Ir para conteúdo

Feedback - Desenvolvedora


Kafra WarpportalBR

Posts Recomendados

Primeiro,
gostaria de agradecer por lives na Twitch e um contato mais humano conosco, realmente era necessário, pois soava como se estivéssemos sendo ignorados por muito tempo.

Segundo,
Espero que possam ler com carinho, pois fiz essa lista pensando muito em assuntos, conversas e bate-bocas com colegas de jogo e conhecidos de servidor(es).
Acredito que tudo que eu poderia reforçar já foi dito, mas não custa acrescentar alguns micro-pontos.
 

1 - Adoraria uma taxa de atualizações mais razoável.
 ◘ O conteúdo novo ajuda a revitalizar o jogo  e atrai algumas pessoas que debandaram.
 ◘ Tive contato com servidor do Iro e jro e senti uma diferença absurda, sei que podemos melhorar, infelizmente houve a pandemia e não posso culpar a equipe por isso.
 ◘ O gênero mmorpg está em queda atualmente, mesmo títulos grandes tiveram um impacto significante e ficar estagnado pode ser muito crucial.
 ◘ Balanceamento de algumas classes são mais que necessários, o meta se encontra igual tem um tempo. 
 

2 - Uma autonomia maior para o Bro
◘ Somos um servidor muito vasto e com ideias incríveis
◘ Jro cria alguns itens de muita qualidade, não vejo que seria diferente por aqui, mesmo admitindo ser um sonho muito grande este ponto.
◘ Muitos balanceamentos, nerfs e buffs são urgentes e esperar a desenvolvedora impacta severamente o nosso gameplay.
 

3 - Uma atenção maior para as classes expandidas
◘ Entendo que mesmo no Kro elas são lesadas em alguns momentos, porem vejo os tópicos de Taekwondo e SA quase vazios, pois não temos atualizações de equips
◘ A evolução de Soul Reaper e Star Emperor são essenciais para reviver alguns jogadores, vivo vendo espiritualistas abandonados ou no máximo chegando nos mapa de Roween 
◘ Insurgente e Kagerou/Oboro praticamente possuem as mesmas builds finais, precisamos tbm expandir esse leque de builds e equipamentos.
 

4 - A gravity disse que mudaria suas politicas em 2021
◘ 
Após alguns protestos a gravity disse que vai melhorar suas comunicações e operações de jogo
◘ Uma chance como essa não pode passar, provavelmente um dos poucos momentos em que a empresa "pode" vir a nos dar ouvidos


Acredito ser esse os pontos mais importantes, mesmo possuindo outras pendencias.
Espero que este tópico seja capaz de fazer a diferença em nosso servidor



 

  • Like 4

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Alforiel disse:

Após alguns protestos a gravity disse que vai melhorar suas comunicações e operações de jogo
◘ Uma chance como essa não pode passar, provavelmente um dos poucos momentos em que a empresa "pode" vir a nos dar ouvidos

Pode ser só coincidência mas o protesto ocorreu há uns 8 dias e essa discussão foi levantada logo depois. Talvez eles, Gravity, tenham solicitado esse feedback? Se for, é uma atitude legal. Mas esperamos ação TB né? Chega de ser um servidor esquecido por eles...

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Kaoz '-' disse:

Pode ser só coincidência mas o protesto ocorreu há uns 8 dias e essa discussão foi levantada logo depois. Talvez eles, Gravity, tenham solicitado esse feedback? Se for, é uma atitude legal. Mas esperamos ação TB né? Chega de ser um servidor esquecido por eles...

Eu pensei nessa possibilidade da gravity ter pedido um feedback devido a toda comoção ... Principalmente por que rolou na Coreia, onde demanda muita teimosia da empresa para o povo ir cobrar, especialmente devido a cultura local e etc. 

Entretanto meu medo é que acabe como fogo de palha, recebamos um ou dois updates e depois jogados para escanteio novamente, se não me engane já rolou algo similar no passado.

Editado por Alforiel

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, eu jogo a alguns meses. Cheguei a jogar um pouco próximo do lançamento do jogo lá no inicio com a level up. Vou falar minha experiência como Game Designer e em outros MMORPG's.

 - Modelo de Negócio

Eu acho que o modelo de negócio adotado no jogo hoje não é compatível com a experiência e nem com o estado atual dele. Os dois servers pago e não pago segregou a galera, o que é ruim para um jogo que precisa de muita interação. Quem é mais prejudicado é quem está no Valhalla, o que é tenso porque é a galera que pagou. Eu acho que vale uma pesquisa entre os jogadores para ver a possibilidade de unificação dos servidores e esse ser pago, uma mensalidade. Pois a ideia é vocês terem o lucro para não criar um senso de urgência e nem estragar a imersão do jogo com estratégias de lucro em cima de itens que influenciem na experiência de jogo dos jogadores. Existem jogadores que gastam dinheiro em cash para conseguir itens que os deixam muito mais forte. Com essa ideia de mensalidade esses jogadores gastariam menos, mas teriam uma experiência mais imersa no jogo e isso seria igual para todos, e contra partida vocês teriam um lucro mais certo por ser de mensalidade no final e até maior, já que todos os jogadores seriam capitalizados. Até para mensurar e coisas assim seria mais tranquilo, não teria o senso de urgência de vocês com metas. Vocês focariam mais em marketing para fazer a galera vir para o jogo, ao invés de ficar se preocupando em colocar itens absurdos na loja que acabam com a experiência, mas para garantir que a meta seja batida no final do mês. Enfim. Servidor com mensalidade tem uma melhor saúde. Os responsáveis tem seu dinheiro no final do mês, se preocupam mais em trazer jogadores, marketing e tals, e não atrapalham a experiência de jogo por conta do senso de urgência de metas de lucro. E o valor da mensalidade acredito que nem precisaria ser muito. Se não me engano já teve mensalidade de 10 reais. Acredito que dependendo do valor, a galera muito pagaria tendo a garantia de que a saúde do servidor seria preservada e que vocês não deixariam esse senso de urgência com as metas entrarem no jogo, porque vocês fazem entrar hoje, e isso é ruim.

Acho bacana mesmo assim ter uma loja cash, mas com itens consumíveis. Coisas que aumentam chance de drop e XP, o anel que da XP lá. Porque essas coisas não vão causar com a experiência do jogo diretamente. Mas costumes, já que alguns dão atributos, acho interessante usarem eles como marketing para eventos e coisas ingame mesmo, tanto para a galera que já estiver jogando, tanto para usar como atrativo para pessoas que nunca jogaram virem jogar.

Resumindo: Um modelo de negocio que seja mais tranquilo a interação de vocês equipe com lucro de tal forma que não transborde na nossa experiência de jogo como acontece hoje. Aquela coisa, a gente ta aqui e queremos ajudar vocês, nos ajude a ajudar vocês.

- Quests

Eu acho que quests no jogo são conflitosas com o formato dele. É um jogo da era de ouro de Grind. As quests estão lá, mas as pessoas seguem um caminho especifico de UP, e muita gente totalmente ignora isso. Acabam fazendo só coisas que são obrigatórias para classes ou conteúdos específicos. É muito ruim você estar engajado grindando e em algum momento ter que parar para fazer alguma quest, e o EDEN acho que quebra total a experiência do jogo. Eu acho que as quests deveriam sair e o jogo ser focado no grind, e em conteúdos mais destacados, como guerras e coisas que fomentem a criação e o crescimento de guildas. Eu tiraria todas as quests, só manteria as de mudança de classe e a que libera locais enfim. Acho que quest e grind não coexistem. Na verdade acho que tudo isso que entrou, quests a lot e Eden foi uma tentativa de colocar um jogo clássico de grind no formato dos jogos atuais, e é ai que está o erro. Ele deveria ser trabalho para ser o jogo com a melhor experiência no que ele foi feito, que é grind.

 - Interação com o publico

Eu trabalhei um tempo como supervisor de atendimento. Já ganhei prêmio consumidor moderno que é o ápice da premiação de atendimento ao cliente enfim. Posso dizer com propriedade que a forma que vocês nos atende não é só ruim, como as vezes chega ser infantil. Tipo tratamento de server não oficial. A forma como as pessoas são bloqueadas e silenciadas por dar opinião não é nada profissional e da até uma insegurança em investir no jogo por conta disso. Eu acho que vocês precisam adotar uma forma de atendimento mais personalizada e próxima. Primeiro as pessoas saberem quem vocês são e criarem empatia com vocês. Os verem como GM's positivos. Então vocês precisam criar identidades mesmo que personagens (podem ser avatares com desenhos com a identidade visual do jogo) para se aproximar da galera. Reviver o canal do Youtube, e fazer vídeos falando sobre novidades e tals, como também de coisas ingame. Tem muita gente criando conteúdo no youtube partindo do servidor de vocês. Vocês podem criar parcerias e essa galera fazer alguns vídeos para upar nos canais de vocês. Isso criaria um laço super forte entre vocês e os jogadores. E usar essas redes, youtube, insta, discord, facebook, como locais para destacar jogadores e guildas. Trabalhar com fama dentro de um servidor de uma forma positiva é muito "engajante" e não deixa de ser um conteúdo a mais para a galera. Ranking de Players e Guilda, Narração de guerra pela twitch. Vocês podem se tornar peças muito fortes do marketing.

 - Gameplay

Voltando a ideia de tirar quests e tals, falando ali da tirada do Eden, acho que vocês poderiam falar com os desenvolvedores para tentar resgatar características importantes de algumas classes que foram perdidas justamente pela implementação dessas mecânicas que conflitam com a experiência real do jogo. Usando o ferreiro como exemplo, craftar itens que é a alma do ferreiro virou uma coisa completamente esquecida. Saindo as quests e o EDEN, poderiam colocar importância na alma do ferreiro e ele ser o gerador de potência para os jogadores se fortalecerem e conseguirem fazer os conteúdos. O ferreiro precisa voltar a ser esse catalizador, como também o alquimista com poções. As coisas precisam ser resinificadas no geral. A experiência de encontrar e interagir com porings no inicio do jogo foi totalmente perdida. O bicho é a cara da franquia, se eu interagi com ele 1 minuto foi muito. Acho que isso tem a ver com a atual curva de XP. A forma que ganhamos XP hoje deveria ser com a utilização de consumíveis para XP, tem que puxar para baixo. O jogo não tem que ser sobre players com exércitos de personagens, o jogo tem que ser sobre você ter uma representação nesse mundo e investir nela. Claro que existe personagens para auxiliar isso, mas tudo ficou tão irrelevante, que pessoas possuem manadas de personagens em suas contas. Acho que a gente tem que sair da quantidade e investir na qualidade da experiência do jogo. Prefiro ter o poder de ter 1 ou 2 personagens, mas ter a melhor experiência enquanto jogo, até porque assim fica muito menos maçante. E aproveitando falando de XP. Essa experiência precisa fazer com que eu viva o mundo do jogo por inteiro. Hoje eu chego no 175, mas existem mapas que eu NUNCA vou passar por eles, nem vou saber que eles existam. Precisa ressignificar o grind do jogo para fazer com que a gente viaje pelo mundo. A experiência de jogo ficaria muito mais rica e menos maçante se fosse assim.

- Resumo

Para fechar eu só acho que o servidor terá uma experiência positiva e trazer lucro e feedback positivo se vocês trabalharem na mudança pensando como foco nossa satisfação e o lucro como consequência dela e não o contrário. Onde eu trabalhava era assim, e funcionava muito bem. A gente se preocupava HORRORES com a satisfação do cliente, era tipo Deus da operação esse sentimento. Eu não consigo ver esse tópico como esse o foco agora por tudo que vi até agora, mas realmente espero estar errado. Se precisar conversar, falar mesmo por voz com os jogadores, fazer essa pesquisa face a face, faça! Eu muito participaria. Feedback é tudo!

Bom, isso é o que eu mudaria dentro da minha experiência com o jogo até hoje.

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

muito bom o tópico

como é para a Desenvolvedora, pra Gravity, segue algumas coisas:

 

1) Balanceamento das Habilidades

A Gravity tem feito ondas pra melhorar isso, mas acho que tem muito a melhorar ainda

Exemplo: tem habilidade que tem 'animação fixa' tem outras que não (exemplo: IC no Canhão de Prótons com o Bioquímico tem animação fixa, já a AD não; outro exemplo é o Canhão do Mecânico que quando pega IC não tem animação). Pra mim, todas as habilidades poderiam ter Recarga pra evitar spam, e deveriam ter animação sempre, mesmo com IC. Eu acho feio demais ver aquele Bio dando AD sem se mexer, ou o Mecha parado ali e o monstro tomando dano, zuado

Outra coisa, ainda nesse assunto, no Bioquímico alteraram o Canhão de Prótons pra não ser nevermiss, mas quando foram alterar a AD e o Sopro do Dragão resolveram não mudar pra não impactar nos equips da galera, o que não acho que é uma justificativa válida, sendo que mudaram várias outras habilidades mudando

 

2) Sistema de 'target' (alvo)

Pra melhorar a movimentação no jogo, acho que poderia colcoar a opção de você focar num inimigo, e quando apertar uma habilidade que depende de alvo já soltaria direto no inimigo marcado como 'target', e o char poderia se movimentar pelo mapa atacando o inimigo no processo, e pra mudar o target poderia até ter algo de apertar TAB pra mudar o alvo dinâmicamente

Daria mais dinamismo pro jogo, e faria você precisar de menos clicks pra habilidades que precisam de um alvo (exemplo: AD, sopro, canhão...)

 

3) possibilidade de configurar macro dentro do jogo

Nos atalhos do jogo, poderiam abrir a possibilidade de colcoar comandos e/ou sequencias de comandos

Exemplo: configurar Lâmina de Loki pra ficar girando sozinho, configurar pra se clicar no atalho da Bênção duas vezes ela é usada automáticamente em você, coisas assim

 

4) trazer atualizações pro bRO em pacotes maiores quando forem de balancemento ou avanço de lvl

No kRO houve atualização para o lvl 185/65, e depois chegou 200/70... e vi alguns pedindo a atualização de SA, que hoje no bRO estão limitados até lvl 160... e tipo, se não coordenarem certinho essas atualizações, as classes expandidas vão SEMPRE ficar pra trás

Na atualização atual do kRO para classes 4, só as classes principais vão poder chegar no lvl 250 e aproveitar conteeúdo 200+, então é algo muito ruim. Nisso, gostaria de pedir que quando viesse 185/65 pro bRO pras classes 3, que venha esse lvl para todos (incluindo homunculus, que não sei qual é o lvl max lá fora agora com o lvl 200 ou 250). Prefiro que demore mais pra vir lvl 185 pras classes 3, e que quandov enha venha dessa forma, pra todos, do que chegar logo essa att

Tem outras atts que não dependem disso que podem ir sendo lançadas (tem conteúdo pra colocar desde 2010/11, bora ir trazendo essas coisas ae, como as dungeons de ilusão que são pra vários ranges de níveis)

Ainda nesse tema, no kRO as atualizações das classes 3 foram em massa quando chegou o lvl 185, mas depois foram indo em ondas por classes de tempos em tempos (algumas classes até mais de uma onda), aqui no bRO poderiam ver de fazer diferente também, de vir de uma vez tudo quando chegar 185

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, BrunoTsubasa disse:

 - Modelo de Negócio

- Quests

 - Gameplay

- Resumo

 

DISCORDO de TUDO que vc comentou aqui nesse quote.

primeiro que fundir os dois server e cobra mensalidade nesse unicco serve teria efeito contrario ao que vc pensa, o Thor hoje é muito mais populoso que o Valhala, e nem por isso todos pagam horrores em ROPs, eu mesmo não coloquei mais nem um centavo no server faz uns 2 ou 3 anos já. com eessa sua ideia estarei sendo quitado do jogo, pois não vou gastar mais nada e no Thor há quem gaste horrrores mas não são a maioria. mensallidade nos dias de hoje não compensa mais.

acabar com as quest pra focar em grind? no inicio onde o jogo era novidade, até ia, atraiu varios adolescentes que tinha tempo pra gastar na frente do PC, quem jogou pre renovação sabe como era upar, 2,3 horas pra subir 5%~10%. a realidade hoje é totalmente diferente.

no lugar de acabar com as quests, deveria era melhorar ela, ter muito mais quests com premiação em exp decente. sobre o EDEN, deveria é implementar as quest repetiveis que falta dos niveis 100+ e não remove-las.

Ferreiros, nem na pre renovação eles eram o motor de up da galera, já tinha muitas armas mais fortes que as que ele criava. o que poderia fazer com ele é ter uma nova skill passiva onde ele aprendesse fabricar cajados, arcos e katares, quem sabe até armas de fogo. pudesse colocar slot em uma lista de armas, poder criar armaduras exclusivas ou sets inteiro com bonus interessantes. ai sim revitalizaria a classe.

alquimista mesma coisa, tem as novas comidas, mas não tem uma nova poção branca que só biuquimico criaria. itens de arremesso que todas as classes pudessem usar ou no alvo ou no chão. etc.

 

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, BrunoTsubasa disse:

 - Interação com o publico

Concordo com muitos pontos aqui.
A maioria das questões levantadas aqui já foram abordadas por alguns de nós.
Mas infelizmente nunca temos uma continuidade duradoura nessa "boa interação".
Geralmente quando se levanto um adm mais "entrosado" com a Comunidade, ele não dura muito tempo conosco.

Espero que a dona Kafra tenha anotado essas dicas sobre interação que vc deu.

As outras coisas, eu tb discordo.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, El Bruxo Gaucho disse:

DISCORDO de TUDO que vc comentou aqui nesse quote.

primeiro que fundir os dois server e cobra mensalidade nesse unicco serve teria efeito contrario ao que vc pensa, o Thor hoje é muito mais populoso que o Valhala, e nem por isso todos pagam horrores em ROPs, eu mesmo não coloquei mais nem um centavo no server faz uns 2 ou 3 anos já. com eessa sua ideia estarei sendo quitado do jogo, pois não vou gastar mais nada e no Thor há quem gaste horrrores mas não são a maioria. mensallidade nos dias de hoje não compensa mais.

acabar com as quest pra focar em grind? no inicio onde o jogo era novidade, até ia, atraiu varios adolescentes que tinha tempo pra gastar na frente do PC, quem jogou pre renovação sabe como era upar, 2,3 horas pra subir 5%~10%. a realidade hoje é totalmente diferente.

no lugar de acabar com as quests, deveria era melhorar ela, ter muito mais quests com premiação em exp decente. sobre o EDEN, deveria é implementar as quest repetiveis que falta dos niveis 100+ e não remove-las.

Ferreiros, nem na pre renovação eles eram o motor de up da galera, já tinha muitas armas mais fortes que as que ele criava. o que poderia fazer com ele é ter uma nova skill passiva onde ele aprendesse fabricar cajados, arcos e katares, quem sabe até armas de fogo. pudesse colocar slot em uma lista de armas, poder criar armaduras exclusivas ou sets inteiro com bonus interessantes. ai sim revitalizaria a classe.

alquimista mesma coisa, tem as novas comidas, mas não tem uma nova poção branca que só biuquimico criaria. itens de arremesso que todas as classes pudessem usar ou no alvo ou no chão. etc.

 

Desculpa, mas não faz sentido vocês virem em um tópico e pedir um monte de melhorias, mas não querer dar nenhuma ideia consistente de monetização para quem cuida do servidor. É como pedir para uma galera que cuida de um servidor private só por amor ao jogo em troca de nada (ou troca pelo amor mesmo). Essas mudanças pedidas tem que acompanhar uma forma de monetização que no mínimo cobre as metas deles. E as mudanças que são pedidas aqui pedem obrigatoriamente que o servidor seja pago. E isso ocorre porque muita das coisas que vocês pedem, inclusive coisas que citei só são possíveis em um regime que não tenha tanto senso de urgência como em um modelo de negocio aberto onde eles precisam fazer coisas bem extravagantes na loja para garantir essa monetização a ponto de atacar diretamente a experiência do jogo.
Vejam, todo tópico sobre ideias pessoas levantam que falam falam e nada é feito. Mas lembro que quando voltei a jogar, muita gente nos posts falava sobre uma equipe mais engajada no inicio, e isso ocorre por conta do senso de urgência do modelo atual de negocio. E isso só mostra o quão é impossível coexistir todas as ideias que vocês esperam em um modelo de negocio free-to-player. É um jogo grande, deve ter umas metas difíceis de atingir. Você pega o Final Fantasy XIV por exemplo que é server pago e a tratativa é um primor, porque o modelo de negocio não gera tanta urgência. Lá eles tem que tratar o jogador no pão de ló para garantir que ele vai pagar a mensalidade e ficar. E cara, com todas as melhorias que a gente está pedindo, se implantada EU MUITO PAGARIA UNS 10 REAIS PROS CARAS. Se eles me tratarem a pão de ló, com o servidor redondinho, experiência de gameplay garantida. Merecido!
Eu entendo tudo que você disse, mas também não concordo com seus pontos. Colocar a estrutura de um outro tipo de RPG pos 2010 em um jogo que era de outra realidade, acho uma estratégia muito ruim, ao invés de você pegar o que de fato fez o jogo grande naquela época e melhorar essa experiência, o que tem ganho também na exclusividade nesse mercado, visto que os jogos são totalmente contrário a esse estilo. Também acho meio hipocrisia abraçar a causa das quests, a partir do momento que se vê páginas e até mesmo a galera ovacionando os caminhos de UP e as vezes até se você sair dessa receita tem uns loucos que te criticam. Da para gastar bem o tempo melhorando a experiência de progressão e evolução de personagem, sem perder tempo pensando em lori e quests, que ninguém lê e ninguém faz. Mas é minha opinião. O foco deveria ser o conteúdo que de fato a gente tem contato. Não importa o quanto melhore as quests, a galera não vai ter paciência no final, e vai procurar caminhos de up alternativo como aconteceu porque é mais cômododo e principalmente porque a galera sabe o porque de ter procurado esse jogo... É pelo UP mesmo.
Enfim, é a minha opinião. Como desenvolvedor eu sei que é impossível para jogos grandes criar essa utopia, não da para coexistir essas duas coisas, se desse eles já teriam feito, porque não é possível. Eu pagaria sim por uma mensalidade no Ragnarok por um servidor redondinho, com todo mundo, sem bugs, sem bicho ruim, com tratamento com prontidão ao consumidor e o mais importante, sem um modelo de negocio no caso uma cash shop que ataque diretamente minha experiência com o jogo. Mas vida que segue!

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

27 minutos atrás, BrunoTsubasa disse:

E as mudanças que são pedidas aqui pedem obrigatoriamente que o servidor seja pago.

Já que vc é "novo" vou te contar uma coisa. O Odin, que era o servidor com mensalidade ficou largado às moscas em uma época. Tudo por causa do modelo de mensalidade. Esse tipo de abordagem já foi provada que não funciona aqui. Ele só tomou novo fôlego quando houve o merge com o Asgard e colocaram esse modelo de passe.

Apesar de jogar no Valhalla >>eu<< acho desnecessário ter dois servidores e não >>>me importaria<<< de um merge acontecer, desde que o "novo" ofereça o melhor dos dois servidores. Nem que tenha que pagar vip mensal e tal mas que  mantenha o acesso grátis.

34 minutos atrás, BrunoTsubasa disse:

Enfim, é a minha opinião. Como desenvolvedor eu sei que é impossível para jogos grandes criar essa utopia, não da para coexistir essas duas coisas, se desse eles já teriam feito, porque não é possível. Eu pagaria sim por uma mensalidade no Ragnarok por um servidor redondinho, com todo mundo, sem bugs, sem bicho ruim, com tratamento com prontidão ao consumidor e o mais importante, sem um modelo de negocio no caso uma cash shop que ataque diretamente minha experiência com o jogo.

Então como desenvolvedor vc sabe que uma mensalidade não dá nenhuma garantia de ter um "servidor redondinho." Ainda mais que a Lug WPBR é distribuidora e depende muito da Gravity pra mexer no jogo (que é da Gravity) pois devem haver cláusulas contratuais tanto restritivas como punitivas para ambas as partes. TB não dá pra comparar com FFIV em nada. Empresas com outra pegada, outro foco de mercado e etc. 

Sobre as quests, principalmente as que ganham apenas exp é fácil. O esforço não acompanha o ganho. 

Eu ia comentar outras coisas mas me deu preguiça pois no celular é um saco ficar quotando.

Enfim, eu espero que a Gravity nos surpreenda pq o BRO tá só ficando pra trás.

  • Thanks 1

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, BrunoTsubasa disse:

- Interação com o publico

Concordo com praticamente tudo em relação a isso! E discordo de todo o restante que você falou, exceto que unificar os servidores novamente seria extremamente benéfico! Quanto a mensalidade: eu até pagaria, desde que deixassem todos os bônus do Valhala e Kafra VIP disponíveis. Algo que possa a ser um empecilho ou um benefício: reduziria o número de contas "fakes" e de jogadores com 300 lojinhas abertas simultaneamente.

Dito isso, gostaria de também abordar alguns tópicos que julgo serem necessários:
 

  1. Agilidade nos conteúdos:
    Este é um pedido unanime entre todos os jogadores! Somos um servidor extremamente atrasado e defasado. Em pleno 2021, ainda não recebemos nem o novo mapa de Alberta: algo simples que chegou no kRO em 2011 (10 anos de atraso e aumentando)! Coisas como a Flauta de Falcão, de 2012, que revitalizariam uma construção a muito esquecida, etc. Achamos que com a WarpPortal tudo isso seria agilizado, mas parece que não é o que vem acontecendo. Receber apenas 1 ou 2 grande(s) update(s) por ano é algo que desanima mais do que cria expectativas nos jogadores. E deixar para lançar tudo junto também é desanimador. Preferia receber 1 feature por mês do que 12 features uma vez ao ano, por exemplo.
     
  2. Melhoria na loja de ROPS:
    Algum tempo atrás nos foi prometido uma nova interface para a loja de ROPs, mas que nunca chegou ao servidor. Traze-la o quanto antes seria interessante! Mas além disso: dar mais atenção aos pedidos dos próprios jogadores. Por vezes, vejo lojas completamente inúteis e que somente nos passam a sensação de que vocês não querem que gastemos nossos ROPs naquela determinada semana. Qual o motivo disso, enquanto temos itens aguardados pela comunidade não retornam há quase 2 anos?
     
  3. Mais punições aos infratores:
    Acho que nunca vi um servidor onde ser um infrator seja tão incentivado quanto no bRO: simplesmente não temos punição alguma aqueles que cometem irregularidades. Quantas vezes fui xingado dentro do jogo e pediram uma bíblia para realizar uma denúncia simples, que bastaria uma breve consulta no log para confirmar a infração? Nunca vi tantos jogadores AFK se utilizando de macro quanto agora, nestas semanas do "Evento de Caça". Não é nem um pouco complicado constatar isso! E muito menos punir. Que medo é esse, que precisa consultar toda uma equipe de advogados (foi dito exatamente isso em um Kafra News que não me recordo qual seja) para punir alguém que nitidamente está estragando toda a experiência dos demais jogadores?
     
  4. Fixar alguns eventos temporários:
    Nenhum evento foi tão benéfico ao servidor quanto a Ordem dos Exploradores. Reuniu tudo que amamos em um só lugar: reciclagem de itens inúteis/defasados, novos visuais, novos equipamentos, novos encantamentos, inclusão de slot, pergaminhos, consumíveis, etc. São tantos pontos positivos que não consigo compreender por que foi um evento temporário e não algo fixo no servidor. Querem manter certa sazonalidade? Que tal deixar ela ativa por 1 semana, uma vez ao mês, igual o que é feito em outros jogos renomados (por exemplo, a Feira de Negraluna no World of Warcraft)? Seria um excelente atrativo naquelas semanas em que não temos nenhuma novidade e criaria uma expectativa nos jogadores para finalmente ser recompensado por aquelas semanas de farm.
     
  5. Trazer as evoluções de Espiritualistaspartyicn.png Espiritualista e Mestres Taekwonspartyicn.png Mestre Taekwon:
    Nada me desanima mais do que ver duas classes que criei um apego gigantesco em anos anteriores completamente esquecidas por falta de conteúdo. E o pior de tudo: por um descaso da desenvolvedora em atrasar o conteúdo para o Brasil.
     
  6. Atenção as classes esquecidas:
    Não consigo entender o motivo de atrasarem a vinda de equipamentos para certas construções, mas, ao mesmo tempo, entupirem aquelas que já estão extremamente fortes com novas opções. Como citado anteriormente, foi um acerto gigantesco toda essa atenção que vocês deram aos Mecânicospartyicn.png Mecânicos, principalmente aos Lenhadores. Que tal continuar a dar aquela atenção redobrada aos demais? Kageroupartyicn.png Kagerous com construções Togatana estão há meses sem receber qualquer tipo de novidade, se limitando a copiar as Oboropartyicn.png Oboros com construções Ninpou. Os Invocadorespartyicn.png Invocadores suporte que seguiram o Caminho da Maré pedem há meses por novidades, enquanto sua contraparte do Caminho da Fauna está cada vez mais forte com a vinda de novos equipamentos.
     

Poderia estender tudo em muitos outros tópicos, mas irei me limitar aqueles que julgo serem os mais urgentes no momento! Espero que leiam, repassem os feedbacks a desenvolvedora e, de fato, apliquem as melhorias que julgarem necessárias. Todo mundo só teria a ganhar com isso!

Link para o comentário
Share on other sites

20 minutos atrás, Kaoz '-' disse:

Já que vc é "novo" vou te contar uma coisa. O Odin, que era o servidor com mensalidade ficou largado às moscas em uma época. Tudo por causa do modelo de mensalidade. Esse tipo de abordagem já foi provada que não funciona aqui. Ele só tomou novo fôlego quando houve o merge com o Asgard e colocaram esse modelo de passe.

Sou novo sim, e jogo no Valhalla. E o fato de já ter acontecido a experiência com o Odin, não quer dizer que esse de fato não seja a melhor a opção. Precisa ser levado em consideração o período que já é outro e o que foi feito no servidor naquele momento.

 

20 minutos atrás, Kaoz '-' disse:

Então como desenvolvedor vc sabe que uma mensalidade não dá nenhuma garantia de ter um "servidor redondinho." Ainda mais que a Lug WPBR é distribuidora e depende muito da Gravity pra mexer no jogo (que é da Gravity) pois devem haver cláusulas contratuais tanto restritivas como punitivas para ambas as partes. TB não dá pra comparar com FFIV em nada. Empresas com outra pegada, outro foco de mercado e etc. 

Discordo totalmente. Pode se levar em consideração sim o desempenho de um jogo nesse modelo de negocio a partir do momento que eles fazem parte do mesmo mercado que é o de MMORPG, inclusive existe um nome para isso, se chama boas praticas. E o mais importante disso tudo é que o jogo começou com esse tipo de experiência. Ela já existiu, os jogadores já tiveram contato ou participando ou visto de fora, então não seria algo impactante. É algo de fazer pesquisa. Vejo tanto pessoas que pagariam a mensalidade e particularmente acho que elas possuem mais consciência da situação, como também vejo pessoas como você que kitariam caso ocorresse tal coisa. Cabe a eles colocarem na balança qual seria o melhor modelo de negocio. No caso acho que deveriam optar pelo que causa a melhor saúde no servidor. A curto prazo pode até acontecer de perda de quantidade, mas como disse, capitalizando 100% dos jogadores isso ainda pode ser muito vantajoso. E se de fato o servidor ficar muito positivo com a mudança, isso pode atrair e mudar de ideia até pessoas que saíram com a manobra. Enfim Kaoz, é uma questão de opinião. Sobre clausulas e tals, nem vou entrar no mérito, é total perda de tempo, contrato são coisas bem especificas, eu prefiro dar ideia e falar em cima de coisas mais macro e em cima de histórico. O jogo já teve server pago desde a level up, então é inquestionável, da para fazer. Mas enfim. De qualquer forma, sempre são ideias muito boas, todas que colocamos, vamos ver o que vai rolar. Se rolar.

Editado por BrunoTsubasa
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

@BrunoTsubasa

legal ter um ar novo no jogo e ler opiniões diferentes 

sobre o modelo de monetização, teria que ver com a WP se está funcionando atualmente ou não (e provavelmente está, pois a WP pegou o direito de distribuição da LUG, pra ter prejuízo que não foi)

então, se for ter alguma mudança no modelo de arrecadação, vai partir deles, mas interessante pensar nisso, ou até mesmo propor pra um modelo que faça mais sentido pros players

exemplo: esses koreanos trabalham muito com aleatoriedade, e eu não gosto disso, eu preferiria que custasse 1k ou 2k de moedas Mora pra encantar minha Malha da Luz e ter o que eu quero, do que ficar tentando a sorte ali; e a mesma coisa pra Ticket, eu gostaria que o item de prêmio viesse por absurdos 100k de ROPs, mas que não fosse aleatório, eu ia saber o que tava pagando

 

agora quanto a quest e grind, acho que o jogo precisava de mais quests

entendo seu ponto, poderia ser full grind, mas quests ajudam demais

inclusive seria muito bom se o bRO tivesse as Bounty Board do iRO, pois além de exp e ajudar a chamas players pra mapas pouco explorados, você ainda ganha uma graninha, que no começo do jogo ajuda demais

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

esqueci de mencionar ali que a staff já deixou claro diversas vezes que eles não compram episódios/updates

os updates possuem um calendário da Gravity

nisso, independe se estamos no modelo atual ou no de mensalidade; pro WoW o modelo de mensalidade funciona pois eles são desenvolvedores e distribuidoras do produto

 

ai eu acho que a distribuidora, a WP, deveria pressionar mais pra trazer conteúdo novo

ai não sei se a gente como player consegue ajuda-los nisso, com abaixo assinado ou algo assim

 

(e minha opinião, acho que o conteúdo tá legal com o que temos e com os eventos

de eps, eu focaria na atualização de espiritualista e MTK e lvl 175 pra homunculus e SA

além das dgs de ilusão, que vão auxiliar no up até 175, e revive conteúdos esquecidos do jogo

enfim, eu iria pra linha de ter tudo pra 175, antes de seguir pra 185)

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

21 minutos atrás, Kage disse:

exemplo: esses koreanos trabalham muito com aleatoriedade, e eu não gosto disso, eu preferiria que custasse 1k ou 2k de moedas Mora pra encantar minha Malha da Luz e ter o que eu quero, do que ficar tentando a sorte ali; e a mesma coisa pra Ticket, eu gostaria que o item de prêmio viesse por absurdos 100k de ROPs, mas que não fosse aleatório, eu ia saber o que tava pagando

Isso vai muito pelo caminho de termos uma maior independência no jogo e uma maior separação da vida do jogo com o nosso cartão de crédito rs. Ou seja, se pagarmos para viver um mundo, ao invés de viver em um mundo freetoplay onde algumas das coisas mais importantes do jogo a gente precisa usar o cash do mundo real (rs), sério... É muito melhor para os dois lados a primeira opção. Acredito que nesse caminho o que você almeja seria mais palpável e não tão angustiante por se tratar de coisas ligadas ao seu dinheiro real, mas eles ainda sim estarão ganhando. Eu tenho certeza que mais do que pagar por uma roleta, ou pagar um preço absurdo por algo que vai te dar 100porcento o que você precisa, é você ter o poder de ir atrás disso ingame sem ter a preocupação de não saber quanto de dinheiro real se vai precisar para alcançar isso. Isso se alcançar, tem essa também.

Editado por BrunoTsubasa
Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, Kage disse:

eu focaria na atualização de espiritualista e MTK e lvl 175 pra homunculus e SA

além das dgs de ilusão, que vão auxiliar no up até 175, e revive conteúdos esquecidos do jogo

enfim, eu iria pra linha de ter tudo pra 175, antes de seguir pra 185)

E vou além! Se, após chegar o nível 175 para todos, quiserem colocar 185 apenas para algumas classes igual fizeram em todas as outras vezes, eu prefiro que nem venha! Ou coloca tudo no mesmo nível ou para no 175 mesmo! ? Só não venham consertar um problema para criar outro logo em seguida...

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Humorto disse:

E vou além! Se, após chegar o nível 175 para todos, quiserem colocar 185 apenas para algumas classes igual fizeram em todas as outras vezes, eu prefiro que nem venha! Ou coloca tudo no mesmo nível ou para no 175 mesmo! ? Só não venham consertar um problema para criar outro logo em seguida...

único problema que vejo com isso é que quando fizeram balanceamento das habilidades de classe 3 foi quando colocaram 185/65, e algumas habilidades que iam até lvl 5 passaram a ser até lvl 10 (meio que pra gastar os pontos extras que deram de habilidades)

e ai não sei se foi depois ou junto, tiveram outras ondas de rebalanceamento com o 200/70... e rebalanceamento é algo que eu quero muito de ver no bRO...

 

me bate um conflito entre deixar tudo no 175 ou ter balanceamento rs

se pudéssemos ter os 2, não sei se seria bom ou não; visto que tem essas habilidades que aumentaram o lvl máximo 

ou pode ser que fique até mais interessante também, o pessoal vai ter escolher com muito cuidado o que quer; tai, gostaria de ver isso: bRO com todos no lvl 175 e com todos balanceamentos!

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Kage disse:

me bate um conflito entre deixar tudo no 175 ou ter balanceamento rs

O problema é acontecer o de sempre: ficarem as classes padrões no 185, mas deixarem as expandidas no 175, os Superaprendizespartyicn.png  Superaprendizes no 160 e os 7142Homúnculos no 150. Neste caso, só vai piorar o que já está ruim! Equipe tem que ter bastante cuidado na hora de implementar esses balanceamentos ou aumento de nível.

Link para o comentário
Share on other sites

18 horas atrás, BrunoTsubasa disse:

Desculpa, mas não faz sentido vocês virem em um tópico e pedir um monte de melhorias, mas não querer dar nenhuma ideia consistente de monetização para quem cuida do servidor. É como pedir para uma galera que cuida de um servidor private só por amor ao jogo em troca de nada (ou troca pelo amor mesmo). Essas mudanças pedidas tem que acompanhar uma forma de monetização que no mínimo cobre as metas deles. E as mudanças que são pedidas aqui pedem obrigatoriamente que o servidor seja pago. E isso ocorre porque muita das coisas que vocês pedem, inclusive coisas que citei só são possíveis em um regime que não tenha tanto senso de urgência como em um modelo de negocio aberto onde eles precisam fazer coisas bem extravagantes na loja para garantir essa monetização a ponto de atacar diretamente a experiência do jogo.
Vejam, todo tópico sobre ideias pessoas levantam que falam falam e nada é feito. Mas lembro que quando voltei a jogar, muita gente nos posts falava sobre uma equipe mais engajada no inicio, e isso ocorre por conta do senso de urgência do modelo atual de negocio. E isso só mostra o quão é impossível coexistir todas as ideias que vocês esperam em um modelo de negocio free-to-player. É um jogo grande, deve ter umas metas difíceis de atingir. Você pega o Final Fantasy XIV por exemplo que é server pago e a tratativa é um primor, porque o modelo de negocio não gera tanta urgência. Lá eles tem que tratar o jogador no pão de ló para garantir que ele vai pagar a mensalidade e ficar. E cara, com todas as melhorias que a gente está pedindo, se implantada EU MUITO PAGARIA UNS 10 REAIS PROS CARAS. Se eles me tratarem a pão de ló, com o servidor redondinho, experiência de gameplay garantida. Merecido!
Eu entendo tudo que você disse, mas também não concordo com seus pontos. Colocar a estrutura de um outro tipo de RPG pos 2010 em um jogo que era de outra realidade, acho uma estratégia muito ruim, ao invés de você pegar o que de fato fez o jogo grande naquela época e melhorar essa experiência, o que tem ganho também na exclusividade nesse mercado, visto que os jogos são totalmente contrário a esse estilo. Também acho meio hipocrisia abraçar a causa das quests, a partir do momento que se vê páginas e até mesmo a galera ovacionando os caminhos de UP e as vezes até se você sair dessa receita tem uns loucos que te criticam. Da para gastar bem o tempo melhorando a experiência de progressão e evolução de personagem, sem perder tempo pensando em lori e quests, que ninguém lê e ninguém faz. Mas é minha opinião. O foco deveria ser o conteúdo que de fato a gente tem contato. Não importa o quanto melhore as quests, a galera não vai ter paciência no final, e vai procurar caminhos de up alternativo como aconteceu porque é mais cômododo e principalmente porque a galera sabe o porque de ter procurado esse jogo... É pelo UP mesmo.
Enfim, é a minha opinião. Como desenvolvedor eu sei que é impossível para jogos grandes criar essa utopia, não da para coexistir essas duas coisas, se desse eles já teriam feito, porque não é possível. Eu pagaria sim por uma mensalidade no Ragnarok por um servidor redondinho, com todo mundo, sem bugs, sem bicho ruim, com tratamento com prontidão ao consumidor e o mais importante, sem um modelo de negocio no caso uma cash shop que ataque diretamente minha experiência com o jogo. Mas vida que segue!

o modelo de mensalidade já foi explorado aqui, no inicio, quando o jogo era novidade, tinha menos concorrencia que hoje. mas hoje isso, pro Ragnarok, por mensalidade, será um tiro no pé. já é dificil a galera comprar um passe pro Valhala, e olha que só paga uma vez hein... imagina ficar pagando todo mes. e SE, eles aprovassesm essa sua ideia, nunca que cobrariam apenas 10 reais/mes... imaginando que hoje tenhamos ai, 2k de players ativos no Thor, desses apenas 500 pagariam mensalidade,  a 10 conto... acha mesmo que 5k por mes é um "lucro" que a empresa quer? mesmo que os 2k pagassem 20k/mes não é nada pra uma Warpportal ou pra uma lug, pra um dono de private é... não duvido que o modelo atual com tickets, rende menos que uns 50k só na primeira semana de vendas.

sobre a rota de UP. eu mesmo sou um que não a faço, jogo solo memso meu servidor tendo PT desde os porings... isso pq faço minha rota de UP. as quests que vc parece odiar, são meus atalhos, pois aproveito elas sim, pra acelear meu UP.

sobre ter exercitos de char, isso é consequencia de tempo de jogo, memso no pre renew, quand o UP era GRIND massante, tinha gente com todos os slots completo e no nivel maximo, não vejo problema nisso. vejo problema em alguem querer me limitar, por que acha que assim é melhor pra SI.

bom, acho que já disse tudo que tinha pra dizer.

bom jogo

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Em 2/11/2021 em 5:52 PM, Alforiel disse:

Somos um servidor muito vasto e com ideias incríveis

Não tenho números em mãos, mas não entendo até hoje como o bRO parece ser um dos servidores mais rentáveis do jogo (acho que menos que o bRO, só o da Filipinas pela quantidade de jogadores ativos, e o rRO deve ser menos atualizado que nós) e parece ser o mais desatualizado de todos. A gente devia ter um pouco mais de autonomia. jRO é exemplar nisso.

  • Like 1

1073193973_ROForumAssinaturav2.png.67244bda54ebdc4c6024c77efde36d8d.png

Link para o comentário
Share on other sites

Em 2/8/2021 em 3:12 PM, Kafra WarpportalBR disse:
Se você pudesse dar um feedback geral para a desenvolvedora do jogo, de tudo o que aconteceu e precisa acontecer no servidor brasileiro, qual seria?
Por exemplo, o que você vê nos outros servidores que gostaria do nosso?
O que não existe no jogo mas que você quer que seja implementado?
E existe alguma coisa que a desenvolvedora pode fazer para renovar a experiência dos jogadores?
 
 

Tal qual no ragnarok mobile (eternal loving) o sistema de refino poderia permitir que a arma se quebrasse sem perda total do objeto. Isso incentivaria o investimento de rops na compra de equipamentos diretamente na loja de rops oficial.

Editado por DiegoMaxuel
Correção
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, lLnzl disse:

Pode ter 185 com 175 sem problemas.

 

O maior rolo do 175 e 160 é que todas as resistencias a status sao nulas quando a diferença de lvl é de 11+.

 

A diferença em "poder" vindo dos status/lvls existe mas é pouco significante.

boa, não tinha me ligado nisso

mas não custa nada deixarem tudo no 185 quando vier 185/65 pras classes 3

e quando vier 185/65 eu queria muito que viesse já todas as atualizações de habilidades do kRO atual

assim só muda de uma vez só 

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...