige 12 golpes
- Reduz consumo de flechas de 20 para 10

Ressonância
Tiveram esses updates aqui, mas posteriormente mudou completamente e passou a ter as características a seguir.
- Aumenta dano mágico: ( 400 + (300 x nível da habilidade) )% ATQM
- Não mais divide o dano entre alvos múltiplos
- Pode ser colocado até 3 unidades simultaneas
- Consome 1 Pastilha Refrescante
Rework completo da habilidade:
- Muda mecanismo da habilidade de habilidade de solo para habilidade de alvo. Causa dano no inimigo e inimigos próximos. Precisa de um alvo para conjurar.
- Conjuração fixa 0.5 segundos em todos níveis
- Aumenta área de efeito para 5x5 (níveis 1~3) / 7x7 (níveis 4~5), mas posteriormente reduziram para 5x5 em todos níveis
- Altera tipo de dano de dano (físico + mágico) para apenas dano mágico. Nova fórmula de dano: ( 700 + (300 x nível da habilidade) )% ATQM
- Remove o consumo de Pastilha Refrescante. A habilidade consumirá 10 flechas equipadas
- Propriedade de dano dependerá da propriedade da flecha equipada
Posteriormente fizeram mais ajustes na habilidade:
- Reduz consumo de flechas de 10 para 5
- Reduz área de efeito de 7x7 para 5x5 independente do nível da habilidade
- Aumenta o consumo de SP de 65 para 80 no nível 5

Brado de Odin
- Remove bônus vindo de artistas adicionais no grupo
- Aumenta dano da habilidade. 1500/2500/3000/4500/5500 % ATQ (nível 1~5)
- Dano aumentado dependendo do nível base e nível aprendido de Domínio Musical
- Consume 10 Pastilhas Reftrescantes
Posteriormente mais updates na habilidade:
- Reduz consumo de Pastilha Refrescante de 10 unidades pora 2 unidades
- A habilidade agora pode ser usada sozinho. Reduz dano da habilidade. Nova fórmula de dano: ( 250 + (500 x nível da habilidade) )% ATQ
- Causa o dobro de dano se tiver pelo menos mais um artista no grupo. Consome SP do parceiro em 50% do consumo de SP da habilidade

Ritmo Contagiante / Serenata ao Luar / Sinfonia dos Ventos
- Remove consumo de Pastilha Refrescante

Balada Sinfônica
- Aumento de duração de 60 segundos para 180 segundos
- Muda bônus de DEFM de número fixo para porcentagem em 2% por nível da habilidade
- A habilidade também reduz dano recebido das propriedades fantasma e sagrado em 3% por nível da habilidade
- Consome 1 Pastilha Refrescante (posteriormente removido)

Ativar Ressonância
- A habilidade será removida da árvore de Musas e Trovadores já que Ressonância teve mecanismo modificado

 

Enfim, são muitos os updates que estão por ir. A comunidade inteira está muito ansiosa para receber esses updates, muitas classes e builds ficam mais viáveis com eles.

As Musas e Trovadores recebem coisas muito legais, como buffs em área ao invés de precisar ficar ali pertinho dos artistas, parece que duas habilidades reduzem bastante conjuração fixa, tem várias pra HP e ATQ, dano a distância, dano mágico, etc, e updates como o de Ressonância que deixa a habilidade entre as melhores do jogo para upar e limpar mobs, e como o de Temporal que várias vezes recebeu aumento de dano mesmo sem estar nas notas da desenvolvedora.

Isso significa que os artistas não precisam de updates? Claro que precisam. Mesmo a desenvolvedora fazendo os tais balanceamentos, continuam havendo muitos problemas em algumas habilidades que continuam esquecida por nós e pela Gravity.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

Equipamentos Rubi apresentarem Ataque mágico 

Com certeza precisam.

Renegados também sentem falta do ATQM na Adaga Rubi e Adaga Sobrenatural. Mesmo se o ATQM recebido por refino fosse o mesmo que o ATQ, ainda sim o ATQM seria baixo comparado a outras armas que podemos equipar.

Feiticeiros que precisam de bons livros para usar também tem o mesmo problema.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

Equipamentos que ignoram defesa 

Infelizmente o jRO ainda não lançou todos hats de classe, botas de classe e as capas de classe.

Renegados por exemplo ganharam a primeira capa apenas em março lá no jRO, antes não existia nenhuma, enquanto os músicos já tinham duas, uma que já chegou para dano mágico e outra que ainda não chegou para dano físico. Em contrapartida não encontrei nenhum calçado para vocês semelhante ao Sapatos do Perseguidor/Conjurador/Robustas, nem um hat como o Pluma Negra. Mas pelo menos vocês podem usar o hat de renegados para ignorar DEF e ajudar no sustain de SP.

Enquanto isso podemos aguardar e torcer para o servidor japonês criar novos equipamentos e darem atenção aos músicos para cobrir algumas brechas.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

Consumo de SP

Houveram algumas modificações no consumo de SP em algumas das habilidades e hoje existem muitos equipamentos que ajudam na regeneração de SP, como itens E.X.C com C-Mental, Boneca da Succubus, Cota do Dragão Malignos, itens encantados con leech de sp, e até o Pluma Negra dos Renegados que recupera SP como a Succubus e ainda ignora DEF. Também outros equipamentos para reduzir consumo de SP, como a carta Faraó (não é uma carta barata, mas hoje está bem mais acessível) e até um Arco Demoníaco +9. É aquela coisa, voc6e equipa um item e deixa de equipar outro.

 

9 horas atrás, Junior Stos disse:

ou outro equipamento que exista ou venha a existir tenham o efeito de reduzir o consumo de SP, assim como o sapato Social ou Pluma Negra, entre outros

O Pluma Negra tem esse efeito de reduzir consumo de SP já que os Renegados consomem 30% SP a mais nas skills copiadas com Mimetismo. Aqui a situação é ainda pior pois o aumento ainda é de 100% de SP.

E acho que não é porque uma classe tem determinado bônus que outra deve ter também. Por exemplo o Chip Fugitivo dos Mecânicos reduz 50% da conjuração variável do Canhão (100% com 2 chips), eu adoraria ter um bônus para cast do Disparo Triplo no futuro Anel do Persegudor, mas ele não possui tal bônus, ou o Anel Obscuro dos Sicários que dá 200 ATQ aprendendo determinada habilidade (400 ATQ com 2 anéis) no futuro acessório dos renegados, mas também não possui bônus de ataque, infelizmente.

Enfim, esses equipamentos do jRO são bem roubados e seus bônus são bastante imprevisíveis. Como falei, o servidor vai lançando equipamentos novos pra cada classe com o tempo. A capa de renegados foi lançada a um mês enquanto a de artistas foi criado a muito tempo, enquanto falta uma bota e hat equivalentes aos de renegados.

 

Eu sou um pouco cético quanto à modificação dos bônus dos itens devido a diversas evidências, mas não podemos desistir. Se algo está nerfado, ou se existe alguma brecha em alguma skill dos artistas ou de qualquer outra classe, seria excelente podermos criar um item novo ou adicionar um bônus melhor em um item existente.

 

Conclusão

Lá fora foram feitas muitas mudanças promissoras para os artistas. A maioria delas vai ajudar a corrigir muitos dos problemas que foram citados, talvez não da mesma forma que foi proposto neste tópico, mas já é um começo. Ainda sim faltam coisas para melhorar e seria ótimo a atenção da staff e da comunidade neste tópico.

Torço para que o melhor seja feito para melhorar a qualidade de jogo não só para esta classe citada, mas também para outras futuramente.

  • Like 1
  • Thanks 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

8 minutos atrás, Magnatrom disse:

Não pude assistir o KafraNews. Foi uma sugestão para criar um tópico para músicos ou vale também para as demais classes?

Se sim, também pretendo fazer um tópico sobre Arruaceiros/Renegados.

O assunto discorrido no dia se ateve aos músicos amigo. Mas creio eu que fazer tópicos com sugestões e apresentar uma visão geral dos jogadores de cada classe seja sempre válido.

15 minutos atrás, Magnatrom disse:

Infelizmente as skills não foram traduzidas para o português como muitas das outras classes 4 tiveram. Mas foi membros da própria comunidade que traduziram, como eu traduzi o dos Abyss Chasers (4a de renegados) e o Vs4 traduziu a dos Shadow Cross (4a de sicários).

Muito obrigado pela sua disposição em ajudar! Quanto às skills eu já li e traduzi mentalmente. Foi com base nos escritos que mencionei o fato no tópico: tem poucas mudanças, basicamente um repeteco do que já conhecemos, com exeção da Rose Blossom, que pelo menos em sua descrição parece ter um efeito diferenciado para a classe.

21 minutos atrás, Magnatrom disse:

Lá no kRO houveram dezenas de mudanças nas habilidades de Bardos/Odaliscas, Menestréis/Ciganas e Trovadores/Musas.

Eles foram levados em consideração para a elaboração do pedido?

Não foram, pois no próprio KN foi informado que não há previsão de vir o rebalance para o BRO. Então a sugestão foi que fossem expostos motivos e  justifiicativas para que, sem pedidos de novos equipamentos ou de rebalance, se pudesse discutir junto à Gravity uma forma de "desnerfar" os bardos, odaliscas e evolução.

28 minutos atrás, Magnatrom disse:

Enfim, são muitos os updates que estão por ir. A comunidade inteira está muito ansiosa para receber esses updates, muitas classes e builds ficam mais viáveis com eles.

Estamos todos ansiosos e esperançosos. Porém, como já citado e constantemente falado no KN, não há previsão.

31 minutos atrás, Magnatrom disse:

Com certeza precisam.

Renegados sentem falta do ATQM na Adaga Rubi e Adaga Sobrenatural. Mesmo se o ATQM recebido por refino fosse o mesmo que o ATQ, ainda sim o ATQM seria baixo comparado a outras armas que podemos equipar.

Feiticeiros que prtemecisam de bons livros para usar tem o mesmo problema.

Isso mesmo! Acredito que ao redefinir as armas Rubi, a Gravity irá benenficiar não só aos músicos, mas a todas as classes que lidam com danos físiicos e mágicos!

34 minutos atrás, Magnatrom disse:

Renegados por exemplo ganharam a primeira capa apenas em março lá no jRO, antes não existia nenhuma, enquanto os músicos já tinham duas, uma que já chegou para dano mágico e outra que ainda não chegou para dano físico.

Opa! Você poderia me passar a fonte dessa informação, por favor? Gostaria de ver as capas.

37 minutos atrás, Magnatrom disse:

Houveram algumas modificações no consumo de SP em algumas das habilidades e hoje existem muitos equipamentos que ajudam na regeneração de SP, como itens E.X.C com C-Mental, Boneca da Succubus, Cota do Dragão Malignos, itens encantados con leech de sp, e até o Pluma Negra dos Renegados que recupera SP como a Succubus e ainda ignora DEF. Também outros equipamentos para reduzir consumo de SP, como a carta Faraó (não é uma carta barata, mas hoje está bem mais acessível) e até um Arco Demoníaco +9. É aquela coisa, voc6e equipa um item e deixa de equipar outro.

Muito bem lembrado!! As armaduras são de fato usáveis. A carta Faraó não é das mais baratas, mas ajuda bastante. Já a Pluma Negra cai naquele assunto citado no texto onde os equipes "emprestados" surtem efeito muito inferior quando não usado pela sua classe de origem. Quanto ao arco demoníaco, sem dúvidas é um bom arco, porém, a skill de arco do Trovador e da Musa é o Temporal de Mil Flechas que tem recarga bastante alta sugerindo o arco ancestral ou o arco das tempestades como melhores opções.

47 minutos atrás, Magnatrom disse:

E acho que não é porque uma classe tem determinado bônus que outra deve ter também.

Perfeito! Concordo plenamente. O problema mencionado no texto é que nas habilidades dos artistas não há um equilíbrio entre bônus e fatores limitantes, pois, você encontrará em uma mesma habilidade tantas restrições ou limites que prejudicam a sua fluidez em vários ângulos diferentes e confrontando com tímidas bonificações. Não é algo compensatório como, por exemplo, se a skill tem conjuração fixa e pós, não tem animação, muito pelo contrário, tem conjuração fixa, pós conjuração, consumo alto de sp e uma animação que não sai nem com reza braba. E, em alguns casos, ainda é acrescentada uma recarga alta.

1 hora atrás, Magnatrom disse:

Eu sou um pouco cético quanto à modificação dos bônus dos itens devido a diversas evidências, mas não podemos desistir. Se algo está nerfado, ou se existe alguma brecha em alguma skill dos artistas ou de qualquer outra classe, seria excelente podermos criar um item novo ou adicionar um bônus melhor em um item existente

Isso mesmo! O importante é lutar até o fim. Confesso que às vezes o ceticismo tenta se apossar da minha pessoa, mas aí eu penso: "se eu não acreditar, ficarei de braços cruzados. Se cruzar os braços, as chances de algo acontecer ao meu redor tenderão à zero. Os problemas nós já temos, então é muito mais produtivo buscar por uma solução!"

1 hora atrás, Magnatrom disse:

Conclusão

Lá fora foram feitas muitas mudanças promissoras para os artistas. A maioria delas vai ajudar a corrigir muitos dos problemas que foram citados, talvez não da mesma forma que foi proposto neste tópico, mas já é um começo. Ainda sim faltam coisas para melhorar e seria ótimo a atenção da staff e da comunidade neste tópico.

Torço para que o melhor seja feito para melhorar a qualidade de jogo não só para esta classe citada, mas também para outras futuramente.

Parabéns pelos seus conhecimentos, meu caro! Vamos torcer juntos!!  São muito anos de Ragnarok. O tempo passou, me formei, casei, tenho meus filhos e continuo acreditando que o jogo pode e vai melhorar cada vez mais, assim como a relação player-administradora-desenvolvedora. Prefiro ir pelo lado otimista e pensar que todos terão a sua chance. Será que acredito em Papai Noel? Talvez, quem sabe ele realmente não exista sem a roupa vermelha e com outro nome?  ?

Ruído_do_ARQ_no_Bafomé(1)(2)(1).gif

Link para o comentário
Share on other sites

Honestamente, não sabia que a classe estava nerfada. Pensei até que se empoderou com passar do tempo.

No entanto, como o Magnatrom já listou, habilidades como Temporal de Mil Flechas e Ressonância terão seus "buffs". Embora a parte do Temporal de Mil Flechas ser usável com instrumento e chicote é parte de uma atualização. Em outras palavras, pra chegar até os servidores brasileiros, levarão anos.

Até lá, jogamos com o que tem e superamos os limites assim mesmo.

Editado por Chihaya Kisaragi

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Primeiramente parabéns pelo tópico. Ficou muito bem construído.
Realmente a classe dos artistas só não foi totalmente esquecida por que ainda são uteis para usar o dueto para ganhar mais exp nas PT's.
Tenho me empenhado em construir build viáveis para a classe, mas mesmo sem limite de dinheiro, qualquer build criada não chega perto dar criadas por outras classes.

Um renegado de temporal de mil flechas, com botas do perseguidor por exemplo, consegue resultados muito bons, enquanto um artista de temporal tem q escolher em colocar uma Carta Memória de Thanatos  na build no lugar de uma Carta Alma de Trentini, ou colocar uma Pluma negra (que foi feita para o renegado) no lugar de Memorável Súplica do Cisne / Memorável Inspiração do Artista , Ou Máscara de Oni no lugar de um Anel Esmeralda e por último Couraça de Senshi ou o quarteta fantástico dos danos físico (Vestimenta Abissal, Robe da Graça Divina, Vestimenta de Eclipse, Boitatá)

Deixo aqui o link da minha build de renegado temporal, faço um desafio de alguém conseguir fazer a mesma coisa ou melhor com um artista: 

image.png.516165427a585302c0bf5ef9bad125f9.png
 
Já aproveitando a oportunidade, o post esta certíssimo quanto ao tema "ignorar defesa Mágica" tbm.
Fones Alados é o único item q retira recarga do Ruído Estridente (a Jaqueta do Orgulho tira também, mas é tão pouco que se torna irrelevante), ai vc se vê obrigado a ter q escolher entre ele ou o Capacete Vésper, A outra opção é a Oni no lugar do amplificador de Som ou Brinco Esmeralda o q com certeza é uma péssima opção. 

Obs: não vou entrar no mérito dos fones alados ocuparem 2 slots (Top e Mid) da cabeça, pq é uma grande piada de mal gosto.

image.png.a87d52d1adc7b768aab0bf84fd528639.png

Editado por Alexssander Camargo
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Concordo,

Para min trovador hoje so serve para suporte, 

Não tem nenhuma outra build, falta dano, recurso de sobrevivência.

Pega os anéis que saiu para WL e Sicário, complemente roubado, ate os anéis ruins que apareceu para shura da uma opção de build melhor que a dos trovas de batalha.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, Junior Stos disse:

Opa! Você poderia me passar a fonte dessa informação, por favor? Gostaria de ver as capas.

Infelizmente não conheço algum local com as informações organizadas, como as botas de classe semelhante ao Sapato do Perseguidor e Botas do Conjurador, nem como as capas que citei, ou os hats de classe como o Pluma Negra e aquele hat de shura.

A capa de músicos que ainda não chegou é essa aqui:

 


Cachecol Amaldiçoado
https://www.divine-pride.net/database/item/480064/ 
iD: 480064 - #trovador #musa 
―――――――――――――
HP e SP +2%
Resistência as raças Humano e Doram +5%
Dano físico a distância +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Murmúrio Perene] nível 5:
Precisão perfeita +20
A cada ataque:
Recupera 2 SP
―――――――――――――
A cada nível aprendido de [Canção de Frigga]:
Dano físico a distância +4%
Dano de [Temporal de Mil Flechas] +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Pós-conjuração -10%
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] -2 segundos

―――――――――――――
Refino +5 ou mais:
HP e SP +3%
Dano físico a distância +3%

Refino +7 ou mais:
HP e SP +5%
Dano físico a distância +5%

―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Fogo]

Resistência a propriedade Fogo +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Cristal]

Resistência a propriedade Água +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Vento]

Resistência a propriedade Vento +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Pedra]

Resistência a propriedade Terra +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Arco das Tempestades]

Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Conjunto
[Arco Élfico],
[Saltos da Rainha Scaraba]

Refino do calçado +8 ou mais:
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Tipo: Capa
DEF: 12
DEFM: 0
Peso: 30
Nível necessário: 100
Classes: Todas

A única capa de renegados, a que chegou mês passado, é essa aqui:

 


Manto do Flamingo Negro [1]
https://www.divine-pride.net/database/item/480081/ 
ID: 480081 - #renegado 
—————————————————
HP +3%
Resistência as raças Humano e Doram +5%

—————————————————
A cada nível aprendido de [Desejo das Sombras]:
Dano físico contra todos tamanhos +1%
Precisão perfeita +2

—————————————————
Ao aprender [Disparo Triplo] nv.10:
Resistência às propriedades Terra e Vento +50%
—————————————————
Ao aprender [Cópia Explosiva] nv.10*:
Recupera 100 de HP e 10 de SP ao derrotar monstros com qualquer tipo de ataque
A cada ataque:
Recupera 2 de SP
—————————————————
A cada nível aprendido de [Redemoinho da Absorção]:
Dano de [Disparo Triplo] +50%
Dano de [Cópia Explosiva] +15%

—————————————————
Refino +7 ou mais:
HP +5% adicional
AGI e DES +10

—————————————————
Refino +9 ou mais:
HP +7% adicional
AGI e DES +10 adicional

—————————————————
Tipo: Capa
DEF: 12 DEFM: 0
Peso: 10
Nível necessário: 100
Classes: Todas

Os itens que chegavam todo mês eram postados no tópico a seguir, mas parece que o autor do tópico parou de postar em janeiro.
https://www.divine-pride.net/forum/index.php?/topic/3776-jro-ragcan-items-update/

 

 

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Magnatrom disse:

A capa de músicos que ainda não chegou é essa aqui:

  Mostrar conteúdo oculto


Cachecol Amaldiçoado
https://www.divine-pride.net/database/item/480064/ 
iD: 480064 - #trovador #musa 
―――――――――――――
HP e SP +2%
Resistência as raças Humano e Doram +5%
Dano físico a distância +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Murmúrio Perene] nível 5:
Precisão perfeita +20
A cada ataque:
Recupera 2 SP
―――――――――――――
A cada nível aprendido de [Canção de Frigga]:
Dano físico a distância +4%
Dano de [Temporal de Mil Flechas] +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Pós-conjuração -10%
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] -2 segundos

―――――――――――――
Refino +5 ou mais:
HP e SP +3%
Dano físico a distância +3%

Refino +7 ou mais:
HP e SP +5%
Dano físico a distância +5%

―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Fogo]

Resistência a propriedade Fogo +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Cristal]

Resistência a propriedade Água +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Vento]

Resistência a propriedade Vento +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Pedra]

Resistência a propriedade Terra +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Arco das Tempestades]

Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Conjunto
[Arco Élfico],
[Saltos da Rainha Scaraba]

Refino do calçado +8 ou mais:
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Tipo: Capa
DEF: 12
DEFM: 0
Peso: 30
Nível necessário: 100
Classes: Todas

A única capa de renegados, a que chegou mês passado, é essa aqui:

  Ocultar conteúdo

 

As capas parecem interessanttes!! Obrigado por compartlhar os links!

Ruído_do_ARQ_no_Bafomé(1)(2)(1).gif

Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, Alexssander Camargo disse:

Um renegado de temporal de mil flechas, com botas do perseguidor por exemplo, consegue resultados muito bons, enquanto um artista de temporal tem q escolher em colocar uma Carta Memória de Thanatos  na build no lugar de uma Carta Alma de Trentini, ou colocar uma Pluma negra (que foi feita para o renegado) no lugar de Memorável Súplica do Cisne / Memorável Inspiração do Artista , Ou Máscara de Oni no lugar de um Anel Esmeralda e por último Couraça de Senshi ou o quarteta fantástico dos danos físico (Vestimenta Abissal, Robe da Graça Divina, Vestimenta de Eclipse, Boitatá)

Correto! E isso tudo ainda se soma ao fato de que as armas lvl 4 de trovador nunca excedem a 2 slots, limittando mais anda o uso da Alma de Trentini ou da Alma de Alphoccio.

 

5 horas atrás, Alexssander Camargo disse:

Deixo aqui o link da minha build de renegado temporal, faço um desafio de alguém conseguir fazer a mesma coisa ou melhor com um artista: 

Ótimo desafio! Mas, na atual conjuntura, seria impossível aceitá-lo e superá-lo ou até alcançá-lo. Mesmo o artista sendo o dono inato das skills, não possui atributos ou equipamentos que lhe deem a oportundade de atingir desempenhos máximos.

Ruído_do_ARQ_no_Bafomé(1)(2)(1).gif

Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, 666carlos disse:

Concordo,

Para min trovador hoje so serve para suporte, 

Não tem nenhuma outra build, falta dano, recurso de sobrevivência.

Pega os anéis que saiu para WL e Sicário, complemente roubado, ate os anéis ruins que apareceu para shura da uma opção de build melhor que a dos trovas de batalha.

Isso é algo que, urgentemente, também precisa ser atentado e solucionado pela desenvolvedora!!

Ruído_do_ARQ_no_Bafomé(1)(2)(1).gif

Link para o comentário
Share on other sites

Acho a ideia do tópico muito pertinente para a classe dos músicos e outras profissões também.

Infelizmente, alguns itens extremamente roubados acabam dando mais espaço no meta a certas classes, deixando outras obsoletas. O maior agravante que temos hoje em termos de balanceamento, na minha visão.

Tenho empatia com a atual situação dos músicos, pois vivenciei situação semelhante. Via o Shura em uma posição ruim no meta em relação à outras: era pouco vantajoso upar um, já que as demais tinham equipamentos exclusivos mais baratos, mais eficientes e demandavam menos habilidade mecânica. Quem perde é o Ragnarok como um todo, uma classe que cai no esquecimento leva a menos variações na jogabilidade, uma experiência mais pobre.

Espero também que tenhamos cada vez menos itens que promovam a autosuficiência e os grupos voltem a se tornar uma necessidade para a progressão. Caso contrário, é melhor ir jogar um singleplayer.

Por último, que as pessoas com influência deem a devida atenção ao tópico. Queremos o Ragnarok divertido e justo!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 4/2/2021 em 10:54 AM, Alexssander Camargo disse:

Primeiramente parabéns pelo tópico. Ficou muito bem construído.
Realmente a classe dos artistas só não foi totalmente esquecida por que ainda são uteis para usar o dueto para ganhar mais exp nas PT's.
Tenho me empenhado em construir build viáveis para a classe, mas mesmo sem limite de dinheiro, qualquer build criada não chega perto dar criadas por outras classes.

Um renegado de temporal de mil flechas, com botas do perseguidor por exemplo, consegue resultados muito bons, enquanto um artista de temporal tem q escolher em colocar uma Carta Memória de Thanatos  na build no lugar de uma Carta Alma de Trentini, ou colocar uma Pluma negra (que foi feita para o renegado) no lugar de Memorável Súplica do Cisne / Memorável Inspiração do Artista , Ou Máscara de Oni no lugar de um Anel Esmeralda e por último Couraça de Senshi ou o quarteta fantástico dos danos físico (Vestimenta Abissal, Robe da Graça Divina, Vestimenta de Eclipse, Boitatá)

Deixo aqui o link da minha build de renegado temporal, faço um desafio de alguém conseguir fazer a mesma coisa ou melhor com um artista: 

image.png.516165427a585302c0bf5ef9bad125f9.png
 
Já aproveitando a oportunidade, o post esta certíssimo quanto ao tema "ignorar defesa Mágica" tbm.
Fones Alados é o único item q retira recarga do Ruído Estridente (a Jaqueta do Orgulho tira também, mas é tão pouco que se torna irrelevante), ai vc se vê obrigado a ter q escolher entre ele ou o Capacete Vésper, A outra opção é a Oni no lugar do amplificador de Som ou Brinco Esmeralda o q com certeza é uma péssima opção. 

Obs: não vou entrar no mérito dos fones alados ocuparem 2 slots (Top e Mid) da cabeça, pq é uma grande piada de mal gosto.

image.png.a87d52d1adc7b768aab0bf84fd528639.png

Olá, eu tenho um Vídeo no meu canal Solando a Celine, foi assim que chegou bio5 então já tem um tempinho, no vídeo eu estou de General coisa q eu nem uso mais para fazer ela, mas enfim, msm assim eu já faço ela com mais facilidade que o seu renegado em questão, sem potar praticamente nada e etc, desafio aceito e hoje em dia meu dano está bem maior nela que no video que vou postar aqui. Vou deixar aqui para vc e quem quiser ver , mas legal o desafio e bom game maninho =D 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

11 horas atrás, Seduction~ disse:

Olá, eu tenho um Vídeo no meu canal Solando a Celine, foi assim que chegou bio5 então já tem um tempinho, no vídeo eu estou de General coisa q eu nem uso mais para fazer ela, mas enfim, msm assim eu já faço ela com mais facilidade que o seu renegado em questão, sem potar praticamente nada e etc, desafio aceito e hoje em dia meu dano está bem maior nela que no video que vou postar aqui. Vou deixar aqui para vc e quem quiser ver , mas legal o desafio e bom game maninho =D 

 

Amigo, desculpa mas no q eu pude entender, as build tem desempenho muito próximo um do outro. Pelo menos no quesito tempo, deixou ela ficar amarela 2 vezes, igual a mim. Mas se for ver detalhes, a minha build é muito mais barata e tecnicamente superior q a sua.

1º meu set é de sustain, para não gastar nada no luta. Acho q em toda Celine eu poto 2 chá se não me engano, isso pq noobei e nao usei o temporal do jeito certo, como fiz na primeira vez q ela seca meu SP.

2º vc petrifica 2 vezes, por muita sorte vc não tomou um Dark Juptel Thunder, quem já tomou esse combo, sabe do q eu estou falando. (Ela muda o seu elemento para terra1, ou seja tento faz a abissal, se vc é terra1 petrificado)

3º A thanatos é quase q obrigatória para um bardo fazer celine, pq ela tem incríveis 500 de defesa, e ele tem as opção q citei no post acima (Oni, no lugar de esmeralda, Thanatos no lugar de trentini, Pluma Negra" q a principio é item de renegado" no lugar de Quepe do General ou Chique). Mesmo assim, assim como eu vc deixa ela ficar amarela 2 vezes.

4º Amon-ra na elegantes, lógicamente a temporal dá mais dano, mas o sustain de SP deve pesar um pouco, deve ser por isso da escolha.

5º Será q a pluma negra e perseguidor sem ativar o ignorar defesa, para colocar uma tanathos no arco, não ficaria superior a dano por segundo?

Resumidamente,  vc gasta 9b a mais para alcançar esse rendimento, sinceramente isso deixa tudo muito mais evidente que a classe do artista precisa de atenção urgentemente. Sem falar q outras classes com muito menos fazem mais rápido e melhor.

Mas ainda sim, vou deixar o vídeo com set full dmg, potando (apenas chá quente 16 no total).
 


Perceba q ela fica amarela apenas 1 vez.

OBS: Este vídeo será apagado, pq o objetivo dele era apenas cumprir um desafio, se fosse para fazer ele full dps mesmo, seria alterados os seguintes itens: Carta Valkyrie Randgris, por Tanathos, não colocaria trentini pq uso o mesmo arco para a build de rajada de flecha com meu sentinela. Cocar do Orc +12 , por Pluma Negra +9 Sapatos do perseguidor, sem colocar a skill escapar (para não ignorar defesa; ou mudaria para uma temporal destreza, MA4, Instinto; ou Elegantes com amon-ra. não vou entrar no mérito da esfera marinha com impacto explosivo, muito menos do ataque surpresa.

Editado por Alexssander Camargo
Link para o comentário
Share on other sites

Então, esse meu vídeo é antigo, tem uns 7 meses, meu 7 já n é mais esse (mas aparentemente vc ignorou oq eu escrevi =D), e mesmo se eu tomar TJ eu n morro fica com metade da life, eu quase n apanho pra ela, e meu dano mesmo com vc potado ta superior, imagina agr com meu set atual e potado , enfim. A classe realmente precisa de ajustes, mas vamos lá, realmente pra ter um desempenho bom precisa gastar muito pq a classe n tem nada q ignore a defesa assim como RG, renegado etc, e em relação ao sapato, eu uso elegantes na build não só por aumentar o dano , ele fecha atributos muito fácil, me deixa imune a quase todos os status, única coisa q eu tomo é petrificar pq pra congelar existe o robe ou a eclipse, mas acho q vc já entendeu meu ponto de vista. Te convido a assistir os outros vídeos do canal pra vc ver que da pra fazer qualquer conteúdo do game solo e muito bem, eu tô afastado do rag esses dias , mas devo voltar logo logo e assim volto a postar conteúdo no canal. Mas vou enfatizar mais uma vez, a classe precisa de ajustes sim, porém creio eu que isso só se resolva qnd chegar o rebalance, vou encerrar por aqui ^^

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Concordo com a necessidade do rebalanceamento, talvez possamos ver essas tendo uma utilidade maior na Woe, equipamentos, correção da skill destino nas cartas e buff de algumas habilidades podem viabilizar a classe e fazer que volte pro cenário.

Deixamos nosso apelo aos administradores do jogo que cobrem medidas da desenvolvedora e tragam devolta Os músicos pro meta game

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 4/2/2021 em 12:14 PM, Magnatrom disse:

Infelizmente não conheço algum local com as informações organizadas, como as botas de classe semelhante ao Sapato do Perseguidor e Botas do Conjurador, nem como as capas que citei, ou os hats de classe como o Pluma Negra e aquele hat de shura.

A capa de músicos que ainda não chegou é essa aqui:

  Mostrar conteúdo oculto


Cachecol Amaldiçoado
https://www.divine-pride.net/database/item/480064/ 
iD: 480064 - #trovador #musa 
―――――――――――――
HP e SP +2%
Resistência as raças Humano e Doram +5%
Dano físico a distância +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Murmúrio Perene] nível 5:
Precisão perfeita +20
A cada ataque:
Recupera 2 SP
―――――――――――――
A cada nível aprendido de [Canção de Frigga]:
Dano físico a distância +4%
Dano de [Temporal de Mil Flechas] +2%

―――――――――――――
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Pós-conjuração -10%
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] -2 segundos

―――――――――――――
Refino +5 ou mais:
HP e SP +3%
Dano físico a distância +3%

Refino +7 ou mais:
HP e SP +5%
Dano físico a distância +5%

―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Fogo]

Resistência a propriedade Fogo +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Cristal]

Resistência a propriedade Água +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Vento]

Resistência a propriedade Vento +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Flecha de Pedra]

Resistência a propriedade Terra +75%.
―――――――――――――
Conjunto
[Arco das Tempestades]

Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Conjunto
[Arco Élfico],
[Saltos da Rainha Scaraba]

Refino do calçado +8 ou mais:
Ao aprender [Ode a Hela] nível 5:
Recarga de [Temporal de Mil Flechas] +2 segundos
―――――――――――――
Tipo: Capa
DEF: 12
DEFM: 0
Peso: 30
Nível necessário: 100
Classes: Todas

 

 

 

Jaqueta do Orgulho 2.0? Muito interessante.

Mas acho que prefiro que a classe não receba coisas com muita frequência.

Em 4/4/2021 em 5:07 AM, Seduction~ disse:

Olá, eu tenho um Vídeo no meu canal Solando a Celine, foi assim que chegou bio5 então já tem um tempinho, no vídeo eu estou de General coisa q eu nem uso mais para fazer ela, mas enfim, msm assim eu já faço ela com mais facilidade que o seu renegado em questão, sem potar praticamente nada e etc, desafio aceito e hoje em dia meu dano está bem maior nela que no video que vou postar aqui. Vou deixar aqui para vc e quem quiser ver , mas legal o desafio e bom game maninho =D 

 

Muito interessante. É difícil achar alguma coisa sobre o potencial dos Trovadores e Musas. Não nessa nossa comunidade, pelo menos.

Com esses equipamentos, daria pra fazer muita coisa, não?

 

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Belo Tópico!!!

Concordo, eu mesmo já tive Musa e Trovador, mas deletei por causa das dificuldades da classe. Achei que com a chegada da Bio 5 os músicos teriam sua importância novamente, mas não aconteceu. Pensava  que seria possível sair por aí solo e fazer como as outras classes, mas não!, mesmo todo equipado, há muita dificuldade, como mencionado aí em cima, delay das skill, cool down, etc.

O Músico ficou muito preso ao suporte do Bragi e do Banquete, o principal motivo de ser chamado para as Pts

A idéia de ter uma classe que usa sua skill no Plágio e se saí melhor do que a classe base é irônica, uma comédia trágica!

E eu entendo perfeitamente a indignação, pois é fácil outras pessoas virem aqui sem se importar muito e dizer: "É isso mesmo, só aceita", pois certamente essa pessoa já jogou com a classe, mas não a trata como principal, tem seus outros chars, mas pra quem gosta (Ama), é bem difícil.

Bom... espero que a LUG reveja isso e passe para Garvity, que tomem consciência e façam alguma coisa, seria uma boa se dessem um pouco mais de atenção à esta questão.

Boa Sorte!!!

Editado por tatick
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...