Ir para conteúdo

[Guia] O Guia Furtivo de Saqueadores


Eddie Bishopp

Posts Recomendados

469770975_GuiaGankerHeader.png.ac232637bfac9b1d154d05a7982d18da.png

Índice

  1. Sobre
  2. Classes
  3. Atributos
  4. Habilidades
  5. Furtar e Afanar
  6. Equipamentos
  7. Considerações finais

1. Sobre
A construção de saqueadores, também conhecido fora do tupiniquim como ganker, é focada em um único objetivo: roubar, o mais rápido e efetivamente possível, sem esforço ou gastos. Isso requer atributos específicos e a maximização de algumas habilidades que serão descritas ao longo deste guia.
Alguns anos atrás, esta construção de personagem era extremamente popular nos mapas, mas também muito malvista pela comunidade, já que sua utilidade para conseguir itens é muito mais efetiva do que outras classes e construções, o que atraiu os olhares de jogadores mal-intencionados que utilizam programas ilegais como bichões e macros, criando assim um estereótipo de “arruaceiro robô”. Hoje em dia, não vejo mais arruaceiros, desordeiros e renegados saqueadores com a mesma frequência, mas não se deve esperar popularidade de uma classe de história tão infame, tanto no sentido roleplay como factual.

2. Classes

Apesar do gatuno gerar bons resultados em suas evoluções para saquear monstros, vamos focar especificamente nos arruaceiros e afins, afinal este não seria um guia decente de saqueador se não se tratasse dos próprios, não é? Sem falar que os arruaceiros e classes superiores perpetuam o uso de arco, que é uma arma viabilizada pelos atributos que veremos em um instante.
Como o personagem coletor possui foco específico de apenas roubar, não vemos muita necessidade de deixá-lo no nível máximo de base e classe, mas tem quem queira. Portanto, vem do esforço do jogador escolher qual classe vai deixar seu ladrão. Mas vamos ver o benefício de cada classe:

Gatunospartyicn.png Gatunos
Talvez alguns jogadores estranhem eu estar me estendendo tanto na primeira classe, mas leve o seguinte benefício em questão: normalmente, os gatunos são personagens de nível 50 para baixo. Dependendo dos itens que você pretende focar, os monstros também serão de nível baixo, e quanto menor a diferença de nível, menos penalidade na chance de drop. Portanto, às vezes é viável deixar personagens em níveis menores e utilizá-los para coletar esses itens.
A desvantagem óbvia é que não possui tantos pontos de atributos nem muitas habilidades. Mas é algo a se considerar.

Arruaceirospartyicn.png Arruaceiros
Classe padrão da construção de saqueadores. Possui todas as habilidades que precisamos para ter uma efetividade considerável, mais HP e SP, mais bônus de atributos e acesso a equipamentos. É o mínimo que deve ser adquirido. Sempre recomendado se tornar arruaceiro com nível de classe 50 pra ter os benefícios da missão de arruaceiro e acesso a mais habilidades de gatuno. Sei lá, tem gente que faz questão.

Desordeirospartyicn.png Desordeiro
Pessoalmente, a transclasse é meu padrão de classes para qualquer construção, e não seria diferente para saqueadores, mas entendo quem tem pressa para coletar certos itens e prefere deixar os personagens como arruaceiros apenas. Mas com a habilidade Preservar, a qualidade de evolução e coleta se torna muito melhor, além do bônus de transcendência em HP, SP e atributos. Extremamente recomendado deixar, ao menos, em desordeiro mas - de novo - não julgo quem prefere deixar como arruaceiro.

Renegadospartyicn.png Renegado
Agora sim estamos falando de ladrões de respeito. Não só possui as habilidades que precisávamos, como também possui outras que podem ser exploradas em equipamentos, ou utilizando pontos de terceira classe nas habilidades de transclasse. Mais HP, SP e atributos para lidar com mapas mais complexos e, dependendo do investimento, até ir em instâncias sozinho para coletar itens mais luxuosos. Sem falar nos equipamentos mais fortes que só são acessíveis com nível de base superior ao 100. Leva um pouco mais de tempo pra chegar aqui, mas dependendo da dedicação do jogador, vale muito mais a pena.
Entretanto, é o extremo oposto da vantagem de um gatuno: o nível alto acaba interferindo na chance de drop de certos itens por isso. Fica aqui o dilema.

abysschasericon.png.227ef9ef221f9199b3b498f81e6636fc.png Considerações sobre a Quarta Classe
Estou escrevendo este guia no início de 2021, e a previsão das quartas classes chegarem no servidor brasileiro é de “nem tão cedo”. Não temos tanta informação sobre a classe no momento, mas podemos ter algumas ideias. Aqui vai minha opinião: extremamente desnecessário para saqueadores. Aqui é o limite do poder, pois seu personagem vai estar em nível elevado demais para uma coleta equilibrada nos mapas menores, e não vejo muita viabilidade em uma construção assim numa classe tão voltada ao dano (especialmente mágico), e o que queremos evitar como saqueadores é dano muito alto. Falaremos sobre isso depois, mas não recomendaria um Abyss Chaser para saqueador por ser esforço demais.

3. Atributos
Agora vamos falar sobre o essencial em qualquer das classes citadas: atributos. Como dito, a função de um saqueador é furtar leve e solto.

Destreza
Como veremos com mais detalhes no futuro, Furto é afetado pela destreza do personagem, do monstro, o nível de habilidade e a chance de derrubar, sendo assim nosso atributo principal. É importante possuir mais destreza do que o monstro que estamos saqueando, portanto será “quanto mais, melhor”.

Agilidade
É nosso segundo atributo principal, pois a esquiva evitará que gastemos nosso dinheiro em poções e consumíveis para nos manter coletando sem pausas, e a velocidade de ataque nos dá mais chance de furtar com habilidades autoconjuradas. Deve ser equiparada com a destreza, ou menos até um pouco mais, para melhor efetividade.

Sorte
A sorte do jogador não influenciaria em nada nossa construção de personagem, se não fosse por uma habilidade especial: Afanar. Para afanar monstros, é necessário não apenas a destreza, que já foi realçada, como também sorte. Na fórmula (que será especificada), destreza e sorte possuem os mesmos modificadores, então Sorte acaba sendo um atributo importante para quem pretende fazer uso constante dessa habilidade enquanto faz coletas.

Força
Diferente das outras construções para arruaceiros e afins, força não é nosso foco. Isso se deve ao dano, que não pode ser tão alto - ao ponto de derrotar o monstro antes de poder roubá-lo, nem baixo demais - que demore demais para matá-lo e acaba não rendendo. É um atributo secundário que precisa de equilíbrio e pode ser compensado com a velocidade de ataque alta.

Inteligência
Como não interfere em nada na nossa construção e habilidades, não recomendo colocar ponto algum de atributos aqui. Mas vale ressaltar que alguns jogadores podem preferir fazer uso de habilidades mágicas autoconjuradas com Desejo das Sombras, então fica a dica.

Vitalidade
Com tanta esquiva e, dependendo da classe e equipamentos, um HP decente, não há necessidade de investir pontos em vitalidade, deixando em um único ponto.

Recomendação de construção
Em resumo, nossos atributos principais serão DEX e AGI, deixando FOR e SOR como secundários. INT e VIT são poucos recomendados, podendo ser investido apenas quando já possuir atributos desejados e pontos sobrando. De acordo com o bROWiki, segue um exemplo de construção de atributos para saqueadores:

Para Arruaceiras e Desordeiras,
FOR 30, AGI 80 a 90, VIT 1 a 40, INT 1 a 20, DES 50 a 70, SOR 1 a 30

Para Renegadas,
FOR 70 a 110, AGI 100 a 110, VIT 40 a 100, INT 10 a 60, DES 80 a 100, SOR 1 a 60

4. Habilidades
Segundo ponto mais importante da construção, as habilidades de Furto e Afanar. Estarei realçando os detalhes e comentários das habilidades principais, mas quem determina o quanto deve investir de fato em cada habilidade é apenas o próprio jogador, pois pode haver discordância entre a comunidade sobre a importância de certas habilidades.
Para facilitar a leitura do jogador, habilidades com serão habilidades principais que são extremamente recomendadas, senão pré-requisitos.

Arruaceirospartyicn.png Arruaceiros

M%C3%A3os_Leves.png Mãos Leves
Habilidade principal do nosso arruaceiro saqueador, pois permite autoconjurar Furtar enquanto atacamos. É o principal motivo de termos tanta agilidade nesta construção. Alguns jogadores preferem não maximizá-la, mas eu recomendo que sim pois é o carro chefe da classe coletora.

Afanar.png Afanar
Alguns jogadores não fazem muito uso da habilidade, talvez por achá-la desnecessária e usar apenas como pré-requisito de outras, mas para maior proveito do tempo de coleta, e como o foco da construção é dinheiro e itens, recomendo maximizá-la.

Pl%C3%A1gio.png Plágio
Habilidade muito útil para agilizar no dano ou fornecer suporte para caçar. Como arruaceiro, pode ser cansativo tentar manter uma habilidade plagiada durante uma caça, mas com o Preservar do desordeiro, recomendo sempre maximizá-la.

Per%C3%ADcia_com_Espada.pngPerícia com Espada 
Como nossa arma principal será adaga, a habilidade fornece bônus de ataque para ambas espadas e adagas. Alguns jogadores preferem deixá-la em segundo plano de importância, mas alguns equipamentos como Sapatos do Perseguidor fazem uso do bônus dessa habilidade, então recomendo maximizá-la também.

Desordeirospartyicn.png Desordeiro

Preservar.png Preservar
Essencial para quem quer fazer uso da recomendada habilidade Plagiar, evitando que perca as habilidades roubadas. Lembre sempre de mantê-la ativa, e preste atenção quando mudar de mapas, pois ela pode ser desfeita. Também tome cuidado com monstros que fazem uso de Desecantar, pois ela também pode ser desfeita assim. Isso pode ser evitado com Espírito do Arruaceiro, dos Espiritualistas.

Renegadospartyicn.png Renegado

Mimetismo.png Mimetismo 
Não apenas mantém a habilidade de Plágio, como é mais fácil de manter as habilidades, e é possível fazer uso de Desejo das Sombras. Recomendo maximizá-la, até para ajudar no dano com autoconjuração.

Desejo_das_Sombras.png Desejo das Sombras 
Essencial para quem prefere autoconjuração durante ataques, como eu. A desvantagem é que só funciona com habilidades mágicas e o limite de nível das habilidades autoconjuradas é Nv. 5. Recomendo o mínimo de Nv. 5, mas prefiro maximizá-la.

Acerto_de_Contas.png Acerto de Contas
Esta habilidade é uma evolução de Rapto, e acaba sendo útil em mapas muito disputados por jogadores, podendo teleportar todos os monstros numa área de 3x3 células. Também funciona como uma forma de finalizar monstros inferiores e teleportar para outra parte do mapa. Não é essencial, mas acaba sendo uma habilidade bacana, até por causa do bônus de alguns equipamentos.

Escapar.png Escapar
Escapar acaba sendo o novo Esconderijo para fugas, afinal ele faz você… escapar. Mas não apenas isso, essa habilidade acaba garantindo bônus especiais com equipamentos específicos que vão ser listados, então se você prefere arcos como arma secundária, fica a dica. A grande desvantagem é que é necessário Olhos de Águia Nv. 10 e Rajada de Flecha Nv. 7 para ter o pré-requisito de Disparo Triplo Nv. 2, e é necessário o uso de Armadilhas, o que acaba pesando no inventário.

5. Furtando e Afanando
Para entender melhor a razão de termos tanta agilidade, sorte e destreza, falaremos agora sobre as fórmulas, e como funciona o sistema de furto do jogo, porque não é apenas a chance de derrubar o item! Começaremos com as fórmulas De acordo com o bROWiki, a fórmula de furtar consiste em

 

Chance = {Taxa de drop do item × [DES do personagem + (Nv. da habilidade × 3) − (DES do monstro + 10)]}%

Então faremos um exemplo. Se eu tivesse um Gatuno Nv. 20 com DES 25, tentando roubar Morangos de um Esporo Nv. 18 de DES 12 com Furto Nv. 10, eu teria cerca de 33% de chance de roubá-lo. Entretanto, não é apenas a chance que o jogador deve se preocupar, mas a posição do item na lista de itens do monstro. Cada monstro possui uma lista com seus itens e chances, mas a ordem desses itens não é aleatória, e é possível vê-las em databases do jogo que disponibilizam essa organização.
A habilidade Furto dá preferência sempre aos itens que estão acima. Quando um item que está em 1º lugar é difícil demais para roubar e falha na chance, ela passa para o próximo. Mais uma vez utilizando um Esporo como exemplo, vejam a lista de itens do monstro:

Posição

Nome do Item

Chance

Esporo de Cogumelo

80%

Erva Vermelha

10%

Boneco de Esporo

0,1%

Chapéu

0,3%

Esporo Venenoso

0,1%

Morango

6%

Carta Esporo *

0,1%

Analisando a tabela vemos que, apesar do morango possuir uma chance de 6% de ser derrubado/furtado, ele se torna ainda mais difícil de furtar por ter outros cinco itens acima da sua posição. Portanto, não é um monstro recomendado para se roubar morangos, e sim derrubá-los. Neste caso, o furto acaba sendo apenas um complemento leve. Levem a posição do item sempre em consideração, além do HP, defesa e outros fatores para garantir um melhor local de coleta.

Sobre a habilidade Afanar, a fórmula é a seguinte:

Chance de sucesso = {[Nv. da hab. + (Nv. do alvo - Nv. do usuário) ×3] + [(DES ×2) + (SOR ×2)] ÷ 1.000)%

Com outro exemplo, se eu tenho um Arruaceiro Nv. 99 com DES 70 e SOR 50, e tento afanar de uma Medusa Nv. 102 de DES 83 com Afanar Nv. 10, eu terei 19,24% de chance de afaná-la. Para descobrir a quantidade de zeny roubado, a fórmula é a seguinte:

 

Zeny adquirido = (Nv. do alvo × Fator) zenys

O fator escrito na fórmula é um número aleatório que depende do nível de Afanar. Entre o nível 1 ao 9, o fator é um número entre 8 e 10, e no nível 10, entre 10 e 11. Usando o mesmo exemplo, com o fator 11, eu afanaria cerca de 1.112z toda vez que afanasse com sucesso.

6. Equipamentos
Segue abaixo uma lista de equipamentos interessantes para saqueadores, levando em consideração o bônus do equipamento em si ou em conjunto de outros e habilidades. Equipamentos com ? são próprios para construção de caça com arco, não para coleta e furto.

Chapéus
19163.png Boneca da Succubus
18777.png Lâmpada Mágica
19019.png Coroa da Rainha de Copas ?

5325.png Olhos Biônicos
19495.png Asinhas Discretas
18599.png Máscara Esquisita

19268.png Hálito de Verme com Rosto
5361.png Máscara de Fugitivo
19318.png Rosário da Guarda Real
5548.png Rosa Escarlate
5978.png Vacina da Cura

4137.png Carta Duneyrr
4137.png Carta Pinguicula Sombria
4137.png Carta Cãibra

Armadura
15353.png Armadura do Herói Ágil
15128.png Colete E.X.C.
2375.png Armadura de Diabolus
15019.png Traje de Gatuno Evoluído


Armas
1238.png Adaga da Cobiça
13038.png Adaga do Perseguidor
28744 Punhal Ancestral
28705.png Adaga Rubi
13046.png Krieg
13039.png Adaga de Marfim

13454.png Sabre Rubi
13405.png Espada Curva
13413.png Lâmina Gêmea Vermelha
13412.png Lâmina Gêmea Azul

18170.png Arco Ancestral
18164.png Balista Ancestral
18130.png Arco Rubi
1732.png Arco da Terra
1731.png Arco Glacial
1730.png Arco Incendiário
1733.png Arco do Vendaval

4137.png Carta Freeoni
4137.png Carta Esqueleto Arqueiro ?
4137.png Carta Arqueiro Imortal ?

Escudos
28906.png Escudo do Fogo
28908.png Escudo da Água
28907.png Escudo do Vento

4137.png Carta Maya
4137.png Carta Holemdrim

Capas
20964.png Manto Temporal AGI
20964.png Manto Temporal DES
20904.png Bata de Etran
2589.png Asas de Arcanjo Caído
2537.png Manteau de Diabolus
20941.png Manto Fênix
20922.png Manto Leviatã
20799 Toalha do Mochileiro ?

4137.png Carta Cenere
4137.png Carta Wakwak
4137.png Carta Raydric
4137.png Carta Emul Flamel

Sapatos
470056.png Sapatos do Perseguidor
22010.png Botas Temporais AGI
22004.png Botas Temporais DES
2433.png Botas de Diabolus
22014.png Sapatos Convergentes

Acessórios
28379.png Anel Sombrio
2729.png Anel de Diabolus
2625.png Broche

4137.png Carta Scaraba Dourado
4137.png Carta Visconde Coruja

Consumíveis
657.png Poção da Fúria Selvagem
13283.png Suco Celular Enriquecido
14586.png Doce Hiper Açucarado

12210.png Goma de Mascar
12633.png Lata de Comida para Gatos

1764.png Flecha Afiada
1754.png Flecha de Cristal
1752.png Flecha de Fogo
1756.png Flecha de Pedra
1755.png Flecha de Vento

Ferramentas
Os equipamentos que estou classificando como “ferramentas” são itens que garantem uma chance de derrubar outros itens, como ervas, cristais, gemas, etc. Não são feitos para beneficiar ataque, esquiva, ou qualquer atributo, mas para complementar a coleta de outros itens específicos.

19168 Tiara Especial de Kafra
15186.png Uniforme de Kafra
5777 Chapéu de Remover
18508.png Coroa do Garuda
18631.png Lacinho da Cozinheira

2976.png Lampião das Trevas
2906.png Manopla do Mineiro Sortudo

4137.png Carta Ermitão Selvagem
4137.png Carta Verme Sábio
4137.png Carta Presente
4137.png Carta Raydric Arqueiro
4137.png Carta Alma Penada
4137.png Carta Orc Arqueiro
4137.png Carta Leib Olmai
4137.png Carta Gato de Folha
4137.png Carta Dríade
4137.png Carta Zangão Gigante
4137.png Carta Gárgula
4137.png Carta Rochoso
4137.png Carta Marin

7. Considerações finais

Acabei decidindo fazer esse guia super rápido porque não encontrei nenhum atualizado sobre essa build, e acho divertido coletar itens enquanto estou em chamada com amigos ou escutando um podcast. Acaba sendo uma forma gostosa de se jogar enquanto consegue os itens que precisa. Quem tiver mais informações que queira agregar, ficarei feliz de adicionar e editar depois.

  • Like 10
  • Thanks 2

1073193973_ROForumAssinaturav2.png.67244bda54ebdc4c6024c77efde36d8d.png

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá! Não sei quanto tempo pode levar a resposta, mas estou fazendo essa build e tenho algumas dúvidas, então gostaria de saber se alguém mais informado poderia esclarecer pra mim. Estou lvl 103 atualmente e voltando a jogar há pouco tempo, tenho talvez 2kk acumulados comigo e sei que é estupidamente pouco, assim como não possuo quaisquer equipamentos, basicamente uso os do Éden e é isso aí, o trem tá feio kkk

As duvidas são:

  • Tendo em vista que estou com foco em farmar itens e fazer uma graninha, existiria alguma build que fosse a opção mais barata das listadas acima (em relação aos equips e tal)?
  • Haveriam spots/mapas que seriam mais lucrativos? Sei que existem várias formas de ganhar dinheiro, mas só quero umas dicas fora farmar mask e flor, só para ter opções mesmo, acho que seria útil pra outros que buscassem este guia também. 
  • Usar Tyr seria interessante? Sei que tira a eficácia de Furto, mas acho que seria decente para fazer valer efeitos de cartas como a Mímico, por exemplo, matando varios mobs de uma vez e tal, gostaria de saber se há como só dar algumas dicas sobre isso.

Novamente: sou novo aqui, não jogo faz muito tempo, então só estou pedindo por dicas, direções, pra eu conseguir progredir e não me sentir tão perdido. Jogo solo, então não tenho muita gente para consultar e acredito que não estou sozinho nessa. Agradeço a quem der atenção e responder, valeu demais. O fórum anda paradinho, uns anos atrás era mais ativo e era uma das parte mais divertidas de jogar Ragnarok, private ou oficial. 

 

Abração :D

Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 4/27/2021 em 9:35 PM, lebretchutads disse:

procura um mapa onde tem itens q valem bastante em npc, ou itens q players comprar tipo itens pra fazer runas ou itens pra poções.

é o que venho tentado fazer, ainda que sem muuuuito sucesso, ta andando devagarinho, se souber de alguns mapas seria legal que todos pudessem compartilhar e se ajudarem

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Takarov disse:

é o que venho tentado fazer, ainda que sem muuuuito sucesso, ta andando devagarinho, se souber de alguns mapas seria legal que todos pudessem compartilhar e se ajudarem

Eu acho que é mais benefício você fazer outras coisas, isso é claro, se tiver outros personagens. Em que mapas você tem ido? 

Link para o comentário
Share on other sites

19 minutos atrás, Gale disse:

Eu acho que é mais benefício você fazer outras coisas, isso é claro, se tiver outros personagens. Em que mapas você tem ido? 

Basicamente tenho farmado escorpiões ultimamente, não precisa tentar entender, mas eu meio que gosto de ficar farmando, só queria saber se existem outros lugares para isso kk
Além do mais, quais outras coisas você estaria falando? Instancias e tal? 

  • Haha 1
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Takarov disse:

Basicamente tenho farmado escorpiões ultimamente, não precisa tentar entender, mas eu meio que gosto de ficar farmando, só queria saber se existem outros lugares para isso kk
Além do mais, quais outras coisas você estaria falando? Instancias e tal? 

Sem julgamentos, eu gosto também.

Bom, já que perguntou, apesar de nenhuma delas ser muito vantajosa, tem muitas coisas pra se fazer no jogo.

Como disse pra outra pessoa em outro post, é muito de momento. Se alguém faz um vídeo, por exemplo, sugerindo que o pessoal faça dinheiro com Galho Seco, muitos iniciantes vão fazer isso e a demanda não acompanhará a oferta, e o preço pode cair. Também tem situações de evento que requerem itens, então às vezes também é temporário. Se você for do Valhalla, tem o drop bonificado permanente e tem a comodidade de dropar coisas que no Thor não dropam, ao mesmo tempo tem menos jogadores e com isso o comércio é menos movimentado (demora mais pra vender as coisas).

Salvo exceção de eventos, talvez o melhor custo benefício hoje é o que você já deve saber: o farm em Celine. Mas tem um evento muito bom o qual você pode se preparar para (ou tentar, já que alguns dos itens mudam), que é a Ordem dos Exploradores. Basicamente, é só ficar fazendo instância a rodo. 

Falando em instâncias, além de itens pra Exploradores, muitas delas já são boas de farmar por si mesmas. Eu não vou citar todas aqui, mas algumas delas são: Fábrica do Terror, já citada, você pode ir até o final e conseguir ainda mais prêmios, dentre eles Álbum de Cartas e Lampião das Trevas. No Templo do Rei Demônio, você consegue Essências de Morroc e outras coisinhas. Lago de Bakonawa concede itens que você troca pelas tatuagens. No Ninho de Nidhogg, você pode dropar o Pedaço de Pele do Guardião. Em Charleston em Crise, além de tanque velho, você consegue componentes que pode trocar por itens, mas seria melhor guardá-los para Exploradores. Em Glast Heim Sombria, você consegue Manas (requisitadíssimas pra Exploradores) e também minérios e outros pra vender em NPC, além de também poder trocar suas Manas por itens como a Carta Cavaleiro Branco. Se você conseguiu uma Caixa de Proteção do Deus do Mar por Logue e Ganhe ou outro (eles distribuíram algumas, pelo que me lembro), pode ir em Esgotos de Malangdo pra pegar Ira do Deus do Mar e vender pra jogadores (eles usam pra Encantamento). Memórias de Sarah concede comidas de atributos, se me lembro bem, que podem ser vendidas em muitos eventos que as requerem, como Festival de Brasilis. Salão de Ymir concede Marcas de Honra, que podem ser usadas pra fazer equipamentos. No Palácio das Magoas, você consegue Fragmentos de Cinza, que pode guardar (para Exploradores) ou fazer equipamentos também. Além claro, da chance de dropar uma carta valiosa em qualquer uma dessas instâncias.

Para dropar normalmente, tem Morango, Galho Seco, Flor de Planta Carnívora, Areia Estelar de Bruxa, Máscara do Festival. Deve ter outros que estou esquecendo, que não sei ou que seja algo novo que o pessoal pode estar farmando, vale conferir o mercado do jogo, esses são só alguns. Houve um nerf nos preço dos itens do local (em NPC) mas tem um pessoal que diz que farmar no Calabouço de Magma ainda vale a pena (só pesquisar sobre fazer Zeny em magdun).

Tem a Síntese de Cristais, com destaque para os Sapatos Convergentes. Missões que concedam Marcas de Honra, pra diversos equipamentos.

Você pode fazer um Sábio, dropar os itens necessários (como já está dropando Cauda de Escorpião) e fazer você mesmo os conversores elementais, e tentar vendê-los. Você também pode fabricar flechas, transformá-las em Aljaves em Payon (na loja de Armas) e tentar vender também. 

Com o reset gratuito, dá pra upar um Algoz e usar um set barato para criar Veneno Mortal e tentar vender. Tem épocas (como Mapas Especiais) em que a demanda cresce e o preço aumenta. Também tem épocas (como uns eventos de Turn-In que tiveram) que dropa muito Karvodailnirol e Garrafa Vazia, a oferta desses itens usados pra fazer o Veneno aumenta e o preço desses itens despenca. Tirando o Karvo, todos dropam fácil, e a Poção de Fúria Selvagem vende na loja de utilidades de Comodo. Você também pode utilizar o o outro guia do autor desse tópico pra fazer um Criador ou Bioquímico "Pure Potter". Assim você poderia fazer poções, comidas e até mesmo os itens necessários pra usar Bomba Ácida, que também são muito requisitados em época de eventos como Cheffênia - único adendo aqui é que muitas vezes a empresa vende esses itens por ROPs, e isso estagna ou mesmo diminui o preço - (ultimamente eles tem vendido na segunda semana). 

Isso tudo tirando eventos. Tem o pessoal que farma carta em Cheffênia, o que deve ficar mais difícil a partir da próxima, que aparentemente vai trazer a Aura Verde. Eventos como Festival de Brasilis, evento de Pesca, a quests temáticas de datas comemorativas e outros também são bons pra fazer Zeny, como eu disse. Você só precisa ficar de olho e entender como o evento funciona: se tem algum item usado que os jogadores precisam, quais equipamentos e consumíveis você pode farmar nesses eventos, etc. 

Mas resumidamente, eu acho que o que mais valeria a pena agora, tirando qualquer evento que apareça, seria se preparar para Exploradores e/ou o farm de Celine. 

Editado por Gale
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

43 minutos atrás, Gale disse:

Sem julgamentos, eu gosto também.

Bom, já que perguntou, apesar de nenhuma delas ser muito vantajosa, tem muitas coisas pra se fazer no jogo.

Como disse pra outra pessoa em outro post, é muito de momento. Se alguém faz um vídeo, por exemplo, sugerindo que o pessoal faça dinheiro com Galho Seco, muitos iniciantes vão fazer isso e a demanda não acompanhará a oferta, e o preço pode cair. Também tem situações de evento que requerem itens, então às vezes também é temporário. Se você for do Valhalla, tem o drop bonificado permanente e tem a comodidade de dropar coisas que no Thor não dropam, ao mesmo tempo tem menos jogadores e com isso o comércio é menos movimentado (demora mais pra vender as coisas).

Salvo exceção de eventos, talvez o melhor custo benefício hoje é o que você já deve saber: o farm em Celine. Mas tem um evento muito bom o qual você pode se preparar para (ou tentar, já que alguns dos itens mudam), que é a Ordem dos Exploradores. Basicamente, é só ficar fazendo instância a rodo. 

Falando em instâncias, além de itens pra Exploradores, muitas delas já são boas de farmar por si mesmas. Eu não vou citar todas aqui, mas algumas delas são: Fábrica do Terror, já citada, você pode ir até o final e conseguir ainda mais prêmios, dentre eles Álbum de Cartas e Lampião das Trevas. No Templo do Rei Demônio, você consegue Essências de Morroc e outras coisinhas. Lago de Bakonawa concede itens que você troca pelas tatuagens. No Ninho de Nidhogg, você pode dropar o Pedaço de Pele do Guardião. Em Charleston em Crise, você consegue componentes que pode trocar por itens, mas seria melhor guardá-los para Exploradores. Em Glast Heim Sombria, você consegue Manas (requisitadíssimas pra Exploradores) e também minérios e outros pra vender em NPC, além de também poder trocar suas Manas por itens como a Carta Cavaleiro Branco. Se você conseguiu uma Caixa de Proteção do Deus do Mar por Logue e Ganhe ou outro (eles distribuíram algumas, pelo que me lembro), pode ir em Esgotos de Malangdo pra pegar Ira do Deus do Mar e vender pra jogadores (eles usam pra Encantamento). Memórias de Sarah concede comidas de atributos, se me lembro bem, que podem ser vendidas em muitos eventos que as requerem, como Festival de Brasilis. Salão de Ymir concede Marcas de Honra, que podem ser usadas pra fazer equipamentos. No Palácio das Magoas, você consegue Fragmentos de Cinza, que pode guardar (para Exploradores) ou fazer equipamentos também. Além claro, da chance de dropar uma carta valiosa em qualquer uma dessas instâncias.

Para dropar normalmente, tem Morango, Galho Seco, Flor de Planta Carnívora, Areia Estelar de Bruxa, Máscara do Festival. Deve ter outros que estou esquecendo, que não sei ou que seja algo novo que o pessoal pode estar farmando, vale conferir o mercado do jogo, esses são só alguns. Houve um nerf nos preço dos itens do local (em NPC) mas tem um pessoal que diz que farmar no Calabouço de Magma ainda vale a pena (só pesquisar sobre fazer Zeny em magdun).

Tem a Síntese de Cristais, com destaque para os Sapatos Convergentes. Missões que concedam Marcas de Honra, pra diversos equipamentos.

Você pode fazer um Sábio, dropar os itens necessários (como já está dropando Cauda de Escorpião) e fazer você mesmo os conversores elementais, e tentar vendê-los. Você também pode fabricar flechas, transformá-las em Aljaves em Payon (na loja de Armas) e tentar vender também

Com o reset gratuito, dá pra upar um Algoz e usar um set barato para criar Veneno Mortal e tentar vender. Tem épocas (como Mapas Especiais) em que a demanda cresce e o preço aumenta. Também tem épocas (como uns eventos de Turn-In que tiveram) que dropa muito Karvodailnirol e Garrafa Vazia, a oferta desses itens usados pra fazer o Veneno aumenta e o preço desses itens despenca. Tirando o Karvo, todos dropam fácil, e a Poção de Fúria Selvagem vende na loja de utilidades de Comodo. Você também pode utilizar o o outro guia do autor desse tópico pra fazer um Criador ou Bioquímico "Pure Potter". Assim você poderia fazer poções, comidas e até mesmo os itens necessários pra usar Bomba Ácida, que também são muito requisitados em época de eventos como Cheffênia - único adendo aqui é que muitas vezes a empresa vende esses itens por ROPs, e isso estagna ou mesmo diminui o preço - (ultimamente eles tem vendido na segunda semana). 

Isso tudo tirando eventos. Tem o pessoal que farma carta em Cheffênia, o que deve ficar mais difícil a partir da próxima, que aparentemente vai trazer a Aura Verde. Eventos como Festival de Brasilis, evento de Pesca, a quests temáticas de datas comemorativas e outros também são bons pra fazer Zeny, como eu disse. Você só precisa ficar de olho e entender como o evento funciona: se tem algum item usado que os jogadores precisam, quais equipamentos e consumíveis você pode farmar nesses eventos, etc. 

Mas resumidamente, eu acho que o que mais valeria a pena agora, tirando qualquer evento que apareça, seria se preparar para Exploradores e/ou o farm de Celine. 

Meua migo. Muito obrigado pela resposta, vou procurar saber de tudo! Gosto muito de fazer quests meio esquecidas, principalmente de hats (fiz a da Kitsune Mask dia desses), mas sinto que queria conseguir fazer as instancias também, to com um renegado que estava seguindo essa build, mas infelizmente ele não é muito eficiente, pelo menos sem os equips corretos... Então to tentando juntar uma grana por isso, pra conseguir fazer um char mais fortinho e farmar mais. Muito obrigado pelas dicas, foi tentar ir vendo tudo devagarinho esses dias. Sinto que falta um pouco desse tipo de conteúdo aqui no forum pq eu tenho me sentido bem perdido nesse retorno. Valeu!

Link para o comentário
Share on other sites

13 minutos atrás, Takarov disse:

Meua migo. Muito obrigado pela resposta, vou procurar saber de tudo! Gosto muito de fazer quests meio esquecidas, principalmente de hats (fiz a da Kitsune Mask dia desses), mas sinto que queria conseguir fazer as instancias também, to com um renegado que estava seguindo essa build, mas infelizmente ele não é muito eficiente, pelo menos sem os equips corretos... Então to tentando juntar uma grana por isso, pra conseguir fazer um char mais fortinho e farmar mais. Muito obrigado pelas dicas, foi tentar ir vendo tudo devagarinho esses dias. Sinto que falta um pouco desse tipo de conteúdo aqui no forum pq eu tenho me sentido bem perdido nesse retorno. Valeu!

Não foi nada. Essas quests antigas de hats são legais, pena que não são muito requisitados hoje em dia. Mas já que gosta de fazer essas missões de hats, se já tiver a Máscara de Alarme, é bom conseguir baratinho um Poderoso Chapéu de Bruxa, assim dá pra upar potando Abóbora em níveis mais baixos e economizar um dinheiro, fora que pesa pouco.

Eu esqueci também da Arena de Batalha de Izlude, o pessoal farma Fruto de Yggdrasil lá. 

Tem esse guia aqui, só está desatualizado:

 

Editado por Gale
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Gale disse:

Não foi nada. Essas quests antigas de hats são legais, pena que não são muito requisitados hoje em dia. Mas já que gosta de fazer essas missões de hats, se já tiver a Máscara de Alarme, é bom conseguir baratinho um Poderoso Chapéu de Bruxa, assim dá pra upar potando Abóbora em níveis mais baixos e economizar um dinheiro, fora que pesa pouco.

Eu esqueci também da Arena de Batalha de Izlude, o pessoal farma Fruto de Yggdrasil lá. 

Tem esse guia aqui, só está desatualizado:

 

Muito obrigado!!! Que bom ver que o fórum ainda possui gente que realmente interage hahaha

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 2/17/2021 em 11:08 AM, Eddie Bishopp disse:

Sobre a habilidade Afanar, a fórmula é a seguinte:

Chance de sucesso = {[Nv. da hab. + (Nv. do alvo - Nv. do usuário) ×3] + [(DES ×2) + (SOR ×2)] ÷ 1.000)%

Com outro exemplo, se eu tenho um Arruaceiro Nv. 99 com DES 70 e SOR 50, e tento afanar de uma Medusa Nv. 102 de DES 83 com Afanar Nv. 10, eu terei 19,24% de chance de afaná-la.

Você poderia detalhar melhor como chegou a esse resultado? Estamos com dúvidas quanto ao funcionamento da fórmula nesse tópico 

 

Link para o comentário
Share on other sites

Em 6/29/2021 em 12:24 PM, Gstv SzNcsk disse:

Você poderia detalhar melhor como chegou a esse resultado? Estamos com dúvidas quanto ao funcionamento da fórmula nesse tópico 

Talvez ele saiba ajudar mesmo. Eu não sei. Mas, olhando assim, eu acho que ele chegou no resulto da mesma forma que vocês ? Só que o jogador não era de nível maior que o monstro, por isso não deu "ruim". Eu acho que talvez o Magnatrom tenha razão, talvez o jogo não deixe  aquele valor (da subtração nv. alvo - usuário) ficar negativo, sei lá. Pelo menos, seria o que faria mais sentido. 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

O estranho é que chegou perto do número daquela outra conta , -79,82 ; que trocando os números tipo dano por tamanho do jogo da 20,18

Tbm tem o caso de que pra alguns atributos , dex contra dex e tal , a dex maior ganha

N cheguei a falar mais se vc furtar e depois afanar ou afanar e depois furtar , tem aquele efeito chain que algumas skil puxan as outras

Editado por Danilo Illia
Link para o comentário
Share on other sites

Não sei do que se trata o "efeito chain" mas, é possível sim, furtar e afanar o mesmo monstro funciona.

 

Também estou interessado em como colocar matematicamente o calculo da chance de furto de acordo com a ordem da lista, se alguém encontrar algum breakdown técnico a respeito me avise por favor.

Link para o comentário
Share on other sites

20 horas atrás, Danilo Illia disse:

N cheguei a falar mais se vc furtar e depois afanar ou afanar e depois furtar , tem aquele efeito chain que algumas skil puxan as outras

que eu saiba, tanto furto quanto afnaar, elas não "puxam" outras skills, ou seja elas não ativam outras skills. como funciona com a espada elemtental.

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Efeito Chain,  que acho que nem usam mais esse termo kkkkk,  E quando uma skil puxa a outra 

O povo usava muito em autocast de equips com vários autocast , só me lembro da espada Elemental e da espada lunar, que vc combava com outros autocast e saia todos eles "em fila "

O afanar e furto tem ese efeito tbn, so testei sem autocast de afanar , tipo eu afanava e quando dava afanar na cabeça do char eu mudava pra furto, mais não lembro qual dos 2 eu usava pra começar , com autocast dos 2 deve sair 1 atrás do outro mais de boa

@El Bruxo GauchoTipo sem efeito de autocastar não vao se puxar mesmo ,mais assim eu furtava e quando funcionava trocava pro afanar , que no mínimo saia bem mais rápido por eu ter furtado ja, não é bem um puxar de vdd já que não sai logo en seguida todas as vezes , mais diminue muito o tempo de funcionar

N gosto muito do maos leves por ser mais baixa a chanse de ativar que o furto, quase sempre uso furto skil mesmo en veis do maos leves

E lembrando se a dex do bixo for maior que a sua , vc demora muito pra furtar , mais não pra afanar,o basilisco do andar 2 de caverna de lasagna de o diga

Editado por Danilo Illia
Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Danilo Illia disse:

Efeito Chain,  que acho que nem usam mais esse termo kkkkk,  E quando uma skil puxa a outra 

O povo usava muito em autocast de equips com vários autocast , só me lembro da espada Elemental e da espada lunar, que vc combava com outros autocast e saia todos eles "em fila "

O afanar e furto tem ese efeito tbn, so testei sem autocast de afanar , tipo eu afanava e quando dava afanar na cabeça do char eu mudava pra furto, mais não lembro qual dos 2 eu usava pra começar , com autocast dos 2 deve sair 1 atrás do outro mais de boa

@El Bruxo GauchoTipo sem efeito de autocastar não vao se puxar mesmo ,mais assim eu furtava e quando funcionava trocava pro afanar , que no mínimo saia bem mais rápido por eu ter furtado ja, não é bem um puxar de vdd já que não sai logo en seguida todas as vezes , mais diminue muito o tempo de funcionar

N gosto muito do maos leves por ser mais baixa a chanse de ativar que o furto, quase sempre uso furto skil mesmo en veis do maos leves

E lembrando se a dex do bixo for maior que a sua , vc demora muito pra furtar , mais não pra afanar,o basilisco do andar 2 de caverna de lasagna de o diga

Mãos leve, as chances que vc ve são pra skill usar furto, as chacnes de furtar continuam sendo da skill furto.

isso se afanar autoconjuar furto, é ilusão sua. o que pode ocorrer é vc usar afanar e isso contar como ataque e a skill mãso leve entrar em ação.

creio que o @Magnatrom pode confirmar.

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

furto skil + skil afanar reduzem muito o tempo de funcionar uma da outra, quando uma liga , trocar pra outra e logo em 5 a 10 tentativas sai , eu usei isso muito no meu renegado , mais faz tempo não uso , por isso não sei dizer mais se eu começava com furto ou afanar , mais lembrando eu nem sempre usava mãos leves , na maioria da vezes eu usava a skil furto mesmo no lvl maximo e afanar no maximo tbn com os famosos 68 pra mais dos 3 atributos

se não quiser acreditar pra min não faz diferença , to falando de coisas que já aconteceram comigo e eu usava desse jeito

Link para o comentário
Share on other sites

Realmente, um guia bem legal, aprendi várias coisas novas, como a lista de itens. Já que estou aqui aproveitando do seu post para conseguir respostas para o meu, vou aproveitar a oportunidade pra compartilhar minha experiência com gankers e complementar o seu post.

 

Uma coisa muito importante que aprendi é: sempre tenha 190 ou 193 de Velocidade de ataque. Se você estiver atacando um monstro por 2 ou 3 segundos são de 14 a 21 chances de furtar, considerando que você não cause dano de outras fontes. E também com a Velocidade máxima você consegue sustância apenas com a Adaga!

 

è melhor utilizar adagas, já que não precisa carregar flechas, as que eu recomendo são:

Adagas Elementais: Punhais de Brasilis, Adagas Rubis e as Adagas Elementais que são vendidas em Einbroch

Adagas não elementais: Afago, Weihna , Adaga Venenosa(Propriedade Veneno)Adaga Negra ou Krieg  e para o SP tem a Walgwanggun.

As cartas que são boas para as Adagas são Mosca CaçadoraMarionete Demoníaca e Manananggal.

 

Brasilis para monstros mais fortes, de nível 100+, Encantáveis de Malangdo podem ter VelAtq +1 e Anti-Atraso e outra opções para monstros mais fracos. Você pode se aproveitar dos elementos das adagas para reduzir o dano e maximizar o número de tentativas de ativar Mãos Leves ou aumentar o dano para matar um monstro que já furtou para economizar tempo.

 

Para os outros equipamentos eu uso o set de DROP já que o dano geralmente é suficiente. Para o topo pode ser Espírito da Donzela Verde ou Boneca Insurgente. De preferência com Velocidade de Ataque. No meio vai Super Óculos Poring, em baixo é Família Poring ou outro balão, Armadura Kafra e Escudo Sanguinário. A capa pode ser Asas do Arcanjo Caído com Anti-Atraso ou Mochila de Amistr Teleportiva ou Gananciosa. Botas do ArchAngeling para combinar com os Óculos e Acessórios podem ser Bugigangas de Verus, TatuagensBúfalo ou quaisquer outros que te ajudem a maximizar a Velocidade de Ataque.

Esse set garante um bônus de pelo menos uns 25% de Chance de Drop dependendo do Refino da Donzela Verde e da Mochila de Amistr e se você puder colocar a Boneca Insurgente no +12 ela aumenta a velocidade de movimento! O que pode agilizar consideravelmente a velocidade de coleta.

As cartas que recomendo para os acessórios são: Carta PresenteCenere Verme com Rosto ou Visconde Coruja caso ainda não tenha Velocidade de Ataque no máximo, caso contrário use uma carta que dropa itens. Outras a seu gosto.

Cartas boas para o Escudo são: Tatacho e Medusa.

As Botas do Perseguidor são extremamente essenciais e efetivas para o uso de Adagas contra monstros como os Golens de bradium e os Titãs de Gelo, pela anulação da penalidade do tamanho da arma e por ignorar defesa. Você pode investir alguns pontos da sua árvore de Renegado em Perícia em Espada para ganha o bônus de 20% de Dano Físico das Botas e ela ainda te dá 20% de Velocidade de Ataque, HP e SP no +7 e ainda habilita Teleporte. Melhores Botas e ponto.

 

O Uniforme Kafra pode ser refinado para compensar a falta de SP devido ao uso dos Lampiões. O Escudo Sanguinário pode conter bônus de SP. A Boneca reduz o consumo de SP em 10%. É desnecessário investir pontos em inteligência mesmo com a redução de 600 de SP dos Lampiões.

Já a questão da build acredito ser inviável investir em Sorte, pois a ativação de afanar é muito baixa com anéis sombrios mesmo com a velocidade máxima. Mesmo que fossem altas, a quantia de zeny que você recebe em troca do seu tempo precioso de farm é ínfima considerando a inflação do jogo atualmente.

Coloque esses pontos em vitalidade! As cartas levam algum tempo para recuperar seu HP e SP e são por chance, então investir pontos em vitalidade reduz as chances de morrer. Já os pontos de habilidade eu não uso em máscaras, acho que compensa mais investir os pontos para conseguir os bônus das Botas do Perseguidor. O resto fica a seu critério!

 

Já em questão dos atributos, a build que eu recomendo no nível 175 é a seguinte:

FOR 100, para o peso.

AGI 120, para maximizar Velocidade e Esquiva.

VIT 90, para Tankar e ter Resistência aos status negativos.

DES 120, para maximizar as chances de furto.

 

Habilidade Plagiada: Combo Triplo

Habilidade Mimetizada: Gemini Lumen

 

Acho que seria bem interessante se inventassem um acessório para aproveitar melhor os gankers, focando somente nisso. Imaginem, por exemplo, um acessório que reduz a penalidade de drop por nível ou então algum que tivesse "Mãos Leves" só que para Afanar! Ou melhor ainda, poderiam remover a penalidade de drop! /lala

Com certeza Renegados e Desordeiros são classes maravilhosas para enriquecer, se utilizadas em sinergia com o conhecimento sobre o jogo, podem te garantir um lucro bem alto!! Eu pessoalmente prefiro jogar com meu ganker do que fazer instâncias. Tanto que até queria fazer os cálculos para saber se era viável utilizar afanar e saber quais monstros posso obter um bom lucro antes de investir tempo neles.

 

Edit:

Lembrei agora dos equipamentos sombrios que podem ser utilizados pra completar a build.

Equipamento sombrio de Esquiva e de Velocidade de Ataque podem ajudar bastante também, mas é coisa que da pra deixar pro final.

Editado por Novaspark
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...